Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2019
Livramento de Nossa Senhora sofre com a falta d'água e a má gestão da Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nos últimos dias, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, sofreu com falta de água, bem às vésperas de o Município firmar novo contrato de prestação do serviço com a Embasa. A crise é atribuída a dois fatores: a retenção da água na Barragem Luis Vieira, que fica em Rio de Contas, e a defasagem do sistema de abastecimento da Embasa, que se tornou obsoleto, como alertou a Agência Nacional de Água (ANA) em 2005. Até hoje, não foi feita a ampliação recomendada. De acordo com o site Mandacaru, a Embasa capta o líquido através de uma gambiarra, sem nenhuma sustentabilidade, em espaço cedido pelo DNOCS, na barragem de derivação integrante do Perímetro Irrigado Brumado, inaugurado há 30 anos. Os tubos têm como base uma improvisada tapagem de pedra e cimento. A isso, soma-se ainda, segundo a publicação, a má gestão operacional da gerência local, que usa manobras para encobrir a deficiência do sistema e a insuficiência de água.

Medicina Ocupacional é na Clínica do Trabalhador em Brumado

A Medicina Ocupacional é uma área médica especializada na relação entre o meio de trabalho e a saúde dos colaboradores. Também conhecida como Medicina do Trabalho, atua na prevenção e tratamento de doenças ou ainda ferimentos que ocorram especificamente no ambiente de trabalho. Além disso, promove a melhoria do estado de saúde, a qualidade de vida dos empregados e a integração entre a vida pessoal e profissional dos indivíduos, fomentando assim o bem-estar de toda a equipe e favorecendo a produtividade da empresa. Mais do que uma obrigação do empregador, a medicina ocupacional é uma ferramenta que reforça as relações interpessoais e traz segurança e credibilidade ao empreendimento. Medicina Ocupacional é na Clínica do Trabalhador, atendimento de segunda a sexta-feira, na Rua Coronel Paulino Chaves 278-A, centro, Brumado Bahia. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1414.

Brumado: Homem acusado de matar companheira deve se entregar à polícia nesta quarta Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Acusado de matar a companheira no Bairro Esconso, na cidade de Brumado, Deuslirio Alves deve se apresentar à polícia ainda nesta quarta-feira (24). Segundo informações da Polícia Civil, os advogados do caminhoneiro estiveram na delegacia para informar que o cliente comparecerá à sede da 20ª Coorpin no dia de hoje. Deuslirio é acusado de matar Ariane dos Reis Santos com um tiro na cabeça. O crime aconteceu na madrugada de terça-feira (23), dentro da casa onde moravam, na Rua Ana Maria de Jesus. Ele ainda ligou para o sogro da vítima afirmando que tinha cometido o assassinato. De acordo com o Bahia Notícias, o acusado já tem passagens pela polícia por outros crimes, como ameaça de divulgação de fotos íntimas de outra ex-companheira.

Brumado: Mesários recebem treinamento para atuarem nas eleições do Conselho Tutelar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vinte mesários que irão atuar nas eleições do Conselho Tutelar de Brumado já começaram a receber o treinamento teórico e prático para manusear as urnas eletrônicas, bem como lidar com situações imprevistas ao longo do processo. As eleições acontecem no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, no Colégio Estadual de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ígor Araújo, chefe do cartório eleitoral do município, disse que as eleições serão realizadas pela primeira vez com o uso das urnas eletrônicas. “Esses equipamentos já vêm sendo utilizados desde a década de 1990, no Brasil, em eleições gerais, municipais, com grande sucesso e o que faz com que a gente tenha uma das eleições mais ágeis e modernas do mundo. Nesse ano, o TRE-BA deliberou por fornecer urnas para realização das eleições dos conselhos tutelares, considerando a sua relevância social”, destacou. O chefe do cartório informou que a satisfação é grande em poder oferecer esse apoio logístico aos três municípios que integram a 90ª Zona Eleitoral. Célia Santos, membro do Comdica, pediu que a comunidade participe do processo e ajude a eleger os conselheiros que irão atuar em prol dos interesses das crianças e adolescentes na região. Segundo ela, 26 candidatos concorrem às vagas.

A arrecadação federal com impostos e contribuições somou 119,951 bilhões de reais, em agosto de 2019, informou hoje (24) a Secretaria da Receita Federal do Ministério da Economia. Esse foi o melhor resultado para o mês em cinco anos, quando a arrecadação chegou a 124,7 bilhões de reais. O crescimento real (descontada a inflação), comparado ao mesmo mês de 2018, chegou a 5,67%. Nos oito meses de 2019, a arrecadação chegou 1,015 trilhão de reais, com aumento real de 2,39%. O valor corrigido pela inflação chegou a 1,023 trilhão de reais, o maior volume arrecadado no período também desde 2014, quando chegou a 1,030 trilhão de reais em valores corrigidos pela inflação. Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias, em agosto, assim como em julho, o resultado foi influenciado pela arrecadação de receitas extraordinárias de aproximadamente 5,2 bilhões de reais com Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). De acordo com Malaquias, isso aconteceu devido a reorganizações societárias, em que há incidência dos tributos sobre o ganho de capital com a nova organização das empresas. Ele acrescentou que esse movimento ocorre em momento de recuperação da atividade econômica. Em julho, essa arrecadação extraordinária ficou em 3,2 bilhões de reais. Malaquias acrescentou que essas reorganizações ocorrem em grandes empresas, entre elas, estatais. Segundo ele, se o governo mantiver o empenho em realizar mais privatizações, isso dará mais impulso à arrecadação. Ele afirmou ainda que “o desemprenho da arrecadação está bem superior ao ritmo de retomada da economia”. “Os indicadores macroeconômicos mostram que temos um ritmo de atividade econômica mais dinâmico do que em 2018 e isso está refletindo na arrecadação”, disse. De acordo com a Receita, também houve influência do crescimento do ganho de capital na venda de bens e de ganhos líquidos em operações em bolsa, refletindo na arrecadação. A Receita também registrou crescimento da arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em razão do aumento do volume de operações de crédito.

Tanhaçu: Veículo do aposentado que caiu no golpe do falso depósito é localizado na zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (24), após trabalho de investigação da polícia civil, o veículo do aposentado que caiu no golpe do falso depósito na cidade de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, foi recuperado. O carro de Lorisvaldo Reinaldo de Almeida, de 72 anos, foi encontrado, através de denúncia anônima, na Fazenda Rudiador, na zona rural de Brumado. O veículo, avaliado em R$ 7 mil, estava embaixo de uma árvore na localidade. Segundo a polícia, o suspeito foi levado para prestar esclarecimentos e, posteriormente, liberado devido à falta do flagrante. O homem poderá responder pelo crime de estelionato.

Senadores articulam PEC para instituir mandato no STF Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Depois da tentativa de criar uma CPI para investigar integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), um grupo de 21 senadores prepara uma nova investida contra a Corte. Trata-se de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece prazo para mandato dos ministros do Supremo de oito a dez anos, sem a possibilidade de recondução, além de mudar os critérios de escolha de seus integrantes. De acordo com a Veja, atualmente, os ministros podem exercer o cargo até 75 anos, quando têm aposentadoria compulsória, e são indicados pelo presidente da República, que deve escolher um nome com “reputação ilibada e notável saber jurídico”. O indicado também precisa passar pela aprovação do Senado. O critério, na interpretação de senadores, é genérico. “Queremos uma pauta propositiva, que moralize e faça um regramento do Supremo. No nosso entender, está totalmente um ponto fora da curva no país”, disse o senador Eduardo Girão (Podemos-RS). Para ele, o STF não está “ouvindo” a população. “O único lugar onde não pode faltar justiça é no Supremo. O Supremo não é investigado e se coloca acima dos outros Poderes”, criticou. A ideia da PEC partiu do grupo batizado como “Muda Senado”, que se contrapõe ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Entre os integrantes desse grupo, estão oito filiados ao Podemos. Há também senadores do PSD e PP. Dois senadores do PSL, partido de Jair Bolsonaro (PSL), compõem o time: Major Olímpio (SP) e Soraya Thronicke (MS).

Ifba e Governo de Caculé realizam aula inaugural do curso de Pedreiro de Alvenaria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (21), o Governo de Caculé, em parceria com o Ifba, foi realizada no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pedreiro de Alvenaria. Em seu discurso de abertura, a secretária municipal de educação, Adailde Teles, enfatizou a importância da implantação de um curso profissionalizante por meio de um instituto tão renomado em toda a Bahia, como é o caso do Ifba. Também presente no evento, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, garantiu que irá acelerar os processos de reforma do antigo Colégio Tergina Pinheiro, futura sede do Ifba, em Caculé. Em seguida, o pró-reitor de extensão do instituto, Marco Antônio Tavares Góes, e o diretor do campus de Brumado, Professor Rui Pereira Santana, frisaram a importância dos cursos oferecidos, explanando de forma mais específica sobre o curso de pedreiro. Na oportunidade, foram distribuídos os kits contendo os Equipamentos de Proteção Individual aos alunos matriculados no curso. As aulas terão início no dia 30 de setembro.

Um homem foi preso suspeito de estuprar a própria filha, uma adolescente de 13 anos, no bairro Jardim, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na noite de sábado (22). A vítima e o suspeito foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). O caso foi registrado na delegacia da cidade, onde a vítima prestou depoimento e fez exames de corpo de delito. O G1 entrou em contato com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista para saber mais detalhes do caso, bem como se o suspeito segue preso, mas a delegacia não soube detalhar as informações.

Brumado: Idoso deposita R$ 500 para golpista que fingia ser seu genro com carro quebrado na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, um idoso caiu em um golpe e acabou perdendo R$ 500. Segundo ele, o golpista se passou pelo seu genro e disse que estava com o carro quebrado na BR-030. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a vítima relatou que sempre recebeu esse tipo de ligação de golpistas, mas, dessa vez, foi diferente porque o golpista sabia muitos detalhes sobre sua família, inclusive o nome de suas filhas. “Cai no golpe por isso, porque eu acreditei que era realmente o meu genro. Ele falou que um caminhão fechou ele perto de Ibitira, entrou no mato para desviar e acabou quebrando a transmissão. Aí pediu o dinheiro porque o mecânico não queria receber o cheque dele”, contou. Assim que percebeu que havia caído em um golpe ao confirmar as informações com o genro, a vítima voltou ao banco, mas o golpista já tinha sacado o dinheiro. “Ele tinha todos os dados da minha família, deve ser gente conhecida”, completou. O idoso esteve na delegacia para prestar queixa acerca do ocorrido e o caso será investigado.

CCJ do Senado adia para semana que vem votação do relatório da Previdência Foto: Márcia Foletto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou para a próxima semana a votação do parecer da reforma da Previdência, do senador Tasso Jeiressati (PSDB-CE), previsto para esta terça-feira. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou, no entanto, que o cronograma de tramitação da reforma está mantido. De acordo com o jornal O Globo, a CCJ espelha a decisão de Alcolumbre de antecipar para hoje a convocação da sessão do Congresso Nacional, como forma de pressão sobre o governo para liberação de verbas e como uma reação à decisão do Supremo Tribunal Federal de acatar um mandado de busca e apreensão no gabinete do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O relator disse que foi surpreendido pela decisão e também classificou um erro o adiamento da votação da reforma da Previdência. “Eu fiquei bastante surpreso. Estava preparado para ser hoje. Acho um erro adiar a Previdência, o Brasil todo está esperando por isso, mas vamos obedecer às lideranças”, disse. Os líderes do governo e da oposição chegaram a um acordo para tentar manter o cronograma original da tramitação da reforma. Assim, a votação foi remarcada para a próxima terça-feira na CCJ e, na quarta-feira, no plenário do Senado, em primeiro turno.  O governo e o presidente do Senado querem encerrar a votação em segundo turno até o dia 10 de outubro. Dessa forma, será feito um acordo para quebra dos prazos entre uma votação e outra. Alcolumbr disse, no entanto, que a votação final poderá ficar para até a primeira quinzena de outubro.

Brumado: Vice-prefeito pede desculpas e afirma que foi mal interpretado por vereador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após as polêmicas declarações do vereador Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabelereiro, durante a última sessão legislativa, o vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) se manifestou afirmando que lamenta esse tipo de posicionamento adotado pelo parlamentar, que chegou a chamá-lo de demagogo. “É uma demonstração clara de que ele não me conhece, nem conhece a minha índole”, afirmou ao site Achei Sudoeste. Quanto à emenda no valor de R$ 250 mil citada pelo vereador, a qual teria sido oferecida pelo vice-prefeito ao mesmo, Pereira explicou que, no início da gestão, de fato convidou o parlamentar para uma conversa com um deputado federal a fim de viabilizar uma emenda para requalificar o campo do São Félix, nos fundos do Idalina Azevedo. Segundo Continha, Aguiar compareceu à audiência acompanhado do seu assessor e, na oportunidade, o deputado se comprometeu a conquistar a emenda, desde que o vereador apresentasse um projeto para a referida requalificação, o que não aconteceu. “Foi a única vez que tratei com ele sobre emenda parlamentar e isso não tem nada a ver com comprá-lo ou ludibriá-lo, pelo contrário, faço questão de sempre respeitar as pessoas. Se eu o ofendi, não foi a minha intenção, peço até desculpas”, declarou. Para o vice-prefeito, houve um mal-entendido e humilhar as pessoas não faz parte do seu perfil.

Brumado: Vereador diz que vice-prefeito é demagogo e está perdido e sem grupo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante o seu pronunciamento na sessão da Câmara Municipal, o vereador Edmilson Aguiar (PV), o Leek, direcionou severas críticas ao vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha. Segundo o parlamentar, o vice-prefeito está agindo com demagogia e fazendo piada com a sua pessoa. “Já está por duas vezes que o vice-prefeito me vê e fica com umas gracinhas: 'vereador, vem para o PCdoB que eu tenho uma emenda de R$ 250 mil para você jogar no campo'. Isso acontece desde que o vereador Agno Meira estava aqui. A gente vê que é 171, ele tem que parar com isso. O povo está atento”, declarou. Para Leek, o vice-prefeito está perdido. “Ele não defende os ideais do povo. Aonde ele falar eu vou revidar. Se ele não tem grupo, está perdido, problema dele, vai caçar outro pra lá”, reiterou, acrescentando que tem autonomia para falar o que quiser. Por fim, o vereador pediu respeito ao seu posicionamento.

Brumado: Cachorrada toma conta das ruas enquanto novo canil público continua inoperante Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O velho problema da grande quantidade de cachorros de rua volta a preocupar a população na cidade de Brumado. Os animais costumam vagar em matilha pelos logradouros públicos do município assustando as pessoas. Muitos deles estão doentes e a questão já se tornou de saúde pública. O site Achei Sudoeste esteve na Rua Tenente Amarílio, no Bairro das Flores, onde 14 cachorros circulavam no momento da reportagem. A moradora Marieta Meira disse que a situação é grave e os vizinhos não conseguem nem dormir direito à noite por conta dos latidos e das brigas dos cachorros. Já Lícia Nunes, também moradora do bairro, contou que os animais ficam deitados nas portas das casas e, quando saem, deixam inúmeros carrapatos e pulgas nas calçadas. “Alguma coisa tem que ser feita. A doença transmitida pelo carrapato pode matar. A prefeitura precisa fazer alguma coisa. É perigoso. A gente não quer matar, nem maltratar, mas alguma coisa precisa ser feita”, pediu. Segundo ela, a casa e a calçada precisaram ser dedetizadas devido à situação. Vale lembrar que a cidade conta com um canil municipal, construído à margem da BR-030 em uma obra avaliada em mais de R$ 200 mil, mas que não funciona. “Cachorro é o que bem tem. Gastaram o dinheiro em uma coisa que não funciona. Isso é um absurdo, inadmissível!”, criticou.

TJ-RJ: Desembargador Siro Darlan é alvo de operação da PF Foto: Divulgação

O desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, é alvo da Operação Plantão, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira. O juiz é investigado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela suspeita de venda de sentenças no fórum da capital. Onze mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta manhã. As ações foram autorizadas pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão e contam com o apoio das corregedorias do tribunal e da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O inquérito corre em sigilo. De acordo com a Veja, a PF esteve hoje na casa do magistrado na Gávea, na Zona Sul do Rio, e no gabinete dele no TJ, no centro. “Os procedimentos de buscas e apreensão de provas estão sendo realizados em endereços residenciais, comerciais e profissionais dos investigados”, diz a nota da PF. Procurado, o TJRJ não se manifestou até a publicação desta reportagem. O magistrado é conhecido por decisões de grande repercussão. Foi ele quem determinou a soltura, no início de setembro, dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha, acusados de receber propina na construção de casas populares em Campos dos Goytacazes (RJ). A decisão foi deferida durante plantão do judiciário no Rio, menos de 24 horas após a prisão preventiva do casal. Siro Darlan notabilizou-se quando era titular da 1ª Vara de Infância e Juventude do Rio de Janeiro. No ano 2000, ele proibiu a participação de crianças e adolescentes na novela “Laços de Família”, da TV Globo. No ano seguinte, o então juiz proibiu a entrada de menores em um show da Planet Hemp na Praça da Apoteose e a participação de meninas menores de 18 de participar de desfile de moda sem autorização judicial. O Conselho Nacional de Justiça abriu em 2018 um Processo Administrativo Disciplinar para investigar se Darlan cometeu infração funcional ao proferir liminar durante um plantão. De acordo com o processo, a a parte beneficiada pela decisão tinha um filho do desembargador como advogado e ele não se declarou impedido.

Material ilícito é encontrado em residência no centro da cidade de Brumado Foto: Divulgação/PM

Por volta de 12h30 de segunda-feira (23), após informação do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), a polícia deslocou-se até a Rua Coronel Paulino Chaves, no centro de Brumado, com o intuito de averiguar uma situação de vias de fato. Chegando ao local, a guarnição se deparou com uma confusão generalizada e um indivíduo fugiu com uma embalagem não identificada. Outro se identificou como o solicitante e alegou ter sido agredido pelo sobrinho, o qual seria traficante e teria uma arma em sua residência. O proprietário da casa convidou a polícia para fazer buscas, durante a qual, além de dois aparelhos celulares, vasta quantidade de cigarros de maconha, R$ 2.450 em espécie, também foi encontrada uma pequena e caseira plantação de maconha. Diante dos fatos, o solicitante e o material apreendido foi apresentado ao Delegado Plantonista, ficando os mesmos à disposição da justiça.

Jair Bolsonaro ataca esquerda, mídia, França e Raoni em discurso na ONU Foto: Carlos Allegri/Reuters

Em seu primeiro discurso no plenário da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) abriu frentes de ataques severos contra os governos de esquerda no Brasil, a atitude da França diante dos incêndios na Amazônia e até mesmo o cacique caiapó Raoni Metuktire, uma das principais vozes contra as políticas indigenista e ambiental da sua gestão. Sob a alegação de que trazia a “verdade” ao plenário, o brasileiro criticou até mesmo a própria ONU, a quem acusou de “perverter a identidade biológica”, em referência à agenda da organização em favor da diversidade de gênero. “Apresento aos senhores um novo Brasil, que esteve à beira do socialismo”, declarou logo no início de seu discurso de 31 minutos – 11 a mais do que o determinado pela ONU a cada chefe de Estado. “Meu país esteve muito próximo do socialismo, o que nos colocou numa situação de corrupção generalizada, grave recessão econômica, altas taxas de criminalidade e de ataques ininterruptos aos valores familiares e religiosos que formam nossas tradições”, completou, em uma clara apresentação do viés ideológico de seu governo. Em plena situação de fritura de seu ministro da Justiça, em Brasília, Bolsonaro interrompeu seus ataques apenas ao alçar a figura do ex-juiz Sergio Moro, a quem elogiou por seu combate à corrupção. Igualmente valeu-se da presença da indígena Yzany Kalapalo, que trouxe à ONU como parte de sua delegação, para dar credibilidade a sua versão de que a Amazônia não está sendo destruída, de que seu governo combate o incêndio criminoso e de que sua política indigenista segue os anseios dos nativos brasileiros. Bolsonaro não chegou a mencionar a França diretamente, mas referiu-se à nação presidida por Emmanuel Macron como “um país” que adotou uma postura colonialista, seguiu a “mídia sensacionalista” e ousou “sugerir a aplicação de sanções contra o Brasil” no episódio dos incêndios na Amazônia. O presidente brasileiro pediu respeito à soberania nacional e atribuiu a polêmica internacional em torno do desmatamento da Amazônia à “mídia sensacionalista”.

Brumado: Família pede justiça com prisão do caminhoneiro foragido acusado de matar Ariane Santos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (24), a jovem Ariane dos Reis Santos foi assassinada pelo próprio companheiro com um tiro na cabeça. O crime aconteceu na Rua Ana Maria de Jesus, no Bairro Esconso, na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o irmão da vítima, Ariel Santos, contou que a família foi pega de surpresa com a atitude do caminhoneiro Deuslirio Alves, natural do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, já que, aparentemente, ambos viviam bem. A família está bastante abalada, ainda aguardando a chegada do corpo da jovem para o velório e sepultamento. Ariel confirmou que o assassino ligou para a residência da família falando que havia matado Ariane e chamando para verificarem a cena. O homem encontra-se foragido. “Minha mente está um turbilhão de pensamentos, nem sei descrever o que se passa na minha cabeça e no meu coração. Só sei que é um sentimento muito forte e só quem passa é que sabe o que estou sentindo. É um negócio muito ruim”, declarou. O irmão apela para que a justiça seja feita e que o criminoso possa responder pelo ato brutal. “Que a justiça seja feita!”, reiterou. Ariane Santos deixa uma filha de 9 anos, que está em choque com o ocorrido.

Brumado: Alunos e corpo docente do Ceep abrilhantam etapa do Transformaê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais uma etapa do projeto Transformaê foi realizada no Ceep, em Brumado. Em entevista ao site Achei Sudoeste, a diretora do colégio, Márcio Gondim, resumiu que se trata de mais um ano de protagonismo juvenil na escola. “É um Dia D, que a secretaria de educação incentiva e promove pra que a gente possa trazer o nosso aluno, com as atividades culturais e científicas, e abrir para comunidade o que a gente constrói aqui”, declarou. Na oportunidade, diversos projetos foram apresentados em estandes, entre os quais uma mostra de dança, apresentações e exposições de trabalhos acadêmicos. Gondim ressaltou o bom envolvimento dos estudantes e do corpo docente com a proposta. “Com certeza, no ano que vem, a participação e envolvimento de professores e alunos só tende a melhorar”, completou.

Os economistas do mercado financeiro reduziram, pela sétima semana seguida, a estimativa de inflação para este ano. As projeções constam no boletim de mercado conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Banco Central (BC). O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. De acordo com a instituição, os analistas do mercado financeiro baixaram a estimativa de inflação para este ano de 3,45% para 3,44%. Com isso, a expectativa de inflação do mercado para 2019 segue abaixo da meta central, de 4,25%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2020, o mercado financeiro manteve a estimativa de inflação estável em 3,80%. No próximo ano, a meta central de inflação é de 4% e terá sido oficialmente cumprida se o IPCA oscilar entre 2,5% e 5,5%.

BR-030: Motorista fica gravemente ferido em acidente no distrito de Ibitira em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um motociclista identificado como Marcos da Silva Oliveira, de 27 anos, ficou gravemente ferido após colidir contra um carro na BR-030, no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 64 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motociclista seguia sentido à Lagoa Real, na noite de domingo (22), quando foi fechado pelo veículo e acabou perdendo o controle da direção. Ele caiu e sofreu fratura exposta na perna direita, além de ter quebrado a mão. O jovem foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde permanece internado.

Mulher some com a filha após perder a guarda da criança Foto: Arquivo Pessoal

Um comerciante de 41 anos está desesperado atrás da sua filha, de 5 anos, que foi levada pela mãe e desapareceu há seis meses. Em março de 2019, Dikran Djrdrjan ganhou a guarda de Katherine mas, desde então, sua ex-mulher não entrega a criança aos seus cuidados. O caso corria em segredo de Justiça e só agora ele conquistou o direito de buscar sua filha usando as redes sociais. Segundo o pai, que é morador de Santos, no litoral de São Paulo, desde que a Justiça decidiu pela inversão da guarda e a mãe foi notificada, já foram realizadas pelo menos três tentativas de busca e apreensão, mas a polícia ainda não conseguiu localizar a menina. A advogada da mulher, que também está desaparecida, não quis comentar o caso. “Meu sentimento é de desamparo. A Justiça fez todo o procedimento correto, mas levou mais de quatro anos para identificar tudo isso. Agora, tenho sentido mais apoio da sociedade e dos órgãos competentes, o que mais dá um alívio. Mas ainda tenho um sentimento de vazio, de ter uma filha e não a conhecer direito, não saber do que ela gosta, coisas pequenas do dia a dia”, disse ao G1. Essa história começou com um breve relacionamento entre Dikran e a mãe da menina, que resultou na gravidez e no casamento. Ele conta que, após descobrirem a gestação, a mulher passou a ter algumas restrições médicas e desenvolveu fobia por tratamento, chegando a alegar que a criança estaria com uma doença chamada miopatia mitocondrial. Esta condição pode gerar algumas complicações, como perda auditiva, convulsões, problemas cardíacos e respiratórios. “É a mesma doença que causou a morte do irmão dela. Ela começou a alegar que tinha total conhecimento do caso e que os médicos que atendiam sua família ficariam a par da situação. Depois do nascimento, não me permitia acompanhar no pediatra nem fazer exames que comprovassem a doença. Ela falava coisas que eu não percebia, a criança não tinha sintoma nenhum”, explica o pai.

Tanhaçu: Aposentado cai no golpe do falso depósito e perde veículo avaliado em R$ 7 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morador da comunidade Lagoa Grande, na zona rural de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, o aposentado Lorisvaldo Reinaldo de Almeida, de 72 anos, nunca pensou que seria vítima do golpe do “falso depósito”. Entre amigos, ele anunciou que estava vendendo um Fiat Uno modelo 2005/2006, avaliado em R$ 7 mil. Seu objetivo era comprar um carro de menor valor e guardar o restante do dinheiro. Na última quinta-feira (19), ele foi procurado por um comprador, que se mostrou interessado no veículo. “Ele me enganou com uma conversa fiada, fez dois depósitos falsos, um de R$ 5 mil e outro de R$ 3 mil, bem acima do valor que eu pedia no carro. Quando verifiquei, o dinheiro não entrava na conta”, relatou ao site Achei Sudoeste. Um dia depois, quando consultou novamente o saldo bancário, Lorisvaldo percebeu que se tratava de um falso depósito. Neste momento, o comprador já havia fugido com o carro. O aposentado registrou um Boletim de Ocorrência na 20ª Coorpin, em Brumado, na tentativa de reaver o veículo.

Adolescente de 12 anos cai do 9° andar de hotel e morre em Salvador Foto: Cid Vaz/TV Bahia

Um adolescente de 12 anos morreu após cair do 9° andar de um prédio onde fica um hotel e flats, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador, na segunda-feira (23). Segundo o delegado José Bezerra, que investiga o caso, familiares da vítima contaram que menino apresentava episódios de sonambulismo. O caso aconteceu por volta das 7h. Ainda não há informações sobre o que levou à queda do garoto, que morreu na hora. De acordo com a assessoria do hotel, o garoto caiu da parte onde fica a propriedade privada, que não faz parte do empreendimento. Ainda de acordo com o delegado José Bezerra, a polícia trabalha com a hipótese de que a morte do garoto tenha acontecido por acidente, porque não foram encontradas marcas de violência no apartamento, que não tinha tela de proteção. O delegado disse ainda que a vítima não morava no local e que visitava familiares que moravam no apartamento. O adolescente costumava passar os fins de semana no local para brincar na piscina. O G1 entrou em contato com a assessoria do prédio, que disse que lamenta o ocorrido e informou que está prestando o apoio à família da vítimas e às autoridades. Equipes do Serviço de Investigação em Local de crime (Silc) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local.

Arquivo