Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2018
fechar

Júri de suspeito de homicídio acontece no próximo dia 9 na Comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O julgamento do réu Lucas Benevides Fonseca Oliveira, denunciado por homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, será realizado na Comarca de Brumado, no dia 9 deste mês, às 8h30. De acordo com a denúncia, na madrugada de 16 de setembro de 2016, por volta de 2h, o acusado, acompanhado da namorada, da cunhada e de um filho, chegou em Brumado conduzindo um veículo roubado em Vitória da Conquista, o qual seria entregue a um receptador no município. Na mesma noite, o acusado, o filho e as duas mulheres foram ao Bar da Paixão, situado na Av. Centenário, onde a vítima Neander Carlos do Amaral Silva flertou a namorada do acusado. Durante o desentendimento, Lucas sacou uma pistola que estava na cintura e atirou em Neander. Este tentou se esconder atrás de uma porta, mas foi novamente alvejado e morto. Ainda de acordo com a denúncia, o acusado e as mulheres entraram no carro e fugiram para Caculé. O acusado responde a outros processos e é suspeito de praticar outros crimes na região. O júri será presidido pelo Juiz Genivaldo Alves Guimarães.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Líder do empreendedorismo regional, Brumado celebrará dia municipal do empreendedor Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 27 de outubro, Brumado celebrará o dia municipal do empreendedor. Agentes do Sebrae, da Sala do Empreendedor e do CredAmigo estiveram reunidos na sede do Sebrae local, na última sexta-feira (05), onde deliberaram as ações que serão desenvolvidas, além das propostas de exposições para o dia do evento. Jéssica Lopes, coordenadora regional do Sebrae, destacou, em entrevista ao site Achei Sudoeste, que, mediante a implantação da Sala do Empreendedor, somado as atividades desenvolvidas no órgão, com os empenhos da administração para a implantação da cidade empreendedora, Brumado, atualmente, lidera as atividades empreendedoras na região, passando na frente de cidades conceituadas na área, como Caetité e Vitória da Conquista. A coordenadora frisou que para o evento será montada uma grande estrutura na Praça Armindo Azevedo, onde estarão reunidos expositores da agricultura familiar, do setor de alimentação, prestadores de serviços, bem como dos segmentos de diversas artes culturais. Agente da sala do empreendedor em Brumado, Jansen Ricardo pontuou que o evento de fomento ao empreendedorismo será o resgate da cultura empreendedora na região.

Prefeito cobra celeridade na regulamentação dos serviços de mototáxi em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o advento do fechamento do processo licitatório para implantação da Zona Azul em Brumado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) cobrou da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) celeridade para a regulamentação do serviço de mototáxi na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador municipal de trânsito, Jansen Ricardo, disse que sem a regulamentação não haverá espaço para o serviço de mototáxi em Brumado e, dessa forma, para não haver um embate público, o prefeito está cobrando que seja feito o mais rápido possível todo o processo de legalização dos serviços. O coordenador relembrou que já foram feitas várias chamadas públicas para regulamentação, porém, com pouco interesse da categoria, desta vez, a prefeitura tomará as ações e obrigará as agências e os motoboys individuais a se adequarem ao regime legal das atividades de prestação de serviço de transporte de cargas e passageiros. Jansen detalhou ainda que as motos deverão receber pintura com faixa padrão e utilizarão placas vermelhas identificando o serviço de táxi em duas rodas. Para agilização do processo, o conselho municipal de trânsito realizará sessões para debater o assunto. “Quem não quiser se enquadrar com a regulamentação, não conseguirá se manter no setor de mototáxis em Brumado. Não haverá espaço para o serviço clandestino, uma vez que a própria zona azul controlará o uso do solo urbano de estacionamento. Isso não é uma imposição, é uma ação de organização viária da cidade”, pontuou. 

Rui, Wagner, Coronel e Haddad conquistam a maioria dos votos dos eleitores brumadenses Foto: Ulisses Dumas

Reeleito no primeiro turno nas eleições 2018, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), conseguiu uma vitória esmagadora na cidade de Brumado. Com 81,03% dos votos válidos, o petista teve o deferimento de 26.127 de eleitores na capital do minério. Já para o senado, os candidatos aliados ao chefe do executivo estadual, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), obtiveram respectivamente, 20.591 e 16.179 sufrágios. O candidato à presidência da república, Fernando Haddad (PT), conquistou 55,67% do eleitoral com 20.624 votos. Na cidade, Rui recebeu a confiança irrestrita da população.

Eleições 2018: Manelão é o candidato a deputado federal mais votado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e radialista Emanoel Araújo Lima (Patriota), o Manelão, obteve 6508 e foi o candidato mais votado ao cargo de deputado federal na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o patriota obteve 9052 votos no total de votos válidos no estado da Bahia e não conseguiu se eleger nestas eleições 2018. Manelão seguiu a sua campanha sem nenhum apoio expressivo e mesmo assim, conseguiu conquistar a maioria do eleitorado brumadense.

Eleições 2018: Carcará do Sertão desbanca candidato do prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sem nenhum apoio expressivo, o candidato a deputado estadual, cantor e compositor Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, desbancou o candidato do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o empresário Márcio Moreira da Silva (Patriota). Após apurar 100% das urnas na capital do minério, Carcará conquistou 9887 votos contra 9683 de Moreira e foi o bem mais votado na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a campanha do patriota foi muito intensa na cidade, com eventos sendo realizados por semana, contra uma campanha sem nenhuma expressão de Carcará. O músico foi um fenômeno que poderia ter causado uma tragédia ainda maior na base aliada do gestor municipal, já que teve uma queda significativa nos últimos dias, provavelmente por falta de apoios expressivos. Com um slogan “pior que tá, não pode ficar”, a campanha modesta do medebista caiu no agrado da população da capital do minério. Ambos os candidatos não conseguiram ocupar uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Eleições 2018: Carcará do Sertão desbanca candidato do prefeito de Brumado
Jaques Wagner e Angelo Coronel são eleitos senadores pela Bahia Foto: Divulgação

Os candidatos Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) foram eleitos para o Senado pela Bahia, com 35,53% e 32,75% dos votos válidos, respectivamente neste domingo (7). Irmão Lázaro (PSC), que aparecia disparado nas pesquisas, ficou em terceiro lugar, com 15,50 % dos votos válidos. Foram apuradas 70,83% das urnas. Os votos brancos somam 6,68% e os nulos, 21,34%. O número de abstenções foi de 21,05%.  Confira o total da votação: Jaques Wagner (PT) - 2932498 votos - 35,53%; Angelo Coronel (PSD) – 2703456 votos - 32,75%; Irmão Lázaro (PSC) – 1279370 - 15,50%; Juthay Magalhães Júnior (PSDB) - 66153 votos - 8,00%; Comandante Rangel (PSL) - 411053 votos - 4,98%; Fábio Nogueira (PSol) - 124183 votos - 1,50%; Jorge Viana (MDB) - 37357 votos - 0,45%; Celsinho Cotrim (PRTB) - 33548 votos - 0,41%; Francisco José (Rede) - 30484 votos - 0,37%; Marcos Maurício (DC) - 29141 votos - 0,35%; Adroaldo dos Santos (PCO) - 13405 votos - 0,16%.

Definido: Bolsonaro e Haddad farão 2º turno Foto: Reprodução/Vermelho

Após uma disputa voto a voto na reta final da apuração, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) passaram ao segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o Uol, o candidato Jair Bolsonaro, representante da direita, favorito nas pesquisas de intenção de voto, votou na manhã deste domingo na zona oeste do Rio sob forte esquema de segurança. Ele chegou ao seu local de votação, a Escola Municipal Rosa da Fonseca, logo cedo e disse acreditar em vitória em primeiro turno. “Dia 28 é praia”, disse o capitão, prevendo vitória já no primeiro turno. Já o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que agora tem a missão de unir a esquerda, votou em uma escola na zona sul da cidade. Haddad foi recebido com panelaço de alguns vizinhos da escola. A militância reagiu cantando: “Bate panela, pode bater, quem tira o povo da miséria é o PT”. O candidato minimizou o protesto. “Dia de eleição é normal esse tipo de manifestação. Desde que seja pacífica, não tem problema nenhum”. Acompanhando a transmissão por telões, eles gritaram o nome do presidenciável petista quando o canal anunciou que Bolsonaro aparecia com 45% e Haddad, com 28%, segundo o Ibope. Haddad e as principais lideranças do PT não estão na sala, mas em um local reservado acompanhando a apuração.

Rui Costa, do PT, é reeleito para o governo da Bahia no primeiro turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Rui Costa (PT) foi eleito para o seu segundo mandato como governador da Bahia no primeiro turno da eleição, realizado neste domingo (7). A vitória dele já era projetada nas pesquisas de intenção de voto divulgadas ao longo da campanha, que indicavam larga vantagem sobre Zé Ronaldo (DEM). Ao longo das parciais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento, o petista aparece sempre com mais de 70% dos votos válidos. A vitória de Rui representa também o quarto mandato consecutivo do PT no governo da Bahia. A comemoração do partido está marcada para acontecer no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na noite deste domingo. No local, ele deve conceder entrevista coletiva à imprensa. Em 2014, o petista também foi reeleito no primeiro turno, mas com 54,53% dos votos válidos. Há quatro anos, o segundo colocado também era do DEM. Paulo Souto teve 37,39% dos votos válidos.

70% das urnas apuradas em Brumado: Carcará já soma 6952 votos e segue liderando a disputa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cantor e compositor da cidade de Brumado, Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, continua liderando o pleito para deputado estadual na cidade. Segundou apurou o site Achei Sudoeste, com 70% das urnas apuradas o cantor já tem 6952 votos conquistados dos brumadenses. Em segundo lugar, segue o candidato Márcio Moreira da Silva (Patriota) com 6574. Em terceiro, o deputado e candidato a reeleição Vitor Bonfim (PR) aparece com 2498. Já em quarto, Luciano Ribeiro (DEM), com 1316 sufrágios.

Com 44% das urnas apuradas, Carcará do Sertão segue na liderança de votos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O medebista a deputado estadual, Manoel Rodrigues Filho, o Carcará do Sertão, segue na liderança de votos na capital minério em busca de uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele já está com 3854 e segue desbancando o candidato do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o patriota Márcio Moreira da Silva, que em segundo soma 3439 votos. Em terceiro, o deputado e candidato a reeleição, Vitor Bonfim (PR), já soma 1594 sufrágios. A surpresa, até o momento, é a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), que aparece em quarto com 845, seguida pelo deputado Luciano Ribeiro (DEM) que já somou 732 votos.  

Eleições 2018: Manelão segue liderando votação para a Câmara Federal em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato a deputado federal Emanoel Araújo Lima (Patriota), o Manelão, segue liderando a votação em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, com 44% das urnas apuradas na capital do minério, o candidato já soma 2248 votos. Ele é seguido pelo deputado federal e candidato a reeleição Waldenor Pereira (PT),com 1856 sufrágios. Em terceiro está o pelo auditor fiscal Luís Carlos Moura Matos (PTC), o Carlinhos Moura, com 1252. Em quarto, aparece o forrozeiro Edigar Mão Branca com 944 votos.

AL-BA: Com 33% das urnas apuradas, Carcará do Sertão ultrapassa Márcio Moreira em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com 33% das urnas apuradas, o candidato Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, está desbancando, até o momento, o patriota Márcio Moreira da Silva, apadrinhado do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carcará já soma 3039 votos, contra 2746 de Moreira. Em terceiro lugar segue o candidato Vitor Bonfim (PR) com 1229 sufrágios. Já o democrata Luciano Ribeiro, em quarto colocado com 562. A reportagem do site Achei Sudoeste segue no Fórum Eleitoral de Brumado acompanhando a apuração em tempo real.

Eleições 2018: Com 10% das urnas apuradas, Manelão lidera votação para a Câmara Federal em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário e radialista Emanoel Araújo Lima (Patriota), o Manelão, lidera a disputa pela Câmara Federal, em Brumado, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Manelão já soma 677 votos na capital do minério. Em segundo lugar está o candidato a reeleição Daniel Almeida (PCdoB) com 427. Em terceiro lugar, o candidato brumadense, Luís Carlos Moura Matos (PTC), o Carlinhos Moura, já contabilizou 404 sufrágios. O candidato a reeleição, Waldenor Pereira (PT), segue em quarto com 348. O TRE-BA apenas apurou 10% das urnas na capital do minério.

Eleições 2018: Com 10% das urnas apuradas, Márcio Moreira lidera votação para a AL-BA em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O candidato apadrinhado do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Márcio Moreira da Silva (Patriota), está liderando a disputa eleitoral em Brumado. De acordo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Moreira já contabilizou 1271 votos, seguido por Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, com 1238 sufrágios. Em terceiro lugar está o candidato a reeleição, Vitor Bonfim (PR), com 553. Já o deputado Luciano Ribeiro (DEM), segue em quarto lugar somando 236 votos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, apenas 10% das urnas foram apuradas até o momento no Fórum Eleitoral de Brumado.

Brumado: Homem é preso tumultuando fila de votação na Escola Eny Mafra Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi detido na tarde deste domingo (07) na Escola Eny Mafra, no Bairro São Félix, em Brumado. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, o eleitor estava tumultuando a fila de votação no local. Ainda segundo a polícia, o indivíduo ainda desacatou a ordem da coordenadora da seção eleitoral, além dos militares que faziam a segurança na unidade escolar. Ele foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado e está à disposição da justiça eleitoral.

Eleições 2018: Urnas começam a chegar ao Fórum Eleitoral em Brumado para apuração Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As urnas que foram utilizadas na votação em Brumado já estão chegando ao Fórum Eleitoral. A capital do minério é o maior colégio eleitoral da 90ª Zona e 137 urnas foram utilizadas durante a votação neste domingo (7). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, mais de 47 mil eleitores estavam aptos a escolher deputados estaduais e federais, além de senadores, governador e presidente da república. A apuração oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já teve início na cidade.

Na cadeia, Lula admite possível derrota e diz que deixou seu legado para o Brasil Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu no último sábado (06) uma possível derrota de Fernando Haddad, candidato do PT que o substituiu na disputa pelo Palácio do Planalto, para o Jair Bolsonaro, do PSL. De acordo com a Revista Época, nos últimos dias ele tem dito que sabe que deixou seu legado para o Brasil e que entrará para a história do país. Afirma ainda que esse não será o caminho de seus algozes. Lula defende que sua permanência na prisão será um grande problema em eventual governo Bolsonaro. Acredita que a visão de que ele é um preso político está consolidada no exterior e que a pressão de países estrangeiros e da Organização das Nações Unidas (ONU) pela sua liberdade será crescente. A cúpula do partido também passou a admitir a possibilidade de vitória de Bolsonaro. Se antes as pesquisas internas do PT mostravam que Haddad lideraria a votação ainda no primeiro turno, o mesmo não foi comprovado na véspera da eleição. Os números da própria sigla, geralmente mais otimistas do que pesquisas como Ibope e Datafolha, mostravam que o candidato do PSL chegará a um provável segundo turno na frente do ex-prefeito de São Paulo. Os dados são a pior notícia que o PT poderia receber. Sempre que chegou ao segundo turno, com Lula e depois com Dilma Rousseff, a sigla já estava na liderança.

Brumado: Polícia detém mais um indivíduo praticando boca de urna no Colégio Roberto Santos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 11h30 deste domingo (07), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático (Peto) conduziu um indivíduo que foi flagranteado praticando boca de urna na entrada das seções eleitorais do Colégio Roberto Santos, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Os policiais foram acionados pelo juiz eleitoral Rodrigo Souza Britto, que estava no local e presenciou o fato. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o indivíduo se apresentou como delegado de coligação. Ele foi conduzido e apresentado ao preposto da Polícia Civil, onde o delito foi registrado.

Eleições 2018: Manhã de votação foi tranquila em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A manhã de votação foi tranquila nas 221 sessões de votação no município de Brumado. Os eleitores compareceram timidamente nas primeiras horas de votação, mas, já na metade da manhã, grandes filas se formaram. Os eleitores foram decididos às urnas, alguns até se utilizaram das pescas e dos santinhos para não esquecerem os números dos candidatos.

Eleições 2018: Manhã de votação foi tranquila em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na garantia da segurança, a polícia militar organizou uma grande operação envolvendo todos os soldados, oficiais e viaturas da 34ª CIPM, além do reforço de mais 12 policiais da cidade de Guanambi e da Guarda Civil Municipal. Nos locais, são mantidos policiais a pé, enquanto as viaturas realizam patrulhamento nas adjacências dos prédios de votação e nos bairros da cidade, a fim de inibir qualquer delito eleitoral. Até o meio dia, a maior alteração foi a condução de um cabo eleitoral que fazia boca de urna, com a entrega de santinhos, na porta do CEEP.

Eleições 2018: Manhã de votação foi tranquila em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Este ano, com a obrigatoriedade do voto biométrico, mais de 47 mil eleitores estão aptos à votação no município. O número poderia ser maior, porém mais de 4 mil eleitores não realizaram o recadastramento biométrico do título e, dessa forma, ficaram inaptos para votação. Especula-se que, seguindo os dados do estado, Brumado possa ter entre 30% e 35% de abstenções nessas eleições, o que diminuiria o coeficiente eleitoral do município para pouco mais de 31 mil votos válidos.

Vereador sem habilitação é preso transportando eleitores Foto: Divulgação/PRF

Policiais rodoviários federais detiveram na manhã deste domingo (7) um vereador do município de Milagres transportando ilegalmente seis eleitores na BR-116. O flagrante ocorreu por volta de 10h45, no KM 549 da rodovia. Durante a abordagem, os agentes da PRF constataram o transporte ilegal em período eleitoral. Além disso, o condutor não é habilitado para dirigir veículos. Aos policiais, o vereador de 39 anos informou que passava pela rodovia quando viu o grupo de pessoas e resolveu dar carona. Segundo a Legislação Eleitoral, o transporte de eleitores só poderá ser feito por veículos cadastrados e autorizados pela Justiça Eleitoral. A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia de Polícia Civil em Milagres.

Aos 101 anos, seu Arthur puxa fileira de idosos na votação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As especulações que apontam um grande número de abstenções não deverá incluir o voto de idosos acima de 70 anos. Pelo menos esse é o termômetro registrado pelo site Achei Sudoeste na cidade de Brumado, onde um número expressivo de eleitores já desobrigados do dever de votar compareceram às urnas. Puxando a fileira, nossa reportagem encontrou seu Arthur Pereira, que, aos 101 anos de idade, lúcido e cheio de disposição, compareceu ao local de votação acompanhado da esposa, dona Lindaura, e da filha, a professora Artulita.  “Enquanto eu tiver vida e saúde quero sim dar o meu voto. Quero continuar apostando que aparecerá alguém para mudar o rumo desse nosso país e nos colocar nos trilhos certos da democracia. Por isso nunca vendi o meu voto, pois o voto é a ferramenta mais poderosa que temos para, de alguma forma, tentarmos direcionar os interesses do bem comum da nossa sociedade”, disse o centenário.

Aos 101 anos, seu Arthur puxa fileira de idosos na votação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De moleta e acompanhada da neta, dona Jaci Vieira, de 74 anos, atravessou metade da cidade, saindo do Bairro São Jorge até o Colégio Estadual de Brumado (CEB), no centro, para depositar o seu voto. “Sei que não preciso mais votar, mas é minha boa vontade de ajudar a escolher alguém que possa direcionar bem o nosso estado e nosso país”, afirmou. Seu Aécio Gomes, também de 74 anos, saiu de sua casa na Lagoa da Jurema, comunidade rural a 24 km de distância do local de votação na sede do município, na insistência de escolher um candidato que faça jus ao seu esforço de votar. “Quero ver se encontro alguém com vergonha na cara pra fazer valer o meu voto. Votei errado minha vida toda porque acreditei em muita gente que, depois de eleito, foi que veio a mostrar verdadeiramente as caras, mas agora espero poder acertar em um que possa dar um tempo nessa roubalheira que está o nosso país”, contou o lavrador aposentado.

Aos 101 anos, seu Arthur puxa fileira de idosos na votação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O casal de músicos, seu Lucílio Meira, 77 anos, e Dona Joselita, a professora Zezé, 74 anos, foram juntos ao local de votação. “Queremos ter o prazer de ajudar a tirar o Brasil da situação em que se encontra. Nosso voto é consciente, pois acompanhamos de perto todas as propostas ao governo do estado e à presidência. Não encontramos o candidato que possamos chamar de bom, mas encontramos um a quem demos uma nota média, acreditando que pior do que está não pode ficar”, responderam. Nessas eleições, o voto ainda é obrigatório até os 70 anos de idade, após essa idade, o voto se torna facultativo no território nacional. No entanto, o congresso já aprovou a redução da obrigatoriedade até os 65 anos, o que entrará em vigor nas eleições de 2020. 

Mulher é detida ao fazer boca de urna e entregar santinhos a juiz eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de identidade não revelada foi detida ao fazer boca urna na porta do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), em Brumado, na manhã deste domingo (07). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, com santinhos do candidato pra quem trabalhava como cabo eleitoral, a mulher abordava os eleitores na porta do local de votação, porém, para seu azar, um dos abordados foi exatamente o juiz da 90ª Zona Eleitoral, Rodrigo Souza Britto, que acionou a polícia militar e encaminhou a mulher à delegacia pelo flagrante de crime eleitoral. O magistrado, com o apoio da polícia, está percorrendo todas as seções de votação em Brumado no intuito de inibir a prática de boca de urna.

Arquivo