Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2017
Macaco gigante pode estar matando animais no Distrito de Maniaçu em Caetité

Em Caetité, moradores do Distrito de Maniaçu afirmam que um macaco gigante estaria matando animais na localidade. O caso tem assustado toda a região próxima do distrito, que fica localizado a 26 km da sede da cidade. De acordo com o Caetité Notícias, apesar do temor, ainda não há nenhuma confirmação de que o animal realmente exista e esteja provocando a morte de outros bichos na zona rural. Segundo biólogos, a vegetação da região não favorece a existência de primatas de grande porte.

Bahia é o 7º estado em geração de empregos formais no mês de agosto Foto: Reprodução

O número de postos de emprego formal cresceu na Bahia no mês de agosto. 2.490 vagas de trabalho com carteira assinada foram geradas no Estado, que ocupa a quinta colocação no ranking de geração de emprego no Nordeste e a sétima em esfera nacional. No Brasil o número de vagas cresceu pela quinta vez consecutiva. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (21), e apontam ainda que a Bahia registrou 48.068 admissões e 45.578 demissões. Setorialmente, em agosto, cinco segmentos que contabilizaram saldos positivos foram: Construção Civil (+2.396 vagas), Indústria de Transformação (+335 vagas), Serviços (+238 vagas), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34 vagas) e Extrativa Mineral (+17 vagas). Os setores que desligaram trabalhadores celetistas foram: Comércio (-461 postos), Agropecuária (-35 postos) e Administração Pública (-34 postos).

Comissão da OAB-Bahia faz palestra e blitz visando valorização dos advogados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CDAP), da OAB-Bahia, percorreu várias cidades do sudoeste baiano na última terça-feira (19). A comissão também esteve em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da 21ª Subseção da OAB, Osvaldo Laranjeiras Júnior, disse que foi um dia produtivo, durante o qual foi realizada uma palestras com temas diversos sobre a defesa e prática de direito dos advogados, além de uma blitz no Fórum da Justiça do Trabalho, onde houve boa receptividade por parte dos juízes. O evento também foi estendido aos universitários do curso de Direito. Na oportunidade, frisou-se a orientação acadêmica sobre o exercício da profissão, tendo por meta preparar os alunos, além de apresentada a valorização da advocacia para garantir o bom exercício profissional. O presidente da OAB local ressaltou que a principal reivindicação por parte da categoria é o aumento no número de juízes nas esferas judiciais do município com a finalidade de aumentar a demanda de processos e melhor atender ao público em geral.

Prefeitura consegue importantes obras através do DNIT para Caetité Foto: Thayná Lima

Desde o começo do mandato, o prefeito Aldo Gondim (PSB) foi, por diversas vezes, à Brasília e a Salvador tentando viabilizar demandas para o município de Caetité. Depois de muitos encontros, os representantes do DNIT, Amauri Lima e Paulo Sérgio, estiveram em Caetité, na terça-feira (19), sinalizando positivamente as seguintes conquistas: o projeto do contorno viário de Caetité – já programado para o ano que vem; recapeamento completo da BR-122, que liga Caetité a Maniaçu; recapeamento da BA-156, que dá acesso ao distrito de Tanque Novo; recuperação trecho urbano que liga Caetité ao município de Igaporã; desvio do trecho da curva da Candonga  e asfaltamento da entrada da cidade via Lamarão. O prefeito comemorou as conquistas e destacou que elas são fruto de um trabalho intenso. Já o superintendente do DNIT, Amauri Lima, destacou que o órgão tem trabalhado de forma muito intensa, nas rodovias da região. “A importância da região é muito grande para nós. Muitas rodovias foram federalizadas e recentemente e os investimentos que fizemos na região superou um bilhão de reais nos últimos dois anos, agora nós vamos cuidar dos detalhes”, afirmou Lima.

Colégio Getúlio Vargas realiza desfile ecológico durante virada educacional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo o cronograma da Secretaria Estadual de Educação para o Projeto Transformaê, com a Virada Educacional, o Colégio Getúlio Vargas promoveu um desfile ecológico em alusão ao Dia da Árvore, com a entrega de mudas e sementes pelas ruas do centro comercial de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da unidade de ensino, Ramon Dutra Lobo explicou que o projeto visa à multiplicação dos saberes, levando a escola para a rua e a rua para dentro da escola. O desfile contou com o apoio da Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo e apresentou alas que representam a cultura, o lazer e o esporte. 

Colégio Getúlio Vargas realiza desfile ecológico durante virada educacional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma ala do grupo da terceira idade narrou a história de várias personalidades que colaboraram com o desenvolvimento da educação no município, muitos das quais foram alunos e depois professores na própria instituição de ensino. Com o apoio da Enel Green Power, uma ala apresentou e distribuiu mudas e plantas nativas do cerrado e da caatinga, que se encontram na Serra das Araras e estão sendo replantadas na área do Parque Eólico de Cristalândia, o que despertou o interesse de muitos populares. Após o desfile, o evento foi continuado no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), onde os alunos se apresentaram com peças teatrais, dança e música. Ao final, foi servida uma feijoada de confraternização no refeitório do colégio.

Comissão engajada para acelerar e trazer para a Bahia a licitação da Fiol Foto: Camila Queiroz

A presidente da Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol) - e Porto Sul, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), disse que a comissão vai brigar para trazer a licitação da Fiol para a Bahia. O anúncio foi feito após o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, informar que o Governo da Bahia tem interesse em realizar o processo licitatório para finalização das obras da Fiol, durante uma audiência pública realizada pelo colegiado. Na audiência, foram debatidos os detalhes do Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com o consórcio de empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos empreendimentos. Segundo o secretário, o Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol até o mês de junho de 2018, mas o estado tem total interesse em acelerar esse processo, caso a União coloque a Bahia na condução do procedimento. Dauster garantiu ainda que, de acordo com o memorando, será assinado até dezembro de 2017 o contrato de intenções com todos os dados, com a agenda de investimentos e cronograma por parte dos integrantes do consórcio. As discussões técnicas para esse detalhamento já foram iniciadas.

Prefeitura, Câmara e OAB lutam pela elevação da Comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Advogados lotados na 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brumado estão engajados, juntamente com a mesa diretora da instituição, na campanha para elevação da comarca local à Entrância Final. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da subseção brumadense, Osvaldo Laranjeira, declarou que a comarca de Brumado já atende aos requisitos para elevação no que se refere ao contingente populacional e eleitoral, pois agrega ainda os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, bem como na renda per capita. Outras cidades da região também estão na mesma luta, mas o advogado esclareceu que o processo envolvendo a Comarca de Brumado está mais adiantados, o que poderá culminar o quanto antes no atendimento dos anseios de toda a comunidade assistida. Segundo Laranjeira, com a entrância elevada ao final, Brumado poderá ganhar mais juízes, servidores, prestação jurisdicional eficaz e mais atendimento à população. “A Comarca de Brumado precisa ser elevada para que propicie mais justiça à comunidade que agrega ainda mais dois municípios”, avaliou o presidente da OAB local, que fez questão de destacar que “tal pedido de Elevação foi encaminhado em conjunto com o Município de Brumado, através do Prefeito Eduardo Vasconcelos, e da Câmara Municipal, através do Presidente Leonardo Vasconcelos – que encamparam desde o início a luta, contando com a pronta e dinâmica atuação em Salvador do Deputado Estadual/Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Vitor Bonfim, em busca de concretizar esse sonho de ter Brumado elevada”.

Justiça nega liminar e prefeitura confirma realização de Processo Seletivo e Concurso Público em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A justiça negou na última quinta-feira (21) o pedido de liminar de suspensão do Processo Seletivo e Concurso Público no município de Brumado. A ação civil pública foi ingressada pelo promotor Ruano da Silva Leite, do Ministério Público Estadual (MPE), na última segunda-feira (18). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a prefeitura de Brumado, confirmou a realização dos certames no próximo domingo (24). “A Prefeitura Municipal comunica que o certame continua em andamento e o Processo Seletivo será realizado normalmente no próximo domingo (24), assim como o Concurso Público 01/2017”, disse a nota.

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todo ano no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.  De acordo com a Agência Brasil, a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Caculé: Casal sofre acidente na BA-430 entre Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Na última terça-feira (19), o casal Cláudio Amorim Coutinho, de 43 anos, e Aline Teixeira da Silva Coutinho, de 28 anos, sofreu um grave acidente na BA-430, entre as cidades de Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana. O veículo em que eles estavam ficou bastante destruído. De acordo com o Informe Cidade, o motorista perdeu o controle da direção e capotou após sair da pista. Apesar da gravidade, o advogado e a cabeleireira tiveram apenas ferimentos leves. O casal retornava para Caculé vindo da cidade de Pilão Arcado, extremo norte da Bahia, onde fazia a entrega de doações a uma das crianças assistidas pela ONG “Jardim das Borboletas”, que Aline coordena.

O governo federal aumentou suas expectativas para o crescimento da economia neste ano e reduziu as estimativas para a inflação em 2017 e 2018. A equipe econômica prevê que o PIB vai fechar o ano com alta de 0,7% – a previsão anterior era de 0,5%. Já as estimativas para o IPCA caíram de 3,3% para 3,2% (2017) e de 4,4% para 4,3% (2018). Os dados constam do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (21). A equipe econômica diz que a revisão do PIB aconteceu após o resultado do segundo trimestre – uma alta de 0,2% sobre o período anterior – ficar acima das previsões do mercado. O BC aponta que outros indicadores econômicos também têm mostrado bons resultados. “Nesse sentido, ressalte-se que resultados setoriais de indicadores de maior frequência, recentemente divulgados, têm mostrado surpresas positivas, ensejando perspectivas favoráveis para o crescimento da atividade”, diz trecho do documento. A previsão para 2018 é de crescimento de 2,2%. De acordo com a Veja, em relação aos preços, o Banco Central considera que a queda no preços dos alimentos tem surpreendido. O comportamento faz com que a inflação fique em patamares mais baixos que os previstos anteriormente, apesar de altas não esperadas nos preços de combustíveis e energia elétrica residencial. O centro da meta para o IPCA deste ano é de 4,5% – com a margem de tolerância, pode ir de 3% a 6%. A inflação acumulada nos oito primeiros meses do ano foi de 1,62%, segundo o IBGE. Foi a menor taxa para o período desde a implantação do Plano Real, em 1994. A inflação em queda é um dos motivos pelo qual o BC tem reduzido a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 8,25%.

Livramento: Mulher sofre fratura durante jogo de bola com os filhos e tem perna amputada Foto: Livramento Manchete

Uma mulher identificada como Josiane Silva Santos, de 26 anos, sofreu um acidente enquanto jogava bola com os dois filhos no quintal de sua residência, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo o Livramento Manchete, Josiane teria pisado em falso na bola e caído. A queda causou graves fraturas na perna direita. Uma equipe do Samu 192 foi acionada e a mulher foi conduzida para a UPA 24h. Em seguida, a paciente foi encaminhada para o Hospital Municipal, de onde teve de ser transferida para Vitória da Conquista. Na unidade, foi constatado um rompimento no nervo ciático, além de fratura na canela e no joelho. Após vários dias internada, ela recebeu dos médicos a notícia de que precisaria amputar parte da perna. A amputação foi realizada no Hospital São Vicente e ela segue internada no Hospital de Base, em Conquista.

Governo avalia estudo e pode acabar com o horário de verão Foto: Reprodução

Uma proposta sobre a viabilidade de manter o horário de verão está  sendo analisada pelo governo federal. A Casa Civil analisa o assunto com base em um estudo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o ONS, mudanças no perfil de consumo ocorridas nos últimos anos fizeram com que a medida trouxesse resultados “próximos à neutralidade” em relação à economia de energia e redução de demanda por carga. De acordo com a Veja, o horário de verão está previsto para começar no dia 15 de outubro deste ano. Em vigor no Brasil desde 1931, a alteração nos relógios que ocorre entre o fim e o início de cada ano visa distribuir melhor o consumo de energia, reduzindo custos operacionais. Isso ocorre em razão da maior incidência de luz natural no período. Com mais tempo de claridade, o acionamento de iluminação elétrica e também de outros aparelhos, como chuveiros, é postergado, diminuindo o pico de demanda no sistema elétrico do país. A hora de verão atualmente abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Câmara de Caculé aprova contas de 2015 do prefeito Beto Maradona Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão legislativa, a Câmara de Vereadores aprovou as contas do exercício financeiro de 2015 da Prefeitura Municipal Caculé, de responsabilidade do prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. A decisão foi tomada após a emissão do parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCM-BA). As contas são julgadas pelo legislativo com base no parecer prévio emitido pelo TCM, que verifica se a Lei Orçamentária Anual aprovada pela Câmara Municipal foi respeitada, bem como o cumprimento dos limites constitucionais na aplicação de recursos nas diferentes áreas.

TRE-BA acata recurso e vereador do PT de Caetité não terá mandato cassado

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acatou o recuso especial impetrado pela defesa do vereador Moacir José dos Santos (PT), da cidade de Caetité, no sudoeste baiano. De acordo com apurações do Achei Sudoeste, os advogados do parlamentar caetiteense pediu a reforma de sentença do juiz de primeira instância, José Eduardo das Neves Brito, que decretou a inelegibilidade do investigado para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição de 2016. Moacir foi acusado de abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio pela coligação “Caetité para Todos”.  A ação foi relatada pelo juiz Diego Freitas Ribeiro.

Após prefeito ser afastado em operação da PF, vice assume cargo em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vice-prefeita da cidade de Aracatu, no sudoeste da Bahia, Lêda Matias (PSB), assumiu a prefeitura do município, na noite da quarta-feira (20), um dia após o até então prefeito Sérgio Silveira Maia (PSD) ser afastado do cargo durante uma operação de combate a fraudes em contrato com uma empresa de limpeza e manutenção de prédios públicos. De acordo com o G1, a cerimônia de posse foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Além do prefeito, os secretários de Finanças e Administração do município também foram afastados dos cargos por tempo indeterminado durante a operação da Polícia Federal. A decisão foi do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A ação da PF, batizada de Chronos, foi deflagrada na terça-feira (19).

Ivete Sangalo anuncia que está fora do Carnaval 2018 por causa de gravidez Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Ivete Sangalo anunciou na quarta-feira (20) que não vai participar do carnaval de 2018 de Salvador em função da sua gravidez. O anúncio foi feito pela artista durante um live em sua página oficial no Instagram. Segundo o G1, a cantora espera gêmeas, mas não divulgou com quantos meses de gestação está. “O carnaval, além de ser a menina dos olhos da minha carreira, é a maior festa da Bahia. Me projetou para o mundo inteiro. Eu tenho relaçao intensa demais com o carnaval. Mas, em virturde da alegria, da felicidade que estou esperando gêmeas, não vou pode fazer o carnaval, por orientação dos meus médicos e por orientação também dos meu neurônios. Me colocar em cima do trio seria irresponsável com minha saúde, e seria irresponsável com a minha proposta como artista”, destacou a cantora.

TJ-BA aprova elevação da comarca de Paramirim Foto: Marcos Santos/L12

Em sessão realizada na última quarta-feira (20) os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aprovaram a elevação da comarca da cidade de Paramirim, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os moradores da cidade e região ficaram satisfeitos com a informação, já que o TJ-BA poderia desativar a comarca local. Com a aprovação, a proposta segue para ser votado pelos deputados na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após ser transformada em projeto de lei. Após a apreciação da matéria na AL-BA, a proposta será encaminhada para o governo do estado para ser sancionada. 

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Sem focal e sem faixa para pedestres, semáforos de Brumado funcionam de forma irregular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste registrou que em vários conjuntos do sistema semafórico instalados em Brumado não há o focal para pedestres, o que torna o sistema irregular, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, que preconiza que o conjunto deve funcionar de forma completa. Em diversos pontos registrados pela nossa reportagem, não havia as sinaleiras focais para orientar os pedestres nos momentos de espera ou travessia nas vias públicas. Outro agravante é a falta de faixas de pedestres, o muitas vezes induz o condutor ao erro, pois, sem a faixa e sem o focal, o mesmo acaba avançando no limite e bloqueia a passagem dos pedestres na via. Por telefone, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou a nossa reportagem que já está sendo providenciada a complementação dos conjuntos semafóricos com os focais para pedestres. Já no que diz respeito às faixas e demais sinalizações, o órgão afirmou que a comunidade terá de aguardar um pouco mais, pois a prefeitura está promovendo obras de recapeamento asfáltico, principalmente no centro comercial, para depois então ser efetuada a demarcação das sinalizações.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Sesab envia arco cirúrgico para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado Foto: Divulgação

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, receberam na tarde da última quarta-feira (20) um Arco Cirúrgico doado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O equipamento é capaz de produzir imagens digitais em tempo real, proporcionando aos cirurgiões mais segurança durante a realização de procedimentos e aos pacientes uma recuperação mais rápida e com menor risco de infecção. Segundo o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Bruno Andrade, o Arco Cirúrgico é uma peça fundamental na cirurgia ortopédica, por exemplo, pois transforma traumas complexos em procedimentos mais simples. “Por meio das imagens digitais, conseguimos visualizar com mais exatidão onde estão as fraturas. Com isso, controlamos melhor a redução (reposicionamento ósseo) sem a necessidade de realizar grandes cortes cirúrgicos. São feitos apenas pequenos furos por onde passam fios metálicos, pinos e parafusos. Com essa tecnologia, nós diminuímos o tempo cirúrgico e, consequentemente, os riscos de infecção”, explicou o diretor.

A Câmara dos Deputados aprovou no início da madrugada desta quinta-feira (21), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição que cria uma cláusula de desempenho para as legendas terem acesso ao fundo partidário já a partir do ano que vem. A PEC também põe fim às coligações, a partir de 2020. Para concluir a votação da PEC, porém, a Câmara ainda analisará, na próxima semana, os destaques apresentados para modificar a proposta. Passada esta fase é que o projeto seguirá para o Senado. De acordo com o G1, o texto-base da PEC foi aprovado pelos deputados no último dia 5 de setembro. Na noite desta quarta (20), a Câmara analisou os destaques e concluiu a análise em primeiro turno. Em seguida, o plenário passou a discutir a PEC em segundo turno e aprovou a proposta por 363 votos a 24, deixando a análise sobre os destaques para a próxima terça-feira (26).

Piatã: Vereadores afirmam que boato sobre aumento em seus salários é calúnia e processam populares Foto: Chapada em Destaque

Na última terça-feira (19), durante a sessão na Câmara de Vereadores de Piatã, na Chapada Diamantina, os vereadores reagiram ao boato sobre a suposta aprovação de aumento em seus salários. Os parlamentares classificaram as declarações como mentirosas e desrespeitosas, anunciando que os comentários não merecem crédito da população. Eles ainda aprovaram uma nota de esclarecimento, desmentindo os boatos que estão circulando na internet. Segundo a nota, os boatos são fruto de informações e interpretações controversas sobre os trâmites de projetos de lei da casa legislativa. “É infundado e equivocado dizer que vereadores estão legislando em benefício próprio. (...) os salários dos parlamentares sofreram perda”, diz a nota.

Arquivo