Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019

Por oferecer notas altas em troca de sexo a sete alunas um professor foi condenado a pouco mais de um ano de prisão em regime aberto em Santa Catarina. De acordo com o Uol, ele dizia para as vítimas que “poderia dar um jeitinho nas notas” se elas fizessem sexo com ele. Não chegou a haver relações sexuais. As alunas também seriam chamadas por ele de “turbinadas” e “gostosas”, além de outras expressões. Os casos ocorreram em 2012 em uma escola estadual de uma cidade do oeste de Santa Catarina - o nome do município não foi informado a pedido do juiz. Contudo, a pena foi substituída por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa no valor de três salários mínimos (R$ 2.994). Ainda cabe recurso contra a condenação. O educador negou o crime. O processo corre em segredo de justiça.

Brumado: Vereador Elias Piau anuncia rompimento com o prefeito Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma aliança política que não durou dois anos. Assim foi a passagem do vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, pela base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Em entrevista ao site Achei Sudoeste nesta segunda-feira (04), Piau confirmou a sua saída do grupo situacionista liderado por Vasconcelos. De acordo com o parlamentar, o rompimento se concretizou pelo fato de o governo municipal não atender aos pleitos da comunidade. “Infelizmente, não tem como ficar em um grupo político onde os nossos pedidos não são atendidos, por isso, anuncio oficialmente o meu rompimento político com o prefeito municipal”, disse. Para Pereira, votações contrárias a projetos do executivo, as quais, segundo ele, não beneficiaria os munícipes foi uma das principais causas do desligamento da base. Elias ainda aconselhou o gestor a não “virar as costas” para a população. “Digo ao chefe do executivo que não vire as costas para a nossa população. Que quando ele deixa de atender as nossas indicações, o vereador não é o prejudicado, mas sim a nossa população que necessita e muito de ações do governo municipal”.

Bahia tem mais 85% de eleitores com recadastramento biométrico Foto: Divulgação/TRE-BA

A Bahia terminou a fase do cadastramento biométrico com mais de 85% dos eleitores com recadastramento biométrico regularizado em 39 municípios baianos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo informações do TRE, apesar do recadastramento de 455.152 mil eleitores, não foram registradas ocorrências de filas durante todo o período da revisão. A Bahia ultrapassou a marca de 9 milhões de eleitores biometrizados e é o segundo estado com mais eleitores revisados, atrás de São Paulo e possui o maior percentual entre os regionais de grande porte. De acordo com o TRE, das três cidades que bateram recorde no atendimento, se destacou, em primeiro lugar, o município de São Gonçalo dos Campos que registrou o maior percentual de biometrizados com 93,88% (26.401). Já a cidade de Conceição da Feira registrou 93,42% (15.682) de atendimentos. Em terceiro lugar, com 90,68% (11.118), ficou Angical.

Homem é assassinado com tiro de espingarda na zona rural de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último sábado (02), um homem de 33 anos foi encontrado morto por policiais civis na Fazenda Riachão do Sobrado, na zona rural de Tanhaçu, a 64 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima tinha um ferimento provocado por uma espingarda. O homem saiu de casa em direção aos fundos, quando foi surpreendido por um indivíduo que deflagrou disparos de arma de fogo, atingindo a região orbital, do lado esquerdo, sem chance de defesa. A motivação e autoria do crime são desconhecidas. O caso é investigado pela Polícia Civil.

'O pior está por vir', diz presidente sobre as manchas em praias Foto: Reprodução/TV Gazeta

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite deste domingo 3, que “o pior está por vir” em relação à contaminação que atinge praias do Nordeste brasileiro com manchas de óleo há mais de dois meses. Em entrevista à TV Record, o presidente voltou a afirmar que acredita em um vazamento criminoso, “com todos os indícios” apontando culpa de um navio grego da empresa Delta Tankers – já acusado formalmente pelo governo brasileiro e que nega ligação com o caso. “O que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado. O pior está por vir, uma catástrofe muito maior que, ao que tudo parece, foi criminosa”, afirmou o presidente, que completou: “todos os indícios levam ao cargueiro grego”. A empresa grega Delta Tankers Ltd, dona do navio petroleiro Bouboulina, “principal suspeito”, segundo autoridades brasileiras, pelo vazamento de petróleo no Nordeste do país, negou no sábado estar envolvida no caso. O navio, que fazia o trajeto da Venezuela à Malásia, “chegou a seu destino sem problemas e descarregou toda a carga sem perdas”, afirma um comunicado da empresa. “Não há evidências de que o navio parou, realizou qualquer tipo de operação STS (de navio para navio), sofreu algum vazamento, ou desviou-se de sua rota, em seu caminho da Venezuela para Melaka, na Malásia”, diz a nota. A Delta Tankers sustenta que o Bouboulina saiu da Venezuela em 19 de julho e “foi diretamente, sem parar em nenhum outro lugar, para Melaka, na Malásia, onde descarregou sua carga total sem perdas”. A companhia de navegação, com sede em Atenas, disse ter realizado “uma investigação completa do material das câmeras e sensores que todos os nossos navios carregam como parte de nossa política de segurança e respeito ao meio ambiente” e que estava “pronta para entregar os documentos de seu estudo às autoridades brasileiras, que ainda não entraram em contato”.

Rio de Contas: Idoso capota carro na Serra das Almas na BA-148 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde do último sábado (02), um idoso perdeu o controle da direção do carro que conduzia e capotou em um trecho da Serra das Almas, na BA-148, entre Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima retornava para casa quando capotou em uma curva da rodovia. Ele foi arremessado para fora do veículo e socorrido pelo Samu 192 com ferimentos na região da cabeça. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Rio de Contas e será transferido para o Hospital Dr. Ulysses Celestino, em Livramento. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Mulher morre em acidente um dia antes do casamento e é enterrada com vestido de noiva Foto: Reprodução/Facebook

Uma jovem de 23 anos foi enterrada na última sexta-feira (1º), com um vestido de noiva, justamente no dia que se casaria. Segundo o portal Uol, Milena Toschi de Andrade morreu ao ser atropelada por uma motocicleta, na última quinta-feira (31), um dia antes da cerimônia, enquanto estava indo trabalhar, em São Paulo. O noivo de Milena, Ivan Viana, fez um relato de despedida em seu Facebook. "Me dói tanto saber que ontem estávamos tão felizes por nossas conquistas, por nosso amor ser tão grande, por saber que amanhã iríamos realizar o nosso maior sonho que era nos casar, felizes por nossa casinha estar prontinha para começarmos nossa vida juntinhos, como você sempre dizia”, escreveu. Segundo a reportagem, ela morreu no local do acidente. O condutor da moto fugiu sem prestar socorro, segundo a família. A família se queixa da demora no atendimento. “Chegou uma ambulância só com o motorista, sem paramédicos e sem equipamento de socorro. Ela morreu no local. Infelizmente é o que a gente tem nesse município”, diz um primo.

Mãe denuncia filho por furto em barraca de ferramentas na Praça do Mercado em Caetité Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (01), a polícia foi acionada por uma mulher identificada como Marilene Alves, que denunciou o filho Edcarlos Alves. Segundo ela, o mesmo teria furtado um macaco hidráulico automotivo e uma chave de rodas. A mãe entregou o material à polícia, que conseguiu localizar o indivíduo nas imediações da Praça do Mercado, na cidade de Caetité. O furto foi localizado em uma barraca de venda de ferramentas em geral, de propriedade de Antônio Pereira. Todos os envolvidos foram apresentados na delegacia, juntamente com os objetos furtados.

Brumado: Servidores dizem que falta de estrutura no Central de Marcação gera insatisfação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um servidor público que atende na Central de Marcação relatou ao site Achei Sudoeste que tem sofrido constantemente agressões durante o atendimento no órgão. Na última sexta-feira (01), um grande tumulto no local acabou virando caso de polícia. O servidor, que preferiu não se identificar, afirmou que a demanda é muito alta para a quantidade de funcionários que atendem na central e isso gera bastante insatisfação com a formação de filas e falta de senhas. “Se distribuirmos 600 senhas vai ter de 600 a 700 pacientes lá. Já cheguei a ser agredido fisicamente duas vezes. Agressão verbal é no cotidiano”, frisou. O servidor ainda fez questão de ressaltar que, apesar da situação, os funcionários do setor prestam um bom atendimento, porém o problema é uma questão estrutural. Em contato com o site, outra servidora, que também não quis se identificar, endossou que a demanda é muita alta para o quadro de funcionários. “Uma central que atende a cidade e toda zona rural e faz agendamentos para todos os hospitais que atendem pelo SUS das grandes cidades tem uma demanda muito grande. O fluxo de atendimentos aqui é muito grande para poucos funcionários”, finalizou.

Brumado Privilege 2020 terá shows de Zé Neto e Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar

O Brumado Privilege será realizado dia 19 de janeiro de 2020 no Parque de Exposições Gilson Brito, às 17hs. No local, a dupla sertaneja universitária Zé Neto e Cristiano, Bell Marques, Michele Andrade e Donas do Bar, vão animar o evento que promete sacudir o sudoeste da Bahia. A festa terá megaestrutura de pista, camarote e área vip. Os valores dos ingressos serão anunciados, em breve. A festa será realizada pela Nacional Entretenimentos e Edy Show.

Mulher é morta com tiros no rosto em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 34 anos foi morta a tiros na última quinta-feira (31), em Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia constatou que a vítima, identificada como Iara Silva Costa, havia sido atingida com disparos de arma de fogo no rosto. Moradores chegaram a conduzir a vítima ao Hospital Municipal Suze Zanfretta, onde foi constatado o óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O caso está sendo investigado pela polícia.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Mulher cai de escada e morre em casa na Travessa Mauá em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um acidente doméstico com vítima fatal foi registrado no último sábado (02), na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Suzana de Matos Ramos, de 50 anos, bebia com vizinhos e amigos quando perdeu o equilíbrio e caiu de uma escada. O acidente aconteceu em uma casa localizada na Travessa Mauá, no Bairro Rancho Alegre. Suzana ficou gravemente ferida e morreu ainda no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e removeu o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Famílias da zona rural de Palmas de Monte Alto ainda vivem às escuras

Na zona rural da cidade de Palmas de Monte Alto, a 182 km de Brumado, o candeeiro ainda é uma realidade, embora a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) tenha assegurado que o Projeto Executivo referente à energização do Povoado de Abóboras, Covas de Mandioca, Lagoa dos Patos, Vargem Comprida e Caldeirão já tivesse sido concluído. Segundo a Coelba, a execução das obras, no âmbito do Programa Luz para Todos, dependia apenas de aprovação pelo órgão ambiental, uma vez que o local onde seria implantada a rede de energia elétrica compreende área de preservação. A situação das cerca de vinte famílias das Comunidades de Lagoa da Posse e Água Verde, no Povoado de Abóboras, continua desafiando a propaganda oficial sem acesso à energia elétrica. 

Famílias da zona rural de Palmas de Monte Alto ainda vivem às escuras

Segundo o líder comunitário Anielton Lima, os moradores sonham em ter uma geladeira, por exemplo. “Somos uma ilha eletrificada, mas não temos energia”, disse ao Jornal do Sudoeste. Em maio último, uma terceirizada da concessionária de distribuição de energia elétrica na Bahia chegou a marcar postes, possivelmente com dados referentes ao projeto de eletrificação das comunidades ainda não atendidas, mas de lá para cá nenhuma ação efetiva foi realizada. Em nota, a Coelba informou que a implantação da rede elétrica para atender às famílias das localidades “estão dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é 2021”.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99941-0068 (WhatsApp).

Brumado: Empinando moto, jovem colide contra carro de professora durante saída escolar na Euclides da Cunha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito foi registrado na última sexta-feira (01), na Rua Euclides da Cunha, no centro de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, era o horário da saída dos alunos da Escola Municipal Zilda Neves, momento em que há um grande fluxo de transportes escolares e de veículos particulares na região. No local, um jovem pilotava uma motocicleta, fazendo acrobacias e empinando o veículo. O rapaz perdeu o controle e acabou colidindo contra outra motocicleta que estava prestes a sair do estacionamento e foi parar debaixo da traseira de um carro, causando avarias no mesmo. O carro pertence a uma professora que havia acabado de entrar no veículo para ir pra casa. Por pouco, o acidente não terminou em tragédia, haja vista que, na hora da dupla colisão, um ônibus escolar estava logo atrás do motoqueiro e teve de fazer uma frenagem brusca para não passar por cima do mesmo. Apesar da gravidade do ocorrido, o piloto da moto sofreu apenas pequenas escoriações. Agentes de trânsito foram ao local realizar os procedimentos de praxe.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Tumulto na central de marcação de exames e consultas vira caso de polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grande tumulto foi registrado na Central de Marcação, na sexta-feira (01), em Brumado. Segundo informações colhidas pelo site Achei Sudoeste no local, a confusão teria sido causada em razão da falta de senha para os pacientes da zona rural. O guarda municipal que fazia a distribuição de senha no órgão, chegou a ser agredido. A nossa reportagem, ele relatou que foi agredido pelo marido de uma paciente, que questionou a falta de senhas para as comunidades rurais. “Ele me desferiu vários murros, fiquei com várias escoriações”, disse.

Tumulto na central de marcação de exames e consultas vira caso de polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Envolvida na confusão, a paciente explicou que estava na fila desde às 4h da manhã em busca de atendimento para o sogro, que é da zona rural. Segundo ela, o guarda distribuiu as senhas preferenciais e depois para o pessoal da zona urbana. Ao questionar porque ele não distribuiu para a zona rural primeiramente, em razão da necessidade de deslocamento, ela contou que o guarda a chamou de “vagabunda” e colocou o dedo em sua cara. “Contei para o meu marido e ele foi tirar satisfação com o guarda e acabou agredindo o mesmo. O guarda agrediu ele também”, afirmou. O seu marido declarou que a mulher foi maltratada. “Ninguém tem sangue de barata. Ele agrediu a minha mulher verbalmente”, reforçou.

Tumulto na central de marcação de exames e consultas vira caso de polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma testemunha do ocorrido, declarou que o casal estava bastante alterado e o homem já chegou dando um murro no guarda, sem chance de reação. “Foi uma covardia”, completou. A briga teve de ser apartada pelos demais pacientes que estavam no local. Com o tumulto, a polícia militar foi acionada e compareceu à central de marcação para ajudar a manter o controle dos ânimos. Assustados, os servidores interromperam as atividades e só retomaram os atendimentos com a presença da polícia. O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, também compareceu ao setor e passou longas horas reunido com a coordenação debatendo as questões envolvendo a segurança dos servidores, além de melhorias para o atendimento ao público.

10 kg de maconha são apreendidos com indivíduo no Bairro Irmã Dulce em Brumado Foto:Divulgação/PM

Na última sexta-feira (01), através de denúncias anônimas, a polícia foi informada a respeito de um intenso tráfico de drogas na Rua Henrique Caldeira, no Bairro Irmã Dulce, em Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, foi avistado um indivíduo com uma bolsa vermelha em uma das mãos e uma arma de fogo na outra. Ao perceber a presença da viatura, o mesmo empreendeu fuga saltando muros e deixando a bolsa para trás. Nela, foram encontrados: 9 tabletes de substância análoga à maconha, 2 tabletes menores da mesma substância, totalizando cerca de 10 kg do ilícito, além de 1 balança de precisão. Foram realizadas diligências no intuito de capturar o referido indivíduo, entretanto, sem êxito. Diante das circunstâncias, todo material foi conduzido para Delegacia Territorial de Brumado para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Dentista alemão entra no Guinness após extrair maior dente da história Foto: Divulgação/Guinness Book

A extração de um dente de 3,72 centímetros, o maior já registrado, colocou o dentista alemão Max Lukas no Livro Guinness dos Recordes. O profissional atende em uma clínica em Mainz, na Alemanha. O paciente foi um croata identificado como Mijo Vodopija, que chegou à clínica de Max Lukas com dores. De acordo com reportagem do Extra, o dentista relatou que o paciente apresentava um inchaço na boca e que o dente aparentava realmente ser grande no exame de raio X.  O dente foi extraído em setembro do ano passado, mas só agora o processo de reconhecimento do recorde foi finalizado. Max recebeu nesta semana o certificado do Guinness.

Prevenção e diagnóstico precoce aumentam a chance de cura nos casos de câncer de endométrio

O câncer do corpo do útero pode se iniciar em diferentes partes do órgão, mas o tipo mais comum se origina no endométrio, que é o revestimento interno do útero e é chamado de câncer de endométrio. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença fica em terceiro lugar entre as neoplasias malignas pélvicas no sexo feminino e tem mais de 70% de chances de cura, quando descoberta na forma precoce. O órgão ainda estima que 6.600 novos casos surjam ao longo deste ano. “Cerca de 75% dos casos da doença são detectados em mulheres com mais de 50 anos”, explica a ginecologista Ana Cristina Batalha. Cristina Sá, também ginecologista ressalta que “caso não seja reconhecido a tempo, o tumor crescerá no local e, além de infiltrar superficialmente a mucosa do endométrio, pode penetrar em direção à camada muscular do útero, o miométrio”. No entanto, diferente dos outros tipos de câncer, que na fase inicial são assintomáticos, o câncer de endométrio tem como principal sinal de alerta o sangramento vaginal pós-menopausa. Para o diagnóstico, as médicas ginecologistas indicam a ultrassonografia transvaginal seguida de vídeo-histeroscopia com biópsia. A vídeo-histeroscopia é uma importante ferramenta na Ginecologia para diagnósticos e cirurgias intrauterinas não-invasivas que “permite a avaliação das patologias em casos de infertilidade, sangramentos uterinos anormais, abortamento habitual, pólipos, miomas, entre outros. Através desse exame, é possível identificar se há alguma alteração com característica maligna. O diagnóstico é feito através da imagem endoscópica e após a análise histo-patológica, que pode descartar ou apontar a presença de doença neoplásica”, avalia Ticiana Cabral.

Deputado David Miranda vai propor impeachment de Bolsonaro Foto: Divulgação

O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) vai propor aos partidos de oposição que apresentem um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em um vídeo divulgado no Instagram na noite deste sábado (2), Miranda disse que vai se articular com os líderes da oposição na próxima semana. O deputado também afirma que as declarações de Bolsonaro sobre o acesso às gravações da portaria de seu condomínio, no Rio de Janeiro, configuram “obstrução de justiça e crime de responsabilidade”.

Enem começa neste domingo (03) com redação, ciências humanas e linguagens Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 começa neste domingo a partir das 13h30 (horário de Brasília), para 5.095.308 candidatos. É o menor número de inscritos desde 2010 e, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,5 milhões deles já haviam checado seu local de provas até as 17h30 de sábado (2). Isso quer dizer que 11% dos candidatos ainda não sabiam onde fariam as provas até aquele horário. Os portões fecham às 13h de Brasília e as provas do primeiro dia serão de redação, linguagens e ciências humanas.

Brumado: Pax Nacional realiza campanha no dia de Finados Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Pax Nacional realizou uma campanha durante o feriado de Finados na cidade de Brumado. A empresa instalou stands nos cemitérios Senhor do Bonfim e Santa Inês para atender toda a população que visitou seus entes queridos. Vestidos de anjos, os colaboradores da Pax Nacional realizaram a entrega de rosa, vela para todos os presentes e serviram lanhce. De acordo com a empresa, a campanha simbolizou paz e luz para as famílias brumadenses.

Brumado: Pax Nacional realiza campanha no dia de Finados Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O público aprovou a ação e parabenizou a empresa pelo ato solidário. “A Pax Nacional sempre nos surpreende com sua mão amiga estendida para todos nós”, disse Maria do Rosário. Representando a Pax Nacional, a empresária Perinalva Dias, ressaltou que a Pax Nacional, estará sempre com ações solidárias para contribuir com os brumadenses. “A marca de nossa empresa será sempre a solidariedade, isso faz parte da história do Grupo Pax Nacional”.

Arquivo