Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Agricultor morre eletrocutado na cidade de Licínio de Almeida ao manusear bomba d’água Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem de 43 anos morreu eletrocutado na tarde de ontem (15), no município de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado, após sofrer uma descarga elétrica em uma bomba d’água instalada na comunidade de Curral do Meio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Carlos Bomfim de Souza,  43 anos, foi encontrado sem vida por familiares. Ele fazia a a ligação do equipamento para encher a caixa d’água que abastece a plantação da família quando o incidente aconteceu. Membros da Polícia Técnica e Militar estiveram no local para registrarem o fato. A vítima deixou esposa e dois filhos. Tem sido comum acidentes envolvendo o manuseio de bombas d’água nas zonas rurais dos municípios da região.

Governo estuda aposentadoria a mães mais cedo Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

O texto da reforma da Previdência pode contar com um dispositivo voltado exclusivamente às mulheres que são mães. A equipe econômica deve incluir na proposta que será apresentada ao Congresso uma regra que garantirá que elas se aposentem mais cedo. Uma das ideias em discussão prevê que o número de filhos seja considerado na hora de fazer o cálculo para a aposentadoria. Desta forma, quem tem dois filhos, por exemplo, poderia se aposentar dois anos antes que o tempo mínimo exigido para o restante dos trabalhadores. Esta compensação em forma de bônus às mães acabaria com a necessidade de diferenciar homens e mulheres na regra da idade mínima. De acordo com o jornal o Globo, na proposta em tramitação na Câmara, homens se aposentariam com 65 anos e mulheres, com 62.

Polícia recupera veículo roubado durante abordagem em Caculé Foto: Divulgação/Caesg

Por volta de 14h30 desta terça-feira (15), uma guarnição da Caesg, ao efetuar rondas na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, verificou em abordagem que uma motocicleta estava com a numeração do chassi suprimida. A proprietária foi conduzida juntamente com o veículo à delegacia de Caculé para as providências cabíveis.

PF pede mais 90 dias para investigar atentado contra Bolsonaro Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Federal pediu nesta quinta-feira (16) à Justiça Federal em Minas Gerais mais 90 dias para encerrar o inquérito que apura quem são os responsáveis pelo financiamento da defesa de Adélio Bispo, autor do ataque contra o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado. De acordo com a Veja, em dezembro do ano passado, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em dois imóveis relacionados ao advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos integrantes da defesa de Adélio. Zanone diz que manterá sigilo profissional sobre o contratante. Bolsonaro tomou uma facada enquanto fazia campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro do ano passado. O ataque foi feito por Adélio Bispo de Oliveira, autor confesso da facada, que está preso no presídio federal em Campo Grande (MS). No primeiro processo aberto pela Justiça, Adélio passou à condição de réu por atentado pessoal por inconformismo político. Conforme denúncia feita pelo MPF e aceita pela Justiça, o acusado colocou em risco o regime democrático ao tentar interferir no resultado das eleições por meio do assassinato de um dos concorrentes na disputa presidencial. De acordo com o procurador autor da denúncia, Adélio Bispo planejou o ataque com antecedência de modo a excluir Bolsonaro da disputa. A defesa de Adélio afirma que ele agiu sozinho e que o ataque foi apenas “fruto de uma mente atormentada e possivelmente desequilibrada” por conta de um suposto problema mental.

Embasa ressalta necessidade de ampliação da barragem de Cristalândia e da adutora para atender Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente estadual da Embasa, José Ubiratan Cardoso, disse que o projeto de construção da adutora da cidade de Tanhaçu será integrado à Barragem de Cristalândia. Segundo ele, foram perfurados dezenas de poços na região de Tanhaçu, porém a vazão é muito pequena e não se sustenta. “Concluímos o projeto de Tanhaçu fazendo a integração utilizando a Barragem de Cristalândia. Vai ser um sistema integrado Malhada de Pedras, Brumado e Tanhaçu”, informou. Além disso, segundo Cardoso, faz parte do plano de governo a duplicação da Barragem de Cristalândia, o que deverá ser executado futuramente.

Pai de santo usava religião para estuprar casal de adolescentes no sul da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um pai de santo de 26 anos foi preso nesta quarta-feira (16) suspeito de abusar sexualmente de um casal de adolescentes, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o suspeito usava a religião para obrigar as vítimas, de 13 anos, a fazer sexo com ele. O homem confessou o crime, mas nega a justificativa, conforme a polícia. De acordo com o delegado Bernardo Pacheco, titular da cidade, Ivan de Jesus Vieira usava a casa dele para cometer os abusos. Os estupros ocorreram por cerca de cinco meses, a partir de agosto do ano passado. O suspeito era líder religioso do menino, que levava a namorada para a residência a mando dele. O pai de santo era investigado pela Polícia Civil, após denúncia das vítimas, e teve mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça. O mandado foi cumprido na casa da irmã do suspeito, durante uma operação policial deflagrada na manhã desta quarta-feira para reprimir estupros de vulneráveis na cidade. Conforme o G1, a polícia espera que novas denúncias sejam feitas após a prisão do suspeito. O pai de santo foi encaminhado para o sistema prisional, onde está a disposição da Justiça.

Brumado: Estação de tratamento desativada na Vila Presidente Vargas não será aproveitada pela Embasa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o analista de projetos da Embasa, Ricardo Azevedo, respondeu às indagações dos moradores acerca de uma antiga estação de tratamento que foi construída na Vila Presidente Vargas e operou por quatro anos, estando desativada desde então. Azevedo esclareceu que a estação não pode ser aproveitada pela Embasa, tendo em vista o tempo decorrido e pela concepção antiga de como a mesma foi feita, com um sistema de tratamento muito mais simplificado. Segundo ele, hoje, a legislação ambiental é muito mais exigente e a estação não atende às suas determinações. “Para Vila Presidente Vargas, a gente tratou o esgoto de forma centralizada e descentralizada. Então, realmente, o risco de um problema no tratamento e de você ter o lançamento do esgoto com a qualidade inadequada, que é o que acontece hoje para a Barragem do Rio Brumado, vai de encontro ao que a gente quer, que é justamente tentar tirar o esgoto bruto, que corre a céu aberto, e levar para uma estação que tem a capacidade de tratá-lo adequadamente”, justificou. O analista ainda ressaltou que é mais viável para a Embasa concentrar os trabalhos na estação de tratamento situada na sede do município.

Clínica Mais Vida: Anestesiologista e a importância  da consulta pré-anestésica

Quem não tem aquele “medo” ao se falar sobre uma possível cirurgia e a tão famosa anestesia? Pois bem, para que esse receio não se apresente na hora da cirurgia e imprescindível que se faça a consulta pré-anestésica, realizada pelo anestesiologista, que é o profissional altamente qualificado que cuida da vida e da segurança do paciente durante a operação. Por lei, a avaliação pré-anestésica deve ser realizada em todo paciente a ser submetido a cirurgia com anestesia, mas poucas pessoas sabem que essa conversa é de fundamental importância e minimiza a probabilidade de complicações durante a intervenção cirúrgica, contribuindo também na redução da ansiedade do paciente. Na consulta o especialista irá: - avaliar a condição clínica e os exames pré-operatórios do paciente, estabelecendo assim o chamado risco anestésico-cirúrgico; permitir ao anestesiologista se inteirar de possível medicação de que o paciente faça uso e suas consequências para o ato cirúrgico-anestésico; se julgar necessário, poderá pedir Inter consulta com outros especialistas (cardiologista, endocrinologista, pneumologista, etc.) para complementar a avaliação e/ou ajustar a medicação que será usada; estabelecer uma relação médico x paciente entre o anestesiologista e a pessoa que será operada, diminuindo a ansiedade de quem passará pela intervenção e aumentando sua confiança no profissional.  O anestesiologista poderá, a fim de que, o paciente tenha a oportunidade de tirar todas as dúvidas em relação a anestesia, explicar a técnica que será usada e suas possíveis complicações. Portanto, a consulta pré-anestésica e a presença do médico especialista no assunto aumentam a segurança dos procedimentos de anestesia e sedação. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Brumado: Sindicalista alerta comunidade quanto aos riscos da privatização dos serviços de água e esgoto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) esteve na cidade de Brumado para alertar a população quanto aos riscos da privatização dos serviços de água e esgoto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que a situação também é enfrentada em outros municípios da Bahia e, por conta disso, o órgão elaborou um dossiê que enumera todos os pontos negativos referentes à questão. O documento foi produzido com base em um relatório internacional, o qual demonstrou, segundo ele, que a privatização do setor de água e esgoto não foi bem sucedida. Entre os motivos, o representante sindical citou dois: o aumento abusivo das tarifas de água e esgoto e porque as empresas privadas não entregam os investimentos prometidos. “Estamos aqui para alertar a população sobre esses riscos. Não existe seriedade no processo de privatização. O que a gente quer é que a Embasa se comprometa com o município, faça os investimentos em esgotamento sanitário e que a população possa ter um serviço melhor”, afirmou.

Mãe e companheira são presas suspeitas de espancar criança de 2 anos e 11 meses Foto: Divulgação

Duas mulheres foram presas em Seropédica, na Baixada Fluminense, acusadas de agredir e desfigurar o rosto de uma criança de apenas 2 anos, filha de uma delas. Investigações da 48ªDP (Seropédica) comprovaram que Gabriela Elias da Silva, de 29 anos, e Larissa Rodrigues da Silva, de 20, que mantém um relacionamento e moram juntas, praticaram repetidos castigos físicos à X, que, em fotos, aparece com os olhos inchados, ferimentos na boca e dente quebrado. De acordo com a Polícia Civil, além dos castigos físicos, a dupla, que foi denunciada pela avó da criança, também praticava agressões psicológicas, fazendo a criança ficar de pé, com o rosto colado à parede. Ainda segundo informações da delegacia, há indícios de que X tenha sido tirada ou que tenha caído de uma escada ao tentar evitar agressões praticadas por Gabriela, namorada da mãe. As versões apresentadas pelas duas à polícia são conflitantes. Uma empurra a culpa à outra. Uma delas chegou a afirmar ainda que a forma delas de torturar e agredir a criança é o jeito “Supernanny” de educar - em alusão a um programa de televisão, exibido até 2011 pelo SBT, onde uma babá percorre o país ajudando a reeducar crianças com problemas de comportamento. Gabriela e Larissa, que se conheceram por meio de um aplicativo de relacionamentos há dois anos e, desde dezembro, moram juntas, cumprirão mandado de prisão temporária de 30 dias. A Polícia Civil segue em busca de testemunhas e maiores evidências para completo esclarecimento do crime. As informações são do Jornal Extra.

Gerente regional destaca investimentos da Embasa para melhorias do abastecimento em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente do escritório regional da Embasa, Paulo Ledo, elencou os investimentos que estão sendo realizados pela empresa na cidade de Brumado. Segundo ele, a Embasa está trazendo água do sistema de Ibitira para a comunidade de Samambaia, o qual está atrelado ao Truvisco, em Rio do Antônio. Em um segundo momento, a região também receberá água do Rio São Francisco, que chegará em Ibitira através da segunda etapa da adutora do algodão. Na obra de Samambaia, Ledo informou que estão sendo investidos R$ 4.700.000. Na cidade, conforme explicou, está sendo reformada a Subestação II, localizada no Anel Rodoviário, onde estão sendo aplicados R$ 600 mil. Além disso, o gerente ainda destacou os recursos para reforma da estação da comunidade de Lagoa Funda já foram autorizados, bem como será construída uma nova loja para melhor atendimento à população. “Pretendemos ficar por aqui. Acredito que os entendimentos serão feitos com o Executivo Municipal”, disse.

Homem é preso por estupro virtual de bebê; mãe é detida Foto: Reprodução

Um morador de Itu (SP) de 25 anos foi preso por extorsão e estupro virtual nesta quarta (16). A Polícia Civil também prendeu em Araçariguama (SP) a mãe de uma menina de 1 ano, que enviava fotos de abusos sexuais com a criança ao suspeito. A mulher irá responder por estupro de vulnerável praticado contra a filha. Segundo apurado pelo G1, a mãe da criança registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Araçariguama depois de ser ameaçada por um rapaz que conheceu no Facebook, e depois passou a conversar por aplicativo de mensagens. Conforme o relato da mulher, em abril de 2018 os dois trocaram fotos íntimas e, no dia 24 de dezembro, Paulo Ricardo dos Santos pediu para que a jovem mandasse fotos da filha dela, atualmente com um ano de idade. A mulher encaminhou fotos do pé da criança, da menina tomando banho e, por fim, com a boca na vagina da criança. A mulher afirmou que mandava fotos dela mesma, inicialmente, sem ser ameaçada, porém Paulo começou a insistir por mais material pornográfico da mãe com a filha. A mulher teria se negado e publicações dele foram feitas na “time-line” do Facebook. Assim que ela parou, as ameaças aumentaram.

Deputado defende permanência da Embasa em Brumado e alerta para os riscos da privatização Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado estadual Vitor Bonfim (PR) também esteve na cidade de Brumado acompanhando de perto a audiência pública promovida pela Embasa para apresentação do projeto de esgotamento sanitário do município. Ao site Achei Sudoeste, Bonfim destacou que, finalmente, a Embasa está com um projeto estruturado e com os recursos financeiros assegurados para fazer essa implantação. “O município de Brumado não pode perder essa oportunidade”, acrescentou. O deputado ainda citou que, em um passado recente, o município teve dificuldades para garantir esses recursos e, agora, diante do atual cenário de crise, a cidade não pode perder a chance de concretizar o sistema. “Se a gente não aproveitar a oportunidade da Embasa agora, não creio que teremos, em um período curto de tempo, essa oportunidade novamente”, reiterou. Quanto à possibilidade de privatização do serviços de água e esgoto na cidade, o parlamentar disse que se trata de um “movimento equivocado” e que cidades maiores, inclusive em outros países, estão promovendo a reversão da decisão, reestatizando ou municipalizando o serviço, por conta dos maus resultados obtidos, sem contar o viés social do sistema que, para ele, tem de ser mantido pelo Estado.

Dormir menos de 6 horas aumenta risco de doenças cardiovasculares Foto: Getty Images

Indivíduos que dormem menos de seis horas por noite apresentam risco 27% maior de desenvolver aterosclerose – condição caracterizada pelo acúmulo de placa de gorduras e outras substâncias nocivas nas artérias –, indica estudo publicado no Journal of American College of Cardiology (JACC). Resultados semelhantes foram encontrados para quem sofre de má qualidade do sono, como acordar frequentemente durante a noite. Estes apresentam um risco 34% maior. utra descoberta mostrou que também existe maior probabilidade de aterosclerose para pessoas – especialmente mulheres – que dormem mais de oito horas por noite. “Doenças cardiovasculares são um grande problema global, e estamos tentando preveni-las e tratá-las usando várias abordagens, incluindo fármacos, atividade física e dieta. Mas este estudo enfatiza que temos que incluir o sono como uma das armas para combater esses problemas”, comentou José Ordovás, principal autor da pesquisa, ao site especializado Medical News Today.  A equipe ainda observou que indivíduos que desfrutam menos horas de sono por noite estão mais propensos a ingerir mais bebida alcoólica e cafeína. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o álcool ajuda a dormir, a substância, na verdade, atrapalha os estágios essenciais do sono que garantem o descanso necessário para o organismo. Já os efeitos da cafeína dependem do organismo da pessoa. “Se você metabolizar o café mais rápido, isso não afetará o sono, mas se metabolizá-lo lentamente, a cafeína pode afetar o sono e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares”, observou Ordovás. Este é o primeiro estudo a revelar que o sono está associado à aterosclerose em todo o corpo, não apenas no coração.

Brumado: Coordenador da 18ª Ciretran orienta condutores que podem ter CNH cancelada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Milhares de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) podem ser canceladas na Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da 18ª Ciretran, em Brumado, Roque Fraga, explicou que, anualmente, a contagem de pontos na carteira é zerada, ficando no prontuário por cinco anos. Passado esse período, o setor responsável no Detran faz os devidos acompanhamentos e orienta os condutores que estão com CNHs em condição de irregularidade a apresentarem as suas defesas com relação às multas, ainda que elas já tenham sido pagas e concluídas. O objetivo, segundo Fraga, é que o setor analise o grau da infração e defina, junto a uma comissão, qual penalidade será imposta ao condutor, entre as quais podem estar a realização de um curso de reciclagem ou a suspensão do direito de dirigir por um determinado período. Caso o nome do condutor esteja na lista divulgada pelo Detran, este deverá encaminhar a sua defesa ao Detran Sede, diretamente ao CAPH, ou dar entrada na 18ª Ciretran, que remeterá ao setor através de malote.

Brumado: Promotor esclarece meia entrada para idosos em shows e eventos culturais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Promotor Público Millen Castro destacou que, de acordo com o Estatuto do Idoso - a Lei nº 10.741, os idosos, que são as pessoas com mais de 60 anos, têm direito a participar de atividades artísticas, culturais e de lazer com desconto de, pelo menos, 50% nos ingressos, inclusive com acesso preferencial. O promotor ressaltou ainda que, para isso, não se exige qualquer condição ou outro documento que não seja o de identificação oficial para provar a sua idade. Em caso de desrespeito à lei, o idoso deve procurar o Ministério Público para instauração de um Procedimento Investigatório e responsabilização dos infratores, assim como foi feito recentemente com a carteira de estudante e o ID Jovem. Nesse aspecto, Millen relatou que foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com um produtor de eventos de Brumado para que fosse respeitado o direito dessas categorias. “A legislação é clara: qualquer pessoa com idade a partir dos 60 anos tem o direito à meia entrada”, afirmou.

Carga com cerca de 210 mil cigarros é apreendida em caminhão-baú em Jequié Foto: Divulgação/PRF

Uma carga com cerca de 210 mil cigarros paraguaios foi apreendida em um caminhão-baú, na noite de terça-feira (15), na BR-116, no trecho do município de Jequié, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), condutor do veículo foi preso em flagrante. Segundo a PRF, os policiais abordaram um caminhão com placas de Guarulhos durante uma ação de fiscalização e combate ao crime. A mercadoria era transportada de forma oculta, encoberta por outra carga, que a polícia disse ser de “bombonas usadas”. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão, de 49 anos, informou em depoimento que desconhecia que o produto ilícito estava em meio a carga, pois não acompanhou o carregamento. Disse ainda que saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino às cidades de Coração de Maria, Simões Filho e Salvador. A PRF informou que o veículo e a carga foram encaminhados à Polícia Judiciária local para os procedimentos cabíveis. O órgão apreendeu cerca de 1 milhão de maços de cigarros contrabandeados nos primeiros 15 dias do ano.

Mãe perde guarda de filho trancado para suposto ritual religioso Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça decidiu retirar da mãe a guarda do menino de 12 anos que ficou mais de uma semana trancado, supostamente por ordem dela, à disposição de um ritual religioso. O Conselho Tutelar tinha entregue um termo de responsabilidade para o pai, mas ele perdeu a guarda do filho na Vara da Infância apesar das denúncias de maus-tratos contra a ex-mulher. Com o recurso, ele volta a ser responsável pelo garoto. De acordo com o G1, a determinação é da 3ª Turma Cível e o processo corre em sigilo. Ainda cabe recurso. Na ação, o pai argumentou que o filho estava “sendo vítima de maus-tratos pela mãe, que o submete a constrangimentos, impede a sua frequência escolar e dificulta o seu convívio social” com ele. A mãe ainda não foi ouvida no processo. O caso é chamado de “antecipação de tutela”: isso quer dizer que a desembargadora Maria de Lourdes Abreu entendeu que precisava tomar uma decisão urgente (liminar) antes de o julgamento chegar ao fim. Para ela, esta é uma “medida excepcional que somente se justifica em casos reveladores de comprovada urgência ou em hipóteses que a conduta de uma das partes possa obstar ou prejudicar” o caso.

Eleitores de Anagé, Caraíbas e Maetinga são convocados para recadastramento biométrico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Eleitores de Anagé, Caraíbas e Maetinga, municípios pertencentes a 161ª Zona Eleitoral, estão sendo convocados pela Justiça Eleitoral para a realização do recadastramento biométrico. Até esta segunda-feira (14), dos 33.517 eleitores da região, 16.532 fizeram a identificação biométrica, o equivalente a 49,32%. Em Maetinga, dos 6.789 eleitores, somente 1.693 (24,93%) compareceram ao cartório para a coleta dos dados biométricos. Em Anagé, dos 18.307 eleitores, 10.669 (58,28%) informaram seus dados à Justiça Eleitoral e, em Caraíbas, o número de biometrizados é de 4.170 (49,52%), de um total de 8.421 eleitores. Para fazer o recadastramento biométrico, basta comparecer ao cartório e apresentar originais de um documento de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Fórum Abmael do Prado Nogueira, localizado na Avenida Agnelo Cardoso, s/n, São João Batista - Anagé.

Governo define reajuste de 3,43% para aposentado acima do mínimo Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O Ministério da Economia fixou os índices de reajuste em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima do salário mínimo em 3,43%. A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira, 16, no Diário Oficial da União. Assim, o teto dos benefícios previdenciários em 2019 passa de 5.645,80 reais para 5.839,45 reais. O percentual utilizado é do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado na semana passada. O índice pode ser aplicado em aposentadorias acima do piso nacional. No caso dos benefícios vinculados ao mínimo, o valor já havia subido em 1º de janeiro, de 954 para 998. O reajuste é de 4,61%, maior que os outros benefícios.  Benefícios do INSS maiores do que o piso passarão a ser pagos com a correção entre os dias 1º e 7 de fevereiro, de acordo com o dígito final do cartão. Para segurados que ganham o piso, os depósitos ocorrem entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Quem se aposentou durante o ano de 2018 e ganha mais que um salário mínimo terá um reajuste menor. Isso acontece porque a correção aplicada é proporcional ao INPC acumulada nos meses. Com isso, quem se aposentou em novembro não terá reajuste. Isso acontece porque a inflação medida pelo indicador em novembro foi negativa. Para não reduzir o benefício, o governo considerou a correção como zero. Para saber quanto vai ganhar de benefício, o segurado precisa multiplicar o índice de inflação relativo ao mês que se aposentou ao último benefício recebido. Até o fim dessa semana, o INSS deve disponibilizar no portal Meu INSS os holerites do mês, conde é possível consultar o valor. Para acessar o sistema é necessário cadastrar uma senha.

Brumado: Superintendência Municipal de Trânsito realiza curso técnico para taxistas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio da Coordenação de Educação no Trânsito, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em Brumado, promoveu o primeiro curso de capacitação técnica para taxistas. O curso será ministrado pelo SEST SENAT nas dependências da UAB. A carga horária é de 28 horas, segundo a Lei Federal 12.468 de 26 de agosto de 2011. Uma taxa de cadastro no valor de R$ 24,95 deverá ser paga no ato da inscrição, que acontece até a próxima sexta-feira (18). O superintendente André Cardoso disse que a capacitação dos profissionais de vários segmentos é necessária e a SMTT estará à frente da orientação e fiscalização da categoria. Os documentos necessários para participação no curso são: alvará concedido pela SMTT/PMB; CRLV - documento obrigatório do veículo; CNH - atividade remunerada e comprovante de endereço.

Uma menina de três anos morreu no início da tarde dessa terça-feira (15), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com quadro de vômito, mas há suspeita de que ele tenha sido vítima de abuso sexual. A assessoria de comunicação da UPA relatou que acionou a polícia e o Conselho Tutelar. O corpo da criança foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML).

Caminhoneiro brumadense é amarrado e assaltantes roubam pneus de carreta em Oliveira dos Brejinhos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um caminhoneiro natural da cidade de Brumado foi amarrado por um grupo de assaltantes, que roubou todos os pneus da carreta de que ele conduzia. O crime ocorreu em Oliveira dos Brejinhos, na última segunda-feira (14). Segundo informações da polícia, o caminhoneiro dormia em um posto de combustível no momento em que foi abordado. Na ação, a vítima foi amarrada e os assaltantes conduziram o caminhão até uma estrada de chão, em um local de difícil acesso, onde roubaram os 34 pneus do veículo. Após a fuga dos criminosos, o caminhoneiro conseguiu se libertar e procurou a Polícia Militar. Os policiais acompanharam a vítima até a delegacia de Oliveira dos Brejinhos para registro da ocorrência. Até o momento, ninguém foi preso.

Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira (15) pelo jornal “Folha de S. Paulo” aponta que 30% dos brasileiros dizem ter sofrido discriminação por causa da classe social. O levantamento também considerou outras razões pelas quais os entrevistados foram vítimas de preconceito: local onde mora, religião, sexo, cor ou raça e orientação sexual. A pesquisa foi feita com 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades entre 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%. Razões pelas quais já sofreu preconceito: Classe social: 30%; Local onde mora: 28%; Religião: 26%; Sexo: 24%; Orientação sexual: 9%. Segundo o levantamento, o preconceito por classe social é maior no Sudeste (35%), seguido de Centro-oeste e Norte (29%) e Sul (27%), e menor no Nordeste (25%). Ainda de acordo com a pesquisa, 22% dos brasileiros disseram já ter sido vítimas de preconceito racial. A discriminação é maior entre os entrevistados que se autodeclararam negros.

'Espero que seja um delírio momentâneo', diz Geraldo Azevedo sobre privatização dos serviços de água e esgoto de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-prefeito da cidade de Brumado, o médico Geraldo Azevedo (Sem Partido), esteve presente na audiência pública promovida pela Embasa para apresentação do projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário do município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele ressaltou a importância do tratamento do esgoto para a saúde pública e ainda elogiou a realização da audiência, tendo em vista que a Embasa estabelece um compromisso real com a população de investir no tratamento de esgoto e não apenas na distribuição da água, o que, para Azevedo, a empresa faz com competência e qualidade. “Esperamos que isso aconteça e que a aventura de privatizar os serviços de distribuição de água e saneamento básico em nosso município seja apenas fruto de um delírio momentâneo do gestor. Que não seja baseada em uma evidência concreta de que isso traria benefícios para nossa população”, criticou. O médico avalia que empresas privadas que possam, eventualmente, ganhar uma licitação têm um compromisso com o lucro, enquanto a Embasa tem um compromisso com a manutenção do serviço básico da população, com foco no social.

Arquivo