Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2016
fechar

A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em 11,8% pela terceira vez seguida no trimestre até outubro, mas o resultado poderia ter sido pior caso o número de pessoas que desistiram de procurar uma colocação não tivesse aumentado no período, impactando a estatística. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad)  divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de desempregados chegou ao novo recorde de 12,042 milhões de pessoas nos três meses até outubro, 32,7% maior sobre 2015. De acordo com a Veja, nos três meses até setembro, eram 12,022 milhões de pessoas sem emprego. “A situação é muito mais grave do que aparentemente os números mostram, porque a população ocupada continua caindo. As pessoas estão em sua maioria desistindo de procurar trabalho dada a dificuldade apresentada pelo mercado em gerar vagas”, disse o coordenador da pesquisa no IBGE, Cimar Azeredo.

Brumado: SEAV inaugura sede própria e pede apoio para conclusão de condomínio à saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 18 de novembro foi inaugurada a sede própria da Sociedade Espírita Albino Viana (SEAV) em Brumado. O complexo, que contará com um condomínio de apoio a pessoas enfermas em tratamento contra o câncer e outras patologias, fica localizado na Avenida Idália de Souza Ribeiro, no Bairro Cidade das Esmeraldas. Na ocasião da inauguração houve palestras da professora Evanilda Mascarenhas e da advogada e presidente da Casa de Oração Tereza D’Ávila, Sônia Dória. Médium e idealizador da obra, Ricardo Barbosa disse em entrevista ao site Brumado Notícias que todo o projeto está sendo realizado com o apoio e doações da sociedade e de empresários locais. Para ele, o maior desafio está sendo a conclusão do Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula, que contará com todo aparato para receber pessoas enfermas que não conseguem alojamentos adequados na cidade. 

Brumado: SEAV inaugura sede própria e pede apoio para conclusão de condomínio à saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para tanto, o empreendimento já adquiriu vários aparelhos que auxiliam no acompanhamento do tratamento fora do leito hospitalar. A proposta do condomínio é também oferecer alas exclusivas para pacientes diagnosticados com câncer que estejam de passagem pelo município. “Será uma espécie de albergue da saúde, onde as pessoas que passarem por tratamento em nossa cidade e não encontrarem alojamento adequado enquanto aguardam o atendimento hospitalar poderão pernoitar por aqui”, explicou Barbosa, que solicita mais apoio da sociedade brumadense para conclusão da obra em andamento. As doações podem ser feitas através da conta: agência: 0947 e conta: 1165-0 (OP 03) - Caixa Econômica Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo número (77) 99958-3833.

Prefeito eleito de Macaúbas considera consórcio como divisor de águas na saúde regional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a crise que afeta as administrações públicas municipais, o prefeito eleito do município de Macaúbas, Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que aposta na proposta do consórcio regional de saúde como uma alternativa para oferecer melhores condições de atendimento na microrregião de Brumado. Macaúbas e mais 20 municípios carecem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, muitas vezes, em situações de urgências e emergências, tem início uma árdua busca por vagas em leitos hospitalares em cidades mais distantes, como Guanambi, Vitória da Conquista, Itapetinga e até municípios do extremo sul do estado. O futuro prefeito macaubense disse ainda que o consórcio regional irá propor um crescimento acentuado da oferta de saúde nos municípios da microrregião, que, segundo ele, deverão buscar mais investimentos nas unidades básicas de saúde e desafogar o sistema emergencial nos hospitais. Do ponto de vista do prefeito, o consórcio será um divisor de águas na saúde regional. “Estamos caminhado para termos nossa UTI regional, mas não poderemos tirar a atenção das nossas unidades básicas em nossos municípios. Vejo que poderemos galgar grandes avanços em nossos municípios para ofertar melhores atendimentos aos nossos conterrâneos. Esse consórcio mudará para melhor a estrutura da saúde em nossa região”, destacou o futuro gestor.

Estudantes começam a renovar matrícula para o ano letivo de 2017 nas escolas estaduais em Brumado Foto: Emerson Santos

Muitos estudantes da rede estadual aproveitaram o primeiro dia de renovação de matrícula, na segunda-feira (28), para confirmar suas vagas para 2017 nas escolas estaduais onde estão regularmente matriculados. O prazo para a renovação segue até o dia 30 de dezembro. Se perder o prazo da renovação, o aluno pode perder a vaga na escola onde estuda, ficando na expectativa de fazer a matrícula em outra escola da rede estadual em janeiro e de acordo com a disponibilidade de vaga. O processo de renovação da matrícula é muito simples. Os pais, mães, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos podem optar por fazer a matrícula pela internet. Para tanto, é preciso acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula) e digitar o código impresso na carta de renovação, que o aluno recebe na escola. Esta carta deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. A outra opção é renovar a matrícula presencialmente nas secretarias escolares. É importante também observar se há alguma pendência de documentação junto à secretaria escolar para a atualização dos dados do estudante. Este deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos.

Prefeito eleito de Paramirim encabeça campanha de prevenção contra acidentes de moto na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito eleito da cidade de Paramirim, Gilberto Brito (PSB), falou sobre a ideia de lançar uma campanha regional de prevenção contra acidentes de motocicletas. O futuro prefeito exaltou o fato de a região receber nas próximas semanas uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Apesar da boa notícia, ele destacou que as vítimas de acidentes de motocicletas acabam ocupando entre 60% e 70% dos leitos de UTI, deixando outros casos graves em segundo plano nos atendimentos intensivos. Em recente encontro com os demais prefeitos eleitos da microrregião, Brito convocou os futuros gestores a também encabeçarem em seus municípios a campanha de conscientização. “Temos que fazer um trabalho de convencimento e conscientização. Assim, muito pode ser mudado ou então teremos uma UTI regional que seguirá o modelo já defasado em que um idoso infartado fica na fila de espera por conta de um jovem que sofre um grave acidente de motocicleta. Acredito que muitos desses acidentes poderiam ser evitados apenas com a conscientização dos condutores”, argumentou Gilberto Brito.

Brumado: TCM aprova com ressalvas contas da prefeitura e gestor é multado em R$ 5 mil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (24), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, porém com ressalvas, as contas da prefeitura de Brumado, de responsabilidade do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e relativas ao exercício financeiro de 2015. Segundo parecer do órgão, o gestor multado em R$ 5 mil pelas falhas encontradas durante o acompanhamento técnico. Ainda cabe recurso da decisão.

Queda de avião com a Chapecoense mata 76 pessoas Foto: Reprodução/Twitter

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez. O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil. 

Vice-prefeito eleito acredita que UTI também agregará subsídios para a economia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador e futuro vice-prefeito do município de Brumado, o Édio Pereira (PCdoB) declarou em entrevista ao site Brumado Notícias que acredita no crescimento da economia local com o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal. Para ele, as unidades vão atrair novos investimentos de clínicas particulares e novas ofertas de atendimentos para a região. “Esse projeto de iniciativa do governo do estado de criação dos consórcios regionais de saúde será um grande diferencial para os municípios pólo e suas microrregiões, pois a saúde será descentralizada dos grandes centros. Em Brumado, temos essa expectativa de termos melhorias na oferta de saúde, o que irá impulsionar a economia local, uma vez que a região estará voltada para a nossa cidade”, disse o vice-prefeito eleito de Brumado.

Avião com equipe da Chapecoense sofre acidente na Colômbia Foto: Reprodução/Twitter

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional caiu na madrugada desta terça-feira (29) na região de Antióquia, na Colômbia. Segundo a rede de TV Caracol, a aeronave sobrevoava as cidades de La Ceja e Abejorral quando perdeu contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova. Não há informações sobre vítimas fatais. A delegação da Chape saiu de Guarulhos para Bolívia em voo comercial com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a Medellín. Quando sobrevoava a região de Antióquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa teria uma pane elétrica. Segundo a imprensa colombiana, o local da queda do avião, próximo ao aeroporto, seria de difícil acesso. Além disso, o mau tempo na região metropolitana de Medellín atrapalharia ainda mais o resgate. Dois helicópteros da força aérea do país sobrevoam a área para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. Dois helicópteros estão sendo utilizado no resgate. De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdova, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e teria caído às 22h15 (01h15 de Brasília).

Cláudio Feres pode ser mantido à frente da Secretaria de Saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atual secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Soares Feres, deve ser mantido no cargo na nova gestão de Eduardo Vasconcelos (PSB). Em recente conversa com o site Brumado Notícias, o futuro gestor preferiu não se estender sobre o assunto, mas adiantou que havia feito uma lista com cinco possíveis nomes para assumir a pasta, dentre os quais o próprio Feres. Dois nomes já teriam sido descartados da lista, mas o prefeito eleito preferiu não citar as demais pessoas cogitadas. “Pode ser ele, como também pode ser outro, mas isso eu não vou adiantar agora”, disse Vasconcelos. O secretário preferiu não responder a nossa reportagem sobre se gostaria de permanecer no cargo. Apesar das especulações, o nome do atual secretário parece ser o mais cotado para conduzir a pasta. Desde que foi eleito nas últimas eleições, Eduardo Vasconcelos tem mantido contato constante com o secretário e o mesmo tem atuado como braço direito na busca pela instalação da Unidade de Terapia Intensiva, no Hospital Professor Magalhães Neto. Durante o encontro dos prefeitos eleitos para tratar da formação do novo consórcio regional de saúde, a nossa reportagem flagrou o momento em que Eduardo Vasconcelos consultou Cláudio Feres sobre se o mesmo assumiria o posto de referência do município no consórcio, o que foi aceito de prontidão. A função é designada, a princípio, somente para futuros secretários municipais de saúde. Feres assumiu a pasta desde o primeiro mandato do prefeito Eduardo e vem se mantendo na função por cerca de 10 anos. Em seu comando, a saúde do município passou por altos e baixos, tendo alcançado grandes conquistas, com a instalação do Samu 192, a modernização do Hemoba, a reforma e ampliação do Hospital Professor Magalhães Neto e a reforma e instalação de novas unidades básicas de saúde. Com o secretário, o então prefeito Eduardo Vasconcelos lançou a pedra fundamental para o início das obras dos prédios onde irão funcionar as UTIs adulto e neonatal do município.

Homem é preso após furtar seis galinhas para comer com amigos em Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste domingo (27), um homem foi preso após furtar seis galinhas na Fazenda Boa Vista, na zona rural da cidade de Aracatu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a dona da fazenda percebeu que as galinhas haviam desaparecido e decidiu seguir uma trilha deixada pelo suposto ladrão. A lavradora chegou à casa de um homem identificado como Amadeu, onde o mesmo estava preparando as galinhas para comer com mais dois amigos. No local, um dos homens disse que havia furtado as galinhas apenas matar a fome e ofereceu R$ 50 à dona da fazenda para que ela não os denunciasse à polícia. Ela não aceitou a oferta e acionou uma guarnição da Polícia Militar, que conduziu Amadeu até a delegacia de Brumado. Depois de ser ouvido, o homem acabou sendo liberado.

Instagram muda e gera confusão na web; entenda polêmica Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Segundo alguns usuários do Instagram, a rede social estaria enviando notificações quando alguém tira print de suas fotos — qualquer foto. A verdade não é exatamente essa. Agora, o Instagram notifica apenas quando prints são tirados de Stories enviadas de forma privada (Direct) a amigos, e não de fotos comuns publicadas na linha do tempo ou como Instagram Stories públicas. De acordo com o Techtudo, a função de enviar Stories privadas surgiu há poucos dias, com atualização que trouxe a função de Video Ao Vivo – esta segunda ainda não disponível para todos. Essas Stories somem assim que o usuário que recebeu abri-las. Neste caso, se uma captura de tela for feita, quem enviou será avisado. A confusão começou justamente a partir da atualização. O problema parece ter sido causado pelo tipo de notificação que é mostrada ao usuário na tela de avisos do celular, um pouco mais vaga do que poderia ser. A notificação não exibe exatamente qual foto teve sua tela capturada.

Brumadenses fazem caminhada em campanha contra o câncer infanto-juvenil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último domingo (27) foi celebrado o dia de prevenção ao câncer e para celebrar a data os brumadenses promoveram uma grande caminhada em alusão ao tema, chamando atenção para o tratamento precoce do câncer infanto-juvenil. A caminhada reuniu vários segmentos, grupos e associações que abraçaram a causa tendo em vista as barreiras encontradas para o tratamento da doença na região. Os participantes saíram da Avenida Centenário, com o apoio da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Trânsito, percorreram várias ruas da cidade e se concentraram na Praça Coronel Zeca Leite, onde houve shows ao vivo com artistas da terra, festival de tortas e testemunhos de brumadenses que estão conseguindo vencer a batalha contra o câncer, como é o caso de Iara Barreto e Patrícia Daiana. 

Brumadenses fazem caminhada em campanha contra o câncer infanto-juvenil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comunidade se comoveu com a luta do garoto Luiz Eduardo, de 4 anos, que após um longo tratamento veio a óbito este ano. Mesmo com o infortúnio, a campanha Todos por Edu cresceu e ganhou força nas redes sociais, culminando em uma parceira com o farmacêutico Eduardo Tadeu Silva, um dos idealizadores da Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), da cidade de Barretos, em São Paulo, que conta com um hospital especializado no tratamento do câncer infanto-juvenil. 

Brumadenses fazem caminhada em campanha contra o câncer infanto-juvenil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Foi a maior caminhada de apoio que a nossa casa já recebeu. Estou falando não apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade, pois os brumadenses abraçaram nossa causa e vamos fazer de tudo para retribuir à altura”, disse o farmacêutico ao site Brumado Notícias. A jovem Patrícia Daiana também convocou a comunidade para abraçar a causa. “Estamos dando nossos primeiros passos e acredito que vamos caminhar muito. Teremos muitos obstáculos no caminho, mas não há vitória sem luta, por isso convoco a população em geral a continuar nos apoiado. Não fiquemos só na beleza do que conseguimos realizar nessa caminhada, pois nessa longa estrada de ações preventivas contra o câncer precisaremos de todo o apoio da nossa comunidade”, pontuou.

Árvore de Natal pega fogo na Praça da Catedral em Caetité Foto: Caetité Notícias

Em Caetité, uma grande árvore de Natal que faz parte da decoração do Natal Luz, que tradicionalmente é construído na Praça da Catedral, pegou fogo após fogos de artifício atingirem a estrutura feita com galhos secos e madeira. O incidente aconteceu por volta de 19h deste domingo (27). De acordo com o Caetité Notícias, populares comemoravam a vitória do Palmeiras, campeão do Campeonato Brasileiro, e fogos de artifício era utilizados na comemoração próximo ao local. Uma das bombas dos rojões teria caído na estrutura e a árvore se transformou em uma clareira de chamas bem no centro da praça. O fogo consumiu toda a estrutura. A ocorrência será investigada pelo poder público municipal.

Barra da Estiva: Brumadense menor de idade é apreendido com arma e munições Foto: Divulgação/Cipe-Sudoeste

Após denúncias de que estava havendo um tiroteio no Bairro Alto do México, na cidade de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, policiais da Cipe Sudoeste (Caesg) se deslocaram até o local e detiveram um brumadense menor de idade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os policiais realizaram abordagens na localidade e observaram que, nas imediações, havia casas vazias e com portas abertas. Em uma das residências, a polícia encontrou o adolescente deitado em uma cama, fingindo ser da família. Embaixo da cama havia uma touca ninja e uma blusa de moletom vermelho. O menor de idade confessou que na sua residência também se encontrava uma arma de fogo calibre 38, com munições. O menor infrator e a arma de fogo foram apresentados na delegacia de Brumado.

Ecosport Frestyle acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Ecosport Frestyle, 2015/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Operação Vigilante: Vice-prefeito eleito de Malhada de Pedras foragido é preso pela PF Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dado como foragido na Operação Vigilante, o vice-prefeito eleito da cidade de Malhada de Pedras, Adriano Paca, foi preso nesta segunda-feira (28). Ele será encaminhado ao presídio de Vitória da Conquista, onde o prefeito da cidade, Valdecir Alves Bezerra, o Ceará, está detido. Os dois, políticos, servidores, secretários e empresários são acusados de participar de um esquema de desvio de verbas do transporte escolar. O rombo é estimado em mais de R$ 3 milhões. A Operação Vigilante foi deflagrada na última sexta-feira (25) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Conheça os planos da Sicoob Consórcios em Brumado

Está pensando em adquirir um imóvel ou um carro novo? Então, a Sicoob Consórcios é a sua melhor opção. Em Brumado, a agência trabalha com inúmeras opções, com diferentes valores, taxas de administração e condições de pagamento. Escolha a que melhor atenda as suas preferências e faça agora mesmo o seu consórcio junto à Sicoob. Essa é a chance de realizar o sonho da casa ou do carro próprios. Para saber mais sobre os consórcio, ligue (77) 3441-3635 ou compareça à Agência Sicoob em Brumado.

Conheça os planos da Sicoob Consórcios em Brumado
Brumado ganha novo grupo de corredores Foto: Divulgação

Com inúmeros benefícios para a saúde, as corridas vêm ganhando cada vez mais adeptos e destaque em Brumado. A realização de diversas provas de rua incentiva a evolução da atividade no município e vários grupos já se formaram com o objetivo de praticar o esporte. Mais um grupo de praticantes, o “Guerreiros da Madrugada”, acaba de se formar na cidade. Os integrantes se reúnem as segundas, quartas e sextas, às 5h da manhã. O grupo realiza os treinos pelas principais ruas da capital do minério.

Tatuador brasileiro que camufla estrias faz sucesso internacional Foto: Reprodução

Um tatuador brasileiro virou destaque na imprensa internacional após desenvolver uma técnica para camuflar as estrias de suas clientes. Morador de São Paulo, onde tem um atelier para atender exclusivamente mulheres, Rodolpho Torres, que há 10 anos atua no mercado, diz que já foi procurado por celebridades que tiveram as imperfeições completamente “apagadas”. Apenas neste mês, Rodolpho foi destaque nos jornais britânicos “Daily Mail” e “The Independent”, além do espanhol “Ella Hoy” e do site francês “Grazia”. As publicações brincaram com a possibilidade de agora as mulheres poderem contar com um tatuador para disfarçar as estrias. Em seu perfil em uma rede social, o paulista também coleciona fãs. Um vídeo em que mostra como seu trabalho é feito já foi visto mais de 8 milhões de vezes. O procedimento pode cobrir estrias em várias partes do corpo como pernas, barriga e bumbum. De acordo com o tatuador, qualquer pessoa pode fazer o procedimento que usa uma mistura de tintas - todas aprovadas pela Anvisa - para camuflar as estrias com um cor parecida com a de seu tom de pele.

Legislativo brumadense devolve recursos ao município e tem contas aprovadas na íntegra pelo TCM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Alessandro Lôbo e Silva (PRB) está à frente da presidência do legislativo brumadense por dois mandatos consecutivos. Na última quarta-feira (22), as contas relativas ao exercício financeiro de 2015 foram aprovadas, por unanimidade dos conselheiros, sem ressalvas. A assessoria de imprensa da Casa rebateu o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que havia assegurado ao site Brumado Notícias, ressalvas na análise das contas. Para o presidente Alessandro Lôbo, o parecer do TCM não ser considerado um fato histórico para o município e sim uma constante, visto que, ao assumir um cargo público, em especial de gestor, deve-se ter como premissa a integridade de administrar com responsabilidade, honestidade e total transparência. “Como homem público, prezo pelo bem estar de toda a comunidade e para que isso possa ocorrer temos que ter a máxima responsabilidade em gerir os recursos, sempre buscando a realização de benefícios que possam beneficiar a um todo. Restituímos em nossa gestão no ano de 2015 ao executivo municipal, para que fossem aplicados não só em infraestrutura, mas em diversas áreas, destacando a área da saúde. Foram R$ 203.864,67”, observou Lôbo.

O setor público consolidado, o que inclui o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais, conseguiu economizar, em outubro, o suficiente não só para pagar as despesas correntes, mas também os gastos com juros da dívida pública, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta sexta-feira (28). É a primeira vez em 18 meses que é registrado um “superávit nominal” nas contas públicas - conceito que é mais utilizado para comparações internacionais. O saldo positivo, por essa metodologia, somou R$ 3,38 bilhões no mês passado. De acordo com o G1, a última vez que as contas públicas tinham ficado no azul, mesmo após contabilizar as despesas com juros, havia sido em abril de 2015, quando o saldo positivo somou R$ 11,23 bilhões, de acordo com dados oficiais. O bom resultado das contas públicas em outubro deste ano só foi possível por conta do ingresso dos recursos da regularização de ativos no exterior, a chamada “repatriação”, que gerou arrecadação de R$ 45 bilhões no mês passado. O prazo para os sonegadores regularizarem sua situação, com desconto de multa e imposto devido, terminou em 31 de outubro.

Igaporã: Caminhão carregado com bananas tomba em trecho perigoso na BR-430 Foto: Sílvio Cintra/Rádio Igaporã

No último domingo (27), um caminhão carregado com bananas tombou na famosa “curva dos ventos”, trecho da BR-430, em Igaporã, no sudoeste da Bahia. O condutor perdeu o controle da direção quando trafegava em direção a Caetité e foi arremessado para fora do veículo. Apesar da gravidade do acidente, ele teve apenas ferimentos leves. De acordo com a Rádio Igapoã, com autorização da empresa transportadora, populares recolheram as bananas que ficaram espalhadas na rodovia. A cabine do veículo, com placa de São Paulo, ficou totalmente destruída.

O mercado financeiro estimou menos inflação para este ano e um “encolhimento” maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, próximo de 3,5%, além de uma expansão mais fraca da economia no ano que vem. As expectativas foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (28) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. Mais de cem instituições financeiras foram ouvidas. A estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano recuou de 6,80% para 6,72% na semana passada. Mesmo assim, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação e bem distante do objetivo central fixado para 2016, que é de inflação de 4,5%. De acordo com o G1, para 2017, a previsão do mercado financeiro para a inflação permaneceu estável em 4,93%. O índice está abaixo do teto de 6% para o IPCA, fixado para o ano que vem, mas ainda acima da meta central de inflação, que é de 4,5%. O Banco Central tem informado que buscará “circunscrever” o IPCA aos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2016, ou seja, trazer a taxa para até 6,5%, e também fazer convergir a inflação para a meta central de 4,5% em 2017.

Arquivo