Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
14/Jul/2013 - 09h20

Crimes contra animais domésticos poderão levar a até 10 anos de prisão

Crimes contra animais domésticos poderão levar a até 10 anos de prisão O número de crimes contra animais vem crescendo na capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou recentemente um Projeto de Lei que há tempos vem sendo pedido pelos defensores de animais domésticos. O projeto, de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB – SP), prevê pena de 3 a 5 anos na prisão para quem causar a morte de cães ou gatos. Se a morte for provocada por envenenamento, fogo, asfixia, espancamento, arrastamento, tortura ou outro meio considerado cruel, o condenado terá a pena aumentada – 6 a 10 anos reclusão. A Lei 9.605/88, que versa sobre maus-tratos contra animais, prevê atualmente a detenção de três meses a um ano, com pagamento de multa. A proposta também trata sobre o abandono de animais domésticos em propriedades públicas ou privadas e sobre a promoção de lutas entre cães. Quem cometer esses atos poderá ficar, segundo o Projeto de Lei, de 3 a 5 anos preso. Já aquele que não prestar assistência ao cão ou gato em situação de perigo será punido com detenção de 2 a 4 anos. E, se o animal, em alguma dessas situações citadas, sofrer mutilações ou perda de membro ou órgão, a pena será aumentada em um terço. O Projeto de Lei ainda aguarda votação em plenário.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Aguiar Silva
Tomara que um desses infelizes seja condenado para servir de exemplo para outros!

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo