Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
Faltam apenas 30 dias para a Arena Safadão em Brumado

O clima é de contagem regressiva para o maior evento de todos os tempos em Brumado e região: a Arena Safadão, que acontecerá no dia 27 de outubro, no Parque de Exposições Gilson Brito. O evento deverá ter recorde de público, visto que caravanas de todos os municípios da região já estão se organizando. A partir de hoje, a ansiedade vai ficando maior, pois faltam apenas 30 dias para o espetáculo, que contará com as presenças dos cantores Wesley Safadão e Gabriel Diniz, além do grupo Donas do Bar. A produção já começou a acelerar os trabalhos para que espetáculo de som, luzes e alegria seja inesquecível e marque uma nova era dos eventos em Brumado. Corre e garanta o seu ingresso nos postos de vendas credenciados.

Brumado: PTC entrega carta de desligamento ao vereador José Santos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José da Silva Santos (PTC), o Santinho, recebeu nesta quarta-feira (27) a carta de desligamento do Partido Trabalhista Cristão (PTC) das mãos do presidente da sigla, Irenaldo Muniz da Silva. No documento, o presidente destacou que existem novos planos para dinamizar as ações do PTC no município e que não enxerga que o comportamento e os compromissos políticos locais do presente vereador iriam contribuir com esse novo planejamento. Assim sendo, o partido decidiu liberar o parlamentar, ficando o mesmo livre para ingressar na agremiação partidária de sua vontade.

Senado aprova texto de projeto que cria fundo público eleitoral Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira o texto-base do projeto de lei que cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, destinado a custear campanhas eleitorais em 2018. Pelo texto, esse fundo terá ao menos 1,7 bilhão de reais em recursos públicos reservados ao processo eleitoral. Os senadores agora analisarão os destaques da proposta. Em seguida, o texto seguirá para apreciação da Câmara e, para que possa valer já nas próximas eleições, tem de ser aprovado pelos deputados antes de 7 de outubro. O texto votado no plenário do Senado foi elaborado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), mas teve a colaboração do líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Pela proposta, a principal fonte de recursos do fundo serão as chamadas emendas impositivas de bancada, instrumento partidário usado para destinar dinheiro do Orçamento a redutos eleitorais dos parlamentares. A proposta de Monteiro garante ao menos 30% do valor dessas emendas para as campanhas eleitorais.

Guanambi debate implantação de curso de medicina em faculdade pública

O Reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, se reuniu com o prefeito Jairo Magalhães (PSB) e com vereadores para discutir um projeto que viabiliza a implantação do curso de Medicina na rede pública de ensino. Para ele, o curso irá acelerar o crescimento e desenvolvimento de Guanambi na área da educação. “Vamos precisar dessas articulações com a prefeitura, vereadores, deputados, para que possamos ter consistência junto ao Governo do Estado, para que a gente implemente as condições aqui em Guanambi”, destacou Bites. Em sue pronunciamento, o prefeito deixou clara a importância da implantação do curso, que é um sonho antigo que pode ser concretizado com esse projeto. “Nós já temos um convênio com a Uneb na área de esportes, treinando e buscando novos talentos, um investimento de quase R$ 200 mil que foi investido nessa parceria. Outras modalidades irão surgir e eis a importância da Uneb na organização e gestão para esse centro de iniciação do esporte” frisou o gestor.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Livramento: MP investiga suposta prática de abusos contra animais e negligência do Município Foto: Divulgação

Com base em representação popular, o Membro Substituto da 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, Milien Castro Medeiros de Moura, instaurou Procedimento Preparatório para Inquérito Civil a fim de apurar a suposta prática de abusos contra animais e negligência do Município diante da situação. De acordo com a denúncia, a prefeitura municipal estaria recolhendo cachorros de rua e custodiando-os, de forma indiscriminada, em um galpão cheio de lixo, onde sofreriam maus-tratos. O Município estaria sendo negligente quanto à efetivação de políticas públicas de controle ético populacional de animais em situação de vulnerabilidade, desenvolvimento de atividades de educação ambiental e conscientização acerca da posse responsável e, ainda, suposta omissão estatal em face da inexistência de local adequado para abrigamento e atendimento desses animais em situação de risco. O Secretário Municipal do Meio Ambiente deverá manifestar-se acerca do objeto da investigação no prazo de 10 (dez) dias úteis.

Tanhaçu: Embasa contrata empresa para projeto da Adutora de Cristalândia Foto: Vinícius Brito

O Governo da Bahia, por meio da Embasa, divulgou no Diário Oficial o nome da empresa contratada para a elaboração do projeto executivo para a adutora de Cristalândia, obra que prevê a captação de água na barragem de Brumado para abastecer a zona rural e a sede de Tanhaçu. O projeto será elaborado pela Geohidro Consultoria Sociedade Simples Ltda, com recursos que chegam a quase R$ 500 mil, atendendo a uma reivindicação das lideranças políticas de Tanhaçu, junto com os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT). Na última semana, o candidato a prefeito na última eleição, Ney Santana (PT), acompanhado do seu candidato a vice, o ex-vereador Vado da Jurema, estiveram na sede da Embasa, em Salvador, em audiência articulada pelos parlamentares baianos, reforçando o pleito. Os deputados comemoraram o rápido atendimento da solicitação reforçada por eles nesta semana e agradeceram o governador Rui Costa. Quando construída, a Autora de Cristalândia levará água encanada até o distrito de Ourives, zona rural de Tanhaçu, possibilitando a interligação com o sistema já existente entre esta localidade e a sede do município.

Polícia Civil prende suspeito de tráfico de drogas em Brumado Foto: Divulgação/PC

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil prendeu o indivíduo Wallisson Iuri de Souza, de 21 anos. Na residência do suspeito, situada no Bairro Baraúnas, em Brumado, a polícia encontrou 68 trouxinhas de maconha, 14 trouxinhas de cocaína e outras embalagens com maiores quantidades de drogas. Wallisson foi autuado em flagrante pelo delegado Rafael Araújo pela prática do crime de tráfico de drogas. Ele permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até posterior deliberação judicial.

STF afasta senador Aécio Neves e impõe recolhimento noturno Foto: Gerdan Wesley/PSDB/Divulgação

A 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (26) afastar Aécio Neves de Senado por 3 votos a 2. No entanto o pedido de prisão contra o senador foi negado por 5 votos a 0. Os magistrados determinaram ainda que Aécio não pode deixar o país e deve cumprir recolhimento domiciliar noturno. O afastamento e a prisão foram solicitados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), ainda durante a gestão de Rodrigo Janot, com base nas delações premiadas de executivos da J&F. De acordo com o G1, a defesa do senador pode tentar levar o caso para o plenário do STF para reverter a decisão.

Rede Municipal de Ensino realiza os jogos escolares em Caetité Foto: Thayná Lima

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a prefeitura de Caetité realizou, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, os jogos escolares da rede municipal de ensino. Os jogos aconteceram na Praça da Juventude, na Quadra Poliesportiva do Bairro Feira Velha e no Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros. O evento constitui uma oportunidade para os alunos da rede municipal desenvolverem e elevarem sua autoestima, voltadas para competições no âmbito escolar nas mais diversas modalidades. O prefeito Aldo Gondim parabenizou a todos os envolvidos no projeto pelo profissionalismo durante as competições. “É muito gratificante ver o entusiasmo de todos na realização desse evento incrível. Esses jogos tiveram um importante papel na formação de cada aluno. Aqui eles encontraram um ambiente saudável de reunião amistosa com seus colegas, em um momento de integração, aprendizado e amizade”, destacou. Os projetos são elaborados durante as atividades complementares pelos coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física e de Corporeidade.

Deputada Ivana Bastos e prefeito cobram construção de cisternas para Lajedinho Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Lajedinho, Marcos Mota (PSD), estiveram com o secretário da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, para solicitar a construção de cisternas destinadas às famílias de baixa renda e que não têm acesso ao bem. Segundo o prefeito, o município foi contemplado em 2016 com a construção de 48 cisternas, com capacidade para 16 mil litros de água cada, através do Programa Cisternas da SJDHDS, e até agora as obras não foram iniciadas pelo Instituto de Desenvolvimento Colônia Esperança. Para a deputada, o serviço é essencial para minimizar o sofrimento da população. “Com essa estiagem cruel, a aquisição dessas cisternas são fundamentais para mitigar os efeitos da seca na região e para dar um respiro à população”, pontuou.

Acusado de atirar em policial militar se apresenta na delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O homem acusado de ter atirado contra um policial militar lotado na 34ª CIPM, durante uma cavalgada na comunidade do Tamboril, zona rural do município de Brumado, no último domingo (24), se apresentou na última terça-feira (26), na delegacia local, acompanhado de seu advogado, o criminalista João Rafael Amorim. O defensor explicou ao site Achei Sudoeste que se trata de um comparecimento espontâneo, mas, como a justiça emitiu um mandado de prisão preventiva para seu cliente, o mesmo ficou detido. Segundo o advogado, o acusado tem colaborado com a justiça e com as investigações da polícia para a elucidação do caso. O advogado disse que está entrando com o pedido de revogação da prisão no intuito de o seu cliente poder acompanhar todo o processo em liberdade.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 04x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Brumado: Câmara Municipal publica licitação para reforma de sua sede

Na edição do Diário Oficial do Legislativo da última sexta-feira (22), foi divulgado o Aviso de Publicação de Licitação Tomada de Preços nº 35/2017, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de engenharia relacionados à reforma da cobertura da sede da Câmara Municipal. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede da Casa Legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, no Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 10 de outubro, às 9h.

Justiça convoca interessados em servir como jurados na Comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o Edital nº 25/2017, publicado pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães, a lista de jurados que poderão ser convocados para julgamento perante o Tribunal do Júri será atualizada. Os interessados em servir como jurados poderão comparecer à Vara Criminal, situada no Fórum da Comarca de Brumado, na Rua Rio de Contas, até o dia 10 de outubro de 2017, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e fornecer nome, endereço e profissão  para serem incluídos na lista e, eventualmente, serem convocados para futuros julgamentos. O alistamento será de pessoas residentes nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que já completaram 18 anos, saibam ler e possuam boa conduta familiar e social. O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.

Riacho de Santana: Vendedor é detido acusado de assediar crianças e adolescentes Foto: Wikimedia

Um homem identificado como Adailton Rocha Medrado foi preso em Serra do Ramalho acusado de assediar crianças e adolescentes. Adailton é vendedor em Riacho de Santana, mas também revendia produtos na região. O pai de um dos menores que teria sido assediado registrou na delegacia que o homem teria feito gestos obscenos para a criança e oferecido R$ 50 para que o menor saísse com ele. O vendedor já teria assediado outras crianças, segundo populares.

Brumado: Poda de árvore interrompe linhas de transmissão e adia sessão da câmara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma poda que estava sendo realizada por um autônomo na Rua Maranhão, no Bairro Jardim Brasil, acabou afetando as linhas de transmissão de internet e ainda cortou a energia de uma residência no início da noite desta segunda-feira (25). Uma equipe de manutenção da empresa que presta serviços para a Coelba chegou ao local para sanar o problema e, em consequência da poda, foi obrigada a desligar a rede de energia da região, o que acabou afetando a Câmara de Vereadores. O local ficou às escuras, assim como a vizinhança na localidade. Como o tempo de espera ultrapassou os 20 minutos, os vereadores optaram pelo adiamento da sessão e o presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos convocou uma nova sessão para a próxima sexta-feira (29), no período da manhã. A equipe de manutenção conseguiu restabelecer a energia na região com cerca de 30 minutos de serviço. Alguns vereadores chegaram a cogitar a realização da sessão, porém boa parte dos parlamentares já tinha deixado o prédio legislativo com a confirmação do adiamento.

Garanta o seu ingresso antes da virada de preços para a Arena Safadão

Falta praticamente um mês para a maior festa do ano em Brumado e região: a Arena Safadão, que irá trazer para a cidade o maior sucesso da música brasileira no momento: o cantor Wesley Safadão. A expectativa e o clima de alto astral já estão tomando conta da cidade. O evento acontecerá no dia 27 de outubro, no Parque de Exposições Gilson Brito. Também fazem parte da programação o cantor Gabriel Diniz e o grupo Donas do Bar. A venda dos ingressos está a todo vapor e você não pode ficar fora dessa grande festa. Garanta já o seu ticket antes da virada de preços. Vá agora mesmo a um dos pontos de venda espalhados pela cidade e adquira o seu ingresso ainda em valor promocional.

Igaporã: Mulher com doença desconhecida apela por tratamento médico Foto: Caetité Notícias

Há mais de três anos, a jovem Daiane Maria de Oliveira, de 28 anos, moradora da comunidade Lagoa da Torta, em Igaporã, no sudoeste baiano, sofre com uma doença que faz a sua barriga inchar e crescer a um tamanho anormal. Um vídeo feito por populares e postado nas redes sociais mostra a jovem fazendo um apelo para ajudar no seu tratamento. Ela terá de ser submetida à retirada de líquidos do abdômen todos os meses. De acordo com o Caetité Notícias, somente no último procedimento, foram coletados mais de seis litros. No vídeo, Daiane conta que ainda não há um diagnóstico para o problema e pede que os médicos ajudem a encontrar qual é a doença e um possível tratamento.

Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os preços da gasolina e do diesel nas refinarias serão reduzidos em 0,3% e 0,4%, respectivamente, a partir desta terça-feira (26). O reajuste foi anunciado hoje (25) pela Petrobras. A atual política de preços da estatal permite reajustes nos preços dos combustíveis a qualquer momento, até diariamente, desde que a variação acumulada por produto esteja dentro da faixa de -7% a +7%. No último dia 23, o diesel e a gasolina haviam subido 0,6% e 0,2% nas refinarias, respectivamente. O impacto do reajuste no preço final ao consumidor depende de outros fatores da cadeia de combustíveis, principalmente distribuidoras e postos revendedores.

Brumado: GCM recebe novo fardamento e busca qualificação para grupamento especial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Enfim, a empresa que ganhou a licitação para confecção dos novos uniformes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado conseguiu concluir a entrega de todo o fardamento da companhia. A GCM não pode participar do desfile cívico de 07 de Setembro por conta da fabricante que não realizou a entrega dos uniformes a tempo. Na tarde desta segunda-feira (25), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) recebeu em seu gabinete uma comissão liderada pelo Comandante da GCM, Jussimar Santos, e realizou a entrega oficial do novo fardamento, além de materiais para melhor equipar a instituição. Também foram entregues, na oportunidade, uniformes camuflados para o Grupamento de Operações Especiais (GOE). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante explicou que a GCM só poderá criar o GOE se os 30 guardas selecionados passarem por qualificações. 

Brumado: GCM recebe novo fardamento e busca qualificação para grupamento especial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“É um padrão nacional, o fardamento camuflado só pode ser utilizado se os guardas tiverem passado pelo treinamento de especialização, o que envolve, dentre outras coisas, abordagem policial, defesa pessoal, mobilização tática e manuseio de arma de fogo”, resumiu o comandante. Sem a capacitação, a prefeitura terá desperdiçado o valor investido nos uniformes camuflados. O curso, que contará com instrutores credenciados pela Polícia Federal, tem o custo de R$ 38.500,00. A GCM busca agora sensibilizar o gestor para investir na criação do grupamento, que terá a finalidade de atuar em situações e eventos especiais. Caso a administração atenda o apelo, a capacitação ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro. A apresentação oficial do GOE poderá acontecer em um desfile na Praça Coronel Zeca Leite, no dia 15 de novembro, data escolhida por se tratar do Dia da Proclamação da República.

Petrobras aumenta gás de cozinha a partir desta terça-feira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O preço do gás de cozinha vai subir, em média, 6,9% a partir desta terça-feira, informou a Petrobras. Se for integralmente repassado ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão pode ser reajustado, em 2,6%, ou cerca de 1,55 reais. Isso se forem mantidas as margens de distribuição, revenda e as alíquotas de tributos. De acordo com a Veja, a Petrobras informou que está repassando a variação de preços do mercado internacional apresentada ao longo do último mês. É o segundo aumento em setembro. No dia 1º, os preços foram reajustados em 15%, primeira alta desde 2002. “Considerando que o mercado de GLP ao longo do mês de agosto continuou mostrando-se pressionado por baixos estoques e que a proximidade do inverno no Hemisfério Norte aumenta a demanda pelo produto, o Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras decidiu por um reajuste de 6,9%, em média”, disse a companhia.

Jacaraci: Jovem que estava desaparecido em São Paulo é encontrado morto Foto: Reprodução/Facebook

Natural da cidade de Jacaraci, William de Sousa José, de 31 anos, foi encontrado morto, em um matagal próximo ao local onde morava, na cidade de Parelheiros, interior de São Paulo. O jovem estava desaparecido desde a última quinta-feira (21). A polícia está investigando o caso, mas há indícios de suicídio. William havia sido visto pela última vez na quinta à noite. Quando perceberam o desaparecimento, familiares estiveram na casa onde ele morava e encontraram a porta do imóvel aberta. O celular e os documentos do rapaz estavam no local, que não tinha sinais de arrombamento.

Horário de verão é mantido e começa dia 15 de outubro

O governo decidiu manter o horário de verão em 2017. A medida foi confirmada ontem (25) pelo ministério de Minas e Energia. Com a decisão, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir do dia 15 de outubro. Na semana passada, o final de horário de verão chegou a ser cogitado pelo governo, após estudos mostrarem perda na efetividade da medida, em razão das mudanças nos hábitos de consumo de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a temperatura é quem determina o maior consumo de energia e não a incidência da luz durante o dia, fazendo com que, atualmente, os picos de consumo ocorram no horário entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h. O ONS aponta que no horário de verão praticado em 2016/2017 a economia foi de R$ 159,5 milhões, valor abaixo período de 2015/2016, que foi de R$ 162 milhões. De acordo com a Agência Brasil, o governo informou que, para 2018, deve fazer uma pesquisa para decidir se mantém ou não o horário diferenciado nos próximos anos.

Arquivo