Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Guia Médico Sudoeste ganha formato eletrônico na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O folheto Guia Médico Sudoeste já existe na região há mais de oito anos, mas agora ganhou um formato eletrônico. Ao site Achei Sudoeste, o empresário Antônio Fênix explicou que, com vistas a atender a demanda da modernidade, o exemplar impresso foi transformado em aplicativo. A ferramenta está disponível para download na Play Store com o nome Guia Médico Saúde. Segundo Fênix, no aplicativo é possível escolher os guias conforme a cidade. Atualmente, os municípios contemplados são Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim e Macaúbas. Futuramente, Vitória da Conquista e Guanambi também serão inseridos no Guia Médico Sudoeste. Através do aplicativo, o usuário consegue fazer  buscas por profissionais e especialidades médicas. “É tipo um catálogo: você tem os contatos telefônicos e também as informações dos serviços prestados e especialidades”, disse. Em breve, Fênix adiantou que será lançado o Guia Jurídico Sudoeste.

Canadá legaliza consumo de maconha para uso recreativo

O uso recreativo da maconha passou a ser legal no Canadá nesta quarta-feira. O país é o primeiro do G7 e o segundo do mundo a permitir o livre consumo da droga. A partir de hoje, o porte de até 30 gramas de maconha é permitido. Os canadenses também podem cultivar até quatro plantas de cannabis em suas casas. A medida foi uma promessa de campanha do primeiro-ministro Justin Trudeau. As leis aprovadas em junho regulam a produção, a comercialização e o consumo da droga. A posse de maconha se tornou crime no Canadá em 1923, mas o uso medicinal é legal desde 2001. O objetivo da legalização, segundo seus defensores, é acabar com o mercado negro e diminuir o consumo de maconha entre os jovens. Médicos e agentes de saúde pública do governo que se opuseram às novas leis, contudo, dizem que o consumo da droga pode ser tão prejudicial à saúde quanto o tabaco. Pelas normas, os canadenses precisam ter 18 anos para comprar maconha. Porém, há províncias que elevaram a exigência da idade para 21 anos, como Quebec. Não é autorizado fumar em lugares públicos. A maconha não será vendida nos mesmos locais onde hoje se pode comprar álcool ou tabaco. Espera-se que os consumidores comprem a droga de varejistas regulados pelas autoridades provinciais ou regionais, assim como de produtores licenciados pelo governo federal. Assim que as primeiras lojas autorizadas a comercializar a droga abriram suas portas nesta quarta, longas filas se formaram em várias cidades do Canadá. Algumas pessoas aplaudiram e usaram as buzinas dos carros para comemorar. O Canadá se tornou o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha para fins recreativos, depois do Uruguai, que adotou a medida em 2013.

Dom Basílio estuda modelo de Brumado para implantação de sala e cidade empreendedora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretária de Agricultura e Comércio de Dom Basílio, Zorizete Oliveira, esteve em Brumado conhecendo a Sala do Empreendedor e os avanços para implantação da Cidade Empreendedora no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Oliveira reforçou que a visita teve a finalidade de estudar o trabalho que vem sendo feito no sentido de promover o empreendedor, além de ver, na prática, como funciona a Sala do Empreendedor para, futuramente, usar como modelo em Dom Basílio. A secretária informou que a Sala do Empreendedor já está sendo construída na cidade a fim de gerar desenvolvimento e oportunidades aos empreendedores locais. “Acredito que será um grande passo para levarmos e alavancarmos em Dom Basílio essa conquista”, disse.

'Prévia do PIB' tem terceira alta e avança 0,47% em agosto Foto: Germano Luders/Veja

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC–Br) avançou 0,47% em agosto na comparação com o mês anterior. O indicador, que é conhecido como “prévia do PIB”, serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Essa é a terceira alta consecutiva. A última queda do indicador foi observada em maio, impactado pela greve dos caminhoneiros. Desde então, a economia cresceu 1,93%, segundo o BC. De janeiro a agosto, a atividade econômica registrou expansão de 1,28%. Na comparação com agosto do ano anterior, o indicador cresceu 2,50%. O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade na indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. É também uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros (Selic) do país — a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para acontecer nos dias 30 e 31 de outubro. O PIB é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa a soma de todas as riquezas produzidas e é o índice oficial de atividade do país. O PIB cresceu apenas 0,2% no segundo trimestre do ano. A expectativa dos economistas consultados pelo BC é que o PIB cresça 1,34% neste ano.

Homem é preso com arma e drogas na zona rural de Paramirim Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Por volta de 10h da última quarta-feira (17), uma guarnição da Cipe Sudoeste recebeu denúncia que no Povoado de Pajeú, zona rural de Paramirim, a 129 km de Brumado, um indivíduo conhecido como “Maxim” estava aterrorizando os moradores, bem como usando a casa da namorada, uma menor de 15 anos, para traficar drogas. Segundo informações da polícia, em diligência, a guarnição localizou o indivíduo no quarto da adolescente, onde foi encontrado embaixo do travesseiro do mesmo uma garrucha calibre 32. Ainda no cômodo foi encontrado um invólucro contendo uma substância análoga à maconha, um saquinho contendo sementes da mesma substância e vários saquinhos plásticos normalmente utilizados para embalar entorpecentes. Todo material apreendido, juntamente com o acusado, foi apresentado na delegacia de Paramirim para as providências cabíveis.

Senado aprova projeto que regulamenta duplicata eletrônica Foto: Frrnando Morais/Veja

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) um projeto de lei que regulamenta a duplicata eletrônica. A proposta segue agora para sanção presidencial e é considerada uma das principais ações do Banco Central para modernizar a área de crédito no Brasil. O projeto (PLC 73/2018) moderniza o lançamento desse comprovante de crédito, gerado pela venda de mercadorias ou prestação de serviços por uma empresa. A duplicata eletrônica é uma espécie de título usado pelas empresas para obtenção de crédito junto aos bancos, em especial de capital de giro. Na prática, uma empresa que vendeu um bem ou prestou um serviço pode emitir a duplicata e entregá-la ao banco, antecipando o recebimento do pagamento. Dados do Banco Central mostram que no fim de abril o estoque de crédito ligado ao desconto de duplicatas somava 56,351 bilhões de reais. O texto-base, aprovado na Câmara em junho, estabelece que as informações das duplicatas deverão ser obrigatoriamente registradas em um sistema eletrônico. Entidades autorizadas pelo Banco Central serão responsáveis pelo registro nacional de duplicatas.

Baianas de acarajé promovem campanha solidária para ajudar famílias carentes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Duas baianas de acarajé de Brumado, Érica Mabene e a sua mãe, Dona Nice, realizaram uma campanha para ajudar famílias carentes na cidade. A campanha consistiu em trocar 1 kg de alimento por uma acarajé. Ao Achei Sudoeste, Érica disse que a ideia partiu da sua mãe, que tinha o desejo de ajudar os menos favorecidos. “Vamos continuar fazendo isso pelo menos uma vez por mês, porque as pessoas têm fome sempre”, contou. Na noite da última terça-feira (16), na Rua Ester Gondim, onde as baianas montam a barraca, a ação solidária foi realizada. “Foi muito bom, muito prazeroso. Queremos ajudar muitas pessoas. A demanda foi maior do que esperávamos. Espero que, a cada dia, aumente mais ainda”, disse a baiana, reforçando que tem muita gente na cidade precisando de ajuda.

General eleito pede impeachment e prisão de ministros do STF Foto: Divulgação

O general Eliéser Girão Monteiro Filho, deputado federal eleito pelo PSL no Rio Grande do Norte, defendeu o impeachment e a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) responsáveis pela libertação de políticos acusados de corrupção, como o ex-ministro José Dirceu, do PT, e os ex-governadores do Paraná Beto Richa e de Goiás Marconi Perillo, ambos do PSDB. Segundo ele, “o impeachment de vários ministros” se insere em um “plano de moralização das instituições da República”. “Não tem negociação com quem se vendeu para o mecanismo”, escreveu Girão em sua conta no Twitter no último dia 11, em referência à série O Mecanismo, produzida pela Netflix, sobre a Lava Jato. “Destituição e prisão”, acrescentou. Questionado pela reportagem sobre a declaração, o general disse que o “Senado tem de cumprir o papel dele”. O impeachment de ministros do Supremo deve ser votado pelo Senado e aprovado por dois terços da Casa. Ele é possível em caso de crime de responsabilidade, como proferir julgamento quando suspeito na causa ou exercer atividade político-partidária.

Município de Riacho de Santana vive grave crise no abastecimento de água Foto: Mateus Pereira

O município de Riacho de Santana, a 203 km de Brumado, vive uma grave crise no abastecimento de água. A falta de chuvas e a seca dos reservatórios fez com que os mais de 20 mil habitantes da área urbana ficassem dependentes do abastecimento de carros pipa com água não tratada. Já a água potável é adquirida diariamente em Bom Jesus da Lapa, a cerca de 70 km.  A situação já chegou ao conhecimento do Ministério da Integração Nacional e a pasta anunciou que vai adotar medidas emergenciais de apoio e também vai estudar a possibilidade de construção de uma adutora entre o município e o Rio São Francisco, em uma extensão de 68 km.

Jovem é preso em ônibus com arma dentro de isopor após se passar por vendedor Foto: Divulgação/SSP-BA

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante com uma arma de fogo dentro de um isopor, na quarta-feira (17), no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o rapaz estava dentro de um ônibus intermunicipal quando foi capturado e se passava por vendedor ambulante para cometer assaltos. Segundo a SSP, populares informaram para uma equipe de policiais militares, que faziam rondas na região, que um homem assaltava um ônibus na Boca do Rio. O veículo foi cercado e Cleidson dos Santos Sousa Júnior, que já responde a um processo por roubo em liberdade provisória, foi preso. a arma era um revólver calibre 38. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, três celulares roubados foram encontrados com o suspeito. O caso foi registrado no Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), na Baixa do Fiscal.

Brumado: CMEAS conquista 1º lugar nacional em concurso Geração Sustentável Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) conquistou o primeiro lugar no concurso “Geração Sustentável”, promovido nacionalmente com o tema “Movimento chega de doença! Juntos pela proteção da natureza e o combate às doenças transmitidas por mosquitos”. O concurso trouxe como desafio desenvolver diagnósticos sobre a realidade socioambiental em que os estudantes estão inseridos e planejar uma ação junto à comunidade local, visando sensibilizá-la e mobilizá-la para uma solução. Para conclusão do concurso, os jovens deveriam produzir um vídeo com duração entre 3 a 5 minutos que mostrasse as causas do problema e, principalmente, as soluções que cada um pode dar com mudanças simples no dia a dia. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe com cinco integrantes: a professora tutora Sirlene da Silva Hora e as alunas Letícia Gabriele da Silva Santos, Narane Vale Erdes, Joanny Vitória Meira Alves e Sabrina Sibelle Gomes Pereira. O CMEAS conquistou a 1ª colocação em âmbito municipal e nacional. A premiação aconteceu na última segunda-feira (15), na própria escola, onde cada um dos vencedores recebeu um smartphone e um kit escolar.

Assaltante arranca aliança de mulher com a boca no interior da Bahia Foto: Acorda Cidade

Um homem usou a boca para arrancar uma aliança do dedo de uma mulher durante assalto na cidade de Feira de Santana, na quarta-feira (17). A cena foi registrada em vídeo com um celular por uma pessoa que presenciou o crime e as imagens estão sendo usadas pela polícia para tentar identificar o suspeito. O crime ocorreu na Rua Juventino Pitombo, bairro Sobradinho. Duas mulheres andavam pelo local quando foram abordadas pelo homem. Segundo a polícia, em depoimento, as vítimas afirmaram que, ao serem abordadas, disseram ao assaltante que não tinham pertences a serem roubados, mas o homem viu que uma delas estava com uma aliança. O criminoso, conforme depoimento das vítimas, teve dificuldades para tirar o objeto do dedo de uma das mulheres com as mãos e, então, decidiu usar a boca para arrancar a joia da vítima. A mulher ficou com o dedo ferido. As vítimas, que não tiveram identidades divulgadas, registram queixa na delegacia e receberam uma guia para realizar exames de corpo de delito. O suspeito está sendo procurado pela polícia.

Brumado e Dom Basílio unem esforços para enfrentamento da seca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretária de Agricultura e Recursos Hídricos de Dom Basílio, Zorizete Oliveira, se reuniu com o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Brumado, Charles Granger, a fim de viabilizar alternativas de convivência com a seca. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária destacou que a reunião teve por objetivo formar uma parceria com o Município de Brumado para enfrentar a seca que assola a região. Zorizete ressaltou que Dom Basílio sofre há anos com a estiagem e que a produção agrícola na cidade diminuiu mais de 50%. “Acredito que a parceria é importante. Podemos ver outros municípios para buscarmos reforços e também projetos que venham alavancar o nosso desenvolvimento em virtude da atenção ao consumo humano da água”, afirmou. Quanto à obra da Barragem do Pastinho, a secretária informou que a prefeitura acabou de finalizar a construção da estrada que dá acesso à barragem, a qual viabilizará o abastecimento da sede e de comunidades vizinhas. Além disso, segundo Zete, a limpeza e a reforma das barragens já existentes também foram iniciadas a fim de melhor beneficiar o município.

Mega-Sena: Aposta única do interior da Bahia acerta as seis dezenas e leva R$ 2,5 milhões Foto: Marcelo Brandt/G1

Uma aposta única de Castro Alves (BA) levou sozinha o prêmio de R$ 2.526.635 no concurso 2.088 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (17) no município de Santa Helena de Goiás (GO). Veja as dezenas sorteadas: 03 - 14 - 24 - 27 - 38 - 56. A quina teve 56 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 24.492,89. Outras 3.262 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 600,68. O próximo concurso (2.089) será no sábado (20). O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.

Bombeiros controlam incêndio na Serra de Maria Roxa em Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um incêndio na região da Serra de Maria Roxa, em Paramirim, a 129 km de Brumado, consumiu uma área considerável do local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a Secretária Municipal Meio Ambiente, Gal Oliveira, disse que todos os focos de incêndio foram controlados pela equipe Tropa Bahia Sem Fogo, do Corpo de Bombeiros. Segundo ela, foram percorridos quase 1800 metros para apagar o fogo. “Todo incêndio causa um dano severo porque mata animais, plantas, é uma perda muito grande na biodiversidade”, destacou. A área atingida pertence a uma unidade de conservação municipal e a secretária informou que será feito o recaatingamento da região. Como a suspeita inicial de que o incêndio começou por conta de fogos de artifício foi confirmada, Oliveira fez um alerta que, nessa época do ano, com pouca chuva e a vegetação seca, as pessoas tomem cuidado ao soltar fogos na região.

Praticook: Refeições saudáveis para todas as horas do dia

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Ifba promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos dias 23 e 24 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a XV edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e VI SECITEC, promovidos pelo Ifba, em Brumado, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2018. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento terá início na terça-feira (23), às 7h30, quando será realizado o credenciamento. A programação inclui oficinas, apresentações culturais, palestras, mesa redonda, exposições e minicursos. Lembrando que é necessário se inscrever em cada uma das atividades das quais se pretende participar. Não é preciso se inscrever para as atividades culturais e exposições.

Cientistas descobrem a maior estrutura espacial já observada Foto: Divulgação/ESO/BBC

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta quarta-feira a descoberta da maior estrutura já encontrada no espaço, um superaglomerado ancestral de galáxias com massa de mais de um milhão de bilhões de vezes a do Sol. Hyperion, como foi batizada, é a maior estrutura já vista nos primeiros 5 bilhões de anos do Universo. Para compreender isto, precisamos lembrar que há um consenso no meio astronômico de que o Big Bang, ou seja, a explosão fundamental que deu origem ao Universo, ocorreu entre 13,3 bilhões e 13,9 bilhões de anos atrás. Quando os cientistas miram telescópios para os confins do espaço, eles estão sempre observando o passado - afinal, a luz viaja a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo e, ao olhar para o céu, o que se vê é a luz emitida pelos astros, sempre com algum grau de “delay”. Por exemplo: a luz do nosso Sol, que está "perto" - em termos astronômicos -, chega a nós com um atraso de 8 minutos, que é o tempo que a luz demora para percorrer a distância. No caso de Hyperion, ela está tão distante que a imagem obtida pelos cientistas é um retrato de mais de 11 bilhões de anos atrás - calcula-se que o superaglomerado ancestral de galáxias seja de quando o Universo era um jovem de 2,3 bilhões de anos. Hyperion recebeu este nome por causa de suas dimensões colossoais em referência a um dos titãs da mitologia grega. Em português, é também chamado de Hiperião, Hipérion ou Hiperíon.

Homem quebra o pênis durante relação sexual em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de identidade ainda não revelada quebrou o pênis durante relação sexual com uma mulher na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o fato ocorreu no último dia 06 de outubro. De acordo com pessoas próximas ao homem, ele teria tomado um remédio para manter a ereção suficiente para um desempenho sexual satisfatório. Devido a isso, durante o ato, o mesmo teria fraturado o órgão genital. A vítima, que perdeu muito sangue devido à gravidade da lesão, foi encaminhada para o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora, sendo transferido para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde realizou três cirurgias para corrigir a fratura. Ele segue internado na unidade de saúde sob os cuidados de médicos especializados no quadro. Ainda não há previsão de alta. O caso teve grande repercussão na cidade, que tem 45.388 habitantes.

Dias Meira Empreendimentos tem as melhores opções de moradia em Brumado

Em Brumado, um grande e moderno residencial está sendo construído na Rua Vó Congonha, no bairro do Tanque. São apartamentos com 60, 70 e 90 m², com dois e três quartos com suíte, em uma área bastante valorizada. Há mais de dez anos no mercado imobiliário, a Dias Meira tem esse e outros empreendimentos em diversos pontos da cidade. Ligue (77) 3441-6765 ou (77) 99940-5994 e conheça todas as unidades disponíveis para compra. Essa é a grande oportunidade de você adquirir a sua casa nova e realizar o grande sonho de sua vida!

Acusado de matar vizinho na frente do filho pega 12 anos de prisão Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um homem acusado de matar o vizinho com 40 facadas, na cidade de Feira de Santana, foi condenado a 12 anos de prisão, em regime fechado, na tarde desta terça-feira (16), mais de dois anos após o crime. O caso ocorreu em agosto de 2016. A vítima, Gilvan da Silva Moreira, de 40 anos, foi atacada na frente do filho, que, na época, tinha 8 anos. O acusado, Mailson Leão Santos, foi preso no dia seguinte. Desde então, ele aguardava o julgamento no Conjunto Penal de Feira de Santana. O homem passou por júri popular, no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana. A audiência começou por volta das 8h e foi encerrada às 17h30 desta terça-feira. O julgamento foi presidido pela juíza Márcia Simões. Quatro pessoas da família da vítima acompanharam a audiência. Após o resultado do júri, Mailson Leão foi levado novamente para o presídio, onde cumprirá a pena.

Polícia de Aracatu detém indivíduo que ameaçava companheira com arma de fogo Foto: Divulgação/PM

Na última terça-feira (16), a guarnição da polícia militar de Aracatu, a 36 km de Brumado, deteve um indivíduo que estava ameaçando a companheira com uma arma de fogo. Os policiais diligenciaram e encontraram o indivíduo portando um revólver e seis cartuchos intactos. O homem, a vítima, a arma e as munições foram levadas e apresentadas ao preposto da Polícia Civil, em Brumado.

O nível de atividade da economia brasileira registrou expansão pelo terceiro mês seguido em agosto, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central nesta quarta-feira (17). O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um tipo de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve crescimento de 0,47% em agosto, comparado com o mês anterior. O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes). Quando comparado a agosto de 2017, o IBC-Br cresceu 2,5% (neste caso, sem ajuste sazonal). O nível de atividade já havia registrado expansão em junho (+3,45%) e julho deste ano (+0,65%) – após o tombo de 3,33% em maio, causado pela greve dos caminhoneiros. Os números do BC mostram ainda que, nos oito primeiros meses deste ano, o indicador do nível de atividade registrou uma expansão de 1,28%, sem o ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses até agosto, a prévia do PIB (indicador dessazonalizado) registrou crescimento de 1,50%.A próxima divulgação oficial do resultado do PIB será no dia 30 de novembro, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará o resultado do terceiro trimestre de 2018.

Jequié: PRF apreende 127 kg de maconha e detém traficante em ônibus Foto: Divulgação/PRF

Quase 180 tabletes de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última terça-feira (16), na BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. A apreensão ocorreu após abordagem a um ônibus que havia saído de São Paulo (SP) com destino a Arapiraca (AL). Durante a fiscalização, os agentes encontraram, no compartimento externo de bagagens, 103 tabletes de maconha com peso total de 65 kg. A droga estava acondicionada em cinco caixas envoltas com fita adesiva. Identificado como proprietário da droga, um dos passageiros, um homem de 35 anos, informou que foi contratado na região do Brás em São Paulo para levar a droga até Arapiraca (AL). Com ele, foi encontrado ainda uma quantidade de cocaína que pesava 10 gramas. Ainda durante fiscalização no coletivo, os policiais encontraram, no compartimento de passageiros, mais 76 tabletes de maconha que somavam 62 kg do entorpecente. A droga estava em três caixas de papelão. Os motoristas informaram se tratar de uma encomenda coletada por uma empresa de turismo na região do Brás (SP). Segundo eles, as caixas seriam entregues em Caruaru, Pernambuco. O passageiro flagrado com as drogas foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Jequié. Ele responderá por tráfico, crime com pena de até 15 anos de prisão.

PF indicia Michel Temer por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

Após 13 meses de investigação, a Polícia Federal ( PF ) finalizou o inquérito que apurava se o presidente Michel Temer (MDB) e seu grupo político receberam propina em troca de beneficiar indevidamente empresas do setor portuário. No relatório final, a PF indiciou o atual presidente e sua filha Maristela por corrupção passiva , lavagem de dinheiro e organização criminosa , além de outros acusados. De acordo com o jornal O Globo, a PF também solicitou a prisão preventiva do coronel João Baptista Lima, amigo de Temer, e a mulher dele Maria Rita Fratez, e pediu o bloqueio de bens de todos eles, inclusive do presidente. O relatório final afirma que Temer usou empresas do coronel reformado da PM João Baptista Lima, amigo do presidente de longa data, para receber propina da empresa Rodrimar por meio de uma complexa engenharia financeira envolvendo repasses a empresa de fachada ligada ao coronel. A PF aponta ainda crimes em pagamentos feitos pelo grupo Libra. Ambas as empresas são concessionárias de áreas do porto de Santos, reduto de influência política do emedebista. O relatório final, assinado pelo delegado Cleyber Malta Lopes, foi enviado nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal — prazo máximo estabelecido pelo ministro Luís Roberto Barroso. Agora, o material será encaminhado à procuradora-geral da República Raquel Dodge, que deverá decidir se oferece denúncia contra o presidente com base nesses fatos.

Arquivo