Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2018
Homem que construiu pista clandestina para receber aviões com drogas é preso em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem suspeito de atuar no tráfico de drogas e que, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), construiu uma pista de avião clandestina no povoado Baixa do Cocá, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi preso na tarde de segunda-feira (29). No dia 20 de outubro, a pista clandestina foi descoberta dentro de uma fazenda. Na ocasião, uma aeronave que estava prestes a decolar foi apreendida e três suspeitos de tráfico foram presos em flagrante. De acordo com a SSP-BA, o suspeito utilizava a pista para receber aviões com drogas. Identificado como Rogério dos Santos Silva, de 43 anos, ele confessou ter construído a pista. Ele foi preso em um sítio, no Parque Imperial, próximo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). A SSP-BA informou que, dentro do imóvel, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, um veículo, dinheiro e celulares. Rogério foi autuado por associação criminosa e porte ilegal de arma.

Brumado: Chuva de 160 mm enche rio e aguadas na região do distrito de Ubiraçaba Foto Deusdete Ferreira/Achei Sudoeste

Até a metade da madrugada desta terça-feira (30), o cenário era quase desértico, com a vegetação da caatinga bastante seca e castigada pelo sol na região rural do Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. Porém, por volta de 4h da madrugada, uma verdadeira tromba d’água foi despejada na região, enchendo um rio e aguadas nas comunidades adjacentes ao distrito. Membro da Associação Comunitária de Moradores da Comunidade Represo, Deusdete Ferreira, registrou imagens e vídeos da forte correnteza que se formou no barramento da localidade. O representante comunitário informou por telefone ao site Achei Sudoeste que o pluviômetro da localidade registrou 160 mm de precipitação em menos de três horas de chuva.

Brumado: Chuva de 160 mm enche rio e aguadas na região do distrito de Ubiraçaba Foto Deusdete Ferreira/Achei Sudoeste

“Tão forte, intensa e volumosa foi a chuva que a água está passando por cima das estradas de acesso, entre o Represo e Ubiraçaba”, declarou. Na região do Represo, há cerca de 90 famílias que, nos últimos meses, vêm sofrendo os efeitos da severa seca - tendo na lavoura a sua principal atividade econômica, a região vinha passando por inúmeras dificuldades na busca de recursos para a renda das famílias. Ainda de acordo com Deusdete, a maioria do moradores até tentou outras alternativas na busca de recursos hídricos, como poços artesianos, mas a maioria dos aquíferos secou com a estiagem prolongada, atingindo dessa forma a vazão dos poços recém abertos na localidade. Nossa reportagem apurou ainda que, na sede dos distritos de Ubiraçaba e Samambaia, o volume de chuva chegou a 30% com a precipitação dessa madrugada. Os serviços de meteorologia preveem a continuidade das chuvas na microrregião do sertão brumadense durante toda a semana.

Clínica Mais Vida - Atendimento com a pneumologista Damille Sandes

Os problemas ligados ao pulmão e as vias respiratórias são muito frequentes na população e se faz importante chamar a atenção para que se obtenha a melhoria da qualidade de vida das pessoas que apresentam doenças respiratórios. Damile, pneumologista, que começa a atender na Clínica Mais Vida destaca que o tabagismo ainda é um dos grandes causadores de doenças respiratórias crônicas, sendo o pulmão um dos mais prejudicados com o tabagismo, que pode causar doenças como: câncer em diversos órgãos, doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e AVC. A pneumologista salienta que um ex-fumante pode recuperar a saúde pulmonar se todos os cuidados forem tomados e se em primeiro lugar cessar permanentemente o tabagismo. Damile, que passa a fazer parte do quadro de especialistas da Clínica Mais Vida, observa que a sua especialidade ainda apresenta algumas dificuldades para a população, pois ainda existe a carência de profissionais, sendo assim, a iniciativa da Clínica em ofertar aos brumadenses e moradores da região esse profissional é muito importante, pois atesta sua grande preocupação com a qualidade de vida da população. O pneumologista é o médico especialista em doenças respiratórias e pulmonares. Essas doenças afetam os pulmões, traqueia, brônquios e bronquíolos, dificultando assim o processo de respiração. E engana-se quem pensa que esses profissionais só tratam de pneumonia. Os pneumologistas são capacitados para fazer o diagnóstico de doenças nos pulmões e seus componentes, como asma, apneia do sono, doenças provenientes do tabagismo e outros. É importante lembrar que algumas doenças podem ser provocadas pela poluição, pelo tempo seco e por temperaturas mais baixas decorrentes do outono e inverno, devendo se tomar cuidados essenciais para que não sejam acometidos, tais como: lavar corretamente as mãos, evitar aglomeração de pessoas, e, tomar as devidas vacinas. Previna-se, cuide da sua saúde. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumado: Ifba abre seleção para duas vagas residuais do curso de Engenharia de Minas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Ifba abriu edital de solicitação de matrícula para a categoria de portador de diploma de nível superior para o curso de Engenharia de Minas, com ingresso no segundo semestre letivo de 2018. Para candidatar-se às duas vagas residuais, os candidatos deverão preencher um formulário, que está disponível no próprio edital, e entregar no setor de Coordenação de Registros Acadêmicos até a quarta-feira (31), acompanhado de cópias dos seguintes documentos: requerimento de inscrição, RG, CPF, histórico escolar de graduação com indicação do coeficiente de rendimento e diploma de graduação. A seleção dos candidatos será realizada pelo colegiado do curso com base em critérios pré-definidos. A relação dos candidatos considerados aptos para matrícula será disponibilizada no mural do campus a partir do dia 05 de novembro de 2018.

Polícia Federal eleva ao nível máximo segurança do presidente eleito Jair Bolsonaro Foto: Divulgação

A Polícia Federal aumentou de 35 para 55 o número de policiais responsáveis pela segurança do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com informações do jornal O Globo, esse é o nível mais alto de segurança previsto pelo órgão para uma autoridade. O aumento na segurança já estava previsto para o presidente eleito antes do início da campanha e seria colocado em prática independente do vencedor da eleição. A Polícia Federal também passou a fazer a segurança da residência e dos endereços oficiais de trabalho de Bolsonaro.

Na pegada das eleições 2020, prefeito de Brumado e deputado disputam paternidade de obra Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A paternidade de obras no município de Brumado, oriundas do Governo da Bahia, parece que continuará firme com o grupo situacionista liderado pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o deputado estadual Vitor Bonfim (PR), opositor ao governo municipal. Antes do período eleitoral, investimentos para o São Pedro do Bairro Olhos D’água e a construção de um anfiteatro para o município foram o tom de diversos debates e discussão entre políticos de situação e oposição. Após as eleições 2018, agora chegou a vez da obra de extensão da rede de água da Adutora do Algodão, em Guanambi, para o Distrito de Ubiraçaba, em Brumado. No meio de todos os imbróglios, está o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), único parlamentar da base situacionista que apoia Rui Costa (PT). Inicialmente anunciada pelo presidente da Câmara de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), aliado de Eduardo, Vitor Bonfim afirmou durante uma entrevista a uma emissora de rádio local que a obra seria fruto de sua articulação política junto ao governo baiano. O ato teve rejeição do prefeito de Brumado, que, em Salvador, esteve na Secretaria de Recursos Hídricos da Bahia, em audiência com o titular da pasta, Cássio Peixoto. Após o ato, Vasconcelos disse que esclareceu os fatos por conta de que alguns, de forma equivocada, quiseram assumir a paternidade da obra. “A mentira sobrevive enquanto a verdade não chega”, destacou o gestor. Segundo ele, o benefício só foi conquistado devido a sua insistência junto ao governador, durante a sua visita no município. Ao que parece, o pleito eleitoral de 2020 já teve início na capital do minério e os líderes do processo estão a todo vapor querendo mostrar serviço para a população.

'Ninguém solta a mão de ninguém', desenho que viralizou no país, é criação de tatuadora mineira Foto: Thereza Nardelli/Arquivo pessoal

Após o resultado do pleito que elegeu Jair Bolsonaro (PSL) o presidente do país neste domingo (28), um desenho que retrata uma rosa e mãos dadas, com a frase “Ninguém Solta a Mão de Ninguém”, tomou conta das redes sociais. A frase foi dita pela mãe de Thereza Nardelli anos atrás. “A gente atravessava um momento difícil na nossa vida pessoal, mas o país também passava por dificuldades. Aí ela virou para mim e disse, ‘ninguém solta a mão de ninguém’”, contou Thereza. O desenho, que já havia sido divulgado na internet semanas antes, foi publicado novamente por Thereza às 17h deste domingo (28), quando a votação foi concluída em grande parte do país.

'Ninguém solta a mão de ninguém', desenho que viralizou no país, é criação de tatuadora mineira Foto: Kimberly Rennó/Reprodução

“Horas depois, eu comecei a ver que um monte de gente famosa tinha publicado. A ideia do desenho é que seja compartilhado mesmo. Que chegue a muita gente”, disse a artista. Bruna Marquezine, Pablo Vittar, Enrique Diaz, Bruno Gagliasso e Monica Iozzi foram alguns dos famosos que compartilharam o desenho. “Acho que viralizou porque o desenho representa conforto, sabe? Que não estamos sós. Que tem gente perto e que a gente pode contar sim um com o outro”, disse Thereza.

Cooperativa comemora crescimento produtivo agropecuário na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao Achei Sudoeste, o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidária de Brumado (Coopmasb), Amauri Fraga, falou sobre o crescimento produtivo agropecuário na região. Atualmente, a cooperativa conta com 150 famílias cooperadas. Com sede em Brumado, a instituição atua em toda região, fornecendo produtos para a alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo Fraga, o Município é obrigado a comprar na mão dos produtores, no mínimo, 30% da produção.

Cooperativa comemora crescimento produtivo agropecuário na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesse sentido, o presidente reforçou que o foco da comercialização é voltado para os órgãos municipais e estaduais. Em Brumado, Amauri afirmou que o potencial é a grande produção de maracujá, além de pequenas áreas de cultivo de pimentão, tomate, abóbora e hortaliças. Para ele, apesar do crescimento, esse potencial poderia estar sendo melhor explorado. “Faltam muitas políticas públicas para que a nossa agricultura se desenvolva cada vez mais”, completou. Para o enfrentamento da seca, Amauri reforçou que a Coopmasb valoriza o produto da agricultura familiar, sempre mantendo o preço que cubra o custo da produção. “Temos a preocupação social para que o agricultor não fique desamparado”, reiterou.

Jair Bolsonaro quer Sérgio Moro como ministro da Justiça ou no STF Foto: Adriana Spaca/Agência O Globo

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou na noite desta segunda-feira (29), em entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, que convidará o juiz federal Sérgio Moro para ser o futuro ministro da Justiça ou então o indicará para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “Pretendo convidá-lo para o Ministério da Justiça ou – seria no futuro – abrindo uma vaga no Supremo Tribunal Federal, na qual melhor ele achasse que poderia trabalhar para o Brasil”, afirmou Bolsonaro. De acordo com o jornal o Globo, Moro não descarta a possibilidade de aceitar o convite. Ele diz a interlocutores, que a vantagem de integrar a equipe do presidente eleito seria afastar o temor de alguns setores da sociedade de algum tipo de quebra do Estado Democrático e de Direito. escolha do Ministério da Justiça, porém, o levaria para Brasília antes, já que a primeira vaga na Suprema Corte será aberta em 2020, quando o ministro Celso de Mello completa 75 anos.

Brumado: Prefeitura faz entrega de câmeras de monitoramento de segurança ao Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais seis câmeras de monitoramento irão compor o sistema do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) em Brumado. Os equipamentos foram doados ao órgão pelo Município. em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Cicom Brumado, Major Leila Gonçalves, disse que doação irá favorecer bastante o policiamento ostensivo preventivo na cidade. Segundo ela, as câmeras irão se juntar a outras onze que já existem no centro integrado. “Com certeza, a cidade de Brumado estará muito mais policiada”, reforçou. Já o comandante da 34ª CIPM, Major Adriano Souza Dias, informou que o projeto inicial previa trinta câmeras e o objetivo é que o mesmo seja concretizado no próximo ano. “A cidade só ganha com isso. Em todo sistema de segurança pública, seja na ação preventiva feita pela polícia militar, seja na ação de investigação feita pela polícia civil e pelo Departamento de Polícia Técnica, prefeitura na mobilidade urbana, na questão do trânsito, na segurança patrimonial. Toda a cidade de Brumado passa a ganhar”, completou. Para o comandante, comunicação e inteligência são fundamentais para o trabalho da polícia. Por fim, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) destacou a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e das empresas locais para o avanço dos pontos do sistema de monitoramento.

É saudável tirar um cochilo à tarde? Não, diz a ciência Foto: iStock

Você é uma daquelas pessoas que após o almoço gosta de tirar um cochilo e caso não consiga dormir um pouquinho durante à tarde passa o resto do dia com a sensação de sonolência? Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista Time Health. No entanto, antes do diagnóstico é preciso observar alguns sinais, como quanto tempo duram os cochilos e como o indivíduo se sente ao acordar. Em entrevista a revista Men’s Health, Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa do Sono e Saúde no Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, 60 minutos ou mais de soneca durante o dia é um sinal de que há algo errado com a sua rotina de sono ou com a sua saúde. É comum tentar compensar uma noite mal dormida com um período de descanso durante a tarde, mas o especialista indica que essa compensação não deve se tornar um hábito diário, especialmente se ao acordar o indivíduo se sente tonto e mais cansado. A inércia do sono, como é conhecida esta desorientação, é uma alerta do corpo para anunciar que não está pronto para acordar completamente já que o tempo de descanso não foi o suficiente para recarregar as energias. Além disso, um estudo publicado no American Journal of Epidemiology em 2014 mostrou que as sestas estão associadas ao um risco 32% maior na mortalidade. Mas vale lembrar que não é o hábito de dormir que aumenta o risco e sim a causa que está levando a pessoa a se sentir tão cansada nos períodos diurnos.

Brumado: Prefeitura pavimenta Caminho da Escola sem acessibilidade para os alunos na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias ruas da Vila Presidente Vargas, à margem da BR-030, em Brumado, foram devidamente pavimentadas com recursos do Fundef, através do programa Caminho da Escola. Porém, a gestão municipal ignorou uma particularidade de suma importância em qualquer via pública, a acessibilidade. Por se tratar de ruas estreitas, a prefeitura preferiu aplicar o calçamento de uma extremidade a outra das vias, não implantando as calçadas ou passeios por onde devem passar os pedestres. Em alguns trechos, a prefeitura fez aterramentos para nivelamento e acabou deixando várias residências abaixo do nível. Na Rua Manoel Fernandes, por exemplo, o site Achei Sudoeste apurou que os operários da empreiteira responsável pela obra até tinham instalado as guias no intuito de construir as calçadas, porém o próprio prefeito, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), realizou uma vistoria no local e deu ordem para que fossem retiradas as guias e completada a largura de sete metros da rua.

Brumado: Prefeitura pavimenta Caminho da Escola sem acessibilidade para os alunos na Vila Presidente Vargas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em outra via, a calçada ficou com apenas um centímetro de largura, com as guias, o popular meio-fio, já coladas nas paredes das residências. “Tinha uma calçada com um pequeno jardim em minha porta, mas eles ignoraram, passaram a máquina e retiraram tudo. Só não tiraram a caixa de distribuição de esgoto. Um absurdo, muita arbitrariedade e falta de respeito conosco”, reclamou a dona de casa Fabiana Alves. Já na casa da dona Cláudia Souza de Carvalho, além da calçada retirada, a prefeitura rebaixou a rua e deixou a garagem sem acesso. As reclamações são reforçadas na Rua Basílio Leite e na Travessa Otacílio Santos. “Preferiram aumentar o nível da rua ao invés de instalar as drenagens, com isso nossas casas sofrem o risco de alagamento nos períodos de chuva. Aceitamos a pavimentação, mas o prefeito não pensou de verdade em quem aqui mora. Não entendo como pode um caminho da escola sem calçadas de passagem para os alunos, que são os pedestres a serem beneficiados e, por outro lado, ter colocado nossas moradias em situação de risco. Já está anunciado: em dias de chuva, nossas casas serão alagadas pela truculência da prefeitura”, disparou o operário da mineração Zevanildo Medeiros.

Os economistas das instituições financeiras baixaram a estimativa de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que passaram a prever uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. As expectativas constam no boletim de mercado, também conhecido como relatório “Focus”, divulgado na segunda-feira (29) pelo Banco Central. O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. Até último boletim, divulgado na semana passada, a previsão de inflação dos analistas vinha subindo. Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro reduziu a previsão de 4,44% para 4,43% para este ano. A expectativa do mercado ainda segue pouco abaixo da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, e dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema. A meta terá sido cumprida se o IPCA ficar entre 3% e 6% em 2018. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Para 2019, os economistas das instituições financeiras mantiveram sua expectativa de inflação estável em 4,22%. A meta central do próximo ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,75% a 5,75%.

Brumado: Festa dia do empreendedor atende aos anseios da comissão organizadora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (27), foi realizada a festa de lançamento do Dia Municipal do Empreendedor em Brumado. O evento, realizado na Praça Armindo Azevedo, reuniu cerca de 40 expositores, desde o pequeno ao grande empreendedor local, contando ainda com estandes da agricultura familiar, de cooperativas ligadas aos setores da agricultura e sustentabilidade, prestadores de serviços, praça de alimentação, artesanatos, setor automotivo, capacitação para mototaxistas promovidas pelo Sebrae e Sala Móvel de Informática do Ifba. A abertura do evento contou com a presença de membros da Sala do Empreendedor, bem como da CDL/Brumado e do Balcão Sebrae. Logo após o ato solene de abertura, foi dado como lançado oficialmente o dia do empreendedor em Brumado, com música ao vivo e artistas locais.

Brumado: Festa dia do empreendedor atende aos anseios da comissão organizadora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um púbico considerado bom pela organização colaborou com a atmosfera agradável do evento. “Isso foi uma maravilha, foi uma iniciativa muito acertada, tivemos a oportunidade de expor uma linha produtiva que muitos nem sabiam que existia em nossa cidade. Os idealizadores deste dia de empreendedorismo estão de parabéns”, declarou o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares e Economia Mista Solidária de Brumado (Coopmasb) Amauri Fraga. “Ficamos muito entusiasmados. É um sucesso direcionado à comunidade brumadense e uma data que entrará para o calendário de eventos local. Foi a primeira edição do dia do empreendedor em nossa cidade, temos muito o que melhorar e fazer crescer essa festa do empreendedorismo. Estão todos de parabéns”, disse Jansen Ricardo, coordenador da Sala do Empreendedor no município. 

Menino de 6 anos comemora cura de câncer na cabeça: 'Eu venci' Foto: Jonathas Neles/Divulgação

Com apenas seis anos, o morador de Paraíso do Tocantins Enzo Ricardo Alves dos Santos Brito já enfrentou uma luta gigante. Em junho do ano passado, ele descobriu um tumor na cabeça. Passou por uma cirurgia que durou nove horas e 32 seções de radioterapia, corria o risco de morrer, mas sobreviveu, sem qualquer sequela. Para celebrar a vitória, fez um ensaio fotográfico: “Ele é um milagre de Deus”, disse a mãe Bruna Alves dos Santos. A luta de Enzo começou com apenas 5 anos. Em junho de 2017, ele começou a ter sintomas de vômitos e depois fortes dores na cabeça. Bruna e o marido, o vendedor Rogério Aves Brito, chegaram a pensar que ele estivesse com problemas no estômago. Dias depois, quando a família estava em Palmas, o menino passou mal e precisou ser levado ao Hospital Infantil. Foi submetido a exames e descobriu o tumor.

Menino de 6 anos comemora cura de câncer na cabeça: 'Eu venci' Foto: Arquivo Pessoal

“Já estava avançado, do tamanho de uma laranja”, relatou a mãe. A família conseguiu que o menino fizesse o tratamento em Barretos. No dia 13 de julho do ano passado, ele entrou para a sala de cirurgia às 8h e só saiu às 17h para retirar o tumor. “Os médicos disseram que o risco de morte era grande, que ele poderia ficar sem falar, andar, com olho torto”, disse. A esperança da mãe foi renovada após a cirurgia. Ao entrar na UTI, ela ouviu o filho falando e pedindo água. Depois do procedimento, mãe e filho passaram um ano em Barretos para continuar o tratamento.

Menino de 6 anos comemora cura de câncer na cabeça: 'Eu venci' Foto: Jonathas Neles/Divulgação

Em julho desse ano, mãe e filho voltaram para Paraíso do Tocantins. Enzo está no 1º ano do ensino fundamental, frequentando as escolas, com algumas restrições e cuidados, mas sem qualquer sequela. Na última quinta-feira (25), a família fez um ensaio fotográfico para celebrar a vitória. Nas fotos, Enzo estampa um sorriso de alegria e carrega nas mãos uma plaquinha com a frase: “Eu venci o câncer”.

Projeto de lei estabelece atendimento prioritário a autistas em estabelecimentos de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores na última sexta-feira (26). De acordo com o projeto, de autoria da vereadora Ilka Abreu (PR), os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar, nas placas de atendimento prioritário e nas placas indicativas de vagas preferenciais de estacionamentos e garagens, o símbolo mundial da conscientização do TEA associado à palavra “Autismo”. O descumprimento do disposto sujeita o proprietário do estabelecimento infrator à aplicação de penalidades, que vão desde advertência e multa a suspensão da licença do local. Em sua justificativa, a vereadora disse que a Constituição Federal define os direitos das pessoas com deficiência e cabe a União, os Estados e os Municípios garantir os seus direitos, devendo proporcionar-lhes a verdadeira inclusão social. O projeto já foi sancionado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos.

As contas do setor público consolidado, que englobam governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram um déficit primário de R$ 24,621 bilhões em setembro, informou o Banco Central na segunda-feira (29). Esse valor representa a diferença do conjunto das despesas menos a soma das receitas com impostos e contribuições no mês passado. A conta, porém, não inclui os gastos com o pagamento dos juros da dívida pública. Segundo o BC, o rombo fiscal registrou um crescimento de 15,8% frente ao mesmo mês do ano passado, quando somou R$ 21,259 bilhões. Foi o pior resultado para meses de setembro desde 2016. Na ocasião, o déficit foi de R$ 26,643 bilhões.

Bandidos armados assaltam correspondente bancário durante o dia em Boquira Foto: Reprodução/Boquira em Ação

Na segunda-feira (29), um correspondente bancário do Bradesco foi assaltado em plena luz do dia na cidade de Boquira, a 237 km de Brumado. Os assaltantes não se intimidaram e agiram em um dos horários mais movimentados do comércio onde funciona o correspondente. Nas imagens das câmaras de seguranças do local é possível ver os dois marginais chegando em uma motocicleta. Segundo o Boquira em Ação, com capacetes, eles entraram no estabelecimento armados e fizeram um dos funcionários refém. A ação durou pouco mais de um minuto e causou pânico entre os presentes. A polícia militar foi acionada, realizou rondas pela região, mas, até o momento, ninguém foi preso. A quantia roubada não foi divulgada.

Senador preso volta a trabalhar no Congresso após aval do STF Foto: Reprodução/TV Globo

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) voltou a trabalhar na segunda-feira (29) no Congresso Nacional após autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o G1, condenado a 4 anos 6 meses de prisão por crimes contra o sistema financeiro, Acir Gurgacz cumpre pena no presídio da Papuda, em Brasília, em regime semiaberto. Na segunda-feira, o senador chegou antes das 9h ao gabinete, onde ficou até se dirigir ao plenário, por volta das 14h30. Sem fazer discurso, Gurgacz foi direto ao café destinado aos senadores.

Mulher é espancada pelo filho do namorado em Livramento de Nossa Senhora Foto: Reprodução/L12

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, uma mulher identificada como Jaíne Oliveira Caires foi espancada pelo filho do namorado. A vítima teria ido visitar o namorado na clínica que ele está internado, mas foi agredida pelo acusado ainda no estacionamento do local. De acordo com o L12, a mulher teve os cabelos puxados e levou socos no rosto. Durante as agressões, o suspeito exigia o cordão de ouro que estava em seu pescoço, além das chaves do carro. Mesmo sangrando, ela conseguiu correr até a clínica e pedir socorro. A polícia militar foi acionada e, ao chegar ao local, o agressor havia fugido. A vítima registrou uma queixa na delegacia de polícia de Livramento. De lá, ela foi encaminhada para realização de exame de corpo e delito. O caso será investigado.

Praticook: Refeições saudáveis para todas as horas do dia

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Lagoa Real: Homem é baleado após discussão durante comemoração da vitória de Bolsonaro Foto: Caetité Notícias

Um homem foi baleado após uma discussão durante a comemoração da vitória de Jair Bolsonaro (PSL) na comunidade da Tapera, na zona rural de Lagoa Real, a 82 km de Brumado. Na noite do último domingo (28), um apoiador do candidato pegou uma arma e atingiu o homem no braço. Valdinei Maçal dos Santos foi socorrido e encaminhado ao hospital do município. Não há informações sobre seu estado de saúde. A polícia esteve na comunidade, mas o atirador não foi encontrado. No local, uma moto licenciada em Brumado foi abandonada pelo indivíduo. De acordo com o Caetité Notícias, na segunda-feira (29), um estabelecimento comercial pertencente ao suspeito foi pichado com a palavra “matado” e o desenho de uma arma. O caso está sendo investigado.

ANP anuncia novos preços do diesel com queda de até 10,44% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou os novos preços de referência para comercialização do diesel, que passou a ser subsidiado pelo governo após a greve dos caminhoneiros. Os preços caíram até 10,44% e variam de acordo com a região. De acordo com o G1, os novos preços entram em vigor nesta terça-feira (30) e valem até dia 28 de novembro. Pela nova tabela divulgada pela ANP, a maior queda será na região Nordeste, de 2,76%, com o preço do litro passando de R$ 2,3203 para R$ 2,0780, queda de 10,44%. Na região Norte, a queda ficou em 10,42%, passando de R$ 2,2897 para R$ 2,0510. No Sudeste, os preços caíram 9,95%, passando de R$ 2,3902 para R$ 2,1523. No Sul o preço passa de R$ 2,3737 para R$ 2,1359, queda de 10,02%. E no Centro-Oeste recuou 9,62%, de R$ 2,4719 para R$ 2,2340. Com o recuo, a Petrobras passa a cobrar, das distribuidoras, R$ 2,1228 pelo litro do diesel a partir desta terça. Desde 30 de setembro, este valor estava fixado em R$ 2,3606.

Brumado: 'Agiram de má-fé e arquitetaram para eu não assumir', disse Girson Ledo após posse no legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Empossado na sessão da última sexta-feira (26) como novo vereador na Câmara de Brumado, Girson Ledo (Sem Partido), que estava na primeira suplência do então vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que sua posse veio em meio a um tumulto, uma vez que tentaram derrubar a liminar que lhe dá o direito de assento na Casa Legislativa. Ledo declarou que já deu para sentir a atmosfera de cobra engolindo cobra do local, pois o próprio presidente da sigla teria desfiliado todos os suplentes a sua frente no intuito de a vaga da suplência chegar até ele próprio. Durante a solenidade de posse, o presidente da câmara, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), foi previamente interrompido pelo secretário geral, Jorge Malaquias Filho, no momento em que leria uma possível liminar de suspensão de posse de Girson Ledo, movida pelo então presidente do diretório tucano local. Liminar essa que teria sido cedida por um juiz de outra cidade. No entanto, o próprio magistrado teria julgado os trâmites como de má-fé e não concedeu o pedido. “Nunca pedi pra sair do meu partido, gosto do PSDB. Fui tomado de surpresa. Uma pessoa do partido usou de má-fé e saiu eliminando os suplentes da sigla no intuito de restar apenas ele para assumir a cadeira. Como que eu estou na primeira suplência e vou pedir pra sair do partido sabendo da possibilidade de eu assumir o posto em uma eventual necessidade? Usou de má-fé e nos deixou muito decepcionados”, declarou o novo vereador brumadense, que disse estar descortinando a sujeira nos bastidores da política brumadense.

Brumado: 'Agiram de má-fé e arquitetaram para eu não assumir', disse Girson Ledo após posse no legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já em sua primeira fala como vereador empossado, Girson usou os 10 minutos de tempo e não declarou abertamente se fará oposição ou situação ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “Serei oposição quando projetos ou indicações ferirem os interesses da comunidade, mas também serei de apoiar quando tais projetos e indicações somarem benefícios para o bem comum”, falou. O novo integrante do parlamento também cobrou mudanças no dia e horário das sessões legislativas, que atualmente acontecem nas manhãs de sexta-feira. “Toda a comunidade trabalhando, estudando e bem no principal dia de feira da cidade, assim impossibilita o cidadão de acompanhar o que acontece na casa da cidadania”, argumentou Ledo, que ainda leu um trecho de um recado de seu filho pedindo para se manter honesto e íntegro, pois, antes de se tornar um político, já era um respeitado cidadão de bem, com um nome a zelar na comunidade brumadense.

Prefeito de Brumado se diz festeiro, mas não banca carnaval com dinheiro público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou ser festeiro ao ser indagado sobre a realização do Carnaval 2019, em Brumado. Durante o ato de entrega de câmeras de segurança para a unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) Brumado, a nossa reportagem questionou o gestor se isso já serviria como preparativo para a realização da festa momesca. Para Vasconcelos, de acordo com a cultura cristã, carnaval era o dia em que se comemorava grandes fatos, grandes feitos. “Não é o nosso caso. Nós estamos iniciando uma época de esperança. O Brasil está vivendo agora um momento de grande esperança, de mudança na política, mudança em todos os sentidos”, disse. O chefe do executivo garantiu que, quando o momento bom chegar, ele será o primeiro a comemorar e aplaudir, pulando na primeira fila. “Eu adoro festas. Agora a conta, com o dinheiro do contribuinte, fica difícil”.

Arquivo