Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/2018
Guardas municipais duelam pela liderança do Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As eleições para a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Brumado (Sindsemb) estão acirradas. Disputam o cargo dois guardas municipais, Jerry Adriano e Agnaldo Augusto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Adriano falou sobre as propostas de sua chapa, a Avante Companheiros, para a representatividade dos servidores. Segundo ele, a ideia é resgatar a união entre os servidores públicos do município. “O sindicato, hoje, está desacreditado. Há quatro anos não tem aumento e muita perda salarial. A gente tem a intenção de buscar toda essa perda que tivemos durante todo esse período”, disse. Caso seja eleito, Adriano afirmou que buscará um diálogo amigável com a administração a fim de que as propostas do sindicato sejam aceitas. Encabeçando a chapa 2, Agnaldo Augusto disse que buscará efetivar o Plano de Cargos e Salários da categoria, além dos aumentos salariais. Augusto declarou ainda que buscará um diálogo aberto com a administração, ressaltando como vantagem que o Sindsemb é o único sindicato que o gestor reconhece de defesa do servidor público municipal. “Vamos tentar ter uma conversa honesta com o gestor, mostrar a deficiência do salário do servidor público e ver o que ele poderá fazer para ajudar a categoria”, destacou. As eleições acontecem nesta quinta-feira (27), na sede do sindicato.

Ex-governador do Espírito Santo é morto a tiros em Vitória Foto: Reprodução/G1

O ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, de 77 anos, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (26) em Vitória. De acordo com informações do G1, ainda não há informações sobre a motivação do crime. O autor dos disparos fugiu, mas foi preso em seguida. Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, mas Camata não resistiu e morreu no local. O crime aconteceu na Praia do Canto. Depois de ser detido, o autor do crime foi encaminhado para prestar depoimento ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986 e também ocupou o cargo de senador entre 1987 até 2011. Ele também já foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.

Roque Fraga reassume coordenação e 18ª Ciretran Brumado retoma atividades nesta quinta-feira (27) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Roque Antônio Fraga foi reconduzido ao comando administrativo da 18ª Ciretran no município de Brumado. O coordenador reassume o cargo temporariamente após o escândalo de fraude que culminou na prisão do ex-coordenador Kléber Leal e do assistente Sebastião Silveira, além de mais seis servidores detidos durante a operação Hot Doc, que ocorreu no dia 20 de dezembro. O site Achei Sudoeste esteve presente na sede do órgão, na quarta-feira (26), e apurou que uma equipe de fiscalização do Detran permanece na circunscrição regional de trânsito realizando vistorias no intuito de garantir a continuidade dos serviços na cidade. O novo coordenador preferiu não gravar entrevistas no momento, mas assegurou que os trabalhos de atendimento ao público serão retomados nesta quinta-feira (27). O ex-coordenador e os assistentes continuam detidos na delegacia de Brumado. Nossa reportagem tentou contato com os advogados de defesa, mas os mesmos declararam que só irão se pronunciar após vencer alguns trâmites para soltura dos seus clientes. Da mesma forma, o delegado coordenador regional da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo, que comandou a operação na última semana, também preferiu não fazer declarações, uma vez que a operação segue em curso sob sigilo de novas informações.

Brumado: Justiça decreta prisão preventiva de ex-coordenador da 18ª Ciretran e mais duas pessoas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz Rodrigo Souza Britto, da Comarca Criminal de Brumado, converteu as prisões temporárias, que são de cinco dias, a contar da data da prisão, de Kléber Tadeu Leal Cambuí, ex-coordenador da 18ª Ciretran, de Sebastião Alves Silveira, ex-servidor público do órgão, e do empresário Osvaldo Souza Oliveira, proprietário de uma autoescola na cidade de Livramento de Nossa Senhora, em preventiva, ou seja, sem prazo para terminar.  Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão do magistrado foi proferida na última sexta-feira (21). De acordo com o documento, na hipótese dos autos, a prisão preventiva se justifica para garantia da ordem pública, pois existem inúmeros indícios (como o relatório de interceptação telefônica e interrogatório dos indiciados) de que os representados integram uma organização voltada à prática sistemática de delitos contra a administração pública, especialmente para a realização de fraudes na expedição de CNH e documentos de veículos. “Além disso, há o risco de interferência na instrução processual. Pelos depoimentos colhidos na Delegacia, constata-se que os representados exerciam as suas respectivas funções públicas por força de influências políticas. Este fato lhes possibilitou, em razão do temor proveniente desta posição, praticar, de forma reiterada, as fraudes na expedição de CNH e registro dos veículos, sem serem denunciados ou contestados”.

Brumado: Justiça decreta prisão preventiva de ex-coordenador da 18ª Ciretran e mais duas pessoas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo o juiz, não se está afirmando que os políticos indicados no inquérito tenham participação nos delitos ou que sequer sabiam das ilicitudes, até porque não existe qualquer elemento apto a demonstrar este fato. Contudo, esta posição permitiu aos representados a prática dos crimes sem contestação, devido ao temor proveniente da chamada “costas largas”. Ou seja, eles usaram as suas respectivas ligações políticas para ter controle sobre as decisões e condutas dos funcionários, bem como promover as fraudes sem serem contestados. “Decerto, Kléber, de acordo com o inquérito, foi indicado para o cargo por seu primo Nelson Leal, Deputado Estadual, e usava esta influência política (ainda que sem o seu conhecimento) para se manter no cargo a despeito das constantes ilegalidades presenciadas por muitos funcionários, que não contestavam por temor. Por sua vez, Sebastião tem uma forte ligação com Kléber, que lhe permitiu amplo acesso ao Detran. O mesmo ocorria com Osvaldo, que, segundo informações, tinha o apoio político do Deputado Federal Ronaldo Carleto, utilizando essa influência para se manter praticando os delitos (ainda que sem o conhecimento do Deputado). Ademais, devido a estas ligações políticas, os representados tiveram acesso a sistemas restritos na Administração e grande poder de influência e decisão, inclusive por meio do uso da coerção. É evidente que estas influências, da mesma forma lhes possibilitou praticar os delitos sem contestação, podem interferir no ato de colheita de elementos probatórios voltados ao esclarecimento de qualquer dos crimes durante a instrução processual, o que justifica a decretação da preventiva”, sentenciou.

Caesg realiza sonho de criança de Maiquinique de visitar as instalações da unidade Foto: Divulgação/Caesg

Um menino de 12 anos, morador da cidade de Maiquinique, realizou o sonho de conhecer as instalações de um quartel da Caesg e de andar em uma viatura. Ele foi convidado pela própria Cipe Sudoeste para fazer um tour pelo local. Os policiais ficaram bastante emocionados com a visita. “Tomados por grande emoção, pudemos ver que somos muito mais que simples protetores sociais. Pudemos ver que a vida só tem sentido ser vivida, se pudermos fazer outras pessoas felizes. Hoje, foi mais um desses maravilhosos dias, onde pudemos fazer mais uma pessoa feliz, realizando o seu sonho e contribuindo para fortalecer a corrente do bem que une a PM à sociedade. Que esta simples visita sirva para que entendamos que cada policial militar é um protetor incondicional da sociedade, porém, muito mais que isso, são heróis reais que inspiram pessoas a fazer o bem. Parabéns, Agno. Nós é que agradecemos por ter podido lhe proporcionar este tão sonhado dia”, disseram.

Elementos são presos com drogas na cidade de Caetité Foto: Divulgação/PM

Na tarde desta terça-feira (25), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional avistou dois indivíduos em atitude suspeita na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Durante a abordagem, um dos elementos fugiu, enquanto que uma suspeita, identificada apenas como Kilmara, permaneceu e com a mesma foram encontrados dois pequenos tabletes de substância análoga à maconha. A guarnição deslocou- se então até a residência da prima de Kilmara, pois esta alegou ter deixado o restante da droga no local. Foi encontrado na residência o companheiro de Kilmara, Daniel, e com ele mais um tablete de maconha - a residência estava sob a responsabilidade de Alaine, prima de Kilmara. Ao perceber a presença da polícia, o companheiro de Alaine, Jonh Celin, tentou fugir do local pulando alguns muros e acabou caindo e lesionando a cabeça. O Samu foi acionado e prestou socorro ao mesmo. Os indivíduos foram apresentados na sede da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Guanambi.

Guanambi pagará o dobro do valor do cachê para Zezé di Camargo e Luciano em relação a Salvador

A prefeitura de Guanambi, a 140 km de Brumado, pagará o dobro do valor para os irmãos Zezé Di Camargo & Luciano, em relação ao cachê cobrado para a prefeitura de Salvador. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a dupla tocará no dia 30 de dezembro na cidade de Salvador, durante o Festival Virada, com um cachê de R$ 180 mil. Já em Guanambi, os irmãos tocarão no dia 31 de dezembro, com um cachê de R$ 360 mil, ou seja, o dobro que será pago pela capital baiana. Além dos sertanejos, a festa terá Grupo SambaPrime, Mounir Caldas , Grupo Samba com Dendê e a dupla, Fael Miranda e Vera Caldas.

Guanambi pagará o dobro do valor do cachê para Zezé di Camargo e Luciano em relação a Salvador
Homem morre após levar um soco na boca no município de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 37 anos morreu depois de levar um soco na boca. O caso aconteceu próximo ao distrito de Sussuarana, no município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, na noite desta terça-feira (25). A vítima residia na Fazenda Valoroso. segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o agressor ainda não foi identificado. Anselmo Benedito dos Santos foi socorrido pelo cunhado, que acionou o Samu 192. No local, os socorristas apenas constataram que a vítima já tinha ido a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Clínica Mais Vida: O que é mindful eating?

Afinal o que é mindful eating? Vamos começar falando sobre o que não é. Não é uma nova dieta, nem uma nova ferramenta de emagrecimento, nem uma reprogramação de comportamento, não é a classificação e rotulação de alimentos entre certos e errados, e também não é só comer sem distrações. Mindful eating significa comer com atenção plena. Mindful eating que funciona junto com o intuitive eating; é a alimentação consciente e intuitiva, é se alimentar estando aqui e agora, com todos os nosso sentidos voltados para o momento da refeição: olfato, paladar, audição, visão e tato. É uma forma de ver a alimentação baseada nos sinais naturais do corpo (fome/saciedade). Não existe na comunidade cientifica a terminologia alimentação consciente e intuitiva. Este termo acabou surgindo com a necessidade da junção das duas linhas filosóficas na nutrição: alimentação consciente e alimentação intuitiva. O mindful eating é uma linha filosófica de trabalho que tem o objetivo de criar um relacionamento saudável entre comida, corpo e mente, sendo possível conduzir o indivíduo em uma busca pelo entendimento do seu relacionamento com a comida, pelo despertar da sua consciência sobre comportamentos alimentares que lhe fazem mal, possibilitando-o redescobrir a sua autonomia para se alimentar de forma tranquila, respeitando seu corpo e vivendo em paz com a alimentação. Comer de forma “mindful” significa comer com atenção, explorando o momento, descobrindo sabores, respeitando os limites e desejos, sem julgar o alimento escolhido e assim aprendendo sobre sua relação com o corpo e a comida. O mindful eating e o intuitive eating (alimentação consciente e alimentação intuitiva) são linhas que promovem trabalhar a alimentação do indivíduo de dentro pra fora, permitindo que assim em parceria com o nutricionista cada paciente/cliente possa encontrar a sua forma de se alimentar através da preferência, escolha, preparo e no ato de comer. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Tanhaçu: Mulher é autuada em flagrante por tráfico de drogas em residência Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Em radiopatrulhamento pelo município de Barra Estiva, uma guarnição da Caesg recebeu informações de que um indivíduo, conhecido como Pardal, estava escondido em uma casa na Rua Limoeiro, no Bairro do Campo, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado. Ele é acusado de roubo de carga de eletrodomésticos na cidade de Vitória da Conquista e prática de roubos e tráfico de drogas. No local, o indivíduo conseguiu fugir com a chegada dos policiais, adentrando um matagal. Mesmo após incessantes buscas, o mesmo não foi localizado pela guarnição. Na residência, a companheira de Pardal autorizou a entrada dos policiais, que localizaram no quarto do casal 30 petecas de substância análoga à maconha, vários saquinhos plásticos utilizados na embalagem de entorpecentes, além de objetos e eletroeletrônicos de procedência não declarada. A mulher foi conduzida à delegacia de Brumado, juntamente com todo material, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Fechado laboratório de ecstasy que abastecia todo o país Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil do Distrito Federal fechou, em Santa Catarina, um laboratório que produzia drogas sintéticas em larga escala. Segundo investigações da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), os entorpecentes eram enviados para todos os estados do país, além de abastecerem o Distrito Federal. A produção era feita em um sítio na área rural de Joinville (SC). No local, os agentes encontraram máquinas que tinham a capacidade de fabricar 4 mil comprimidos de ecstasy por hora. De acordo com o G1, além dos equipamentos, foram apreendidos 1 mil comprimidos prontos para serem entregues, material suficiente para produzir outras 50 mil unidades de ecstasy, R$ 5 mil em dinheiro e dois carros de alto padrão, avaliados em quase R$ 200 mil. A operação, batizada de Merry Christmas, ainda foi responsável pela prisão de um homem de 29 anos. A identidade do suposto traficante não foi revelada pelos policiais para não atrapalhar as investigações. Segundo os investigadores, a droga saía do laboratório e era encaminhada aos traficantes da região, responsáveis pela distribuição nos estados. A venda dos comprimidos era feita por meio de aplicativos e em grupos criados nas redes sociais. Os interessados, então, faziam um depósito bancário e a substância era enviada pelos Correios. Em seguida, a droga era revendida em festas.

Detran confirma implantação da placa Mercosul na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Depois da atualização no sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) confirmou a implantação da placa Mercosul, em território baiano, nesta quinta-feira (27). O sistema do Detran-BA é interligado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que finalizou a sincronização sistêmica hoje à tarde. A troca de placas foi determinada pelo Denatran para ser aplicada em todos os estados, com o objetivo de oferecer mais segurança aos proprietários de veículos.

Empresa brasileira quer vender tratamento contra câncer 80% mais barato Foto: Divulgação

Uma empresa brasileira planeja lançar uma modalidade de tratamento contra o câncer que custa apenas um quinto do que é cobrado hoje. O plano, em curso já há alguns anos, é fazer uma versão própria e com estrutura distinta de moléculas de sucesso de grandes farmacêuticas como a Bristol Myers-Squibb (BMS), dona do Opdivo (nivolumabe) e do Yervoy (ipilimumabe), e da MSD (Merck, nos EUA), proprietária do Keytruda (pembrolizumabe). As alternativas são estudadas pela Recepta Biopharma, empresa que nasceu da junção de cientistas ligados ao Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer e empresários, e que é voltada ao desenvolvimento dos chamados anticorpos monoclonais -moléculas cuja nomenclatura termina em "mabe" ou "mab", de "monoclonal antibody", em inglês. Anticorpos monoclonais têm estrutura semelhante aos anticorpos produzidos pelo organismo de diversos animais, que têm como função geralmente atacar moléculas presentes em organismos ou estruturas invasoras. No caso, porém, os anticorpos monoclonais são fabricados para atacar uma região específica de determinado alvo, como um ímã que se gruda à parte metálica de um objeto. No caso do ipilimumabe, o alvo é uma estrutura que recebe o nome de CTLA-4. Já o alvo do nivolumabe e do pembrolizumabe é o chamado PD1. Tanto o CTLA-4 quanto o PD1 são proteínas presentes em células de defesa e que normalmente têm o papel de frear a ação do sistema imunológico do organismo, impedindo reações indesejadas e que podem desencadear doenças autoimunes (como artrite reumatoide e lúpus).

Brumado: Atletas do Ajax são selecionados para as divisões de base do Atlético-MG Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois atletas mirins, alunos da Escolinha de Futebol Ajax, da cidade de Brumado, foram selecionados para integrar as divisões de base do Clube Atlético Mineiro (CAM). Como descobridor de talentos na safra brumadense, o professor Zé Vereado já revelou vários nomes das pérolas local para o cenário do futebol nacional, dentre os quais Júnior Brumado, agora atacante no Bahia. Jonas Brito Almeida (10) e Calos Kauã Alves dos Santos (11) passaram pela peneira do Galo Mineiro, realizada no mês de julho, em Guanambi, e, na sequência, por mais duas etapas na sede do clube mineiro, onde foram selecionados pela comissão técnica das bases do CAM. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, os dois atletas viajaram na terça-feira (24) para uma competição ainda com o Ajax na cidade de São Gotardo, em Minas Gerais, onde participarão de uma competição a nível nacional, na presença de olheiros de várias partes do país. Já de malas prontas, em janeiro, os atletas mirins brumadenses desembarcam na capital mineira para serem integrados às divisões de base do clube.

Anvisa proíbe venda e implante de próteses mamárias da Allergan Foto: iStock/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira a comercialização e implantação de quatro modelos de próteses mamárias da empresa Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda. A medida tem caráter cautelar e o objetivo é permitir que seja realizada uma investigação mais aprofundada sobre a segurança das próteses.  A decisão foi tomada depois que a Agência Francesa de Segurança de Medicamentos e Produtos para a Saúde (ANSM, na sigla em francês) – com a qual a brasileira possui acordos de cooperação – determinou a suspensão da venda do produto, que é semelhante aos vendidos no Brasil. Para a comercialização das próteses na Europa é necessária uma certificação de conformidade da União Europeia. No entanto, o produto não recebeu o certificado de renovação. Esse documento é o equivalente ao registro que a Anvisa faz no Brasil. 

Brumado: Populares tampam buracos na BA-148 e protestam contra prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com carrinhos de mão e outros materiais, populares realizaram por conta própria o serviço de tapa buracos na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, início da BA-148, no município de Brumado. Durante a operação, os populares gravaram um vídeo em protesto contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), cobrando do mesmo atuação em prol dos serviços públicos. Eles apontam que a máquina está inoperante para atender as carências estruturais com os muitos buracos espalhados pela cidade - o problema da localidade perdura há um ano, desde as chuvas de dezembro de 2017. O vídeo viralizou nas redes sociais com vários compartilhamentos e críticas contra a atual gestão. Em um grupo relacionado às questões políticas local, o gestor rebateu os protestos, direcionando a culpa pelo caos na avenida ao governo do estado, que não tem dado atenção ao trecho. 

Brumado: Populares tampam buracos na BA-148 e protestam contra prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O gestor disse ainda que o município utilizou de recursos próprios para realizar melhorias de escoamento pluvial na região, o que era de responsabilidade da secretaria de infraestrutura do estado. “BA-148, obrigação do Estado. Já fizemos demais ao gastar dinheiro do município para fazer drenagem pluvial das águas que destruíram o asfalto; eliminamos a causa. Eliminar os efeitos é da competência de quem tem a jurisdição, a Seinfra”, escreveu o prefeito em resposta.  Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o governo do estado deu início a uma operação de reestruturação nas rodovias da região, atendendo a BA-148, porém o projeto ignorou a avenida, alegando que o trecho faz parte do perímetro urbano e, dessa forma, iniciou as obras nas proximidades do Parque de Exposições Gilson Brito, no Km 1 da rodovia. No entanto, o prefeito defende que o marco zero, como início da rodovia, está dentro da cidade, nas proximidades do Estádio Gilberto Cardoso, abrangendo a Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, apontada como via de entrada da BA-148, em Brumado.

Caminhada é a atividade física mais praticada do Brasil Foto: iStock/Getty Images

O Brasil é o país do futebol? Não é o que diz a mais recente pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde. O levantamento divulgado nesta semana mostrou um aumento de 24,1% no número de praticantes de atividades físicas nas capitais brasileiras, entre 2006 e 2017. A prática de corrida/caminhada foi a que mais cresceu (194%), enquanto o futebol caiu quase pela metade (43,5%). No mesmo período, o estudo revela uma maior procura pelas modalidades de luta, incluindo artes marciais, como o judô, o karatê e o kung fu. Nesse caso, o crescimento foi 109%. De acordo com a pasta, a caminhada é o exercício físico mais comum, sendo praticado por 33,6% da população. Na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%). Além disso, estima-se que 37% da população das capitais brasileiras façam, ao menos, 150 minutos de atividade física por semana, mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Fragmentada nos sete dias da semana, a duração é de, aproximadamente, 22 minutos diários.

Jovem de 21 anos é detido com drogas no Bairro Irmã Dulce em Brumado Foto: Divulgação/PM

Na noite da última sexta-feira (21), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional apreendeu na Rua B, no Bairro Irmã Dulce, em Brumado, um recipiente contendo substâncias semelhantes a crack e cocaína. No local, um jovem de 21 anos foi abordado e deito. O suspeito e o material apreendido foram conduzidos até a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, onde foram apresentados ao delegado plantonista. A ação faz parte de uma operação de combate ao tráfico de drogas na cidade.

Mega-Sena acumula e prêmio da Virada será de R$ 280 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O valor do prêmio acumulou para a Mega da Virada, que deve pagar 280 milhões de reais, de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF). As apostas podem ser realizadas até as 16h do dia 31 deste mês. Na Mega da Virada, o prêmio não acumula. Assim, caso ninguém acerte os seis números sorteados, o montante fica para quem fez a Quina. Se ainda assim não houver vencedores, a bolada vai para a Quadra, e assim por diante. Para concorrer aos 280 milhões de reais, basta comparecer a uma das 13.000 casas lotéricas espalhadas pelo país e preencher o volante especial da Mega da Virada. Podem ser escolhidos de seis a quinze números. O valor da aposta simples é de 3,50 reais. Também é possível fazer o jogo pelo computador, tablet ou smartphone. Basta ter mais de 18 anos e preencher o cadastro na plataforma de Loterias Online da Caixa Econômica Federal.

Homem é preso por ameaçar esposa e porte ilegal de arma de fogo na zona rural de Brumado Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (21), a guarnição de radiopatrulhamento da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recebeu informações acerca de violência doméstica praticada por um indivíduo. Este se utilizava de um facão para ameaçar a esposa na Fazenda Lagoa do Algodão, na comunidade de Pedra Preta, zona rural de Brumado. No local, autorizados pela proprietária da casa, os policiais realizaram averiguações e encontraram 01 espingarda artesanal, tipo chumbeira, e uma bolsa contendo 08 frascos com chumbo e pólvora. Todo o material apreendido e as partes foram conduzidas à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram apresentados ao delegado plantonista para registro e medidas cabíveis.

Pente-fino cancela quase metade dos benefícios por incapacidade do INSS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Balanço divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social mostra que, desde o início do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade, em agosto de 2016, até o dia 15 de dezembro, 1.182.330 benefícios, entre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, já foram revisados, e destes, 577.375 foram cancelados (cerca de 49%). O governo federal está fazendo um pente-fino no auxílio-doença e nas aposentadorias por invalidez. Está sendo chamado para a revisão o segurado com idade inferior a 60 anos e que recebe esses benefícios por incapacidade há mais de dois anos sem passar por avaliação médica. No caso do auxílio-doença, quase 80% dos benefícios revisados foram cancelados, e da aposentadoria por invalidez, cerca de 30% foram cessados. Outros 73.722 benefícios (45.726 de auxílios-doença e 27.996 de aposentadorias por invalidez) foram cancelados por não comparecimento e 74.798 (36.953 auxílios-doença e 37.845 aposentadorias por invalidez) foram cessados por outros motivos, óbitos e decisões judiciais. O total previsto para revisão dentro do programa é de 1,370 milhão de benefícios - 563.771 auxílios-doença e 806.595 de aposentadorias por invalidez. Ainda restam 9.515 auxílios-doença e 30.001 aposentadorias por invalidez para serem revisados. Segundo o ministério, cerca de 70% benefícios de auxílio-doença tinham sido concedidos há mais de quatro anos, ou seja, não passaram por revisão nos últimos anos. O processo de revisão gerou economia de R$ 13,8 bilhões só nesse benefício. No caso das aposentadorias por invalidez, a maioria que está sendo cancelada tem mais de 5 anos de concessão. Se for mantido esse percentual, a economia pode chegar a R$ 5 bilhões anuais a partir de 2021, prevê o ministério.

Brumado: Área é destinada para implantação de Abastecimento de Água de Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conforme o decreto nº 18.816, de 21 de dezembro de 2018, o governador do estado da Bahia, Rui Costa, declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, a área de terra medindo 397,68 m², pertencente a quem de direito, com as acessões e benfeitorias nela existentes, situada na Fazenda Pé do Morro, no município de Brumado. A área destina-se à implantação de Reservatório Apoiado de Distribuição, pertencente ao Sistema de Integrado de Abastecimento de Água de Rio do Antônio/Ibitira. De acordo com o decreto, fica a Embasa autorizada a promover os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, com vistas à efetivação da desapropriação, providenciando, inclusive, a liquidação e o pagamento da indenização.

Cerca de R$ 15 mil em medicamentos foram furtados da Unidade Básica de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, localizada no município de Itabuna, na região sul da Bahia. Segundo o G1, o crime foi percebido na segunda-feira (24) quando os funcionários chegaram para trabalhar. Os cadeados da porta dos fundos e o que dá acesso à farmácia da unidade foram quebrados. Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, entre os diversos medicamentos furtados, parte foi comprada pela prefeitura para distribuir de graça à população e outros disponibilizados, também de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS). Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia da cidade, mas ainda não há informações sobre suspeitos.

Cachorros de rua atacam mulher na Praça da Matriz em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher foi atacada por vários cachorros nas proximidades da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, no centro de Brumado. O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (19). Nas redes sociais, ela cobrou medidas do poder público quanto às questões dos cachorros soltos nas ruas, os quais oferecem risco à saúde. “Com todo o meu respeito à associação protetora dos animais, mas, venho aqui por meio da minha rede social expressar a minha indignação contra aquele bando de cachorros que se encontram despejados ali na Praça da Matriz. Acabo de ser atacada por eles ali naquele local. Não é possível que o ser humano perca seu direito de ir e vir por causa desses animais soltos, sem dono, sem local apropriado para eles. Reconheço que eles reagem pelos seus instintos, mas, quem é responsável por isto? Onde está a vigilância sanitária, ou os órgãos que possam resolver essa causa? Estão esperando o quê? Alguma pessoa ser agredida mais seriamente por esses cachorros? Quem pode nos socorrer? Autoridades competentes, por favor, né!”, escreveu.

Empresário morre baleado após ser abordado por homens armados em Porto Seguro Foto: Reprodução/TV Bahia

Um empresário de 35 anos morreu baleado na porta de casa após ser abordado por três homens armados, que chegaram em um carro, na noite de segunda-feira (24), no bairro de Cambolo, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Conforme a Polícia Civil, vítima estava com amigo, que não foi atingido. Segundo informações da polícia, os homens armados fugiram sem levar nenhum objeto de Eduardo Nascimento de Jesus, dono de uma gráfica. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 21h40, quando Eduardo retornava do bairro Baianão, onde foi comprar um pudim para a ceia de natal, com um amigo. De acordo com o G1, o crime é investigado na delegacia de Porto Seguro. Imagens de câmeras de segurança próximas ao local serão analisadas para tentar identificar os suspeitos.

Arquivo