Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2017
Novo Brumado bate o Industrial na primeira partida da final do Brumadense de Futsal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em uma partida eletrizante com 12 gols no marcador, o time do Novo Brumado bateu de virada a equipe do Ginásio Industrial na primeira partida da grande final do Campeonato Brumadense de Futsal 2017. O bom público que compareceu ao Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro vibrou do início ao fim com os belos lances promovidos pelas duas equipes. O primeiro tempo foi bastante estudado pelos times, que não conseguiram mais gols por conta da boa atuação dos dois goleiros. Assim, o placar terminou empatado em 1x1. Na segunda etapa, o time do Industrial, que tem como principal peça em seu elenco o pivô Mamau, chegou a abrir dois gols de vantagem, mas não conseguiu segurar a euforia do Novo Brumado, que parecia mais inteiro em quadra e logo chegou ao empate e, em seguida, virou ao fazer três gols. No entanto, Mamau e companhia buscaram fôlego e conseguiram reduzir a diferença. A partida terminou em 7x5, favorável ao Novo Brumado. A final do brumadense está sendo disputada na melhor de três, dessa forma, um empate ou vitória do Industrial provoca o terceiro e decisivo jogo. Em caso de o Novo Brumado vencer novamente, a equipe ficará com o título da temporada.

Dom Basílio recebe verba para construção de adutora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos municípios mais castigados pela estiagem na Bahia em 2017, Dom Basílio recebeu uma verba para início das obras de uma adutora que pode resolver o problema da falta de água na cidade. Uma portaria do Ministério da Integração Nacional, publicada na última sexta-feira (8), destinou a quantia de mais de R$ 1,8 milhão e estabeleceu prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos. O prefeito Roberval Meira disse que a ideia é concluir o trabalho até abril do ano que vem. Segundo Roberval, durante os últimos três meses, a cidade ficou abastecida apenas por carros pipa. Em novembro, eram esperados 120 mm de chuva, mas só caíram 10 mm. Em dezembro, a previsão é de 160 mm, mas até o momento apenas 20 mm foram registrados. Com decreto de emergência em vigor, Dom Basílio tem quase toda a população de 12,6 mil habitantes afetada.

Brumado: Waldenor e Zé Raimundo anunciam emendas e se reúnem com lideranças Foto: Vinícius Brito

Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo participaram de duas importantes reuniões em Brumado. A primeira delas, com os pequenos produtores rurais e membros da Associação de Tanquinho, Mandacaru e Adjacências, organizada pelo vereador e líder do PT na Câmara Municipal, Zé Ribeiro.  Aos agricultores, eles anunciaram a destinação de emendas que vão fortalecer a agricultura familiar e o abastecimento de água dos moradores dessas comunidades. São tubos e caixas d’águas e um trator com todos os implementos.  Emendas dos deputados também estão contribuindo com a limpeza de aguadas, bem como irão contribuir para a irrigação das produções e abastecimento das moradias. A segunda reunião aconteceu com lideranças petistas do município, como o presidente do PT municipal, Zé Luiz Ataíde, o vice-presidente Jacson Leite, os vereadores Zé Ribeiro e José Carlos de Jonas, o ex-vereador Catorze e o ex-presidente do PT Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho. O encontro serviu para prestação de contas das atuações dos mandatos de Waldenor e Zé Raimundo em benefício de Brumado, como a destinação de recursos para sistemas de abastecimento de água, pavimentação de ruas, construção de barreiros, limpezas de aguadas, construção de quadra poliesportiva e compra de equipamentos para a produção agrícola. Os deputados e demais lideranças também fizeram uma análise da atual conjuntura política nacional, regional e municipal e planejamento estratégico para as ações em conjunto para o próximo ano.

Mulher morre eletrocutada enquanto estendia roupa no varal em Belo Campo Foto: Reprodução/Facebook

Uma mulher morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto estendia roupa no quintal de sua casa, na cidade de Belo Campo, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da polícia, a vítima pendurava as roupas quando o varal rompeu e tocou a fiação da bomba d’água. Ivete Ferraz, de 48 anos, morreu no local. Chovia no momento do incidente e a vítima estava com o corpo molhado. Uma criança que estava na residência também recebeu o choque elétrico, mas com menor intensidade. 

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Sem terras voltam a invadir terreno destinado à policlínica e escola de medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em menos de uma semana após a prefeitura de Brumado, com o apoio da polícia militar, impedir o avanço de uma invasão de uma área da União destinada à construção da policlínica regional, da escola de medicina e da escola do futuro, os trabalhadores rurais sem terra retornaram ao local e demarcaram a propriedade como território para plantio. Na terça-feira (12), o site Achei Sudoeste registrou um grupo numeroso de sem terras espalhado no terreno que pertence à União, com concessão de uso para a prefeitura municipal. A princípio, a área, que fica entre o campus do Ifba e a BA-148, seria destinada à construção do parque da cidade, porém o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos mudou o projeto visando transformar a área em um polo da educação, agregando ainda a policlínica regional de saúde. Na última quinta-feira (7), representantes da prefeitura e oficiais da 34ª CIPM conseguiram dialogar com os trabalhadores rurais sem terra e o grupo abandonou o local pacificamente, carregando seus instrumentos agrícolas. Utilizando um trator e uma caçamba, a prefeitura fez a retirada dos piquetes fincados pelos sem terra para demarcar a área. Desta feita, os ruralistas desenharam as posses demarcadas com areia. 

Sem terras voltam a invadir terreno destinado à policlínica e escola de medicina em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, no momento da desapropriação, representando a categoria, um lavrador disse à nossa reportagem que a intenção da apropriação do terreno era para o plantio e não para moradia, pois os trabalhadores avaliaram que a terra é fértil, porém está ociosa, já que as prometidas obras ainda não foram iniciadas. Com a nova invasão, os projetos da prefeitura podem esbarrar nas próprias leis federais que asseguram as terras invadidas aos invasores. Por telefone a nossa reportagem, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, garantiu que o terreno continua destinado ao Município para construção das obras projetadas pela Administração. O secretário enfatizou que, no momento, os invasores apenas demarcaram o local com areia, porém, se voltarem a fincar piquetes, a prefeitura utilizará do seu poder de polícia para arrancar as demarcações. “A área é da União já destinada ao Município para executar suas obras. Dessa forma, ela não se encontra ociosa, como argumentaram, trata-se de uma área destinada ao progresso da educação e da saúde da nossa região. Então, não vamos entregar de mão beijada como se nada valesse para nós. Se são sem terra então é porque a terra não é deles e não têm esse direito de apropriação indevida”, rechaçou o secretário.

Despesas com UTI e outros investimentos podem provocar estadualização do hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A exemplo do que já acontece em Guanambi e Vitória da Conquista, o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, também pode ser transformado em um Hospital Regional de Base. Para tanto, a unidade teria de passar por um processo para ser novamente estadualizado. A ideia teria sido ventilada rapidamente pelo governador Rui Costa durante pronunciamento de entrega de obras na cidade de Macaúbas. A decisão não seria uma surpresa, levando em consideração que nos últimos anos houve um grande investimento por parte do Estado e da própria Administração Municipal no que se refere à construção do espaço físico e aquisição dos equipamentos para aparelhar as duas Unidades de Terapia Intensiva, adulto e neonatal, somando 20 leitos. 

Despesas com UTI e outros investimentos podem provocar estadualização do hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Como os municípios convidados a formarem o bloco do Consórcio Regional de Saúde não aceitaram a inclusão das despesas do hospital junto aos custeios das unidades intensivas, o governo estadual assumiu 60% das despesas, ficando o restante da somatória com o Município - neste orçamento entram ainda o arco-cirúrgico e a sala de tomografia. Desta vez, o consórcio de saúde ficou mesmo restrito à manutenção da policlínica regional, que deverá ter o anúncio do lançamento da licitação pelo próprio governador Rui Costa em sua visita a Brumado no dia 21 de dezembro. Em entrevista anterior ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o secretário municipal de saúde do município, Cláudio Feres, não confirmaram a possibilidade de devolver o hospital municipal para a administração estadual. Porém, no atual cenário onde o município deverá assumir os custeios com a UPA 24 Horas, a qual será a nova unidade emergencial, a administração pode sim mudar o teor do discurso e aceitar a proposta de estadualizar a unidade.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

O projeto tramita na Comissão de Educação do Senado em caráter terminativo, ou seja, sem necessidade de ir a plenário se não houver recurso. O site do Senado possui uma enquete em que a população pode opinar sobre a proposta de estabelecer feriado nacional para o Dia da Consciência Negra. Hoje, os votos favoráveis à criação do feriado nacional superam os contrários (762 a 592). Na Câmara, outro projeto, de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), também tenta transformar a data em feriado nacional. Por enquanto, o projeto está em tramitação e precisa passar ainda pelo plenário da Câmara.

Sem regulamentação, serviço de mototáxi está ameaçado com a zona azul em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estendeu até o dia 21 de dezembro o prazo para que sejam concluídos os cadastramentos para regulamentação dos mototaxistas em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, que também responde pela pasta do trânsito, falou sobre a necessidade dos mototaxistas comparecerem à sede do SMTT, anexo ao Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), pois com esse cadastro o órgão promoverá a regulamentação dos serviços na cidade, bem como impedirá que os mototaxistas sofram sanções com a implantação da Zona Azul, que deve ser implantada a partir do mês de fevereiro de 2018. “As vias públicas receberão a demarcação do solo nos locais de zoneamento e, se a agência ou mototaxista individual não estiver cadastrado e regulamentado, poderá perder o direito de uso do solo e passar a pagar pelo estacionamento rotativo. Estamos alertando, pois tem sido pouca a procura da categoria no setor para suas devidas regulamentações junto à prefeitura”, alertou o secretário. Segundo ele, a SMTT está buscando a organização do transporte de passageiros em Brumado diante da regulamentação e padronização do serviço de mototáxi e motofrete no município.

Lula e Bolsonaro podem ser cassados por pré-campanha, diz Gilmar Mendes Foto: Carlos Moura/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira que atos antecipados de campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) poderão levar à condenação por abuso de poder econômico e à cassação de uma eventual diplomação caso sejam financiados de maneira irregular. Gilmar preside o TSE apenas até fevereiro de 2018, quando dará lugar ao ministro Luiz Fux, eleito neste mês. Na semana passada, Gilmar foi voto vencido em decisões do TSE que rejeitaram processos contra os dois pré-candidatos sob a acusação de antecipação da campanha eleitoral. Segundo ele, o tribunal voltará a discutir o assunto em fevereiro e poderá adotar uma posição mais “enfática”. De acordo com a Veja, em sua avaliação, a pergunta que deve ser respondida é não apenas se há campanha antecipada, mas quem a está financiando. “Há estruturas aí que já passam – jatinhos, deslocamentos de caravanas, ônibus, reunião organizada de pessoas e tudo mais. Tudo isso precisa ser avaliado. Acho que esse vai ser o tema do tribunal já em fevereiro”, afirmou o ministro em Washington, onde participou de assinatura de convênio que prevê o envio de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) para acompanhar as eleições presidenciais de 2018.

Brumado: SMTT faz alteração no trânsito para evitar acidentes na Avenida João Paulo I Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizou mudanças na trafegabilidade no Bairro Parque Alvorada visando à redução do número de acidentes por conta das “roubadinhas” de contramão na Avenida João Paulo I. Em nota ao site Achei Sudoeste, o órgão relatou que foi feito um levantamento e o mesmo apontou uma série de acidentes, principalmente envolvendo motocicletas, entre a Avenida Ana Lídia Cardoso, passando pela Rua Álvaro José Dantas e saindo na Avenida João Paulo I. “Acontece que, ao adentrar a João Paulo I, os condutores, na sua maioria, não seguiam o fluxo normal à direita, mas preferiam dar a famosa roubadinha para pegar a rótula e muitos acabaram se envolvendo em acidentes”, destacou o setor. Também é alto o índice de notificações cometidas na região por conta da infração. Desta forma, a própria quadra que inicia o trajeto após a primeira rótula passa a servir de rotatória para inibir as infrações e diminuir as ocorrências na região.

Petrobras quer que Gleisi Hoffmann devolva R$ 1 milhão Foto: Jorge William/Agência O Globo

A Petrobras pediu que o ministro Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Tribunal (STF), determine que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e outras duas pessoas devolvam R$ 1 milhão à estatal. Fachin ainda não tomou uma decisão. O ministro pediu uma opinião da Procuradoria-Geral da República (PGR), que é a favor da condenação de Gleisi na ação penal a que ele responder no tribunal. Não houve resposta ainda. A Petrobras atua no processo como assistente de acusação. Além de Gleisi, também são réus no processo o seu marido - o ex-ministro Paulo Bernardo - e o empresário Ernesto Kugler. Ele são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro desviado da empresa. De acordo com o jornal O Globo, a Petrobras alega ter sido a maior vítima do esquema investigado na Lava-Jato, que apura irregularidades em contratos na estatal. A empresa quer que os três sejam condenados a devolver, juntos, a quantia.

Washington Coração Valente faz sua estreia como técnico do Conquista em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Washington Stecanela Cerqueira, o popular Washington Coração Valente, que atuou em vários clubes da elite do futebol brasileiro, fez a sua estreia como técnico de futebol do Vitória da Conquista, time da primeira divisão do futebol baiano, em amistoso preparatório para a temporada 2018. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, em Brumado, na tarde deste domingo (10). A partida também formalizou a entrega das faixas de bicampeão do campeonato local ao time do Umburanas. Foi um jogo considerado morno, com poucos lances de ataque, sendo que o time comandado por Washington teve a melhor chance com menos de cinco minutos de partida. Uma bola chutada de dentro da área explodiu no travessão, foi para fora e o placar terminou no 0x0. O treinador passou a maior parte do tempo em pé na lateral do campo gritando com os atletas e acertando a formação tática do time. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que o amistoso serviu para começar a tomar conhecimento do elenco que estará a sua disposição nas competições do próximo ano. 

Washington Coração Valente faz sua estreia como técnico do Conquista em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Estamos nos conhecendo agora. Como estamos em final de temporada, já adentrando a próxima, os atletas ainda não estão nas suas melhores formas técnicas e táticas, mas estamos iniciando hoje nossa caminhada com esse primeiro amistoso para começarmos a acertar e a crescer”, disse. Com um histórico de superação muito conhecido no cenário do futebol nacional, Washington Coração Valente afirmou que pretende usar o seu próprio exemplo de vida para motivar os atletas. “Sim, tenho que levar isso para eles. Comecei pequeno, cheguei à seleção, atuei na Ásia e na Europa, passei por obstáculos pessoais envolvendo a minha saúde e isso eu quero usar para ajudá-los a crescer profissionalmente. Vamos trabalhar para formar uma equipe compacta e bem competitiva”, garantiu o treinador.

Duas pessoas são presas em operação contra roubo de gado em Itapetinga Foto: Divulgação/PC

Dois homens foram presos na segunda-feira (11), durante operação policial realizada com o objetivo de combater o roubo de gado no sudoeste da Bahia e em parte do estado de Minas Gerais. As prisões ocorreram nos municípios baianos de Itapetinga e Itambé. Em Itapetinga, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra Diego de Almeida Souza, o “Diegão”, acusado de roubo e furto de gado nos dois estados. Outros dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Fazenda Jiboia, na cidade de Itambé, a acerca de 43 Km de Itapetinga. No cumprimento dos mandados, equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itapetinga, prenderam em flagrante o proprietário do imóvel, identificado como Maurício Santos Ferraz Filho, o “Mauricinho”. Os policiais encontraram na fazenda dele, utilizada também para guardar os animais roubados ou furtados, três espingardas sem registros. As equipes da Polícia Civil apreenderam também com o suspeito um veículo com sinais de adulteração. De acordo com o G1, a operação, batizada de Rio Pardo em alusão ao rio que nasce em Minas e deságua na Bahia, foi realizada em conjunto por policiais baianos e mineiros.

Brumado: Precipitação abaixo do esperado e previsão de chuva forte na quarta-feira (13) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, choveu bem menos do que o previsto pelos serviços de meteorologia neste final de semana. As estações meteorológicas apontavam um volume aproximado de 90 mm durante o período, porém a maior captação ocorreu na sede do município, na última sexta-feira (08), quando foi registrado 35 mm de precipitação. Na madrugada desta segunda-feira (11), choveu apenas 4 mm. O volume da chuva foi menor ainda no Distrito de Cristalândia, onde fica a barragem que abastece o distrito e a sede, além da cidade de Malhada de Pedras. No geral, até o momento, houve pouquíssima chuva na região da cabeceira da barragem - durante todo esse mês, foram captados 7 mm de precipitação pluviométrica. O tempo permanece nublado e as nuvens que tomam conta dos céus brumadenses são cinzentas, o que aumenta a expectativa de mais chuvas no decorrer da semana. A meteorologia prevê chuva forte na próxima quarta-feira (13) e o volume estimado para o dia é de 60 mm. Até a sexta-feira (15), é previsto 77 mm de precipitação para a cidade de Brumado.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Umburanas recebe faixa de bicampeão brumadense em amistoso contra o Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

amistoso disputado no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o time recebeu a faixa de Bicampeão Brumadense de Futebol. A solenidade de entrega das faixas foi realizada pelos jogadores do Vitória da Conquista, que aproveitaram o amistoso como preparatório para a temporada 2018. Na oportunidade, eles também apresentaram o seu novo treinador, Washington Stecanela Cerqueira, o popular Washington Coração Valente. O time brumadense soube equilibrar as ações na partida e se mostrou um adversário à altura, segundo as avaliações feitas pelo treinador, único representante do sudoeste na elite do futebol baiano, que disputará também a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão. Para os jogadores do Umburanas, o amistoso foi considerado um marco histórico, levando em consideração o recebimento das faixas por uma equipe que pode se consagrar campeã estadual, além de marcar a estreia do novo treinador, uma aposta do Conquista para galgar mais holofotes no cenário do futebol. “Para nós, foi uma experiência que nunca será apagada das nossas memórias. Tivemos esse privilégio de dividir essa emoção com a nossa comunidade e torcemos para que o Washington e o Vitória da Conquista possam ter êxito em suas caminhadas, representando muito bem a nossa região e o nosso futebol do interior, seja a nível estadual ou nas competições nacionais. O Conquista hoje conta com a torcida do Umburanas e da comunidade brumadense”, disse o capitão e membro da diretoria do Umburanas, Ney Rocha.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.


Bandidos tentam arrombar caixa eletrônico dentro de hospital em Vitória da Conquista
Bandidos tentaram arrombar um caixa eletrônico do Hospital São Vicente [Santa Casa de Misericórdia], em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A situação ocorreu na madrugada de domingo (10). Dois homens encapuzados arrombaram o cadeado e tentaram arrombar, com um maçarico, o caixa eletrônico que fica dentro do hospital. Os seguranças do local perceberam que a porta que dava acesso ao caixa estava aberta e com sinais de arrombamento, e chamaram a polícia. Os bandidos não conseguiram levar nenhum dinheiro ou equipamento. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. Não há prazo para o caixa eletrônico ser reativado.

Atletas de Brumado se destacam no Campeonato de Jiu Jitsu Open em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Neste final de semana, foi realizado o Campeonato de Jiu Jitsu Open Conquista 2017, na cidade de Vitória da Conquista. Representando o município de Brumado, 10 (dez) atletas da Academia Aranha Fight Team Assad BJJ, sendo 08 (oito) crianças e 02 (dois) adultos, participaram da competição. No total, a equipe conquistou 04 (quatro) medalhas de ouro, 06 (seis) de prata e 02 (duas) de bronze. A aluna Eduarda Cordeiro foi o grande destaque do campeonato, saindo do evento com três medalhas, 02 (duas) de ouro e 01 (uma) de prata. A professora Alexandra Cardoso, que conduziu a equipe na competição, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

WSouza Sistemas oferece curso de programação 100% presencial em Brumado

Uma das maiores empresas de desenvolvimento web da região, a WSouza Sistemas irá oferecer o primeiro curso de programação 100% presencial em Brumado. Para se inscrever, basta doar 2 kg de alimento não perecível. A empresa já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Agora, a WSouza Sistemas está abrindo suas portas para ensinar a arte do desenvolvimento de sites, sistemas e jogos para computadores e desktop. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

Comitê do Contas realiza nova deliberação sobre irrigação do agronegócio em Piatã Foto: Divulgação/Modera

Em reunião no último dia 7, no Posto Avançado do Inema, em Jequié, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas realizou importantes deliberações, a exemplo da aprovação de parecer jurídico sobre os instrumentos usados a fim de legalizar a captação de água para irrigação do agronegócio em Piatã. Na oportunidade, o técnico do Inema, Maurílio Fernandes, falou sobre a elaboração do Plano de Bacia, que vem se arrastando desde 2013. Outro assunto importante da plenária foi a proposta do professor da Uesb, Ricardo Jucá, para que seja realizada uma campanha de combate ao uso de agrotóxicos, por meio de atividades de comunicação social e seminários. Também foi discutida a formação de Câmaras Técnicas e Regionais para auxiliar os trabalhos do comitê, bem como o calendário de reuniões do comitê para 2018. Uma plenária extraordinária será realizada na cidade de Brumado. 

Comitê do Contas realiza nova deliberação sobre irrigação do agronegócio em Piatã Foto: Divulgação/Modera

O assunto de maior relevância foi a aprovação do parecer jurídico sobre as licenças para a captação de água destinada à irrigação do agronegócio em Piatã, decorrente da aprovação da proposta de representação junto ao Ministério Público, apresentada pelo Modera. Na proposta consta o requerimento para que sejam investigados os fatos a partir de abertura de Inquérito Civil, referente ao Licenciamento Ambiental expedido pela Portaria 10.268, que ignora a Deliberação 19/2014 do comitê. A portaria autoriza a construção de barramento com altura máxima de 17 metros no Riacho das Pedras, em Piatã, para acumular até 9.589.375 m³ de água. O riacho faz parte da rede de drenagem das nascentes do Rio das Contas. O parecer argumenta que a construção do barramento poderá por em extinção uma espécie endêmica de piaba e contribuir para ocasionar impactos ambientais negativos. Aprovado o parecer jurídico, esse documento será encaminhado ao Ministério Público Estadual, ao Governo do Estado e ao Fórum Baiano de Comitês.

Cantor morre eletrocutado ao instalar som em igreja

O cantor gospel Danilo Alves Varanda, de 24 anos, morreu após levar um choque enquanto instalava o som para a apresentação dele em uma igreja de Jaú do Tocantins, no sul do estado. O local estava lotado de fiéis que aguardavam o início do culto. Danilo chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. De acordo com a Polícia Militar, um dos fiéis percebeu o acidente e tirou o fio da tomada. Amigos informaram ao G1 que Danilo chegou a conversar um pouco e disse que não estava se sentindo muito bem. Uma ambulância foi chamada para levá-lo ao Hospital Regional de Gurupi. A suspeita é que ele tenha sofrido uma parada cardíaca em função do choque. O acidente foi na noite de sexta-feira (8). O cantor também trabalhava como funcionário público em São Valério do Tocantins e estava em Jaú para participar de um congresso de jovens da Assembleia de Deus. O evento foi cancelado após o caso.

Arquivo