Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2017
Waldenor acompanha entrega da nova ala de UTI e destina R$ 500 mil para saúde em Brumado Foto: Vinícius Brito

Na quinta-feira (21), o deputado federal Waldenor Pereira (PT) esteve ao lado do governador Rui Costa (PT) no município de Brumado. Na oportunidade, o parlamentar acompanhou a entrega da nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O deputado comemorou mais um investimento do Governo do Estado no município e a parceria com o governador. Waldenor destacou ainda o trabalho do seu mandato e do deputado estadual Zé Raimundo na cidade. “Também reforçando a saúde de Brumado, estamos destinando, por meio de emendas parlamentares, R$ 500 mil para o Hospital Professor Magalhães Neto para a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico, ampliando a assistência à saúde no município”, ressaltou. Por fim, Waldenor também ressaltou uma série de ações e investimentos do seu mandato e do deputado Zé Raimundo em Brumado, como a viabilização de sistemas de abastecimento de água, pavimentação de rua na Vila Presidente Vargas, entrega de tubos e caixas para abastecimento na zona rural, entrega de tratores para o fortalecimento da agricultura familiar e a intermediação na recuperação de estradas.

Prefeitos de Livramento e Paramirim criam impasse para instalação da policlínica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) esteve reunido na prefeitura de Brumado com os prefeitos dos 21 municípios que compõem a microrregião no intuito de tentar consolidar a formação do consórcio regional de saúde e, através desta, lançar a licitação para o início das obras da policlínica regional. Havia a expectativa de que ainda na quinta-feira (21) fosse dado o aval dos gestores para a consolidação do consórcio. Porém, os prefeitos de Paramirim, Gilberto Brito (PSB), e Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, lideraram um bloco que criou uma objeção à instalação da policlínica no município de Brumado. A reunião debateu vários aspectos envolvendo a logística e até mesmo a posição geográfica da fronteira brumadense com os demais municípios da regional. Logo após o encontro, o site Achei Sudoeste tentou extrair as informações do próprio governador a respeito do que havia sido definido e o mesmo respondeu apenas que “nada foi definido ainda”. 

Prefeitos de Livramento e Paramirim criam impasse para instalação da policlínica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A resposta do governador refletiu no ar de decepção do prefeito brumadense e dos demais administradores que defendem a policlínica em Brumado, pois, com o impasse, a oportunidade de o governador anunciar a licitação para a obra foi novamente adiada. Nossa reportagem ouviu o prefeito livramentense e o mesmo defendeu que a unidade deve ser instalada em sua cidade, destacando que o município, juntamente com a cidade de Paramirim, reúne as condições geográficas e de logística para agregar o empreendimento de saúde, além de argumentar que o deslocamento regional seria facilitado com a unidade mais centralizada. Embora concorde que no momento Brumado reúne as melhores condições para receber a unidade de saúde, o prefeito de Paramirim frisou o aspecto de captação econômica do seu município, que, segundo ele, possui alguns atendimentos à frente de outros municípios do mesmo porte e, com a policlínica em Brumado, a cidade poderia perder alguns subsídios da saúde. A indefinição foi considerada momentânea pelo vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira, que acredita que, até janeiro de 2018, todos os prefeitos estejam alinhados com a proposta de instalação da policlínica em Brumado, ocasião em que os gestores devem voltar a se reunir com o governador.

Quatro ficam feridos após colisão frontal entre dois carros na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: PRF

Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave, após uma colisão frontal entre dois carros de passeio, ocorrida por volta das 12h desta quinta-feira (21), na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Entre os feridos gravemente está uma criança. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu próximo ao entroncamento do distrito de José Gonçalves. A colisão teria ocorrido durante uma tentativa de ultrapassagem. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas e nem para qual hospital elas foram encaminhadas.

Vereadora Ilka Abreu faz balanço do seu mandato durante sessão legislativa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a sessão de encerramento da Câmara Municipal de Brumado, a vereadora Ilka Abreu (PR) fez um balanço do seu mandato. Na oportunidade, ela ressaltou as preposições apresentadas em benefício da comunidade. “Quem nos acompanha sabe o nosso empenho e esforço para que conseguíssemos nossas proposições. Solicitamos e fomos atendidos em algumas delas, como as limpezas das aguadas e abertura de cacimbas nas Fazendas Tanquinho, Riacho Fundo, Araponga e Conceição, patrolamento e limpeza das Ruas Rui Barbosa Pinto Silva, no Bairro Santa Tereza, e na Rua Gustavo Henrique Oliveira Meira, no Bairro Olhos D'água. O ano de 2017 foi de conquistas e vitórias”, avaliou. Abreu ainda falou sobre as dificuldades vivenciadas, mas salientou que as mesmas fazem parte da trajetória de vida. “Sempre estive engajada na busca para avançar o nosso município, com o meu gabinete aberto e muito bem visitado. Continuaremos lutando nos próximos anos para uma Brumado melhor”, finalizou. 

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros dentro de uma lan house, na quarta-feira (20), na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi atacada por dois homens armados, no momento em que usava um dos computadores do estabelecimento. Conforme a polícia, um dos criminosos entrou primeiro no local, atirou diversas vezes no jovem e, em seguida, saiu. Depois, o outro também entrou e baleou a vítima mais vezes. A dupla, que ainda não foi identificada, fugiu após a ação. O jovem morreu dentro da lan house. De acordo com o G1, o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde foi periciado. O jovem foi identificado pela polícia como Carlos Brandão Santos. De acordo com o delegado Isaías Pereira, titular da cidade, a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas no município, e a suspeita é de que isso tenha relação com o homicídio. O caso está sob investigação. “Ele [o jovem] tinha envolvimento com o tráfico e não morava mais em casa. Familiares contaram que ele estava relatando que estava com medo. Ele disse que estava sendo ameaçado”, contou.

Virada de preços no Brumado Sunset nesta sexta-feira (22) à meia-noite

O Brumado Sunset acontece neste sábado (23) e o clima de ansiedade e alegria já tomou conta da cidade. Nessa atmosfera festiva, a produção do evento informa que acontecerá à meia-noite desta sexta-feira (22) a virada de preços. Àqueles que ainda não adquiriram os seus ingressos devem procurar um dos inúmeros postos de venda e garantir o seu. Na programação da festa tem: Nayara Azevedo, Léo Magalhães, Faan Estourado, DJ Rafa Gouveia, Yara Vellasco e Seu Maxixe.

Programa Avante Sertanejo é reformulado em Brumado

A Lei nº 1.824, que reformula o programa Avante Sertanejo (PAS), criado pela Lei nº 1.514 e executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc, foi publicada no Diário Oficial do Município, edição de terça-feira (19). O programa foi reformulado com os seguintes objetivos: inserir as famílias cadastradas no Plano de Desenvolvimento Social, elevar o conhecimento, a qualidade de vida, e a autoestima das famílias, promover o acompanhamento socioassistencial das famílias e contribuir para a autossustentabilidade das famílias. O Avante Sertanejo desenvolverá atividades para atender famílias de baixa renda que se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Será feito o cadastramento de até 1 mil famílias com renda per capita ate ¼ do salário mínimo vigente, tendo em sua composição e crianças e adolescente, até 500 famílias, através de avaliação de técnicos da Sesoc.

Deputada Ivana Bastos comemora entrega de nova ala da UTI no hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (21), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) participou, ao lado do governador Rui Costa (PT), da inauguração da nova ala da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado.  “A população precisa desses investimentos para melhorar a qualidade e aumentar o acesso à saúde, principalmente no interior do estado. Com a nova ala, a saúde para 21 municípios ganha um reforço muito importante. Estamos muito contentes com essa entrega”, contou Bastos.  

Projeto de concessão de título a juiz é retirado de pauta e gera debate na Câmara Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pela segunda semana consecutiva, o projeto de resolução 023/2017, que concede o título de cidadão brumadense ao Juiz Genivaldo Alves Guimarães, foi retirado de pauta e gerou um debate acalorado entre os vereadores durante a última sessão legislativa do ano. A retirada do projeto de pauta teve o consentimento de toda a bancada aliada, assinada pelo líder do prefeito na Câmara, o vereador Reinaldo Brito (PSB), o Rey de Domingão. Autor da resolução, o vereador José Ribeiro Neves (PT) questionou os reais motivos da decisão, pois, do seu ponto de vista, não foi apresentada uma justificativa plausível. O parlamentar chegou a mencionar que os vereadores seguiram uma orientação do prefeito, que estaria manipulando a bancada contra a concessão da cidadania ao juiz. Em defesa da bancada, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, argumentou que o projeto foi retirado de pauta para que os parlamentares possam fazer uma avaliação mais ponderada e segura acerca da concessão do título ao magistrado. 

Projeto de concessão de título a juiz é retirado de pauta e gera debate na Câmara Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O autor da resolução fez citações de outras personalidades que receberam a honraria sem nunca terem prestado relevantes serviços em prol da comunidade, a exemplo do Desembargador Lourival Almeida Trindade, que recebeu a indicação do presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT). “Pessoas que nunca tiveram uma influência na vida social ou no desenvolvimento da nossa cidade receberam dessa câmara o título de cidadão brumadense. E agora esse parlamento vem questionar a honraria de titularidade a Dr. Genivaldo, que há 07 anos fixou residência em Brumado e tem colaborado com a nossa justiça em seus diversos aspectos? O que esta câmara está fazendo é vexatório para o nosso município”, lamentou o vereador, que, mesmo com o projeto fora da pauta, leu a justificativa do mesmo durante o seu tempo de considerações finais.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Lei regulamenta férias e 13º Salário dos Agentes Políticos do Município de Brumado Foto: Reprodução

A Lei nº 1.825, de 18 de dezembro de 2017, regulamenta as férias e o décimo terceiro subsídio dos Agentes Políticos do Município de Brumado. Segundo a legislação, as férias dos agentes políticos do Município serão remuneradas com o acréscimo de um terço do valor dos respectivos subsídios. Já o 13º Salário corresponderá a 1/12 (um doze avos) do subsídio mensal, por mês de efetivo exercício. Este poderá ser pago em duas parcelas. Para que os agentes políticos façam jus ao recebimento das verbas regulamentadas pela referida lei devem manifestar, expressamente, junto aos Departamentos de Recursos Humanos dos Poderes Executivo e Legislativo, conforme o caso.

Brumado: Uneb divulga edital do Curso de Especialização em Literatura Brasileira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (21) o edital de abertura para as inscrições da 4ª turma do Curso de Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos, ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), da Uneb, em Brumado. As inscrições terão início no dia 15 de janeiro de 2018, com encerramento no dia 31 de janeiro de 2018. No total, serão 40 vagas. Os interessados devem se dirigir ao Departamento/Núcleo de pesquisa e extensão - NUPEX, de 08h às 12h e de 14h às 16h, de segunda a sexta-feira; ou, pelo Correio, com postagem exclusivamente pela modalidade Sedex, no prazo da inscrição, com o seguinte endereçamento: Uneb, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 300, Centro, Brumado, CEP: 46.100-000, A/C da Coordenação da Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos. 

Prefeitura de Brumado avalia imóveis para ampliar e construir escolas no município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicada no Diário Oficial do Município na quarta-feira (20), a Portaria nº 530 constitui comissão para realizar avaliação de imóveis urbanos para fins de aquisição. A portaria leva em consideração a necessidade de construção e/ou ampliação de escolas municipais dotadas de equipamentos e instrumentos que possibilitem a prática de diversas atividades complementares para consolidação do processo de ensino-aprendizagem para incrementar o ensino no município. Os imóveis estão localizados na Rua Teodora da Silva Leite, no Bairro Santa Tereza, Rua Albino Viana, no Bairro Olhos D’água, e Rua Marquesa dos Santos, no Bairro Dr. Juracy. A comissão terá três dias para apresentar o laudo de avaliação.

Secretaria do Legislativo Brumadense funcionará em horário especial durante o recesso parlamentar

Publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta terça-feira (19), a Portaria nº 125/2017 dispõe sobre o horário de funcionamento da Secretaria da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado durante o Recesso Parlamentar, compreendido entre 21 de dezembro e 1º de fevereiro de 2018. A secretaria passará a funcionar de 8h às 12h no período.   

Beto Maradona recebe nova ambulância para atender as demandas de Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, ao lado do vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Henrique (DEM), recebeu nesta quinta-feira (21), uma ambulância do governador Rui Costa (PT), para atender as demandas da saúde pública municipal. Segundo o gestor caculeense, a ambulância foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), que também destinou uma para a cidade de Ibiassucê. “Agradeço ao deputado Luciano Ribeiro que não mede esforços em ajudar a população de nossa terra e região. Essa ambulância é para reforçar a nossa frota de veículos destinados a saúde pública de Caculé”, ressaltou. 

Eduardo Vasconcelos e Rui Costa inauguram UTI no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o governador Rui Costa (PT) inauguraram a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva - UTI, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. Cerca de 160 mil baianos da região serão beneficiados com dez leitos adulto e dez leitos neonatal. “Com esses novos leitos, o hospital de Brumado passa a poder realizar diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes não estava habilitado a fazer, por não ter uma UTI de retaguarda. Estas unidades, tanto a adulta, quanto a neonatal, vão ajudar a salvar muitas vidas”, destacou o governador. Considerada de médio porte, a unidade faz parte da Rede de Atenção às Urgências e da Rede Cegonha da Região de Saúde de Brumado. 

Eduardo Vasconcelos e Rui Costa inauguram UTI no Hospital Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O hospital oferece serviços de urgência, atendimento à gestação de alto risco, atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de apoio diagnóstico e terapêutico. Por ano, são realizados 70 mil atendimentos na unidade, incluindo 60 partos por mês. Segundo o diretor-geral da unidade, Bruno Andrade, com a inauguração, o município passa a ter possibilidade de abrir novos serviços em um futuro próximo, como procedimentos de cardiologia intervencionista e neurocirurgia.

Articulação do deputado Luciano Ribeiro garante elevação da Comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com articulação do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), líder da oposição, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a Comarca de Brumado, foi elevada para Entrância Final, na última terça-feira (19). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar apresentou o requerimento de dispensa de todas as formalidades regimentais, para a aprovação imediata do Projeto de Lei nº 22.581/2017, de autoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No documento, com a assinatura de Ribeiro, a proposta foi para plenário e aprovada por unanimidade. “A nossa articulação política na Assembleia foi de suma importância para a aprovação da proposta, pois sabemos que os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, seriam beneficiados”, disse o deputado. 

Verão tem início majestoso em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estação mais quente do ano começou às 13h28 desta quinta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2018. O primeiro dia do verão no município de Brumado foi iniciado com um sol majestoso por volta de 5h40. Coincidentemente, a cidade encontra-se em festa com a inauguração da UTI e os anúncios do governador Rui Costa(PT) com novos investimentos em obras estruturais para beneficiar o município e a microrregião. Nas primeiras horas da manhã de hoje, os termômetros registraram 23°C de temperatura, com o céu parcialmente encoberto de nuvens, e umidade do ar em 65%, sem previsão de chuva.

IPVA fica em média 3,16% mais barato em 2018 na Bahia Foto: Divulgação/Detran

A Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) divulgou nesta quarta-feira (20) a tabela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2018. A redução média, levando em consideração todos os tipos de veículos, é de 3,16%, tomando por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe). O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, e a frota tributável da Bahia é de cerca de 1,9 milhão de veículos. A redução mais significativa é de 6,8%, para os caminhões. O IPVA dos automóveis registra queda de 3,7%; o das motos, de 2,25%; o de ônibus e micro-ônibus, de 4,36%; e o de veículos utilitários, de 3,82%. A pesquisa foi realizada Fipe com base nos preços praticados em outubro de 2017. A portaria que oficializa os prazos para quitação do IPVA 2018 foi publicada também no Diário Oficial do Estado.

Vereador Elias Piau abandona bancada de oposição e se une ao prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Elias Pereira, o Piau, dedicou seu último pronunciamento do ano na Câmara de Vereadores de Brumado, na quarta-feira (20), para anunciar que está abandonando a bancada de oposição e se unindo à base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O parlamentar declarou que estava se curvando aos empenhos da Administração em prol do crescimento do município e das comunidades que formam a sua base eleitoral. “O prefeito tem olhado com muita sensibilidade para o Bairro Baraúnas, bem como para a nossa comunidade de Itaquaraí e aos mais humildes do município. Dessa forma, me junto a esse grupo acreditando que unidos vamos fazer muito pelo povo brumadense”, pontuou. O próprio prefeito, que esteve presente à sessão de encerramento do ano, recepcionou o vereador em sua base aliada no parlamento local. O gestor, que já tinha maioria absoluta na Câmara, agora conta com 11 vereadores em sua base, enquanto a bancada de situação se mantém apenas com os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e Edmilson Aguiar (PV), o Lek Cabeleireiro. 

Vereador Elias Piau abandona bancada de oposição e se une ao prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“É importante que tenhamos nessa casa a palavra da objeção, que leva os projetos para os campos de debates, nos ajudando a ajustar nossos projetos visando melhorias para a comunidade. Defendo que toda a unanimidade é burra. Porém, também sabemos valorizar aqueles que compartilham conosco dos interesses de fazer nossa cidade crescer e prosperar e dessa forma damos as boas vindas ao vereador Elias Piau, que entendeu a nossa proposta de direcionar e projetar Brumado para o futuro”, completou o prefeito. As especulações anteriormente anunciadas sobre a possível migração do vereador se concretizaram. Agora, a perspectiva é de que o mesmo também decole do Partido Verde e com pouso no Partido Comunista do Brasil (PC do B), a convite do vice-prefeito Édio Pereira e do deputado federal Daniel Almeida. Porém, para não sofrer sansões da justiça eleitoral, o vereador só deverá realizar essa migração no próximo ano, durante o período de transição partidária.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) convoca oito estagiários aprovados no processo seletivo para vagas de nível médio e para vagas nas áreas de Direito e Jornalismo. Para a unidade em Salvador são convocadas as estudantes Giovanna Martins Sampaio, de Direito, e Raquel Moreira Saraiva, de Jornalismo. Os estudantes de Direito Thayna Oliveira, Linda Ohanna e Pedro Carneiro Carmo foram convocados para Ilhéus e Ana Luisa Meireles Barbosa, para Guanambi, respectivamente. Millena Fernanda de Sousa Ferreira e George de Oliveira Almeida são convocados para o estágio em nível médio nas PRMs Campo Formoso e Irecê, respectivamente. Os candidatos habilitados deverão comparecer à respectiva unidade para a qual concorreram à vaga no dia 10 de janeiro de 2018, às 14h – exceto em Irecê, na qual o convocado pode comparecer entre 8 e 12 de janeiro –, portando os documentos constantes nos Editais de Convocação, que podem ser encontrados na página do candidato.

Almoço com o governador definirá formação do consórcio para policlínica regional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os prefeitos da microrregião de Brumado estão endossando um pacote de pedidos elaborados pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o qual será entregue ao governador Rui Costa (PT) nesta quinta-feira (21). O intuito é o atendimento de algumas demandas para região, dentre as quais a construção do anel rodoviário interligando as BA-262 e 148 à BR-030, em Brumado, ampliando a malha viária de escoamento e centralizando o município como eixo comercial regional, além da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a inauguração do presídio e as obras do esgotamento sanitário de Brumado. O maior apelo dos gestores será pela aceitação da formação do consórcio regional de saúde a fim de que seja construída a policlínica regional em Brumado. O vice-prefeito do município, Édio Pereira (PCdoB), se tornou um articulador para reunir as assinaturas dos 21 prefeitos da regional a serem apresentadas ao governador. Uma reunião entre os gestores municipais e o chefe do administrativo estadual no gabinete do prefeito brumadense, após a solenidade de inaugurações, pontuará a formação do consórcio, a qual deverá ser anunciada abertamente a convidados durante um almoço fechado na Vila Catiboaba. Otimista, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos disse ao site Achei Sudoeste que a região será agraciada com um dos maiores e mais bem equipados investimentos na saúde que vem sendo aplicados em todo o estado.

Governo Temer é aprovado por 6% e reprovado por 74%, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (20) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Ótimo/bom: 6%; Regular: 19%; Ruim/péssimo: 74%; Não sabe/não respondeu: 2%. Na última pesquisa, feita em setembro, o governo do presidente Michel Temer atingiu o maior patamar de avaliação “ruim/péssimo” de toda a série histórica da pesquisa, iniciada em março de 1986, com o percentual de reprovação de 77%. Antes desse resultado, o pior nível havia ficado em 70% nas avaliações de julho deste ano (governo Temer) e de dezembro de 2015 (governo Dilma Rousseff). O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 7 e 10 de dezembro e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios. O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Ansiosos, brumadenses formam filas antecipadas para exames de oftalmologia na Feira de Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os atendimentos oftalmológicos na Feira de Saúde e Cidadania começaram nesta quinta-feira (21), mas já conta com uma grande procura pelos brumadenses, que desde o início desta quarta-feira (20) marcavam seus lugares, formando uma grande fila na frente da Biblioteca Jarbas Passarinho, na Avenida Otávio Mangabeira. A ansiedade para serem atendidos pelo projeto promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem sido tão grande que alguns dos pacientes até marcaram seus lugares com pedra enquanto retornaram para suas residências em busca de mantimentos e agasalhos para passarem a noite no local. A meta do projeto é atender 2 mil pacientes de oftalmologia durantes os dois dias restantes da feira no município.

Ansiosos, brumadenses formam filas antecipadas para exames de oftalmologia na Feira de Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Produtor rural transforma estrume de porco em gás de cozinha em Andaraí Foto: Reprodução/TV Bahia

Um produtor rural da cidade de Anadaraí, na região da Chapada Diamantina, instalou um biodigestor na propriedade dele que transforma o estrume do porco em gás de cozinha. A criação de suínos de seu Antônio Gomes de Lima fica em Umburanas, na zona rural do município. A atividade começou há três anos. Antes o produtor rural já trabalhava com o cultivo de produtos agrícolas. Preocupado com o que fazer com a grande quantidade de dejetos produzida pelos animais, seu Antônio teve a ideia de instalar o biodigestor e ainda gerar uma economia no orçamento, já que usa o gás produzido pelo equipamento para cozinhar, quando está na propriedade. “[Pensei] tenho que fazer alguma coisa pra dar sumiço nesses dejetos”, conta seu Antônio. No sistema usado por seu Antônio, os dejetos dos animais são direcionados para um tanque, que armazena tudo por algumas horas ou dias. O biodigestor é fechado, ou seja, não permite a entrada de ar. É dentro dele que ocorre a fermentação ou a degradação da matéria. Em alta temperatura, o resíduo orgânico produz bactérias que geram acetato, um tipo de ácido, que gera o gás metano, o biogás. Com o sistema, seu Antônio economiza não compra o gás de cozinha convencional, vendido a cerca de R$ 70 o botijão. “Eu não tenho mais esse problema. Me livrei da conta de gás, agora eu quero me livrar da conta de luz”, disse ao G1.

Arquivo