Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

02 Set 2017 - 08:00h

Uma a Jaguatirica foi capturada na última sexta-feira (1°), no quintal de uma casa localizada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O animal foi levado para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da cidade e conforme os veterinários, ele foi retirado do quintal porque estava comendo as galinhas que ficavam no terreno do imóvel. Ainda de acordo com o veterinário coordenador do Cetas em Vitória da Conquista, o animal está na lista das espécies em extinção e pode chegar a até 15 quilos. De acordo com o G1, a jaguatirica está recebendo os cuidados necessários e depois será devolvida à natureza em uma área de mata fechada.

02 Set 2017 - 07:30h

O prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, publicou um decreto proibindo o acesso às redes sociais e jogos eletrônicos nas dependências da Administração Municipal, ou fora delas, durante o horário de expediente. De acordo com a publicação, a medida é valida para todos os servidores municipais concursados e comissionados de todos os órgãos da Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, exceto aos funcionários da coordenação de comunicação que estejam utilizando destas mídias sociais como canal de comunicação com a sociedade. O gestor alega que o acesso à internet para fins particulares provoca desconcentração no funcionário. A inobservância do disposto no artigo anterior, sujeitará o infrator às sanções administrativas conforme previsão da Lei N°139 de 08 de fevereiro de 2002 (Estatuto do Servidor Público) e suas alterações.

02 Set 2017 - 07:10h

O jovem Romário Silvan Sousa Silveira, o popular Roma, faleceu na noite da última sexta-feira (1º), nas proximidades do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. De acordo com o jornal Folha de Condeúba, Silveira seguia com um grupo de amigos motociclistas para uma romaria na cidade. Segundo a publicação, os motociclistas já estavam próximo do destino final, quando Romário destampou com um trator que estava parado na rodovia, sem nenhuma sinalização. Ele bateu a motocicleta no fundo da máquina e não resistiu aos ferimentos indo a óbito. Roma era casado e deixa um filho de 3 anos. O corpo de Romário será velado na Igreja do Bom Jesus, seu sepultamento será hoje (02), às 18h, no Cemitério Municipal de Condeúba.

01 Set 2017 - 16:30h

Um idoso de 70 anos foi levado à delegacia de Maracás depois de abusar sexualmente de uma cadela. Segundo a delegada titular da cidade, Viviane Rosa de Alcântara, um vídeo com as cenas do abuso chegaram a circular pelo WhatsApp. O acusado foi visto por um vizinho no quintal da casa onde mora cometendo o abuso.  De acordo com o Bahia Notícias, após a repercussão do caso, familiares levaram o idoso até a delegacia, onde ele foi ouvido e liberado. Ele responderá por crime de maus-tratos a animais, que prevê detenção de três meses até um ano.

01 Set 2017 - 16:24h

No próximo domingo (03), a Seleção de Brumado enfrentará o selecionado de Guanambi em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. O jogo será às 15h, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. No primeiro embate entre as duas equipes, houve um empate em 0x0. Na ocasião, o Guanambi era o segundo colocado do grupo 14, mas agora a situação se inverteu: Brumado assumiu a segunda colocação e empurrou o adversário para terceiro. O Achei sudoeste acompanhou o treino comandado pelo técnico Marconi Adriano, o Bua, na noite de quarta-feira, e o mesmo cobrou bastante da parte ofensiva. “Estamos criando boas oportunidades, mas desperdiçando por falta de pontaria ou até de acerto no último lance para o gol. Estamos trabalhando para consertar essas deficiências. Estamos em um campeonato muito dinâmico e difícil, em que gols perdidos podem significar a desclassificação da equipe, então não podemos continuar cometendo essas falhas”, afirmou o treinador. Segundo ele, seu time jogará para frente em busca do resultado que lhe garanta os três pontos e a classificação em colocação confortável na tabela. “Se vencermos Guanambi poderemos até sonhar em ganhar do Vitória da Conquista e terminar a fase como primeiros do grupo, o que nos daria a chance de pegar uma equipe relativamente menos complicada na próxima fase. Por isso, a importância de concretizarmos nossas oportunidades em gol”, pontuou o comandante da seleção brumadense de futebol.

01 Set 2017 - 16:00h

Familiares encontraram o corpo do lavrador Valdeci Alves Pereira na localidade de Fazenda Retiro, zona rural de Guanambi, no sudoeste baiano. O cunhado do lavrador, identificado como Gileno Pereira de Castro, ligou para polícia informando sobre o ocorrido. Uma equipe da Polícia Técnica, acompanhada por investigadores da Polícia Civil, se deslocou até o local e constatou a veracidade do fato. Ao que tudo indica, a vítima veio a óbito por morte natural.

01 Set 2017 - 15:30h

A economia brasileira cresceu 0,2% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,639 trilhão. De acordo com o G1, o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No primeiro trimestre, a economia avançou 1,0%, interrompendo uma sequência de dois anos de PIB negativo. Frente ao segundo trimestre de 2016, o PIB cresceu 0,3%. Foi a primeira alta após 12 trimestres seguidos de queda. A última vez que a taxa ficou positiva nesta base de comparação foi no primeiro trimestre de 2014, quando cresceu 3,5%.

01 Set 2017 - 15:00h

Após denúncia de moradores, a equipe de Fiscalização do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e da Superintendência Municipal de Trânsito recolheram no Residencial Gurungas, em Guanambi, no sudoeste baiano, mais seis animais, sendo um filhote, que estavam em uma praça em frente à Escola Municipal Celito Brito. Segundo relatos de moradores, os animais eram manipulados por menores, além de sofrerem maus-tratos e espancamentos. Inclusive, diversos incidentes envolvendo os mesmos já haviam sido registrados. Os jumentos foram recolhidos e terão alimentação adequada e acompanhamento de um profissional.

01 Set 2017 - 14:30h

A neurologia ganhou muito mais importância nos últimos anos, sendo considerada atualmente a área principal no tratamento e diagnósticos de muitas doenças. Responsável pelas doenças que afetam todo o sistema nervoso apresenta uma grande complexidade. Se a prevenção é o melhor remédio para se evitar as doenças, em se tratando de doenças das que afetam o sistema nervoso essa prevenção é ainda mais importante, pois apesar de todo o avanço da medicina não se tem o total entendimento do que acontece em nosso cérebro, portanto, não temos a cura para diversas enfermidades. Wilson Rafael, médico, que atua na Clínica Mais Vida, na área de neurologia, salienta que é fundamental para uma vida saudável a boa alimentação, exercícios físicos, sempre respeitando os limites do corpo, e visitas regulares ao médico.  Dentre as doenças mais comuns da neurologia estão: cefaléias (dores de cabeça); distúrbios do sono (insônia, excesso de sono, sono não restaurador, ronco, apneia do sono); doenças cérebros-vasculares (AVC / derrames); distúrbios do movimento (tremores, tics e doença de Parkinson); Demências (como doença de Alzheimer); Doenças desmielizantes (como a Esclerose Múltipla); Neuropatias periféricas (como a diabética e dormências); Doenças musculares e de junção (como a Miastenia Gravis); Desmaios, crises convulsivas e epilepsias; Tonturas e vertigens; Infecções do sistema nervoso (como meningite e encefalites); Tumores; Doenças degenerativas; Déficit de atenção e hiperatividade, formigamentos, perda de memória, confusão mental; perda de força, alteração na visão, mudança de comportamento; entre outras. Portanto, fica o alerta, cuide-se. Procure o médico Wilson Rafael na Clínica Mais Vida. Agende sua consulta. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 /  (77) 9180-9496.

01 Set 2017 - 14:00h

O próximo domingo (03) é o dia da tradicional Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. O evento chega a sua 19ª edição com aprovação total dos competidores e o aval da Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A corrida reunirá, mais uma vez, atletas de várias partes do país, que somarão pontos no ranking nacional de ciclismo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o idealizador do evento, Alecarlos Pires, declarou que espera um número maior de participantes este ano. Até o momento, mais de 200 atletas já confirmaram participação na prova. Uma novidade desta edição é um seguro de vida para os atletas, caso sofram algum acidente durante a prova, que percorrerá a BA-148, saindo de Brumado e passando por Livramento de Nossa Senhora. O percurso exigirá mais fôlego na altitude da sinuosa estrada ecológica em Rio de Contas. Para este ano, a premiação geral será de R$ 15 mil. Na noite anterior à corrida, os atletas passarão por um congresso de instruções no auditório da prefeitura de Brumado. “Estamos confiantes em mais uma grande corrida. Agradeço desde já o apoio da prefeitura, através da secretaria de esportes, à Polícia Militar e à Polícia Rodoviária Estadual, à Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, nossos colaboradores comerciais, apoiadores e aos nossos atletas, que há 19 anos vêm nos dando esse voto de confiança na realização dessa corrida, que colocou Brumado e Rio de Contas no cenário do calendário esportivo do nosso estado e agora também do país. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, disse Pires. A concentração será na Avenida Centenário, em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, às 7h, quando será dada a largada simbólica na presença de autoridades locais. A largada oficial será na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito,  início da BA-148, em Brumado.

01 Set 2017 - 13:00h

Segundo comunicado da Embasa, o fornecimento de água estará afetado nesta sexta-feira (1º), nas localidades rurais de Vila Presidente Vargas, Campo Seco 1 e 2, Campo Seco Velho, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Espinheiro, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Arrastapé, Arrecifinho, Boa Vista, Fundão e Lagoa do Julião, em Brumado, e na cidade de Malhada de Pedras.  A empresa esclareceu que a interrupção se deve à realização de manutenção emergencial para correção de quebramento na adutora de água tratada de Malhada de Pedras.  O abastecimento será retomado gradativamente no final da tarde, após a conclusão dos trabalhos. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

01 Set 2017 - 12:30h

U ma jovem de 19 anos foi estuprada por um professor da escola onde estuda, no domingo (27), em Medeiros Neto, cidade que fica no sul da Bahia. A intimação do suspeito foi expedida na quinta-feira (31), conforme informações do delegado Bruno Ferrari, que investiga o crime. Segundo o delegado, em depoimento, a vítima contou à polícia que, quando passava em uma das ruas a cidade, foi abordada pelo suspeito que a levou a força para uma casa abandonada. A polícia trabalha com a hipótese de que o estupro tenha sido premeditado, porque a jovem relatou que havia um colchão no local onde foi abusada, informou Ferrari. Ainda conforme o delegado, a vítima disse que o professor, que atua na Escola Estadual Deolizando Rodrigues de Souza, a assediava constantemente e que a chamou várias vezes para sair, mas que ela sempre recusou. A polícia não informou a série cursada pela jovem. Conforme familiares, ela não tem ido às aulas. Ela passou por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, e os resultados devem comprovar o estupro. O delegado informou ao G1 que o professor deve ser ouvido ainda nesta semana. Com base no depoimento dele e no laudo do exame, será avaliado o pedido de prisão preventiva do suspeito. O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que através d enota informou que está acompanhando o desdobramento do caso junto aos órgãos competentes para a possível adoção de medidas legais cabíveis.

01 Set 2017 - 12:00h

Acusado de homicídio qualificado, Nelir Silva Ribeiro, conhecido como Kim, foi condenado em júri popular realizado nesta quinta-feira (31). O réu foi preso no dia 15 de março de 2013, quando invadiu a residência de Márcio Soares Pereira, próxima ao antigo matadouro, no Bairro Santa Teresa, e desferiu golpes de madeira na cabeça da vítima, matando-a. Segundo a denúncia, o acusado teria agido por motivo torpe, consistente em vingança, em virtude de anteriores desentendimentos. O Tribunal do Júri reconheceu a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria. O juiz Genivaldo Alves Guimarães fixou a pena em três anos, onze meses e quatro dias de reclusão, em regime inicial aberto. Ausentes os requisitos para a prisão preventiva, ele poderá recorrer em liberdade.

01 Set 2017 - 11:30h

A “Tarde em Ações Culturais” foi realizada no início do mês, na comunidade quilombola de Malhada, no município de Caetité. O evento, promovido pela Associação da Memória e do Patrimônio Cultural (AMPC), foi o coroamento de um projeto que busca valorizar a memória individual e coletiva das comunidades, fortalecendo a sua identidade, dando visibilidade a sua cultura e garantindo a salvaguarda do patrimônio dos territórios quilombolas. Encontros, entrevistas e exposições mediaram a conversa sobre políticas públicas socioambientais, saúde, educação e políticas econômicas e sociais específicas para as comunidades tradicionais. Joaquim Fernandes, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores Familiares, e a líder comunitária Odetina ajudaram no feitio das atividades, que incluíram artesanato, canto e dança. O evento também contou com apresentações culturais e folclóricas. O projeto foi realizado em parceria com o Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça, Cidadania, com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e o dos Funcionários Públicos de Caetité, além da Secretaria Municipal de Cultura.

01 Set 2017 - 11:00h

Na tarde do próximo sábado (02), será conhecido o dono da taça do Campeonato Brumadense de Futebol 2017. O time do Magnesita, que venceu a primeiro confronto por 1x0, leva a vantagem do empate para a decisão, porém o técnico Guimarino Leite não vê seu time como o favorito ao título e já desenhou a postura da equipe para a partida decisiva. “Ainda somos candidato ao título, 1x0 é vantagem, mas não é garantia de nada. Por isso, vamos entrar em campo como se estivéssemos em 0x0. O Umburanas dominou toda a competição e não somos bobos de achar que já ganhamos. Teremos de aprimorar com ainda mais garra a tática que usamos na partida anterior para confirmamos o triunfo. Acredito que a partida será um grande espetáculo e duas grandes equipes buscarão apresentar o melhor futebol aos torcedores”, frisou. Já do lado do Umburanas, o experiente meia atacante Ney, que estará pendurando as chuteiras nesta decisão, declarou que o time vem buscando acertar os erros cometidos na primeira partida. 

Ney observou que o time adversário conseguiu neutralizar as principais jogadas do Umburanas, que sempre busca explorar os cruzamentos precisos de Tarciso pelas laterais. Mesmo tendo ficado mais tempo com a posse de bola, o meia destacou que o time pecou muito no último toque e nas finalizações, além de ter esbarrado em uma tarde inspirada do goleiro Raí. O veterano convocou os atletas das duas equipes e as torcidas a comparecerem em campo em paz. “Vamos fazer uma final em paz. As duas equipes se conhecem, então não tem por que a decisão tomar outro tom a não ser a boa esportividade e que vença o melhor em campo”, disse o jogador. Indagados sobre uma possível decisão por penalidades, os representantes das duas equipes afirmaram que seus times estão preparados, mas ambos disseram que suas equipes buscarão o resultado dentro dos 90 minutos regulamentares.

01 Set 2017 - 10:30h

Em Governador Valadares (MG), um caso chocou a comunidade na madrugada do último domingo (27). Um homem de 25 anos atropelou e estuprou uma jovem de 18 anos. Segundo a Polícia Militar, após o acidente, o suspeito ofereceu socorro à jovem e, a caminho do hospital, a violentou. À polícia, ela disse que o homem a levou para um matagal, onde a asfixiou e a colocou no porta-malas do carro. De acordo com o site BHAZ, o suspeito aproveitou que a jovem estava desacordada e a levou para um hotel da região. No local, ele amarrou, amordaçou e abusou da jovem. Após os abusos, a vítima foi deixada nas imediações de uma faculdade. Ela mesma acionou a polícia e foi levada para um hospital. O suspeito foi localizado em um bar. Ele já responde por outra acusação de estupro. O homem foi detido e o caso será investigado.

01 Set 2017 - 10:08h

Cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, investigadores da Polícia Civil, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), sob a supervisão do delegado Samuel Paz, interromperam um bingo que funcionava em um bar na Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado, na noite desta quinta-feira (31). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o delegado declarou que a operação teve êxito cumprindo o objeto do mandato, que era pôr fim à prática ilícita de exploração de jogos de azar. O delegado informou ainda que, no momento da operação, havia várias pessoas no estabelecimento onde ocorria o bingo. Na apuração da polícia, o local mantinha apenas a fachada de bar para camuflar as práticas desenvolvidas em seu interior. 

De acordo com a polícia, os jogos de azar aconteciam todas as noites, em todos os dias da semana. Durante a operação, foram encontradas 1.393 cartelas de bingo, 91 pacotes de baralho, 29 talões de cartelas de bingo, 05 dados de madeira, 03 globos com bolas numeradas, 01 kit de fichas também utilizadas em cassinos, dados de apostas e aproximadamente R$ 2 mil em espécie. O proprietário do estabelecimento e mais cinco pessoas foram conduzidas, juntamente com o material apreendido, à delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência. Outras casas noturnas de azar também já entraram na mira das investigações da polícia brumadense.

01 Set 2017 - 10:00h

Em parceria com o Hemoba, a Guarda Civil Municipal (GCM) está convocando a população brumadense para doação ao banco de sangue do município. O comandante Jussimar Santos relatou em entrevista ao Achei Sudoeste que o agrupamento local tem participado constantemente da mobilização de doação, mas a demanda local é grande, levando em consideração que a unidade do Hemoba atende toda região. “Só o sangue azul marinho não dá conta de atender a carência do nosso Hemoba e, por consideramos ser um ato de amor e nunca sabermos quando nós mesmos ou um dos nossos poderá precisar, é que conclamamos nossa comunidade a se tornarem doadores. É um gesto simples, mas que pode fazer a diferença na vida de quem recebe”, pontuou o comandante.

01 Set 2017 - 09:30h

O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, autorizou a execução da pavimentação asfáltica na estrada vicinal que liga a BA 432/km 26 à estrada vicinal que dá acesso à fonte de captação de água na sede do município de Iraquara, em um percurso de 1.5 km. O pedido foi reiterado pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e pelo prefeito de Iraquara, Edimário Novais, durante uma audiência na quarta-feira (30). Segundo a parlamentar, a obra é essencial para melhorar a mobilidade no município. “No local são abastecidos os caminhões-pipa que atendem a cidade. A pavimentação, além de garantir trafegabilidade e segurança para os motoristas e pedestres, também vai diminuir o fluxo de veículos que trafegam dentro da cidade, proporcionando melhorias na mobilidade”, afirmou Bastos. Na reunião, também foram reiterados os pedidos para a recuperação da estrada que liga Iraquara ao distrito de Água da Rega, na BA-848, bem como a recuperação da estrada da BA-344/122, que liga o município ao povoado de Queimada Grande.

01 Set 2017 - 09:00h

Domingo haverá a grande decisão do Campeonato Brumadense de Futebol sub-20. Em campo, Magnesita e Vitória decidirão quem ficará com a taça de campeão. No primeiro jogo, deu o Magnesita com o resultado de 4x3 para a base do time dos mineradores. A partida terá ainda outro atrativo especial aos torcedores por conta de um acerto entre a Liga Brumadense de Futebol e os clubes: o acesso ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso será um quilo de alimento não perecível e toda arrecadação será doada a uma instituição de caridade do município. “Será uma final solidária”, disse o presidente da LBF, Emanoel Araújo Lima. O Magnesita passou a semana focado na decisão. Por telefone, o técnico Guimarino Leite declarou ao Achei Sudoeste que o time preza a vantagem do empate, mas não vê favoritismo na decisão. “Cada jogo é uma história. Como se trata de uma decisão de 180 minutos, prefiro pensar que apenas vencemos o primeiro tempo, temos ainda mais 90 minutos na segunda etapa para assegurarmos o título”, avaliou o treinador. Já do lado do Vitória, o técnico Vá afirmou que terá de ir para o tudo ou nada. Ele montará um time mais ofensivo, porém sem se descuidar da sua defesa. “O jogo vale o título do campeonato e estamos decidindo com o time acostumado a ganhar a competição. Se quisermos esse título para nós, teremos de ser mais ousados para reverter a vantagem deles. Então, teremos sim que dar as cartas do jogo e para isso o time terá de entrar mais ousado em campo. Vamos para o ataque e nos resguardar na zaga”, finalizou o treinador rubro-negro.