Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Sérgio Moro é exonerado e vai integrar equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores, assinou nesta sexta-feira 16 o ato de exoneração do juiz federal Sérgio Moro do cargo. A medida, pedida pelo próprio Moro na manhã de hoje (17) por meio de um ofício ao TRF4, terá efeito a partir da próxima segunda-feira 19. Titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde correm os processos da Operação Lava Jato em primeira instância no Paraná, o juiz federal assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele havia pedido férias do cargo até a posse, em janeiro, quando pretendia pedir exoneração. Com a saída oficial de Moro da magistratura, os processos da Lava Jato, que por enquanto estão sob responsabilidade da juíza federal substituta Gabriela Hardt, serão redistribuídos a outro juiz federal do TRF4, por critério de antiguidade no cargo. “Assim, venho, mais uma vez registrando meu pesar por deixar a magistratura, requerer a minha exoneração do honroso cargo de juiz federal da Justiça Federal da 4ª Região, com efeitos a partir de 19/11/2018, para que eu possa então assumir de imediato um cargo executivo na equipe de transição da Presidência da República e sucessivamente ao cargo de Ministro da Justiça e da Segurança Pública”, escreveu o magistrado no documento remetido ao TRF4.

Passageiro passa mal e morre dentro de avião no aeroporto de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um passageiro que estava a bordo de um avião que sairia de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, em direção a Guaraulhos (SP) morreu após passar mal dentro da aeronave, na última quarta-feira (14). De acordo com informações da Passaredo Linhas Aéreas, o passageiro passou mal na aeronave ainda em solo. Ele foi atendido por bombeiros do aeroporto e, em seguida, por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apesar das manobras, o passageiro foi a óbito. A Passaredo informou que lamenta o ocorrido e está prestando todo o apoio necessário. A causa da morte não foi revelada.

Brumado: Homem sofre tentativa de homicídio dentro de ônibus da Novo Horizonte Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio na última quinta-feira (15) dentro de um ônibus interestadual da empresa Novo Horizonte em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) foi acionada e se descolocou à Vila Presidente Vargas, distante a 9 km do centro de Brumado. A vítima Marlúcio Ribeiro Rocha relatou que um homem desconhecido, moreno, teria sacado uma arma e efetuado diversos disparos contra ele. Um dos projéteis atingiu de raspão o seu peito esquerdo. Os demais passageiros do coletivo que viajavam de Riacho de Santana para Vitória da Conquista confirmaram o fato. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. Rocha foi atendimento na unidade de saúde, e em seguida, encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado para prestar depoimento.

Mais Médicos: Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Michel Temer Foto: Cesar Itiberê/PR

O presidente Michel Temer (MDB) reforçou nesta sexta-feira (16) a informação de que o governo brasileiro está tomando providências necessárias para preencher as vagas abertas com a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos. Em entrevista coletiva após participar de uma sessão de debates da 26ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, na Guatemala, Temer disse que o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, está tomando providências para abrir vagas para médicos brasileiros. “Estamos preparados para, imediatamente, colocar? [substitutos] e não só fazer concursos. Já falei com o ministro Gilberto Occhi com vistas à contratação de médicos para suprir a eventual falta dos médicos, falta dos médicos cubanos”, afirmou. O Ministério da Saúde informou que publicará, ainda neste mês, um edital para contratar profissionais brasileiros para preencher 8.332 vagas deixadas pelos cubanos. A expectativa do ministério é que os médicos brasileiros selecionados na nova etapa comecem a trabalhar nos municípios imediatamente após a seleção, o que deve ocorrer ainda neste ano. O governo de Cuba anunciou, na última quarta-feira (14), a retirada de seus profissionais do programa, por não aceitar as novas exigências impostas aos médicos do país. Criado em 2013, no governo Dilma Rousseff (PT), o programa tem o objetivo de levar assistência médica às periferias e às mais distantes regiões brasileiras.

Jussiape: Três pessoas ficam feridas após carro atropelar vaca na BA-148 Foto: Divulgação/PM

Um homem e duas mulheres ficaram feridos após o carro em que estavam atropelar uma vaca na BA-148, região da cidade de Jussiape, a 121 km de Brumado. O animal não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (15). O trio foi socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Jussiape. O estado de saúde das vítimas não foi revelado. O nome das vítimas não foi divulgado pela polícia. De acordo com o G1, o veículo e o animal foram removidos da pista, mas a polícia não soube detalhar por qual órgão.

Jovem é preso levando sete malas com 200 kg de maconha no interior da Bahia Foto: Divulgação/PC

Um jovem de 26 anos foi preso transportando sete malas com aproximadamente 200 kg de maconha, em um ônibus de turismo, na quinta-feira (15), na cidade de Macururé, no norte da Bahia. De acordo a Polícia Civil, a droga saiu do distrito de Ibó, em Abaré, município na mesma região do estado, e tinha como destino a cidade de São Paulo (SP). O suspeito foi interceptado por policiais civis após denúncia. Conforme a polícia, o ônibus em que o jovem estava foi parado na estrada e as malas foram encontradas no compartimento bagageiro do coletivo. De acordo com o G1, o material e o suspeito foram encaminhados para a sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Paulo Afonso, onde o caso foi registrado. O jovem, identificado como David Brandi, foi autuado por tráfico de drogas e, em seguida, encaminhado para a carceragem da unidade policial.

MP-BA e Iphan assinam acordo para preservar centro histórico de Igatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para conservar o centro histórico de Igatu, no município de Andaraí, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação. O documento foi assinado na terça-feira (13) e prevê diversas ações para salvaguardar o patrimônio histórico. O acordo encerra inquéritos civis instaurados na Promotoria Regional do Alto Paraguaçu, com sede em Lençóis, na Chapada Diamantina. O inquérito visava apurar os danos aos patrimônios culturais materiais e imateriais tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e pelo Iphan no distrito de Igatu. O acordo assinado pretende garantir a aplicação dos mecanismos de salvaguarda aos bens ameaçados e a reversão de seus danos. O acordo foi assinado pela presidente do Iphan Kátia Bogéa, pelo promotor de Justiça Regional Ambiental Augusto César Carvalho de Matos e pela assessora técnica do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), Rousyana Gomes Araújo.

Saída de Cuba do Mais Médicos pode afetar 28 milhões, dizem municípios Foto: Reprodução/TV Globo

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou uma nota nesta quinta-feira (15) na qual informou que a saída de cubanos do programa Mais Médicos afetará 28 milhões de pessoas. Nesta quarta (14), o presidente eleito Jair Bolsonaro informou que o governo cubano decidiu deixar o programa por não concordar com testes de capacidade. O Ministério de Saúde Pública de Cuba, contudo, informou ter tomado a decisão em razão de “declarações ameaçadoras e depreciativas” de Bolsonaro. Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que "expulsaria" os médicos cubanos do Brasil. “O valor do Programa Mais Médicos (PMM), ecoado nos diversos cantos do Brasil, demonstrou ser uma das principais conquistas do movimento municipalista frente à dificuldade de realizar a atenção básica, com a interiorização e a fixação de profissionais médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais”, afirmou a CNM em nota. “Entre os 1.575 Municípios que possuem somente médico cubano do programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas”, acrescentou a entidade.

Prefeitura de Brumado abre concurso público para Cuidadores de Creche e Agentes de Endemias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado publicou no Diário Oficial do Município na quarta-feira (14), o Edital para Concurso Público para o preenchimento dos cargos de Cuidador de Creche e Agente de Endemias, destinados as Secretarias de Saúde e Educação.  O certame será regido pelas disposições deste Edital, tendo como entidade responsável a empresa especializada Planejar Consultoria e Planejamento Ltda EPP, que foi regularmente contratada na forma da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, em estrita consonância com o disposto no ordenamento jurídico positivo, e será acompanhado e fiscalizado pela “Comissão do Concurso Público (CCP)” especialmente designada para este fim, nos termos da Portaria Municipal Nº 411, de 13 de Novembro de 2018. Serão destinadas 50 vagas para Cuidadores de Creche e 12 vagas para Agentes de Endemias. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (19) e irão até o dia 30 de novembro.

Por que o final da tarde é o melhor momento para queimar calorias Foto: iStock/Getty Images

Perder calorias é o sonho de consumo de muitas pessoas e para alcançar esta meta vale tudo: desde dietas simples até as mais exóticas — além de praticar atividade física. Agora a ciência revela uma informação importante que pode evitar os quilinhos indesejados: no final da tarde o corpo queima até 10% a mais de calorias – o equivalente a 130 calorias extras -, mesmo para quem não está se exercitando. A explicação para a descoberta está no ritmo circadiano que, segundo os pesquisadores, não só controla o relógio interno do corpo e o ciclo de sono, como também a perda calórica. Os resultados do estudo, publicado na revista Current Biology, reforça a importância do ritmo circadiano na regulação do metabolismo, além de esclarecer alguns pontos sobre a tendência a ganhar peso em pessoas que têm horários de sono irregular, especialmente trabalhadores noturnos. “Nosso relógio biológico é cronometrado para funcionar em horários regulares do dia. Quando ficamos acordados a noite para trabalhar, por exemplo, estamos indo contra o funcionamento do corpo”, explicou Jeanne Duffy, da Harvard Medical School, à Time Health.

Militante LGBT, travesti é morta com três tiros na cabeça em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Facebook

Uma travesti de 32 anos foi morta com três tiros na cabeça, na quarta-feira (14), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta 22h30, no Conjunto Habitacional Pau Brasil, no bairro Miro Cairo. A vítima foi identificada como Raphaela Souza. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime, que está sob investigação da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista. O corpo de Raphaela será sepultado na tarde desta quinta-feira. Segundo o G1, a vítima era assistente social, cabeleireira, integrante do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT) e representante do Coletivo Finas, de Vitória da Conquista.

Michel Temer pede Brasil 'unido e pacificado' Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Michel Temer (MDB) fez um pronunciamento nesta quinta-feira (15) na TV no qual voltou a defender a união do país porque a “hora da divisão já passou” após o período eleitoral. Ainda no pronunciamento, o presidente desejou sucesso ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e destacou que o Brasil vive um momento de estabilidade das instituições. “Ao encerrar o período eleitoral e iniciar esse momento de transição de poder, quero ressaltar a força e a estabilidade de nossas instituições. Vivemos um dos mais longos ciclos democráticos de nossa história que, na verdade, sempre foi repleta de interrupções na normalidade institucional”, afirmou o presidente no pronunciamento. “Nossa Constituição comemorou 30 anos em outubro, provando a vitalidade de nossas instituições. Agora, a missão é manter o país unido e pacificado”, acrescentou Temer. De acordo com o G1, em um outro trecho do pronunciamento, o presidente afirmou que todos os que vivem no Brasil têm de ter compromisso com o “bem estar da nação”, o que envolve a valorização da mulher, a criação de oportunidades para o trabalhador e o compromisso com a segurança pública e com o futuro de crianças e jovens.

Caetité: Uneb publica edital com 30 vagas para Mestrado em Ensino, Linguagem e Sociedade

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Uneb de Caetité, a 100 km de Brumado, abriu inscrições para o Processo de Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). As 30 vagas ofertadas são para nível em Mestrado Profissional. O período de inscrição é de 26 de novembro de 2018 a 25 de janeiro de 2019 - a taxa de inscrição custa R$ 100. Para concorrer, os interessados devem preencher um formulário eletrônico, que será disponibilizado na data de abertura das inscrições no portal.uneb.br/ppgels. O documento deverá ser entregue no Protocolo do DCH da Uneb, ou enviado por Sedex, com data limite de entrega ou postagem até dia 25 de janeiro de 2019. O endereço é Av. Contorno, S/N, Caetité - BA, CEP: 46400-000.

Governo cubano quer tirar seus médicos do Brasil até o fim do ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) informou nesta quinta-feira (15) ter sido avisado pela embaixada de Cuba que todos os médicos cubanos deixarão o Brasil até o fim do ano. Na quarta (14), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) informou que o governo cubano decidiu deixar o programa Mais Médicos por não concordar com testes de capacidade. O Ministério de Saúde Pública de Cuba, contudo, informou ter tomado a decisão em razão de “declarações ameaçadoras e depreciativas” de Bolsonaro. Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que “expulsaria” os médicos cubanos do Brasil, por exemplo. Cuba enviava profissionais ao Brasil desde 2013. No Mais Médicos, pouco mais da metade dos profissionais – 8,47 mil dos mais de 16 mil profissionais – vieram de Cuba, segundo dados obtidos pelo G1.

Rio de Contas: Prefeito Cristiano Azevedo é multado pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Cristiano Cardoso de Azevedo (DEM), da cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, foi multado em R$ 3 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na última terça-feira (13). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator, conselheiro Mário Negromonte aplicou a multa pelas irregularidades identificadas durante a análise do exercício financeiro de 2017. Apesar das irregularidades, o TCM aprovou com ressalvas das contas do município. O relatório técnico apontou a ausência de remessa ou remessa incorreta, pelo sistema do SIGA, de dados e informações da gestão pública municipal e inconsistências na instrução de diversos processos de pagamento, uma vez que não foram apresentados documentos comprobatórios da realização do objeto pretendido, no caso boletins e planilhas de medição de obras e serviços, planilha com detalhamento das quilometragens e quantidades de combustíveis por veículos abastecidos e documentos de veículos locados em nome de terceiros. Em relação as obrigações constitucionais, o prefeito atendeu as expectativas, aplicando 26,13% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%; 66,83% dos recursos advindos do Fundeb no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, sendo o mínimo 60%; e 18,83% nas ações e serviços de saúde, superando o percentual mínimo de 15%. Cabe recurso da decisão.

Os estados de São Paulo e da Bahia têm o maior número de cubanos atuando pelo Mais Médicos e, por isso, são os que mais perderão médicos com o fim acordo. O governo de Cuba anunciou a retirada do programa nesta quarta-feira (14), citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) à presença dos cubanos no Brasil. O estado de São Paulo tem 16% de todos os médicos. A Bahia, quase 10%. Eles devem perder a maior quantidade absoluta de profissionais, mas a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde ainda deverão fazer um relatório de impacto no Brasil. Não necessariamente os paulistas e os baianos deverão sofrer mais com o fim do programa: estados do Norte e Nordeste já apresentam uma menor quantidade de médicos pelo Sistema Único de Saúde, um dos motivos da criação do programa em 2013. Vale lembrar que, desde a chegada de Michel Temer ao governo, o Ministério da Saúde busca uma diminuição no número de médicos estrangeiros no programa. Os cubanos representam 45% dos 18.240 profissionais que trabalham no Mais Médicos atualmente.

Ex-prefeitos de Caraíbas são punidos pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na terça-feira (13), julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra os ex-prefeitos de Caraíbas, Orlando Barbosa e Norma Suely Coelho. Os gestores foram punidos com a obrigação de ressarcimento, com recursos pessoais, para os cofres municipais, de R$3.228,96 e R$6.843,64, respectivamente. Segundo o relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, a decisão foi tomada em razão da omissão na cobrança de multas aplicadas pelo TCM, o que acarretou na sua prescrição. A multa, no valor inicial de R$5 mil, foi imputada ao ex-prefeito Orlando Barbosa, através do processo TCM nº 09671-06. Contudo, essa multa não foi recolhida pelo gestor, nem cobrada por sua sucessora. Cabe recurso na decisão.

Bahia registra queda no número de casos de dengue, zika e chikungunya Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde registrou redução dos casos de dengue, zika e chikungunya na Bahia no último ano.  Até outubro de 2018, o estado confirmou 3.567 casos de chikungunya. O número representa uma redução de 59,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 3.567 casos. No caso da dengue, a redução foi de 6,3%, passando de 9.141 casos em 2017 e 8.564 em 2018. Já em relação à zika, houve redução de 62,8%. Os casos caíram de 2.146, em 2017, para 799, em 2018. Dados nacionais apontam redução nas três doenças entre janeiro a outubro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém alguns estados apresentam aumento expressivo no número de casos. Para reforçar o combate ao Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária com slogan “O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte”. A ação ressalta que a união de todos, governo e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito e que a vigilância deve ser constante. Os meses de novembro a maio são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito.

Vários pontos de infestação do besouro conhecido como potó são relatados em Caculé

Uma infestação do besouro bombardeiro, conhecido popularmente como potó, está sendo registrada na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado. A espécie pode provocar queimaduras na pele humana, além de causar mau cheiro. Segundo Sertão em Dia, dezenas de pessoas sofreram ferimentos leves em razão do contato com os besouros, que costumam surgir em períodos chuvosos. Na cidade de Caculé, vários pontos com infestação foram relatados. De acordo com especialistas, os potós são larvas subterrâneas que são atraídas para a superfície quando o clima está quente e úmido. Eles encontram condições ideais para se reproduzirem e isso acaba estimulando o surto populacional.

Dois estudos inéditos trazem evidências de que mulheres previamente infectadas pelo vírus da dengue têm uma maior chance de ter filhos com consequências graves da infecção pelo zika – e vice-versa. As pesquisas foram publicadas nesta quarta-feira (14) na revista científica "Cell Host & Microbe". Os vírus da zika e o da dengue são transmitidos com a ajuda do mosquito Aedes aegypti – são endêmicos no Brasil, com maior número de casos de suas respectivas doenças no verão. Eles são do mesmo gênero flavivírus. A ciência ainda busca criar uma vacina segura para proteger contra as duas infecções.  Estudos anteriores mostraram que, em alguns casos, o vírus da zika consegue ultrapassar o tecido da placenta da mulher durante a gestação e atingir o feto, causando uma síndrome congênita – um conjunto de problemas que atingem o bebê, como a microcefalia. As células de Hofbauer, mais numerosas no ínicio da gravidez na placenta da mãe, são os alvos do vírus da zika.

Estampadores de placas de Brumado podem fechar as portas diante do decreto para placas Mercosul Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado para a estampa de placas no modelo Mercosul pode prejudicar estampadores em todo estado. Na cidade de Brumado, cinco empresas que trabalham com estampa de placas podem fechar as portas. Proprietária de uma estampadora no município, a empresária Neuzélia Pereira Lima Dias destacou que a portaria do diretor do Detran da Bahia é cruel e desumana. “São cinco etapas para que a gente possa credenciar as nossas empresas. Não existe tempo e nem condição de as pessoas fazerem esses credenciamento”, disse. Para ela, diante das condições estabelecidas na portaria, não existe condição de nenhuma empresa permanecer aberta na Bahia. “Quem tem o seu maquinário, quem tem a sua credencial do Denatran pode até ser que seja credenciada pelo Detran da Bahia aceitando as condições bizarras da portaria”, avaliou. Sobre os prejuízos para a cidade, Neuzélia declarou que os mesmo são incalculáveis. “E o que nós gastamos, o que codificamos, o que temos de estoque? Vamos fazer o que? Queremos que seja uma portaria digna”, ressaltou. Segundo ela, são mais de cem empresas do segmento na Bahia que fecharão as portas, sem contar os milhares de funcionários desempregados.

Homem é preso e meia tonelada de droga é apreendida em casa de praia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso e meia tonelada de maconha apreendida em uma casa de praia de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A ação ocorreu na quarta-feira (14), após uma operação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e da Polícia Federal. A SSP-BA informou que a polícia chegou ao imóvel, que fica em Ipitanga, bairro de Lauro de Freitas, após uma denúncia anônima apontando que a casa era utilizada para armazenar e distribuir entorpecentes. A secretaria informou que após a denúncia, equipes das polícias Militar (CPR-Central e Rondesp BTS), da Civil (12a DT/Itapuã) e da PF passaram a acompanhar a movimentação dentro do imóvel. Após dias de vigilância, um carro foi abordado depois que um homem saiu da casa com uma sacola. Com o homem, os policiais estaduais e federais encontraram a maconha. Em seguida, as equipes entraram na casa para revista e acharam 500 kg de maconha prensada, divididos em tabletes. Além dos entorpecentes, duas balanças e um automóvel também foram apreendidos.

Brumado: Chuva tardia não ajuda a recuperar safra do Umbu e produtores exploram outras frutas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As chamadas chuvas do umbu chegaram tarde e prejudicaram o desenvolvimento do fruto neste ano, em algumas regiões na cidade de Brumado. Membro da associação de moradores do Campo Seco e da Usina de Beneficiamento do Umbu da região, Judecae Pinheiro disse ao site Achei Sudoeste que a safra não pode ser recuperada diante da falta da “chuva da florada da fruta”. Segundo ele, a produção foi bem fraca na região. Quanto à fábrica do Campo Seco, ele destacou que outras frutas serão exploradas e utilizadas na produção, como acerola, maracujá e maracujina. “A gente vai mudar um pouco por causa da falta do umbu”, completou. Judecae informou ainda que associação do Campo Seco foi beneficiada com um projeto da agroindústria e a usina de beneficiamento local será ampliada. A previsão para início das obras é em janeiro de 2019.

Consultório Odontológico Dentes Claros transforma o seu sorriso

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

Brumado: Secretaria de saúde em alerta com possibilidade de suspensão do programa Mais Médicos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde de Cuba pode cancelar a parceria com o Brasil diante do encerramento do contrato do Programa Mais Médicos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, disse que a pasta ainda não foi notificada sobre o assunto. Embora ainda não haja nenhuma confirmação, o secretário afirmou que fica preocupado com que o vem pela frente, especialmente em relação à desassistência à saúde. “Em Brumado, por exemplo, temos seis profissionais atuando. Com a perda de uma vez em seis unidades, isso irá causar uma desassistência imensa para a população”, destacou. Feres ainda enalteceu a qualidade e bom funcionamento do programa, que ajudou no avanço da Atenção Básica. “Temos que aguardar. Tenho certeza que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, irá tomar as medidas cabíveis e não vai deixar que ocorra uma desassistência à população”, afirmou. O secretário preferiu não fazer nenhum comentário sobre se o possível cancelamento do programa estaria relacionado a questões políticas diante da eleição do presidente Jair Bolsonaro.

Arquivo