Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

27 Nov 2017 - 09:00h

Representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier, do município de Brumado, compareceram à Câmara de Vereadores, na sexta-feira (24). Eles utilizaram a tribuna livre para relatar o andamento da campanha “16 Dias de Ativismo no Combate à Violência Contra a Mulher”. A assistente social e coordenadora do Creas, Janine Caldeira, falou sobre as atividades desenvolvidas até então. Segundo ela, já foram realizadas palestras em empresas, escolas, instituições e órgão públicos, além de publicado material na imprensa local no intuito de mobilizar a comunidade em defesa das mulheres. Este ano, a mobilização foi iniciada mais cedo, no dia 13 de novembro, e até o seu término haverá uma vasta programação com a proposta de diminuir os índices que a cada ano elevam as ocorrências de agressões, físicas e verbais, contras as mulheres, tendo como principal zona de risco o ambiente familiar. Como nos anos anteriores, os vereadores se mostraram solidários à campanha e se prontificaram a buscar mecanismos para reforçar a mobilização na cidade.

27 Nov 2017 - 08:54h

Uma colisão entre um caminhão e uma caminhonete terminou em tragédia na BA-262, entre Vitória da Conquista e Anagé. De acordo com o Blitz Conquista, na madrugada de hoje (27), a caminhonete teria invadido a pista contrária e colidido de frente com o caminhão. Dois homens e uma mulher que estavam a bordo do veículo morreram no local. Já o condutor e o carona do caminhão sofreram apenas ferimentos leves. Os corpos foram retirados das ferragens pelos bombeiros. Ainda não há identificação oficial das vítimas fatais.

27 Nov 2017 - 08:00h

Os registros de violência praticados contra as mulheres mostram um aumento de mais de 130% em 2017, em comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com dados levantados pelo Centro de Referência Especialização de Assistência Social (Creas) Chico Xavier. O órgão já atendeu 259 situações de agressões praticadas contras as mulheres no município de Brumado. Desde a sua instalação em 2009, o ano de 2017 já é considerado como o ano mais violento contra a mulher e nem sequer foram finalizadas as coletas dos dados. Apesar de altos, os números não revelam nem 10% da real somatória do que acontece no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora e assistente social do Creas, Janine Caldeira, afirmou que ainda há a agressão oculta, em que as vítimas acabam não apresentando queixas das agressões sofridas perante os veículos de atuação por intimidação do agressor ou por vergonha. Assim, muitas mulheres convivem em silêncio com a violência doméstica. O que mais preocupa as assistentes sociais do Creas é o fato de a grande maioria das ocorrências acontecer dentro do seio familiar, em sua maior parte praticada por maridos, companheiros e até filhos e netos das vítimas. Mesmo com os dados irreais das agressões praticadas, o quadro é considerado emergencial. O conselho de segurança ainda está em formação, porém, diante do quadro, o Ministério Publico Estadual já provoca o órgão a somar esforços com o poder público e outras esferas da segurança no intuito de conquistar a implantação da delegacia de defesa da mulher na cidade. “Aqui, mesmo com os casos obscuros, nós temos um índice elevadíssimo de agressão contra as mulheres e esse não é um problema de pobre, pois os registros se refletem em todas as camadas sociais do município”, disse a coordenadora social.

27 Nov 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

26 Nov 2017 - 09:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

26 Nov 2017 - 09:00h

“Olá, Papai Noel, me chamo Ashalley Vitória, tenho 4 anos, e estou passando por um momento bem difícil, há pouco mais de um mês fui diagnosticada com leucemia...meu pedido é de fraldas descartáveis GG e bolsas de sangue A +”. Essa cartinha, enviada à Campanha Papai Noel dos Correios em Rio Branco, ganhou repercussão e o pedido da pequena lutadora partiu o coração de quem leu. A mãe de Ashalley, Cleonice Sousa, conta que a filha começou a apresentar os primeiros sintomas da doença no dia 28 de outubro deste ano e, desde então, ela foi internada no Hospital da Criança, em Rio Branco, e não saiu mais. “Ela passou mal e vomitou sangue pela primeira vez. Eu levei ela para a UPA e me encaminharam para o pronto-socorro e depois aqui para o Hospital da Criança. Quando chegamos, a hematologista me deu logo um choque de realidade e disse que ela estava com a doença e que não tinha previsão de alta”, lembra, emocionada. De acordo com o G1, a mãe fala que a filha não tem muita noção da gravidade da doença, mas que sabe que precisa tomar sangue e, por isso, resolveu escrever a cartinha e fazer o pedido especial ao Papai Noel de doações de sangue e fraldas. Embora a doença seja muito agressiva, Cleonice diz que a filha é uma criança muito alegre e lutadora.

26 Nov 2017 - 08:30h

Além da parceria com o Hospital do Câncer de Barretos para rastreio de câncer de mama e de colo de útero, o governo está em negociação para a criação de um hospital oncológico em Caetité, no sudoeste baiano, conforme anunciado pelo governador Rui Costa (PT). “Aquele prédio – não vou chamar de hospital porque ele nunca foi hospital – em Caetité, onde, em uma parte do térreo, funciona a UPA, nós estamos em negociações avançadas para instalar ali um serviço de oncologia para a região inteira. Porque é assim que a gente pensa: não dá para consertar tudo no município, já tem uma construção feita, enorme”, afirmou Rui. A unidade não deve ser construída com recursos próprios e deverá ser viabilizada por meio da iniciativa privada. “Nós temos priorizado não fazer diretamente pelo estado. Temos estimulado os investidores a fazer o serviço e nós contratamos”, explicou Rui. “Estamos dialogando com outros investidores, assim que a gente bater o martelo eu anuncio, não vamos anunciar data sem confirmação. Nós estamos conversando com os três investidores e aquele que bater o martelo primeiro nós fazemos o chamamento público e realiza o investimento”, completou.

26 Nov 2017 - 08:00h

O complexo hoteleiro Costa do Sauípe, no litoral da Bahia, foi vendido pela Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil, para o Grupo Rio Quente, que já possui hotéis e parques na cidade goiana de Rio Quente. O Grupo Rio Quente pagou R$ 140,5 milhões por 100% das ações da Costa do Sauípe. Cada uma das 39,7 milhões de ações foi negociada a R$ 3,80. O anúncio foi feito na última sexta-feira (24), em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com o comunicado emitido pela Previ, a conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade. A Costa do Sauípe foi inaugurada em 2000, e fica a 76 km de Salvador.

25 Nov 2017 - 19:00h

A polícia militar de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, prendeu na tarde deste sábado (25), Elielber dos Santos Ferreira, 25 anos, um dos autores do assalto a uma joalheira em Brumado, no último dia 16 de novembro. A prisão de Ferreira foi expedida pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães.  Os Investigadores da Polícia Civil de Brumado, com o apoio da 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e Militares de Bom Jesus da Lapa conseguiram identificar os autores do crime, pela análise de imagens das câmeras de monitoramento. O delegado Samuel Bruno Paz foi o responsável por iniciar as investigações, representando junto ao Judiciário pela decretação das prisões dos autores. 

Com a decretação das prisões as Polícias Civil e Militar de Bom Jesus da Lapa vinham desenvolvendo incessantes diligências no intuitivo de efetuar as prisões. A outro autor, já identificado pela Polícia Civil de Brumado, continua foragido. A polícia recuperou em poder de Elielber um relógio, uma pulseira de ouro e uma pulseira de prata e apreenderam um tablete de maconha. Ele deve permanecer custodiado temporariamente na carceragem de Bom Jesus da Lapa até ulterior remoção para a delegacia de Brumado.

25 Nov 2017 - 10:00h

Os familiares de César Reis Duarte, 30 anos, conhecido como Rony, buscam informações que possam levar ao paradeiro do rapaz que está desaparecido desde ontem. Rony é morador das Comunidade de São Domingos, zona rural do município de Condeúba e há mais de quarenta e oito horas não dá notícias. Segundo informações de familiares, o rapaz saiu de casa, onde mora com a avó, por voltas das 13:00 horas de ontem dizendo que iria visitar um tio que mora próximo à sua casa. Após algumas horas de sua saída a família teve a informação que Rony não foi à casa do tio como havia dito. A família suspeita que Rony tenha viajado, uma vez que ao sair de casa levou uma quantia de R$100, 00 (cem reais), mas também mobilizou amigos que fizeram buscas pela região, indo, inclusive, em Jacaraci e Irundiara para ver se descobriam alguma informação que pudesse levar ao paradeiro do rapaz. De acordo com o Informe Cidade, a família ressalta que Rony não apresentava problemas psicológicos, porém, esteve há algum tempo atrás envolvido com o uso de drogas.

25 Nov 2017 - 09:30h

Uma inspeção feita na sexta-feira (24) pelo Ministério Público na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, flagrou alimentos incomuns no cardápio do sistema penitenciário. Na unidade, estão presos os ex-governadores Sérgio Cabral e Rosinha Garotinho, a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, outros políticos, assessores e empresários, muitos deles investigados pela Operação Lava Jato. Na inspeção, as promotoras de Justiça Andrea Amin e Elisa Fraga encontraram alimentos não permitidos na cadeia, como iogurtes, queijos, castanhas, frios diversos, camarão e até bolinhos de bacalhau, itens que não podem ser consumido na penitenciária, que possui cantina com comida própria. O MP vai comunicar o fato à 7ª Vara Federal Criminal e à Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, responsáveis pelas prisões dos réus flagrados com alimentos irregulares em suas celas, para serem adotadas as medidas cabíveis. Os servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) que tenham colaborado para a entrada da comida também serão responsabilizados.

25 Nov 2017 - 09:00h

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou na sexta-feira (24) que o Brasil registrou 41.106.021 linhas fixas de telefone em setembro de 2017, o que corresponde a uma redução de 1.135.158 (-2,69%) quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Enquanto as linhas das concessionárias da telefonia fixa apresentaram queda de 1.056.716 linhas (-4,23%), as empresas autorizadas perderam 78.442 acessos (-0,46%) no período. Entre as autorizadas, a TIM, com a entrada de 199.651 novas linhas, apresentou o maior crescimento nos últimos 12 meses, de 38,57%, seguida da Algar Telecom, com mais 70.283 novas linhas (28,55%), e da Oi, com 15.279 novos acessos (9,68%), conforme dados da Anatel. As concessionárias que apresentaram crescimento no período foram Algar Telecom, com 21.035 novas linhas (2,87%), e a Claro, com a adição de 177 novos números (10,79%). As demais registraram redução.

25 Nov 2017 - 08:30h

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

25 Nov 2017 - 08:00h

O número de idosos na Bahia chegou a dois milhões e o estado já é o sétimo no país em aumento da população idosa, segundo aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram avaliados entre os anos de 2015 e 2016. De acordo com o G1, conforme apontou a pesquisa, em um ano, o crescimento da população idosa na Bahia foi de 6,8%, índice maior que a média nacional, que foi de 3,7% . O contingente de pessoas de 60 anos ou mais no estado passou de 1,9 milhão, em 2015, para pouco mais de 2 milhões de pessoas em 2016. A expectativa é de chegar em três milhões em menos de 15 anos. No ano passado, a população da Bahia somava cerca de 15,3 milhões de pessoas. Apesar do número de idosos crescer em ritmo maior que o resto da população na Bahia, o estudo do IBGE conclui que a quantidade de idosos na Bahia é menor que a média nacional, e faz uma projeção de que, em 2030, o estado terá quase três milhões de idosos.

24 Nov 2017 - 17:00h

Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias indicam que faltam no país 250 mil vagas em presídios. A taxa de ocupação média das cadeias é de 167%. A situação não é diferente da realidade vivenciada na 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde a população carcerária é quase o triplo da capacidade. A situação precária na região poderia ser contornada com a inauguração do presídio de Brumado, que tem capacidade para 523 detentos e espaço físico com área de banho de sol, sala de ressocialização, guaritas de segurança, refeitório e setor administrativo. A obra da unidade prisional foi concluída em 2016, mas não há previsão de inauguração. Para entrar em funcionamento, falta apenas a publicação da Secretaria de Administração Penitenciária autorizando o processo licitatório para contratação da empresa que irá gerir o empreendimento. Sobre o assunto, o governador Rui Costa (PT) já chegou a dizer que a licitação está feita, mas é necessário superar um processo de judicialização que burocratiza a inauguração do presídio.

24 Nov 2017 - 16:30h

Durante à Policlínica Regional do Alto Sertão, em Guanambi, na manhã desta sexta-feira (24), o governador Rui Costa (PT) afirmou que a Bahia está iniciando uma nova fase da saúde pública. “Alguns dos serviços que serão prestados nesta policlínica, nem no setor privado são encontrados aqui no sudoeste do estado. É uma mudança de padrão”. Ele estava acompanhado de todos os prefeitos dos 22 municípios que serão atendidos pela unidade de saúde, a partir da próxima segunda-feira (27), e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. “Esta policlínica em Guanambi é a segunda que nós implantamos. A primeira foi a semana passada, em Teixeira de Freitas. Vocês puderam constatar que aqui temos todos os equipamentos de primeira linha, o que tem de melhor para imagens e exames”, completou. A policlínica, na qual foram investidos R$ 24 milhões, oferecerá atendimento especializado e exames de alta complexidade. A unidade está localizada na Avenida Messias Pereira Donato, no Bairro Santa Luzia, em Guanambi.

24 Nov 2017 - 16:00h

O prédio da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Livramento de Nossa Senhora está passando por uma ampla reforma, concretizada através de um convênio de mútua cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo o Delegado Titular Antônio Cláudio Pereira Oliveira, a reforma inclui serviços de pintura, troca do telhado, paisagismo, manutenção e limpeza da área externa. Além disso, 224 veículos, entre carros e motos, foram retirados da delegacia e colocados no galpão da prefeitura, a fim de evitar focos do mosquito da dengue. Os veículos com sinais de adulteração serão encaminhados para Brumado, onde serão submetidos à perícia de identificação veicular. O delegado informou ainda que recebeu da Polícia Civil 03 novos computadores, 03 aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras e bandeiras. A carceragem, que possui 08 celas e 16 vagas, também passa por reforma estrutural. Mais um investigador e duas viaturas reforçarão a corporação.

24 Nov 2017 - 15:30h

Nesta quinta-feira (23), a deputada Ivana Bastos e o governador Rui Costa entregaram uma ambulância nova para o distrito de Morrinhos, em Guanambi. O veículo adquirido através de emenda impositiva da parlamentar está orçado em R$ 79,2 mil e equipado com oxigênio e ar-condicionado. Durante a entrega, Bastos ressaltou os benefícios da entrega da ambulância para o atendimento da população de Morrinhos e falou sobre o acesso à saúde pública no município. “Guanambi é uma cidade que se preocupa com a saúde. Hoje, foram entregues três Unidades Básicas de Saúde e uma base para o Núcleo Regional de Saúde. Assim, Guanambi chega a 90% de cobertura na saúde. E, na sexta-feira (24), acontecerá a entrega da Policlínica Regional de Saúde que atenderá 22 municípios do sudoeste”, afirmou. Também na quinta-feira, a deputada e o governador entregaram um trator com implementos agrícolas para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultoras e Agricultores Familiares de Malhada de Pedras. O equipamento foi adquirido através de uma emenda do mandato da deputada. O trator auxiliará nas atividades desenvolvidas pelos produtores rurais do município. 

24 Nov 2017 - 15:00h

Um menino de 10 anos, natural de Guanambi, no sudoeste da Bahia, que foi diagnosticado com rins policísticos e fibrose hepática quando tinha oito meses de nascido, vai realizar no dia 1º de dezembro, em Salvador, uma exposição com quadros que ele pinta. O objetivo da mostra, que acontece no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, às 18h, é arrecadar fundos para cobrir os gastos da cirurgia de transplante de rins que ele terá que fazer. Segundo Cleide Vieira Neves, mãe de Daniel Neves, serão cerca de 60 quadros, todos desenhados e pintados pelo menino. De acordo com o G1, os preços variam entre R$ 55 e R$ 100. Cleide conta que era comerciante, mas largou o trabalho para cuidar do filho. “Com oito meses, ele foi diagnosticado com rins policísticos e fibrose hepática. A gente ficou fazendo acompanhamento no Roberto Santos e no Hospital das Clínicas, investigando, e aí passaram oito anos quando, em 2015, os rins pararam e ele teve que fazer hemodiálise”, conta. Ela disse que, em março de 2016, após o início das hemodiálises, eles se mudaram para Salvador e que, desde então, Daniel está sem ir para escola. “Em 2016 eu ainda cheguei a matricular ele, mas ele ficava fraco demais, não aguentava”.