Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2018
Caculé: Jovem de 24 anos é assassinado no centro da cidade Foto: Reprodução/Facebook

Um homicídio ocorrido por volta das 01h30 deste domingo (23) chocou os moradores da Travessa Coração de Jesus, no centro da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. Anderson Oliveira Sousa, de 24 anos, conhecido com Tan, morreu após ser atingido por dois disparos de arma de fogo. Segundo moradores do local, a vítima estava sentada na calçada de uma das casas, supostamente fazendo uso de droga (no local teria sido encontrada uma “bituca” de cigarro análogo à maconha), quando uma moto se aproximou e efetuou o primeiro disparo. Tan ainda conseguiu se levantar e sair pedindo por socorro. Após andar cerca de 30 metros foi alvejado com o segundo tiro e caiu. Uma ambulância e agentes da Polícia Militar estiveram no local. O corpo foi levado para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, mas já chegou à unidade sem vida. De acordo com o Informe Cidade os tiros atingiram a região precordial (coração). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde será necropsiado.

Consumo de álcool cai no Brasil, mas deve voltar a subir até 2025, afirma OMS Foto: Reprodução/Blog Beer

O relatório públicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que o consumo de bebidas alcóolicas no Brasil sofreu uma queda entre 2010 e 2016. A tendência de redução, porém, corre o risco de aumentar até 2025. O consumo de álcool por pessoa caiu de 8,8 litros por ano em 2010 para 7,8 litros em 2016. Entre os homens, o consumo do álcool chegou, em média, a 13 litros por ano em 2016. Já entre as mulheres, a média era de apenas 2,4 litros. No total, a cerveja representa 62% desse consumo, enquanto os destilados respondem por 34% e o vinho 3%. Para a OMS, o movimento de alta é esperado para o mundo todo nos próximos dez anos. A entidade afirma que a meta de reduzir o consumo em 10% até 2025 pode não ser atingido. Atualmente, 2,3 bilhões de pessoas bebem álcool no mundo. Em média, cada pessoa bebe por dia o equivalente a dois copos de vinhos de 150 ml, ou 750 ml de cerveja, o que representa 33 gramas de álcool puro por dia. De acordo com o Estadão, a organização diz ainda que os governos precisam usar de forma mais proativa impostos sobre as bebidas para salvar vidas, além de proibir publicidade.

Brasileiros não estão prontos para lidar com a morte, diz pesquisa Foto: Thinkstock/Veja

O brasileiro se julga pouco preparado para enfrentar a morte. Apesar disso, 79,5% concordam que a morte é um fenômeno tão natural quanto crescer, e 81,2% acreditam que “a morte é a única certeza que temos”. O resultado é de um levantamento feito pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). A pesquisa mostra que 68% dos entrevistados concordam com a frase “eu sei que a morte virá, mas não me sinto pronto para isso”. De acordo com a Veja, mesmo compreendendo a naturalidade do fim da vida, 82,4% das pessoas relacionam o acontecimento com um grande sofrimento e acreditam que não há nada mais dolorido que a perda de uma pessoa querida. Segundo o estudo, 75% dos entrevistados têm muito medo de perder alguém. Apenas 1,6% avaliaram não ter receio nenhum de que alguma pessoa próxima morra.

Radiocirurgia é eficaz contra câncer de pulmão, diz estudo brasileiro Foto: IStock/Getty Images

A radioterapia estereotáxica corporal, popularmente conhecida como radiocirurgia, é uma opção eficaz para o tratamento de câncer de pulmão em fase inicial. A conclusão é de um estudo brasileiro, publicado recentemente no periódico científico Journal of Global Oncology. A terapia é indicada para pacientes que não podem se submeter ao tratamento mais eficaz nesses casos, que é a cirurgia, por ter outras complicações de saúde. “A radiocirurgia veio adicionar uma expectativa de cura para pacientes que ficavam sem alternativa e não é uma proporção pequena. De 10% a 15% dos pacientes não podem receber a cirurgia por causa da fragilidade”, diz Ricardo Terra, cirurgião torácico. Segundo pesquisadores do Hospital Sírio-Libanês, onde o estudo foi desenvolvido, o procedimento, não invasivo, é capaz de destruir o tumor em 89% dos casos. Após dois anos de acompanhamento, 80% dos pacientes estavam vivos. “A radiocirurgia traz oportunidade de cura que se aproxima do resultado de uma cirurgia”, diz Carlos Vita Abreu, radio-oncologista do Hospital Sírio-Libanês. A pesquisa, que teve início em 2007 e durou até 2015, avaliou os resultados em 54 pacientes do hospital classificados como frágeis, geralmente idosos que já tiveram problemas de saúde, como doenças associadas ao cigarro ou cardíacas. A média de idade dos participantes era de 75 anos e todos deveriam estar com o tumor em fase inicial, com menos de 5 centímetros. Nenhum paciente morreu nem teve complicações graves após fazer o procedimento.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A matriz da clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Já a sua filial, na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Multas por uso de celular ao volante crescem 33% em 2018 Foto: ThinkStock/Veja

Apenas nos primeiros sete meses deste ano, o número de multas aplicadas a quem usa o celular enquanto dirige já é 33% maior do que em todo o ano passado. Os dados são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), mantido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De janeiro a julho, segundo o órgão, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759.700 multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571.600. De acordo com a Veja, o alerta sobre os riscos e ameaças no uso de celular ao volante foi reforçado durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou no último dia 18 e vai até a próxima terça-feira (25).

Mulher se joga de prédio para escapar de incêndio em Senhor do Bonfim Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma mulher se jogou do primeiro andar de um prédio na cidade de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia, pra fugir de um incêndio que atingiu o imóvel, na tarde do último sábado (22). A cena foi gravada com um celular por uma das pessoas que estavam na rua e presenciaram as chamas. De acordo com o G1, um idoso de mais de 70 anos, que mora no mesmo apartamento da mulher e que também estava no imóvel no momento do incêndio, foi socorrido com vida pelo Corpo de Bombeiros. O fogo teve início em uma loja de roupas que fica no térreo. Não há informações sobre o que provocou as chamas, que se alastraram rapidamente e destruíram o estabelecimento comercial. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ajudou a debelar o incêndio. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da mulher e do idoso, que foram levados para uma unidade de saúde da cidade.

Eleições 2018: TSE faz cerco a desvios no fundo de campanha Foto: Jorge William/Agência O Globo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usará uma força-tarefa — integrada pela Procuradora da República, Polícia Federal e Receita Federal — para fiscalizar as contas dos candidatos nas eleições deste ano. Sem as doações de empresas, fundos públicos de R$ 2,5 bilhões bancarão as campanhas. De acordo com o jornal o Globo, o TSE informou ainda que treinará funcionários dos tribunais regionais para melhorar a auditoria nas faturas apresentadas por candidatos a governador, a senador e a deputados.

Anatel inicia alerta de bloqueio de celulares piratas Foto: Reprodução/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa, neste domingo (23), a enviar mensagens para usuários de celular de 10 estados, alertando sobre bloqueios de celulares piratas. São aqueles que não são certificados pela agência ou tiveram o IMEI (número que funciona como identificação única do aparelho) adulterado, clonado ou fraudado. Os estados que começarão a receber alertas são todos da região sul do país. Quem estiver com o celular irregular receberá uma mensagem do número 2828, alertando sobre a Lei 9.472 e sobre um prazo específico em que o aparelho deixará de funcionar. De acordo com o G1, o bloqueio nessas localidades está prevista para o próximo dia 8 de dezembro. A Anatel consegue identificar celulares irregulares porque tem um sistema informatizado, em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, que identifica os celulares irregulares em uso na rede.

Servidor público morre após cair de motocicleta na zona rural de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O servidor público da prefeitura municipal de Caetité, a 100 km de Brumado, Manoel Barbosa, 54 anos, morreu neste sábado (22), após perder o controle da direção e cair de sua motocicleta, em uma estrada vicinal que dá acesso ao Distrito de Pajeú dos Ventos, na zona rural da cidade. A vítima percorria pelo local, quando perdeu o controle da direção do veículo e acabou caindo sofrendo diversas lesões na região do crânio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, já constatou a morte do servidor público. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi realizou a perícia no local. O corpo de Manoel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

Siamesa com cardiopatia faz cirurgia para resolver quadro de hidrocefalia Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (21), uma das gêmeas siamesas que tem quadro de hidrocefalia vai fazer a cirurgia para colocação de válvulas que vão absorver o líquido no Hospital Ana Nery, em Salvador. Em relato ao site G1, a mãe das crianças, Viviane Menezes dos Santos, detalhou como será o procedimento da filha Débora, a partir de informações do médico neurologista que vai fazer a cirurgia. “A gente ainda não sabe o horário exato da cirurgia, mas ela vai fazer nesta sexta. Vai colocar a válvula na cabeça até a barriga, para que o organismo dela possa absorver o líquido. O médico explicou que essa válvula não ficará externa, porque o risco de infecção é muito grande. Por conta do quadro clínico dela, ela não pode pegar uma infecção”, disse Viviane. De acordo com o boletim médico, a pequena Débora apresentou um sangramento na região da cabeça, que evoluiu do nível 2 para o nível 3. Por conta disso, a cirurgia corretiva no coração, que seria feita quando ela se recuperasse da operação de separação, foi adiada. A expectativa da família e da equipe médica é de que o organismo da recém-nascida aceite a colocação das válvulas, para que a cirurgia do coração possa ser feita com brevidade.

Guanambi: Casal é preso com arma e drogas Foto: Divulgação/PM

Na tarde de quinta-feira (20), o casal Bruno Carvalho Sintra e Tábata Ludmila de Brito do Nascimento foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informações da polícia, uma denúncia indicou que a residência do casal, localizada no Bairro Santa Luiz, seria ponto de venda de drogas. No local, foi encontrada uma pistola calibre 40, uma quantidade de substância análoga à maconha, seis petecas de susbstância similar à cocaína, vários sacos plásticos para embalar a droga, munições, celulares, R$ 455 em espécie e correntes de ouro. A operação contou com o apoio de um helicóptero do Grupo de Operações Aéreas (Graer). De acordo com a polícia, o casal seria responsável por parte do abastecimento de droga em Guanambi, além de terem participação em uma das organizações criminosas que atuam no município.

Alto consumo de energéticos pode trazer prejuízos para o corpo Foto: Reprodução/Getty Images

Os energéticos são bebidas que estimulam o metabolismo e garantem melhorar o desempenho, aumentar a energia e deixar as pessoas mais alertas. Esse tipo de bebida é muito popular entre adolescentes – especialmente aqueles em ano de vestibular e precisam se manter despertos por mais tempo – e jovens adultos, que podem misturá-los a bebidas alcoólicas para potencializar os efeitos. No entanto, o alto consumo de energéticos podem trazer consequências para a saúde a longo prazo.

Embasa diz que abastecimento em parte do município de Aracatu ocorre com vazão reduzida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as reclamações dos moradores, a Embasa informou, em nota enviada ao site Achei Sudoeste, que o abastecimento em parte do município de Aracatu está ocorrendo com vazão reduzida, devido a problemas operacionais na Barragem Riacho do Jardim. As áreas afetadas são as partes altas dos bairros Centro, Caraíbas, Bons Ares e Rui Barbosa. A Embasa trabalha para restabelecer a oferta usual de água, com previsão de regularização ao longo dessa sexta-feira (21). Segundo a empresa, já foi iniciada a obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Aracatu, empreendimento que conta com investimento da ordem de R$ 6 milhões e tem previsão de conclusão no prazo de nove meses.

Chopada de Medicina será realizada pela primeira vez em Brumado

Sempre antenadas com as novidades da área de entretenimento, a Só Legal e Beto Bonelly Produções vão realizar em 2019, pela primeira vez em Brumado, a Chopada de Medicina. O projeto foi inspirado devido à implantação da Faculdade de Medicina, que entrará em vigor no ano que vem. A festa já existe em várias cidades do país, a exemplo de Vitória da Conquista, e é um grande sucesso, composta por uma alta qualidade musical, gente bonita, alegria e alto astral. Segundo os produtores, o evento deve acontecer no segundo semestre de 2019,; os patrocínios, inclusive, já estão sendo firmados. Além disso, a grade musical também está começando a ser elaborada. Fiquem ligados: em breve, mais informações sobre o evento.

Brumado: Conselho Tutelar acusa padrasto de agredir enteado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Conselho Tutelar foi acionado pela direção da Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva após um aluno de 12 anos comparecer às aulas com hematomas pelo corpo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, quando perguntado o que teria acontecido, o estudante disse que havia levado uma surra do padrasto por conta de uma briga com o irmão. O Conselho Tutelar acusa o padrasto de maus tratos e o caso também está sendo investigado na Delegacia de Polícia Civil.

A arrecadação com impostos, contribuições e demais receitas teve crescimento real (acima da inflação) de 1,08% em agosto deste ano e atingiu R$ 109,751 bilhões, informou nesta sexta-feira (21) a Secretaria da Receita Federal. Foi o maior valor para meses de agosto desde 2014, ou seja, em quatro anos. No mesmo mês do ano passado, a arrecadação federal somou R$ 108,576 bilhões (valor corrigido pela inflação). De acordo com a Receita Federal, o mês de agosto também foi o décimo mês consecutivo em que a arrecadação federal teve crescimento real frente ao mesmo período do ano anterior. A última queda foi em outubro do ano passado, mas o resultado foi influenciado pela receita extra com a chamada “repatriação”, em outubro de 2016. A alta da arrecadação acontece em um momento de reaquecimento, ainda que mais fraco do que esperado, da economia, que saiu da recessão no ano passado – quando o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 1%, depois de dois anos de recessão. Os valores arrecadados também estão sendo influenciados positivamente pelas receitas com “royalties” do petróleo – por conta da alta do preço do produto no mercado internacional. Em agosto deste ano, a arrecadação dos “royalties” subiu 24,63% em termos reais (acima da inflação), para R$ 2,56 bilhões.

Ibicoara: Policial é agredido com tapa no rosto durante apreensão de tipo raro de maconha Foto: Divulgação/PC

Um policial civil foi agredido durante uma abordagem na localidade de Campo Redondo, zona rural de Ibicoara, a 170 km de Brumado. No local, um tipo raro de maconha, produzido a partir do cruzamento de várias espécies, foi apreendida. A maconha skank tem maior concentração de princípios psicoativos e apresenta um odor forte. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, um indivíduo identificado como Marcelo Machado agrediu um dos policiais que participaram da ação com um tapa no rosto. Ele foi conduzido à delegacia, onde foi registrada a ocorrência.

Brumado: Tiro de Guerra recebe palestra sobre a Semana Nacional do Trânsito Foto: Divulgação/TG

Na quarta-feira (19), o Tiro de Guerra de Brumado recebeu a visita do coordenador de educação no trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, que falou sobre o tema da Semana Nacional de Trânsito 2018: “Nós somos o trânsito”. Na oportunidade, o coordenador ministrou uma palestra enfatizando que os acidentes não acontecem por acaso e são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas por parte de condutores e pedestres. A maioria destes têm motivação em falhas humanas, como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário atual, não só no Brasil, mas de todo o mundo”, destacou.

Igaporã: Polícia recupera carga que foi roubada em Barreiras avaliada em R$ 300 mil

Por meio de denúncia anônima, policiais civis da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Igaporã, a 164 km de Brumado, recuperaram uma carga roubada, avaliada em R$ 300 mil, na cidade de Barreiras. A carga de produtos diversos estava guardada em um depósito localizado no Bairro Alto da Usina. Na operação, um indivíduo identificado como Robson Silva Novais, 35 anos, foi conduzido à delegacia e autuado por receptação de carga roubada. Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia de Barreiras, onde foi registrado o boletim de ocorrência na época do roubo, em julho. A polícia civil dará continuidade às investigações a fim de localizar os integrantes da quadrilha de roubos, que pode estar agindo em várias regiões da Bahia.

Subtenente do Tiro de Guerra de Brumado participa do encontro Movimento Família Verdadeira Foto: Divulgação/TG

Na quinta-feira (20), o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Instrutor Chefe do Tiro-de-Guerra de Brumado, participou do encontro “Movimento Família Verdadeira”, organizado pela Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial de Brumado. A instituição é presidida pelo diretor e pastor Odair Lima de Almeida. O encontro contou com a presença de vereadores do município, além de escolas e demais representações. O encontro teve como base o tema “Família Verdadeira”, nascente do amor e do viver entre esposo e esposa e entre o céu e a terra. O diretor declarou que o evento é também promovido pela Federação Pela Paz Universal, com ramificação em vários países.

Mulher fica gravemente ferida em acidente no entroncamento de Dom Basílio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última quinta-feira (20), uma mulher ficou gravemente ferida em um acidente registrado na BA-148, na entrada da cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um veículo que trafegava sentido Livramento/Brumado colidiu violentamente na lateral de outro carro, após o condutor realizar uma conversão proibida no entroncamento da rodovia. Pelo menos quatro pessoas tiveram ferimentos leves e uma ficou em estado grave. Em virtude do impacto, uma mulher de identidade não revelada sofreu graves ferimentos após ser arremessada para fora do veículo - ela foi socorrida por uma equipe do Samu 192 e encaminhada para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. As demais vítimas foram levadas para UPA 24h em Livramento, onde se encontram em observação. A polícia foi acionada para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.

O Banco Central editou na quinta-feira (20) uma circular que busca facilitar as transferências unilaterais de recursos do exterior para o Brasil. Pelas novas regras, que valerão a partir de 1º de novembro, o destinatário final receberá os recursos em sua conta corrente ou de poupança, no Brasil, em reais, sem a necessidade de fazer operações de câmbio ou de arcar com custos adicionais. Isso vale para operações de transferências pessoais de até 10 mil reais. Antes, quando um trabalhador que está em outro país enviava recursos para sua família no Brasil, o destinatário do dinheiro precisava realizar operação de câmbio (trocar a moeda estrangeira por reais). O processo era mais burocrático e era preciso arcar com custos operacionais no Brasil. Além disso, até que a operação fosse feita, não se sabia exatamente quanto o destinatário receberia, em reais. Agora, conforme o BC, todos os custos da operação ficarão a cargo do remetente, no banco de origem. Assim, um trabalhador brasileiro que estiver no Japão (dekassegui), por exemplo, resolverá toda a questão do envio em seu banco. Quando o dinheiro chegar à conta corrente do familiar, no Brasil, ele já estará convertido em reais e não haverá burocracia adicional. Os dados mais recentes do BC mostram que as receitas do país com transferências pessoais somaram 1,482 bilhão de dólares de janeiro a julho. Apenas em julho, foram 211 milhões de dólares.

Caetité: Homem tem R$ 2,6 mil roubados após marcar encontro amoroso com adolescente Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, um homem de 57 anos, que não teve a identidade revelada, marcou um encontro amoroso com uma adolescente. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a garota foi ao local indicado juntamente com outros garotos e chegando lá o grupo agrediu o homem. Este foi obrigado a entregar R$ 2,600, dinheiro que tinha acabado de sacar do banco. O caso, que aconteceu na terça-feira (18), não foi registrado na delegacia. Isso porque o agredido poderia ser denunciado por corrupção de menor, já que havia oferecido dinheiro a adolescente em troca de sexo.

Cuide da saúde do seu coração, tenha hábitos saudáveis, alerta Carlos Junqueira

No próximo dia 29 de setembro será comemorado o “Dia Mundial do Coração” e para que as pessoas sejam informadas sobre a vital importância da adoção de hábitos mais saudáveis de alimentação serão desenvolvidas diversas campanhas, que objetivam a conscientização da população sobre os problemas que podem ocorrer, destacando que pode ser em qualquer idade. Dentre essas doenças está a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), sendo que cerca de 30% da população adulta brasileira é portadora de HAS, e em idosos, a prevalência da doença chega a quase 70%. 

Predominando em indivíduos do sexo masculino e na etnia negra. Embora a genética seja preponderante para o desenvolvimento de HAS, fatores ambientais e estilo de vida entram como grandes potencializadores. Dado o impacto do problema, é de fundamental importância um acompanhamento cardiológico periódico, no intuito de diagnosticar e tratar os pacientes hipertensos, além de orientar hábitos saudáveis, que incluem alimentação balanceada, prática regular de atividade física, cessação do tabagismo e evitar consumo excessivo de bebidas alcóolicas. A modificação do estilo de vida, aliada ao tratamento farmacológico, são cruciais para a redução da mortalidade por Doença Cardiovascular (DCV) e melhora da qualidade de vida da população hipertensa. Carlos Junqueira, cardiologista da Clínica Mais Vida, destaca que a saúde do coração deve ser cuidada deste a infância para que no futuro não sejam diagnosticados com algum problema, para isso é fundamental dizer que mesmo as pessoas que nunca tiveram problemas do coração devem se precaver e realizar consulta com o cardiologista uma vez ao ano, realizando exames. O alerta vai, em especial, para os homens, pois são os que estão sob a maior influência dos fatores de riscos das doenças cardíacas. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

CONTINUE LENDO
Arquivo