Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2017"

28 Set 2017 - 09:30h

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (27), por 6 votos a 5, que as escolas públicas poderão continuar promovendo o ensino religioso confessional (que professa uma determina religião), desde que a matrícula seja facultativa – o estudante e a família decidem se participam ou não. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, foi responsável pelo voto que decidiu pela improcedência de ação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a Veja, o julgamento havia sido suspenso na semana passada quando o placar estava 5 a 3 a favor da manutenção do ensino confessional. Os ministros Marco Aurélio Mello e Celso de Mello empataram o julgamento ao decidirem votar com o relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso. Cármen Lúcia, então, desempatou em desfavor da ação da PGR. Os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski também votaram para manter o ensino confessional. Rosa Weber e Luiz Fux foram os outros ministros que votaram com o relator.

28 Set 2017 - 09:00h

A proposta de construção de uma adutora na Barragem de Cristalândia para abastecer a sede e algumas comunidades rurais do município de Tanhaçu está deixando o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), temeroso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que sua preocupação se justifica, tendo em vista que não feita a elevação da barragem para aumentar o acúmulo na lagoa. O prefeito criticou o projeto e o deputado federal Waldenor Pereira (PT), seu desafeto político. Do ponto de vista do prefeito, a primeira preocupação do próprio governo do estado deveria ser agilizar a ampliação da barragem, que atualmente armazena 16 milhões de metros cúbicos de água e abastece as sedes dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de parte das comunidades rurais. 

“Isso está fervendo em minha cabeça, essa ideia parte do deputado que quer tirar tudo de Brumado. A ideia em si é boa, o povo de Tanhaçu merece, mas no momento não há condições de fazer isso. Ano passado chegamos perto de ficarmos sem água e agora, com a aprovação dessa solicitação do parlamentar, minha palavra é temeridade. Temo pelos riscos que poderemos sofrer com o abastecimento em nossa região”, ressaltou Vasconcelos. Com as altas temperaturas e o aumento em mais de 30% no consumo de água, bem como as poucas chuvas no segundo semestre de 2016, o nível do volume de água na Barragem de Cristalândia diminuiu cinco metros e o acumulado no leito do manancial ficou um pouco acima dos 10 milhões de metros cúbicos de água. Como medida preventiva para evitar um possível racionamento, a Embasa trancou a descarga ecológica por um período, até a chegada das chuvas.

28 Set 2017 - 08:30h

O gol não saiu no tempo normal, mas o grito entalado na garganta do torcedor cruzeirense foi solto no fim da disputa por pênaltis no Mineirão: o Cruzeiro fez 5 a 3 e pode comemorar o pentacampeonato da Copa do Brasil! Em um jogo com poucas chances claras, a decisão foi para a marca da cal. Diego desperdiçou para o Flamengo, e Thiago Neves, mesmo escorregando, converteu a cobrança decisiva para dar início a festa em Belo Horizonte.  De acordo com o Globoesporte.com, o Cruzeiro começou o jogo já perdendo o jovem Raniel, que saiu lesionado logo aos 6 minutos do primeiro tempo. Arrascaeta entrou em seu lugar, mas o time perdeu a referência no ataque. Até chegou a assustar, mas encontrava uma defesa rubro-negra bem postada. No segundo tempo, as chances de gol, que já eram raras, ficaram ainda mais escassas. Muralha não foi exigido, enquanto Fábio fez grande defesa em chute de Guerrero. E foi o goleiro cruzeirense quem brilhou para defender penalidade de Diego. Muralha, que foi para o mesmo canto em todas as cobranças, não achou nenhuma delas.

28 Set 2017 - 08:00h

Com o tema “Foi só uma mensagem”, em alusão ao uso do celular ao volante, está em andamento a Semana Nacional do Trânsito em Brumado. Como parte da programação, na manhã desta quarta-feira (27), foi realizada a simulação de uma colisão entre um veículo de passeio e uma locomotiva na Passagem de Nível (PN) localizada entre a Travessa Teixeira de Freitas, a Rua Antônio Pinheiro Canguçu e a Avenida Coronel Santos. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Polícia Rodoviária Estadual, o Samu 192, a 34ª CIPM, e a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) apresentaram, através da dramatização, as consequências do uso do celular ao volante e da combinação de bebida e direção, além de outras imprudências que provocam acidentes nas vias e rodovias de acesso ao município. 

O simulado chegou a chocar alguns populares, que pensavam ter ocorrido um acidente de verdade, uma vez que atores foram maquiados com graves ferimentos e fraturas expostas para chamar a atenção para os efeitos de uma colisão dessa magnitude. Cada órgão desempenhou seu papel para ilustrar à comunidade a importância de cada setor nessas ocorrências, incluindo o socorro efetuado pelos socorristas do Samu 192, que tiveram de retirar as vítimas presas às ferragens de dentro do veículo. O coordenador médico do órgão, Carlos Alves, alertou para os perigos de populares tentarem por conta própria prestar os primeiros socorros. “Nosso intuito é minimizar o máximo possível a indústria da morte, que tem como principal causa a desatenção de quem está no comando do veículo. O objetivo foi realmente impactar”, destacou o coordenador de enfermagem do Samu 192, Carlos Russo. 

Membro da coordenação da SMTT, Valdir Caíres Neves, relatou que é grande o número de autuações em Brumado devido ao uso do celular ao volante, o que torna a prática uma vilã no trânsito local. Cláuber Nascimento, supervisor de operações da FCA, frisou que também é grande a indisciplina de pedestres e condutores nas passagens de nível. “Um erro humano que pode custar a própria vida”, afirmou. Já o Tenente Mota, da PRE, destacou a importância da encenação para mostrar a realidade por trás das ocorrências, que, além de mobilizar um grande aparato de socorro, ainda gera sequelas às vítimas e eleva os custos para a saúde pública. Durante o simulado, foram distribuídos folhetos da campanha. Nos próximos meses, serão realizados novos simulados em outros pontos estratégicos da cidade a fim de fomentar a educação e conscientização no trânsito em Brumado.

28 Set 2017 - 07:30h

Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.

27 Set 2017 - 17:00h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado está arrecadando brinquedos para serem doados a crianças carentes no período dos festejos do dia das crianças. Esse é o terceiro ano da Campanha Azul Marinho “Doe Brinquedo! Ganhe Sorrisos!” A campanha ganhou respaldo na comunidade brumadense, que a cada ano aumenta o número de brinquedos doados. Em 2016, foram mais de 1500 itens distribuídos em algumas escolas públicas e na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, onde sempre é montada uma estrutura com aparelhos recreativos e distribuição de guloseimas para a garotada. A expectativa da GCM é que este ano o número de brinquedos arrecadados seja ainda maior para atender um número grande de crianças. As doações já começaram a chegar à sede da GCM, localizada ao lado do prédio do Fórum Especial de Pequenas Causas, localizada na Rua Dr. Mário Meira, no centro da cidade. A GCM também se dispõe a ir buscar o brinquedo na casa do doador. Para isso, basta ligar para (77) 99999-5149, 99999-7374 ou para 99999-3117.

27 Set 2017 - 16:30h

Cruzeiro e Flamengo decidem a Copa do Brasil nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Após empate por 1 a 1 na partida de ida, no Maracanã, o vencedor levará a taça, enquanto novo empate leva o jogo para os pênaltis – na decisão não vale a regra do gol fora de casa. O jogo pode ter o recorde de público no estádio desde sua reestreia, em 2013. Até aqui, a semifinal da Copa do Mundo, em que o Brasil foi derrotado pela Alemanha por 7 a 1, detém o recorde com o 58.141 torcedores pagantes. Cerca de 60.000 ingressos foram vendidos antes do jogo. O campeão da Copa do Brasil garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2018.

27 Set 2017 - 16:00h

Os clientes da operadora Vivo estão tendo problemas para efetuar e receber ligações desde a última segunda-feira (25), em Brumado. Diversos usuários da empresa disseram ao site Achei Sudoeste que quando conseguem efetuar uma chamada, em poucos segundos, a ligação cai e a falha é apresentada no visor dos aparelhos celulares. A Vivo é a empresa de telefonia celular mais utilizada pelos brumadenses, o que tem deixado os usuários revoltados com a qualidade dos serviços prestados, considerados muitas vezes como péssimos.

27 Set 2017 - 15:30h

O presidente Michel Temer comemorou nesta quarta-feira (27), por meio de redes sociais, o leilão de quatro usinas hidrelétricas, que arrecadou R$ 12,13 bilhões. Em sua conta no Twitter, o presidente afirmou que o resultado ficou “acima da expectativa do mercado”. No leilão realizado na manhã desta quarta, na Bovespa, foram vendidas quatro usinas hidrelétricas operadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), cujas concessões estão vencidas: Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande. O valor de R$ 12,13 bilhões obtido pela concessão das quatro usinas hidrelétricas foi 9,73% acima do valor esperado pelo governo, que era de, no mínimo, R$ 11 bilhões. “Nós resgatamos definitivamente a confiança do mundo no Brasil. Leilão das usinas da Cemig rendeu R$ 12,13 bilhões, acima da expectativa do mercado”, escreveu Temer no Twitter. De acordo com o G1, responsáveis pela área econômica do governo federal, os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento) também usaram as redes sociais para celebrar o resultado do leilão das quatro hidrelétricas.

27 Set 2017 - 15:00h

Inaugurada em 1833, a Igreja de São Benedito, em Caetité, no Sertão Produtivo, é considerada um importante patrimônio arquitetônico do sudoeste baiano. O estado atual de abandono do local entristece e envergonha os moradores. Apenas uma pintura nas portas da igreja foi realizada há pouco tempo, mas sem indicar qualquer tipo de reforma. A igreja foi tombada pelo governo do estado, através do Ipac, e, portanto, toda intervenção no imóvel deverá manter as características espaciais e construtivas originais. De acordo com o Caetité Notícias, a reforma deve preservar os valores atribuídos ao imóvel no processo de tombamento. No caso da Igreja de São Benedito, seria viável a abertura de um processo administrativo, de um estudo que viabilizasse a reforma, com a criação de uma campanha de doação.

27 Set 2017 - 14:30h

O clima é de contagem regressiva para o maior evento de todos os tempos em Brumado e região: a Arena Safadão, que acontecerá no dia 27 de outubro, no Parque de Exposições Gilson Brito. O evento deverá ter recorde de público, visto que caravanas de todos os municípios da região já estão se organizando. A partir de hoje, a ansiedade vai ficando maior, pois faltam apenas 30 dias para o espetáculo, que contará com as presenças dos cantores Wesley Safadão e Gabriel Diniz, além do grupo Donas do Bar. A produção já começou a acelerar os trabalhos para que espetáculo de som, luzes e alegria seja inesquecível e marque uma nova era dos eventos em Brumado. Corre e garanta o seu ingresso nos postos de vendas credenciados.

27 Set 2017 - 14:00h

O vereador José da Silva Santos (PTC), o Santinho, recebeu nesta quarta-feira (27) a carta de desligamento do Partido Trabalhista Cristão (PTC) das mãos do presidente da sigla, Irenaldo Muniz da Silva. No documento, o presidente destacou que existem novos planos para dinamizar as ações do PTC no município e que não enxerga que o comportamento e os compromissos políticos locais do presente vereador iriam contribuir com esse novo planejamento. Assim sendo, o partido decidiu liberar o parlamentar, ficando o mesmo livre para ingressar na agremiação partidária de sua vontade.

27 Set 2017 - 12:30h

O Senado aprovou nesta terça-feira o texto-base do projeto de lei que cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, destinado a custear campanhas eleitorais em 2018. Pelo texto, esse fundo terá ao menos 1,7 bilhão de reais em recursos públicos reservados ao processo eleitoral. Os senadores agora analisarão os destaques da proposta. Em seguida, o texto seguirá para apreciação da Câmara e, para que possa valer já nas próximas eleições, tem de ser aprovado pelos deputados antes de 7 de outubro. O texto votado no plenário do Senado foi elaborado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), mas teve a colaboração do líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Pela proposta, a principal fonte de recursos do fundo serão as chamadas emendas impositivas de bancada, instrumento partidário usado para destinar dinheiro do Orçamento a redutos eleitorais dos parlamentares. A proposta de Monteiro garante ao menos 30% do valor dessas emendas para as campanhas eleitorais.

27 Set 2017 - 12:00h

O Reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, se reuniu com o prefeito Jairo Magalhães (PSB) e com vereadores para discutir um projeto que viabiliza a implantação do curso de Medicina na rede pública de ensino. Para ele, o curso irá acelerar o crescimento e desenvolvimento de Guanambi na área da educação. “Vamos precisar dessas articulações com a prefeitura, vereadores, deputados, para que possamos ter consistência junto ao Governo do Estado, para que a gente implemente as condições aqui em Guanambi”, destacou Bites. Em sue pronunciamento, o prefeito deixou clara a importância da implantação do curso, que é um sonho antigo que pode ser concretizado com esse projeto. “Nós já temos um convênio com a Uneb na área de esportes, treinando e buscando novos talentos, um investimento de quase R$ 200 mil que foi investido nessa parceria. Outras modalidades irão surgir e eis a importância da Uneb na organização e gestão para esse centro de iniciação do esporte” frisou o gestor.

27 Set 2017 - 11:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

27 Set 2017 - 11:00h

Com base em representação popular, o Membro Substituto da 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Milien Castro Medeiros de Moura, instaurou Procedimento Preparatório para Inquérito Civil a fim de apurar a suposta prática de abusos contra animais e negligência do Município diante da situação. De acordo com a denúncia, a prefeitura municipal estaria recolhendo cachorros de rua e custodiando-os, de forma indiscriminada, em um galpão cheio de lixo, onde sofreriam maus-tratos. O Município estaria sendo negligente quanto à efetivação de políticas públicas de controle ético populacional de animais em situação de vulnerabilidade, desenvolvimento de atividades de educação ambiental e conscientização acerca da posse responsável e, ainda, suposta omissão estatal em face da inexistência de local adequado para abrigamento e atendimento desses animais em situação de risco. O Secretário Municipal do Meio Ambiente deverá manifestar-se acerca do objeto da investigação no prazo de 10 (dez) dias úteis.

27 Set 2017 - 10:30h

O Governo da Bahia, por meio da Embasa, divulgou no Diário Oficial o nome da empresa contratada para a elaboração do projeto executivo para a adutora de Cristalândia, obra que prevê a captação de água na barragem de Brumado para abastecer a zona rural e a sede de Tanhaçu. O projeto será elaborado pela Geohidro Consultoria Sociedade Simples Ltda, com recursos que chegam a quase R$ 500 mil, atendendo a uma reivindicação das lideranças políticas de Tanhaçu, junto com os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT). Na última semana, o candidato a prefeito na última eleição, Ney Santana (PT), acompanhado do seu candidato a vice, o ex-vereador Vado da Jurema, estiveram na sede da Embasa, em Salvador, em audiência articulada pelos parlamentares baianos, reforçando o pleito. Os deputados comemoraram o rápido atendimento da solicitação reforçada por eles nesta semana e agradeceram o governador Rui Costa. Quando construída, a Autora de Cristalândia levará água encanada até o distrito de Ourives, zona rural de Tanhaçu, possibilitando a interligação com o sistema já existente entre esta localidade e a sede do município.

27 Set 2017 - 10:00h

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil prendeu o indivíduo Wallisson Iuri de Souza, de 21 anos. Na residência do suspeito, situada no Bairro Baraúnas, em Brumado, a polícia encontrou 68 trouxinhas de maconha, 14 trouxinhas de cocaína e outras embalagens com maiores quantidades de drogas. Wallisson foi autuado em flagrante pelo delegado Rafael Araújo pela prática do crime de tráfico de drogas. Ele permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até posterior deliberação judicial.

27 Set 2017 - 09:30h

A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (26) afastar Aécio Neves de Senado por 3 votos a 2. No entanto o pedido de prisão contra o senador foi negado por 5 votos a 0. Os magistrados determinaram ainda que Aécio não pode deixar o país e deve cumprir recolhimento domiciliar noturno. O afastamento e a prisão foram solicitados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), ainda durante a gestão de Rodrigo Janot, com base nas delações premiadas de executivos da J&F. De acordo com o G1, a defesa do senador pode tentar levar o caso para o plenário do STF para reverter a decisão.

27 Set 2017 - 09:00h

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a prefeitura de Caetité realizou, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, os jogos escolares da rede municipal de ensino. Os jogos aconteceram na Praça da Juventude, na Quadra Poliesportiva do Bairro Feira Velha e no Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros. O evento constitui uma oportunidade para os alunos da rede municipal desenvolverem e elevarem sua autoestima, voltadas para competições no âmbito escolar nas mais diversas modalidades. O prefeito Aldo Gondim parabenizou a todos os envolvidos no projeto pelo profissionalismo durante as competições. “É muito gratificante ver o entusiasmo de todos na realização desse evento incrível. Esses jogos tiveram um importante papel na formação de cada aluno. Aqui eles encontraram um ambiente saudável de reunião amistosa com seus colegas, em um momento de integração, aprendizado e amizade”, destacou. Os projetos são elaborados durante as atividades complementares pelos coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física e de Corporeidade.