Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2013
Lagoa Real: Prefeitura e EBDA buscam fortalecer a agricultura familiar As instituições estão ajudando os produtores na recuperação do solo em comunidades rurais. (Foto: Divulgação).

A prefeitura municipal de Lagoa Real e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) ajudam produtores na recuperação do solo de comunidades rurais da cidade. A parceria entre as duas instituições objetiva fortalecer a agricultura familiar e dar mais oportunidades aos agricultores.

Aeronáutica libera tráfego aéreo do Aeroporto de Brumado O aeroporto ficou mais de três meses sem operar na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após ter sofrido a segunda interdição em 2013, o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt teve o tráfego aéreo liberado na última sexta-feira (27). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a Aeronáutica liberou a realização de pousos e decolagens no aeroporto brumadense. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia expedido toda a documentação de liberação. O aeroporto ficou mais de três meses sem operar na cidade.

Brumado: Defesa Civil estuda retorno das famílias desabrigadas pela cheia do rio para suas casas Famílias ainda seguem alojadas em creches do município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Como já baixou bastante o volume de água no Rio do Antônio, as famílias ribeirinhas que foram retiradas de suas casas solicitam retornar para seus lares. Porém, a Defesa Civil ainda não autorizou o retorno pensando na segurança dos moradores. O coordenador da Defesa Civil de Brumado, Frederico Neves, falou ao site Brumado Notícias que antes da liberação será realizado um levantamento das reais condições estruturais das casas que foram invadidas pelas águas. Frederico disse ainda que outra medida que está sendo tomada junto à Secretaria de Ação Social é a possibilidade de cadastrar as famílias em um dos programas de habitação do governo federal no intuito de desapropriar as áreas de risco. “Se apenas autorizarmos essas pessoas a retornarem para suas casas, lá na frente poderemos viver a mesma situação e até registramos alguma tragédia. Então, o nosso pensamento é o de eliminar esse risco, retirando as famílias da zona de perigo. Somente no decorrer da semana é que teremos uma resposta concreta de qual medida iremos tomar”, explicou Neves.

Caculé: Beto Maradona faz balanço das chuvas e prepara orçamento para cobrir estragos No município choveu quase 500 mm em dias, mesmo assim o gestor não decretou estado de emergência. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Embora tenha chovido quase 500 mm em dez dias, o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), não decretou estado de emergência no município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor disse que as doze famílias que estavam em situação de risco por conta das fortes chuvas foram transferidas para casas alugadas pela prefeitura e a situação está sob controle. Os estragos, segundo ele, se concentram principalmente em algumas ruas da cidade e da zona rural, que foram esburacadas pela força e intensidade da água, e por isso estão temporariamente interditadas para restauração. Maradona afirmou que os moradores e a prefeitura estão tranquilos, pois o município localiza-se mais próximo da cabeceira do Rio do Antônio, o que gera menos preocupação do que naqueles que estão situados às margens do rio. “A cidade está um pouco estragada, mas estamos felizes com as chuvas”, afirmou o prefeito, que assegurou que a cidade será totalmente recuperada quando a chuva der uma trégua. O prefeito fez questão de tranquilizar os brumadenses ao informar que a Barragem do Truvisco ainda não chegou nem a 50% da sua capacidade, apesar de estar com um volume de água considerado bom. “Estamos monitorando o nível da barragem e qualquer novidade iremos informar a prefeitura de Brumado”, concluiu ele, desejando um Ano Novo de paz e alegria para todos os caculeenses.

Brumado: Grupo tenta inovar com proposta de Capoeira Gospel O projeto que é idealizado por Wesley Sottnas terá início em 2014 visa resgatar jovens e crianças da marginalidade através do esporte. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em janeiro, será implantado em Brumado o projeto Capoeira Gospel Canaã. Idealizado por Wesley Sottnas, o projeto visa resgatar jovens e crianças da marginalidade através do esporte. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Sottnas contou que a capoeira será jogada da forma tradicional, porém com músicas gospel. “Quero que os jovens saiam do projeto afirmando que conheceram Jesus”, disse Sottnas. Wesley destacou ainda que a capoeira é só um pretexto para mostrar a palavras de Deus aos alunos participantes. “Se Deus quiser esse projeto será sucesso”, afirmou ele.

Anderson Silva sofre fratura chocante em chute e Chris Weidman mantém cinturão O brasileiro fratura a perna esquerda após chute baixo em seu adversário. (Foto: Reuters).

Um fim totalmente imprevisível e dramático na luta mais esperada do ano fez Anderson Silva continuar sem o cinturão do UFC. O brasileiro sofreu uma fratura chocante na perna esquerda ao aplicar um chute em Chris Weidman no segundo round, foi ao chão na sequência e não pôde prosseguir no duelo. Sentindo muita dor, ele deixou o octógono de maca, com a perna imobilizada e foi direto para o hospital. O público que compareceu ao MGM Grand Garden Arena na noite deste sábado em Las Vegas (EUA) - madrugada de domingo no Brasil - demorou a entender o que havia acontecido e saiu da arena atônito. Declarado vencedor por nocaute técnico devido à lesão do oponente, Weidman manteve o título peso-médio (até 84kg) da organização. O americano, por sinal, estava bem até aquele momento e havia sido bem superior no primeiro assalto. O episódio é um duro golpe para Anderson, que diferentemente do primeiro encontro, quando foi de fato nocauteado por Weidman após fingir que havia sido atingido, estava lutando de forma séria e sem fazer provocações. Foi a sexta derrota na carreira do atleta de 38 anos num total de 39 combates. Já Weidman, de 29 anos, aumentou seu cartel invicto para 11 triunfos. As informações são do SporTV.

Desmanche de motos é encontrado em Tanhaçu A polícia está apurando o caso a fim de localizar os meliantes. (Foto: Divulgação/PM).

A polícia militar de Tanhaçu, no sudoeste baiano, encontrou na última sexta-feira (27) um desmanche de motocicletas roubadas próximo à Fazenda Luzia. Policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) chegaram ao local após inúmeras diligências realizadas. No local, foram encontrados dois quadros de veículos. Ninguém ainda foi preso, mas a polícia está apurando o caso a fim de localizar os responsáveis.

Brumado: Bombeiros fazem buscas ao corpo de pedreiro no Rio do Antônio Reginaldo Nunes da Silva, 44 anos, desapareceu na última quarta (25) quando se atirou da ponte que interliga o Bairro Dr. Juracy ao São Jorge. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros da cidade de Vitória da Conquista esteve em Brumado na tarde deste sábado (28) realizando buscas no Rio do Antônio à procura do corpo do pedreiro Reginaldo Nunes da Silva, 44 anos. O homem desapareceu na tarde da última quarta-feira (25) quando se atirou da ponte que interliga o Bairro Dr. Juracy ao São Jorge. A equipe percorreu mais de 3 km pelo leito e na margem do rio tentando encontrar o corpo, mas com a correnteza e a cor escura da água as buscas foram encerradas perto das 17h, já nas imediações da ponte da Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as buscas devem continuar neste domingo (29). A ação dos bombeiros despertou a atenção de vários curiosos, que foram para a ponte com celulares registrar a operação. A quantidade de pessoas causou lentidão no trânsito. Os bombeiros contaram com o apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para realizar a operação.

Brumado: Bombeiros fazem buscas ao corpo de pedreiro no Rio do Antônio A ação dos bombeiros despertou a atenção de vários curiosos, que foram para a ponte com celulares registrar a operação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Em mensagem de fim de ano, o brumadense Aldenes Meira ressalta a construção de uma nova cidade O comunista preside a Câmara de Vereadores de Itabuna, no sul do estado.

O brumadense Aldenes Meira (PCdoB), atualmente vereador e presidente da Câmara de Itabuna, no sul do estado, deseja ao município de Brumado nesse fim de ano que as esperanças sejam renovadas em um futuro melhor e propõe a construção de uma nova cidade, baseada em uma sociedade mais igualitária. Meira reforça o desejo de uma Brumado melhor e se compromete a ajudar o povo em um novo ciclo de desenvolvimento. Ao lado da esposa e dos filhos, Aldenes firmou compromisso com o cidadão que acredita em seu trabalho e reiterou os votos de um 2014 de sonhos realizados.

Ivete Sangalo em Brumado: Só Legal faz comunicados importantes

Estamos há poucos momentos do maior show da história de Brumado, onde a rainha Ivete Sangalo estará pela primeira vez na capital do minério para “tomar conta do pedaço” e fazer um espetáculo jamais visto na história do município. Como se aproxima a hora do evento, a Só Legal, dentro da sua agenda de trabalho, aproveita o momento para fazer comunicados importantes aos foliões. Prestem atenção: Abertura dos portões: 17:00 horas; Entrega das Camisas: Sábado (28), a partir das 09:00 horas no antigo Casa Branca; Só terão acesso ao evento que estiver com a camisa e o ingresso juntos; A entrada é sem retorno; Quem estiver no Camarote Lounge não terá acesso ao Camarote Premium e vice-e-versa. Prestando atenção nestes detalhes, você folião vai poder entrar para a área de eventos do Parque de Exposições Santa Inês com toda a tranquilidade para sacudir com a rainha da música brasileira, a fantástica e trepidante Ivete Sangalo. Bom show a todos, com muita diversão, alegria e com consciência.

Licínio de Almeida: Pedra rola de montanha e atinge locomotiva da FCA A locomotiva, que seguia para Urandi, teve a viagem interrompida. (Foto: Paulo Roberto Vasconcelos/Brumado Notícias).

Por conta das fortes chuvas na região de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano, uma grande pedra se desprendeu de uma montanha na última quarta-feira (25) e deslizou atingindo uma locomotiva da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à Estação Engenheiro Omar. A locomotiva, que seguia para Urandi, teve a viagem interrompida. O trem foi danificado e perdeu muito óleo devido ao incidente. Desde então, a ferrovia está interditada. Mesmo com a gravidade do acidente, ninguém ficou ferido. A FCA ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. O internauta Paulo Roberto Vasconcelos, que enviou as imagens ao site Brumado Notícias, informou que continua chovendo forte nesta sexta-feira (27) na cidade. As chuvas têm contribuído para manter o grande volume de água no Rio Paiol, que continua vertendo sobre a Barragem Comocochico e desaguando no Rio do Antônio, em Brumado.

Licínio de Almeida: Pedra rola de montanha e atinge locomotiva da FCA O trem foi danificado e perdeu muito óleo devido ao incidente. Desde então, a ferrovia está interditada. (Foto: Paulo Roberto Vasconcelos/Brumado Notícias).
Brumado: Dupla assalta agência dos Correios O valor roubado não foi revelado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois homens invadiram a agência dos Correios de Brumado por volta do meio dia desta sexta-feira (27) e, armados, anunciaram o assalto. No momento do crime, havia três clientes na agência, mas os bandidos levaram apenas o dinheiro dos guichês. A polícia foi acionada, mas ao chegar ao local os elementos já haviam fugido sem deixar pistas. O valor roubado não foi revelado.

Pré-Réveillon: Só Legal convoca os ganhadores da Promoção Plote o Seu Carro

Dentre as muitas ações que envolvem o maior evento musical da história de Brumado, o Pré-Réveillon com a rainha Ivete Sangalo, uma envolveu uma galera fidelizada na promoção “Plote o Seu Carro” que conheceu os seus ganhadores na manhã desta sexta-feira (27), num sorteio feito pelos produtores do evento, os quais aproveitam para convocar Daiane da Silva, que ganhou dois camarotes, como também Ariano Gutierri que foi o ganhador de dois ingressos para a pista. Os dois podem procurar a sede do Só Legal, que fica na Avenida João Paulo I, 806, para retirarem os seus ingressos. Obs. Os carros tem que está com a plotagem para receber o prêmio.

STJD rejeita recurso da Portuguesa e mantém Fluminense na Série A Torcedores do Fluminense fizeram festa após o quinto voto do Pleno, que consolidou o rebaixamento da Portuguesa. (Foto: Mauro Pimentel/Terra).

A "40ª rodada do Campeonato Brasileiro" aconteceu nesta sexta-feira. Semanas depois daquela que foi ironicamente chamada de "39ª rodada" - em julgamento que havia tirado quatro pontos da Portuguesa e livrado o Fluminense do rebaixamento, o Pleno do STJD rejeitou o recurso do clube paulista e decidiu que a punição dada anteriormente deveria ser mantida. Assim, a equipe carioca se mantém na Série A, enquanto o time lusitano disputará a segunda divisão em 2014. Na ocasião da infração, de acordo com o STJD, o meio-campista Héverton, da Portuguesa - que foi expulso na derrota fora de casa para o Bahia por 1 a 0, pela 36ª rodada - não poderia ter atuado diante do Grêmio por ainda ter de cumprir um jogo de suspensão - já tinha cumprido um diante da Ponte Preta, em triunfo por 2 a 0. Mesmo assim, ele foi normalmente a campo contra os gaúchos, pela última rodada, ao entrar a 13 minutos do fim. As informações são do Terra.

Malhada de Pedras: Correnteza derruba postes e deixa comunidades rurais sem energia Cerca de 100 famílias estão sem energia por causa do ocorrido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Moradores da comunidade de Caatinga Grande e adjacências, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, estão sem energia desde a última terça-feira (24). Em contato com o site Brumado Notícias, moradores da região disseram que um riacho transbordou com as fortes chuvas e acabou derrubando três postes na localidade. “Passamos o Natal no escuro e estamos assim desde então”, informaram os moradores. Cerca de 100 famílias estão sem energia por causa do ocorrido. O gerente do escritório regional da Coelba em Brumado, Jadir Batista, esclareceu a nossa reportagem que uma equipe de manutenção ainda não normalizou a situação na região por conta do difícil acesso, tendo em vista que as água do riacho bloquearam o percurso até os postes atingidos. “Estamos indo com um caminhão carregado com postes e vários equipamentos para refazer a ligação, mas não poderíamos executar a obra nas condições adversas que encontramos. No entanto, a prefeitura de Malhada de Pedras nos informou que as águas já baixaram e ainda hoje iremos retornar ao local para realizar a operação”, garantiu o gerente.

Brumado: Em sessão extraordinária, Câmara aprova reforma administrativa A bancada de oposição não concordou com a formulação da proposta e preferiu se abster de votar o documento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em sessão extraordinária realizada na manhã da última quinta-feira (26), a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o Projeto de Lei nº 042/2013, de autoria do poder Executivo municipal, que visa à reformulação na Lei Municipal de nº 1669, de 17 de dezembro de 2013. Mesmo sendo uma sessão rápida, houve divergência durante a votação, pois a bancada de oposição questionou a forma como é proposta a criação de novas pastas administrativas e a contratação de novos cargos de confiança. Nesse último caso, os vereadores questionaram o fato de que o PL propõe que os salários sejam aprovados diretamente pelo gestor sem passar pela Casa Legislativa. A bancada não concordou com a formulação da proposta e preferiu se abster de votar o documento. Porém, os sete votos da base do prefeito foram suficientes para aprovar o projeto.

Após cobrança pelo Twitter, Geddel é exonerado de cargo na Caixa A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União. (Foto: Reprodução).

Exatamente um dia depois de Geddel Vieira Lima ter se manifestado em sua conta no Twitter pedindo a exoneração do cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, a decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União. Na última quinta-feira (26), o pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia apelou para os correligionários, como ao presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves, e ao senador Roberto Requião. A ambos Vieira Lima pediu que intercedessem por sua exoneração. “Mais vale um diretor da Caixa na mão do que um Geddel candidato na Bahia”, respondeu o senador pelo microblog. Insatisfeito com a demora na aprovação do pedido, Geddel direcionou a súplica à própria presidente Dilma Rousseff. “Cara Presidenta Dilma, por gentileza, determine publicação de minha exoneração [...] cujo pedido já se encontra nas mãos de V. Excia”, escreveu na ocasião.

Petista brumadense condena postagem de José Serra no Facebook O tucano publicou em seu perfil a esperança de que todos os seus desejos se realizem. (Foto: Reprodução/Facebook).

Uma postagem do ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em seu Facebook não agradou em nada o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho. Ao desejar um feliz Natal para todos os seus seguidores na rede social, o tucano disse esperar que todos os seus desejos se realizem no próximo ano. “Feliz Natal a você que me acompanha. Espero que todos os meus desejos se realizem. E o primeiro deles é continuar seu amigo por muitos anos”, escreveu Serra. O petista brumadense ironizou a publicação de Serra, ressaltando o fato de que o ex-governador paulista é conhecido por todos por ser o eterno candidato do PSDB à presidência da república. “É sério que um cara desses quer ser presidente do Brasil?”, indagou o petista. Diversos seguidores de Serra na rede social também zombaram da postagem e censuraram a publicação. Segundo os internautas, ele deveria se envergonhar de fazer tal postagem.

Brumado: Baiana mantém tradição de 20 anos levando acarajé aos presos Dona Dete faz questão de entrar na custódia e entregar pessoalmente o acarajé aos custodiados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Há 20 anos, a Dona Dete, baiana de acarajé mais conhecida de Brumado, preserva a tradição de levar acarajé aos presos na cadeia local. A ação acontece sempre na última quarta-feira do ano, porém, neste ano, por conta do feriado de Natal, a baiana só pode levar os quitutes na tarde desta quinta-feira (26). Dona Dete faz questão de entrar na custódia e entregar pessoalmente o acarajé aos custodiados, que chamam a baiana de tia e ainda pedem a bênção. Até mesmo o agente da polícia civil que acompanhou a baiana se emocionou. “Fiquei sem palavras ao ver esse belo ato de solidariedade. As lágrimas vieram aos olhos, mas tive que me conter quando os presos começaram a aplaudi-la como forma de agradecimento por seu gesto”, contou o agente ao site Brumado Notícias. Carismática, a baiana disse que o gesto é uma forma de mostrar aos detentos que eles precisam mudar de vida. “Sei que cada um colhe o que planta, e eles têm consciência que erraram perante a sociedade e têm que pagar pelos erros, mas nós não podemos simplesmente virar as costas e achar que a cadeia resolve. Muito pelo contrário, temos que buscar meios de ajudar essas pessoas a saírem do erro. Não é o revólver da polícia que vai mudar a cabeça de quem está no erro, mas parece que vai demorar para as nossas autoridades enxergarem isso”, destacou a baiana.

Brumado: Casa condenada é demolida pela Defesa Civil A casa onde morava uma idosa estava condenada por conta das avarias provocadas pelas chuvas dos últimos dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, a Defesa Civil de Brumado demoliu uma casa antiga localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, próxima à agência da Caixa Econômica Federal, na manhã desta quinta-feira (26). A casa onde morava uma idosa estava condenada por conta das avarias provocadas pelas chuvas dos últimos dias. Segundo apurado pelo site Brumado Notícias, parte da casa caiu durante a madrugada, enquanto a proprietária dormia, mas a mesma não foi atingida. Após a idosa ser retirada pela família do local, foi realizada a demolição. Ainda segundo dados relatados a nossa reportagem, várias casas antigas também apresentam rachaduras e ameaçam cair a qualquer momento no município. No entanto, os moradores se recusam a abandonar as residências.

Ivete Sangalo em Brumado: Ingresso de pista aumentará de preço no sábado (28) Compre seu passaporte para entrar no reino da alegria e começar o ano com muitas vibrações positivas.

No próximo domingo (29), a cantora Ivete Sangalo estará em Brumado para a realização do show mais aguardado da história da cidade. Você que ainda não comprou o seu ingresso de pista, compre agora mesmo junto aos revendedores autorizados, pois no sábado (28) haverá virada de preço. Não perca a oportunidade de participar desse evento histórico, que acontece no Parque de Exposições Santa Inês, com a rainha do axé e a Banda Sem Limite. Compre seu passaporte para entrar no reino da alegria e começar o ano com muitas vibrações positivas. Está chegando a hora!

Pelo Twitter, Geddel pede que Dilma o exonere da Caixa Econômica Federal O peemedebista pediu ajuda ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e ao senador Roberto Requião para a imediata exoneração. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal (CEF), Geddel Vieira Lima, pediu através de sua conta no Twitter que a presidente Dilma Rousseff (PT) o exonere do cargo. Na mensagem divulgada nesta quinta-feira (26), o ex-ministro da Integração Nacional, presidente do PMDB da Bahia e possível candidato a governador do estado, Vieira Lima afirmou que o pedido está “nas mãos” da presidente. “Cara Presidenta Dilma, por gentileza, determine publicação minha exoneração função q ocupo, e cujo pedido já se encontra nas mãos de V Excia”, escreveu. Ainda pelo Twitter, Geddel disse ter feito um “apelo dramático” ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que agilize sua exoneração na CEF. “Acabo de fazer novo e dramático apelo agora ao Presidente da Câmara para que agilize a publicação da minha exoneração. O que esta havendo?”, indagou. Vieira Lima ainda pediu o auxílio do senador Roberto Requião (PMDB-PR) na questão. “@requiaopmdb Cobra para mim essa exoneração Estou esperando desde Setembro Quero sair, não entrar”, afirmou. Em resposta, o senador disse a Geddel que “mais vale um diretor da Caixa na mão do que um Geddel candidato na Bahia”. As informações são do G1.

Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o novo salário mínimo no valor de R$ 724, que passa a vigorar a partir de janeiro, irá gerar um incremento de R$ 28,4 bilhões na economia. “Com o valor de R$ 724, o piso acumula ganho real de 72,35%, desde 2002”, destacou o Dieese ao G1. O novo valor representa um reajuste de 6,78% sobre o salário mínimo atual, de R$ 678. Além disso, corresponde à variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, de 1,03%, e à variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimada em 5,54%. O novo mínimo também representa um poder de compra equivalente a 2,23 cestas básicas - a maior quantidade registrada nas médias anuais desde 1979. O estudo afirma que 48,2 milhões de brasileiros têm rendimento referenciado no salário mínimo, sendo 21,4 bilhões beneficiários do INSS e 4,2 bilhões empregados domésticos. De acordo com o Dieese, se o novo mínimo elevará as despesas com Previdência Social em cerca de R$ 12,8 bilhões ao ano, por outro lado aumentará a arrecadação tributária em cerca de R$ 13,9 bilhões.

Cheia no Rio do Antônio deixa 50 pessoas desabrigadas em Brumado A família de Bernadete de Jesus, moradora do bairro São Jorge, disse que não pretende mais voltar para a sua casa temendo novos alagamentos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados da Defesa Civil de Brumado, doze famílias, totalizando 50 pessoas, tiveram de deixar suas casas na última quarta-feira (25), pois as mesmas estavam sendo invadidas pelas águas do Rio do Antônio. As famílias foram encaminhadas para creches nos Bairros Dr. Juracy e São Félix. A catadora de reciclados Lidinalva Santos Silva e mais sete familiares tiveram de se mudar devido à cheia do rio. Há 15 anos morando na localidade, Lindinalva declarou ao site Brumado Notícias que depois que a prefeitura aterrou a área para transformar em campo de futebol as águas da chuva passaram a inundar a região. “Antes do campo, o rio não vinha até aqui, mas com o aterro o rio começou a invadir nossa casa. O pessoal tem que lembrar que a água pede passagem e, se tomaram o caminho dela, ela procura outro”, disse a mulher. A moradora teme perder a residência e, por isso, não tem dormido desde que saiu de casa. 

Cheia no Rio do Antônio deixa 50 pessoas desabrigadas em Brumado Famílias se unem para preparar a refeição das crianças. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na creche municipal localizada no Bairro Dr. Juracy, as cinco famílias alojadas estão divididas entre o medo e a vontade de voltar para suas residências. Uma das propriedades mais atingidas foi a da doméstica Bernadete de Jesus. A casa situa-se aos fundos da estação de tratamento de esgoto do Bairro São Jorge, local que ficou totalmente destruído pela correnteza. A dona de casa foi obrigada a abandonar o lar com as três filhas. Emocionada, Bernadete falou a nossa reportagem que não pretende mais voltar para a mesma casa. “Minha fé é maior que minha casa. E com essa fé acredito que Deus me dará uma nova moradia, pois para aquela eu não pretendo voltar mais. Não vou colocar a vida de minhas filhas em perigo”, afirmou.  Ao contrário, a maioria dos desalojados acredita que poderá retornar em breve para suas casas, tendo em vista que o nível do rio está diminuindo. 

Cheia no Rio do Antônio deixa 50 pessoas desabrigadas em Brumado A previsão é de mais chuvas na capital do minério e região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A previsão é de mais chuvas para a região do Rio Paiol, que desagua no Rio do Antônio, fato que pode fazer o volume da água voltar a subir.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nova Vida FM entrega doações em bairros de Brumado A equipe da emissora de rádio percorreu diversos bairros da cidade e entregou doações aos moradores. (Foto: Divulgação).

Uma equipe da Rádio Nova Vida FM esteve na última quarta-feira (25) nos bairros Urbis ll, Malhada Branca, Jardim de Aláh, São Felix, São Jorge e Esconso, em Brumado, onde entregaram doações aos moradores. A ação faz parte da campanha Natal Solidário, que já está em sua oitava edição. Neste ano, a campanha bateu recorde de arrecadação de roupas, calçados, brinquedos e alimentos não perecíveis. Para a direção da rádio, o sucesso da iniciativa deve-se ao empenho da emissora, comunicadores, comerciantes, e ao apoio da população brumadense, que foi indispensável nessa empreitada. “Essa foi uma forma de devolver todo carinho recebido. A Nova Vida FM, como veículo de comunicação, deu sua pequena parcela de contribuição aos que mais precisam”, disse Genilson Correia, diretor da emissora. Correia garantiu que o Natal Solidário será continuado em 2014.

Arquivo