Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2018
Vitória da Conquista: Incêndio de grandes proporções destrói vegetação e atinge área da Uesb Foto: Edson Nunes/TV Sudoeste

Um incêndio de grandes proporções, na terça-feira (25), destrói um terreno de vegetação na saída de Vitória da Conquista, em direção a Barra do Choça, às margens da BA-265, na região sudoeste da Bahia. As chamas chegaram a quase cinco metros de altura. O fogo alto queimou a vegetação de uma fazenda e atingiu também uma área que pertence à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O vento e o mato seco contribuíram para que o fogo continuasse se alastrando. Durante a tarde, militares do Corpo de Bombeiros trabalhavam para controlar as chamas, mas novos focos surgiam a todo momento. Um morador de um condomínio próximo ao local incêndio ligou para o Corpo de Bombeiros para avisar quando o fogo começou. O fogo chegou perto de uma casa onde ficam os vigilantes da Uesb, mas felizmente ninguém se feriu. Ainda não se sabe como o fogo teria começado e nem a extensão da área queimada. O G1 entrou em contato com a universidade, por meio da assessoria de imprensa, e aguarda retorno com informações sobre os danos causados pelo fogo.

2ª Vara Cível de Guanambi tem acervo totalmente digitalizado e trabalhos agilizados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com acervo totalmente digitalizado, a 2ª Vara dos Feitos Cíveis da Comarca de Guanambi, a 141 km de Brumado, tem conseguido cumprir as Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo o Juiz Almir Edson Lélis Lima, entre janeiro e setembro deste ano, foram proferidos 1.771 despachos, distribuídos 474 processos novos, prolatadas 293 decisões e realizadas 352 audiências. A unidade fará parte da Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Para o evento especial, já estão preparadas mais de 150 audiências. Além desta, a 2ª Vara Cível de Guanambi também se prepara para a Semana de Conciliação de Audiências do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que envolve a realização de perícias médicas e a prolação de sentenças. O Juiz Almir Edson destacou que, devido ao fato de o acervo processual ser totalmente digitalizado, o andamento dos processos e a entrega da prestação jurisdicional têm sido facilitados.

Jequié: Ajudante de pedreiro constrói automóvel e vira destaque na internet Foto: Jequié Repórter

A criatividade de um jequieense tem repercutido bastante nas redes sociais. O ajudante de padeiro João Carlos projetou e deu início à construção do seu próprio meio de locomoção. Com um motor de 4 tempos, movido a gasolina, ele vem conseguindo colocar em prática o desejo de ter um veículo. Segundo o jovem, morador do Bairro São Judas Tadeu, em Jequié, no sudoeste da Bahia, o modelo ainda deve passar por algumas adaptações, inclusive capota reversível, até a conclusão. Sem precisar exatamente quantos quilômetros consegue percorrer com o tanque cheio, que tem capacidade para 3,5 litros, a estimativa é de que o veículo possua autonomia para percorrer 70 quilômetros. De acordo com o Jequié Repórter, foram utilizados no projeto barras de matalon, quatro pneus e jantes de bicicleta modelo aerocross, volante de carro e algumas engrenagens que permitem a arrancada e a frenagem do carro.

Trotes prejudicam trabalhos no Cicom de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após 25 dias de trabalho desde a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), em Brumado, a coordenadora da unidade, Major Leila Gonçalves, destacou que os resultados têm sido satisfatórios. A quantidade de chamadas é elevada, especialmente nos finais de semana, e o pessoal capacitado para identificar as chamadas úteis e não úteis, com a ajuda do sistema, conforme informou. Apesar do êxito, a Major ressaltou que a unidade brumadense recebe muitos trotes, mesmo diante da Lei Anti Trotes, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores com vistas a punir a realização de trotes contra a Polícia Militar e o Samu 192. “O trote, além de desgastar o atendente, também atrapalha as linhas de comunicação e impede que alguém que esteja realmente precisando de socorro seja atendido”, afirmou ao site Achei Sudoeste. A comandante pediu a colaboração da comunidade para a solução do problema, apelando para que os pais orientem os seus filhos, assim como os professores nas escolas, sobre a importância dos serviços, como o 190 e o 192, e o desserviço do trote. “Em torno de 80% dos chamados que a gente recebe não são ligações que realmente têm o acionamento da viatura ou da ambulância, dos serviços de DPT, Guarda Municipal ou Guarda de Trânsito. Ou seja, elas não terminam em uma ocorrência propriamente dita. Desses 80%, nós fazemos uma seleção do que é trote praticado por criança, por pessoas adultas ou doentes mentais”, destacou. A coordenadora ainda disse que o Cicom pode acionar a polícia, caso a chamada de trote seja identificada, para a tomada das medidas cabíveis.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Artesanato usado como terapia no tratamento dos internos do Caps de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O artesanato tem sido uma grande ferramenta terapêutica utilizada para o tratamento dos internos assistidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Monsenhor Fagundes, no município de Brumado. Todas as semanas são produzidas peças diversas de bonecas, peso para escora de portas, arte em vidros, panos de prato, flores artificiais, acentos aproveitando pneus e vários outros itens, todos confeccionados com materiais recicláveis. As professoras de artes do Caps, Rofélia Castro e Vanusia Freitas relataram ao site Achei Sudoeste que a oficina tem cumprido o seu propósito principal, que é de ofertar o tratamento terapêutico aos assistidos. “Eles chegam logo cedo e aí se envolvem bastante com os trabalhos. No momento em que estão desenvolvendo as artes eles cantam, contam causos, riem. O ambiente fica tão descontraído que no final do dia eles já terminaram as peças que começaram a fazer na parte da manhã”, disseram as artesãs. Na avaliação das professoras, a descontração também tem ajudado na qualidade das peças desenvolvidas, com ótimo acabamento e boa aceitação do público em geral. 

Artesanato usado como terapia no tratamento dos internos do Caps de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Tão bem produzidas ficam as artes que comerciantes vêm buscar para expor em suas lojas e depois ainda devolvem o que venderam para o Caps. O valor arrecadado é novamente aplicado na oficina para a produção de novas peças. Outros nos pedem encomendas e ainda mantemos o nosso próprio bazar aqui no Caps para expor as peças”, detalhou Rofélia, sendo referendada pela colega Vanusia, que explicou como funciona a linha de produção. “Cada interno produz duas peças, uma ele leva pra vender e outra fica aqui no Caps. Assim, eles valorizam ainda mais o que fazem, se sentem úteis e produtivos, além de animados por terem seus trabalhos apreciados pelo público em geral”. Para as artesãs, o trabalho tem sua recompensa maior com os efeitos positivos no tratamento dos internos. “É muito valoroso e gratificante, sempre agradeço a Deus por ter me colocado aqui para acompanhar esse tratamento com os assistidos. Digo sempre que Deus nos deu um grande privilégio através da nossa arte, em poder ajudar essas pessoas a se sentirem melhores diante dos seus conflitos psíquicos”, pontuou Rofélia.

Brumado: Estudo visa viabilizar projeto para instalação de radares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente de Trânsito e Transportes de Brumado, João Nolasco, informou que o Município está fazendo um estudo de viabilidade para implantação do radar pardal na cidade. O equipamento afere a velocidade dos veículos nas vias públicas. Nolasco declarou que, no ano passado, uma empresa especializada no assunto esteve no município fazendo um levantamento geográfico para instalação dos radares, mas só agora o projeto está sendo, de fato, concretizado. O secretário destacou que, embora os quebra-molas sejam alternativas para redução da velocidade nas vias, o risco de acidente é grande. Além disso, ele afirmou que os radares são uma modernização proposta pelo setor diante do crescimento da cidade. “Com o radar, o motorista tem duas opções: ou ele controla a velocidade ou ele será penalizado financeiramente”, ressaltou. Nolasco reforçou que o projeto ainda está sendo amadurecido, adiantando apenas que serão instalados radares fixos e móveis em pontos estratégicos da cidade.

Brumado: Polícia incinera mais de uma tonelada de drogas

Equipes da Polícia Civil incineraram cerca de 1.300 kg de drogas, sendo a maior parte de maconha e 2 kg de cocaína. Segundo informações da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), as drogas foram apreendidas em diferentes ocasiões, nos municípios de Brumado, Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a destruição ocorreu em um dos fornos de uma empresa local e também contou com um representante do Ministério Público, bem como da Vigilância Sanitária de Brumado.

Brumado: Polícia incinera mais de uma tonelada de drogas
Livramento de Nossa Senhora: Empresários são procurados por envolvimento com o tráfico de drogas Foto: Divulgação/PC

Nesta terça-feira (25), mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nas residências de dois empresários bastante conhecidos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. De acordo com o Blog do Léo Santos, equipes do Draco e da 20ª Coorpin se mobilizaram na operação em desfavor de Nelson Ricardo Aguiar Leal, o Nelsinho, e o seu pai, Roberto Tadeu Osório Pimentel Leal, o Robertinho. Outro alvo não teve a identidade revelada. Na casa de Robertinho Leal, foi apreendida uma arma de fogo e dois tonéis com resíduos de maconha, semelhantes aos apreendidos em uma fazenda de sua propriedade, na última semana. No imóvel, onde os assaltantes de um carro forte estavam acampados, cerca de uma tonelada de maconha foi apreendida. Três mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Criminal de Livramento após manifestação favorável do Ministério Público Estadual (MPE). Os investigados não foram localizados.

Boquira, Macaúbas, Igaporã e Riacho de Santana vão ter que regularizar transporte escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após constatar irregularidades, o Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa recomendou que 24 municípios do oeste baiano regularizarem o serviço de transporte escolar. Com isso, cada prefeito tem 20 dias, contados do dia da notificação, para organizar licitações, contratações e execuções do serviço. Nas investigações, o procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva verificou diversas irregularidades. Entre elas, sobrepreço e superfaturamento de rotas, contratação de prestador sem capacidade operacional e uso de carros e motoristas em desconformidade com a legislação de trânsito. Além de Bom Jesus da Lapa, as recomendações foram envidadas para os municípios de Boquira, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Ibipitanga, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Jaborandi, Macaúbas, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato e Tabocas do Brejo Velho. Caso os municípios não regularizem o serviço, o MPF pode ajuizar ações para obrigar os prefeitos a cumprir com o estabelecido. Na mesma notificação, o MPF também cobrou que as gestões publiquem, mensalmente, nos portais de transparência, tabela resumida com indicação de todos os veículos e cópia dos respectivos processos de pagamento dos serviços de transporte escolar. Além disso, os municípios devem publicar e manter atualizadas as rotas de transporte escolar, com indicação dos pontos de saída e chegada, paradas e escolas abrangidas.

Nefrologista da Clínica Mais Vida alerta sobre as complicações do mal funcionamento dos rins

Eles são responsáveis em filtrar o sangue, isso todos sabem. Mas o que muitos desconhecem é que esse órgão exerce funções, que são vitais ao nosso organismo. Portanto, merece uma atenção especial de nossa parte. A principal doença tratada pelo nefrologista é a Insuficiência Renal, que ocorre quando o paciente tem as funções básicas realizadas pelos rins comprometidas. A insuficiência pode ser aguda ou crônica. Insuficiência Renal Aguda é a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue e a crônica é quando a perda das funções ocorre de maneira gradual e permanente. O nefrologista cuida do paciente portador de : Hipertensão Arterial, Diabético, Cálculo Renal, Glomerulopatias, Infecção Urinária e todas as doenças sistêmicas que podem lesas os rins. Em muitos casos, as doenças dos rins apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico e o início precoce do tratamento, fatores fundamentais para a cura ou a ampliação da qualidade de vida do paciente. Por isso, quando o trabalho do nefrologista é realizado logo no início do aparecimento das doenças renais, isso é revertido em resultados primordiais para a saúde e o bem-estar do paciente, evitando assim que curse para Insuficiência Renal Crônica com necessidade de Hemodiálise ou Transplante. Marcelo Santana destaca que a relação de funções dos rins é grande, assim como o número de complicações que pode apresentar, e o mais grave é que a grande maioria não percebe. Desta forma, previna-se, faça uma consulta com o especialista para saber como anda a saúde desse importante órgão. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Brumado: Chefe do cartório eleitoral explica funcionalidade do aplicativo e-título Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste processo eleitoral, já está disponível para o eleitor o aplicativo e-título, que foi preparado pela Justiça Eleitoral. Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, os interessados podem baixar o aplicativo, que funciona nas plataformas IOS e android, e preencher um cadastro. Em seguida, o sistema validará o aplicativo com os dados da Justiça Eleitoral. “É como se fosse uma via digital do título. Vai constar todos os dados do eleitoral, a fotografia tirada no dia em que ele fez o recadastramento biométrico e um código de validação”, explicou. Araújo disse ainda que o e-título já está sendo válido como documento de identificação para as eleições deste ano, não necessitando de nenhum outro documento no ato da votação. “É a Justiça Eleitoral se adaptando às novas tecnologias pra facilitar a vida do cidadão no momento do voto”, destacou.

Vara do Trabalho de Brumado abre seleção de estagiários de nível médio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Vara do Trabalho de Brumado abriu processo de seleção de estagiários de nível médio. Os candidatos concorrerão, inicialmente, a duas vagas de estágio não obrigatório, na Justiça do Trabalho de Brumado, mais cadastro de reserva. A jornada semana de estágio será de 20 horas, de 8h às 12h e de 13h às 17h. O estagiário terá direito a uma bolsa mensal de R$ 601,25, além de auxílio transportes e seguro de acidentes pessoais. A duração do estágio será de 01 ano, podendo ser prorrogado até o limite de dois anos. Poderão se inscrever no processo de seleção alunos regularmente matriculados e com previsão de cursar, no ano de 2019, o 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio de formação geral, não profissionalizante, e que tenham, à época da contratação, idade mínima de 16 anos. A inscrição será feita, presencialmente, de 01 a 11 de outubro, na Secretaria da Vara do Trabalho de Brumado, localizada na Rua João Teófilo Pereira, no Bairro Santa Tereza. Não há custo. O processo seletivo incluirá análise do histórico escolar e entrevista. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Urnas eletrônicas estão sendo preparadas em Brumado para atender 21 municípios da região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como cidade polo regional, Brumado também recebe em seu Fórum Eleitoral a demanda de atender 21 municípios da microrregião, com a supervisão e manutenção das urnas eletrônicas utilizadas nos períodos de votação eleitoral. Para as próximas eleições de outubro, quando serão escolhidos o novo presidente, governador do estado, senadores, além de deputados federais e estaduais, 1500 urnas estão sendo preparadas por técnicos habilitados sob a supervisão do chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral, Igor Araújo, e pelo Juiz Eleitoral Rodrigo Britto. As urnas passaram por vários testes e manutenção nos últimos meses e ainda passarão por novas vistorias até o dia das eleições no intuito de comprovar a confiabilidade e eficiência dos equipamentos. Na região zona eleitoral brumadense, que agrega ainda os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, este ano também será utilizado o sistema biométrico. A estimativa da Justiça Eleitoral é que, por conta do novo sistema de votação, o eleitor da microrregião deva levar em média 2 minutos para concluir a votação.

Caculé: Hospital Nossa Senhora Aparecida passa por grande reforma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (21), foram inauguradas a Sala de Emergência, a praça e reforma do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Com o apoio do Governo de Caculé, hospital passou por uma grande reforma, dando mais conforto aos que precisam da unidade de saúde.

Caculé: Hospital Nossa Senhora Aparecida passa por grande reforma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Praça e a Unidade de Emergência passaram a receber o nome de Dr. Arquimedes Marques da Silva, médico que fundou o hospital em 1974 e que até nos dias atuais presta serviço ao município.

Caculé: Hospital Nossa Senhora Aparecida passa por grande reforma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a inauguração, o diretor administrativo Dr. Charles Martins enfatizou o convite recebido pelo Governo Municipal para gerir a unidade e o apoio do prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, que, com recursos próprios, investiu na reforma do hospital. Segundo o gestor,  ainda em seu mandato será construída uma Sala de Maternidade, dando mais conforto e segurança às gestantes que precisarem dos serviços prestados.

Caetité: Duas Adolescentes de 15 anos são baleadas em tentativa de homicídio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta segunda-feira (24), duas adolescentes de 15 anos foram baleadas no Bairro Santo Antônio, nas proximidades de uma quadra poliesportiva, em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo testemunhas, dois homens em uma moto seriam os responsáveis pelos disparos. Informações da polícia apontam que eles queriam atingir um homem, mas acabaram acertando as garotas. Estas foram socorridas pelo Samu 192 e encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas. Não se sabe qual o estado de saúde das vítimas. A polícia militar realizou rondas na região na tentativa de encontrar os suspeitos, mas sem sucesso. O caso, registrado como tentativa de homicídio, será investigado pela polícia civil. A principal suspeita é de que o crime esteja relacionado ao tráfico de drogas.

Para não afetar eleição, horário de verão é adiado para novembro Foto: Thinkstock/Veja

O horário de verão de 2018 começará em 4 de novembro, e não no meio de outubro, como nos anos anteriores. Assim, no primeiro domingo após o segundo turno das eleições (que será no dia 28 de outubro), o brasileiro deverá adiantar seus relógios em uma hora. De acordo com a Veja, a decisão de adiar a data foi tomada pelo presidente Michel Temer, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, no final de 2017, sob a alegação de que a mudança em outubro atrapalharia a apuração dos votos. Apenas alguns estados brasileiros possuem horário de verão – todos os do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os estados das outras regiões não participam da mudança. Até as eleições de 2014, isso criava problemas para o sistema eleitoral. Como a votação é encerrada às 17h, as regiões Nordeste e Norte fechavam suas seções de votação uma hora mais tarde do que o restante do país.

Dom Basílio: Caesg prende suspeitos de terem roubado R$ 37 mil de estabelecimento comercial Foto: Divulgação/Caesg

Uma guarnição da Caesg realizou diligência à procura dos suspeitos de terem roubado R$ 37 mil de um estabelecimento comercial na cidade de Dom Basílio, a a 54 km de Brumado. Depois de analisarem as imagens do circuito interno de segurança, os policiais localizaram Negão, que confessou que a sua participação no crime se restringiu a informar qual era o dia do pagamento dos funcionários do estabelecimento. Em seguida, ele apontou os nomes dos dois indivíduos que teriam cometido o assalto. Diante das informações, a guarnição chegou até um dos suspeitos no Povoado Buquerão das Neves e, no local, mediante autorização, foi realizada revista em sua residência, sendo localizada uma mochila preta contendo certa quantia de substância análoga à maconha, diversos sacos plásticos utilizados para embalar entorpecentes e um aparelho celular. Em continuidade à diligência, os policiais se deslocaram até o Povoado de Passagem, onde foi localizado o outro suspeito. Mediante autorização também foi feita busca na sua residência, sendo encontrado um pino de substância análoga à cocaína, a quantia de R$ 1.450 em espécie, diversas munições, 01 luneta de precisão e 02 capacetes idênticos aos que foram utilizados no assalto. Os envolvidos e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde foram flagranteados pelos crimes de tráfico de drogas e posse de munições de calibre permitido.

Jequié: Homem é preso com 44 kg de cocaína embaladas com foto de Pablo Escobar Foto: Divulgação/PRF

Um homem de 39 anos foi preso com 44 kg de cocaína dentro de um carro, em um trecho da BR-116, na Bahia, na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava embalada em fita adesiva com imagem de Pablo Escobar, narcotraficante colombiano morto em 1993. Conforme a PRF, o caso ocorreu durante uma fiscalização na rodovia na altura do município de Jequié, sudoeste do estado. Ainda segundo a Polícia Rodoviária, o suspeito foi abordado quando dirigia pelo km 677. Durante a fiscalização, os agentes desconfiaram de uma história contada pelo condutor do veículo e, após verificação no carro, foram achados 44 tabletes de cocaína no porta-malas. A PRF informou que o suspeito relatou que recebeu a droga em São Paulo (SP) e pretendia levar até Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária, o homem contou ainda, que aceitou fazer o transporte da droga, após ser abordado por dois homens na capital paulista, que ofereceram dinheiro para ele levar o entorpecente. O motorista foi levado preso para a Delegacia de Polícia Civil em Jequié. Ele vai responder por tráfico de droga.

Riacho de Santana: Homem é morto a tiros após discussão por causa de som na zona rural Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Joel Dias da Silva, conhecido como Dilo, de 35 anos, foi assassinado a tiros, após discutir com um homem dentro de um bar, situado em Agreste, zona rural do município de Riacho de Santana, a 203 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a confusão teria acontecido por conta de um som automotivo. Armado, o agressor, identificado apenas como Rogério, disparou cinco tiros contra Joel, que foi atingido em dois lugares, inclusive na cabeça. A vítima morreu no local e o agressor fugiu. Diligências foram realizadas por uma guarnição da Polícia Militar, mas até o momento ninguém foi preso. Os dois homens já haviam se desentendido outra vez. Joel morava com a esposa e três filhos na localidade de Boa Nova, em Riacho de Santana. O corpo foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras para realização dos procedimentos técnicos. O caso será apurado pela Polícia Civil.

Ibope: Bolsonaro tem 28%, Haddad, 22%, Ciro, 11%, Alckmin, 8%, Marina, 5%

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (24) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre sábado (22) e domingo (23). O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos. Os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro (PSL): 28%; Fernando Haddad (PT): 22%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Geraldo Alckmin (PSDB): 8%; Marina Silva (Rede): 5%; João Amoêdo (Novo): 3%; Alvaro Dias (Podemos): 2%; Henrique Meirelles (MDB): 2%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 12%; Não sabe/não respondeu: 6%. O Ibope entrevistou 2.506 eleitores em 178 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O Registro da pesquisa no TSE: BR-06630/2018.

Guanambi: Indivíduo com prisão domiciliar é preso após roubar uma moto Foto: Divulgação/PM

Em mais uma fase da Operação Força Tática, em Guanambi, a 141 km de Brumado, policiais militares diligenciaram e prenderam um indivíduo acusado de roubar uma moto no Bairro Vasconcelos. De posse das características do indivíduo, os policiais se depararam com Marcelino Ferreira, que é bastante conhecido da polícia. Ele foi conduzido até a delegacia e, no local, a vítima o reconheceu como o autor do roubo. Na unidade, também foi constatado que o mesmo encontrava-se em prisão domiciliar por crime de tráfico de entorpecentes e aproveitava-se dessa condição para cometer diversos delitos na cidade. O fato foi registrado na delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Modric bate Cristiano Ronaldo e Salah e é eleito melhor jogador do mundo Foto: Reuters/Fifa

O croata Luka Modric foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo na temporada 2017-2018. Ele desbancou Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Mohamed Salah, do Liverpool, para ficar com o troféu. O meia do Real Madrid obteve 29,05% dos votos. O português ficou com a segunda colocação, com 19,08%, e o egípcio em terceiro, com 11,23%. Modric também acabou com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que se alternaram na primeira colocação do prêmio nas últimas dez edições. O último jogador que havia conquistado a taça antes do reinado do português e do argentino havia sido o brasileiro Kaká, em 2007. O prêmio foi entregue pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino. No palco, Modric fez questão de agradecer aos torcedores e companheiros de Croácia e Real Madrid e ainda fez um compatriota chorar: o ex-jogador Zvonimir Boban.

Brumado: Maracujá, melancia, mamão, limão e manga lideram a produção agrícola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O censo agropecuário 2017/2018 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no interior do município de Brumado aponta que a melancia, o maracujá, a manga e o limão são os carros chefe na produção agrícola. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, com grandes investimentos no últimos anos nas regiões de fronteira com os municípios de Tanhaçu e Livramento de Nossa Senhora, o maracujá liderá toda a linha produtiva no setor de hortifrúti em Brumado, com uma produção anual de quase 5.5 milhões de toneladas. São mais de 540 estabelecimentos rurais produzindo o maracujá em todo o território do município, enquanto a melancia, relacionada na lavoura temporária, tendo 229 lavouras plantadas, chega em segundo lugar na linha produtiva, com mais de 1.4 milhões de toneladas anualmente. O mamão conta com apenas 11 locais de plantio direcionado, mesmo assim, proporcionalmente, poderia se afirmar que o fruto é o mais produzido na região, com mais de 360 mil toneladas por ano. O limão, muito utilizado nas saladas, sucos, bebidas e variados preparos da culinária regional, conta com 42 locais diretos de plantio e uma linha produtiva de mais de 221 mil toneladas todos os anos. A manga, por sua vez, tem ganhado cada vez mais adeptos entre os agropecuários de Brumado, e, no momento, 28 lavouras são direcionadas às chamadas fazendas de manga, com uma produção de mais de 103 mil toneladas anualmente. O censo agropecuário revelou que o produtor brumadense vem buscando novas alternativas de produção no intuito de driblar as dificuldades encontradas diante do prolongando período de seca, o que agrava a crise hídrica no sertão. Além das frutas mencionadas, outros itens, como mandioca, milho, feijão, abóbora, coco, banana, laranja, algodão, cebola e cana de açúcar, fazem parte do repertório explorado pelos produtores rurais.

Arquivo