Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2019
Danos pulmonares causados por cigarro eletrônico parecem queimaduras Foto: Christian Hartmann/Reuters

Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine na quarta-feira mostrou que os danos nos pulmões de algumas pessoas que adoeceram depois de usar cigarro eletrônico se assemelham a queimaduras químicas. Pesquisadores da Mayo Clinic encontraram sinais de danos semelhantes aos que ocorreriam após a exposição a produtos químicos tóxicos, gases ou outras substâncias. “Todos os 17 casos mostram um padrão de lesão no pulmão que parece uma exposição química tóxica, uma exposição a fumaça química tóxica ou uma queimadura química “Para ser honesto, eles se parecem com o tipo de mudança que você esperaria ver em um trabalhador infeliz em um acidente industrial onde um grande barril de produtos químicos tóxicos derrama, e essa pessoa é exposta a vapores tóxicos e há queimadura química nas vias aéreas”, disse Brandon T. Larsen, patologista cirúrgico da Clínica Mayo, ao jornal americano The New York Times. Ainda segundo Larsen, os ferimentos também parecem aqueles vistos em pessoas expostas a venenos como gás mostarda, uma arma química usada na Primeira Guerra Mundial. As amostras analisadas vieram de 13 homens e quatro mulheres com idades entre 19 e 67 anos. Cerca de 70% usavam produtos de maconha ou óleo de cannabis no vaporizador. Até o momento, mais de 800 casos de doença pulmonar e 16 mortes foram associadas ao uso de cigarro eletrônico. A maioria vaporizou THC, o ingrediente psicoativo da maconha, mas alguns dizem que só ingeriram nicotina. Os resultados não se aplicam necessariamente a todos os pacientes do surto, já que um estudo anterior mostrou diversos danos pulmonares associados ao uso de cigarro eletrônico. O estudo também não foi capaz de esclarecer a principal dúvida das autoridades de saúde: o que está causando o dano pulmonar ou quantas substâncias nocivas estão envolvidas.

Aucib denuncia prefeito de Brumado por desvio de finalidade dos recursos do Fundeb Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública Cidadã Baiana (Aucib) denunciou o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), no Ministério Público Federal (MPF), na Polícia Federal (PF), no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e na Controladoria Geral da União (CGU) por ter desviado R$ 871.855,74 do Fundeb, cujos gastos só poderiam ser utilizados na educação básica. Os auditores identificaram que o valor foi utilizado para construção do Polo da UAB de Brumado, porém, para justificar os gastos e driblar a fiscalização, colocaram como objetivo a utilização dos valores para pagamento das obras de ampliação da antiga escola Antônio Carlos Magalhães (ACM). De acordo com a Aucib, a própria Lei que o gestor sancionou deixou claro que a Escola ACM estava extinta e que o polo da UAB funcionaria no mesmo endereço. “O gestor se utilizou de uma mentira para justificar o uso doloso dos recursos indevidamente na construção do Polo da UAB, recursos estes que devem ser destinados à Educação Básica, não sendo levado em consideração que a Lei que criava o polo no município já fazia previsão dos gastos com recursos próprios do município”. 

Governo quer extinguir multa de 10% do FGTS em demissão Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal prepara uma Medida Provisória (MP) para acabar com a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que empresas devem pagar ao governo em demissões sem justa causa. A informação foi divulgada pelo secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, em entrevista ao portal G1. “Essa multa vai acabar. Hoje, o valor dessa multa, em 2019, é da ordem de 5,7 bilhões de reais. Estimamos que, em 2020, esse valor vai ser um pouco acima de 6 bilhões de reais”, declarou Rodrigues. A multa adicional de 10% foi instituída em 2001, numa contribuição social criada para compensar perdas inflacionárias do fundo. De acordo com o secretário, não haverá qualquer alteração na taxa de 40% que as empresas devem pagar aos trabalhadores demitidos sem justa causa. Segundo Rodrigues, o objetivo da mudança é reduzir encargos trabalhistas e dar mais espaço ao governo para gastos no Orçamento de 2020. A multa de 10% do FGTS não vai para o demitido e sim para a União, que então repassa o valor para o fundo de garantia. O secretário afirma que esse adicional contribui para o aumento do teto de gastos e sua extinção faz parte de um pacote de medidas. “Essas são medidas associadas à recomposição do espaço orçamentário em 2020, e elas vão permitir que a gente tenha um valor de despesas discricionárias próximo de 100 bilhões de reais. Existem mais três outras medidas, que serão anunciadas nas próximas semanas. Todas são por medida provisória”, declarou.

Brumado: 34ª CIPM realiza ciclo de palestras para tratar das campanhas Setembro Amarelo e Outubro Rosa Foto: Divulgação

Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) convidou o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Brumado, Glauber Bacelar, e a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Leiliane Martins, para evento realizado no auditório da OAB, em Brumado. Na oportunidade, ambos trataram de temas preventivos contidos nas campanhas Setembro Amarelo e Outubro Rosa. Na ocasião, foram disponibilizadas consultas gratuitas a policiais militares voluntários, além de esclarecidas dúvidas acerca dos temas debatidos.

Procurador tenta matar juíza no Tribunal Regional Federal em São Paulo Foto: Divulgação

O procurador da Fazenda Nacional Matheus Carneiro Assunção foi preso nesta quinta-feira, 3, após tentar matar a juíza federal Louise Filgueiras, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. A informação foi revelada pela revista eletrônica Consultor Jurídico (Conjur) e confirmada pela reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. O TRF-3 tem jurisdição em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua sede fica na Avenida Paulista. Assunção atacou a magistrada com uma faca, golpeando-a no pescoço, e deixando ferimentos leves. Às 20h, a reportagem fez contato com a assessoria de imprensa da Corte, que afirmou não saber de nada. Ele invadiu o gabinete da magistrada, que atua em substituição ao desembargador Paulo Fontes, que está em período de férias. O agressor, segundo testemunha, atingiu a juíza próximo à jugular. Depois de contido, o procurador afirmou que “queria fazer protesto”. Assunção foi primeiro ao gabinete do desembargador Fábio Prieto de Souza, no 22º andar da Corte, mas ele não estava no local, já que participava de uma sessão. Ele, então, desceu correndo pelas escadas e, no 21º andar, invadiu o gabinete da juíza. Inicialmente, ele atirou uma jarra de vidro em direção à magistrada. Depois, a golpeou com a faca. O procurador da Fazenda Nacional foi detido e levado pela Polícia Federal.

Brumado: Prefeitura e empresas se reúnem em busca de parcerias para a instalação do Corpo de Bombeiros Foto: Divulgação

Nesta semana, representantes de empresas privadas e a Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) discutiram sobre a instalação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros no município. Na reunião, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) apresentou o projeto e a área que irá receber o subgrupamento. Ele também destacou a importância da união das instituições, indústria e comércio local no processo de construção da estrutura. Outras reuniões ainda vão ser realizadas a fim de buscar novos parceiros e investidores para o projeto. No último mês, o município assinou um convênio que prevê a instalação do órgão na cidade. Brumado pode ser uma das cidades beneficiadas com o equipamento.

Cresce número de voluntários para doar sangue com mais de 60 na Bahia Foto: Reprodução/EBC

O número de doadores de sangue com idade superior aos 60 anos vem crescendo na Bahia, segundo o Hemoba. De 2018 para 2019 a Fundação registrou um aumento maior que 12%. O Hemoba chama atenção de que os doadores com mais de 60 anos são fidelizados e atuantes, eles costumam chegar cedo e estão disponíveis para ajudar. É o caso do agricultor Milton Santana morador de São Gonçalo dos Campos que aos 64 anos faz questão de ir aos hemocentros de Feira de Santana ou Salvador para contribuir. “Comecei a doar sangue há 40 anos para meu pai que na época estava doente. Não existia a Hemoba, fiz a doação no Hospital Roberto Santos. De lá para cá, sempre que tenho a oportunidade faço minha doação. Nesta quarta (25), minha neta fez aniversário, mas avisei logo para família que iria me atrasar porque precisava salvar vidas. As pessoas precisam se conscientizar que muita gente necessita desse apoio. Quando faço minha doação tenho a certeza que estou fazendo o bem e se um dia for precisar, alguém vai doar pra mim”, declara Milton Santana. De acordo com a coordenadora de captação de doadores Iara Matos, em 2019, cerca de 2030 pessoas com mais de 60 anos doaram sangue. “Normalmente este público possui uma boa conscientização e compromisso. É uma parcela importante da população que ao ser sensibilizada atende o chamado para ajudar o próximo”, disse Iara. A doação de sangue pode ser realizada até os 69 anos, porém a pessoa precisa ter doado em algum momento antes de completar 60 anos. “Os cuidados são os mesmos para qualquer faixa etária. O voluntário precisa ter mais que 50 kg, estar bem de saúde, vir alimentado e trazer um documento oficial com foto”, explicou Iara Matos.

MP-BA apura suposta irregularidade na nomeação de secretário de infraestrutura de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A nomeação do secretário de infraestrutura do município de Guanambi, Marco Antônio Costa de Souza, é alvo de um inquérito da 1ª Promotoria de Justiça da cidade. O fato decorre de uma investigação que apura improbidade administrativa, supostamente cometida pelo prefeito Jairo Magalhães (PSB) na contratação de Marco Antônio. O caso chegou ao Ministério Público do Estado (MP-BA) através de denúncia do vereador Edileno Moreira de Oliveira. De acordo com o Bahia Notícias, o novo secretário foi empossado no começo de abril, quando tinha deixado a pasta Márcio Luís Marques Fernandes. O inquérito, tornado público na segunda-feira (30) através do Diário da Justiça Eletrônico, tem 90 dias para ser feito, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Após vencer câncer de mama, empresária caculeense fala sobre a importância da prevenção Foto: Aloísio Costa

Nesse mês de outubro, acontece em todo país a campanha “Outubro Rosa”, voltada para conscientização e prevenção do câncer de mama. Há nove anos, a empresária caculeense Núbia Fernandes venceu a batalha contra o câncer de mama e, desde então, se mantém engajada na campanha. Aos 49 anos, ela disse que a descoberta precoce do nódulo foi fundamental para o bom resultado do tratamento e a obtenção da cura. Os cuidados e a preocupação, segundo Núbia, devem ser contínuos e não somente em época de campanha. “Por isso sempre ressalto que toda mulher tem que se cuidar, se tocar e se amar, acima de tudo. Nós mulheres devemos nos cuidar o tempo todo, estar sempre atentas a qualquer sinal ou alteração no nosso corpo”, destacou ao Informe Cidade.

Bahia lidera ranking nacional na geração de energia eólica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% no primeiro semestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado, deixando o estado líder nacionalmente na produção energética. A produção, entre janeiro e junho deste ano, foi de 7.262 Gigawatt/hora (GW/h), enquanto no mesmo período de 2018 foi de 4.844,2 GW/h. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), a geração de energia produzida no primeiro semestre deste ano, na Bahia, pode abastecer 9,6 milhões de residências/mês e até 28,8 milhões de habitantes. O estado também apresentou os melhores aproveitamentos do vento para a geração de energia do país, no mesmo período.

Brumado: Secretário de saúde passa por sabatina durante reunião do conselho rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Feres, esteve presente na última reunião do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável a fim de falar sobre os avanços da saúde pública na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário destacou que o município chegou ao serviço de alta complexidade com a implantação das UTIs adulto e neonatal. “Em 2005, quando o prefeito Eduardo Vasconcelos assumiu, tínhamos um hospital com 1.500 m² de área construída e 5 equipes de saúde da família. Hoje, temos um hospital com praticamente 6 mil m² de área construída, com possibilidade de ampliação, além de 21 equipes de saúde da família. No quesito ortopedia, Brumado está à frente de todos os municípios da Bahia”, afirmou. Feres adiantou que, em audiência com o secretário estadual de saúde, solicitou recursos para construção de mais uma enfermaria no hospital, tendo em vista a demanda grande de atendimentos. A previsão, com a construção da nova enfermaria, é de que mais 90 leitos sejam criados na unidade de saúde. Por fim, Feres ainda citou o Programa Melhor em Casa, o Samu 192, o Lacen e o serviço de hemodiálise como exemplos dos avanços na saúde pública no município. “Ninguém acreditava no que temos aqui hoje. Temos muito a melhorar, mas a gente precisa lembrar do que era e do que é”, enalteceu.

Morar perto do mar faz bem para a mente, diz estudo Foto: Reprodução

Um estudo publicado no dia 30 no periódico científico Health and Place indica que morar perto do mar pode resultar em uma melhor saúde mental, sobretudo para os menos afortunados. Realizada por cientistas da Universidade de Exeter (Inglaterra), a pesquisa se baseou em um levantamento com mais de 26 mil indivíduos. Tomando como foco as comunidades urbanas inglesas mais pobres, a pesquisa comparou o bem-estar psicológico de pessoas que vivem de 1 quilômetro a 50 quilômetros de distância do mar. De acordo com os resultados encontrados, problemas de saúde mental como ansiedade e depressão são muito mais comuns em indivíduos de baixa renda. No entanto, entre aqueles que moram próximo à costa, o equilíbrio psicológico é maior. Para os cientistas, o estudo pode servir de prova para o governo de que vale a pena investir no desenvolvimento de áreas costeiras. Na Inglaterra, país onde uma a cada seis pessoas apresenta queixas psicológicas, aproveitar a extensa faixa territorial perto do mar pode ser essencial para o bem-estar, sobretudo daqueles com menores rendas.

Reunião do conselho rural debate temáticas importantes para os produtores de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável foi realizada com a presença de diversos palestrantes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o conselheiro Frederico Neves informou que a gerente do Banco do Nordeste de Brumado, Denise Carolina, juntamente com o gerente de negócios Antonito Araújo, falaram sobre a atuação do banco e a disponibilidade de recursos no Plano Safra 2019-2020. Segundo Neves, mesmo com uma estrutura pequena no município, o Banco do Nordeste tem realizado um importante trabalho de fomento à agricultura, especialmente à agricultura familiar, já que há um crédito voltado para os pequenos produtores. O conselheiro frisou ainda a participação do secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, que foi sabatinado sobre diversas questões envolvendo a saúde pública, entre as quais as Unidades Básicas de Saúde - UBSs, Central de Marcação e o Transporte Fora do Domicílio (TFD). Ele destacou a fala do secretário no que diz respeito ao saneamento básico, visto que o mesmo é presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico. Para Neves, a pauta da reunião foi bastante rica e extensa.

Ministro Sérgio Moro lança campanha anticrime e pede aval do Congresso Foto: Alan Santos/PR

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 3, a campanha publicitária do pacote anticrime enviado ao Congresso pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, com o slogan “Pacote anticrime: a lei tem que estar acima da impunidade”. De acordo com a Veja, depois da cerimônia no Palácio do Planalto, com as presenças de Bolsonaro e Moro, foram lançados na internet dois vídeos que fazem parte da propaganda, com depoimentos de pessoas que tiveram familiares assassinados. Desde a semana passada, prédios de ministérios ostentam paineis da campanha, produzida pela agência Artplan. Os vídeos divulgados hoje, ambos em preto e branco, têm como motes “condenados pela impunidade” e “quando a lei não é rigorosa, que é punida é a vítima”. As peças estão em um site criado para divulgação da campanha. Em um deles, de um minuto e 25 segundos, uma mulher chamada Virgínia relata como o marido foi assassinado por dois criminosos, um deles beneficiado na ocasião por um “saídão” do Dia das Mães. O pacote anticrime pretende endurecer condições para as saídas temporárias da prisão a condenados por crimes hediondos. “Dois indivíduos que acabaram por realizar esse crime, um deles estava na saída do Dia das Mães. Olha, ele não roubou um pacote de bolacha, ele roubou uma família inteira, ele acabou com a paz de uma família”, diz ela.

Pré-candidato a prefeito de Brumado, Geraldo Azevedo define a sua ida para o Partido Progressista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pré-candidato às eleições no município de Brumado, em 2020, o médico Geraldo Leite Azevedo definiu o seu futuro partidário em reunião com o vice-governador João Leão. Na oportunidade, Azevedo acertou a sua ida para o Partido Progressista (PP). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, pesaram na decisão o fato de a sigla ter forte representatividade, tanto na Bahia como no Brasil, bem como ter a segunda maior bancada do Congresso Nacional. O ato oficial da filiação acontecerá no próximo mês, durante o lançamento oficial de sua pré-campanha. O vice-governador João Leão (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, dentre outras autoridades, devem marcar presença no evento.

Juiz autoriza médico a sedar gestante para fazer cesariana contra sua vontade Foto: Daniel Reche/Pexels

Parece roteiro de filme, mas um caso no Reino Unido está chocando muita gente. Isso porque um juiz da alta corte do país decidiu que uma grávida de 25 anos poderia ser secretamente sedada durante uma visita ao hospital para permitir que os médicos realizassem uma cesariana contra a sua vontade. De acordo com o jornal The Sun, a mulher seria chamada para o hospital para uma consulta de rotina, onde seria drogada por algum medicamento colocado em sua bebida e, posteriormente, encaminhada para o centro cirúrgico, onde seria feita a cesárea. Caso ela não pudesse ir ao hospital, a equipe médica estava autorizada ainda a ir à casa da paciente, sedá-la secretamente ou contê-la à força, se necessário, para depois levá-la ao hospital e realizar a cirurgia. Para justificar a ação, o juiz alegou que a grávida não tinha condições de tomar decisões por conta de dificuldades de aprendizagem. A mulher, contudo, deu à luz naturalmente (como desejava) antes que o plano, revelado há poucas semanas, fosse colocado em prática.

Caetité: Radialista vai até o local checar informação e encontra o corpo do filho morto Foto: William Silva/Radar 030

O radialista Pedro Silva, da Rádio Educadora 100,7 FM, em Caetité, a 100 km de Brumado, pai do estudante Klausten Lima Ferreira, de 30 anos, uma das quatro vítimas fatais do acidente registrado na noite da última quarta-feira (02), na BR-030, esteve no local pouco tempo depois da batida. Ele recebeu a notícia através do WhatsApp e, como não conseguiu contato com o filho pelo celular, decidiu checar a informação pessoalmente. Três ônibus da empresa Lívia Tur faziam o roteiro com os estudantes universitários de Caetité para Guanambi e o radialista queria ter certeza de que não se tratava do veículo em que o filho estava. De acordo com o jornal Correio, juntamente com a esposa, Silva se deslocou até o trecho do acidente e, no local, viu o filho morto. “Quando me aproximei, o primeiro corpo que vi foi o dele, reconheci na hora. Me deparar com a cena de meu filho morto no local, não dá para traduzir em palavras, estamos arrasados”, afirmou. Bastante abalado, o radialista teve de ser amparado por um amigo da família. Klausten morava com os pais e a irmã, Júlia Caroline. Formado em Administração, o jovem fazia a sua segunda graduação, o curso de engenharia civil, e trabalhava como bioconsultor ambiental em Caetité. O sepultamento aconteceu no final da tarde da última quinta-feira (03), no Cemitério Municipal.

Dois indivíduos são presos com arma e veículo adulterado em Brumado Foto: Divulgação/PM

Após denúncia anônima de que um veículo com placa policial em desacordo com o modelo se encontrava na Avenida Centenário, em Brumado, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) realizou um cerco no local. Os suspeitos conseguiram fugir abandonando o veículo irregular. No entanto, foram interceptados nas proximidades da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da prefeitura. Durante a busca no veículo, foi localizado um revólver calibre 38, com duas munições intactas, um facão, grande quantia em dinheiro, cheques, celulares e documentação de diversos veículos, além de ter sido constatado que o veículo Ranger, ostentava numeração de chassi adulterada. Mediante os fatos, as guarnições apresentaram os veículos e os dois indivíduos à autoridade competência.

'Queixa Cidadã': Brumado é contemplado com aplicativo do TJ-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O aplicativo Queixa Cidadã, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), foi ampliado e disponibilizado para diversos municípios do interior, entre os quais Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. A ferramenta já estava em funcionamento na capital baiana desde o mês de agosto. Inicialmente, o usuário do sistema pode contar com tecnologias de inteligência artificial e de reconhecimento facial para a área de defesa do consumidor, abrangendo o fornecimento de água. Até o final do mês de outubro, as comarcas terão disponibilidade para os serviços de energia elétrica. O 'Queixa Cidadã' possui acesso rápido e prático à Justiça para registro de queixas nos Juizados Especiais. É uma ação da Coordenação dos Juizados Especiais (Coje) desenvolvida em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), com o objetivo de promover a comodidade do cidadão. O aplicativo utiliza uma assistente virtual, que conduz os usuários até a conclusão da petição, da queixa ao processo formal. Estão disponíveis dois modelos de atendimento: o simplificado, para reparo de danos materiais, e o detalhado, para danos morais e pedidos de liminar.

Moradores e comerciantes cobram redutores de velocidade na BR-030 no perímetro urbano de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido aos vários acidentes registrados no trecho, nos últimos meses, moradores e comerciantes cobram do poder público a instalação de redutores de velocidade entre o fim da BR-030 e o início da Avenida Centenário, no Bairro Rodoviário, em Brumado. Segundo eles, o objetivo é proporcionar mais condições de segurança para pedestre, ciclistas e para os motoristas que trafegam diariamente pela avenida que dá acesso à rodovia. Os moradores e comerciantes da região pensam em fazer um abaixo-assinado para exigir das autoridades as providências necessárias para evitar os acidentes no local. O assunto ganhou evidência após o acidente que vitimou o jovem Thiago Prates, de 21 anos. A população pede que o Município reveja a sinalização no trecho, tendo em vista que o fluxo de veículos é grande no local, bem como há muitas empresas e pessoas circulando na região.

CDL de Brumado parabeniza A4 Veículos pelo prêmio Segmentação Rubi da Bradesco Financiamentos Foto: Divulgação

Com sede em Brumado, a A4 Veículos, loja de comercialização de veículos multimarcas, conquistou a premiação Segmentação Rubi, da Bradesco Financiamentos, em reconhecimento ao desempenho positivo no mercado. O prêmio será entregue nesta sexta-feira (04), em evento que acontece às 18h30 na empresa. Administrada pelo empresário Fabrício Abrantes, a A4, somente em julho deste ano, bateu recorde de vendas e financiamentos, conquistando a marca de 117 veículos entregues a clientes de Brumado e região. O sucesso foi reconhecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, que, por meio do seu presidente Manoel Messias, parabenizou a empresa. “Parabenizo a A4 Veículos pela ação e premiação conquistada. É um exemplo para nossa cidade empresários como Fabrício Abrantes. Convido a todo comércio a participar do evento de premiação da A4 Veículos e seguir este exemplo em suas empresas”, ressaltou.

Professor Hamilton Werneck enaltece Escolas de Tempo Integral de Brumado Foto: Divulgação

O escritor, professor, pedagogo, pós-graduado em educação, Hamilton Werneck, classificou, em uma entrevista para uma emissora de rádio da cidade de Nova Friburgo (RJ), a metodologia de ensino aplicada no município de Brumado, através das escolas de tempo integral, como uma das coisas mais notáveis que vem acontecendo no país. Reconhecido como uma das maiores autoridades do setor educacional no Brasil, ele declarou que Brumado está dando um grande exemplo de como a nação terá o futuro que todos nós desejamos. Werneck ainda fez elogios às salas climatizadas e à alimentação dos alunos. “Uma coisa que chamou muito a atenção é que, como o município é muito quente, de forma muito arrojada, climatizou todas as salas de aula, o que vem melhorando sobremaneira o rendimento escolar. Outra questão é a qualidade da merenda com uma comida balanceada que não deixa os alunos agitados, facilitando a compreensão do que é ensinado pelos professores”, ressaltou.

Justiça autoriza estreia do goleiro Bruno pelo Poços de Caldas Foto: Divulgação

O goleiro Bruno Fernandes foi liberado pela Justiça para estrear pelo Poços de Caldas FC no próximo sábado, 5, em amistoso contra o Independente de Juruaia, às 15h (de Brasília), no Estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão. Bruno, com passagem marcante pelo Flamengo, cumpre pena de 20 anos e nove meses pelo assassinato de Eliza Samudio, ocorrido em 2010. A informação foi divulgada no Facebook do Poços de Caldas, clube que disputará a terceira divisão do Campeonato Mineiro em 2020, e confirmada nesta quinta-feira, 4, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. A decisão foi tomada pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execuções Penais de Varginha. O atleta de 34 anos poderá sair às 6h de sua casa e retornar, em caráter excepcional, às 21h. O clube diz ter enfrentado “questões judiciais, junto à FMF (Federação Mineira de Futebol)”. O contrato entre goleiro e clube foi firmado em agosto, mas só autorizado nesta quarta. Para deferir o pedido, que foi formulado pela defesa do ex-jogador, o magistrado responsável levou em conta o parecer favorável do Ministério Público. Apesar de liberada sua estreia, ele precisará de nova autorização judicial para viajar em cada jogo, além de cumprir uma série de medidas, como se recolher em casa durante a madrugada e só sair de Varginha, onde mora com família, com autorização judicial.

Caetité em luto com trágico acidente que vitimou universitários e motorista de ônibus na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um trágico acidente registrado na noite desta quarta-feira (02), na BR-030, entre Guanambi e Caetité, tirou a vida de quatro pessoas. No local, um caminhão desgovernado invadiu a pista contrária e atingiu em cheio um ônibus que transportava universitários de Caetité que regressavam de Guanambi. O motorista do coletivo, Roberto Gonçalves Teixeira, mais conhecido como Roxo, chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no Hospital Regional de Guanambi devido à gravidade dos ferimentos. Além dele, três estudantes, identificados como Klaustem Lima Ferreira, Thaís de Araújo Martins Santos e Elisângela Angélica Gomes, faleceram ainda na rodovia com o impacto da colisão. Em contato com a Rádio Star FM, o repórter Paulo Haran disse ao site Achei Sudoeste que o clima na cidade é de consternação e luto em razão das vítimas fatais. “Até o momento, segundo dados informados pelo Hospital Regional de Guanambi, são 11 pessoas internadas, todos estudantes da cidade de Caetité. Entre estes, três estão em estado grave e um desses, de 25 anos, é quem tem o estado mais delicado. Ela sofreu muitas fraturas, seu estado é grave, porém estável”, afirmou.

 

Caetité em luto com trágico acidente que vitimou universitários e motorista de ônibus na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Informações extraoficiais, de acordo com o repórter, dão conta de que o motorista do caminhão carregado com coco teria tentado desviar após perder o controle da direção, mas a carroceria acabou rasgando a frente do ônibus. O motorista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas - ele infringiu a lei que estabelece que é proibido caminhões trafegarem em rodovias federais depois das 22h. Haran informou também que a UniFG, universidade de onde os estudantes retornavam, emitiu uma nota de pesar lamentando o ocorrido, bem como decretou a suspensão das aulas no dia de hoje (03). A prefeitura municipal de Caetité também emitiu nota de pesar. A polícia está investigando as causas do acidente.

Arquivo