Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Inimigo da Embasa, prefeito lança projeto de privatização dos serviços de abastecimento de água em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa está trabalhando sem concessão no município de Brumado, em razão do vencimento do seu contrato, e o prefeito lançou um projeto para privatização dos serviços de abastecimento de água na cidade. O projeto já foi apresentado na Câmara Municipal e deve entrar em votação nas próximas sessões. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, explicou que a prefeitura abriu um PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse, o qual representa a liberação para que as empresas interessadas possam fazer estudos no município indicando as melhores opções para operação da água. O PMI proposto engloba, de acordo com o secretário, a coleta e tratamento do esgotamento sanitário, o abastecimento de água e a elevação da Barragem de Cristalândia. “Esse PMI serve como estudo para o município se embasar e ter novas opções. A licitação sendo aceita, a Embasa não está proibida de participar. Ela pode participar como qualquer outra empresa. É uma licitação normal que cede a concessão à empresa para fazer todo esse trabalho no município”, destacou. No caso de outra empresa vencer a referida licitação, a Embasa deixará de operar os serviços de água na cidade.

Rui Costa anuncia reforma administrativa com corte de quase mil cargos de comissão Foto: Camila Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira (3) uma reforma administrativa que deseja implementar no seu segundo mandato. A proposta prevê a redução de quase mil cargos comissionados e a extinção de órgãos, como pode acontecer com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e empresas públicas. O Projeto de Lei propondo a reforma foi encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alba) na última sexta-feira (3) e só entra em vigor com a aprovação da casa. O governo quer, com as medidas, economizar R$ 400 milhões anuais. Rui Costa também anunciou aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos de 12% para 14% como medida contra um rombo de R$ 4 bilhões acumulados ao longo dos últimos anos com o pagamento de aposentados.

Vereador lamenta falta de transmissão para debates mais amplos na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por: João Kauê Miranda Amorim de Souza

De um lado, a população cobra uma Câmara Municipal mais enérgica e atuante em prol dos interesses da comunidade; de outro, os vereadores reivindicam maior participação da população nas sessões legislativas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Elias Pereira (PV), o Piau disse que, antes de criticar a falta de ação do parlamentar, a comunidade deveria estar mais presente nas sessões a fim de acompanhar o trabalho de cada edil. Nesse sentido, ele sente falta das transmissões das sessões via rádio, o que facilitava para população saber o que estava acontecendo no legislativo. “Estamos fazendo projetos e indicações cobrando melhorias na infraestrutura e na saúde aqui na Câmara, mas, infelizmente, aquelas pessoas que não participam e não vêm nas sessões ficam sem saber do trabalho do vereador. Tem muita cobrança na rua, nas redes sociais, as pessoas difamando os vereadores, mas, realmente, os vereadores trabalham. Temos feito o nosso papel representando a comunidade”, defendeu. Quanto à passividade dos parlamentares no que se refere aos projetos encaminhados pelo Executivo Municipal, Piau rebateu afirmando que as discussões acontecem, porém não com a amplitude que deveria. Segundo ele, talvez se houvesse as transmissões, os debates seriam mais amplos, visto que o vereador saberia que a população está ouvindo.

Ex-governador do Rio de Janeiro pega mais 14 anos de prisão; total é de 197 Foto: Divulgação

O ex-governador Sérgio Cabral foi condenado nesta segunda-feira pela oitava vez pelo juiz Marcelo Bretas na Operação Lava-Jato . Desta vez, a pena foi de 14 anos e 5 meses por lavagem de dinheiro. Assim, as penas do ex-governador já somam 197 anos e 11 meses de prisão. Cabral tem, no total, nove condenações, já que também teve sentença desfavorável em Curitiba pelo ex-juiz Sergio Moro. A nova condenação de Cabral acontece um dia antes de o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) começar a analisar a sentença da operação Calicute, a primeira dada ao emedebista no Rio. Também foram condenados por Bretas pelo crime de lavagem de dinheiro o irmão do ex-governador, Maurício Cabral, e a ex-mulher de Cabral, Susana Neves. A pena de Maurício foi de 4 anos e 6 meses e a da ex-mulher do emedebista, de 8 anos e 4 meses. Susana é mãe dos filhos mais velhos do ex-governador, incluindo o deputado federal Marco Antônio Cabral. O empresário Flávio Werneck, da FW Engenharia, recebeu pena de 8 anos e 4 meses e o contador Alberto Silveira Conde, 6 anos.

Brumado: Vigep iniciará mutirão de limpeza em combate à dengue

A Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep) iniciará um mutirão de limpeza para combater a dengue em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do setor, llka Lima, disse que a campanha será realizada entre os dias 10 e 14 deste mês. No período, os agentes de endemias irão de casa em casa a fim de avisar onde estarão localizados os vagões para serem despejados os lixos, incluindo tudo que possa acumular água, retirados das residências durante os dias de mutirão. Além da limpeza, a coordenadora afirmou que serão promovidas palestras de conscientização nas unidades de saúde. “Vai ser uma mobilização geral de todo setor de endemias e da secretaria municipal de saúde”, declarou. Segundo Lima, o mutirão acontece nos bairros onde é maior o índice de infestação do mosquito e também de acordo com a solicitação dos agentes de endemias por conta do maior acúmulo de lixo e quantidade de terrenos baldios. “O agente não tem obrigação de retirar o lixo das residências. O que nós vamos fazer é chamar a população para fazer a parte dela. A ideia é a mobilização mesmo”, destacou. A coordenadora ressaltou ainda que o índice de infestação do mosquito, atualmente, na cidade, é pequeno, e o objetivo da campanha é evitar que as doenças apareçam. No dia 10, a limpeza será iniciada nos bairros Dr. Juracy, Urbis I e Esmeraldas. No dia 11, é a vez dos bairros Baraúnas, Urbis II e Brisa II. No dia 12, as equipes de limpeza da prefeitura estarão nos bairros Olhos D’água e Esconso. Já no dia 13, o São Félix e Brisa I, II e III serão contemplados. Por fim, no dia 14, o mutirão se encerra nos bairros Malhada Branca, Bom Jesus e Jardim de Alah.

Polícia apreende uma tonelada de maconha dentro de camas Foto: Divulgação/PRF

Uma tonelada de maconha foi apreendida em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, na segunda-feira (03). O material foi encontrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que encontraram os entorpecentes escondidos dentro de camas que eram transportadas no interior de um caminhão. O motorista foi preso. De acordo com a PRF, os policiais faziam uma ação de fiscalização no Trevo das Margaridas, quando abordaram o motorista do caminhão. O condutor do veículo não obedeceu a ordem de parada e iniciou, segundo a corporação, uma fuga em direção à Avenida Brasil. O homem, de 53 anos, que não teve a identidade revelada, bateu com o caminhão na mureta da pista lateral da via expressa e tentou escapar por uma área de mata. Ele, com escoriações pelo corpo por conta do acidente, foi alcançado pelos agentes. Posteriormente, os policiais verificaram que ele já havia sido preso por estelionato e porte ilegal de arma. A carga de maconha estava no baú do caminhão. Ele confessou aos policiais que trazia a droga de São Paulo para a Zona Norte do Rio. Os entorpecentes seriam distribuídos em favelas da região. O caso foi registrado na Polícia Federal. O motorista do caminhão foi indiciado por tráfico de entorpecentes.

Chineses querem ampliar a Fiol interligando os oceanos Atlântico e Pacífico com possível porto em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Recentemente em uma conferência na China, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) disse ao site Achei Sudoeste que os chineses querem ampliar a Fiol e a perspectiva é interligar os oceanos Atlântico e Pacífico. “Acredito que essa ferrovia vai se estender o máximo que puder”, completou. Questionada se ainda seria construído um porto seco em Brumado, a deputada afirmou que não tratou do assunto em nenhuma das reuniões realizadas neste ano, visto que se considera prematura a discussão. No entanto, ela ressaltou a necessidade do intermodal na região. Segundo ela, neste momento, o foco é a retomada das obras e a construção do Porto Sul até março do próximo ano. Apesar disso, Bastos acredita na possibilidade. “Acredito que será realidade o porto seco em Brumado”, avaliou.

Deputada Ivana Bastos na expectativa do retorno das obras da Fiol em Brumado no próximo ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No trecho que passa pela cidade de Brumado, as obras da Fiol ainda estão paradas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), que é presidente da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), disse que há a expectativa de que as obras sejam retomadas no ano de 2019. Para o lote de Brumado, já foi lançado o edital de concessão pelo Governo Federal e as audiências públicas estão sendo realizadas para que as empresas interessadas possam assumir as obras. “Acho que, em 2019, com certeza, essas obras serão retomadas”, disse.

Brumado: Juiz do TRE-BA volta atrás e aceita prestação de contas de Carcará do Sertão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz eleitoral Rui Carlos Barata Lima Filho voltou atrás de uma decisão proferida contra o ex-candidato a deputado estadual, brumadense Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a decisão foi proferida na última sexta-feira (30) e publicada no Diário Oficial da Justiça (DOJ) nesta segunda-feira (03). A defesa de Carcará impetrou um recurso alegando que, no seu caso, a apresentação das contas se deu durante a fluência do prazo recursal, justificando que o candidato reside em município longínquo, e que sua falta de experiência e acesso à informação gerou erro de fato escusável, vez que não sabia da necessidade de entrega da prestação de contas física, somente a tendo encaminhado pelo SPCE. “Com efeito, diante da omissão do candidato agravante em prestar suas contas de campanha, mesmo depois de regularmente intimado, as mesmas foram julgadas como não prestadas. Ainda na fluência do prazo recursal, o promovente apresentou a referida prestação de contas por meio do SPCE, de modo que se mostra plausível o acolhimento do pleito recursal ora formulado.  Assim, considerando-se que as contas já se encontram nos autos, valendo-me do juízo de retratação permitido pelo artigo 144 do Regimento Interno desta Corte, dou provimento ao agravo interno para afastar o julgamento das contas como não prestadas e determinar sejam as mesmas analisadas pela Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias”, sentenciou o magistrado.

Brumado: Jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno lançam projeto social

Os jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP), em Brumado, lançaram o “Projeto O Bom Samaritano”, que tem objetivo de arrecadar alimentos e materiais de limpeza para ajudar instituições e famílias carentes do município. Você que queira contribuir com o projeto pode entrar em contato nos telefones (77) 99839-6560 ou (77) 99903-3314.

Inscrições para o vestibular 2019 da Uesb são prorrogadas até 9 de dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As inscrições para o vestibular 2019 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que terminariam no último domingo (2), foram prorrogadas para até o dia 9 de dezembro, informou a instituição de ensino. Os candidatos interessados poderão se inscrever, exclusivamente, pela internet e optar por uma das 47 opções de cursos de graduação, disponíveis nos campi de Itapetinga, Jequié ou Vitória da Conquista. Ao todo, o processo seletivo disponibiliza 1.186 vagas, sendo 727 para o primeiro período letivo de 2019 e 459 para o segundo período. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro, nas três cidades onde a Uesb possui campus: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Os candidatos irão fazer provas objetivas e uma redação. As provas objetivas serão divididas em Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira), Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia). No ato de inscrição, o candidato deve escolher a opção de língua estrangeira: Inglês, Francês ou Espanhol.

Barra da Estiva: Veículo oficial da prefeitura capota na BA-142 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (03), um veículo oficial da prefeitura de Barra da Estiva capotou no trecho da BA-142, entre Ituaçu e Tanhaçu. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o carro, que seguia com seis pessoas a bordo, é utilizado para transporte de pacientes que realizam hemodiálise em Vitória da Conquista. As condições ruins da pista e a lama que ficou acumulada devido às chuvas podem ter sido uma das causas do acidente. Os ocupantes do veículo não sofreram ferimentos graves.

Mais de 550 animais silvestres são resgatados durante operação da PRF Foto: Divulgação/PRF

Mais de 550 animais silvestres foram resgatados em uma operação da Polícia Rodoviária Federal, em sete cidades do oeste da Bahia. Alguns deles estavam em cativeiro. Outros 15 animais foram encontrados abatidos. Entre os animais resgatados estão 541 aves, sete mamíferos e sete répteis. Eles foram encontrados nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Carinhanha, Matina, Malhada, Serra do Ramalho e Iuiú.o Segundo a PRF, os animais foram avaliados e tratados por equipes de veterinários e biólogos, e alimentados. Depois disso, parte deles foi solto na natureza. Alguns dos animais, que não tinham condições de serem reintegrados ao habitat natural, foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. A polícia informou que diversas pessoas que mantinham os animais em cativeiro levaram os bichos voluntariamente aos agentes, mas não detalhou quantas. Ninguém foi preso. Nas residências e estabelecimentos com características de tráfico de animais ou maus-tratos, a PRF informou que foi registrado Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e autos de infração do Ibama. A operação ocorreu no último sábado (1º).

Brumado: Polícia apreende drogas, munições e recupera bicicleta roubada Foto: Divulgação/PC

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil encontrou 04 tabletes maiores e outras três “trouxinhas” contendo maconha, além da quantia de R$ 405,00, na residência de Gilmaico Reis, localizada no Bairro São Jorge. No local, também foram apreendidos uma bicicleta roubada em Brumado, bem como diversos cartuchos de armas de fogo. O autor foi apresentado na delegacia e autuado em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas e posse de munição de uso permitido. Gilmaico, mais conhecido como Maiquinho, permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Brumado até posterior deliberação judicial.

17º BPM prende indivíduos com mais de 1 kg de maconha em Urandi Foto: Divulgação/PM

No último sábado (01), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), lotada na cidade de Urandi, deslocou-se para a BR-122, zona rural da cidade, para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas. No local, foi encontrado o indivíduo Robemácio Ataíde da Silva, vulgo Mamá, que confessou estar aguardando a chegada de drogas vindas da cidade de Espinosa-MG. Em seguida, chegaram ao local os indivíduos Thiago Cristiano Mendes e Diogo Rodrigues dos Santos em um veículo de placa policial JMU 8746. Segundo informações da polícia, com eles, foram encontrados 1,05 kg de substância análoga à maconha, em formato de tijolos e tabletes, a quantia de R$ 424,00 em cédulas diversas e 3 aparelhos celulares. Os três indivíduos foram apresentados à 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior, para serem autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Indivíduo é preso após furtar empresa no Bairro do Tanque em Brumado Foto: Divulgação/PC

Na madrugada do último domingo (02), uma guarnição de radiopatrulhamento foi solicitada para averiguar uma ocorrência de furto a uma empresa situada na Rua Antônio Francisco da Silva, 121, no Bairro do Tanque, em Brumado. Thiago Rodrigues dos Santos foi capturado. Ele quebrou o vidro lateral da loja e subtraiu vários produtos. O indivíduo e o material foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o fato foi registrado.

A4 Veículos inaugura suas novas instalações no dia 12 de dezembro em Brumado

Dezembro chegou e com ele a expectativa para a inauguração da mais completa loja de veículos de Brumado. A partir do dia 12, a A4 Veículos abrirá as portas de suas novas instalações, mais moderna e espaçosa para melhor atender os clientes e amigos. A loja fica localizada na Avenida Centenário, na saída para Caetité, onde você terá todas as marcas em um só lugar. Venha comprar o seu carro com quem entende. A4 Veículos é a certeza de um bom negócio.

Caculé: Beto Maradona é reeleito  presidente da Amavale Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (30), durante reunião do Consórcio do Alto Sertão em Guanambi, o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, foi reeleito presidente da Associação dos Municípios da Serra Geral (Amavale). A entidade cumpre o papel de representar os municípios nas pautas municipalistas junto à União dos Municípios da Bahia, Frente Nacional de Prefeitos, Confederação Nacional dos Municípios e às esferas governamentais. Maradona destacou que os municípios da região dão exemplo de unidade e “por isso temos uma associação e consórcios fortes e representativos”.

Um apostador de São Sebastião (SP) perdeu uma 'bolada' de R$ 22 milhões na Mega-Sena. Ele acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 2.074, do dia 1° de setembro, mas ficou sem a quantia milionária por não ter retirado o prêmio no prazo, que se encerrou nesta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o G1, o 'sortudo não encontrado' virou assunto e gerou grande expectativa na cidade nos últimos dias. O clima era de curiosidade e muitos moradores arriscaram palpites de que o apostador havia perdido o bilhete ou esquecido de conferir os números jogados. Na lotérica A Milionária, onde foi feita a aposta simples e vencedora, o dono chegou a colocar uma faixa alertando que a aposta havia sido feita ali. O sorteio do concurso foi feito em Santa Catarina e as dezenas sorteadas foram 08 - 18 - 23 - 37 - 42 - 58. Além da aposta de São Sebastião, um sortudo de Passos (MG) também acertou os números. O apostador de Minas Gerais já retirou o prêmio. Com R$ 22 milhões, o apostador poderia comprar itens como cerca de 450 carros populares de R$ 49 mil; 44 apartamentos de R$ 500 mil; ou 2.750 aparelhos de celular de última geração de R$ 8 mil. Na poupança, o valor renderia R$ 81 mil mensais.

Léo Vasconcelos deverá ser reconduzido ao cargo de presidente da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Brumado realizará no próximo dia 14 de dezembro a eleição para o próximo biênio do mandato legislativo para a Mesa Diretora. O atual presidente e, até então, candidato único à reeleição, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) deerá ser reconduzido ao cargo. Ele terá José Carlos Marques Pessoa (PT), o Zé Carlos de Jonas, como vice, Ilka Abreu (PR) como 1ª secretária, e Lia Teixeira (PDT) como 2ª secretária. Leonardo é o parlamentar com maior bagagem legislativa e com ampla experiência, o que o credenciou em uma gestão moderna e transparente neste biênio. Ele conta com o irrestrito apoio do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

Assaí Atacadista é inaugurado na cidade de Guanambi

O Assaí Atacadista inaugurou sua nova loja no interior da Bahia, desta vez na cidade de Guanambi, a 140 km de Brumado. Cerca de R$ 40 milhões foram investidos na construção do empreendimento que deve gerar aproximadamente 300 empregos e 800 indiretos na região. A unidade conta com mais de 4,2 mil m² de área de vendas e 26 caixas, além de mais de 440 vagas de estacionamento. O foco da empresa é a venda a atacado, com a finalidade de atender principalmente a pequenos comerciantes, empresas e eventos. O Grupo Assaí tem 138 lojas em 18 estados brasileiros. Na Bahia, são nove lojas em funcionamento, elas estão localizadas nos municípios de Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Jequié, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, e, agora, em Guanambi.

Prefeito de Brumado cria perfil no Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Sintonizado com as mídias sociais e no intuito de se aproximar da comunidade e abrir um novo canal de comunicação, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), criou um perfil no Instagram. Para ficar por dentro das ações e planos do gestor municipal, basta seguir o perfil (clique aqui). O lançamento faz parte de um novo pacote de ações na área de comunicação social. O perfil promete ser um dos destaques, através do qual, a partir de agora, o gestor terá um diálogo mais frequente com os seus seguidores.

Viatura cai em buraco em perseguição a suspeitos armados e PMs ficam feridos na Bahia Foto: Bahia 10

Uma viatura da 31ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) caiu em um buraco no último sábado (1º) durante uma perseguição a suspeitos armados, no bairro de Jardim Valéria, em Salvador. Quatro PMs que estavam no veículo ficaram feridos. Os criminosos fugiram. Segundo a Polícia Militar, os policiais militares faziam rondas na localidade de Via Bronze, quando avistaram os suspeitos, que fugiram ao perceber a presença da guarnição. Durante a perseguição, o motorista da viatura perdeu o controle da direção e aconteceu o acidente. Conforme a PM, os policiais militares foram socorridos para o Hospital do Subúrbio com escoriações. Dois deles foram atendidos e liberados. Os outros ficaram hospitalizados e aguardam exames médicos.

Câmara Municipal de Rio do Antônio abre inscrições para concurso público Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estão abertas até o dia 09 de dezembro de 2018 as inscrições para o concurso público que será realizado pela Câmara Municipal de Vereadores de Rio do Antônio, a 66 km de Brumado. As inscrições devem ser feitas na forma presencial, de 8h às 12h e de 14 às 17h, na sede do legislativo, situada na Praça Nossa Senhora das Graças. O concurso oferece o total de 06 vagas para os cargos de Agente Administrativo (01), Auxiliar de Serviços Gerais (03) e Motorista (02). Os salários variam de R$ 954,00 a R$ 1.522,00. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 16 de dezembro de 2018, na cidade de Rio do Antônio. O valor da inscrição vai de R$ 30,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido. Todas as informações do certame estão no site www.concursos.seletaconcursos.com.br.

Falta de insulina pode colocar em risco a saúde de milhões de pessoas Foto: Thinkstock/Veja

Cerca de 40 milhões de pessoas com diabetes tipo 2 podem ficar sem acesso à insulina em 2030, alertou um estudo publicado recentemente na revista Lancet: Diabetes and Endocrinology. O motivo para a possível escassez é o crescimento mundial da doença, causado pela epidemia de obesidade que atinge a população. Atualmente o número de diabéticos tipo 2 é de 405,6 milhões de pessoas – das quais 33 milhões já não têm acesso ao medicamento – e estima-se que na próxima década esse número deva subir para 510,8 milhões. O problema da insuficiência de insulina afeta principalmente países emergentes. Um estudo anterior revelou que seis países, entre eles o Brasil, já apresentam baixa disponibilidade do remédio. Segundo especialistas, a dificuldade global do acesso ao produto só não é maior porque muitos pacientes diagnosticados com o tipo 2 não necessitam da insulina, que é essencial para a sobrevivência de quem tem o tipo 1.  O acesso é definido através da disponibilidade e acessibilidade. Além dos preços, também é necessário considerar a distribuição segura de um medicamento que necessita de refrigeração e acessórios como agulhas e seringas”, explicou Sanjay Basu, principal autor do estudo, à rede britânica BBC. O pesquisador ressaltou que 99% do mercado global de insulina é controlado por três multinacionais – Novo Nordisk, Eli Lilly and Company e Sanofi –, uma das razão pelas quais o valor da medicação permanece elevado.  A insulina ajuda a reduzir o risco de complicações como cegueira, amputação, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC). Por causa disso, Tim Reed, da Health Action International (HAI), empresa que financiou a pesquisa, ressaltou que os governos devem usar as novas informações para planejar melhor a coberta universal de saúde, ação que pode desempenhar papel fundamental na qualidade de vidas dos pacientes. “Isso é particularmente importante já que nossos dados mostram que a maior necessidade [de insulina] ocorre quando os sistemas de saúde são fracos e a disponibilidade e acessibilidade são ruins”, disse ao The Guardian.

Arquivo