Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2016
fechar

Mulher é estuprada por 10 homens e relata outros crimes no Rio de Janeiro Foto: Thiago Freitas/Extra

O olhar assustado e as mãos trêmulas de uma vendedora de roupas de 34 anos, moradora do bairro Lagoinha, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, revelam o drama de uma mulher que há 4 anos sofre sucessivos estupros coletivos. Seus algozes, segundo ela, são traficantes da localidade onde vive. O último caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (17), quando foi mais uma vez violentada por um grupo de dez homens, entre os quais estavam vários adolescentes. Só que desta vez, o grupo foi surpreendido por policiais militares na hora do ato. Oito homens conseguiram fugir, mas dois menores foram apreendidos. Mãe de três meninas, de 12, 13 e 14 anos, a vendedora conta que não tem conseguido dormir e que vive dias de pânico, desde que foi estuprada pela quarta vez pelo grupo. “Estava em um bar, na Rua Cardeal Sebastião Leme, bebendo cerveja com um amigo. Já era uma da madrugada quando quatro rapazes chegaram na minha mesa e me obrigaram a entrar no banheiro com eles. Meu amigo ainda chegou a dizer que estava comigo, mas eles falaram que quem mandava em mim eram eles”, conta a vítima que no banheiro, fui obrigada a fazer sexo oral em todos eles.  Logo em seguida, os quatro criminosos saíram do bar arrastando a vítima pelo braço e a levaram para a Rua Caetano Moura, local muito escuro. Segundo a vítima, os quatro homens a jogaram em um muro e começaram uma longa sessão de abusos e tortura. As informações são do jornal Extra.

Movimento estudantil realiza protesto contra a PEC 241 em Guanambi e Caetité Foto: Reprodução/Facebook

Um grupo de estudantes protestou contra a PEC 241 nas cidades de Guanambi e Caetité, no sudoeste baiano. O ato foi organizado por movimentos estudantis e pelo levante. Em Caetité, o grupo percorreu algumas ruas, finalizando na Praça da Catedral. Os manifestantes cobraram mais investimentos na educação. “A educação é primordial. É um escracho o que a PEC 241 está fazendo com todas as conquistas que tivemos nos últimos anos. Quero que a educação prevaleça. Não se pode detonar com projeto educacional”, reclamou um dos manifestantes.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Secretário e vereador respondem sobre proibição de compotas de frutas nas escolas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em resposta à matéria publicada pelo site Brumado Notícias no dia 11 de outubro, referente aos produtos da usina de beneficiamento de frutas que foram cortados do programa de alimentação escolar de Brumado, o secretário municipal de agricultura, Frederico Neves, declarou que a secretaria foi a ponte entre a Associação Comunitária do Campo Seco, a associação da usina de beneficiamento de frutas da localidade e a secretaria municipal de educação para que o problema fosse resolvido e os produtos reencaixados no cardápio da merenda escolar. O secretário disse que os produtos foram avaliados e aprovados pela nutricionista do município e chegaram a ser inseridos na merenda escolar das escolas públicas. Porém, segundo ele, os produtos foram retirados do cardápio por conta do projeto de lei 008/2015, de autoria do vereador Castilho Viana (PSB), que foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores em maio do ano passado. 

Secretário e vereador respondem sobre proibição de compotas de frutas nas escolas de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A lei trata da proibição de produtos industrializados, processados com produtos químicos e conservantes, os quais afetariam a saúde das crianças. De acordo com Frederico Neves, a secretaria de educação optou por suspender as frutas em compotas produzidas na comunidade do Campo Seco até que a assessoria jurídica apresente uma análise diante do projeto de lei da câmara. Em contrapartida, o vereador Castilho Viana frisou que houve um equívoco na interpretação da lei, que não faz nenhuma citação contrária às frutas, mas sim a produtos industrializados, como doces, guloseima e refrigerantes. O vereador deixou claro que a lei confere à nutricionista do município a análise dos produtos comercializados e distribuídos nas cantinas das escolas quanto ao seu valor nutricional. “É uma questão fácil de resolver, basta a boa vontade e uma boa conversa das partes envolvidas com a nutricionista do município”, ponderou Viana.  

Promotores e juízes ameaçam políticos com Lei da Ficha Limpa, diz presidente do TSE Foto: Divulgação/TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, declarou nesta terça-feira (18) que juízes e promotores chantageiam políticos com a Lei da Ficha Limpa. “Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a lei da Ficha Limpa, essa é a realidade. Há abuso de poder. Ao empoderarmos determinadas instituições, estamos dando a elas o poder que elas precisam para fazer esse tipo de chantagem”, disse Mendes. A Corte analisava um recurso apresentado por um candidato a prefeito de Quatá, em São Paulo, condenado por improbidade administrativa e dano ao erário, resultando na cassação de seu registro. Hoje, a Corte Eleitoral rejeitou endurecer a aplicação da Lei da Ficha Limpa para casos de condenações por improbidade administrativa. Com a decisão, o TSE manteve o entendimento adotado desde 2006 de que só ficam inelegíveis políticos condenados por improbidade quando houver, cumulativamente, comprovação de dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Curso de assistente administrativo é oferecido pelo Senai em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, uma turma de 40 alunos deu início ao curso de Assistente Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Alguns alunos já foram contratados por empresas da cidade através do programa Jovem Aprendiz. As empresas interessadas podem mandar email para [email protected].

Brumado: Curso de Direito da Uneb ganha novos professores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O curso de Direito da Uneb de Brumado teve mais dois docentes nomeados por atos publicados no Diário Oficial do Estado. Os novos professores são Ana Cláudia Fagundes Oliveira Nobre Zanoni di Paula e Ruivaldo Macedo Costa. Após a autonomia do curso de Direito, dada pela Resolução 1.189/2016, a Uneb desenvolveu esforços no sentido de prestigiar o curso. De acordo com o Probus Brasil, o Coordenador do Curso de Direito, professor João Batista de Castro Júnior, disse que essa nova configuração deve-se a um esforço múltiplo que envolve não somente a coordenação, mas todos os docentes do curso, que se mostraram empenhados em promover deliberações pela convocação de novos professores. Ele ainda salientou o papel da atual Diretora do Departamento, professora Jaciara Sant'Anna, que sempre se mostrou solícita em relação aos pleitos do curso de Direito, e do Diretório Acadêmico, na pessoa do discente Caio Coelho de Oliveira, que clamou pela ampliação do quadro e pela regularização de entraves institucionais desnecessários.

Brumado: Município pode retomar o Programa Avante Sertanejo após arquivamento de processo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Promotor da Justiça Ruano Fernando da Silva Leite promoveu o arquivamento do Procedimento Preparatório Eleitoral que visava apurar a prática de abuso de poder político consistente na aquisição de gêneros alimentícios, material de limpeza e higiene pessoal para as famílias cadastradas no Programa Avante Sertanejo. O Ministério Público Eleitoral (MPE) juntou os documentos comprobatórios necessários e chegou a expedir a recomendação nº 04/2014 para os gestores e para a empresa vencedora da licitação, no sentido de suspenderem imediatamente a execução do programa durante as eleições 2016, o que foi feito. Isso porque o município reativou o programa às vésperas das eleições. “Dessa forma, em que pese originariamente o programa fosse lícito, as circunstâncias temporais lhe conduziram a uma situação abusiva, com grave repercussão no período eleitoral”. Passado o pleito, o MPE determinou o arquivamento do presente procedimento preparatório, podendo o município retomar o programa a qualquer momento.

Homem que arrombou churrascaria e CAPS em Barra da Estiva é preso Foto: Divulgação/PM

Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam Nilson César Guimarães, vulgo Fumo, que confessou ter arrombado uma churrascaria e a unidade do CAPS em Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o proprietário da churrascaria acionou a polícia ao perceber que o estabelecimento havia sido roubado durante a madrugada. Do local foram levados uma televisão 58 polegadas e alguns produtos, como bebidas e alimentos. Após dar início as investigações, a guarnição também foi informada sobre o roubo na unidade do CAPS. Segundo funcionários, uma televisão 32 polegadas, um aparelho de DVD e um computador foram roubados. Nilson foi localizado e confessou a autoria dos crimes. Ele teve ajuda de menores de idade para praticar os arrombamentos. Alguns produtos roubados foram recuperados. O acusado foi apresentado na delegacia, juntamente com o material.

Estudantes ocupam Ifba em Conquista e aulas são suspensas em Vitória da Conquista Foto: Anderson Oliveira/ Blog do Anderson

O campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, está com aulas suspensas desde a terça-feira (18) por conta de uma ocupação do movimento estudantil, de acordo com a Reitoria da instituição. As atividades administrativas também foram interrompidas. Segundo a instituição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para iniciar na terça-feira, adiada. O movimento estudantil protesta contra a PEC 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, e a Medida Provisória (MP) 746, que reestrutura o Ensino Médio no Brasil.

Uneb corre risco de ficar sem sede própria em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Uneb corre o risco de ficar sem sede própria. Isso porque o terreno que foi doado à instituição pelo estado, localizado próximo ao mercado municipal, seria permutado por uma área de 10.000 m² que o município tem dentro do condomínio Recanto dos Pássaros. A permuta seria realizada pela AJS Construtora, cujos proprietários doaram ainda outra parte para integrar a área de 50.000 m², que sediaria o campus. Desde o início, o projeto foi bem aceito pela comunidade acadêmica. Há cerca de dois anos, um grupo de professores esteve no local para as primeiras inspeções, que resultaram em impressão favorável. Depois de trâmites administrativos e jurídicos dentro da Uneb, em Salvador, e após sequências de tratativas com o atual gestor do município, o assunto parecia resolvido. O projeto de lei estaria pronto para ser votado, não fosse a resistência dos legisladores locais, que têm soberania constitucional para não aprová-lo. As consequências da não aprovação do mesmo podem ser desastrosas, inclusive com a possibilidade de mudança do curso de Direito para os campi de Caetité ou Guanambi, que sempre se mostraram interessados. Em Guanambi, por exemplo, o terreno da Faculdade Guanambi foi doado pelo município. Isso alavancou o crescimento da instituição particular de ensino. As informações são do Probus Brasil.

A segunda fase da Operação Prima Facie, da Polícia Federal, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (19) para cumprir sete mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco. A operação, que investiga organização criminosa especializada em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em contratos de transporte escolar, ocorreu em sete cidades do Nordeste baiano (Araci, Crisópolis, Euclides da Cunha, Monte Santo, Paripiranga, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias). De acordo com a Polícia Federal, a fraude consistia em direcionar as licitações recorrentemente para determinadas empresas controladas por um grupo de empresas da região, registradas muitas vezes em nome de “laranjas”, que passavam a revezar-se nos contratos firmados com vários municípios. A manobra visava não chamar a atenção dos órgãos de fiscalização e controle. Um outro grupo de empresas de fachada era utilizado apenas para dar “cobertura” às firmas vencedoras dos certames, participando de forma figurativa das licitações para dar aparência de legalidade às contratações. A PF divulgou que as irregularidades envolviam empresas ligadas à locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do  Programa Nacional de Transporte Escolar e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Brumado Park: E2 Engenharia e Prefeitura criam programa de desconto para servidores

Já sabe da novidade que a E2 Engenharia e Empreendimentos está oferecendo para quem se interessar no Brumado Park Residence? Além da proposta inovadora de ser o primeiro empreendimento fechado e sustentável da cidade, a construtora reforça mais uma boa notícia como incentivo para quem se interessar pelo projeto. Em parceria com a Prefeitura de Brumado, foi firmado o Programa Companhia do Desconto, um acordo entre as duas instituições que vai conceder benefícios aos servidores municipais para realização do sonho de adquirir imóvel próprio. Cada funcionário público municipal que comprar uma unidade habitacional no empreendimento receberá uma TV de 32 polegadas. A novidade está disponível para todos os mais de 1.100 servidores da prefeitura e poderá ser adquirida diretamente nos pontos de venda da construtora. Para ter acesso aos benefícios oferecidos pela E2 Engenharia e Empreendimentos, o servidor precisará apresentar no ato da aquisição do Brumado Park Residence um documento de identificação original e os três últimos contracheques. Saiba mais detalhes através do telefone (77) 3441-0877 ou no estande de vendas localizado na Praça Armindo Azevedo, 16, Centro.

Eleições 2018: Lula lidera intenções de voto e desbanca Aécio Neves Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018, de acordo com pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada na terça-feira (18). Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos, o petista aparece com 28% das intenções de voto, deixando para trás o senador Aécio Neves (PSDB), com 6%; Marina Silva (Rede), 3%; Fernando Henrique (PSDB), 2%; Joaquim Barbosa (sem partido), 2%; Ciro Gomes (PDT), 1%; e Luciana Genro (PSOL), 0%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 35% não sabem ou não responderam em quem pretendem votar. Já na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados nomes de presidenciáveis, Lula também lidera com 34%, superando Aécio Neves, 15%; Marina Silva, 11%, Jair Bolsonaro (PP), 7%; e Ciro Gomes, 5%. Em um cenário no qual o atual governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) é candidato, e não Aécio, o ex-presidente amplia sua vantagem para 35% contra 12% do tucano. 17% não declararam em quem devem votar. Outros 10% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de outubro. O levantamento ouviu duas mil pessoas do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros, exceto Roraima.

Aplicação de normativas gera insatisfação e pode interromper a operação pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As equipes do Exército Brasileiro que fazem parte da coordenação da operação pipa entre o norte de Minas Gerais e o Nordeste do país estão exigindo a aplicação das normativas referentes à distribuição de água nas comunidades assistidas. A normativa parte de uma portaria interministerial datada de 2012, que pontua todas as normas e procedimentos para a realização da operação. Uma delas estabelece que a distribuição da água deve ser feita em um reservatório comunitário, com o cadastramento do respectivo controlador. O site Brumado Notícias apurou que a coordenação do Exército já iniciou o cadastramento dos controladores comunitários. Os reservatórios que entram no cadastro passam a receber uma numeração em tinta como identificação de posto comunitário de abastecimento de água. A exigência está causando insatisfação geral no meio rural e entre os pipeiros que transportam a água. Nossa reportagem apurou que, em várias comunidades, os ruralistas contrários à aplicação da normativa não estão aceitando o cadastramento de um controlador e continuam no padrão de abastecimento em andamento. Diante disso, o Exército poderá cortar o fornecimento em tais comunidades. 

Aplicação de normativas gera insatisfação e pode interromper a operação pipa em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os pipeiros estão se sentindo ameaçados, uma vez que, com a diminuição de comunidades assistidas, haverá também cortes de transportadores. O temor maior é que, com o impasse, a operação seja interrompida na região de Brumado. O secretário de recursos hídricos de Brumado, Frederico Neves, explicou a nossa reportagem que a normativa já fazia parte do programa, mas não era aplicada anteriormente. Como Brumado está sendo assistido há 12 anos pela operação pipa, com os caminhões realizando a entrega de porta em porta, o secretário declarou que o setor preparou um parecer técnico que foi enviado à coordenação do programa relatando as dificuldades que poderão sobrevir. No município, mais de 250 comunidades rurais em estado emergencial de seca são assistidas pela Operação Pipa do Exército Brasileiro, que utiliza 23 caminhões para levar água potável para quase 20 mil pessoas.  

Vereadores trocam socos em plenário no Rio Grande do Sul Foto: Reprodução/Youtube

Os vereadores Thiago Batista (PSDC) e Marquinhos (PSB) da cidade de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre (RS), trocaram socos na noite desta terça-feira, no plenário da Câmara Municipal. A TV da Câmara transmitia a sessão ao vivo pela internet. A briga começou quando Batista se referiu, em seu discurso, à administração do ex-prefeito Marcelo Machado (PSB) e ao seu partido como “quadrilha”. De acordo com a Veja, quando tomou a palavra, Marquinhos, respondeu à crítica de Thiago, dizendo que a gestão do atual prefeito, Vilmar Ballin (PT), sim, poderia ser chamada de quadrilha. Ele, então, se levantou e foi até o outro lado da sala para agredir Batista, que revidou.

Uesb abre processo para comprovar que mais 7 universitários fraudaram o sistema de cotas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após análise de documentos e visita à comunidade quilombola da Rocinha, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, uma comissão sindicante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) comprovou que mais sete alunos da instituição fraudaram o sistema de cotas ao afirmar que são moradores da referida comunidade. Os alunos foram identificados e são: Gabriella Fernandes Amorim, Mauricio Guilherme Nunes da Silva, Wicttor Huggo Cruz Santos e Ana Carolina Tanajura Lima, do curso de Medicina, do campus de Vitória da Conquista; Luiza Lorrayne Oliveira Castro, do curso de Odontologia, do campus de Jequié; Thaline Cirqueira Moreira, do curso de Medicina, do campus de Jequié; e Maria Isabel Correia Silva, do curso de Direito, do campus de Vitória da Conquista. A Uesb já recomendou o indiciamento e a instauração de Processo Administrativo Disciplinar. A ação foi encaminhada para a Procuradoria Jurídica e publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia na última segunda-feira (17). Os alunos poderão ser expulsos da universidade se comprovadas as fraudes.

Em Brumado, servidores, alunos e comunidade compareceram no primeiro dia de programação do Projeto “Toque de Vida”, em alusão ao Outubro Rosa, realizado pelo Ifba.  A palestra “Existe vida após o câncer de mama”, com a psicóloga Bianca Amorim, realizada no auditório do instituto, marcou o início das atividades. Em continuidade ao projeto, será realizada nesta quarta-feira (19), uma caminhada com o tema “Venha de Rosa”, saindo da Praça Coronel Zeca Leite em direção à Avenida João Paulo II. A saída será às 19h20. O projeto será encerrado na quinta-feira (20), às 18h30, com a participação do grupo teatral “As Virgilinas”, com a peça intitulada “Se toca”, que aborda, de maneira lúdica, o tema câncer de mama. Em seguida, depoimento “Eu venci o Câncer de mama”, com Patrícia Dayanna Rodrigues Moço Correia. O evento será no auditório do Ifba, em Brumado. O projeto “Toque de Vida” é aberto à comunidade e conta com a parceria da Secretaria de Saúde e do Departamento de Trânsito de Brumado.

Caminhada Passos que Salvam será realizada em novembro em Brumado

Em Brumado, a caminhada Passos que Salvam será realizada no dia 27 de novembro com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A caminhada, que é promovida anualmente pelo Hospital do Câncer de Barretos, será realizada pela primeira vez no município. Organizado pelo grupo “Unidos por Edu” e pela Casa de Apoio Amigos da Saúde - CAASE, o evento terá início às 17h, em frente à 34ª CIPM. A caminhada também tem o intuito de divulgar quais são os sinais e sintomas da doença. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são elevadas em até 95%. O projeto ainda possui uma ação para arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil. Ao adquirir um kit com boné, camiseta e uma garrafinha de água, cada participante estará contribuindo com o valor de R$ 30, que será doado à instituição. Para adquirir o kit, basta entrar em contato através dos números: (77) 99985-3708 (Patrícia), 99956-1487 (Iara), 99809-3392 (Patrícia Correia) ou 99825-1938 (Simone). O Farmacêutico Citologista Tadeu Silva, que trabalha há 15 anos no Hospital de Câncer de Barretos e é fundador e presidente da CAASE, também estará presente no evento.

Eduardo Cunha é preso pela PF em Brasília Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi preso nesta quarta-feira (19), em Brasília, segundo a GloboNews. A previsão da Polícia Federal (PF) é a de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde. A prisãp dele é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. Na terça (18), juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou a prisão de Cunha. O G1 tenta contato com a defesa do ex-presidente da Câmara. O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Setor de serviços recua 3,9% e tem pior agosto desde 2012 Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Em agosto, o volume do setor de serviços recuou 1,6% em relação a julho, segundo informou nesta quarta-feira (19) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com agosto do ano passado, a retração foi de 3,9%, a maior para o mês desde o início da série do indicador, em janeiro de 2012. Com o resultado de agosto, o volume do setor acumula queda de 4,7% no ano e de 5%, nos últimos 12 meses. De acordo com o G1, de julho para agosto, foram registradas altas nos serviços de informação e comunicação (0,3%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,1%). Na contramão, entre as quedas estão as dos segmentos de serviços prestados às famílias (-1,6%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,3%); outros serviços (-1,2%) e o agregado especial das atividades turísticas (-0,8%). Pela ordem de influência os segmentos que mais contribuíram com o resultado mensal do setor todo de serviços foram: transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio; serviços profissionais, administrativos e complementares; serviços prestados às famílias, além de serviços de informação e comunicação. 

Sebrae e Senai oferecem curso para recuperação de pastagens degradadas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está em andamento em Brumado o curso do ABC Serrado para recuperação de pastagens degradadas. O curso é promovido pelo Sebrae e Senai, com o apoio do Banco Mundial, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos. A iniciativa, que envolve, entre outros, estudantes técnicos em meio ambiente e produtores rurais de leite, está sendo ministrada pelo engenheiro agrônomo, instrutor do Senai e mestre em Ciências Ambientais, João Bruno Martins. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o agrônomo explicou que o objetivo do curso é formar os alunos como agentes multiplicadores das tecnologias para recuperação das pastagens degradadas. O instrutor informou ainda que o curso apresenta variadas tecnologias e, mesmo sem a chuva, auxilia os produtores a fazerem a recuperação do solo degradado. Algumas das técnicas utilizadas são a correção do solo, a adubação e o uso de implementos adequado. O curso teve início na última segunda-feira (17) e será concluído nesta quarta-feira (19).

Pablo, Tayrone e Silvano Salles se apresentam em grande show em Livramento de Nossa Senhora

Em novembro, os maiores nomes do arrocha na atualidade vão se encontrar em um grande show na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Os cantores Pablo, Tayrone e Silvano Salles se apresentaram juntos no Parque de Vaquejada Tio Dedé, no dia 20 de novembro, a partir de 17h. Os maiores sucessos dos artistas prometem embalar os corações apaixonados. A festa é uma realização de Janete Meira Produções, Bahia Mix Produções e MT Produções. Em Brumado, os ingressos podem ser adquiridos no Bar do Rey.

Redução de R$ 0,05 no valor da gasolina e do diesel ainda não é praticado em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A redução de R$ 0,05 no valor da gasolina e do diesel, que ocorreria à meia noite do último sábado (15), ainda não está sendo praticada em Brumado. No município, os consumidores continuam pagando o mesmo valor de R$ 3,889 no litro da gasolina e R$ 3,209 no litro do diesel. A explicação em alguns postos de combustíveis é de que os tanques ainda estão com a reserva anterior e que, assim que chegar a nova remessa, os valores serão alterados. A explicação, no entanto, não está sendo bem aceita pelos consumidores da cidade. “Quando falaram que teria o aumento ninguém esperou o reabastecimento dos tanques para remarcar os preços e, em menos de 24 horas, já pagávamos mais caro pelos combustíveis. Desculpas esfarrapadas”, comentou o condutor Rogério Alves ao site Brumado Notícias. “Cinco centavos é irrisório diante do valor absurdo que pagamos pelo combustível, mas temos de exigir. Acho um absurdo esse disparate. Quando é pra aumentar chegam os reajustes de R$ 0,30 a R$ 0,40 e o novo preço aparece quase que instantâneo nas bombas, mas, quando querem engambelar o consumidor, eles dão míseros R$ 0,05 e ainda ficam na enrola para repassar. Pode ser migalha, mas eu quero pagar mais barato pela gasolina”, reclamou o pedreiro Florisvaldo Silva. A previsão de alguns empresários do ramo é de que o reajuste seja repassado ao consumidor no município a partir da próxima sexta-feira (21).

Mercado prevê primeiro corte da taxa básica de juros em 4 anos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem seu segundo dia de reunião nesta quarta-feira (19) e a expectativa dos economistas do mercado financeiro é de que, ao final dela, seja anunciada a redução dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% ao ano. Se confirmado, será o primeiro corte nos juros em quatro anos. De acordo com o G1, apesar de grande parte dos economistas preverem uma redução na taxa Selic, não há consenso sobre o tamanho do corte. Alguns estimam uma diminuição de 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano. Outros preveem um corte mais ousado, de 0,50 ponto percentual, o que levaria a Selic para 13,75% ao ano. O Copom deve anunciar a nova taxa de juros por volta das 18h desta quarta. Para os economistas dos bancos, este será o primeiro de uma série de cortes nos juros básicos da economia. A estimativa é de que o Copom, que se reúne a cada 45 dias, continuará a reduzir a Selic até setembro de 2017, quando a taxa deverá estar, pelas previsões, em 11% ao ano.

Arquivo