Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2019
fechar

Genival Moura Matos é eleito novo presidente da Apae de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em eleição realizada na última quinta-feira (21), a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Brumado realizou eleição para escolha da nova diretoria que irá atuar no próximo biênio. O empresário Genival Moura Matos foi eleito o novo presidente da entidade, assumindo o lugar de Solidade Brandão. Segundo Moura, a nova diretoria tem a missão de dar continuidade aos projetos em andamento, assim como buscar recursos para que a Apae continue avançando com projetos voltados para a reabilitação de seus alunos. “Agradeço aos pais, alunos, funcionários, associados e todos da ex-diretoria da Apae pela aclamação. Estou feliz em poder representar uma instituição tão importante em nosso município”, disse. A posse ocorrerá no dia 08 de janeiro de 2020.

Emprego na construção atinge o maior nível dos últimos 7 anos Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Os indicadores de atividade e de emprego na indústria da construção brasileira alcançaram o maior nível dos últimos sete anos no mês de outubro. Os dados fazem parte da pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira, 25. O Índice de Nível de Atividade alcançou 49,9 pontos no mês passado, semelhante ao registrado no fim de 2012, enquanto o Índice de Número de Empregados ficou em 48,5 pontos, também o mais alto desde outubro de 2012. Em ambos os casos, é o maior nível dos últimos sete anos, segundo o estudo. O relatório foi elaborado entre os dias 1º e 12 de novembro e contou com 483 indústrias da construção – 167 pequenas, 208 médias e 108 de grande porte. Segundo a CNI, os indicadores da pesquisa variam de 0 a 100 pontos e, quando estão abaixo de 50 pontos, mostram queda da atividade e do emprego. “Os resultados consolidam a tendência de crescimento do setor”, diz nota da confederação. A utilização da capacidade operacional ficou em 62%, nível 3 pontos percentuais acima do o registrado há um ano e igual à média histórica do setor.

Brumado se adéqua para aderir à lei de liberdade econômica; palestrante Sebrae esclarecerá o tema Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A lei de liberdade econômica será implantada na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, explicou que, na última semana, o agente de desenvolvimento Jansen Ricardo esteve em um evento do Governo Federal dando mais detalhes acerca da lei nº 13.864. “Estamos também com uma consultoria em parceria com o Sebrae para implantação do alvará eletrônico. Já estamos marcando um evento para o dia 5 de dezembro, quando convidaremos todos os contadores da cidade e da região vizinha para falar sobre essa lei e esclarecer dúvidas”, informou. Um decreto com todas as adequações para implantação da lei no município será publicado no Diário Oficial do Município até a próxima sexta-feira (29). Segundo Nolasco, a lei beneficiará os pequenos empreendedores e aqueles que querem montar o seu negócio. Entre as mudanças, a prefeitura passará a disponibilizar o alvará através da internet. “Com a implantação do alvará eletrônico, o documento será liberado em, no máximo, 72 horas”, destacou. 

Como emitir a nova carteirinha digital para estudantes Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na segunda-feira, 25, o ID Estudantil, aplicativo para emitir a carteirinha estudantil digital criada pelo governo. O documento é voltado para alunos do Ensino Fundamental até os pós-graduandos e dá direito a meia-entrada em show, teatro e outros eventos culturais. A plataforma já está disponível nas lojas Google Play e App Store. A carteirinha emitida pelo governo será gratuita para os estudantes — mas tem um custo para o pagador de imposto de 15 centavos por carteirinha.  Antes do lançamento do MEC, o modelo padronizado era emitido por entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (Ubes), mediante pagamento. O MEC informa que a emissão de carteirinhas pelo governo “não tira a prerrogativa de outras entidades”. O documento poderá ser emitido ainda por: entidades estudantis, diretórios centrais dos estudantes, centros e diretórios acadêmicos, entre outros.

Vitória da Conquista: Operação conjunta descobre fraude em posto de combustíveis Foto: Divulgação/PC

Uma ação conjunta da Polícia Civil (DRFR), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), deflagrada na última terça-feira (26), culminou com a descoberta de fraude na venda de combustíveis em um posto situado no Km 827 da BR-116, no município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, mecanismos engenhosos foram criados para fraudar a quantidade e qualidade dos combustíveis comercializados pelo posto, causando aos consumidores sérios prejuízos financeiros e graves danos à mecânica dos veículos. Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos para apurar a prática de crime contra a ordem econômica e o delito de fraude processual. O gerente do posto evadiu-se de Vitória da Conquista, mas foi localizado por uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), no município de Caetité, onde foi devidamente interrogado na Delegacia de Polícia Civil local. O proprietário do estabelecimento deverá se apresentar na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista nos próximos dias, onde também será interrogado.

Força-tarefa da Lava Jato expressa apoio a Deltan Dallagnol Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba divulgou uma nota nesta terça-feira, 26, em solidariedade ao coordenador do grupo, o procurador Deltan Dallagnol, que foi punido com uma pena de advertência pelo Conselho Nacional do Ministério Público por causa de ofensa a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Diante da notícia de que o CNMP deliberou pela aplicação da pena de advertência ao procurador da República Deltan Dallagnol, todos os demais integrantes da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, respeitosamente, discordando da decisão do colegiado, externam sua solidariedade e amplo e irrestrito apoio ao coordenador da força-tarefa”, afirma a nota. De acordo com a Veja, os procuradores lembram que a manifestação de Deltan ocorreu durante entrevista sobre a campanha “Unidos contra a Corrupção” à rádio CBN, em agosto de 2018, e que o Conselho Superior do Ministério Público “arquivou o caso por entender que não houve quebra de decoro, e que a fala estava dentro do âmbito da liberdade de expressão”. “A transparência, a comunicação social e o livre debate público de todos os atos de autoridades, entre estes os atos judiciais, são pilares da democracia, permitindo o conhecimento da sociedade sobre a forma como os casos de corrupção são julgados, e também sobre como o sistema de justiça funciona para responsabilizar pessoas com alto poder econômico e político”, diz outro trecho da nota. Os procuradores afirmam, ainda, que “a crítica de atos de autoridade pública, em matéria de interesse público, está no centro da liberdade de expressão, a qual existe para proteger justamente o direito à crítica, e não elogios”.

Idosa é encontrada morta dentro de casa na cidade de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (26), um crime brutal chocou os moradores da cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Uma idosa de 88 anos, identificada como Maria Rosa, foi encontrada morta em sua residência, localizada no Bairro das Nações. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a suspeita é de que bandidos teriam invadido a casa para roubar e mataram a vítima, configurando crime de latrocínio. A residência estava toda revirada. A Polícia Civil irá investigar o caso a fim de identificar e punir os responsáveis pelo crime.

Violência contra a mulher cresce em Brumado, aponta Creas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado vivencia a campanha 16 Dias de Ativismo no Combate à Violência Contra a Mulher, que é realizada mundialmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Janine Caldeira, que faz parte da coordenação do Creas Chico Xavier, em Brumado, disse que a violência contra a mulher tem crescido muito nos últimos anos e, desde 2003, a campanha é promovida com vistas a reduzir esses índices. Brumado aderiu ao movimento em 2009, quando passou a ser feita uma extensa programação no município, com palestras, entrevistas e pronunciamentos acerca do tema. “Quando o Creas começou a funcionar em 2009 a gente recebeu 19 casos de mulheres vítimas de violência. Em 2010, tivemos 20 casos, só que esses números são bem abaixo da realidade porque muitas têm medo de denunciar. A campanha é justamente para aumentarmos o número de denúncias. Em 2011, foram 28 casos. Em 2012, houve uma queda brusca, foram 8 casos. Em 2013, 14 casos; em 2014, 15 casos; em 2015, 8 casos. A partir de 2016, passamos a registrar um aumento, em 2016, foram 30 casos. Em 2017, 44 casos; 2018, 31 casos; e, neste ano, até o mês de novembro, o Creas recebeu 22 casos de mulheres vítimas de violência”, afirmou. Caldeira relatou que muitas mulheres chegam a registrar o boletim de ocorrência de violência doméstica, porém não vão ao Creas fazer o acompanhamento. A situação, segundo ela, dá origem às subnotificações. “É o medo que imperar na mulher para não denunciar”, avaliou. Para denunciar casos de violência contra a mulher, as pessoas podem ligar no número institucional do Creas, que é (77) 3441-4272.

“Isso para mim é coisinhas”, diz vereador situacionista sobre falta de oxigênio em cilindros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A falta de oxigênio para abastecer os cilindros dos pacientes com doenças respiratórias na cidade de Brumado ganhou um novo capítulo após discussão entre vereadores na Câmara Municipal, na sessão da última segunda-feira (25). Rebatendo a oposição ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o vereador José Carlos Marques Pessoa (PT), o Zé Carlos de Jonas, criticou a postura adotada pela bancada. O parlamentar classificou como “coisinhas” a cobrança feita na sessão do legislativo. “O problema do oxigênio, os colegas [oposição] têm o prazer de vir para cá e anunciar essas coisinhas aí. Coisinhas, isso para mim é coisinhas”, disse. Segundo Jonas, a saúde pública na capital do minério merece as suas credenciais pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal. “O que tem acontecido hoje em nosso município, graças a Deus, nós temos uma saúde de boa qualidade”, afirmou.

A4 Veículos comemora quatro anos no mercado de Brumado e região

Novembro é o mês de aniversário da A4 Veículos, mas quem ganha o presente é você. A loja preparou uma série de ofertas especiais para comemorar a data e presentear os clientes com condições especiais. A A4 está celebrando quatro anos no mercado! Não perca essa chance de adquirir o seu veículo próprio com as melhores condições de pagamento. Passe agora mesmo na concessionária e aproveite os descontos. A loja fica localizada na Avenida Centenário, 1400, no Bairro Novo Brumado. Você também pode acessar www.a4veiculos.com.br e conhecer todas as novidades da concessionária.  O telefone é (77) 3441-4555.

Câmara de Brumado: Vereador Elias Piau destaca títulos conquistados pelo Flamengo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão desta segunda-feira (25), o vereador Elias Pereira Gonçalves (PV), o Piau, destacou os títulos da Libertadores e do Brasileiro, conquistados pelo Clube de Regatas Flamengo no último fim de semana. O parlamentar, que é torcedor do time, ressaltou a garra e atitude esportiva do clube para a conquista da Taça Libertadores da América contra o River Plate. “Futebol só termina quando o juiz dá o último apito e o Flamengo mostrou a sua força e garra durante a partida contra o clube argentino. Parabéns ao time brasileiro, parabéns à nação rubro negra”, disse. Piau tem sido destaque na cidade de Brumado como um dos principais incentivadores do esporte. Segundo ele, as suas ações em prol dos desportistas serão ampliadas. “Sou um amante do esporte. Brumado é um verdadeiro celeiro de grandes atletas nas mais diversas modalidades”, finalizou.

Chuva em Salvador: Rios transbordam, carros ficam ilhados e desmoronamentos causam transtornos Foto: Divulgação/CBMBA

A chuva que cai em Salvador causa transtornos e prejuízos desde a madrugada desta terça-feira (26). Rios transbordaram, como nas regiões do Bom Juá, Lucaia e Bate Facho. Diversos pontos de alagamento pela cidade causaram transtornos a pedestres e motoristas durante a manhã. Salvador registrou uma maior quantidade de chuva do que o esperado para todo o mês de novembro só nesta terça-feira. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, até as 10h desta terça, foram registrados 114 mm de chuva na capital baiana, enquanto a média histórica do mês é de 106 mm.

Bancos darão até 95% de desconto em renegociação

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, os maiores bancos do país vão promover a Semana de Negociação e Orientação Financeira, organizada pela Federação Brasileiras de Bancos (Febraban) como a primeira ação do acordo de cooperação técnica entre a entidade e o Banco Central (BC), assinado na última quinta-feira (dia 21). Os bancos vão oferecer condições especiais para renegociar dívidas, com descontos de até 92%. Vão participar da ação o Banco do Brasil (BB), Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, com 329 agências bancárias em todo o país abertas até as 20h para oferecer orientação financeira, conteúdo para administrar o orçamento pessoal e possibilidade de negociar dívidas em atraso. “Cada instituição terá sua política própria de renegociação, mas há o compromisso de que, durante a semana, haverá condições especiais de negociação, com o objetivo de se chegar a acordos sustentáveis e resgatar a capacidade financeira do consumidor”, afirmou o diretor de Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva. A negociação ainda poderá ser feita nas agências desses bancos localizadas em todo território nacional, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais das instituições financeiras e pela plataforma consumidor.gov.br. Nos canais digitais, também participarão da inciativa o Banco Votorantim e o Safra. A lista completa das agências participantes e o conteúdo de educação financeira está disponível na página paporetocomfebraban.com.br/negociar.

Bonde do Forró: Cantora guanambiense denuncia que vem sofrendo ameaça de morte e pede ajuda dos fãs

A cantora do Bonde do Forró, Juliana Bonde, natural de Guanambi, usou as redes sociais para denunciar que vem sofrendo ameaças de morte. Em um vídeo publicado em seus perfis pessoais, a cantora disse que um homem tem feito as ameaças através de áudios, ais quais tem assustado a ela e a sua família. Ainda no vídeo, a cantora pede a ajuda dos fãs e seguidores para que possa reconhecer e localizar o homem. “Venho recebendo muitas ameaças há muito tempo. Eu achei que ia passar, mas não passou. Isso está me deixando muito nervosa e está afetando a minha mãe. Ela está com medo. E eu queria pedir muito a ajuda de vocês. Se vocês conhecerem essa voz que vou mostrar agora, por favor compartilhe esse vídeo pra esse vídeo chegar até a família desse rapaz ou alguém que conhece ele, porque não sei como resolver. Estou tentando pela justiça, mas demora muito e eu estou com medo. Não consigo mais me aproximar das pessoas, porque acho que vai acontecer alguma coisa”, relatou. A cantora também mostrou a foto do possível homem que apareceu inicialmente em um aplicativo de mensagens. “Gente, eu não sei mais o que fazer, isso está tirando a minha paz”, contou, emocionada.

Pesquisadores anunciam a ‘pílula’ anticoncepcional masculina Foto: iStock

Pesquisadores indianos anunciaram a criação de uma vacina anticoncepcional para homens. Esse é o primeiro método de controle de natalidade masculina disponível na forma injetável. Segundo a equipe, o medicamento é aplicado na região dos testículos e pode durar até 13 anos com eficácia comprovada de 97% – um número excelente: a camisinha, um dos métodos mais utilizados na prevenção da gravidez, por exemplo, fornece proteção de 98%. A injeção, chamada de RISUG, já passou por testes clínicos e os resultados foram enviados para Controlador Geral de Remédios Indianos, departamento governamental que atua de maneira semelhante à Anvisa no Brasil. “O produto está pronto, com apenas aprovações regulatórias pendentes”, disse R.S. Sharma, do Conselho Indiano de Pesquisa Médica, ao site Hindustan Times. A aprovação (ou rejeição) do anticoncepcional masculino deve acontecer em até sete meses. Apesar disso, não há previsão para a comercialização do produto.

Funcionários de terceirizada do Hospital de Guanambi realizam manifestação em razão de salários atrasados Foto: Willian Silva/Radar 030

Cerca de 20 trabalhadores da Fundação José Silveira (FJS), empresa terceirizada do Hospital Regional de Guanambi (HRG), a 141 km de Brumado, realizaram uma manifestação em frente à unidade de saúde exigindo o pagamento dos salários, que estão atrasados há mais de 60 dias. De acordo com o Radar 030, eles alegam que a empresa não atende as suas ligações e não dá uma previsão de pagamento. Segundo os manifestantes, a FJS diz que está esperando os repasses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que, por sua vez, afirma que os repasses já foram feitos. Em nota, a direção do HRG informou que a FJS já foi notificada duas vezes por conta dos atrasos nos salários. A Assessoria de Comunicação da FJS argumentou que não retém repasses e que vai averiguar a situação dos funcionários em Guanambi.

Dois padres foram condenados, nesta segunda-feira, 25, a mais de 40 anos de prisão por agressão sexual grave contra meninos surdos no Instituto de Ensino Próvolo, em Mendoza, um caso que abala a Igreja Católica da Argentina. Após três anos de aparecerem as primeiras denúncias, um tribunal penal condenou o padre argentino Horacio Corbacho a 45 anos de prisão e o italiano Nicola Corradi a 42. Ambos já encontravam-se em prisão preventiva. Segundo a Veja, nos dois casos, se considerou como agravante o fato de eles serem responsáveis pela guarda dos meninos e ministros de culto, e das vítimas serem menores de idade. O jardineiro do centro de ensino, Armando Gómez, também foi condenado, com pena de 18 anos de prisão, por agressão sexual. O julgamento começou em 5 de agosto, a portas fechadas. Nas audiências, avaliou os testemunhos de 13 vítimas, e considerou 25 casos de abusos, registrados entre 2004 e 2016. Foi descoberto que Corradi já havia sido apontado por crimes semelhantes em Verona, na Itália, sem que fosse julgado, e o Papa Francisco sabia que o padre estava administrando a escola na Argentina. Segundo o jornal argentino El Clarín, ao ouvir o veredicto condenatório, os três réus ficaram em silêncio, olhando para baixo. Enquanto isso, os ex-alunos de Próvolo expressaram sua emoção com os braços levantados, balançando as mãos como a balança da Justiça, que em linguagem de sinais significa que a verdade foi alcançada. É a primeira vez em 50 anos de denúncias de estupros, abuso sexual, maus-tratos e corrupção de menores que padres desta ordem religiosa com escritórios em Verona, La Plata e Mendoza são processados. Mendonza ainda tem 14 réus divididos entre dois casos, e outras denúncias de abuso no Próvolo de La Plata (60 km ao sul de Buenos Aires) estão sob investigação. O Instituto Próvolo, em Mendoza, 1.000 km a oeste de Buenos Aires, foi fechado em 2016 após as primeiras denúncias. A instituição tinha como objetivo ensinar crianças com deficiência auditiva ou distúrbios de linguagem.

Carreta estacionada em ladeira invade academia e bate em carro na cidade de Macaúbas Foto: Reprodução/G1

Uma carreta estacionada em uma ladeira desceu uma rua e invadiu uma academia de Muay Thay, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, no último sábado (23). Ninguém ficou ferido no acidente, mas um carro foi atingido pelo veículo. Durante a batida na academia, a carreta destruiu a fachada e provocou outros prejuízos. De acordo com o G1, o motorista não estava no veículo no momento do ocorrido. Ainda não se sabe se os freios estavam acionados. O condutor foi ouvido pela polícia e liberado. O local foi isolado e a carreta retirada com a ajuda de um guincho.

Novo equipamento promete detectar câncer em 2 horas Foto: Toshiba Corp

A Toshiba revelou nesta segunda-feira que desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar treze tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue. Segundo a empresa, o exame de sangue detecta a doença em menos de duas horas com 99% de precisão. Os pesquisadores envolvidos na criação do dispositivo indicam que o método pode ajudar no diagnóstico de cânceres em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura. O teste foi projetado para examinar os tipos e a concentração de moléculas de microRNA secretadas no sangue pelas células cancerígenas. A tecnologia pode ser usada para detectar câncer de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga e mama, além de sarcoma e glioma. De acordo com a Veja, o equipamento foi criado em parceria com a Universidade Médica de Tóquio e o Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão. Outras empresas japonesas anunciaram recentemente exames com capacidade similar, como a Toray Industries. “Em comparação com os métodos de outras empresas, temos uma vantagem no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo”, comentou Koji Hashimoto, do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba, em coletiva de imprensa. De acordo com a Toshiba, o custo do exame deve ficar em torno de 20.000 ienes (cerca de 518 reais). Apesar disso, o equipamento ainda não tem data para ser lançado no mercado já que ainda precisa passar por testes, com início previsto para o ano que vem.

Polícia Civil investiga série de roubos na zona rural do município de Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil está investigando uma sequência de roubos à mão armada na zona rural do município de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo informações do Serviço de Inteligência (SI), da Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, os roubos acontecem em locais com pouca movimentação e, geralmente, os criminosos atuam da mesma maneira em todos os casos. De acordo com o Portal Dom Basílio, as vítimas já registraram os Boletins de Ocorrência e a Polícia Civil realiza, no momento, diligências com o objetivo de localizar os bandidos. “A população não pode ficar refém destes criminosos. É importante que a população denuncie através do disque denúncia da Polícia Civil de Dom Basílio, com o número (77) 99856-6557. O sigilo será mantido'”, disse o coordenador do SI da Delegacia de Livramento.

Caminhoneiros e sindicatos ameaçam governo com greve Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um dos maiores temores do governo Bolsonaro pode se materializar em breve. Os caminhoneiros voltaram a pressionar o Planalto com a ameaça de uma nova greve da categoria. Pior. Desta vez, a paralisação viria com o apoio de servidores públicos e de petroleiros, indicando uma convergência entre sindicatos petistas e alguns grupos de caminhoneiros. Não há consenso dentro da categoria, porém, de que esse é o melhor momento para interromper o fluxo nas estradas brasileiras. O Ministério da Infraestrutura receberá lideranças dos profissionais de transporte na quinta-feira, 28. O encontro será coordenado pela Frente Permanente dos Transportes, órgão subordinado ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Para o encontro, esses líderes levarão as demandas dos caminhoneiros. A pressão será grande. O bom relacionamento com os caminhoneiros é determinante para que o governo debele um dos principais riscos associados à soltura do ex-presidente Lula: a radicalização das entidades de esquerda. “Recebo relatos de profissionais chorando. Estão quebrados. A greve está por um triz para acontecer”, disse a Veja Aldacir Cadore, porta-voz de um grupo de autônomos do entorno de Brasília, mas que se diz contrário à paralisação. “Outros grupos, como a FUP (Federação Única dos Petroleiros) estão querendo que os caminhoneiros parem antes para aderir a uma greve geral. Estão usando os caminhoneiros como boi de piranha”, afirmou. As reivindicações não são muito diferentes das feitas anteriormente. O piso da tabela do frete calculada pela Escola de Agronomia da USP (Esalq), diz Cadore, está entre 25% e 30% abaixo do custo mínimo. Os empréstimos de 30 mil reais oferecidos pelo BNDES aos transportadores não chega aos autônomos, garante o líder caminhoneiro.

Brumado: Centro Médico São Gabriel foca na saúde e bem-estar sexual com o urologista Luan Queiroz Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o médico urologista Luan Queiroz, que atende no Centro Médico São Gabriel, reforçou a importância do uso de preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O especialista ainda chamou a atenção para a importância de fazer exames de rotina para manter a saúde e o bem-estar íntimo. “Tem alguns homens com excesso de pele, alguma verruga suspeita na região genital que precisa cauterizar e cuidar para que não vire um foco mais sensível para contração de DSTs”, explicou. 

Brumado: Centro Médico São Gabriel foca na saúde e bem-estar sexual com o urologista Luan Queiroz Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Queiroz ainda esclareceu que, por conta da falta de lubrificação, o sexo anal possibilita uma chance maior de transmissão de DST e de infecção de bactérias. “A gente indica a prática sempre com o uso de camisinha e lubrificante à base de água”, acrescentou. Quanto ao sexo oral, o médico ressaltou que, se houver alguma mucosa ferida na região genital ou da boca, também pode ocorrer a transmissão de DST e HPV. “O ideal é que seja usado o preservativo”, finalizou.

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira, 25, o pedido de liminar da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender o julgamento, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), da ação da Operação Lava Jato referente ao sítio de Atibaia, na qual o petista foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão. De acordo com a Veja, a partir das 9h desta quarta-feira, 27, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Thompson Flores e Leandro Paulsen, que integram a 8ª Turma do TRF4, vão analisar o mérito da apelação. Antes, contudo, os magistrados de segunda instância abordarão questões preliminares suscitadas pela defesa do ex-presidente, incluindo a anulação da sentença de primeira instância porque os réus delatores premiados apresentaram suas alegações finais no mesmo prazo que os demais acusados, e não antes deles. O STF decidiu que os réus delatados devem falar depois dos delatores. Caso os desembargadores entendam que a ação do sítio de Atibaia teve o mesmo andamento da de Aldemir Bendine – ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras que teve sua sentença anulada pelo STF por ter apresentado seus memoriais ao mesmo tempo que os réus que o delataram – , a sentença será anulada e o processo voltará para a fase das alegações finais em primeira instância. O julgamento no TRF4 chegou a ser suspenso, foi remarcado, e depois mantido por ordem do desembargador convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Leopoldo Arruda, que está à frente dos processos da Lava Jato no tribunal durante a licença do ministro Félix Fischer.

Vigilância Sanitária interdita cozinha e refeitório do Hospital Regional de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Vigilância Sanitária Municipal interditou a cozinha, o refeitório e o lactário do Hospital Regional de Guanambi (HRG). O órgão havia recebido várias denúncias das condições de insalubridade em que funcionavam as áreas. A unidade de saúde é administrada por uma empresa terceirizada que presta serviços à Secretaria de Saúde do Estado. A diretora do HGG, Paula Melo, confirmou a interdição e informou que foram feitas várias notificações para a empresa terceirizada, as quais, infelizmente, não foram sanadas. Melo fez questão de ressaltar que o fornecimento da alimentação não será interrompido, porém será realizado por outra empresa.

Arquivo