Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
Ituaçu: Jovem mata namorada e tenta suicídio Rumores na cidade, não confirmados pela polícia, apontam que o ciúme do rapaz pela namorada foi o motivo do assassinato. (Foto: Reprodução).

A noite da última segunda-feira (30) foi tensa para os munícipes de Ituaçu, no sudoeste baiano, que ficaram chocados ao acompanharem um crime envolvendo um casal de namorados. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Robson de Souza (27 anos) esfaqueou a namorada, Damares Amorim Barbosa, de 20 anos.  Por telefone, os policiais contaram à nossa reportagem que em seguida Souza também tentou se matar com um golpe de faca na traqueia. O casal foi socorrido com urgência e encaminhado à cidade de Vitória da Conquista, mas a jovem não resistiu aos ferimentos e morreu. O rapaz sobreviveu, entretanto sua situação ainda inspira cuidados. Rumores na cidade, não confirmados pela polícia, apontam que o ciúme do rapaz pela namorada foi o motivo do assassinato.

Brumado: Colisão entre SW4 e motocicleta no anel viário O impacto da batida foi tão forte que o baú rebocado pela moto se separou do engate e foi parar no meio da pista. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um carro e uma moto bateram enquanto passavam pelo anel viário da BR-030, em Brumado, na tarde desta terça-feira (01). Segundo as explicações do motorista do veículo dadas à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motociclista fez uma manobra brusca para entrar na via de acesso ao Bairro São Jorge e ele não conseguiu frear com carro, e acabou acontecendo a colisão. O piloto da moto e o passageiro, ambos funcionários de uma padaria, tiveram escoriações pelo corpo e receberam os primeiros socorros do Samu 192 ainda no local. Os feridos foram então encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto. O motorista do carro não teve ferimentos, mas o carro ficou com muitas avarias na parte dianteira. O impacto da batida foi tão forte que o baú rebocado pela moto se separou do engate e foi parar no meio da pista, enquanto a moto foi parar num canteiro ao lado.

Brumado: Colisão entre SW4 e motocicleta no anel viário O motorista do carro não teve ferimentos, mas o carro ficou com muitas avarias na parte dianteira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Kabana Natural está de cara nova Após um ano proporcionando mais saúde para os clientes, o Kabana reabriu as portas com um ambiente totalmente renovado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após um ano da inauguração, o Kabana Natural, responsável pela venda do melhor açaí da cidade, reabriu as portas na noite do último sábado (28) com um ambiente totalmente renovado. Mais moderno, aconchegante e com um padrão rústico sofisticado, o espaço ficou pequeno para tantos clientes e amigos que passaram pelo local. O Kabana já se transformou nesse um ano de existência em referência para quem busca bem estar, saúde e um cardápio variado preparados com açaí. São cremes, vitaminas, milk-shakes , e muito mais! Compareça ao Kabana Natural e experimente. No Kabana o natural é mais saudável.

Brumado: Fiol pode ter quadro de funcionários reduzido a partir de novembro As demissões estão previstas para a fábrica de dormentes, uma vez que o estoque da mesma já estaria completo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com o adiantamento das obras no trecho do Lote IV, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), o quadro de operários pode ser reduzido a partir do mês de novembro em Brumado. O site Brumado Notícias apurou que as demissões estão previstas para a fábrica de dormentes, uma vez que o estoque da mesma já estaria completo. Atualmente, mais de três mil operários estão em atividade nas empreiteiras que realizam a obra no Lote IV, porém ainda não se sabe quantos serão demitidos no próximo mês.

Brumado: Assessoria comete gafe e secretário primo do gestor vira prefeito Pelo visto, Miguel Lima Dias detém de um grande prestígio no governo municipal. (Foto: Reprodução).

Logo abaixo da matéria veiculada no site oficial da prefeitura municipal de Brumado com o título “Comitiva do exército brasileiro visita o prefeito”, é mostrada uma fotografia dos oficiais com o secretário municipal de Administração, Miguel Lima Dias. A gafe passou despercebida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que disse que o prefeito teve um compromisso e não pode recepcionar a comitiva formada pelo Coronel Borges (Chefe da 18ª Circunscrição de Serviço Militar), Major Tosin (Chefe da 3ª Seção de 18ª CSM), Tenente Drumond (Adjunto da 3ª Seção da 18ª CSM) e o Tenente Cerqueira (Delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Brumado). Embora na matéria tenha sido dito que o secretário recebeu a comitiva na ausência do prefeito, o erro no título combinado com a foto logo abaixo, sugere que o prefeito seria o secretário Miguel Lima Dias.

Hospital de Brumado oferece teste da orelhinha e do olhinho A coordenadora de enfermagem Iana Daiane Farias alerta para a importância da realização de todos os testes nas crianças. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, está oferecendo às gestantes que fazem o parto na unidade um cartão informativo com todos os dados referentes à criança, a exemplo do peso, teste da orelhinha, do olhinho, entre outras informações. Segundo a coordenadora de enfermagem Iana Daiane Farias, apenas o teste do pezinho não é realizado no Hospital, mas pode ser feito em qualquer Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo. A coordenadora alerta para a importância da realização de todos esses testes. Segundo ela, o teste da orelhinha é realizado na criança logo nos primeiros dias de vida, visando prevenir uma série de problemas que o bebê possa ter no futuro. “É um teste simples e nada invasivo, que pode evitar problemas auditivos no futuro. O teste dura entre 5 e 10 minutos e a criança pode estar dormindo no momento em que ele é feito”, explicou Farias ao site Brumado Notícias. O teste do olhinho, que também é realizado no Hospital, é simples, rápido e de extrema importância para evitar problemas visuais no futuro. De acordo com a coordenadora, o teste é indolor, gratuito e obrigatório. Com a realização do teste do olhinho, podem ser diagnosticadas doenças como catarata e glaucoma congênito. Nos dois procedimentos, caso seja identificada qualquer alteração, a criança é encaminhada para um especialista.

Wi-Fi ao público na Praça da Câmara de Brumado A administração do presidente Alessandro Lôbo vem aproximando cada vez mais a população local do legislativo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, a população agora terá acesso livre à internet na Praça da Câmara de Vereadores. Um novo sistema wi-fi foi testado na manhã desta terça-feira (1º) a pedido do presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo (PSL), que contou com o apoio da mesa diretora para fornecer o sinal gratuitamente aos populares que estiverem na praça. O presidente anunciou a novidade no final da sessão da última segunda-feira (30). Ao site Brumado Notícias, Lôbo declarou que a senha estará disponível para os munícipes fazerem uso da internet no local. “Nosso objetivo é dar oportunidade aos nossos jovens de terem esse acesso livre ao nosso sinal, o que facilitará para muitos o contato com as informações, pesquisas e até contato com parentes e amigos. Vamos abrir espaço essa semana em caráter experimental e aos poucos vamos ajustando o sistema para melhor atender a demanda tanto no interior como na praça da Casa Legislativa”, explicou o presidente.

Músico brumadense ganha festival em Minas Gerais Chiquinho Amorim interpretou duas canções ao lado da cantora conquistense Jamylle Matos. (Foto: Divulgação).

O músico instrumentista Chiquinho Amorim participou nos dias 26, 27 e 28 de setembro do 9º Fecarc (Festival da Canção de Rio Casca), em Minas Gerais. No concurso, o músico interpretou ao lado da cantora conquistense Jamylle Matos as canções Foz, de Paulo Macedo, e Suspiro e Saudade, de Bilora. Ambos conquistaram o prêmio com a canção Foz. Para Chiquinho, o mais importante é participar e poder estar inserido no meio musical. “O mais importante disso tudo é estar em contato com a música, com o ambiente altamente cultural dos festivais representando a minha cidade e o meu estado. A premiação é pura consequência”, reforçou. Em 2012, o músico foi um dos responsáveis pela organização do Femp-B (Festival de Músicas Pioneiras de Brumado). A segunda edição do festival será realizada ainda neste ano. Amorim fez questão de agradecer o apoio recebido dos familiares e amigos.

Brumado: Prefeitura confirma crise no DTTU, mas diz que a mesma já foi superada Para a assessoria de comunicação da prefeitura, a crise já foi superada com o retorno do diretor de trânsito ao cargo. (Foto: Reprodução).

O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Clidemar Amorim Risério, já pediu afastamento do cargo por duas vezes desde que assumiu a função, tal como foi noticiado aqui no site Brumado Notícias (I e II). No entanto, nesta terça-feira (1º), Clidemar retomou a função e explicou o motivo dos pedidos de afastamento. De acordo com o diretor, houve um mal entendido entre ele e o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso. O secretário teria mandado alterar parte da sinalização horizontal da Rua Joana Angélica sem consultar previamente o diretor do DTTU, que sentiu a sua autoridade ameaçada. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e a Secretária de Planejamento, Fabrícia Pinchemel, interferiram no caso e pediram ao diretor e ao secretário que chegassem a um entendimento, o que supostamente teria acontecido. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura, a crise realmente existiu, mas foi superada com a volta do diretor.

Prefeitura de Brumado apresenta resultado do 2º quadrimestre do exercício 2013 Uma audiência pública foi realizada pelo município com a presença do secretário João Ribeiro dos Santos. (Foto: Divulgação).

Na última segunda-feira (30), a prefeitura municipal de Brumado apresentou o resultado do 2º quadrimestre do exercício financeiro de 2013 em audiência pública realizada no auditório da sede administrativa. Na ocasião, o secretário municipal de Finanças, João Ribeiro dos Santos, falou sobre a importância da reunião para conscientizar a população sobre o desenvolvimento orçamentário nos dois quadrimestres do exercício de 2013. Em seguida, Santos demonstrou preocupação, pois afirmou que o desenvolvimento do orçamento se mostra aquém da previsão aprovada para este exercício. Apesar da notícia, o secretário adiantou que acredita que poderá haver uma recuperação a partir do 3ª quadrimestre, oferecendo o cumprimento das metas projetadas para o ano de 2013.    

Em anúncio feito na última segunda-feira (30), o governo da Bahia confirmou que serão realizadas obras de abastecimento de água para os municípios de Piripá e Boa Nova e para os povoados de Planalto e Barra do Choça. Todas as ações serão realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Em Piripá, a contratação de empresa para ampliar o sistema de abastecimento de água se dará por dispensa de licitação devido à necessidade de realização de obra emergencial para amenizar os efeitos da seca no município, atendido atualmente em regime de racionamento pela Embasa. A empresa vai investir R$ 2,4 milhões, com recursos próprios, para a implantação de uma adutora de água tratada de 30,4 km, que vai levar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Condeúba para os cerca de 7.700 moradores de Piripá. Os serviços devem ser iniciados na primeira quinzena de outubro. Uma ordem de serviço foi assinada no intuito de levar água tratada e de qualidade aos cerca de 600 habitantes dos povoados de Lagoa Dantas, Jacó e Santa Cruz, no município de Planalto. Com recursos próprios, a empresa vai investir R$ 431 mil na execução da obra, que deve ficar pronta no prazo de 150 dias. No ato, ainda foi autorizada a abertura de licitações para obras de abastecimento de água em Boa Nova e nos povoados de Boa Vista, Canudos, Pau Brasil e Cavada I e II, em Barra do Choça. Em Boa Nova, 9.065 pessoas serão beneficiadas com investimentos de R$ 1,8 milhão. Já em Barra do Choça, os investimentos da empresa de R$ 732 mil beneficiarão 1.579 habitantes.

Advogado brumadense celebra parceria com grande escritório em Luís Eduardo Magalhães Samuel Milhazes firmou parceria com o advogado Eder Fior, um dos mais renomados advogados da região oeste da Bahia. (Foto: Reprodução/ Instagram).

O advogado brumadense Samuel Milhazes firmou parceria com Eder Fior, um dos mais renomados advogados da região oeste da Bahia. Segundo disse Milhazes ao site Brumado Notícias, a parceria visa viabilizar a descentralização das demandas judiciais criminais de grande complexidade que ainda tendem a se concentrar nos escritórios das capitais. Os advogados pretendem ainda criar um núcleo de estudos jurídicos, desenvolvendo temas contemporâneos em matéria penal, com o intuito de promover a integração científica entre as regiões oeste e sudoeste da Bahia, notadamente nas cidades de Vitória da Conquista, Brumado, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Itapetinga: Bandidos tentam explodir caixa eletrônico Bandidos tentaram assaltar banco. (Foto: Tiago Botino/Itapetinga Agora).

Na madrugada da última segunda-feira (30), oito homens armados tentaram explodir um caixa eletrônico em Itapetinga, no sudoeste da Bahia, mas fugiram sem conseguir roubar o dinheiro. Em uma estrada vicinal que passa pelo município, policiais encontraram um veículo carbonizado, provavelmente utilizado pelo bando. De acordo com o G1, a polícia está à procura do grupo de assaltantes. Informações do Sindicato dos Bancários da Bahia dão conta de que do mês de janeiro até ontem, 142 ocorrências policiais foram registradas em todo estado, das quais 64 foram explosões a caixas eletrônicos.

Itapetinga: Bandidos tentam explodir caixa eletrônico Veículo foi deixado em uma estrada vicinal que passa pela cidade. (Foto: Tiago Botino/Itapetinga Agora).
Brumado: Acusado de extorsão em empresários é preso Luciano Souza dos Santos ligava para os empresários fazendo ameaças de morte e sequestro e então conseguia extorquir os mesmos. (Foto: Divulgação/PC).

Após meses de investigação, a Polícia Civil desvendou uma série de crimes de extorsão que vinham sendo praticados contra empresários de Brumado. A elucidação do caso veio com a prisão de Luciano Souza dos Santos, conhecido como Luquinha de Inocêncio, a qual foi realizada com o apoio da Polícia Militar. Em seu poder foram apreendidos um telefone celular e diversos chips. Segundo a polícia, o meliante já havia sido preso anteriormente pela prática de tráficos de drogas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado coordenador Leonardo Rabelo informou que Luquinha ligava para os empresários fazendo ameaças de morte e sequestro e então conseguia extorquir os mesmos. Lucas também é suspeito de ter colocado fogo no cavalinho de uma carreta que estava estacionada em frente a uma fábrica de postes no anel viário da BR-030, na madrugada do dia 24 de agosto. A prisão do indivíduo ocorreu em cumprimento a um mandado de busca e apreensão.

Brumado: Acusado de extorsão em empresários é preso Mensagem sms enviada por Luquinha de Inocêncio a um empresário da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Caçamba perde freio e invade residência Uma família passou por momentos de pânico, na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Norberto Marinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma família passou por momentos de pânico na manhã desta terça-feira (1º), na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Norberto Marinho, em Brumado, após uma caçamba que trafegava pela via perder o freio e descer de ré invadindo a residência. A situação só não foi mais grave porque a caçamba bateu em uma árvore, partindo a mesma ao meio, subiu na calçada, derrubou o muro e a grade da casa e acabou ficando presa por conta do peso do telhado da garagem. 

Brumado: Caçamba perde freio e invade residência Uma árvore ainda foi partida ao meio devido ao impacto da colisão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O motorista informou ao site Brumado Notícias que quando sentiu falta do freio foi obrigado a fazer rapidamente uma curva a fim de evitar um acidente de maior proporção, mas acabou atingindo a residência. Contando com a ajuda de populares, os donos da casa e o motorista tentaram retirar o veículo do local. Mesmo com a gravidade do ocorrido, ninguém se feriu.

Brumado: Caçamba perde freio e invade residência Mesmo com a gravidade do ocorrido, ninguém se feriu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Bom Jesus da Serra: Homem já comprou o próprio caixão A filha de Agenor do Santos, de 17 anos, limpa todos os dias o caixão comprado pelo pai. (Foto: Bom Jesus Notícias).

Agenor do Santos, mais conhecido como Nonô Mamona, comprou o próprio caixão, pois afirma que sabe o dia de sua morte. A situação inusitada chama a atenção da população do Povoado de Bonfim do Amianto, localizado a 5 km de Bom Jesus da Serra, no sudoeste baiano. Nonô nasceu em Itati, sul da Bahia, mas fixou residência na pequena localidade ainda criança. Segundo o Bom Jesus Notícias, em Bonfim do Amianto, o homem trabalhou vários anos na Sama Minerações e tornou-se popular na campanha política de 1992, quando se apresentava nos palanques do candidato Marco Túlio (popular Bolinha). O caixão está guardado dentro do quarto de Nonô, que é separado, tem 74 anos e mora com sua filha de 17 anos.

Bom Jesus da Serra: Homem já comprou o próprio caixão Nonô Mamona ainda é apaixonado pela música. (Foto: Bom Jesus Notícias).
Arquivo