Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Mar/2015 - 08h30

Brumado: Alunos do Colégio Getúlio Vargas projetam elevador para portadores de deficiência

Brumado: Alunos do Colégio Getúlio Vargas projetam elevador para portadores de deficiência Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Contando com o apoio do serralheiro e artista plástico Alex Lobo e em parceria com o Senai, alunos do curso profissionalizante do Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Brumado, desenvolveram um elevador para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. O prédio, de construção antiga, não atende aos padrões de acessibilidade, segundo o diretor Ramon Dutra. O mesmo explicou que, por questões estruturais, seria inviável a construção de uma rampa no local. Diante do impasse, os alunos buscaram informações no Senai e realizaram diversas pesquisas do modelo do elevador na internet. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o projeto foi desenvolvido, testado e aprovado no ano passado e instalado na entrada do colégio. Utilizando um motor e um cabo de aço, o elevador pode erguer até 600 kg. Embora tenha sido rigorosamente testado, o equipamento ainda passará por algumas melhorias para entrar em funcionamento, como o piso antiderrapante, escoras de segurança e corrimão. Apesar das adaptações, o projeto já é considerado um sucesso e um avanço que começa a ser estudado por outros prédios públicos, até mesmo de cidade vizinhas, para atender a lei de acessibilidade. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Jeovane Soares Rodrigues
Muito legal o projeto. Tem a minha gratidão e parabenizo. Mas quando a pessoa não quiser "portar" a deficiência? Como será? A pessoa não porta, não carrega sua deficiência, ela tem deficiência e, antes de ter a deficiência, ela é uma pessoa como qualquer outra. (Pessoa com deficiência física).

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo