Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2016
fechar

Brumado: Faltando pouco mais de um mês para o Natal, comércio não adere ao espírito natalino Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está demorando mais que o habitual para as lojas no comércio de Brumado entrarem no espírito natalino. Em anos anteriores, era visível a empolgação dos comerciantes que ornamentavam seus estabelecimentos com até 60 dias de antecedência das festas de fim de ano. Desta vez, o recesso econômico e a crise na política nacional vêm deixando comerciantes e consumidores desconfiados e mais cautelosos nos investimentos e nas compras. Uma baixa bastante sentida é a falta da campanha de Natal, que todos os anos era promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A campanha até chegou a ser iniciada, mas, diante da pouca adesão das casas comerciais em tempo hábil, a direção da CDL decidiu cancelar a campanha, que nos últimos anos premiava os consumidores com sorteios de veículos e aparelhos eletrônicos. Este ano, não haverá nem mesmo a famosa casinha do Papai Noel. Mesmo com os contratempos, muitos comerciantes acreditam que, na semana das comemorações do Natal, as vendas devem aumentar em 30% em comparação ao período atual. Para muitos, o saldo servirá apenas para fechar o balancete anual sem débito. “Vai dar pelo menos para zerar o caixa e não fechar o ano no vermelho”, comentou um lojista ao site Brumado Notícias.

Lula é intimado a comparecer à Justiça Federal do Paraná na próxima semana Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi intimado na quinta-feira (17) a comparecer à sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 21, 23 e 25 de novembro. A intimação foi feita pela Justiça Federal de São Bernardo do Campo, cidade paulista onde o petista mora, a mando do juiz federal Sergio Moro. Lula deverá acompanhar as audiências da ação penal em que é réu na Operação Lava Jato. Nos três dias, serão ouvidas as 12 testemunhas de acusação do processo.

Caminhão tomba no trecho conhecido como 'curva da morte' na BA-148 em Rio de Contas Foto: Divulgação/PM

Na última quinta-feira (16), um caminhão carregado com telha tombou no trecho conhecido como “curva da morte”, na BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista Willian Pina Oliveira, de 35 anos, seguia no veículo, com placa do município de Piatã, quando perdeu o controle e acabou virando às margens da rodovia. A polícia esteve no local para orientar o tráfego e fazer o registro da ocorrência. Apesar da gravidade do ocorrido, o condutor não se feriu. O número acidentes com veículos pesados nesse trecho da BA-148 é grande.

Confira o Black Friday da concessionária Brumauto

Corre que o Black Friday da Brumauto já começou. Na concessionária você encontra os melhores modelos da Volkswagen pelo melhor preço. São descontos e condições de pagamento imperdíveis. O Black Friday da Brumauto começa nesta sexta-feira (18) e termina no dia 30 de novembro. Não perca essa chance e passe agora mesmo na loja para conferir as ofertas. Compre agora e pague a primeira parcela só em 2017! A loja fica localizada na Avenida Centenário, 893. O telefone é (77) 3441-5000.

Tempo nublado e com previsão de pancadas de chuva neste final de semana em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O dia amanheceu com sol entre nuvens no município de Brumado, nesta sexta-feira (18). A Estação Clima Tempo aponta que podem ocorrer pancadas de chuva no período da tarde e à noite. Para os próximos dias, a previsão é de céu encoberto de nuvens e mais pancadas de chuva. No sábado (19) e no domingo (20), o tempo deve continuar nublado com possibilidade de chuva fraca ao longo do dia. A temperatura deve variar entre a mínima de 20°C e a máxima de 30°C na capital de minério, neste final de semana.

Em investigação instaurada na quarta-feira (16), o procurador Regional Eleitoral Ruy Mello busca subsídios para apurar fraude no lançamento de candidatas mulheres apenas parar cumprir cotas de gênero. A intenção do Ministério Público Eleitoral (MPE-BA) é responsabilizar partidos que usaram “candidatas laranjas” para driblar a legislação eleitoral na Bahia e os candidatos eleitos que se beneficiaram da fraude. O órgão instaurou procedimento administrativo para apurar informações sobre candidatas que tiveram votos zerados nas últimas eleições na Bahia. Segundo a Lei das Eleições, no mínimo 30% das candidatas devem ser mulheres. Conforme levantamentos do TRE/BA, a Bahia teve o maior número de candidatas às câmaras municipais com votação zerada do país: 2.244. Além de fraude, as “candidaturas laranjas” configuram, ainda, o crime de falsidade ideológica eleitoral. Caso sejam comprovadas fraudes, além de denunciar os responsáveis pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, os membros do MPE podem propor ação de investigação eleitoral e de impugnação do mandato eletivo contra os candidatos homens da legenda partidária que se beneficiaram com a ilegalidade.

Coelba informa canais de atendimento para falta de energia devido ao mau tempo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em função do mau tempo, com chuvas, ventos e alta incidência de descargas atmosféricas (raios), a Coelba está registrando aumento no número de ocorrências relacionadas à interrupção no fornecimento de energia na região. Para atender às solicitações, a empresa aumentou o número de turmas de operação e manutenção e continuará com o efetivo reforçado até que a situação seja regularizada. Devido às chuvas, a Coelba tem tido dificuldade de acesso em alguns locais, o que tem gerado aumento no tempo médio de atendimento às solicitações relativas a falta de energia. Os consumidores que precisarem acionar a empresa para informar sobre a falta de energia podem utilizar os seguintes canais de atendimento: www.coelba.com.br ou 0800 071 0800 (o consumidor deve optar pela opção 2 - Falta de Energia). Para agilizar a solicitação, é importante ter em mãos o número do contrato ou CPF do titular da fatura.

O plenário do Sendo começou a debater, na quinta-feira (17), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos. Na sessão, houve troca de acusações entre os senadores Aloysio Nunes (PSDB) e Gleisi Hofmann (PT). A sessão desta quinta foi a primeira destinada a pronunciamentos dos parlamentares sobre a proposta. Pelo regimento do Senado, são necessárias cinco sessões como a desta tarde para que a proposta possa ser votada. Passadas as cinco sessões, então, os senadores poderão votar a PEC em primeiro turno, o que está previsto para o próximo dia 29. Por se tratar de uma emenda à Constituição, a proposta precisa ser aprovada por, pelo menos, três quintos dos senadores (49 dos 81) para, então, ir a segundo turno (previsto para 13 de dezembro).

Shows de Pablo, Tayrone e Silvanno Salles são cancelados em Guanambi

Os shows dos cantores Pablo, Tayrone Cigano e Silvanno Salles, que aconteceriam nesta sexta-feira (18), em Guanambi, no sudoeste baiano, foram cancelados. O evento aconteceria no Spaço Brasil e os três cantores se apresentariam na mesma noite. De acordo com um comunicado oficial publicado no site de Pablo, os shows foram adiados devido às fortes chuvas que assolam a região. No sábado (19), os artistas também se apresentariam em Itabuna, no sul da Bahia. Já em Livramento de Nossa Senhora, o show que aconteceria no domingo (20) foi antecipado para o sábado (19) e será realizado no Parque de Vaquejada Tio Dedé. Os músicos Tayrone e Silvanno não emitiram nenhuma nota, mas em suas agendas já não constam os shows nas cidades.

Coelba alerta para cuidados com a iluminação natalina Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são um dos adornos mais procurados e comercializados nesta época do ano. Sejam novos ou reaproveitados, os tradicionais piscas-piscas requerem atenção especial. Para prevenir acidentes, a Coelba sugere importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa. Os adornos devem ser de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro. As embalagens devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “Resistente ao Fogo”.  No caso dos enfeites luminosos, a informação sobre a potência do produto merece atenção, pois quanto maior a potência, maior será o consumo de energia. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas, com 50 W de potência, consome 16,5 kWh/mês, se ligado por 11 horas diárias. Neste caso, a dica é reduzir o tempo de uso. Outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade que as convencionais. Antes de decorar a residência, é aconselhável também fazer uma revisão nas instalações elétricas.

Mais dois jogos movimentam a Copa Brumado de Futsal nesta sexta-feira (18) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (11), o Santa Clara aplicou duas goleadas em cima do time do Baraúnas, em partidas válidas pela Copa Brumado de Futsal, que está sendo disputada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. Na categoria juvenil, o placar foi de 8x4; já no adulto, o um chocolate de 9x3. Nesta sexta-feira (18), mais dois jogos movimentam o início da segunda rodada da competição: o Baraúnas retornará a quadra em busca da sua reabilitação. No juvenil, o duelo será contra o Barça Futsal e, na categoria adulto, a disputa será com o Big Lanche.

Homem morre após receber 700 picadas de abelha

Um homem de 60 anos morreu após receber cerca de 700 picadas de abelha, em Piraju, interior de São Paulo. O ataque aconteceu quando João Aparecido de Mattos descarregava entulhos de uma caçamba, numa chácara, na periferia da cidade. O filho que estava num trator viu o pai ser envolvido pelo enxame e tentou salvá-lo, mas também recebeu várias ferroadas. Ele foi socorrido e passa bem. Os dois trabalhavam juntos num disque entulho. O Corpo de Bombeiros foi chamado por um sobrinho da vítima e chegou quando o enxame ainda estava sobre o corpo de Mattos. A equipe usou produtos químicos para afastar as abelhas. O homem foi levado ao hospital da cidade, mas não resistiu. Um bombeiro também recebeu picadas quando combatia as abelhas.  De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, a vítima tinha histórico de doença cardíaca, que se agravou com o veneno dos ferrões. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Brumado: Domingo (20) acontece o I Torneio da Amizade no Campo do Gauchão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quatro equipes vão disputar no próximo domingo (20) o I Torneio da Amizade no Campo do Gauchão, no Bairro Baraúnas, em Brumado. As equipes Itaipava, Baraúnas, Olhos D’água e Flamengo Paraíba entrarão em campo em busca do primeiro título do torneio. A competição promovida pela associação de moradores conta com o apoio da secretaria municipal de esportes e do comércio local.

Conselho de Medicina fixa critérios para admissão de pacientes na UTI Foto: Reprodução/EPVT

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou na quinta-feira (17) uma resolução em que estabelece critérios para a admissão e a alta de pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI), que devem ser seguidos por todos os médicos, tanto da rede pública quanto privada. A norma, publicada no Diário Oficial da União, tem o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento médico diante da carência de leitos de UTI no país, especialmente nos hospitais públicos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS dispõe de 20.173 leitos em UTI para cerca de 150 milhões de pacientes. Na rede particular, são 20.787 lugares em UTI para em torno de 50 milhões de pessoas. A prática, o médico intensivista irá avaliar se o paciente atende aos requisitos para ocupar um leito de UTI ou se deve dar lugar a outra pessoa em situação mais crítica. De acordo com o G1, o CFM, porém, ressalta que o paciente só deixará a UTI para ser encaminhado a uma unidade de cuidado semi-intensivo, por exemplo, quando também preencher os critérios para ter alta da UTI. A admissão de um paciente na UTI deverá ser priorizada de acordo com uma escala de 1 a 5, em que quanto mais baixo o número, maior prioridade o paciente terá, considerando, inclusive, as suas chances de recuperação. No número 5 da escala, estão pacientes com doença incurável e na fase terminal, ou ainda moribundos, sem possibilidade de recuperação. 

Brumado iniciou e deve encerrar visitas do governador ao interior do estado em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A agenda de viagens do governador ao interior do estado começou no dia 04 de janeiro com a entrega de casas populares no município de Brumado. A cidade que abriu os compromissos do governo também poderá ser o destino de encerramento das atividades administrativas de Rui Costa (PT) em 2016. O próprio governador agendou com o prefeito Aguiberto Lima Dias a sua presença na capital do minério, na segunda quinzena de dezembro, para inauguração dos 20 leitos das Unidades de Terapia Intensiva, anexas ao Hospital Professor Magalhães Neto. Além disso, o governador deverá também inaugurar o Centro Integrado de Comunicação das Polícias (Cicom) e visitar outras obras em andamento no município.

Garotinho é levado à força para presídio em Bangu Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi transferido no fim da noite desta quinta-feira (17) para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Imagens veiculadas pelo “Jornal das Dez”, da GloboNews, mostram o momento em que Garotinho é levado de maca para uma ambulância e se debate, parecendo estar bastante alterado. A filha do político, a deputada federal Clarissa Garotinho, chora e grita que o pai “não é bandido” e tenta entrar à força na ambulância, sendo contida pelos policiais da escolta, enquanto Garotinho tenta se levantar, gesticulando e gritando contra os agentes e profissionais médicos que o conduzem. São necessários quatro homens para conter o ex-governador. Preso pela Polícia Federal na quarta-feira (16) sob a acusação de usar programas sociais para comprar votos, Garotinho estava internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro da cidade, por ter se sentido mal após ser preso. Nesta quinta-feira, o juiz responsável pela prisão do político, Glaucemir de Oliveira, de Campos, Norte Fluminense, determinou sua transferência para Gericinó.

Brumado: Câmara aprova gratuidade de transporte para idosos e repasses para crianças e adolescentes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por conta do ponto facultativo da última segunda-feira (14), a sessão da câmara de vereadores de Brumado aconteceu na última quinta-feira (17). Com plenária vazia, os vereadores aprovaram em segunda votação dois projetos de lei de autoria do poder executivo. No primeiro, foi garantido, através do projeto de lei 022/2016, a fixação de percentual mínimo de repasse de recurso ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dessa forma, a prefeitura poderá destinar 0,01% para entidades voltadas a assistir o público alvo. Aprovado por unanimidade, o projeto de lei 024/2016 (substituto) garante a gratuidade de passagem para idosos nos transportes coletivos no perímetro urbano do município.

Colisão entre veículos deixa dois feridos na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma colisão entre dois veículos foi registrada na última quinta-feira (17), na rótula de acesso entre a comunidade de Umburanas e a BR-030, no município de Brumado. Um dos veículos envolvidos no acidente ainda colidiu contra a parede de um bar. Dois menores que estavam em um dos carros com o pai, que é comerciante no Distrito de Cristalândia, sofreram alguns ferimentos e foram encaminhados pelo Samu 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passaram por avaliação médica e foram liberados sem constatação de gravidade. O local sem sinalização foi palco de outros acidentes semelhantes e os moradores da região já cobraram providências junto às autoridades, mas nada foi feito até então. O trecho continua sendo de alto risco.

Vereador acusa Embasa de ceder água para obras do parque eólico e secar a barragem de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além da estiagem, o vereador José Carlos dos Reis (PSB), líder do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) no legislativo, culpa a Embasa pela queda no volume de água na Barragem de Cristalândia, em Brumado. Segundo ele, sem uma visão antecipada da crise hídrica e na falta de um planejamento controlado e responsável, a empresa cedeu a água bruta da barragem para uso das empresas que estão trabalhando na construção do Parque Eólico, pondo em risco o abastecimento nas cidades assistidas. O vereador argumentou que a obra poderia estar captando água da barragem desativada do Rio do Antônio, na sede do município, o que iria gerar apenas ônus de transporte, mas não ameaçaria o abastecimento dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. 

Vereador acusa Embasa de ceder água para obras do parque eólico e secar a barragem de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Não sou contra as obras do parque eólico, bem pelo contrário, mas a Embasa não poderia ceder essa água, que é principalmente para o consumo humano. Esse acordo de cavalheiros entre a estatal baiana e a obra eólica poderá comprometer muito o fornecimento de água e deixar milhares de pessoas sem o precioso líquido. Faltou respeito e responsabilidade da Embasa com as duas comunidades”, criticou o parlamentar. O site Brumado Notícias apurou que a água retirada pelas empresas na obra do parque eólico tem sido utilizada para molhar as estradas vicinais a fim de diminuir a poeira por conta da constante circulação de veículos nas comunidades e na concretagem das bases onde serão instalados os aerogeradores. O volume da Barragem de Cristalândia nunca esteve tão baixo como nos últimos meses, o que causou estranheza e preocupação nos consumidores das duas localidades, uma vez que a barragem transbordou no início do ano, com as chuvas do mês de janeiro. Atualmente, a barragem está com o nível cinco metros abaixo da sua capacidade máxima.

Jaques Wagner deve assumir secretaria na segunda-feira, anuncia Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ex-governador do estado e ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), Jaques Wagner (PT) deverá compor o quadro de secretários do governador Rui Costa (PT) a partir da próxima segunda-feira (21). O próprio Rui anunciou, nesta quinta (17), que a nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial de sábado (19). O petista não entrou em detalhes sobre qual pasta Wagner vai assumir, mas informações de bastidores sugerem que será a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), hoje ocupada por Jorge Hereda. Outra possibilidade é a criação de uma secretaria extraordinária. Rui já havia anunciado algumas mudanças no seu governo há semanas. Walter Pinheiro permanecerá na Secretaria da Educação.

Livramento: Bandidos levam bombas de combustível de posto na BA-152 Foto: L12

Na noite da última terça-feira (15), criminosos furtaram as bombas de combustível de um posto localizado na BA-152, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O estabelecimento, que ainda não foi inaugurado, fica às margens da rodovia, em um trecho que liga Livramento a Paramirim. Segundo informações da polícia, imagens das câmaras de segurança vão ser utilizadas para tentar identificar os bandidos, pois no local não havia vigilante. A polícia informou que é preciso conhecimento técnico para retirada do material. A suspeita é de que o crime tenha sido encomendado.

Deputada e prefeito eleito de Palmeiras buscam investimentos na Bahiatursa Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito eleito de Palmeiras se reuniram com o diretor da Bahiatursa, Diogo Medrado, para estimular os investimentos no setor do turismo, bem como na preservação da cultura local. Durante a audiência, o prefeito conversou sobre as diversas manifestações culturais do município, dentre elas o carnaval. “O carnaval de Palmeiras, além de ser uma festa linda e muito importante para a Chapada Diamantina, movimenta a economia local e traz benefícios para o município”, afirmou. Para a deputada, o gestor está demonstrando uma preocupação com todas as áreas do município. “Nos últimos dias, o prefeito esteve em diversas secretarias solicitando investimentos nas áreas de infraestrutura, saneamento, projetos para a saúde, dentre outros e, agora, estamos empenhados em buscar os investimentos para o turismo e cultura”, pontuou. No final da reunião, o prefeito também conversou sobre a necessidade de melhorar a sinalização turística no local.

Guanambi: Estudante cai em golpe e tem débito de mais de R$ 54 mil

Uma estudante da cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, caiu em um golpe bancário e soma uma dívida de R$ 54.903,34 em sua conta. Na delegacia, a jovem disse que, ao ser informada que seu cartão havia sido bloqueado, ela entrou em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil e descobriu que possui nove empréstimos inadimplentes em seu nome. Ela se dirigiu até a agência bancária, onde, segundo afirma, tem apenas uma conta estudantil, e foi novamente pega de surpresa ao saber que na mesma agência possui uma conta conjunta com uma pessoa identificada como Raquel Azevedo, tendo como avalista dos empréstimos a sua própria irmã. À polícia, a estudante disse que sua irmã não avalizou nenhum empréstimo. Por sua vez, o banco não passou detalhes dos empréstimos.

Adolescente descobre gravidez após ficar tetraplégica em acidente Foto: Jomar Bellini/G1

A adolescente de 16 anos Kimberlyn Cristina Pontes sofreu um acidente de carro há quase seis meses, em uma estrada de Araçoiaba da Serra (SP). Depois de ficar tetraplégica, a jovem descobriu durante uma cirurgia que daria à luz uma nova vida. O filho de Kimberlyn nasceu no dia 15 de novembro com pouco mais de 1,7 kg e 40 cm. A jovem ficou um tempo na UTI e continua internada na maternidade do hospital. O pai do bebê está preso, segundo a família da jovem, que diz não ter mais contato com ele. Já Davi Henrique, nome dado à criança pela mãe, passa por acompanhamento médico na incubadora. Ao G1, a jovem contou que o acidente aconteceu em maio, quando voltava da casa do namorado de carona com um amigo das duas irmãs, que estavam em um churrasco.

Arquivo