Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2017"

26 Out 2017 - 08:30h

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) decidiu, em sessão plenária nesta quarta-feira (25), aplicar multa de R$ 5 mil ao ex-prefeito da cidade de Piripá, Anfrísio Barbosa Rocha, além de lhe imputar uma responsabilização financeira de R$ 130.924,18, valor que deverá ser ressarcido aos cofres públicos. A decisão se deve à desaprovação das contas do convênio 151/2010, firmado entre a Prefeitura de Piripá e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O convênio tinha como objetivo a realização de obras de reforma e ampliação de um estádio de futebol, mas o objeto pactuado não foi cumprido. Ainda cabe recurso da decisão. 

26 Out 2017 - 08:00h

Já se passaram quatro anos desde que a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou a indicação para instalação de segregadores de pista no percurso da Avenida Centenário, passando pelo Terminal Rodoviário até o encontro com a BR-030. Após uma sequência de acidentes que tiraram a vida de alguns munícipes, o então presidente da casa legislativa no ano de 2013, Alessandro Lôbo (PRB), apresentou a indicação para que fossem instalados os equipamentos de sinalização no percurso a fim de melhor orientar os condutores e diminuir as ocorrências na região. Na ocasião, a prefeitura, através do departamento de trânsito, chegou a adquirir os populares ‘gelo baiano’, porém os mesmos nunca foram instalados e ficaram retidos no Almoxarifado Central até serem utilizados em outro trecho da mesma avenida. Com as recentes obras de recapeamento asfáltico realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), o pleito, embora esquecido, enfim foi atendido e a empresa que presta serviços ao DNIT fez a instalação das famosas tartaruguinhas refletivas, juntamente com a demarcação em faixa contínua dupla no local, o que pressupõe a proibição de ultrapassagem no trecho, que é bastante movimentado.

26 Out 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

25 Out 2017 - 20:06h

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o arquivamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, todos do PMDB. Apesar de a votação ainda não ter chegado ao fim, o governo conseguiu um número de votos favoráveis ao arquivamento que não pode mais ser alcançado por aqueles que querem o prosseguimento da denúncia do ex-procurador-geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF). Temer e os ministros foram denunciados pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A acusação foi elaborada com base nas delações dos executivos da JBS e também do operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro. Na manhã desta quarta, Temer passou mal e foi internado no Hospital do Exército, em Brasília, com obstrução urológica. A situação chegou a ameaçar a continuidade da votação. Outro fator que deixou a apreciação na berlinda foi o fato de o governo ter tido dificuldades para emplacar o quórum de 342 deputados para abrir os trabalhos. Uma articulação da oposição orientou os parlamentares da bancada a não registrarem presença em plenário. Somente no meio da tarde o número foi atingido, propiciando o início da votação. A primeira denúncia, apenas contra Temer, pelo crime de corrupção passiva, também foi arquivada pela Casa, em votação realizada no dia 2 de agosto.

25 Out 2017 - 18:00h

Depois de assaltar uma farmácia em Guanambi, Suedson Paulo Donato Souza, 31 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. Ele estava escondido dentro de um sofá em uma residência na Rua Lauro de Freitas, no centro da cidade. O homem foi encaminhado pela guarnição para a delegacia. Suedson já possui passagens pela polícia por outros roubos.

25 Out 2017 - 17:30h

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu em decisão liminar a portaria do Ministério do Trabalho que dificulta a punição dos empregadores que submetem funcionários a condições análogas à escravidão. Publicada na segunda-feira passada, a portaria reduz o conceito de trabalho escravo, muda as regras de fiscalização e altera critérios de  inserção de empresas na chamada ‘lista suja’ – dependerá de uma determinação do ministro do Trabalho. “Tenho por suficientemente evidenciado, pois, pelo menos em juízo preliminar, que o art. 1º da portaria do Ministério do Trabalho nº 1.129/2017, ao restringir indevidamente o conceito de “redução à condição análoga a escravo”, vulnera princípios basilares da Constituição, sonega proteção adequada e suficiente a direitos fundamentais nela assegurados”, diz a ministra em sua decisão. De acordo com a Veja, a ministra acolheu a ação do partido Rede Sustentabilidade, que pedia a anulação da portaria. Outras duas ações foram entregues ao STF pedindo a revogação da portaria: uma do PDT e outra da Confederação Nacional de Profissionais Liberais. A decisão em caráter liminar tem efeito até o julgamento do mérito da ação pelo plenário do STF – ainda não há data para o julgamento.

25 Out 2017 - 17:00h

Em abordagem rotineira realizada na tarde de terça-feira (24), na BA-262, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) interceptou um veículo que estava sendo conduzido para a cidade de Vitória da Conquista. Ao realizarem uma consulta no aplicativo nacional, os policiais encontraram uma restrição de roubo no automóvel, que tem placa da cidade de Brasília. Em sua defesa, o condutor declarou que não tinha conhecimento da procedência irregular do carro, pois apenas estava fazendo um favor para um amigo de Vitória da Conquista, que o pediu para ir buscar o veículo no município de Malhada de Pedras. O motorista, que teve a identidade preservada, e o veículo modelo Voyage da Volkswagen foram apresentados na delegacia para apuração das autoridades policiais.

25 Out 2017 - 16:30h

Tem promoção de depilação no Instituto de Beleza Vida: fazendo perna e virilha, você ganhará de brinde as sobrancelhas ou buço com depilação egípcia. O método é natural e não agride a pele. Além disso, diminui a produção de pelos na área depilada, evita a flacidez que a depilação com cera pode provocar e consegue retirar os pelos mais fininhos que nascem no contorno do rosto e que são conhecidos por penugem. O salão também conta com a profissional Claudinéia Guimarães, que é designer, profissional especializado em trabalhar a imagem das sobrancelhas, suavizando, levantando e até mesmo modernizando a expressão. Ligue agora e agende seu horário. Os telefones são (77) 98868-3984 - (77) 99982-3357 - (77) 3441-2741. O Instituto de Beleza Vida fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães. Depilação não é tudo igual!

25 Out 2017 - 16:00h

O vereador Elias Pereira (PV), o popular Elias Piau, compareceu à delegacia no final da manhã de terça-feira (24) para registrar o furto do celular institucional cedido pela Câmara Municipal que estava aos seus cuidados. O parlamentar declarou na ocorrência que estava sentado com sua filha na porta de casa, localizada no Bairro Baraúnas, quando percebeu que não estava mais com o aparelho. Ele acredita que o aparelho tenha sido furtado. “Estou registrando a queixa para prestar conta do sumiço do bem público que restituirei à casa legislativa, pois se trata de um equipamento institucional”, disse o parlamentar ao site Achei Sudoeste.

25 Out 2017 - 15:30h

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) realizou na Câmara de Vereadores de Caetité uma capacitação de Gestores Públicos Municipais de Esporte e Lazer. Na oportunidade, 30 gestores dos municípios de Brumado, Caculé, Caetité, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Licínio de Almeida, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Rio do Antônio e Tanque Novo participaram de palestras e de uma oficina sobre elaboração de projetos esportivos. O objetivo do encontro foi direcionar os gestores para que eles possam viabilizar o acesso às políticas públicas existentes e implantadas pelo Governo da Bahia, com foco na formação dos Conselhos e Fundos Municipais de Esporte e Lazer. Na ocasião, compuseram a mesa: Manfredo Lessa - Assessor Jurídico da Confederação Baiana de Futebol; Priscila Matheus Cruz - Assessora Técnica da Coordenação do Esporte do Estado; Júlio César - Coordenador do Esporte da Bahia; além de gestores municipais.  

25 Out 2017 - 15:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, na última terça-feira (24), após discutir com a esposa, um homem tentou matá-la usando uma tesoura de cortar grama. Ela se esquivou e por pouco não foi atingida. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local. O homem foi conduzido, juntamente com a arma do crime, para a delegacia para adoção dos procedimentos cabíveis. O homem apresentava sinais de que havia feito uso de alguma substância entorpecente. Ele deverá responder pela Lei Maria Penha.

25 Out 2017 - 14:30h

O nefrologista Marcelo Santana há 20 anos tratando de doenças renais e patologias do aparelho urinário nas regiões de Salvador, Vitória Conquista e Ituaçu. Agora em Brumado, Marcelo estará prestando relevantes serviços aos pacientes que necessitam de Hemodiálise e fazendo acompanhamento preventivo de pacientes em grupo de risco, com quadro de hipertensão diabetes mellitus, infecção urinária, cálculos renais e outras patologias no aparelho urinário. “Nosso objetivo é fazer um tratamento preventivo no intuito de evitar que o paciente chegue a hemodiálise”, disse o nefrologista, apontando pacientes diabéticos e hipertensos como potencialmente predispostos a doença renal crônica. O Médico faz o alerta para que a população beba muito líquido, bem como mantenha o acompanhamento anual de avaliação médica, principalmente para quem já tem histórico familiar. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.

25 Out 2017 - 14:20h

O presidente Michel Temer (PMDB) teve um mal-estar na manhã desta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto e foi levado para um hospital militar em Brasília. Segundo primeiras informações publicadas no Blog de Andréia Sadi, o problema é urológico e não tem relação com a obstrução parcial em uma artéria coronária que foi diagnosticada no presidente nos últimos dias. A expectativa é que a Presidência da República divulgue uma nota nos próximos minutos para dar mais detalhes sobre a situação de Temer.

25 Out 2017 - 14:00h

É grande a expectativa para a visita do governador Rui Costa (PT) ainda este ano ao município de Brumado a fim de cumprir agenda de um pacote de inaugurações envolvendo os 20 leitos de UTI no Hospital Professor Magalhães Neto, a UPA 24 Horas, o Campus do Ifba, a unidade do Sicom, a sede própria da 18ª Ciretran e o presídio. Além dessas obras já concluídas, o deputado estadual licenciado e atualmente secretário de agricultura do estado da Bahia, Vitor Bonfim (PDT), deixou escapar em entrevista ao site Achei Sudoeste que o governador pretende anunciar o início das obras de esgotamento sanitário no município. “Em breve, receberemos a UTI e, ainda dentro deste governo de Rui Costa, receberemos a notícia da instalação do esgotamento sanitário de Brumado”, disse o secretário. Em passagem pelo município recentemente, a caminho da cidade de Dom Basílio, o governador declarou em entrevista a nossa reportagem que está sendo concluída a consolidação do consórcio regional de saúde e ele deverá desembarcar em Brumado no próximo mês para inauguração das obras citadas, ocasião em que poderá ocorrer o pronunciamento do esgotamento sanitário, conforme citado pelo secretário de agricultura.

25 Out 2017 - 12:30h

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou nesta terça-feira (24) uma representação do PT que pedia a cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG). De acordo com o G1, a assessoria de João Alberto alegou que ele consultou a Advocacia Geral do Senado, que por sua vez recomendou o arquivamento do pedido. O PT entrou com o requerimento com base nas delações premiadas de executivos do grupo J&F, que detém a JBS. Aécio já havia sido alvo de outra representação pelo mesmo motivo. No entanto, ela foi arquivada por decisão colegiada do Conselho de Ética. De acordo com a Folha de S. Paulo, a área técnica do Senado justifica que não cabe um novo pedido de cassação contra Aécio com a mesma justificativa e na mesma legislatura.

25 Out 2017 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis, não fez rodeios ao citar que o Brasil ainda é um país preconceituoso e machista e que há uma sensação de falsa segurança. “Não ouvimos falar de a polícia meter o pé na porta das casas nos bairros brancos na busca por infratores da lei. E o número de jovens negros mortos pelo braço forte da segurança é bem superior ao número de adolescentes brancos que cometem as mesmas infrações. Jovens negros são assassinados apenas por serem negros”, relatou. A ouvidora falou ainda sobre o alto índice de violência contra as mulheres, principalmente no ambiente doméstico. “Precisamos falar mais de direitos e em ampliação desses direitos com acesso à justiça, pois estamos em uma nação machista de intolerância aos direitos da mulher. Mesmo sendo um país continental e miscigenado, ainda é grande o preconceito às religiões de raízes africanas, aos negros, à comunidade LGBT, aos produtores rurais sem terra e muito mais. Esse é o papel da Defensoria Pública Estadual, atuar em suas bases municipais no intuito de promover esse acesso de direitos e justiça”, pontuou.

25 Out 2017 - 11:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

25 Out 2017 - 11:00h

“Há mais buracos do que pavimentação”, são as palavras de indignação dos moradores do Bairro Esconso, em Brumado, referente às irregularidades na extensa avenida que interliga diretamente o Anel Rodoviário da BR-030 ao centro comercial do município. Ao site Achei de Sudoeste, um grupo de moradores cobrou a intervenção do poder público no intuito de recuperar a pavimentação da via. “A empresa que fez o serviço do DNIT veio na cidade e recapeou trechos que ainda estavam em ótimo estado de conservação, enquanto deixou pra trás essa via que é uma intermediária da BR nesse estado precário. Faltou representatividade política, na verdade, acho que nossos políticos não conhecem a real situação do nosso bairro”, dispararam os moradores. Eles ainda cobraram do vereador Wanderley Amorim a promessa de uma operação tapa buracos na localidade. “Aquilo foi propaganda enganosa. O vereador veio aqui, pousou com o carro da prefeitura e disse que o problema estava sendo resolvido, mas ele foi embora e nada fez por nós. Estamos esperando o retorno dele para realmente nos ajudar a solucionar essa problemática em nosso bairro, pois, com tantos carros e motos tendo que realizar manobras bruscas para desviar dos buracos, tememos que ocorram acidentes e tragédias por aqui”, cobraram os populares, que nos últimos anos vêm se revezando em tapar os buracos na via utilizando apenas terra.

25 Out 2017 - 10:30h

Na edição de sexta-feira (20), foi publicada no Diário Oficial do Legislativo a Lei nº 1.817/2017, que institui o Dia do Maçom no município de Brumado. A data será comemorada anualmente no dia 20 de agosto. O prefeito sancionou e o presidente do legislativo promulgou a citada lei. A Câmara Municipal realizará, também anualmente, sessão solene para comemorar a data.

25 Out 2017 - 10:00h

Conhecido como Sacerdote das Estrelas, Dionata de Jesus Silva, o popular Pai Dionata de Xangô, denunciou em entrevista ao site Achei Sudoeste que agentes do alto escalão de repartições públicas, a nível estadual e municipal, tentaram boicotar a participação de representantes das religiões e culturas de matriz africana no processo que elegeu a representante do município no Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Publica Estadual (DPE-BA). Como líder espiritual e coordenador da casa conhecida mundialmente como Castelo Xangô, Pai Dionata relatou que só foi avisado do processo que aconteceu na última quinta-feira (19) um dia antes. Ainda segundo ele, a comitiva que geriu o processo havia sido informada que não havia terreiros de Candomblé na cidade e, dessa forma, não havia Babalorixás para representar as unidades de matriz africana. Dionata deixou escapar que houve uma manipulação nos bastidores, por interesses de membros do alto escalão do município, a fim de ocultar as atividades religiosas desenvolvidas na cidade, o que para ele reflete flagrante preconceito e desrespeito aos tradicionais terreiros de candomblé e umbanda, bem como a seus adeptos. “Somos muitos na cidade e fomos discriminados e desrespeitados por uma minoria que não aceita a nossa participação nos assuntos de interesse e defesa dos mais carentes de justiça em nossa comunidade”, desabafou.