Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
fechar

Ivana Bastos diz que assinatura de acordo para financiamento da Fiol e Porto Sul faz crescer a esperança Foto: Camila Queiroz

O governador Rui Costa (PT) anunciou a assinatura em Pequim do memorando de entendimento com cinco empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento do projeto do Porto Sul, que será implantado no município de Ilhéus. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) declarou que o resultado das ações do governador resgatou a confiança e fez crescer a esperança da concretização das obras da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol) e do Porto Sul. Também integram o acordo ações que visam a execução da ferrovia e a exploração de uma mina de minério de ferro localizada no sudoeste da Bahia. O documento estabelece que o Governo do Estado, as empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, cooperarão para o desenvolvimento totalmente integrado do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro. Como presidente da comissão especial que trata dos assuntos da ferrovia e do porto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada observa que há uma grande novidade no documento assinado: prazos concretos para as ações de acertamento entre todos os atores. “O governador informou que até o final do ano que vem teremos um leilão da ferrovia e o início das obras do porto, mas precisamos saber cada passo para ajudar a solucionar os problemas”, afirmou.

Iniciadas aulas de informática e robótica com alunos de tempo integral no Ifba de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretária municipal de educação, Acácia Gondim, compareceu ao campus do Ifba a fim de encorajar os alunos que foram selecionados das escolas de tempo integral do município para passarem por um período de instrução complementar com aulas de informática e robótica. Conforme explicado pelo diretor do Ifba, Rui Santana, o projeto foi idealizado pelo professor Marcos Pereira dos Santos, que vem atuando na expansão da robótica e da informática no sudoeste baiano. Recém incorporado ao campus brumadense, ele apresentou a proposta de extensão das aulas às escolas púbicas do município. “A robótica e a informática vão ajudar esses alunos a desenvolverem suas capacidades de raciocínio lógico e nas áreas da matemática, da física e da computação. São alunos que futuramente estarão integrados ao Ifba, ajudando na criação de projetos para o desenvolvimento de tecnologias que auxiliarão no dia a dia da sociedade moderna”, disse o diretor. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de educação frisando que a extensão com o Ifba passa a ofertar aos alunos novos conhecimentos. “Eles têm uma grande capacidade de aprende e produzir, bastava a oportunidade e ela chegou. Agora é não deixar escapar”, pontuou. Durante o encontro com a classe, a secretária fez citações até mesmo de sua trajetória de vida a fim de motivar os alunos a continuarem a trilhar o caminho do aprendizado para o amadurecimento e formação pessoal e como cidadão que contribui para o bem social na comunidade. No total, foram selecionados 30 alunos das escolas de tempo integral Professora Nice Públio da Silva e Oscarlina Silva, que foram divididos em duas turmas de 15, com aulas nas tardes e manhas de quintas-feiras.

Naiara Azevedo é atração confirmada no Brumado Sunset

A cantora sertaneja Naiara Azevedo é uma das atrações confirmadas pelos promoters Beto Bonelly, Gilson Porto e Ney Trindade para o Brumado Sunset 2017. O trio anunciou a parceria inédita e já divulgou a primeira atração, que promete animar o público da festa. Naiara Azevedo construiu uma carreira brilhante e permanece agregando grandes parcerias com artistas de peso. Dona de grandes maiores sucessos musicais, como 50 Reais e Ex do Seu Atual, a cantora revelação da música sertaneja promete fazer uma apresentação que ficará na história da cidade. Beto Bonelly, Ney Trindade e Gilson Porto garantem inovação e modernidade, finalizando o ano com chave de ouro. O evento acontecerá no dia 23 de dezembro, a partir de 17h, no Parque de Exposições Gilson Brito.

Brumado completa quadro da atenção básica de saúde com médicas do programa mais médicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o secretário de saúde Cláudio Feres deram as boas vindas às seis médicas cubanas do Programa Mais Médicos, que chegam para completar o quadro da atenção básica de saúde do município de Brumado. As médicas foram recepcionadas no gabinete do prefeito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde detalhou que as médicas chegaram à cidade após intervenção do prefeito junto ao Ministério da Saúde, no intuito de ampliar as vagas do programa ao município. Feres afirmou que com as novas médicas foi totalizado o quadro para atendimentos nas unidades básicas de saúde, o que diminuirá a demanda no Hospital Professor Magalhães Neto. As profissionais atuarão nas unidades de Cristalândia, Ubiraçaba, Umburanas, Arrecife, Dr. Juracy e São Félix. Ainda conforme explicou o secretário, por se tratarem de estrangeiras, as médicas cubanas só passarão a atender após receberem o Registro do Ministério da Saúde (RMS) para atuarem em solo nacional, o que deve ser liberado até o final da próxima semana.

Departamento de Trânsito de Caetité inicia ciclo de palestras nas escolas Foto: Thayná Lima

O Departamento de Trânsito de Caetité iniciou o ciclo de palestras que compõe as ações da Semana do Trânsito 2017, com o tema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A primeira escola a receber a palestra foi o Grupo Escolar Monsenhor Bastos. Na oportunidade, foram ministradas aulas interativas acerca do tema. A agente de trânsito Rosemeire Souza, que também é pedagoga, destacou a importância desse trabalho de conscientização. “Essas palestras são de uma importância muito grande, pois as crianças estão, hoje, na condição de pedestres e passageiros. Porém, é necessário que elas tenham consciência e importância do trânsito na vida delas, bem como conheçam um pouquinho das sinalizações. No futuro, serão elas os condutores de veículos e, acredito, que elas se lembrarão dessa e serão excelentes condutores”, destacou. O departamento está à disposição das escolas, instituições e sociedade em geral para qualquer eventualidade, esclarecimentos, bem como solicitações para palestras, mediante ofício.

Adolescente de 17 anos deixa carta se despedindo da família e desaparece em Guanambi Foto: Divulgação

Uma adolescente de 17 anos, identificada como Kelly Anny Santos, desapareceu na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia. A mãe Cleonice do Carmo Costa registrou queixa na delegacia. À polícia, ela disse que a filha saiu de casa, na Fazenda Morro de Dentro, zona rural do município, na companhia dos irmãos com destino à escola. Na unidade de ensino, ela se despediu de uma amiga dizendo que iria viajar, mas não informou para onde.  Após o desaparecimento, a mãe encontrou uma carta escrita pela filha se despedindo dos familiares. A menina também ligou várias vezes e enviou torpedos para um homem que a Polícia Civil está investigando.

Bahia: Safra de soja aumenta em 62% e impulsiona indústria de alimentos Foto: Reprodução/TV Bahia

No oeste da Bahia, a safra de soja deste ano aumentou em 62%. Foram produzidos, em 2017, mais de 5 milhões de toneladas de grãos. A produção impulsiona a indústria de alimentos de todo o estado. A soja do oeste baiano é usada principalmente na produção de óleo. De acordo com o G1, nos últimos cinco anos, a produção de soja estava caindo por causa da forte seca que atingiu a região oeste.

Aumenta procura por conversor digital de TV em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a proposta de serem desligados os sinais de TV analógicos em todo o Brasil, cresceu em Brumado bastante a procura pelo kit digital, que inclui o conversor e uma antena em UHF. Segundo uma loja especializada na área, os telespectadores do município preferem não esperar o período de desligamento na região e já estão se adequando com a atualização na transmissão de TV aberta no país. De acordo com uma comerciante do ramo de antenas do município, a procura pelo kit conversor cresceu em 90% desde que foi lançada a campanha de adequação na capital do estado. “O sinal analógico já não é mais o mesmo, está chuviscando na tela, então os consumidores resolveram adiantar o processo de adequação”, disse a comerciante ao site Achei Sudoeste. O kit conversor comercializado em Brumado custa entre R$ 140 e R$ 170. Nossa reportagem ouviu ainda o técnico de comunicações e manutenção de sinal de TV da prefeitura, Milton Caires, e o mesmo relatou que, em contato com o setor de marketing da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia e da Rede Globo, foi dito que a campanha de desligamento total do sinal analógico na região só começará a partir de janeiro de 2018. No momento, Brumado já conta com os sinais digitais da TV Globo e suas afiliadas, bem como da Rede Record e suas afiliadas no estado. Caires acrescentou que estão em andamento os processos burocráticos para instalação dos sinais digitais da TVE e do SBT, com sua afiliada no estado, a TV Aratu. A rede Bandeirantes não teria se interessado em investir no sinal digital aberto na região.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Veículos das prefeituras de Serra do Ramalho e Malhada se envolvem em acidente na BR-030 em Guanambi Foto: Marcelo Viana/Achei Sudoeste

Três veículos, sendo dois das prefeituras de Serra do Ramalho e Malhada se envolveram em um acidente na noite do último sábado (02), na BR-030, trecho entre os municípios de Guanambi e Palmas de Monte Alto, no sertão produtivo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os veículos oficiais voltavam com pacientes do Hospital do Rim, em Guanambi. O carro da Prefeitura de Serra do Ramalho que desceu uma ribanceira. O Samu 192 prestou socorro às vítimas que foram encaminhadas para o Hospital Regional de Guanambi.

BR-030: Homem morre em acidente na Vila Presidente Vargas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Marlindo Silva de Lima, morreu no último sábado (02) em um acidente na Vila Presidente Vargas, em Brumado, trecho da BR-030. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima pilotava uma motocicleta na rodovia, quando acabou colidindo com um veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou a ser acionado e a vítima, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no Hospital Professor Magalhães Neto. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi até o local e realizou a perícia. Em seguida, o corpo de Marlindo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Os veículos envolvidos no acidente foram encaminhados para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). 

Operação Conexão apreende 152 kg de cocaína em Tanhaçu e Goiânia Foto: Divulgação/Cipe Central

Em uma mega operação desencadeada pela Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Cipe Central e a Polícia Militar de Goiânia, foi apreendido 152 kg de cocaína, na BA-142, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste da Bahia e em Goiânia, no estado de Goiás. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Operação Conexão Bahia/Goiás, após a abordagem a um veículo Ford Ka em Sussuarana, a polícia apreendeu cerca de 16,5 kg de cocaína, e prendeu um casal que viajava da cidade de Goiânia com destino a Ilhéus, no litoral sul da Bahia, onde a droga seria entregue. Durante entrevista com os policiais, o eles informaram que o veículo foi carregado em uma casa na cidade de Goiânia. A PM da Bahia imediatamente se comunicou com a polícia de Goiás, que procedeu a abordagem ao referido imóvel e logrou êxito em encontrar cerca de 110,5 kg de cocaína e prender um homem que tomava conta do local. O casal ainda informou que outro veículo, um Fiat Doblo, havia sido carregado também no mesmo imóvel e estava seguindo viagem com destino a cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. De acordo com as informações as equipes policiais resolveram aguardar a passagem do citado veículo pela rodovia. No veículo foram encontrados 25 kg de cocaína e preso mais um indivíduo. 

Corpo que pode ser de guerrilheiro morto durante ditadura é exumado em Palmas de Monte Alto

Uma ossada que pode ser do guerrilheiro baiano João Leonardo da Silva Rocha foi exumada do cemitério do município de Palmas do Monte Alto, no sudoeste da Bahia, de terça-feira (29) a quinta-feira (31). A informação é da coordenadora-geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) - ligado ao Ministério dos Direitos Humanos -, Cristina Schein. Segundo a comissão, João nasceu em Salvador e atuou no Movimento de Libertação Política (Molipo), em São Paulo. Ele foi enviado ao México em 1969, com o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, e só retornou ao Brasil em 1971. Em 1975, conforme a comissão, João teria sido morto, aos 36 anos, em uma praça de Palmas do Monte Alto, em confronto com a Polícia Militar. Ainda conforme a comissão, ele é um dos 136 pessoas reconhecidas como mortos em decorrência de participação em atividades políticas, no período da ditadura militar no Brasil. De acordo com o G1, para fazer a exumação dos restos mortais que podem ser de João Leonardo, foi necessário fazer uma intervenção no cemitério da cidade e exumar os corpos de duas pessoas. As famílias destas pessoas foram comunicadas e autorizaram a interferência, segundo a comissão. Foi garantida a reconstrução dos dois túmulos afetados. Segundo Samuel Ferreira, coordenador cientifico da CEMDP, que participou do trabalho de exumação em Monte Alto, após exumar os corpos das duas pessoas, a equipe trabalhou na área ao redor e abaixo da sepultura onde eles estavam. Samuel destacou que todos os procedimentos foram feitos com rigorosas medidas científicas, éticas e humanitárias. 

Homem de Boquira morre após ser atropelado e arrastado por carro em São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

O boquirense Gilmar Barbosa da Mata, de 45 anos, morreu na última quarta-feira (30) após ser atropelado e arrastado por um carro por mais de dois quilômetros entre Osasco e São Paulo. O motorista deixou o local do incidente sem prestar socorro à vítima. De acordo com a polícia paulista, o condutor deve responder por homicídio doloso, podendo pegar de 12 a 30 anos de reclusão. O incidente ocorreu por volta das 17h50 de quarta-feira, entre a Avenida Nações Unidas, no bairro Bonfim, em Osasco, e o Complexo Viário Heróis de 1932, conhecido como Cebolão. Segundo o assistente de manutenção Lusimar Rodrigues Barbosa Júnior, de 23 anos, que acompanhava a vítima, ambos voltavam do trabalho em uma rede de hotéis no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, no momento do atropelamento. Segundo o rapaz, eles atravessavam a avenida quando um veículo Renault Clio preto atingiu o pintor, que ficou um pouco para trás porque empurrava a bicicleta. Com o impacto, ele teria sido arremessado e caído no teto do carro, onde se segurou por mais de dois quilômetros até as proximidades do Complexo Viário Heróis de 1932, conhecido como Cebolão. A vítima trabalhava como pintor e morava em São Paulo havia cerca de 18 anos. Ele faria aniversário de 46 anos nesta sexta-feira, 1º. O incidente ocorreu no primeiro dia em que foi ao trabalho de bicicleta, pois costumava utilizar o próprio carro no trajeto. De acordo com o irmão do ciclista, Nilton Barbosa da Mata, de 42 anos, ele havia se casado há cerca de 20 dias com a companheira com quem vivia. Ele deixa dois filhos, de 14 e seis anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Jaguatirica é capturada em quintal de casa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Uma a Jaguatirica foi capturada na última sexta-feira (1°), no quintal de uma casa localizada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O animal foi levado para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da cidade e conforme os veterinários, ele foi retirado do quintal porque estava comendo as galinhas que ficavam no terreno do imóvel. Ainda de acordo com o veterinário coordenador do Cetas em Vitória da Conquista, o animal está na lista das espécies em extinção e pode chegar a até 15 quilos. De acordo com o G1, a jaguatirica está recebendo os cuidados necessários e depois será devolvida à natureza em uma área de mata fechada.

Prefeito de Livramento de Nossa Senhora proíbe servidor de usar rede social e jogos durante expediente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, publicou um decreto proibindo o acesso às redes sociais e jogos eletrônicos nas dependências da Administração Municipal, ou fora delas, durante o horário de expediente. De acordo com a publicação, a medida é valida para todos os servidores municipais concursados e comissionados de todos os órgãos da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, exceto aos funcionários da coordenação de comunicação que estejam utilizando destas mídias sociais como canal de comunicação com a sociedade. O gestor alega que o acesso à internet para fins particulares provoca desconcentração no funcionário. A inobservância do disposto no artigo anterior, sujeitará o infrator às sanções administrativas conforme previsão da Lei N°139 de 08 de fevereiro de 2002 (Estatuto do Servidor Público) e suas alterações.

Jovem de Condeúba morre indo a romaria com motociclistas em Bom Jesus da Lapa Foto: Reprodução/Facebook

O jovem Romário Silvan Sousa Silveira, o popular Roma, faleceu na noite da última sexta-feira (1º), nas proximidades do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. De acordo com o jornal Folha de Condeúba, Silveira seguia com um grupo de amigos motociclistas para uma romaria na cidade. Segundo a publicação, os motociclistas já estavam próximo do destino final, quando Romário destampou com um trator que estava parado na rodovia, sem nenhuma sinalização. Ele bateu a motocicleta no fundo da máquina e não resistiu aos ferimentos indo a óbito. Roma era casado e deixa um filho de 3 anos. O corpo de Romário será velado na Igreja do Bom Jesus, seu sepultamento será hoje (02), às 18h, no Cemitério Municipal de Condeúba.

Idoso vai parar na delegacia após abuso sexual contra cachorra de rua em Maracás Foto: Reprodução/Facebook

Um idoso de 70 anos foi levado à delegacia de Maracás depois de abusar sexualmente de uma cadela. Segundo a delegada titular da cidade, Viviane Rosa de Alcântara, um vídeo com as cenas do abuso chegaram a circular pelo WhatsApp. O acusado foi visto por um vizinho no quintal da casa onde mora cometendo o abuso.  De acordo com o Bahia Notícias, após a repercussão do caso, familiares levaram o idoso até a delegacia, onde ele foi ouvido e liberado. Ele responderá por crime de maus-tratos a animais, que prevê detenção de três meses até um ano.

Brumado enfrenta Guanambi na 5ª rodada do campeonato intermunicipal de futebol no domingo (3) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo domingo (03), a Seleção de Brumado enfrentará o selecionado de Guanambi em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. O jogo será às 15h, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. No primeiro embate entre as duas equipes, houve um empate em 0x0. Na ocasião, o Guanambi era o segundo colocado do grupo 14, mas agora a situação se inverteu: Brumado assumiu a segunda colocação e empurrou o adversário para terceiro. O Achei sudoeste acompanhou o treino comandado pelo técnico Marconi Adriano, o Bua, na noite de quarta-feira, e o mesmo cobrou bastante da parte ofensiva. “Estamos criando boas oportunidades, mas desperdiçando por falta de pontaria ou até de acerto no último lance para o gol. Estamos trabalhando para consertar essas deficiências. Estamos em um campeonato muito dinâmico e difícil, em que gols perdidos podem significar a desclassificação da equipe, então não podemos continuar cometendo essas falhas”, afirmou o treinador. Segundo ele, seu time jogará para frente em busca do resultado que lhe garanta os três pontos e a classificação em colocação confortável na tabela. “Se vencermos Guanambi poderemos até sonhar em ganhar do Vitória da Conquista e terminar a fase como primeiros do grupo, o que nos daria a chance de pegar uma equipe relativamente menos complicada na próxima fase. Por isso, a importância de concretizarmos nossas oportunidades em gol”, pontuou o comandante da seleção brumadense de futebol.

Lavrador é encontrado morto na zona rural de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Familiares encontraram o corpo do lavrador Valdeci Alves Pereira na localidade de Fazenda Retiro, zona rural de Guanambi, no sudoeste baiano. O cunhado do lavrador, identificado como Gileno Pereira de Castro, ligou para polícia informando sobre o ocorrido. Uma equipe da Polícia Técnica, acompanhada por investigadores da Polícia Civil, se deslocou até o local e constatou a veracidade do fato. Ao que tudo indica, a vítima veio a óbito por morte natural.

A economia brasileira cresceu 0,2% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,639 trilhão. De acordo com o G1, o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No primeiro trimestre, a economia avançou 1,0%, interrompendo uma sequência de dois anos de PIB negativo. Frente ao segundo trimestre de 2016, o PIB cresceu 0,3%. Foi a primeira alta após 12 trimestres seguidos de queda. A última vez que a taxa ficou positiva nesta base de comparação foi no primeiro trimestre de 2014, quando cresceu 3,5%.

Guanambi: Após denúncias de maus-tratos, fiscalização recolhe animais no Residencial Gurungas Foto: Divulgação

Após denúncia de moradores, a equipe de Fiscalização do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e da Superintendência Municipal de Trânsito recolheram no Residencial Gurungas, em Guanambi, no sudoeste baiano, mais seis animais, sendo um filhote, que estavam em uma praça em frente à Escola Municipal Celito Brito. Segundo relatos de moradores, os animais eram manipulados por menores, além de sofrerem maus-tratos e espancamentos. Inclusive, diversos incidentes envolvendo os mesmos já haviam sido registrados. Os jumentos foram recolhidos e terão alimentação adequada e acompanhamento de um profissional.

Clínica Mais Vida: Neurologia e Realização de Eletroencefalografia com Mapeamento Cerebral

A neurologia ganhou muito mais importância nos últimos anos, sendo considerada atualmente a área principal no tratamento e diagnósticos de muitas doenças. Responsável pelas doenças que afetam todo o sistema nervoso apresenta uma grande complexidade. Se a prevenção é o melhor remédio para se evitar as doenças, em se tratando de doenças das que afetam o sistema nervoso essa prevenção é ainda mais importante, pois apesar de todo o avanço da medicina não se tem o total entendimento do que acontece em nosso cérebro, portanto, não temos a cura para diversas enfermidades. Wilson Rafael, médico, que atua na Clínica Mais Vida, na área de neurologia, salienta que é fundamental para uma vida saudável a boa alimentação, exercícios físicos, sempre respeitando os limites do corpo, e visitas regulares ao médico.  Dentre as doenças mais comuns da neurologia estão: cefaléias (dores de cabeça); distúrbios do sono (insônia, excesso de sono, sono não restaurador, ronco, apneia do sono); doenças cérebros-vasculares (AVC / derrames); distúrbios do movimento (tremores, tics e doença de Parkinson); Demências (como doença de Alzheimer); Doenças desmielizantes (como a Esclerose Múltipla); Neuropatias periféricas (como a diabética e dormências); Doenças musculares e de junção (como a Miastenia Gravis); Desmaios, crises convulsivas e epilepsias; Tonturas e vertigens; Infecções do sistema nervoso (como meningite e encefalites); Tumores; Doenças degenerativas; Déficit de atenção e hiperatividade, formigamentos, perda de memória, confusão mental; perda de força, alteração na visão, mudança de comportamento; entre outras. Portanto, fica o alerta, cuide-se. Procure o médico Wilson Rafael na Clínica Mais Vida. Agende sua consulta. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 /  (77) 9180-9496.

Domingo tem a tradicional Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O próximo domingo (03) é o dia da tradicional Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. O evento chega a sua 19ª edição com aprovação total dos competidores e o aval da Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A corrida reunirá, mais uma vez, atletas de várias partes do país, que somarão pontos no ranking nacional de ciclismo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o idealizador do evento, Alecarlos Pires, declarou que espera um número maior de participantes este ano. Até o momento, mais de 200 atletas já confirmaram participação na prova. Uma novidade desta edição é um seguro de vida para os atletas, caso sofram algum acidente durante a prova, que percorrerá a BA-148, saindo de Brumado e passando por Livramento de Nossa Senhora. O percurso exigirá mais fôlego na altitude da sinuosa estrada ecológica em Rio de Contas. Para este ano, a premiação geral será de R$ 15 mil. Na noite anterior à corrida, os atletas passarão por um congresso de instruções no auditório da prefeitura de Brumado. “Estamos confiantes em mais uma grande corrida. Agradeço desde já o apoio da prefeitura, através da secretaria de esportes, à Polícia Militar e à Polícia Rodoviária Estadual, à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, nossos colaboradores comerciais, apoiadores e aos nossos atletas, que há 19 anos vêm nos dando esse voto de confiança na realização dessa corrida, que colocou Brumado e Rio de Contas no cenário do calendário esportivo do nosso estado e agora também do país. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, disse Pires. A concentração será na Avenida Centenário, em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, às 7h, quando será dada a largada simbólica na presença de autoridades locais. A largada oficial será na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito,  início da BA-148, em Brumado.

Arquivo