Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2014
Brumado: Magnesita doa terreno para novo cemitério na Vila Presidente Vargas Foto: Divulgação

Em acordo com a prefeitura municipal de Brumado, a Magnesita vai doar um terreno que sediará um novo cemitério para a Vila Presidente Vargas e comunidades no entorno. O prefeito o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), a diretoria da Associação de Moradores da Vila Presidente Vargas e representantes da Magnesita participaram de uma reunião e fecharam o compromisso. O atual cemitério da região não tem espaço suficiente para atender a população. A mineradora já realizou um estudo do melhor local para atender a comunidade e o terreno doado está localizado na região próxima à Vila Presidente Vargas.

Brumado: Réu é condenado a 16 anos de reclusão pela prática de homicídio qualificado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em júri realizado ontem (25), o réu Joarez Ribeiro Pinto, denunciado pela prática de homicídio qualificado, foi condenado a dezesseis anos de reclusão, pena que será cumprida em regime inicial fechado. O crime ocorreu em janeiro deste ano, em um bar da zona rural de Aracatu, no sudoeste baiano. No local, Joarez desferiu golpes de taco de sinuca na cabeça de Rivaildo de Souza Nascimento, matando-o. Os jurados reconheceram a materialidade delitiva, a autoria e o nexo causal entre as lesões e a morte. Também reconheceram que o acusado praticou o crime por motivo fútil, e usou de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. O júri foi presidido pela juiz Genivaldo Alves Guimarães.

Wagner fala sobre estrada entre Brumado e Sussuarana e segunda etapa da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao Jornal Tribuna do Sertão, o governador Jaques Wagner (PT) falou sobre a estrada entre Brumado e Sussuarana, em Tanhaçu, e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia. O chefe do executivo estadual garantiu que explanará acerca da situação da estrada ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O péssimo estado de conservação do trecho já foi motivo de diversos protestos, inclusive um deles realizado no mesmo dia da visita do governador à cidade. Quanto à construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, Wagner informou que o projeto já está pronto e que o mesmo deve ser realizado no próximo governo. “A Embasa já tem este projeto preparado e eu acredito que o governador eleito Rui Costa vai realizar esta obra através do Programa Água para Todos”, concluiu.

Pensão vitalícia para ex-governadores baianos é aprovada em assembleia Foto: Reprodução

Uma emenda que estabelece que todo ex-governador baiano que tenha ficado quatro anos consecutivos ou cinco intercalados terá direito a pensão vitalícia foi aprovada por unanimidade durante Assembleia Legislativa. O valor da pensão será o mesmo da remuneração que os ex-governadores recebiam durante o mandato. Diante da decisão, o governador Jaques Wagner (PT), que deixará o cargo em 2015, continuará a ganhar R$ 19,3 mil por mês. O deputado Carlos Geilson (PTN) criticou a proposta alegando que a pensão seria a “aposentadoria de Wagner”. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), explicou que o benefício é retroativo. Além disso, caso o ex-governador beneficiado morra, sua esposa passa a receber o valor conforme determina a constituição.

Brumado: Santinho pode lançar nome à presidência da Câmara Municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Chapa composta pelo candidato José da Silva Santos (PTC), o Santinho, pode concorrer à presidência da Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar afirmou que só vai registrar a chapa se os oito votos para eleição da mesma estiverem garantidos. Segundo ele, cinco votos já estão assegurados, porém ainda faltam três, que estariam sendo negociados. Santinho afirmou que conta com o apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na disputa. Eleito presidente, ele assegurou que pretende cortar gastos na Casa Legislativa. Caso não registre a chapa, o vereador disse que ainda irá analisar o quadro de disputa. “Tenho condições de administrar essa Casa, pois quero o melhor para Brumado”, concluiu ele.

Audiência pública acontece neste momento na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está acontecendo neste momento, na Câmara de Vereadores de Brumado, uma audiência pública para discutir a Proposta Orçamentária do município de Brumado para o ano de 2015. A solicitação para realização da audiência é de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que acha fundamental a implantação do Orçamento Participativo em Brumado. Através dele, a sociedade civil passa a ocupar um espaço importante na formulação da proposta orçamentária da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar do encontro.

Livramento de Nossa Senhora: Médicos reivindicam salários atrasados e paralisam atividades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, tem vivenciado uma crise no setor de saúde. Desde a última quinta-feira (20), médicos do Hospital Geral de Livramento de Nossa Senhora e do Samu 192 suspenderam o atendimento no serviço de emergência. Segundo o Sindimed, sindicato que defende os interesses da categoria, a decisão foi tomada em razão do atraso no pagamento dos salários dos profissionais. Os vencimentos estariam sendo atrasados desde o início da atual gestão do prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP). Além disso, os pagamentos dos meses de setembro e outubro não teriam sido efetuados e não haveria reajuste salarial há mais de quatro anos. Os profissionais encaminharam um abaixo assinado à Promotoria de Justiça da Comarca da região, à direção do HMLNS e ao Sindimed (Sindicato dos Médicos). No documento, os médicos salientaram que realizaram várias reuniões sem conseguir chegar a um acordo com a prefeitura. Caso a gestão não regularize a situação, os profissionais podem deixar de trabalhar no mês de dezembro. As informações são do R7.

Confira o que aconteceu na sessão da Câmara de Brumado na última segunda-feira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão da Câmara do dia 24 de novembro de 2014 foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva (PSL) que cumprimentou a todos os presentes solicitando logo a seguir que o secretário da mesa diretora, vereador Weliton Lopes (SDD) fizesse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.

 

Dando prosseguimento solicitou que o secretário realizasse a leitura do material do grande expediente, quando constaram:


(EM APRESENTAÇÃO)


PROJETO DE LEI N° 040/2014 – “Reformula o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE LEI N° 039/2014 – “Dispõe sobre a criação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e dá outras providências”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE LEI N° 038/2014 – “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, para adesão ao PAC 02 e dá outras providências,”


AUTORIA: PODER EXECUTIVO


PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 006/2014 – “Dispõe sobre a Concessão de Titulo de Cidadã Brumadense a Senhora Doralice Cardoso Marques e dá outras providências”


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS


(EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO)


PROJETO DE LEI N° 035/2014 – que “Declara de Utilidade Pública a SOCIEDADE VIVER ARTE, na forma abaixo definida”


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS


(EM ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO)


PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 004/2014 – que “Dispõe sobre a criação de funções gratificadas no quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal de Brumado, e dá outras providencias.”


AUTORIA: PODER LEGISLATIVO


INDICAÇÃO N° 254/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS DOS REIS

 

O Vereador JOSÉ CARLOS DOS REIS, que subscreve a presente, nos termos regimentais, vem através desta Presidência, INDICAR ao Chefe do Executivo Municipal, a necessidade de substituir e adequar placas de denominação de Ruas, Praças, Avenidas e Logradouros que homenageiam personalidades públicas em nosso município de Brumado-Bahia.


INDICAÇÃO N° 255/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA

 

O Vereador José Carlos Marques Pessoa, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência INDICAR com urgência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Aguiberto Lima Dias, que seja construído uma Quadra poliesportiva no colégio do Tamburil, neste município de Brumado.


INDICAÇÃO N° 256/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA

 

O Vereador José Carlos Marques Pessoa juntamente com os vereadores José Ribeiro Neves e José Carlos Alves Meira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta PresidênciaINDICAR com urgência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Aguiberto Lima Dias, que seja construído uma Quadra Poliesportiva na Comunidade de Boi Morto no distrito de Ubiraçabaneste município de Brumado.Em tempo, solicitamos cientificar o deputado Waldenor Pereira, para contribuir com a efetivação desta importante obra, junto aos governos Estadual e Federal.


INDICAÇÃO N° 257/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA

 

O Vereador José Carlos Marques Pessoa juntamente com os vereadores José Ribeiro Neves e José Carlos Alves Meira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência INDICAR com urgência ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal,  Aguiberto Lima Dias, que seja feito apavimentação asfáltica na estrada que liga a sede do município ao distrito de Ubiraçaba, neste município de Brumado. Em tempo, solicitamos cientificar o deputado Waldenor Pereira, para contribuir com a efetivação desta importante obra, junto aos governos estadual e federal.


INDICAÇÃO N° 258/2014


AUTORIA: VEREADOR WELITON LOPES

 

O Vereador Weliton Lopes, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR aos Exmºs Srs. AGUIBERTO LIMA DIAS, Prefeito Municipal e o Engº André da Silva Cardoso do Secretaria Municipal de Infra-estrutura , no sentido de Instalar braços tempo e iluminação pública na rua Paterniano Pereira Teixeira, situada no bairro Esconso, neste Município.


INDICAÇÃO N° 259/2014


AUTORIA: VEREADOR MANOEL ROMAR PEREIRA

 

O Vereador Manoel Romar Pereira, com assento nesta Casa Legislativa, vem nos termos regimentais, através desta Presidência, INDICAR ao Exmº. Sr. Prefeito Municipal, AGUIBERTO LIMA DIAS, Juntamente com a secretaria de Infra estrutura, o recapeamento asfáltico da Rua Princesa Leopodina, no Bairro Dr. Juracy em Brumado Bahia.


INDICAÇÃO N° 260/2014

 

AUTORIA: JOSÉ CARLOS DOS REIS, ALESSANDRO LÔBO E SILVA, AGNO DOS SANTOS MEIRA, CARLOS CASTILHO SANTOS SILVA, ÉDIO DA SILVA PEREIRA, HELIANE BONFIM MOURA VASCONCELOS, JOSÉ CARLOS MARQUES PESSOA, JOSÉ CARLOS ALVES MEIRA, JOSÉ RIBEIRO NEVES, JOSÉ DA SILVA SANTOS, MANOEL ROMAR PEREIRA, MÁRCIO MOREIRA DA SILVA E WELITON LOPES DO NASCIMENTO.

 

Os Vereadores JOSÉ CARLOS DOS REIS, Alessandro Lôbo e Silva, Agno dos Santos Meira, Carlos Castilho Santos Silva, Édio da Silva Pereira, Heliane Bonfim Moura Vasconcelos, José Carlos Marques Pessoa, José Carlos Alves Meira, José Ribeiro Neves, José da Silva Santos, Manoel Romar Pereira, Márcio Moreira da Silva e Weliton Lopes do Nascimento, que subscrevem a presente, nos termos regimentais, vêm, através desta Presidência, INDICAR ao Chefe do Executivo Municipal, a necessidade de se fazer o calçamento das Ruas Eulália Santos Machado Viana, Av. Mário Nilton Leite, Av. Maria de Lourdes Machado Viana Leite, José Walter Leite, Augusta dos Santos Lima, Antônio Machado Viana, Maria de Lourdes Leite Viana, Jacques Demolay e Joaquim Viana, localizadas no Bairro Santa Tereza; Av. Homero Costa Ataíde, Aurelina M. de Jesus, Av. Clemente Gomes de Souza, João Caires Soares, Piloto Marcos, José Soares dos Santos, Henri Paul Granger, Gérson da Silva Lima, Josefina Carlota da Conceição Cardoso, Cremilton Guimarães Tanajura, Maria do Carmo Alves Ataíde, Abílio Francisco da Silva, Fernando Rizério de Lima, Ary Castro, Érico dos Santos Amorim e Dilermano Castro localizadas no  Bairro Malhada Branca e Rua Hermes Teixeira, localizada no Bairro Cidade das Esmeraldas, na sede do nosso Município, BRUMADO -BAHIA.


MOÇÃO DE PESAR N° 013/2014


AUTORIA: VEREADOR JOSÉ DA SILVA SANTOS

 

O Vereador José da Silva Santos, com assento nesta Casa Legislativa, vem apresentar ao Poder Legislativo Municipal de Brumado, após satisfeitas as formalidades regimentais e ouvido o Egrégio Plenário, MOÇÃO DE PESAR em razão do falecimento da Sra.Maria Angélica Ramos de Amorim, ocorrido no dia 15 de novembro do corrente ano, fato que causou uma dolorosa comoção entre seus familiares e amigos.


Para que os vereadores pudessem falar sobre o material apresentado o presidente franqueou a palavra pelo tempo de até cinco minutos. Fizeram uso:


José Ribeiro – Fala sobre a solicitação de empréstimo para recapeamento de ruas e diz que as ruas foram escolhidas pela Caixa Econômica e não pelos vereadores. Destaca que as ruas citadas pelos vereadores serão recapeadas, segundo o gestor municipal, pela administração com recursos próprios e através de emendas parlamentares.


Romar Pereira – Solicita que a Rua 23 de janeiro seja incluída no projeto de pavimentação.


José Carlos dos Reis – Fala sobre o material e diz que está repleto de indicações solicitando benefícios para a população. Comenta sobre o projeto que solicita autorização para empréstimo com a Caixa Econômica e diz que não será possível pavimentar todas as ruas que estão necessitando, mas que serão pavimentadas com emendas. Fala que a placas de ruas não são escritas de forma correta abreviando os nomes e dificultando o reconhecimento dos homenageados. Ffala que solicitará essa correção. Observa que está apresentando o projeto que solicita entrega de título de cidadã brumadense a Sra. Doralice Cardoso pelos serviços prestados para Brumado e na defesa intransigente do órgão em que trabalha.  


Catoze – Parabeniza o prefeito pela obra que realizará no Município e ao mesmo tempo diz que muitas ruas estão ficando sem o benefício e com esgotos a céu aberto. Cita nome de ruas que necessitam de benefícios, principalmente nos bairros mais periféricos.


José Carlos de Jonas – Fala sobre a indicação de sua autoria em conjunto com outros vereadores que trata sobre a construção de uma quadra na comunidade de Boi Morto, que também solicitará auxilio do deputado Waldenor Pereira. Fala sobre a estrada que liga Ubiraçaba a outras comunidades rurais que é um sonho da comunidade rural. Fala também sobre a indicação que solicita passagem molhada ligando Boi Morto a Agrestinho. Comenta que com as chuvas os moradores ficaram ilhados sem poder passar no riacho. Fala que ficou sabendo já foram olhar o riacho.


Santinho – Parabeniza toda a pauta salientando a sua importância. Parabeniza o executivo que encaminhou projetos que estarão beneficiando a população. Comenta sobre o projeto para pavimentação das ruas de Brumado e diz que foram escolhidas pela Caixa Econômica Federal. Pede apoio ao projeto de sua autoria que solicita que a entidade Viver e Arte seja considerada de utilidade pública.

 

Ordem do Dia – Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

 

Tribuna Livre

 

A Assistente social do CREAS Chico Xavier fez uso da Tribuna para falar sobre os 16 dias de ativismo contra a violência contra a mulher.

 


Considerações finais


O presidente franqueou a palavra para que os edis pudessem fazer uso pelo tempo de até dez minutos.


José Carlos Jonas – Fala que obteve a garantia de reforma no Campo Seco e Vila Presidente Vargas nas quadras poliesportivas. Fala que existem muitos outros problemas a serem resolvidos a exemplo do cemitério. Frisa que espera que todos sejam resolvidos para benefício dos moradores. Fala que ficou sabendo que o secretário Fred esteve na rádio para dar explicações sobre os serviços realizados, mas diz que as famílias estão tendo que utilizar seus recursos para pagar as máquinas. Frisa que as máquinas estão no Município e só dependem do combustível e acredita que a administração poderia viabilizar esse combustível para auxiliar o povo da zona rural, pois muitos não terão condições de pagarem as horas de máquina. Fala que o CMDR deveria se reunir com as associações e atuar nesse sentido.


Weliton Lopes –Fala sobre o uso da Tribuna e destaca a importância das ações nesse sentido. Convoca toda a população para participar da audiência pública para dar início ao orçamento participativo em Brumado. Fala que é diferente de Orçamento Impositivo que não existe no Brasil. Fala que a intenção é ouvir as reivindicações da população quando os vereadores podem fazer emendas. Fala que é uma iniciação para que a população participe de forma direta desse importante momento, quando serão direcionados os recursos do Orçamento.  Passa o restante do tempo para Romar Pereira que faz uso para dizer que está triste por ver o que está acontecendo na secretaria de saúde de Brumado, pois o Sr. Zé Borracheiro necessita fazer uma cirurgia de pálpebra e necessitou fazer um exame e foi negado por falta de material. Fala que o prefeito quer o melhor para Brumado. Fala que acredita que o problema  é com a sua pessoa. Fala que está na hora do prefeito mostrar a cara e mudar o secretariado. Fala que na Central de Marcação as filas são enormes e os exames estão demorando anos para serem realizados. Salienta que é um absurdo. Fala que gostaria de saber por que não foram realizados os exames de mamografia. Fala que a saúde de Brumado está na UTI.


José Carlos dos Reis – Parabeniza a profissional Janine Caldeiras que fez uso da Tribuna que falou sobre um importante tema que trata sobre a defesa das mulheres. Fala sobre a iluminação pública e diz que ao reduzir o consumo poderá se utilizar os recursos em melhorias dos serviços. Fala que não adentrará no mérito da saúde citada pelo vereador Romar e diz que a questão saúde é a nível nacional e é preciso saber separar as coisas. Fala que está se vivendo um momento bastante delicado e a economia atravessa um momento de crise bastante séria, onde as previsões otimistas enxergam melhoras a partir de 2016 pois 2015 será de sacrifício onde vários serviços serão penalizados por conta de uma administração desastrosa.Comenta sobre a importância de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Fala que os repasses para os municípios estão caindo dificultando a realização de obras e outros serviços


Catoze – Agradece a presença da Sra. Janine do Creas Chico Xavier e diz que pode contar com seu apoio. Solicita do Sr. Jadir que efetive a colocação de postes e ligação da iluminação nas ruas que estão às escuras. Fala sobre a visita na comunidade de Maria Nova e a festa realizada em virtude da entrega do trator. Fala que já tem mais de doze anos que se passou a máquina para chegar ao Jatobá. Fala que o trator foi através de emenda parlamentar de Waldenor Pereira que tem trabalhado por Brumado. Fala sobre a necessidade de pavimentar as ruas do bairro Malhada Branca e Esmeralda, assim como Jardim de Alah que foi contemplado apenas com uma rua.


Santinho – Parabeniza a palestrante que fez uso da Tribuna Livre Terezinha Janine – assistente social. Fala sobre a importância de se discutir a problemática da violência contra a mulher. Fala que sabe de casos no bairro onde reside, incluindo o problema com as drogas e resultando em atos violentos. Ressalta que o município tem que ser parceiro e também a necessidade de denuncias para que os casos não venham a se repetir. Fala que esteve na Associação para falar sobre o Novembro Azul. Parabeniza o enfermeiro Ricardo que realizou a palestra de forma muito clara. Parabeniza a escola  Nossa Senhora de Fátima pelo aniversário – parceira na educação de Brumado – oferecendo bolas para alunos carentes. Fala sobre a necessidade de recapeamento das ruas de Brumado e diz que os vereadores estão atentos e que a administração está com três equipes nas ruas buscando a solução dos problemas. Comenta sobre a audiência que será realizada na quarta-feira e a necessidade de participação da comunidade.


José Ribeiro – Comenta sobre o tema abordado na Tribuna Livre. Fala que solicitou a construção de uma delegacia da mulher em Brumado. Fala que é preciso a união com outros municípios para que o benefício seja conseguido diminuindo a ocorrência da violência contra a mulher. Fala da satisfação em estar com o vereador Catoze na comunidade de Maria Nova na entrega do trator que beneficiará todas as comunidades que fazem parte da Associação. Destaca que a comunidade não poderia comprar pelo alto valor. Fala que o trator chegou na hora certa e já existe uma comissão para atuar beneficiando a todos. Fala que foi uma conquista através do deputado Waldenor Pereira. Fala sobre o bairro das Esmeraldas e a necessidade de realização de benefícios para a localidade. Fala também sobre a necessidade de um PSF para a população local. Comenta sobre a chegada das obras para a Vila Presidente Vargas que também foram através do deputado Waldenor Pereira. Fala que está cobrando da administração municipal a concessão de CET para os funcionários fiscais de obra, assim como os agentes de trânsito e guardas municipais que foram beneficiados. Fala que estará cobrando a recuperação das ruas. Fala sobre a necessidade da obra de esgoto da Rua Marinha Lôbo. Fala que recebeu solicitação de iluminação nas localidades rurais.


Alessandro Lôbo – Parabeniza a assistente social pelo uso da Tribuna Livre para falar sobre tema de tamanha importância. Fala que existiram avanços, mas ainda é preciso se fazer muito em prol da mulher. Fala que sabe da importância da realização da audiência pública e convoca a população brumadense para que venham participar e tragam as suas necessidades. Fala que o vereador Édio fala sempre do reconhecimento a serviços realizados em Brumado e apesar de não ser do grupo político que apóia o deputado Waldenor Pereira reconhece o trabalho que vem sendo realizado por Brumado e as pessoas que votaram nele estão tendo as respostas com a efetivação de emendas em prol das comunidades. Fala que deveriam ser beneficiados por periculosidade pelo trabalho que realizam e ressalta que por qualquer meio devem ser reconhecidos seu trabalho. Comenta sobre a problemática de um funcionário da Vito que mora no Esconso que em razão do acúmulo de muita água na rua tem tido grandes transtornos pela lama que é jogada nas casas. Fala que solicitará ao secretário de Infraestrutura que verifique esse problema.

 

Não havendo mais nenhum vereador que desejasse fazer uso da palavra o presidente encerrou a presente sessão convocando outra para a próxima terça-feira (25) às 9h00.

 

Na manhã desta terça-feira (25.11) os vereadores se reuniram para a realização da sessão extraordinária para votação do Projeto de Lei nº 38/2014, de autoria do Executivo Municipal, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a CAIXA ECONOMICA FEDERAL, para adesão ao PAC 02 e dá outras providências”.

 

O projeto foi votado nominalmente e aprovado por oito votos em virtude da ausência dos vereadores Catoze, Castilho Viana, Édio da Silva Pereira, José Carlos de Jonas, José Ribeiro Neves.

 

Não havendo nenhum vereador que manifestasse o interesse de fazer uso da palavra e por não haver mais nada a se tratar o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva encerrou a sessão convocando outra para a próxima segunda-feira (01 de dezembro).

CONTINUE LENDO
Brumado: Kezinha apresenta projeto de paisagismo durante Feira de Negócios Foto: Divulgação

O promoter e decorador Kezinha realizou na Feira de Negócios de Brumado - Fenb um projeto de paisagismo na praça reciclável do evento. Segundo ele, a reciclagem pode trazer diversos benefícios para a vida no planeta. “Se todas as pessoas ou instituições se importassem com a continuidade da vida no planeta, o mundo seria diferente”, destacou o produtor em entrevista ao site Brumado Notícias. O projeto idealizado por ele também revelou dois grandes artistas plásticos que viviam no anonimato: Lay Souza, que faz arte em madeira de demolição, e Alex Lobo, que trabalha com arte em ferro e sucatas. Este último levou para a Fenb um cavalo feito com sucatas que chamou a atenção de todos os presentes.

Brumado: Kezinha apresenta projeto de paisagismo durante Feira de Negócios Foto: Divulgação

Kezinha fez questão de ressaltar que outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos gerados nas grandes cidades - cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma realidade nos centros urbanos do país. “Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes e pequenas cidades. Cada vez mais, os centros urbanos têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta”, concluiu Kezinha.

Campanhas de Aécio e Dilma juntas gastaram mais de R$ 570 milhões Foto: Reprodução

A prestação de contas das campanhas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) foi divulgada ontem (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, os candidatos que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais gastaram R$ 570.050.970,85. A campanha de Dilma Rousseff foi a que gastou mais. As despesas da campanha petista à presidência somaram R$ 350.575.063,64. Já as receitas foram R$ 350.836.301,70. Os valores informados ao TSE mostram saldo positivo de R$ 261.238,06. O candidato do PSDB, por sua vez, gastou R$ 223.475.907,21 e arrecadou R$ 222.925.853,17. Um saldo negativo de R$ 550.054,04. De acordo com a legislação eleitoral, as dívidas devem ser assumidas pelos partidos.  Ambos os candidatos receberam doações dos bancos Bradesco e Itau, da empresa Odebrecht Óleo e Gás S.A e das construtoras OAS e Andrade Gutierrez, dentre outros grupos econômicos. Os dados foram apresentados nesta terça-feira, último dia estabelecido pelo TSE. As contas da campanha da presidenta reeleita, Dilma Rousseff, estão sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Já o processo do candidato Aécio Neves será relatado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura. A prestação das contas de todos os candidatos que participaram das eleições é obrigatória, segundo a legislação. Os candidatos à presidência que concorreram apenas no primeiro turno informaram as contas das campanhas no dia 4 deste mês. As informações são da Agência Brasil.

Cruzeiro e Atlético Mineiro fazem a final da Copa do Brasil

O futebol mineiro está em festa. O Cruzeiro conquistou o Brasileirão neste fim de semana. A Tombense também foi campeã da Série D. O Boa Esporte e o América ainda disputam uma vaga na Série A de 2015. Para sacramentar a supremacia do futebol do estado neste ano, Atlético e Cruzeiro fazem o jogo final da Copa do Brasil nesta quarta (26), às 22h. De acordo com a Agência Brasil, o Mineirão será a casa deste clássico final. O Galo leva vantagem já que venceu a primeira partida da final por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença para garantir o título. Já o Cruzeiro contará com a sua torcida para reverter a vantagem. Se conseguir vencer por 2 a 0, a partida será decidida nos pênaltis. O time celeste não pode pensar em tomar gol, já que pelo fato do Atlético ser o visitante, um gol do alvinegro é critério para desempate na soma dos resultados.

TCM julga contas da Prefeitura e Câmara de Brumado na próxima quinta (27) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As contas da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Brumado, de responsabilidade do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e do vereador Alessandro Lôbo (PSL), serão julgadas na próxima quinta-feira (27) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o relator das contas do executivo e legislativo brumadense será o conselheiro Paolo Marconi. Sondagens realizadas pela nossa reportagem mostram que ambos estão tranquilos e aguardam a aprovação das contas relativas ao exercício de 2013.

Brasil: Preço do minuto do celular é um dos mais caros do mundo Foto: Reprodução

De acordo com levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Brasil possui um dos maiores custos de ligação de celular por minuto do mundo - o custo do minuto para ligações de celular em horário de pico e na rede da mesma operadora no país é de US$ 0,53 por minuto. Já nas ligações para outras operadoras, os preços adotados são mais altos, em média US$ 0,55. Segundo o sindicato que reúne as operadoras do país, o Sinditelebrasil, disse que a pesquisa está distorcida, por considerar apenas o preço-teto do minuto da telefonia móvel homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para o sindicato, o preço médio por minuto do celular no Brasil é de cerca de US$ 0,07. Já a Anatel calcula o preço do minuto da telefonia móvel no segundo trimestre de 2014 no Brasil em R$ 0,16, ou cerca de US$ 0,06.

Bahia: Sistema para mapear casos de violência contra mulheres é lançado Foto: Camila Souza/GOVBA

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), lançou nesta terça-feira (25), Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, o Sistema Estadual de Informação sobre a Violência contra as Mulheres (Sisprev), que permitirá o mapeamento dos casos de violência de gênero em território baiano. Segundo a assessoria de comunicação do governo, o Sisprev é um sistema sobre dados das beneficiárias que acessam os 19 Centros de Referência da Mulher espalhados pela Bahia. Através dessa ferramenta, o Estado poderá gerar relatórios para o acompanhamento mais efetivo das ações desenvolvidas e a expansão da Rede e da Política de Prevenção e Enfrentamento do problema. “A gente vai ter dados de quantitativo e tipo de violência, entre outras informações difíceis de serem obtidas. Tudo isso será fundamental para que a gente possa traçar o perfil da vítima e adaptar as nossas ações para ela”, disse a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, Cathilene Vieira.

Brumado: Secretário de Saúde comemora meta em atendimentos de mamografia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Embora tenha recebido críticas quanto ao modelo de gestão adotado na secretaria de saúde de Brumado, o secretário Cláudio Feres apontou em entrevista ao site Brumado Notícias o crescimento do setor. Ele apresentou um gráfico que mostra que o município vem despontando em sua oferta de atendimentos na saúde pública como um todo. O secretário deu atenção especial ao atendimento de mamografias visando um diagnóstico antecipado da doença. Segundo o relatório apresentado, só no mês de outubro durante a campanha outubro rosa foram realizadas 600 mamografias. No geral, o gráfico aponta que durante o ano foram realizados 500 procedimentos por mês. “O ano foi brilhante no que tange ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, com a maior meta de produção de mamografias já realizada em nossa cidade”, disse Feres. Mesmo dando nota sete a atual oferta de saúde no município, o secretário declarou que há como conquistar melhorias na área. 

Brumado: Secretário de Saúde comemora meta em atendimentos de mamografia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Feres afirmou ainda que o município trabalha com recursos defasados na saúde desde 2010, sendo complementado ano após ano pela gestão municipal. Cláudio destacou os principais campos de avanço no atendimento à saúde nos últimos dez anos no município. “Comparando o que éramos com o que somos agora posso dizer que demos um avanço significativo, a exemplo do atendimento de ortopedia em 24 horas, uma clínica de hemodiálise, atendimento avançado em mamografia e glaucoma com cinco mil pacientes, além de 146 cirurgias eletivas por mês. Os números praticamente triplicaram nos últimos anos em atendimento. Ainda não está bom, mas melhoramos e ainda temos muito o que avançar, mas já subimos alguns degraus diante do que tínhamos”, concluiu o secretário, destacando que atualmente mais de 90% dos atendimentos a saúde no município partem do SUS.

Brumado: Sem-tetos tomam posse do espaço da usina de beneficiamento de umbu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prédio onde deveria funcionar uma usina de beneficiamento de umbu à margem da BA-148, na comunidade Lagoa do Arroz, em Brumado, foi invadido por uma família de sem tetos. A unidade chegou ao município entre o ano de 2008 e 2009 através de recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Na época, além do espaço físico, também foram adquiridos equipamentos caros, uma cisterna e uma caixa de decantação para o funcionamento da usina, que tinha por meta auxiliar os agricultores na renda familiar e incentivar a preservação e a cultura da lavoura do umbu no município. Apesar dos incentivos, nenhuma máquina funcionou no local, que ficou abandonado e sofrendo o desgaste da ação do tempo. Também houve depredação do espaço físico, que chegou a ser usado por traficantes como ponto de distribuição de drogas e prática de orgias. 

Brumado: Sem-tetos tomam posse do espaço da usina de beneficiamento de umbu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para não perder todo o investimento feito no local, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária, Amauri Fraga, retirou parte do maquinário do lugar. “Cheguei a ser ameaçado por pessoas que haviam invadido a usina para fins libidinosos, mas por fim consegui recuperar os equipamentos”, afirmou Amauri ao site Brumado Notícias. Já na manhã da última segunda-feira (24), a nossa reportagem retornou ao local e registrou que o mesmo está ocupado por uma família de sem tetos, que segue uma rotina normal na usina, inclusive com roupa estendida no varal, carro na garagem e passarinhos na gaiola. O presidente da cooperativa declarou que prestou queixa na delegacia solicitando a reintegração de posse, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

Brumado: Escola Professor Clemente Gomes promove LITERARTE 2014

Com o tema Consciência Negra, o Ginásio Municipal Professor Clemente Gomes, em Brumado, vai realizar a III Feira de Cultura e Literatura - LITERARTE 2014. O evento, que conta com uma vasta programação, a qual inclui estandes e apresentações sobre o tema, acontece na próxima sexta-feira (28), das 07h às 17h. A direção, professores e alunos do colégio convidam a toda a comunidade para prestigiar mais esse evento cultural que será promovido nas dependências da escola.

Brumado: Vigilantes protestam por salários atrasados e paralisam atividades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vigilantes da empresa Guard Security, empresa terceirizada que presta serviço de segurança patrimonial para a prefeitura de Brumado, protestaram na porta do local na manhã desta terça-feira (25) cobrando os salários atrasados. Os servidores declararam que já assinaram o aviso prévio e que a empresa disse que os mesmos iram realizar os exames demissionais, o que não aconteceu. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os vigilantes afirmaram que buscaram esclarecimentos da empresa quanto ao atraso e que os representantes da mesma teriam dito que ainda não receberam o repasse da prefeitura. Os terceirizados tentaram conversar com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), mas não foram recebidos pelo gestor. “O prefeito não quis nos receber, mandou apenas um recado dizendo que a prefeitura já repassou a verba à empresa”, disseram os manifestantes, que paralisaram as atividades. Atualmente, há 35 vigilantes distribuídos em 25 postos de serviços no município - destes, quinze ficarão sem o serviço de segurança. A nossa reportagem apurou que os vencimentos dos terceirizados variam entre R$ 1.200 e R$ 1.400. Alguns concursados atingem o teto de R$ 1.200 por conta de horas extras e adicionais trabalhistas, mas no geral os salários estão abaixo dos terceirizados. A nossa equipe tentou falar com o prefeito, mas não fomos recebidos, pois o administrador alegou estar com a agenda apertada. 

Brumado: Vigilantes protestam por salários atrasados e paralisam atividades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No entanto, o secretário de finanças João Ribeiro falou sobre o assunto e afirmou que há sim algumas pendências da prefeitura com a empresa. “Existem duas parcelas que ainda temos que pagar, mas não estamos deixando de pagar”, afirmou. Ele disse que a responsabilidade pelo atraso é apenas da empresa contratada. “Evidentemente, ocorre alguma inadimplência, o que é normal em qualquer prefeitura, agora por conta de quem? Da crise, de uma série de razões e queda de receita. A empresa tem que ter a condição de suportar o contrato, caso contrário teria que rescindir”, completou Ribeiro, adiantando que os débitos da prefeitura com a prestadora de serviços serão quitados ainda esta semana. Ao final, João Ribeiro culpou ainda o período pós-eleitoral e apontou o próximo ano como amargo para os gestores municipais. “Após as eleições sempre vem a crise. Acredito que 2015 será um ano amargo para as prefeituras”, concluiu ele.

Brumado: Dona Dete parabeniza todas as baianas pelo Dia da Baiana do Acarajé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em 2005, o ofício das baianas do acarajé foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e registrado no Livro de Registro dos Saberes. O acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal. Em Brumado, as quituteiras foram lembradas na data em que são homenageadas. A baiana mais tradicional em atividade no município, Dona Dete do Acarajé, ou Tia Dete do Acarajé, como é carinhosamente chamada, fez questão de parabenizar as colegas de ofício. “Quero desejar muitas felicidades a todas as amigas e companheiras de tabuleiro, que o Bom Jesus continue a nos abençoar e que essa data seja sempre marcada pela nossa alegria em manter viva a produção do acarajé, que é nosso patrimônio na culinária nacional. Um feliz dia das baianas a todas as baianas de Brumado e da nossa Bahia”, pontuou.

Brumado: Audiência pública sobre Orçamento Participativo 2015 será realizada no legislativo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma audiência pública para discutir a Proposta Orçamentária do município de Brumado para o ano de 2015 será realizada amanhã (26), às 09h, no legislativo local. Os parlamentares ressaltam a importância da participação da comunidade na audiência, visto que só através do diálogo com a sociedade será possível destinar os recursos para as áreas que precisam de maior atenção. A solicitação para realização da audiência é de autoria do vereador Weliton Lopes, que acha fundamental a implantação do Orçamento Participativo em Brumado, através do qual a sociedade civil passa a ocupar um espaço importante na formulação da proposta orçamentária da cidade. Toda a comunidade está convidada a participar do encontro.

Mulher morre a espera de exame no Hospital Geral de Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Na cidade de Vitória da Conquista, uma mulher de 57 anos morreu no último sábado (21) depois de esperar quinze dias por um exame de tomografia. Familiares da vítima declararam que o tomógrafo do Hospital Geral de Vitória da Conquista está quebrado há mais de um mês. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O conserto do equipamento custa apenas R$ 130 em média. A mulher, cuja identidade não foi revelada, estava internada com infecção generalizada após passar por cirurgia de hérnia. Seu estado de saúde era considerado grave.

Vereador de Malhada de Pedras tem moto roubada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao trafegar de moto por uma estrada vicinal de acesso à comunidade rural do Bezerro Gordo, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, na tarde da última segunda-feira (24), o vereador Antônio Marcos Pereira da Silva (PP), o Marcão do Pão foi interceptado por dois elementos armados, que o renderam e roubaram o veículo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o parlamentar conseguiu entrar em contato com a polícia, mas a guarnição não chegou a tempo de deter os meliantes. A suspeita da polícia é de que os bandidos sejam da cidade de Brumado e estejam atuando no roubo de moto nas comunidades rurais da região.

Caculé: Secretaria de Educação automatiza a rede municipal de ensino Foto: Divulgação

Através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a prefeitura de Caculé implantou o processo de informatização da educação com o Sistema Integrado Paulo Freire - SIPF. A inauguração do sistema para os gestores e coordenadores escolares da Rede Municipal de Ensino aconteceu no último dia 22. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o SIPF é um sistema de informatização escolar que visa automatizar todos os processos da administração escolar, promovendo um maior controle das notas, frequência e observações acerca do comportamento dos alunos. Totalmente on-line, o sistema poderá ser acessado pela equipe administrativa das escolas, da Secretaria de Educação e também por professores e pais. Para a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, o sistema busca o aprimoramento do trabalho e a melhoria da qualidade de ensino.

Número de doadores de sangue regulares aumenta no Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O número de doadores de sangue fidelizados no Brasil – aqueles que doam com regularidade, aumentou, mas continua longe do ideal. O alerta é de especialistas neste Dia Nacional do Doador do Sangue, celebrado hoje (25). Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Arquivo