Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2016
Conheça os inúmeros benefícios da aplicação do Botox

Ideal para o tratamento de rugas e linhas de expressão, o Botox atua como um paralisante muscular. A substância é indicada para atenuação das rugas dinâmicas, que aparecem quando contraímos alguns músculos, principalmente na testa, entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos. O bloqueio do Botox geralmente dura em torno de seis meses. Quando bem aplicado e indicado, a toxina propicia um resultado natural, com amenização das rugas de expressão, correção de sorrisos assimétricos e boca invertida, tratamento de cefaleia, arqueamento da sobrancelha, diminuição da exposição da gengiva durante o sorriso e tratamento de bruxismo. Agente agora mesmo uma avaliação na Oral Face com a Dra. Larissa Vilena. A clínica fica localizada na Rua Joana Angélica, 98. O telefone é (77) 3441-4140. 

Prefeito Aguiberto Lima Dias faz avaliação positiva de sua gestão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Resta pouco mais de uma semana para o encerramento do mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), que nos últimos quatro anos ocupou a cadeira executiva em Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor fez uma avaliação positiva da sua administração, apontando ações consideradas de grande importância nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. “Conseguimos superar grande parte desses problemas e estamos com a cidade cada vez melhor e nosso povo mais feliz. Acabamos de receber o Selo Unicef, o que foi uma conquista da nossa gestão. Tivemos muitos gastos em recuperar ruas da cidade em períodos críticos, após alagamentos. Investimos mais com recursos próprios na saúde e na educação, mesmo com os recursos atrasados do estado e da União”, disse o prefeito. Ele culpou a crise econômica e política para o não cumprimento de alguns dos projetos de governo. 

Prefeito Aguiberto Lima Dias faz avaliação positiva de sua gestão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Estamos entregando Brumado de cabeça erguida, com o senso do dever cumprido. Aquilo que por ventura estava dentro do nosso projeto de governo, mas infelizmente não conseguimos cumprir foi por conta de um período atípico, de uma crise que assolou os cofres públicos e afetou os planos das administrações em todo o país. Além dos problemas relacionados com a economia, ainda atravessamos um vendaval de incertezas no cenário político nacional”, ponderou. Ao final, o gestor desejou sucesso ao seu sucessor, Eduardo Lima Vasconcelos, e aos vereadores que atuarão na nova gestão. “Espero que haja harmonia entre a casa legislativa e o poder executivo para o bem comum e o desenvolvimento socioeconômico do nosso município. Estou tranquilo com a minha saída, pois pondero ter dado minha parcela de colaboração e cumpri bem o meu dever como gestor”.   

Hilux SRV acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma Hilux SRV 2015/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Capacitação para transporte de passageiros é realizada entre taxistas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta semana está sendo concluída a capacitação para transporte de passageiros realizada entre taxistas em Brumado. As aulas estão sendo ministradas em uma sala de aula da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso está sendo administrado pela Detran, através da Escola de Formação de Instrutores de Trânsito da Bahia em Vitória da Conquista (Efitran). A segunda etapa do curso está sendo mediada pelo instrutor Eurivaldo Fernandes, que em entrevista ao site Brumado Notícias explicou que a capacitação obedece à legislação nacional, que determina que todos os taxistas do país tenham o curso para atuar no transporte de passageiros. 

Capacitação para transporte de passageiros é realizada entre taxistas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Será de grande valia para os taxistas e mais ainda para os clientes que terão confiança no transporte que estão fretando, sendo abalizado e endossado por uma lei nacional”, disse o capacitador. Durante o curso, os taxistas passaram por 14 horas de aulas de relações humanas, 10 horas de direção defensiva, 04 horas de noções de mecânica e 2 horas de primeiros socorros. Enquanto a segunda turma continua na sala de aula, a primeira turma recebeu hoje (21) os certificados de participação.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Polícia prende foragido acusado de traficar drogas em Caetité Foto: Divulgação/PM

Uma guarnição dos Serviços de Missões Especiais da 94º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prendeu, na última quarta-feira (21), o fugitivo Marcelo Pereira Castro, mais conhecido como Chuck. Ele estava escondido na Fazenda Morro do Basílio, zona rural de Caetité, no sudoeste baiano. Com o fugitivo foram encontrados sete papelotes de maconha, nove pedras de crack, uma espingarda e uma motocicleta. Chuck tinha sido preso na semana passada, na rodoviária da cidade, com mais de 30 kg de maconha. Ele conseguiu fugir da delegacia durante a lavratura flagrante.

Dezenas de audiências de medidas protetivas são realizadas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, em decorrência dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher, o juiz Genivaldo Alves Guimarães realizou cerca de 80 audiências em virtude de requerimento de medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha. Apesar disso, é comum as vítimas pediram a concessão da medida e, em seguida, se reconciliarem com os supostos agressores. Em outros casos, as vítimas exercem o direito de retratação ou as provas apresentadas são insuficientes à concessão das medidas pleiteadas. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada por diversos atores da sociedade civil e poder público. A campanha teve início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se encerrou no último dia 10 de dezembro.

Clínica Luiza Feres está com promoção neste mês para tratamentos faciais

A Clínica Luiza Feres está com uma promoção de 30% de desconto nos tratamentos faciais para rejuvenescimento, manchas superficiais, oleosidade e controle de acne. Para tratar a sua pele e deixá-la com a aparência jovem e saudável, a clínica oferece peeling de diamante, radiofreqüência e carboxiterapia. Marque agora mesmo uma avaliação e saiba qual o melhor procedimento para o seu caso. Os tratamentos podem ser feitos em conjunto ou separadamente. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Prefeitura abre licitação para construção do Parque da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através do Aviso de Licitação publicado no Diário Oficial do Município, na terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Brumado irá construir o Parque da Cidade. A licitação será realizada no dia 6 de fevereiro de 2017, às 9h. A prefeitura obteve uma área de cerca de 100 mil metros quadrados por meio da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia para a construção do Parque da Cidade. A área, que atualmente é de domínio da União e fica localizada ao lado do campus do Ifba, na Fazenda Santa Inês, passará a ser de domínio municipal. Os procedimentos para transferência devem ser concluídos ainda este mês. Os recursos para a construção da obra são de R$ 1.940.250,00.

Brumado: Assaltantes armados roubam casal em estrada vicinal no Campo Seco Foto Lay Amorim/Brumado Notícias

Um casal foi assaltado em uma estrada vicinal da Fazenda Campo Seco, na zona rural de Brumado. A bordo de uma motocicleta, dois indivíduos armados abordaram o casal na tarde da última terça-feira (20) e roubaram os pertences das vítimas. Eles levaram a bolsa da mulher com documentos pessoais, cartões de banco e um aparelho celular. Os criminosos ainda subtraíram cerca de R$ 150,00 em espécie. O caso foi registrado na delegacia.

Verão começa com tempo nublado e possibilidade de pancadas de chuva em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O verão chegou, mas em Brumado o céu está tomado por nuvens e, diferente do esperado para a estação, a temperatura está agradável no município. Durante a manhã desta quarta-feira (21), os termômetros registraram 25°C. O serviço de meteorologia prevê que pode ocorrer pancadas de chuva acompanhadas relâmpagos à tarde e na noite de hoje, na capital do minério, o que deve se repetir nos próximos dias até o domingo (25). A umidade relativa do ar chegou a 54%.

Quadra poliesportiva e ampliação da escola do Tamboril são inauguradas em Brumado Foto: Divulgação

Na terça-feira (21), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado de membros do seu governo, esteve na comunidade do Tamboril para duas importantes inaugurações: uma quadra poliesportiva e a ampliação da Escola Joselita Meira de Carvalho. A quadra recebeu, como homenagem, o nome do ciclista José Osmar de Souza Bernardes, que faleceu recentemente. A cerimônia contou com a presença de familiares do homenageado. Em seu pronunciamento, o prefeito destacou os esforços conjuntos das secretarias de Esporte, Educação e Infraestrutura em atender às constantes solicitações da comunidade. Para marcar a solenidade foi realizada uma partida inaugural e o próprio gestor deu o pontapé inicial do jogo. Dando sequência a sua agenda, o prefeito vai inaugurar hoje (21) a quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Roberto Santos, no Bairro Dr. Juracy, e na quinta-feira (22) entregará para os moradores do Distrito de Ubiraçaba uma de suas principais obras, que é a construção de um amplo e moderno colégio na localidade.

Escola da rede pública de Brumado vence concurso nacional Foto: Divulgação

A Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, representada pela equipe Bonde dos 5Rs, composta pelos alunos Harleson Xavier Ribeiro, Taiane Sousa Ribeiro, Talysson Eduardo Teles Leite e Paulo Ricardo Carlos Morais e pela professora Tamara Novais Silva Souza, venceu o concurso Geração Sustentável. Através da competição foi promovida uma disputa entre estudantes de escolas municipais e estaduais de dez cidades do Brasil. Os alunos tinham o desafio de produzir vídeos, de três a cinco minutos, retratando da realidade do tratamento de resíduos sólidos na região onde moram, apresentando uma mobilização social visando à alteração dessa realidade. Em Brumado, as escolas municipais abraçaram o projeto e desenvolveram ótimos trabalhos. Os vídeos produzidos foram publicados na plataforma para serem avaliados pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) de cada município e, posteriormente, encaminhados ao para São Paulo, para concorrer com os outros vídeos selecionados. Como premiação, a equipe vencedora para visitar uma central de reciclagem na capital paulista.

Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 8 em cada 10 pessoas pretendem participar de confraternizações este ano (82,3%) e os consumidores devem gastar em média R$ 167,90 com a ceia e/ou almoço de confraternização - valor que aumenta para R$ 196,15 entre os homens. Mais da metade dos entrevistados, porém, (53,4%) ainda não sabe quanto pretende gastar. O levantamento mostra que 7 em cada 10 entrevistados (75,4%) pretendem dividir as despesas da festa. Por outro lado, 19,1% garantem que apenas uma pessoa deverá arcar com todas as despesas, sejam eles mesmos (7%) ou outro anfitrião (7,7%). Uma parte dos consumidores (19,8%) só participará caso não tenha custos, já que estão sem dinheiro no momento (12,7%) e porque não gostam de gastar com a festa de Natal (7,1%). A grande maioria (82,3%) afirma que irá participar de comemorações entre amigos e/ou familiares, sendo que serão feitas predominantemente em casa (35,3%), mas também nas casas de parentes (21,6%), na casa dos pais (18,0%) e na casa de amigos (7,4%). De acordo com o G1, com relação a gastos complementares às confraternizações, 63,9% pretendem comprar roupas, sapatos ou acessórios novos para celebrar o Natal sendo o gasto médio de R$ 230,74 com os itens - com valores maiores observados entre os homens (R$ 263,11). Outra pesquisa do SPC Brasil identificou, entretanto, que 38,9% dos entrevistados consideram-se animados para o Natal, mas 24,7% não farão compras.

Barbárie em Brumado: Garoto desaparecido é encontrado carbonizado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De modo trágico foram encerradas as buscas pelo garoto Kauã Souza, de 10 anos, que estava desaparecido desde a tarde da última terça-feira (20). O corpo do menino foi encontrado na tarde de hoje (21), carbonizado da cintura para cima, dentro da caatinga, próximo ao Cruzeiro, aos fundos da subestação de energia da Coelba. Um idoso que reside próximo ao local foi quem primeiro viu o corpo e acionou a polícia. Delegados, peritos, investigadores, policiais militares e o Conselho Tutelar compareceram rapidamente ao lugar e se depararam com o corpo da criança queimado e de bruços. Um tio do menino esteve no local e fez o reconhecimento do sobrinho. 

Barbárie em Brumado: Garoto desaparecido é encontrado carbonizado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a polícia declarou que há várias hipóteses de investigação para o que pode ter acontecido e as motivações do crime. Os resultados da perícia e uma investigação mais apurada vão esclarecer as circunstâncias que envolveram esse crime bárbaro.  

Sérgio Cabral é denunciado por improbidade administrativa Foto: Folhapress

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou nesta terça-feira o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e dois ex-secretários por improbidade administrativa. Eles são acusados de autorizar ilegalmente, em dezembro de 2010, o funcionamento do Alto Forno 2 da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. O peemedebista está preso atualmente, mas por causa de outro processo. O MP alega que os ex-secretários estaduais Arthur Bastos (Casa Civil) e Marilene Ramos (Meio Ambiente) autorizaram o funcionamento da empresa mesmo sem ela ter preenchido os requisitos necessários para a obtenção da licença de operação. O caso ocorreu após a companhia ter recebido incentivos fiscais do governo estadual para se instalar na região. De acordo com a Veja, a ação civil pública foi ajuizada pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) e incluiu também a empresa. O MP afirma que a “decisão foi tomada pelo ex-governador Sérgio Cabral com a participação dos seus secretários, em menos de 24 horas, contra o entendimento técnico do órgão ambiental”. 

Joaquim Donato Júnior será o novo secretário de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O médico Joaquim Donato Júnior será o novo secretário de saúde do município de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o martelo já foi batido com o prefeito eleito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e o anúncio será feito nos próximos dias. Outro nome certo é o de João Nolasco da Costa, que irá ocupar a secretaria da Fazenda. Vasconcelos deve marcar, nos próximos dias, uma coletiva de imprensa para anunciar os nomes que vão compor a sua equipe de governo a partir de janeiro de 2017.

Governo federal muda critérios para decretar emergência e calamidade pública Foto: Reprodução

O governo federal alterou os critérios para que estados e municípios decretem situação de emergência ou calamidade pública. Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Integração Nacional informou que o objetivo é diminuir a burocracia no processo de reconhecimento do quadro emergencial e garantir o apoio complementar do governo. As novas regras foram divulgadas nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU). Os desastres passam a ser classificados em três níveis de intensidade: pequena, média e grande. Os de pequena e média intensidade caracterizam situação de emergência, quando há danos humanos ou prejuízos econômicos que podem ser superados pelos entes federativos.  Já os desastres de grande intensidade são aqueles cujo reestabelecimento da normalidade necessita da mobilização e da ação coordenada das três esferas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec). Esses casos são automaticamente definidos como calamidade pública. Os prazos para o reconhecimento da situação de emergência por parte do governo federal também foram modificados: para desastres súbitos, os pedidos devem ser encaminhados no prazo de 15 dias após o registro das ocorrências – antes, prefeitos e governadores tinham apenas dez dias para solicitar ajuda. Já no caso dos desastres graduais ou de evolução crônica, o pedido pode ser feito entre 10 e 20 dias, contados a partir da data do decreto do ente federado. O reconhecimento continua vigente por 180 dias após publicação no Diário Oficial da União.

Brumadenses se mobilizam à procura de Kauã Souza Foto: Divulgação

O garoto Kauã Souza, de apenas 10 anos de idade, está desparecido desde às 14h da última terça-feira (20). Familiares informaram ao site Brumado Notícias que o garoto saiu para comprar uma lata de tinta para uma vizinha acerca de 400 metros da casa onde mora com a família no Loteamento Malhada Branca e não foi mais visto. A criança saiu de casa trajando uma camiseta roxa com listras pretas e um short verde. Desesperados, os familiares estão percorrendo a cidade, com o apoio do Conselho Tutelar. Eles também prestaram queixa na polícia. Os munícipes estão colaborando fazendo uma corrente e divulgando a imagem do garoto para que ele possa ser encontrado. Quem tiver informações a respeito do paradeiro de Kauã pode entrar em contato com a família através dos contatos: (77) 99935-6249, (77) 99702-4672 ou (77) 99911-8836.

Garota de 13 anos mata homem a facadas em Guanambi Foto: Semas Guanambi

Uma adolescente de 13 anos é acusada de matar um homem a facadas, na tarde dessa terça-feira (20), no bairro da Massaranduba, em Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ela afirma que Reinaldo Ferreira Ramos, 24, tentou abusá-la sexualmente e lhe agrediu com um tapa no rosto. A garota ressalta que o atingiu no braço e no peito com golpes de faca, como legítima defesa. De acordo o Sudoeste Bahia, em depoimento à polícia, a adolescente afirmou que, no momento em que sofreu a agressão, usava a faca para cortar carne. Após o chamado de populares, Ramos foi levado ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade enquanto a jovem foi levada para o Conselho Tutelar.

Professores de Malhada de Pedras protestam na prefeitura por pagamento de salários Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Com o salário do mês em atraso e ainda sem receberem o 13º salário, professores da rede municipal da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, promoveram protestos e foram direto à prefeitura cobrar os vencimentos nesta quarta-feira (21). O município atravessa um momento de recesso econômico e crise política à parte do que acontece no país, uma vez que no mês de novembro o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, o eleito a vice, André Paca (PSD), e outros prestadores de serviços foram presos na Operação Vigilante da Polícia Federal. Com poucas atividades econômicas e baixa oferta de emprego, o comércio local se vale dos vencimentos dos professores para se manter em funcionamento. Com a prisão, o prefeito renunciou ao cargo, passando a gerência do município para as mãos do vice-prefeito, Paulo César Paca (PSD). Segundo apurou o site Brumado Notícias, com as dívidas acumuladas, o atual gestor ainda não conseguiu quitar por completo a folha do município.

94°CIPM realiza Operação de Fim de Ano  em Caetité Foto: Reprodução

Em Caetité, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) dará início nesta quarta-feira (21) a Operação Natal e Fim de Ano. Na cidade, haverá um policiamento voltado exclusivamente para atender o comércio local, uma vez que o fluxo de pessoas e vendas aumenta durante o período de final de ano. O Policiamento Operacional será acrescido do Policiamento Motorizado e do Policiamento Operacional a Pé a fim de transmitir maior sensação de segurança à comunidade. Este é o segundo ano que a 94ª CIPM, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas, aplica a operação no município. A ação se estende até o dia 31 de dezembro.

Brumado: Prefeito inaugura campo society e sistema de telefonia móvel no Povoado de Correias Foto: Divulgação

Cumprindo agenda de final de ano, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado de membros do governo, esteve na tarde do último domingo (18), no Povoado de Correias, para entregar para a comunidade um moderno campo society e o sistema de telefonia móvel, obtidos através de recursos da própria prefeitura. Uma partida comemorativa foi realizada a fim de marcar a solenidade e os moradores da comunidade fizeram questão de agradecer o empenho da administração para concretização das demandas. A agenda de compromissos do prefeito continua e se intensificará ainda mais até o dia 29, com inúmeras inaugurações no município.

Verão começou às 7h44 e vai até dia 20 de março de 2017 Foto: Carolina Lopes/G1

O verão começa às 7h44 desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29. O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, diz que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores, em vídeo no site do portal que traz as previsões. “A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014”, informou o site do Climatempo. De acordo com Nascimento, o verão traz o máximo de radiação solar chegando ao Hemisfério Sul. É durante o verão que cai a maior parte da chuva na maior parte do Brasil, quando se forma o corredor de umidade da Amazônia carregado de calor e muita umidade, provocando chuvas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Aumenta a chuva ainda no Nordeste, principalmente no extremo norte da região. A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro. O verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que começou no final de novembro e vai enfraquecer até o final do verão. Esse fenômeno mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.

Arquivo