Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "12/2016"

23 Dez 2016 - 10:00h

Faleceu na tarde de quinta-feira (22), no Hospital Nossa Senhora Aparecida, o ex-vereador Oliveira Rodrigues Teixeira, 80 anos. Oliveira de Maroto, como era conhecido, vinha se tratando de problemas de saúde há alguns meses, mas não resistiu. Natural da cidade de Pindaí, Oliveira morou por algum tempo em Licínio de Almeida e, em 1970, passou a residir no Povoado da Várzea Grande, em Caculé, onde trabalhou como comerciante. Logo entrou para a política e ocupou, por seis mandatos, a função de vereador. De acordo com o Informe Cidade, o corpo está sendo velado no Povoado da Várzea Grande e o sepultamento está marcado para às 14h desta sexta-feira (23).

23 Dez 2016 - 09:30h

Um homem fugiu do Presídio Nilton Gonçalves, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (22). Após a fuga, o interno ainda entrou no carro de uma mulher e a obrigou a seguir com ele até um bairro mais distante, onde foi liberada. Segundo a direção do presídio, a fuga ocorreu por volta das 11h30, quando o preso estava em horário de banho de sol. Reinan de Jesus Andrade, de 20 anos, usou uma corda improvisada, feita com lençóis, para pular o muro. No centro do município, ele abordou a mulher, que foi obrigada seguir com ele até o bairro do Campinhos. Ela foi liberada ilesa, mas o veículo foi roubado. Policiais militares iniciaram buscas ao fugitivo, mas ele não foi localizado até a tarde desta quinta-feira. Ele responde por roubo qualificado.

23 Dez 2016 - 09:00h

O prefeito eleito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), deixou claro que vai confrontar a Embasa em prol de melhorias no abastecimento e no esgotamento sanitário do município. Em seu último mandato, entre os anos de 2009 e 2012, Vasconcelos deu início a uma batalha acirrada com a estatal levando intensos debates à Câmara de Vereadores com o projeto que estabeleceria uma agência reguladora para fiscalizar as ações da empresa na cidade. Na época, o então prefeito acabou perdendo o embate, pois o legislativo entendeu que o projeto não seria viável para o município e colocaria em risco as ações da empresa no campo do abastecimento local. No entanto, o mesmo projeto acabou sendo aprovado durante a última legislatura pela maioria dos mesmos vereadores que haviam rejeitado a proposta. Assim, o município ganhou o aval para impor com mais autonomia suas cobranças sobre a empresa. Segundo disse o prefeito eleito ao site Brumado Notícias, a aprovação veio como um prato cheio para colocar a empresa reguladora contra a parede. “Estávamos subordinados à Embasa por um contrato, mas agora vamos olhar de igual para igual na mesa de debates. Conclamo a população e os vereadores a se juntarem a nós quando convocados para pressionarmos a Embasa em prol dos nossos direitos. A empresa tem grandes lucros com a nossa água, mas não cuida dos nossos rios e ainda comete o crime de poluir o nosso manancial com o despejo de esgoto sem tratamento. Essa não será uma luta isolada de Eduardo Vasconcelos, será uma guerra do povo de Brumado a favor da sua água e dos seus recursos em proteção ao meio ambiente”.

23 Dez 2016 - 08:30h

Em Brumado, o Subway está funcionando em novo horário: de segunda a quinta-feira, de 11h às 23h, e de sexta-feira a domingo, de 11h às 00h. O serviço de entrega continua funcionado diariamente, de 17h às 23h. A loja localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 06. Os melhores sanduíches naturais você encontra no Subway Brumado. O número do delivery é (77) 3453-1473.

23 Dez 2016 - 08:00h

O atual diretor de educação de Brumado, Adriano Souza Santos, deve assumir a Secretaria de Educação do município substituindo a secretária Acácia Gondim, que há três administrações comanda a pasta. Adriano tem um extenso currículo como braço forte da atual secretária ao longo dos últimos 12 anos, período em que participou ativamente dos processos de reforma e ampliação de vários prédios escolares, instalação da Universidade Aberta do Brasil, do Ifba e das escolas de tempo integral. O site Brumado Notícias apurou que a própria Acácia Gondim pediu para ser substituída na próxima gestão. O prefeito eleito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) foi quem a conduziu ao cargo em seu primeiro mandato, entre anos de 2005 e 2008.

23 Dez 2016 - 07:30h

Está pensando em adquirir um imóvel ou um carro novo? Então, o Sicoob Consórcios é a sua melhor opção. Em Brumado, a agência trabalha com inúmeras opções, com diferentes valores, taxas de administração e condições de pagamento. Escolha a que melhor atenda as suas preferências e faça agora mesmo o seu consórcio junto o Sicoob. Essa é a chance de realizar o sonho da casa ou do carro próprios. Para saber mais sobre os consórcio, ligue (77) 3441-3635 ou compareça à Agência Sicoob.

23 Dez 2016 - 07:00h

Seguindo os passos do pai na política, o prefeito eleito Eduardo Vasconcelos (PSB), o vereador eleito, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, já assumiu o gabinete de trabalho no legislativo municipal. Eduardo assumiu o mesmo gabinete, local em que trabalhou como assessor para o vereador Márcio Moreira (PSB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que está otimista em poder apresentar e debater projetos em prol da comunidade brumadense. Demonstrando a mesma gana do pai em assumir o posto antes de ser empossado, o vereador eleito e já diplomado convidou a população para comparecer ao gabinete a fim de começar a discutir os planos de melhorias para o bom desenvolvimento social, econômico e político do município. “Já estou trabalhando e quero conversar com a comunidade a fim de apresentar nas nossas futuras sessões o clamor popular. Quem desejar comparecer para debatermos ideias sobre onde podemos melhorar nossa cidade pode vir em meu gabinete todos os dias”, reiterou o vereador eleito.

23 Dez 2016 - 00:00h

A Câmara de Vereadores de Brumado passou por uma reforma parlamentar com as eleições de outubro. Em média, 70% das cadeiras serão ocupadas por candidatos que retornam ao legislativo e por novos que ingressam pela primeira vez no parlamento local. Nove dos atuais vereadores concorreram à reeleição, mas apenas três garantiram a permanência para a nova legislatura a partir do próximo ano. Já foi realizado o sorteio dos gabinetes e os atuais vereadores estão desocupando as dependências e abrindo espaço para os novos comandantes. Com o encerramento dos trabalhos, os corredores da câmara têm passado a maior parte do tempo vazios, com a promessa de muita movimentação nas próximas semanas, após os festejos de final ano.

22 Dez 2016 - 20:10h

Cláudio Novaes Lima, o Ratinho, que estava foragido da cadeia de Brumado desde o dia 23 de maio de 2015, morreu no final da tarde desta quinta-feira (22) em confronto com a polícia militar. O site Brumado Notícias acompanhou a ação da polícia no momento em que houve o confronto. Segundo informações da polícia, ao perceber a aproximação da viatura, o foragido fez uma manobra suspeita e teve início uma perseguição próximo à Praça Heráclito Cardoso, entre os Bairros Norberto Marinho e Tanque. 

O marginal bateu a motocicleta que pilotava contra a viatura, mas conseguiu escapar e invadiu uma loja, de onde pulou um muro e entrou em uma residência. Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cercaram o local e com o apoio de investigadores da polícia civil conseguiram entrar na casa. Eles foram recebidos a tiros pelo bandido. Os soldados revidaram e atingiram o foragido. Como o mesmo ainda apresentava sinais vitais foi encaminhado às pressas na carroceria de uma viatura ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na unidade, foi constatado o óbito. 

Antes do confronto, Ratinho havia acabado de roubar a motocicleta em que estava em uma estrada vicinal no Bairro Santa Tereza. O bandido também carregava uma mochila em que transportava cerca de 4 kg de explosivos, que, ao que tudo indica, seriam utilizados em roubos a bancos na região. Os explosivos e a arma, um revólver calibre 32, foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

22 Dez 2016 - 19:35h

Sob comoção e salva de palmas, o menino de 10 anos encontrado com o corpo parcialmente carbonizado foi enterrado em Brumado, nesta quinta-feira (22). Parentes e amigos se reuniram para o sepultamento da criança, que ocorreu no final da manhã, em um cemitério da cidade. Emerson Kawã Santos Souza, de 10 anos, desapareceu na tarde de terça-feira (20), depois de ter saído para o mercado para comprar uma tinta para a vizinha. O caso foi registrado na delegacia. No dia seguinte, a família soube do assassinato. O pai do menino, Gilmar de Oliveira Souza, que estava em São Paulo trabalhando e voltou assim que soube do crime, disse que a comunidade está consternada com o crime e que a família não tem informações sobre o que pode ter acontecido. 

Ele está inconformado e não consegue entender porque o filho morreu de forma cruel. “Ele era muito querido por todos. Como fizeram isso com um inocente, matar e depois botar fogo? Foi muita maldade, de quem a gente não sabe”, disse ele ao G1. Ainda segundo o pai, o corpo do garoto foi encontrado perto de uma cruz, em um local que costuma ser usado para rituais religiosos. A polícia ainda não sabe qual foi a causa da morte, se a criança morreu antes de ser carbonizada ou se morreu por causa da queimadura. Os delegados ainda estão ouvindo depoimentos e não há nenhuma pista de quem cometeu o crime.

22 Dez 2016 - 18:30h

Com o final do ano letivo nas escolas estaduais, os pais ou responsáveis devem ficar atentos para o calendário de matrícula. Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula. O estudante que não renovar a matrícula nesse período perderá a vaga em sua escola atual. Se o aluno perder o prazo, vai ter que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. Todos os estudantes já matriculados e com frequência regular nas escolas estaduais podem fazer a renovação da matrícula pela internet. Para tanto, os pais, responsáveis ou estudantes maiores de 16 anos devem digitar o código na carta de renovação que o aluno recebe na escola no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/matricula). Esta carta de renovação deverá ser devolvida à secretaria escolar para efetivar a renovação da matrícula. Além da internet, quem preferir pode fazer a renovação presencialmente nas secretarias das escolas. É importante também observar se há alguma pendência de documentação junto à secretaria escolar para a atualização dos dados do estudante. O estudante também deve levar comprovante de residência, independentemente de ter mudado de endereço. Para mais informações acesse: www.educacao.ba.gov.br. 

22 Dez 2016 - 18:00h

Na tarde de quarta-feira (21), um homem de 40 anos morreu afogado quando pescava em um tanque localizada em frente de sua casa, na comunidade Várzea do Meio, na zona rural de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Gercino de Jesus Barbosa, mais conhecido como Tuquinho, se afogou depois que resolveu entrar no tanque para tomar um banho. O corpo ficou no local por cerca de duas horas até ser encontrado. Familiares disseram à polícia que ele costumava nadar no tanque e que sabia nadar. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Bom Jesus da Lapa e o caso será investigado.

22 Dez 2016 - 17:30h

O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima terça-feira (27), entre 7h30 e 12h, em Itaquaraí, zona rural de Brumado Serão atingidos os seguintes locais: Fazenda Ayrton Sena, Praça do Mercado, Praça Nossa Senhora, Povoado Taquari, Rua do Cemitério, Rua Duque de Caxias, Rua Jorge Amado, Rua Maria Quitéria, Rua Raposo Tavares, Rua São João, e Vila Itaquari. Segundo a Coelba, o desligamento é necessário para que técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, é recomendado que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

22 Dez 2016 - 17:00h

Em Brumado, inúmeras quadras poliesportivas foram entregues à população, tanto no meio rural como na zona urbana. Na quarta-feira (21), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), juntamente com membros do governo, entregou à comunidade do Bairro Dr. Juracy mais uma quadra poliesportiva. O espaço recebeu o nome do desportista falecido Juscinei dos Santos Fagundes, que era muito querido pelos moradores do bairro. O momento mais marcante foi o descerramento da placa inaugural, quando familiares do homenageado ficaram bastante emocionados. Em seguida, foi realizada uma partida comemorativa, cujo pontapé inicial foi dado pelo prefeito. O evento encerrou o ciclo que entregou várias quadras poliesportivas no município durante a administração municipal.

22 Dez 2016 - 16:30h

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário, inicia na manhã desta sexta-feira (23) a Operação Natal 2016 nas rodovias estaduais. A operação seguirá até às 8h da segunda-feira (26). Serão intensificadas as ações de prevenção de acidentes, a fiscalização de velocidade - com o uso de radares - e dos documentos de porte obrigatório (condutor e veículo), além das abordagens preventivas para coibir o tráfico de armas de fogo, de drogas e de pessoas. Para evitar transtornos durante o feriado, é importante não combinar ingestão de bebida alcoólica com direção, efetuar a revisão mecânica no veículo antes da viagem, conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, descansar antes de pegar a estrada, utilizar a cadeirinha para as crianças e o cinto de segurança em todos os assentos do veículo.

22 Dez 2016 - 16:00h

Com atraso de meia hora por conta de falta de quórum parlamentar, duas sessões extraordinárias foram realizadas na manhã desta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Brumado, com o intuito de debater e votar o projeto de lei 028/2016, que institui o Plano Diretor, do poder executivo, em caráter de urgência. Também foram votados os projetos de lei 029/2016, que redefine nomes de logradouros públicos, bem como o projeto 027/2016, que institui uma associação comunitária rural como de utilidade pública. Todos os projetos foram aprovados pelos sete vereadores presentes. Com a realização das sessões foram encerrados definitivamente os trabalhos legislativos deste ano.

22 Dez 2016 - 15:30h

Após a Operação Belvedere, deflagrada no início de novembro, a Justiça Federal de Vitória da Conquista determinou a soltura de 19 dos 25 presos, dentre eles o prefeito Hélio Ramos Silva (PMDB), a primeira-dama Mônica Alves de Souza e secretários de gestão. Durante a ação, a PF cumpriu 26 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Os envolvidos atuavam nas cidades de Poções, Mirante, Boa Nova, Livramento de Nossa Senhora e Feira de Santana. Na primeira fase, realizada em outubro, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, bloqueio e sequestro de bens e valores de R$ 1.095.000,00, 11 mandados de condução coercitiva e outros seis mandados de suspensão do exercício da função pública e proibição de adentrar nas dependências da Prefeitura de Mirante.

22 Dez 2016 - 15:00h

A polícia de Brumado ainda não tem suspeitos ou conhecimento sobre o que motivou o assassinato de Kauã Souza, o menino de 10 anos que teve o corpo carbonizado na cidade. Após um dia desaparecido, o corpo foi encontrado dentro da caatinga, nas proximidades da subestação da Coelba. Os investigadores estão colhendo depoimentos dos familiares enquanto aguardam o resultado do laudo pericial, pedido com urgência. O prazo para entrega do documento é de, no máximo, 10 dias.

22 Dez 2016 - 14:30h

As Testemunhas de Jeová convidam a toda comunidade para assistir o programa da Assembleia “Aumente sua fé em Jeová - Hebreus 11:6”.  Por meio de discursos, a assembleia abordará a importância de ter verdadeira fé em Deus. Na manhã do próximo domingo (25), haverá um simpósio com o tema: “Aumente sua fé por ver Jeová como um escudo, um pai, uma rocha e um pastor”, que falará sobre maneiras práticas para aumentar a fé. À tarde, o discurso público falará sobre o tema: “O que é a verdadeira fé e como mostramos que temos essa fé?” A assembleia será realizada no Ginásio de Esportes: Antônio Alves Ribeiro, às 9h30.

22 Dez 2016 - 14:00h

As empresas responsáveis pela instalação do Parque Eólico na região do Distrito de Cristalândia, em Brumado, pararam as atividades na última quarta-feira (21) iniciando um recesso coletivo de 13 dias. As atividades no canteiro de obras só serão retomadas no dia 03 de janeiro de 2017. Nesse período que antecede o recesso, os trabalhadores deixaram prontas as bases com as conexões de várias torres geradoras. Ao regressarem, uma parte irá operar na instalação das torres já entregues e outra parte será designada para dar continuidade a montagem de novas bases. Para os encarregados da obra, mesmo com alguns entraves durante o início das atividades, o cronograma de instalação do empreendimento está dentro do prazo previsto para conclusão.