Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

22 Dez 2016 - 13:30h

Caiu pela primeira vez no Brasil o número de domicílios que utilizam microcomputador para acesso à internet. A queda foi de 2,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado é de 2015 e faz parte do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado nesta quinta-feira (22). Segundo a pesquisa, caiu de 28,2 milhões para 27,5 milhões o número de domicílios com acesso à internet por meio de PC. Em termos percentuais, o acesso domiciliar à internet por meio de microcomputador caiu de 76,6% em 2014 para 70,1% em 2015. Segundo o IBGE, em 2014 já havia ocorrido a redução da proporção de domicílios com acesso à internet por meio de microcomputador. Porém, o número absoluto de domicílios que tinham acesso à internet por meio deste tipo de equipamento ainda havia aumentado. De acordo com o G1, ao mesmo tempo em que caiu o acesso à internet por meio de microcomputador, o acesso por meio de outros equipamentos cresceu 36,8% entre 2014 e 2015, passando de 8,6 milhões para 11,8 milhões. Este aumento, porém, foi mais modesto que o observado entre 2013 e 2014, quando foi de 137,7%.

22 Dez 2016 - 13:00h

O prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso Castro (PDT), teve a liberdade concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 13. O gestor foi preso em maio, durante a Operação Imperador, instaurada pela Polícia Federal. Na ocasião, fraudes em licitações do transporte escolar foram apuradas e ao todo 11 mandados de busca e apreensão e cinco de medidas cautelares foram cumpridos. O gestor foi recepcionado com festa na cidade após sair da prisão na segunda-feira (19). Apesar das acusações, a população do município promoveu uma carreata para receber o ex-prefeito. A quantia movimentada por Tito Eugênio de forma irregular soma mais de R$ 10 milhões. A PF acredita que parte do dinheiro foi usada para pagar dívidas de campanha. 

22 Dez 2016 - 12:30h

Ideal para o tratamento de rugas e linhas de expressão, o Botox atua como um paralisante muscular. A substância é indicada para atenuação das rugas dinâmicas, que aparecem quando contraímos alguns músculos, principalmente na testa, entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos. O bloqueio do Botox geralmente dura em torno de seis meses. Quando bem aplicado e indicado, a toxina propicia um resultado natural, com amenização das rugas de expressão, correção de sorrisos assimétricos e boca invertida, tratamento de cefaleia, arqueamento da sobrancelha, diminuição da exposição da gengiva durante o sorriso e tratamento de bruxismo. Agente agora mesmo uma avaliação na Oral Face com a Dra. Larissa Vilena. A clínica fica localizada na Rua Joana Angélica, 98. O telefone é (77) 3441-4140. 

22 Dez 2016 - 12:00h

Resta pouco mais de uma semana para o encerramento do mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que nos últimos quatro anos ocupou a cadeira executiva em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor fez uma avaliação positiva da sua administração, apontando ações consideradas de grande importância nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. “Conseguimos superar grande parte desses problemas e estamos com a cidade cada vez melhor e nosso povo mais feliz. Acabamos de receber o Selo Unicef, o que foi uma conquista da nossa gestão. Tivemos muitos gastos em recuperar ruas da cidade em períodos críticos, após alagamentos. Investimos mais com recursos próprios na saúde e na educação, mesmo com os recursos atrasados do estado e da União”, disse o prefeito. Ele culpou a crise econômica e política para o não cumprimento de alguns dos projetos de governo. 

“Estamos entregando Brumado de cabeça erguida, com o senso do dever cumprido. Aquilo que por ventura estava dentro do nosso projeto de governo, mas infelizmente não conseguimos cumprir foi por conta de um período atípico, de uma crise que assolou os cofres públicos e afetou os planos das administrações em todo o país. Além dos problemas relacionados com a economia, ainda atravessamos um vendaval de incertezas no cenário político nacional”, ponderou. Ao final, o gestor desejou sucesso ao seu sucessor, Eduardo Lima Vasconcelos, e aos vereadores que atuarão na nova gestão. “Espero que haja harmonia entre a casa legislativa e o poder executivo para o bem comum e o desenvolvimento socioeconômico do nosso município. Estou tranquilo com a minha saída, pois pondero ter dado minha parcela de colaboração e cumpri bem o meu dever como gestor”.   

22 Dez 2016 - 11:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma Hilux SRV 2015/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

22 Dez 2016 - 11:00h

Nesta semana está sendo concluída a capacitação para transporte de passageiros realizada entre taxistas em Brumado. As aulas estão sendo ministradas em uma sala de aula da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso está sendo administrado pela Detran, através da Escola de Formação de Instrutores de Trânsito da Bahia em Vitória da Conquista (Efitran). A segunda etapa do curso está sendo mediada pelo instrutor Eurivaldo Fernandes, que em entrevista ao site Brumado Notícias explicou que a capacitação obedece à legislação nacional, que determina que todos os taxistas do país tenham o curso para atuar no transporte de passageiros. 

“Será de grande valia para os taxistas e mais ainda para os clientes que terão confiança no transporte que estão fretando, sendo abalizado e endossado por uma lei nacional”, disse o capacitador. Durante o curso, os taxistas passaram por 14 horas de aulas de relações humanas, 10 horas de direção defensiva, 04 horas de noções de mecânica e 2 horas de primeiros socorros. Enquanto a segunda turma continua na sala de aula, a primeira turma recebeu hoje (21) os certificados de participação.

22 Dez 2016 - 10:30h

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

22 Dez 2016 - 10:00h

Uma guarnição dos Serviços de Missões Especiais da 94º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu, na última quarta-feira (21), o fugitivo Marcelo Pereira Castro, mais conhecido como Chuck. Ele estava escondido na Fazenda Morro do Basílio, zona rural de Caetité, no sudoeste baiano. Com o fugitivo foram encontrados sete papelotes de maconha, nove pedras de crack, uma espingarda e uma motocicleta. Chuck tinha sido preso na semana passada, na rodoviária da cidade, com mais de 30 kg de maconha. Ele conseguiu fugir da delegacia durante a lavratura flagrante.

22 Dez 2016 - 09:00h

Em Brumado, em decorrência dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher, o juiz Genivaldo Alves Guimarães realizou cerca de 80 audiências em virtude de requerimento de medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha. Apesar disso, é comum as vítimas pediram a concessão da medida e, em seguida, se reconciliarem com os supostos agressores. Em outros casos, as vítimas exercem o direito de retratação ou as provas apresentadas são insuficientes à concessão das medidas pleiteadas. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada por diversos atores da sociedade civil e poder público. A campanha teve início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se encerrou no último dia 10 de dezembro.

22 Dez 2016 - 08:30h

A Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

22 Dez 2016 - 08:00h

Através do Aviso de Licitação publicado no Diário Oficial do Município, na terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Brumado irá construir o Parque da Cidade. A licitação será realizada no dia 6 de fevereiro de 2017, às 9h. A prefeitura obteve uma área de cerca de 100 mil metros quadrados por meio da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia para a construção do Parque da Cidade. A área, que atualmente é de domínio da União e fica localizada ao lado do campus do Ifba, na Fazenda Santa Inês, passará a ser de domínio municipal. Os procedimentos para transferência devem ser concluídos ainda este mês. Os recursos para a construção da obra são de R$ 1.940.250,00.

22 Dez 2016 - 07:00h

Um casal foi assaltado em uma estrada vicinal da Fazenda Campo Seco, na zona rural de Brumado. A bordo de uma motocicleta, dois indivíduos armados abordaram o casal na tarde da última terça-feira (20) e roubaram os pertences das vítimas. Eles levaram a bolsa da mulher com documentos pessoais, cartões de banco e um aparelho celular. Os criminosos ainda subtraíram cerca de R$ 150,00 em espécie. O caso foi registrado na delegacia.

22 Dez 2016 - 00:00h

O verão chegou, mas em Brumado o céu está tomado por nuvens e, diferente do esperado para a estação, a temperatura está agradável no município. Durante a manhã desta quarta-feira (21), os termômetros registraram 25°C. O serviço de meteorologia prevê que pode ocorrer pancadas de chuva acompanhadas relâmpagos à tarde e na noite de hoje, na capital do minério, o que deve se repetir nos próximos dias até o domingo (25). A umidade relativa do ar chegou a 54%.

21 Dez 2016 - 18:30h

Na terça-feira (21), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado de membros do seu governo, esteve na comunidade do Tamboril para duas importantes inaugurações: uma quadra poliesportiva e a ampliação da Escola Joselita Meira de Carvalho. A quadra recebeu, como homenagem, o nome do ciclista José Osmar de Souza Bernardes, que faleceu recentemente. A cerimônia contou com a presença de familiares do homenageado. Em seu pronunciamento, o prefeito destacou os esforços conjuntos das secretarias de Esporte, Educação e Infraestrutura em atender às constantes solicitações da comunidade. Para marcar a solenidade foi realizada uma partida inaugural e o próprio gestor deu o pontapé inicial do jogo. Dando sequência a sua agenda, o prefeito vai inaugurar hoje (21) a quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Roberto Santos, no Bairro Dr. Juracy, e na quinta-feira (22) entregará para os moradores do Distrito de Ubiraçaba uma de suas principais obras, que é a construção de um amplo e moderno colégio na localidade.

21 Dez 2016 - 18:00h

A Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, representada pela equipe Bonde dos 5Rs, composta pelos alunos Harleson Xavier Ribeiro, Taiane Sousa Ribeiro, Talysson Eduardo Teles Leite e Paulo Ricardo Carlos Morais e pela professora Tamara Novais Silva Souza, venceu o concurso Geração Sustentável. Através da competição foi promovida uma disputa entre estudantes de escolas municipais e estaduais de dez cidades do Brasil. Os alunos tinham o desafio de produzir vídeos, de três a cinco minutos, retratando da realidade do tratamento de resíduos sólidos na região onde moram, apresentando uma mobilização social visando à alteração dessa realidade. Em Brumado, as escolas municipais abraçaram o projeto e desenvolveram ótimos trabalhos. Os vídeos produzidos foram publicados na plataforma para serem avaliados pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) de cada município e, posteriormente, encaminhados ao para São Paulo, para concorrer com os outros vídeos selecionados. Como premiação, a equipe vencedora para visitar uma central de reciclagem na capital paulista.

21 Dez 2016 - 17:30h

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 8 em cada 10 pessoas pretendem participar de confraternizações este ano (82,3%) e os consumidores devem gastar em média R$ 167,90 com a ceia e/ou almoço de confraternização - valor que aumenta para R$ 196,15 entre os homens. Mais da metade dos entrevistados, porém, (53,4%) ainda não sabe quanto pretende gastar. O levantamento mostra que 7 em cada 10 entrevistados (75,4%) pretendem dividir as despesas da festa. Por outro lado, 19,1% garantem que apenas uma pessoa deverá arcar com todas as despesas, sejam eles mesmos (7%) ou outro anfitrião (7,7%). Uma parte dos consumidores (19,8%) só participará caso não tenha custos, já que estão sem dinheiro no momento (12,7%) e porque não gostam de gastar com a festa de Natal (7,1%). A grande maioria (82,3%) afirma que irá participar de comemorações entre amigos e/ou familiares, sendo que serão feitas predominantemente em casa (35,3%), mas também nas casas de parentes (21,6%), na casa dos pais (18,0%) e na casa de amigos (7,4%). De acordo com o G1, com relação a gastos complementares às confraternizações, 63,9% pretendem comprar roupas, sapatos ou acessórios novos para celebrar o Natal sendo o gasto médio de R$ 230,74 com os itens - com valores maiores observados entre os homens (R$ 263,11). Outra pesquisa do SPC Brasil identificou, entretanto, que 38,9% dos entrevistados consideram-se animados para o Natal, mas 24,7% não farão compras.

21 Dez 2016 - 16:45h

De modo trágico foram encerradas as buscas pelo garoto Kauã Souza, de 10 anos, que estava desaparecido desde a tarde da última terça-feira (20). O corpo do menino foi encontrado na tarde de hoje (21), carbonizado da cintura para cima, dentro da caatinga, próximo ao Cruzeiro, aos fundos da subestação de energia da Coelba. Um idoso que reside próximo ao local foi quem primeiro viu o corpo e acionou a polícia. Delegados, peritos, investigadores, policiais militares e o Conselho Tutelar compareceram rapidamente ao lugar e se depararam com o corpo da criança queimado e de bruços. Um tio do menino esteve no local e fez o reconhecimento do sobrinho. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a polícia declarou que há várias hipóteses de investigação para o que pode ter acontecido e as motivações do crime. Os resultados da perícia e uma investigação mais apurada vão esclarecer as circunstâncias que envolveram esse crime bárbaro.  

21 Dez 2016 - 16:30h

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou nesta terça-feira o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e dois ex-secretários por improbidade administrativa. Eles são acusados de autorizar ilegalmente, em dezembro de 2010, o funcionamento do Alto Forno 2 da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. O peemedebista está preso atualmente, mas por causa de outro processo. O MP alega que os ex-secretários estaduais Arthur Bastos (Casa Civil) e Marilene Ramos (Meio Ambiente) autorizaram o funcionamento da empresa mesmo sem ela ter preenchido os requisitos necessários para a obtenção da licença de operação. O caso ocorreu após a companhia ter recebido incentivos fiscais do governo estadual para se instalar na região. De acordo com a Veja, a ação civil pública foi ajuizada pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) e incluiu também a empresa. O MP afirma que a “decisão foi tomada pelo ex-governador Sérgio Cabral com a participação dos seus secretários, em menos de 24 horas, contra o entendimento técnico do órgão ambiental”. 

21 Dez 2016 - 16:00h

O médico Joaquim Donato Júnior será o novo secretário de saúde do município de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o martelo já foi batido com o prefeito eleito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o anúncio será feito nos próximos dias. Outro nome certo é o de João Nolasco da Costa, que irá ocupar a secretaria da Fazenda. Vasconcelos deve marcar, nos próximos dias, uma coletiva de imprensa para anunciar os nomes que vão compor a sua equipe de governo a partir de janeiro de 2017.

21 Dez 2016 - 15:30h

O governo federal alterou os critérios para que estados e municípios decretem situação de emergência ou calamidade pública. Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Integração Nacional informou que o objetivo é diminuir a burocracia no processo de reconhecimento do quadro emergencial e garantir o apoio complementar do governo. As novas regras foram divulgadas nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU). Os desastres passam a ser classificados em três níveis de intensidade: pequena, média e grande. Os de pequena e média intensidade caracterizam situação de emergência, quando há danos humanos ou prejuízos econômicos que podem ser superados pelos entes federativos.  Já os desastres de grande intensidade são aqueles cujo reestabelecimento da normalidade necessita da mobilização e da ação coordenada das três esferas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec). Esses casos são automaticamente definidos como calamidade pública. Os prazos para o reconhecimento da situação de emergência por parte do governo federal também foram modificados: para desastres súbitos, os pedidos devem ser encaminhados no prazo de 15 dias após o registro das ocorrências – antes, prefeitos e governadores tinham apenas dez dias para solicitar ajuda. Já no caso dos desastres graduais ou de evolução crônica, o pedido pode ser feito entre 10 e 20 dias, contados a partir da data do decreto do ente federado. O reconhecimento continua vigente por 180 dias após publicação no Diário Oficial da União.

21 Dez 2016 - 15:00h

O garoto Kauã Souza, de apenas 10 anos de idade, está desparecido desde às 14h da última terça-feira (20). Familiares informaram ao site Brumado Notícias que o garoto saiu para comprar uma lata de tinta para uma vizinha acerca de 400 metros da casa onde mora com a família no Loteamento Malhada Branca e não foi mais visto. A criança saiu de casa trajando uma camiseta roxa com listras pretas e um short verde. Desesperados, os familiares estão percorrendo a cidade, com o apoio do Conselho Tutelar. Eles também prestaram queixa na polícia. Os munícipes estão colaborando fazendo uma corrente e divulgando a imagem do garoto para que ele possa ser encontrado. Quem tiver informações a respeito do paradeiro de Kauã pode entrar em contato com a família através dos contatos: (77) 99935-6249, (77) 99702-4672 ou (77) 99911-8836.

21 Dez 2016 - 14:30h

Uma adolescente de 13 anos é acusada de matar um homem a facadas, na tarde dessa terça-feira (20), no bairro da Massaranduba, em Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ela afirma que Reinaldo Ferreira Ramos, 24, tentou abusá-la sexualmente e lhe agrediu com um tapa no rosto. A garota ressalta que o atingiu no braço e no peito com golpes de faca, como legítima defesa. De acordo o Sudoeste Bahia, em depoimento à polícia, a adolescente afirmou que, no momento em que sofreu a agressão, usava a faca para cortar carne. Após o chamado de populares, Ramos foi levado ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade enquanto a jovem foi levada para o Conselho Tutelar.

21 Dez 2016 - 14:00h

Com o salário do mês em atraso e ainda sem receberem o 13º salário, professores da rede municipal da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, promoveram protestos e foram direto à prefeitura cobrar os vencimentos nesta quarta-feira (21). O município atravessa um momento de recesso econômico e crise política à parte do que acontece no país, uma vez que no mês de novembro o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, o eleito a vice, André Paca (PSD), e outros prestadores de serviços foram presos na Operação Vigilante da Polícia Federal. Com poucas atividades econômicas e baixa oferta de emprego, o comércio local se vale dos vencimentos dos professores para se manter em funcionamento. Com a prisão, o prefeito renunciou ao cargo, passando a gerência do município para as mãos do vice-prefeito, Paulo César Paca (PSD). Segundo apurou o site Brumado Notícias, com as dívidas acumuladas, o atual gestor ainda não conseguiu quitar por completo a folha do município.