Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2017
Brumado: Divas vence o I Torneio Municipal de Baleado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste domingo (1º), foi realizado o I Torneio de Baleado do Município de Brumado. O Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro recebeu cerca de 120 atletas, de seis equipes, que disputaram bola a bola o título da competição, durante a qual foi avaliado o potencial técnico das atletas. A equipe Divas venceu na final as Guerreiras e sagrou-se campeã do torneio. A comissão organizadora do evento detalhou ao site Achei Sudoeste que o objetivo é promover novos torneios a fim de fortalecer a modalidade e, futuramente, criar um campeonato municipal de baleado. Outro ideal da comissão é promover o evento regional - as atletas em atividade já começam a ser avaliadas para formação da primeira seleção brumadense de baleado. “Tudo está no campo do laboratório, são projetos que estão sendo amadurecidos e esperamos que vinguem”, disse Edneia Ataíde. As equipes finalistas foram contempladas com troféus e medalhas. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, foi bastante elogiado pelas atletas, a maioria. “Além de reencontrar as amigas, retomamos as atividades físicas. Competir novamente foi bom, deu um gás que me fez esquecer um pouco o stress do dia a dia”, comentou a atleta Andrea Silva, apontada entre as destaques em quadra.

Deputado Luciano Ribeiro questiona trabalho do governador no sertão da Bahia Foto: Gisele Quintão

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) questionou onde estariam as obras do governador Rui Costa para o sertão da Bahia. O parlamentar se manifestou ao pronunciamento do deputado Adolfo Menezes, que elogiou o trabalho do governador. “Será que só os meus olhos não enxergam as obras que o governador faz? Se eu for de Caculé a Condeúba, passo naquela terrível estrada que o governador não tem coragem de fazer. Se eu for de Licínio a Urandi, tenho que passar naquela estrada que o governador não tem olhos. Se eu for a Tanhaçu, tem aquela ponte que já matou tantas pessoas e que nunca foi duplicada”, listou o deputado. O parlamentar também citou os problemas na saúde, educação, segurança pública e a falta de água no Estado. “Temos cidades pacatas do sertão com tiros e roubos em plena luz do dia; problemas de regulação deixam a saúde em caos; em Tanhaçu está até hoje sem as obras prometidas; Tanhaçu, Guajeru, Rio do Antônio, Ibitira, e demais população do semiárido estão a passar sede. Queremos um governo que trabalhe de fato e trabalhe para todos, e com ações concretas”, salientou Ribeiro.

Unidades básicas de saúde iniciam atividades em alusão ao Outubro Rosa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Brumado deram início às atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que a campanha seguirá o mesmo roteiro dos anos anteriores, quando foram promovidas palestras educativas sobre o tema, bem como realizados os exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos. A campanha se estende também a mulheres com idade abaixo dos 40 anos, mas que tenham histórico familiar ou sintomas da patologia. Durante todo o mês, serão promovidos vários eventos alusivos à campanha nas unidades básicas de saúde no intuito de manter o padrão de atenção às mulheres assistidas pelo sistema público de saúde. Ainda segundo dados da própria Sesau, Brumado hoje se encontra em um bom patamar de logística na prevenção do câncer de mama, tendo como mérito, não apenas a oferta do atendimento, mas, principalmente, a conscientização das mulheres acerca da importância dos cuidados preventivos no combate à doença.

Mastologista passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida em Brumado

O médico mastologista, Thiago Santos Novais, acaba de firmar parceria com a Clínica Mais Vida, no intuito de ofertar maior atendimento na especialidade para Brumado e região. Com atuação já conhecida no estado, Thiago vem alertando para os cuidados preventivos à patologia que acomete principalmente as mulheres no mundo todo, estando ao lado do câncer de pele como os casos mais comuns na atualidade. O médico chama a atenção ainda para que as mulheres sempre se lembrem do autoexame e nunca negligenciando a necessidade da mamografia anual, após os 40 anos de vida. Salvo em casos em que há incidências genéticas da patologia na família, aí os cuidados preventivos devem ser iniciados mais cedo. Thiago inicia seus atendimentos na Clínica Mais Vida a partir do dia 20 de outubro, e com uma rotina mais frequente a partir do mês de novembro. “No mês de outubro estaremos engajados com a Clínica Mais Vida na campanha do 'Outubro Rosa', e esperamos que as mulheres de Brumado e região possam participar ativamente desse movimento que vem ajudando a salvar muitas vidas, pela simples prevenção”, lembrou o mastologista. Agende sua consulta com o Thiago Novaes na Clínica Mais Vida, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo a Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho.  A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Livramento: Usuários da Vivo reclamam do sinal e da transmissão de dados na cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, usuários da operadora Vivo estão indignados com a péssima qualidade do sinal na cidade. Desde a manhã da última quarta-feira (27), os usuários não conseguem completar as ligações, nem tampouco utilizar o banco de dados. Nas redes sociais, os clientes fizeram diversos protestos devido à qualidade dos serviços prestados. Segundo os usuários, as conversas telefônicas são constantemente cortadas ou simplesmente ficam mudas e a situação de dificuldade tem ficado cada vez pior. Os problemas geram, inclusive, prejuízos para quem utiliza o serviço como ferramenta de trabalho ou até mesmo em casos de urgências. Os problemas com a operadora também são relatados por diversos usuários na cidade de Brumado, onde as falhas no sinal são freqüentes.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Brumado: Presidente da câmara explica suspensão do sinal de celular na Lagoa Funda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a sessão legislativa realizada de sexta-feira (29), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (PDT), explicou o motivo pela qual a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) suspendeu o sinal da operadora Vivo, único na região da comunidade da Lagoa Funda, em Brumado. “O problema é que foi instalada uma repetidora, que ampliou o sinal para a comunidade de Correias, e estava atrapalhando o sinal da operadora em Brumado. Constatada a irregularidade, a Vivo então solicitou que o equipamento fosse desligado”, esclareceu o parlamentar. Segundo ele, o equipamento que permitia haver sinal na localidade foi instalado pela Secretaria de Ciências e Tecnologia da Bahia, porém, após denúncia da Vivo, que apontou as irregularidades, o equipamento foi desativado. O presidente do legislativo brumadense afirmou ainda que esteve na sede da Anatel, onde lhe foi garantido que o problema será sanado com o restabelecimento do sinal da operadora na localidade.  

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Vereadores expressam desejo de mudar dia e horário das sessões legislativas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As sessões legislativas da Câmara de Vereadores de Brumado podem mudar das segundas-feiras à noite para as manhãs de quinta ou sexta-feira. Pelo menos essa foi a vontade expressa pelos vereadores presentes na sessão da última sexta-feira (29). A sessão, que seria realizada na última segunda-feira (25), teve de ser adiada por conta da suspensão de energia provocada por uma poda de árvore que atingiu a rede na região. Ao experimentarem o horário matinal, os parlamentares opinaram pela mudança no horário regimental das sessões ordinárias. A decisão sairá de uma reunião pré-sessão na noite da próxima segunda-feira (02), a qual foi convocada pelo presidente do Legislativo, Leonardo Vasconcelos (PDT). Caso seja aprovada, na semana seguinte, as sessões terão novo dia e horário.   

Mãe reconhece filho furtando em vídeo e chama a polícia Foto: Divulgação/PM

Uma mulher reconheceu o filho dela em um vídeo que está circulando no WhatsApp sobre um assalto a uma loja de eletrodomésticos, no Centro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e o denunciou à polícia. Após a denúncia, a polícia prendeu no domingo (1º) Glauber Alexandre Pedroso, de 18 anos, que estava escondido embaixo de uma cama. A mulher de 36 anos ligou para a Polícia Militar se dizendo disposta a entregar o filho dela, pois ele tinha cometido um crime. De acordo com o G1, na casa da família, no Bairro Jardim Icaraí, em Várzea Grande, a polícia a questionou sobre o crime que o filho dela estaria envolvido e ela disse que o jovem tinha participado de um furto na loja de eletrodomésticos, localizada na Avenida Alzira Santana, e que o reconheceu em um vídeo compartilhado pelo aplicativo de celular. Ela informou aos policiais que o filho estava em uma casa vizinha e passou o endereço. A polícia então foi até o endereço informado e o jovem tentou fugir, se escondendo debaixo da cama. Mas a PM o algemou e o levou até a delegacia, como consta no boletim de ocorrência. A mãe também foi até a delegacia para prestar depoimento como testemunha. No local, segundo a polícia, ela demonstrava profunda tristeza. 

Brumado: Vereadores apelam pela ampliação da barragem antes da construção da adutora para Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em coro orquestrado pela vereadora Ilka Abreu (PR), os vereadores de Brumado manifestaram apoio ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) quanto às preocupações em torno do projeto de construção de uma adutora na Barragem de Cristalândia, com a finalidade de abastecer a cidade de Tanhaçu. A obra será executada sem antes elevar a crista para aumentar a capacidade de armazenamento do manancial. Durante a sessão realizada na manhã de hoje (29), os vereadores disseram que vão se mobilizar junto ao prefeito e demais lideranças do município de Malhada de Pedras a fim de buscar sensibilizar o governador Rui Costa (PT) para dar prioridade à ampliação da capacidade de armazenamento do manancial. “Água é vida e é para todos. Por isso, somos a favor de servir também aos municípios de Tanhaçu, Ituaçu, Aracatu ou quem quer que seja. Porém, temos de ser coerentes com o quadro atual em que nos encontramos. O projeto põe em risco o abastecimento para Brumado e Malhada de Pedras, pois o acumulado não é suficiente para agregar mais um município. Nosso apelo ao governo do estado é para que, antes mesmo de se construir essa adutora, que seja feita a ampliação da barragem para não sofremos um colapso no abastecimento”, ponderou a vereadora Ilka Abreu em entrevista ao site Achei Sudoeste. 

Brumado: Vereadores apelam pela ampliação da barragem antes da construção da adutora para Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), também reforçou a visão da colega. “Não temos nada contra a intenção do governador de levar água da Barragem de Cristalândia para Tanhaçu. São nossos irmãos e vizinhos e também merecem, porém é sem lógica que o Distrito de Cristalândia, onde está a barragem, não receba da própria água, enquanto a proposta da Embasa é retirar água para outro município. Nosso entendimento nesse momento se alinha ao entendimento do prefeito, de que primeiro o governo e a Embasa devem aumentar a capacidade da barragem para em seguida construir a adutora para atender Tanhaçu”, argumentou. Em reportagem anterior, no ano de 2016, ouvimos de um técnico da Embasa que o momento não era propício para abastecer a região do Distrito de Cristalândia com água de sua barragem, pois envolvia uma logística dispendiosa, que teria de canalizar a água tratada da sede do município para o distrito. Na época, a solução apresentada pelo técnico foi a construção de uma adutora para atender a localidade, o que não foi realizado.  

SMTT palestra sobre segurança viária na Escola Professora Eny Mafra em Brumado Foto: Divulgação

A Coordenação de Educação, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está promovendo uma série de palestras sobre segurança viária em escolas, faculdades e empresas no município. O Coordenador de Educação, Jansen Ricardo, esteve na Escola Municipal Professora Eny Mafra, localizada no Bairro São Felix, falando aos alunos sobre a importância de atitudes preventivas para um trânsito seguro. O evento atendeu a todas as crianças das séries iniciais até o 5° ano, nos dois períodos, e foi acompanhado pelos professores e toda a equipe de direção. O ciclo de palestras faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que está sendo desenvolvida em Brumado até o final deste mês.

Brutalidade: Bandidos agridem crianças de 02 e 08 anos em assalto na zona rural de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em uma ação covarde, três bandidos assaltaram uma família na Fazenda Concórdia, comunidade rural do município de Aracatu, na última quinta-feira (28). Ainda em estado de choque, o produtor rural proprietário da fazenda relatou ao site Achei Sudoeste os momentos de pavor que viveu nas mãos dos bandidos. Segundo a vítima, por volta de 6h, quando ele estava no curral cuidando do gado, os três marginais chegaram ao local empurrando uma motocicleta. Armados, eles exigiram dinheiro e agrediram o produtor. A vítima havia recebido um dia antes R$ 9 mil com a venda do gado. O produtor foi arrastado para dentro de casa sob a mira de um revólver. Vendo o pai nas mãos dos bandidos, o filho da vítima, de apenas 08 anos, clamou aos assaltantes para não matar o pai e disse que procuraria o dinheiro. Bastante agressivos, os marginais deram várias coronhadas e chutes na criança. Eles reviraram a casa, quebraram o guarda-roupa e a cama do casal e, como não encontravam o dinheiro, chutaram o outro do filho da vítima, de apenas 02 anos. Os criminosos ameaçavam matar a família durante todo tempo. “Eu até tentava falar, mas eles estavam me enforcando. Eu perdi o fôlego e fiquei sem voz, mas graças a Deus eles acharam o dinheiro e foram embora”, disse o produtor rural. Na sexta-feira (29), pai e filho compareceram à delegacia de Brumado, onde registraram a ocorrência e passaram por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DTP). Foram constatados vários hematomas nas vítimas, provocados pelas agressões dos bandidos. “Meu sofrimento maior não foi pelo dinheiro, pois foi Deus quem me deu força pra trabalhar e conseguir. Então, ele vai continuar me dando forças pra recuperar, mas meu sentimento foi ver eles tiraram sangue do meu filho e eu sem poder fazer nada para defendê-lo, e ainda chutou meu filhinho de apenas dois anos. Só não feriu porque minha esposa correu e amparou a criança”, afirmou, emocionado. A polícia iniciou as investigações a fim de localizar e deter os elementos.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Juiz Sergio Moro quer deixar a Lava-Jato Foto: Agência Brasil

De acordo com informações da coluna Radar, da revista Veja, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, teria confidenciado a um amigo que gostaria de deixar o comando das ações ligadas à Operação Lava Jato na primeira instância após o fim dos processos movidos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vale lembrar que Moro determinou a primeira condenação do petista em julho de 2016, porém avalia outras três ações contra o político. Lula é réu em ações na Operação Zelotes e na Operação Janus.

Datafolha: Lula lidera em 2018, seguido por Bolsonaro e Marina Foto: Instituto Lula

O jornal “Folha de S.Paulo” divulgou neste sábado (30) e domingo (1º) números de uma pesquisa do instituto Datafolha com índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ao menos 35% das intenções de voto em todos os cenários pesquisados, o deputado Jair Bolsonaro (PSC), entre 15% e 19%, e a ex-senadora Marina Silva (Rede), entre 13% e 23%. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) são os únicos candidatos além de Lula, Bolsonaro e Marina Silva que atingem dois dígitos das intenções de voto. Lula aparece como vencedor em todos os cenários testados para eventual segundo turno, exceto em um hipotético confronto com o juiz Sergio Moro (em que há empate técnico).

Homem é morto a facadas após briga em bar na zona rural de Palmas de Monte Alto

Um homem de 35 anos foi morto a facadas na última sexta-feira (29) no Distrito de Espraiado, zona rural de Palmas de Monte Alto, município localizado a 200 km de Brumado. A vítima, identificada como Edilson de Jesus Nogueira, jogava sinuca e bebia junto com dois homens em um bar, e por volta das 21h, eles se desentenderam e começaram a brigar. A razão que levou ao desentendimento não foi esclarecida. Minutos depois do homicídio, Joãonacio do Patrocínio Pereira, 42 anos, foi preso por uma guarnição da Polícia Militar, suspeito de participação no crime. De acordo com o Sudoeste Bahia, o outro acusado, identificado como, Cristiano Magalhães de Souza, 24 anos, está foragido. Até a publicação desta reportagem, ele não havia sido localizado pela polícia. Ambos são residentes em Espraiado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi, que também fez perícia no local da morte. A vítima era solteiro, mas deixa dois filhos.

Família procura homem desaparecido na cidade de Caculé Foto: Arquivo Familiar

Os familiares de Carlos Prates de Brito, conhecido popularmente como “Bento de Maria de Moacir” estão à procura de informações que possam levar ao seu paradeiro. Segundo a família, Carlos foi visto pela última vez na quarta-feira (27) e até o momento não deu notícias. Os familiares disseram que Carlos vinha passando por problemas psicológicos onde apresentava um quadro de depressão. Eles acrescentam que não houve nenhum fato como: briga, discussão ou problema familiar, que o levasse a sumir sem dar explicações. De acordo com o Informe Cidade, Carlos usava uma blusa listrada nas cores branca e azul e calças jeans. Caso alguém tenha alguma informação, entrar em contato pelos telefones: (77) 98121-2855 / 98137-6771.

Jovem de 25 anos é morto com três tiros à queima-roupa em Guanambi Foto: Reprodução/WhatsApp

O jovem César Azevedo Santos, 25 anos, foi assassinado na noite do último sábado (30), na cidade de Guanambi, a 130 km de Brumado. De acordo com a Guanambi FIM, a vítima foi surpreendida por dois homens armados e encapuzados, na calçada de sua residência. Os meliantes deflagraram vários disparos, sendo que três atingiram César que morreu no local, tentando se refugiar dentro da casa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A polícia civil de Guanambi já está investigando o caso.

Carreta carregada com sementes de algodão tomba na curva do vento em Igaporã Foto: Lapa Oeste

Uma carreta carregada com caroços de algodão tombou logo após a Curva do Vento, na BR-430, entre Igaporã, no sudoeste da Bahia. O veículo trafegava em direção a Caetité, quando o condutor perdeu o controle na curva, provocando o acidente. A carreta tombou fora da pista em um local próximo à entrada do parque eólico. A carga se espalhou à margem da rodovia. Diversas pessoas se reuniram para ensacar e transferir a mercadoria para um caminhão. De acordo com o Lapa Oeste, o condutor sofreu escoriações leves e foi auxiliado por colegas para sair do veículo acidentado. O trânsito manteve o fluxo normal, pois a carreta ficou fora da rodovia e o local possui um vasto acostamento.

Homem morre em Rio do Pires após cair de moto e quebrar o pescoço Foto: Reprodução/WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem morreu no último sábado (30), na cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano. De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima seguia com sua motocicleta em direção ao povoado de Ibiajara, quando caiu por cima do veículo, quebrando o pescoço e morrendo na hora. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado esteve no local e realizou a perícia. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

SAC Móvel atenderá nos municípios de Jussiape, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio Foto: Divulgação

O caminhão do SAC Móvel estará nos municípios de Jussiape de 03 a 04/10 na Praça Rodrigo Alves Pereira, em Livramento de Nossa Senhora de 06 a 07/10 na Praça Coronel Zezinho Tanajura em frente ao Colégio João Vilas Boas e na cidade de Dom Basílio de 09 a 10/10 na Praça São João. A unidade itinerante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), estará oferecendo serviços como emissão da carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado, das 8h às 18h.

Brumadense Rique Lessa participará do programa do Ratinho no SBT

O cantor brumadense, Rique Lessa, que atualmente se apresenta em casamentos na cidade e região sudoeste, irá participar ao vivo do programa do Ratinho, no canal SBT, no quadro “É dez ou mil”, no próximo dia 27 de novembro. Essa será a segunda apresentação de Lessa em rede nacional. Na primeira oportunidade, ele participou do programa da Eliana, também no SBT. O cantor confirmou sua participação no Ratinho em suas redes sociais. “Dia 27 de Novembro terá Rique Lessa ao vivo no quadro é Dez ou Mil no Programa do Ratinho no SBT, torçam por mim, quero trazer o troféu pra casa! Não aguentei guardar a novidade e vim compartilhar com vocês”.

Arquivo