Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

27 Out 2017 - 09:00h

A 3ª Promotoria do Ministério Público Estadual (MPE) do município de Brumado recebeu mais dois promotores de justiça, completando assim o quadro da unidade. Elias Silva Rodrigues passa a assumir a área criminal, enquanto Verena Aguiar Silveira atuará na Vara do Júri, Infância e Juventude e no Juizado Especial Criminal. Em entrevista ao Achei Sudoeste, a promotora, que também atuará na comarca de Tanhaçu, destacou que o preenchimento das quatro promotorias reforça a atuação do Ministério Público em Brumado, tendo em vista o grande volume de trabalhos no município. “Chegamos para reforçar e agilizar os trabalhos desempenhados pelo MPE local e, dessa forma, acreditamos no avanço dos processos em tramitação”, pontuou. Nesta quinta-feira (26), a promotora já atuou em seu primeiro júri popular, presidido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.

27 Out 2017 - 08:00h

O Decreto nº 147, de 18 de outubro de 2017, estabelece a redução em 20% dos subsídios de prefeito, secretários municipais e vencimentos de ocupantes de cargo comissionados na Administração Pública de Condeúba, no sudoeste baiano. Segundo o controlador interno do município, Reinaldo Antônio Ribeiro, foi calculada uma redução em torno de R$ 30 a R$ 35 mil só com o corte, fora outras medidas de contenção de gastos. Além da redução nos salários, o decreto também estabelece a suspensão, temporariamente, de concessão das parcelas remuneratórias referentes a gratificações, adicionais e demais vantagens pecuniárias de caráter individual, bem como a redução de 20% daquelas já existentes.

27 Out 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

27 Out 2017 - 07:00h

Na sessão legislativa desta sexta-feira (27), serão discutidos em primeira votação: o Projeto de Lei (PL) 038/2017, que altera a Lei Complementar nº 02, de 28 de dezembro de 2006, que dispõe sobre o Código Tributário do Município de Brumado; e o PL 039/2017, que declara de Utilidade Pública a Associação de Moradores do Bairro Olhos D’água. Em única votação, serão apresentado o Projeto de Decreto Legislativo 07/2017 que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense para Sérgio Mauro de Oliveira. Por fim, em primeira e única discussão e votação, estarão na pauta da sessão diversas indicações para melhorias estruturais na cidade, como  a instalação de bancos de cimento na área externa do Laboratório Regional Manoel Joaquim dos Santos Carvalho e a necessidade de um termômetro de rua nas imediações da Praça Coronel Zeca Leite, Praça Armindo Azevedo e Avenida Centenário.

26 Out 2017 - 17:00h

Na última quarta-feira (25), uma garota de 13 anos foi encontrada morta no quintal de casa, no Bairro Beija Flor, em Guanambi. Ela estava pendurada em uma árvore com uma corda amarrada ao pescoço. A mãe de Emanuele Souza havia saído de casa pela manhã e quando retornou encontrou a filha morta. Populares acionaram a polícia, que realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias do ocorrido.

26 Out 2017 - 16:00h

Enfermeiros, coordenadores, agentes de saúde e endemias, além de servidores da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau), participaram da caminhada que marcou o período de campanha do Outubro Rosa, que visa à prevenção do câncer de mama, na cidade. A manifestação, que teve o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), partiu da Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães e seguiu pelo centro comercial até a Praça da Matriz, onde os participantes saldaram o Bom Jesus nas escadarias da paróquia. Em seguida, houve integração com sorteio de brindes. A caminhada também serviu para anunciar a adesão à campanha Novembro Azul, que trata da prevenção ao câncer de próstata. A Secretaria de Saúde obteve bons resultados nas últimas campanhas, pois tem conseguido quebrar o preconceito que alguns homens ainda tinham de fazer o exame de toque, meio pelo qual o médico consegue diagnosticar o paciente. Para este ano, a Sesau acredita que haverá um número maior de homens participando da mobilização.

26 Out 2017 - 15:30h

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu nesta quarta-feira a Selic em 0,75 ponto porcentual, para 7,50%. A decisão foi tomada por unanimidade. É o menor valor para taxa básica de juros desde abril de 2013. Na época, a Selic estava em 7,25%, o nível mais baixo desde que o BC começou a divulgar metas para a taxa, em 1999. Com a decisão, o comitê diminui o ritmo de cortes na Selic feito nas últimas quatro reuniões, que foi de 1 p.p. A redução já era esperada pelo mercado, que estima que a autoridade monetária deve encerrar em breve o ciclo de cortes nos juros, iniciado em outubro do último ano, por causa do baixo nível de inflação. De acordo com a Veja, o comitê disse, na nota que divulga a nova taxa de juros, que o ambiente econômico está dentro do previsto anteriormente, quando havia sinalizado que faria uma redução mais gradual da Selic. “O comportamento da inflação permanece favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”, diz trecho do texto. Analistas do mercado financeiro consultados pelo Boletim Focus preveem que o BC fará um corte de 0,5 p.p. na reunião marcada para dezembro, levando a taxa a 7%, um novo recorde mínimo. 

26 Out 2017 - 15:00h

Uma decisão do desembargador Mário Augusto Albiani Alves suspendeu a exoneração de servidores comissionados da prefeitura de Rio de Contas. A sentença reconduz funcionários que foram afastados após uma ação do Ministério Público do Estado aceita pela Justiça de 1° grau. Segundo a determinação, o número dos servidores comissionados que devem voltar terá de obedecer à quantidade prevista no edital 01/2014, até uma deliberação nova ou definitiva da questão.  

26 Out 2017 - 14:30h

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, como parte da Operação Lavat, deflagrada na manhã desta quinta-feira (26). A Lavat é um desdobramento da Operação Manus e prendeu o ex-titular da pasta, Henrique Eduardo Alves (PMDB), em junho deste ano. Segundo informações da Folha de S. Paulo, ele é um dos alvos da ação desta quinta e os três mandados de prisão temporária são contra Aluísio Henrique Dutra de Almeida, José Geraldo Moura Fonseca Júnior e Norton Domingues Masera, ex-assessores de Alves. De acordo com a Polícia Federal, materiais apreendidos na Manus indicam que mais pessoas participavam da organização criminosa que fraudava licitações em diferentes cidades do Rio Grande do Norte para arrecadar dinheiro para a campanha do governo estadual em 2014. A operação envolveu 110 policiais federais, que cumpriram 22 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva.

26 Out 2017 - 14:00h

O final se semana contou com uma extensa agenda cultural promovida pelo Projeto Adote um Capoeirista, que realizou mais uma edição do tradicional Encontro de Culturas de Matriz Africana em Brumado. Este ano, o palco do evento foi o Colégio Oscarlina, localizado no Bairro Dr. Juracy, onde aconteceu também o XV Batizado de Capoeira e Troca de Cordões. Durante três dias de encontro, entre a sexta-feira (20) e o domingo (22), foram promovidas oficinas de capoeira, com rodas de abertura, manifestações culturais, capoeira de angola, capoeira para crianças, luau acústico e apresentações folclóricas. “Ficamos felizes de poder realizar mais essa festividade que remonta e preserva a cultura dos nossos ancestrais africanos. Só temos de agradecer o apoio da secretária municipal de educação e cultura, Acácia Gondim, e demais apoiadores, além dos centros de capoeira de nossa cidade e de outros municípios que compareceram para abrilhantar e valorizar ainda mais a nossa manifestação em defesa e preservação das nossa raízes de matriz africana”, expressaram o contramestre Zumbi e a instrutora Gingadinha.   

26 Out 2017 - 12:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

26 Out 2017 - 12:00h

A empresa terceirizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) concluiu a demarcação da sinalização horizontal no centro comercial de Brumado, onde foi realizado o recapeamento asfáltico. Um dos trechos mais esperados pela comunidade brumadense foi a travessia de entroncamento entre a Rua Dr. Mário Meira e a Avenida Coronel Tibério Meira. No local, há anos não se viam as faixas de pedestres. Todas as passagens de pedestre no centro comercial receberam a demarcação das faixas com tinta a vapor em 200°C, o que possibilita maior permeabilidade e durabilidade na via. Nas próximas semanas, a empresa que vencer a licitação para manutenção da zona azul deverá percorrer as principais ruas e praças do centro, juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Secretaria de Infraestrutura, no intuito de realizar a demarcação do zoneamento. 

26 Out 2017 - 11:30h

Na terça-feira (24), a deputada Ivana Bastos e o prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, se reuniram com o Diretor de Operações da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Antônio Matos, para dar encaminhamento ao pedido, já autorizado pelo governador Rui Costa, para implantação uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município. Segundo o prefeito, o investimento atenderá mais de 9 mil moradores das comunidades de Fazendinha, Itapicuru, Passagem, Algodão, Jatobá, Casa Nova, Barrancão, Lençóis, Caiçara da Barra, além da sede e de outras localidades. Durante a reunião, o diretor informou que iniciará a elaboração do projeto em novembro para que a execução dos serviços aconteça o mais breve possível. Para a deputada, a implantação da estação de tratamento será parte das ações que melhorarão o acesso e a oferta de água de qualidade no município.

26 Out 2017 - 11:00h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado realizou a entrega de brinquedos às crianças da creche do Centro de Assistência Integral às Crianças (CAIC), nesta terça-feira (24), ainda em alusão ao dia das crianças. A ação faz parte do Projeto Azul Marinho Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos. Este ano, a arrecadação de brinquedos foi superior aos anos anteriores e o comando da GCM optou por reservar parte das doações para algumas escolas na sede e em comunidade rurais. “Percebemos no olhar de cada criança que a alegria não vem do brinquedo em si, mas do cuidado e da atenção dispensada a eles. Gostaria que cada doador desses brinquedos pudesse estar presente conosco na ocasião dessas entregas para sentirem a alegria e o mesmo sentimento de satisfação que percebemos no brilho sincero do olhar de cada uma das crianças. Uma sensação que não tem preço, por isso os nossos agradecimentos a todos pelo apoio a realização de nossa campanha”, disse o comandante da GCM, Jussimar Santos. 

26 Out 2017 - 10:30h

Na última terça-feira-feira (24), foi aprovado pela Assembleia Legislativa o Refis para quem esteja em débito com o ICMS junto à Secretaria da Fazenda até 30 de junho deste ano. O deputado Luciano Ribeiro (DEM), relator do projeto, apresentou parecer favorável por entender que é um ato de praxe para ajuste fiscal. “Em meio à crise que passamos, é uma forma de contribuirmos para o aquecimento da economia e a garantia dos empregos para os baianos”, opinou. O prazo para negociação com a Sefaz vai até o dia 22 de dezembro e, se a quitação for à vista, poderá haver redução de multa por infração e de acréscimos moratórios em até 70%. Se o contribuinte optar pelo parcelamento em até 60 meses, poderá pagar mensalidades de no mínimo R$ 1 mil, com correção pela taxa Selic. Os honorários advocatícios decorrentes da cobrança da dívida ativa, por sua vez, serão reduzidos em 50%. 

26 Out 2017 - 10:00h

Ao realizar ronda de rotina no Bairro Esconso, em Brumado, nesta terça-feira (24), uma guarnição da Cipe/Sudoeste se deparou com um pé de maconha plantado em um terreno em frente a uma oficina mecânica. A erva era mantida por um mecânico, que teve a identidade preservada. A polícia informou ao Achei Sudoeste que o mecânico disse em sua defesa que preferiu plantar a erva ao invés de comprar a maconha das mãos de traficantes. Segundo ele, o objetivo era não se associar ao tráfico e também não alimentar o crime. Porém, como no Brasil há restrição em manter pés de maconha em residências, as plantas foram arrancadas e apresentadas na delegacia. 

26 Out 2017 - 09:30h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou Ernevaldo Mendes de Souza, ex-prefeito de Caatiba, por fraudes em licitações e desvio de verbas, no valor de R$ 109.305,90, destinados à educação, repassados ao município por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a ação, em 2008, o então prefeito direcionou licitações de alimentação e materiais escolares de forma a beneficiar diversas empresas de um mesmo grupo familiar; algumas nem sequer existiam. Para beneficiar essas empresas, Souza fracionou as licitações, de modo a mantê-las na modalidade convite, quando as mesmas deveriam ter sido enquadradas em tomada de preços. Souza também deixou de prestar contas dos gastos com os recursos e realizou saques das verbas em espécie e sem identificação dos beneficiários. O ex-prefeito foi condenado a perder, em favor do FNDE, os valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio; a pagar multa civil no dobro de tal acréscimo patrimonial; a ressarcir integralmente o dano causado e a perder função pública que eventualmente exerça. Souza também teve os direitos políticos suspensos por oito anos e ficou proibido de contratar com o poder público ou dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por dez anos. 

26 Out 2017 - 09:00h

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora acaba de abrir as inscrições para o Processo Seletivo que visa o preenchimento de mais de 70 vagas. As inscrições seguem até a sexta-feira (27), na sede municipal, para candidatos com nível fundamental, médio/técnico ou superior. O atendimento é de 9h às 14h. Há vagas para: Auxiliar de Saúde Bucal, Motorista Socorrista do Samu, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, Técnico em Busca Ativa, Médico Clínico Geral, Médico Socorrista do Samu, Sanitarista, Educador Físico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Protesista Dentário. As remunerações variam entre R$ 937 e R$ 6.500.