Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Sertanejo Chris Pimenta lança clipe da música 'Amando mais ou menos' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cantor sertanejo Chris Pimenta lançou o clipe da música “Amando mais ou menos” em comemoração aos 17 anos de carreira. A produção foi gravada em diversos pontos da cidade de Brumado e contou com a participação da modelo caetiteense Queren Macedo. O clipe é o primeiro da carreira do artista brumadense, que promete cair nas graças do público e ser hit em todo país.

Dentistas das bases regionais de Brumado e Boquira debatem saúde bucal na atenção básica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta semana, um encontro de saúde bucal foi realizado no Ifba, em Brumado, onde dentistas das bases regionais de Brumado e Boquira discutiram diversas questões, como processos de trabalho e qualificação profissional. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Verônica Batista, dentista que faz parte da Atenção Básica de Saúde Bucal de Brumado, destacou que cerca de 120 profissionais, entre odontólogos e coordenadores de Atenção Básica e Saúde Bucal, estiveram presentes no encontro a fim de debater a qualificação da saúde bucal na região. Batista reforçou que também foi discutido, na oportunidade, como encaminhar o paciente que possui lesões na boca, com foco no diagnóstico precoce, quais as pactuações que o município possui e a área técnica de saúde bucal como um todo. No que se refere à melhoria do acesso à área, Batista informou que ainda há muito o que melhorar, principalmente levando em consideração a demanda da região. “A qualificação é possível, basta se programar, organizar o processo de trabalho, ter realmente a vontade do gestor de qualificar”, reiterou. O evento contou com o apoio da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Conheça o sorvete que ajuda a aliviar os sintomas da quimioterapia Foto: iStock/Getty Images

Uma equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um sorvete especial capaz de aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia — náuseas, vômito, feridas na boca, aftas, lesões na mucosa e sensação de boca seca. Além disso, atende as necessidades nutricionais dos pacientes que, por causa do tratamento, apresentam redução do apetite e perda de peso. A equipe realizou extensa pesquisa sobre as necessidades dos pacientes com o intuito de criar um alimento economicamente viável e prático para o hospital e capaz de amenizar os efeitos colaterais mais comuns do tratamento quimioterápico. A ideia inicial era preparar geladinhos caseiros, mas uma fabricante de sorvetes de Florianópolis (SC) se interessou pelo produto e resolveu produzi-lo. O sorvete ainda atende os principais desejos alimentares dos pacientes: frutas, sucos e sorvetes.

Brumado: Adab detecta que animal de Dom Basílio tem laudo comprovado de tuberculose bovina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Intensificando as ações de prevenção e combate ao abate clandestino de carne, a Adab em Brumado detectou, durante inspeção de rotina realizada na segunda-feira (15), que um animal oriundo da cidade de Dom Basílio estava infectado com tuberculose bovina. A confirmação foi obtida através de um laudo feito pelo Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado. Caso a carne contaminada seja consumida, a doença pode ser transmitida para os humanos. O médico veterinário do órgão, Clemente Fernandes Alves, alerta que a falta de vacinação por parte dos pecuaristas da região pode provocar várias doenças nos rebanhos, colocando a vida dos consumidores em risco. Segundo ele, a inspeção sanitária é uma das maiores ferramentas para evitar que carnes condenadas cheguem à mesa dos consumidores. Outros casos desse tipo já foram constatados em Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. Por isso, uma força-tarefa da Adab pode ser promovida nesses locais.

Aumento global de cesáreas preocupa especialistas Foto: Thinkstock/Veja

Nos últimos anos, mais de 21% dos nascimentos em todo o mundo aconteceram por intermédio do parto cesariano – quase o dobro do que ocorria na década de 1990, aponta uma série de estudos publicada no periódico The Lancet. Nos 169 países analisados, a proporção de cesáreas cresceu de 16 milhões de nascimentos em 2000 para 29,7 milhões em 2015. O procedimento pode ser uma intervenção fundamental quando o assunto é a segurança da mãe e do bebê, mas os novos dados indicam que ele vem sendo deliberadamente utilizado mesmo quando o parto natural não põe em risco a vida da gestante e/ou da criança. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um conjunto de recomendações para reduzir o número de cesáreas desnecessárias. Segundo a entidade, respeitando a necessidade da utilização, esse tipo de procedimento deveria corresponder a cerca de 10% a 15% dos partos – valor abaixo do descoberto pela pesquisa. Entre os países com números mais alarmantes está o Brasil, onde 55,5% dos nascimentos são por cesariana – taxa registrada também no Egito. Esse percentual só é menor do que o da República Dominicana (58%). “Nos países emergentes ou de renda baixa e média, as mulheres ricas recorrem a cesárea cinco vezes mais do que as mulheres pobres”, explicou Ties Boerma, professor da Universidade de Manitoba, no Canadá, à CNN. Em países desenvolvidos, os índices são menores: No Reino Unido e nos Estados Unidos foram registrados 26% e 32%, respectivamente.

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental em Licínio de Almeida Foto: Divulgação/Caesg

Na última segunda-feira (15), uma guarnição da Caesg, juntamente com a Guarda Municipal e o preposto da Vigilância Sanitária de Licínio de Almeida, a 140 km de Brumado, se deslocou até uma propriedade na Rua Tiradentes, onde, segundo denúncia anônima, havia grande movimentação de tráfico de pássaros silvestres. Na residência, constataram a veracidade da informação, sendo encontrados os ilícitos seguintes: 01 espingarda artesanal, 01 garruncha artesanal, 04 recipientes com chumbo, 02 recipientes com espoletas, 01 recipiente com pólvora e 22 pássaros silvestres de variadas espécies acondicionados em gaiolas. O proprietário do material, além dos pássaros, foi apreendido e levado para a DP de Licínio de Almeida, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental.

Praticook: Refeições saudáveis para todas as horas do dia

Quer se alimentar bem em todas as refeições ao longo do dia? Na Praticook você encontra lanches, petiscos e refeições completas para todas as horas. Na loja, estão disponíveis kits com preços promocionais, além de um showroom com diversos itens diet, light, low carb, sem glúten, sem lactose e integral para contemplar todos os gostos. São pratos saudáveis que vão te ajudar a emagrecer com saúde e adquirir uma rotina de alimentação balanceada, porque caro é ficar doente. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Acusado de mandar matar motorista, César de Lim pode ir a júri popular Foto: Divulgação

Passado mais de um ano do assassinato do motorista Sidney Meira, conhecido como Camarão, que teve o corpo queimado e, possivelmente, foi vítima de tortura, o caso ainda repercute em Brumado. Os principais acusados do crime, o empresário Cézar Paulo Ribeiro, o César de Lim, e Pedro Augusto Araújo, foram recambiados para Bahia depois de ficarem custodiados no Paraná. A dupla foi presa na divisa com o Paraguai tentando escapar do país. Segundo o delegado titular de Brumado, Samuel Paz, César de Lim está em uma unidade prisional de Vitória da Conquista. O delegado informou que o trabalho da polícia judiciária foi concluído e o próximo passo é o Ministério Público fazer a denúncia para que os acusados possam ir a júri popular.

'Zé Ribeiro quer ser holofote para se viabilizar politicamente', diz presidente da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que o vereador José Ribeiro Neves (PT) está fazendo um tom politizado quanto ao empréstimo de R$ 20 milhões autorizados pelo Poder Legislativo. Para Vasconcelos, o petista quer entrar na questão eleitoral e é um vereador derrotado. “Por isso que a cada ano eleitoral que passa a sua votação vem diminuindo. Do jeito que vai ele não se elege mais vereador na próxima eleição, então ele tem que puxar o holofote para ele”, asseverou. Vasconcelos relembrou que, durante a gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), Ribeiro aprovou um pedido de empréstimo para compra de equipamentos. O presidente do legislativo ressaltou que o grupo situacionista, liderado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), continua unido e coeso. “Estamos imbuídos no macro, pensar grande, pensar em nossa cidade no futuro, por isso que sempre puxamos Brumado para cima”, disse.

Quatro vereadores são afastados suspeitos de desviar dinheiro público para comprar gado em Itapé Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Quatro vereadores da cidade de Itapé, na região sul da Bahia, foram afastados das funções por tempo indeterminado, por ordem da Justiça, nesta terça-feira (16), por suspeita de desvio de dinheiro público. Os afastamentos ocorreram durante operação do Ministério Público Estadual (MP-BA), que, juntamente com a Polícia Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa legislativa para recolhimento de provas. O MP disse que, com cinco dos nove vereadores afastados, a continuidade dos trabalhos na Câmara fica inviável. Com isso, o órgão disse que vai solicitar à Justiça Eleitoral que os suplentes dos vereadores afastados tomem posse para que a Câmara volte a funcionar. Em julho, o presidente da Câmara, o vereador Nilton Rosa Pinto (PP), também chegou a ser afastado por suspeita de falsificação de assinatura em cheques. Ele continua sem poder frequentar a Câmara por tempo indeterminado. As decisões pelos afastamentos desta foram assinadas pelo juiz Murilo Staut Barreto, que atendeu a pedidos formulados pelo promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana. Foram afastados nesta terça Klebson de Jesus Santos, Cledson Gomes Alves, Agnaldo Santos Filho e Eduardo Coelho.

Brumado: Após escapar de aliciador, garota deseja se tornar delegada em defesa da infância e juventude Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma tentativa de abuso sexual ocorreu no Bairro Baraúnas, em Brumado, na última semana, quando um criança de 11 anos escapou de um aliciador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a mãe, cuja identidade será preservada, disse que um homem abordou a filha, por volta de 15h, no percurso até a banca de reforço escolar, que é próximo de sua residência. Segundo ela, o homem teria pedido ajuda à menina alegando que a sua motocicleta estava com problemas e, em seguida, convidou a garota para subir no veículo. “Ela se recusou e o homem teria alisado a sua bunda. Ela foi muito corajosa, pois continuou andando e foi para o curso. Graças a Deus não aconteceu o pior”, disse a mãe. Quando chegou em casa, bastante nervosa, a criança contou o que havia acontecido para os pais. Ela descreveu as características do homem e, de posse das informações, a mãe conseguiu localizá-lo no bairro, depois de o mesmo acenar para a criança, que fez o reconhecimento. A mãe chegou a abordá-lo para questionar o acontecido, mas, a princípio, o suspeito negou. Porém, com a ameaça de acionar a polícia, ele acabou confessando que abordou a menina, mas continuou negado o abuso. Depois do susto, a mãe da criança fez um alerta pedindo que os pais sejam mais amigos dos filhos e que conversem mais com os mesmos. “Creio que Deus usou a minha filha para servir de alerta para outras pessoas”, afirmou. O caso foi registrado na delegacia local, onde, questionada pelo delegado, a menina disse que pretende ser delegada no futuro em defesa da infância e juventude.

'Governo baiano abandonou o setor de turismo no estado', diz Luciano Ribeiro Foto: Divulgação

A Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia criticou hoje (16/10) as grandes perdas para o turismo no Estado. A avaliação negativa em relação a gestão do turismo aumentou após o anúncio do fechamento do Bahia Othon Palace Hotel, localizado em Ondina a partir do dia 18 de novembro. Isso somado a ausência de um Centro de Convenções na capital baiana, já há 3 anos, e ao fechamento de 22 hotéis, nos últimos 5 anos, entre eles o Conhecido Pestana, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-BA).         Para o líder da bancada da Oposição, deputado Luciano Ribeiro (DEM), o fato é uma prova da lacuna, em relação aos investimentos no turismo pelo Governo do Estado. “Infelizmente o Governo da Bahia abandonou o turismo. Houve um descaso grande desse Governo com o Centro de Convenções, o que gerou uma perda de mais de R$ 200 milhões por ano, em negócios com a falta de funcionamento do espaço. Há três anos, o estado vem perdendo com a incompetência do Governo nessa área”, lamentou o líder da Oposição. O investimento em Turismo não foi considerado pelo Governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019, sendo essa uma cobrança feita pela Bancada, que apresentou emenda pedindo a prioridade para o setor. Em 2017 houve uma queda em 60% no setor do turismo na Bahia, além disso nesse mesmo ano, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) devolveu ao governo federal, ou seja, deixar de aproveitar R$14,3 milhões, que poderiam ter sido investidos no setor no estado. Consta que houve uma redução gradual da oferta de voos para a capital baiana e uma deficiência estrutural do aeroporto por muitos anos. Além disso, aponta-se a falta de competitividade e principalmente de políticas de atração do governo baiano para o turismo no estado, o que prejudicou todo o sistema em cadeia: bares, restaurantes, transportes, hospedagens, gerando perdas para o PIB, a arrecadação de impostos e o crescimento da renda e do emprego.

'Governo de Eduardo Vasconcelos é sério e transparente', afirma Léo Vasconcelos contra denúncia da oposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), saiu em defesa do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), contra a denúncia do seu colega de parlamento, José Ribeiro Neves (PT), referente aos contratos nos valores de R$ 9 milhões realizados entre a prefeitura e uma empresa de construção civil ligada ao irmão do vereador Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rey de Domingão, líder da administração no legislativo. De acordo com Vasconcelos, todos os contratos celebrados foram realizados mediante as normas da lei, através de processo licitatório, o que descarta de todas as formas quaisquer tipo de favorecimento. “A prefeitura de Brumado fez toda a tramitação que a lei brasileira exige, portanto, somos fiscalizados por diversos órgãos competentes, inclusive pela Câmara de Brumado”, disse a site Achei Sudoeste. 

'Governo de Eduardo Vasconcelos é sério e transparente', afirma Léo Vasconcelos contra denúncia da oposição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para Leonardo, qualquer valor que foi pago é mediante a execução dos serviços contratados. “Qualquer empresa contratada por qualquer órgão público é paga, de acordo com a obra executada, o que não entendo é se falar de valores astronômicos para chamar a atenção da população”, garantiu. Segundo o pedetista, a câmara de Brumado apenas autorizou o município a realizar um empréstimo de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para pavimentação de logradouros públicos, construção de galerias pluviais e construção de pontes. “O governo de Eduardo Vasconcelos é sério e transparente”, finalizou.

Jornalista Gil Gomes morre aos 78 anos em São Paulo Foto: Reprodução

O jornalista e radialista Gil Gomes morreu na madrugada desta terça-feira (16) em São Paulo, informou a assessoria do Hospital São Paulo. Famoso na crônica policial, ele tinha 78 anos. Na noite de segunda, o jornalista passou mal em sua casa, no bairro Jardim da Saúde, Zona Sul da capital. Ele foi socorrido por equipe do Samu e levado para o pronto-socorro do Hospital São Paulo. A morte foi confirmada nesta madrugada. Ainda de acordo com a assessoria do centro médico, ele morreu em decorrência de um câncer. Cândido Gil Gomes Jr. nasceu na Mooca, bairro de imigrantes italianos de São Paulo, em 1940. Dono de uma voz potente, começou a carreira jornalística aos 18 anos, em uma rádio, como locutor esportivo.

Brumado: Publicada lei que autoriza Executivo a contratar empréstimo de R$ 20 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Lei nº 1.847, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito, no valor de R$ 20 milhões, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (15). De acordo com a lei, R$ 14 milhões são destinados à pavimentação de logradouros públicos, R$ 4 milhões para construção de galerias pluviais e R$ 2 milhões à construção de pontes. Os recursos provenientes da operação de crédito serão consignados com receita no orçamento. O projeto foi aprovado na Câmara Municipal na última quinta-feira (11).

Boliviana passa mal em ônibus e é presa com US$ 800 mil Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), prendeu nesta segunda-feira (15) uma mulher de 31 anos que estava em um ônibus com quase 800 mil dólares. Ela foi detida na BR-163, perto de Nova Alvorada do Sul, a 114 km de Campo Grande. O ônibus saiu de São Paulo com destino à Campo Grande. A PRF foi chamada porque a passageira passou mal dentro do veículo. Durante o atendimento, que também envolveu o resgate da concessionária que administra a rodovia, os policiais revistaram a mala dela e desconfiaram do volume e do peso. Ao abrir, encontraram 799.500 dólares, divididos em pacotes, o equivalente a quase R$ 3 milhões. Após ser atendida, a boliviana recebeu alta do hospital e disse à polícia que iria levar o dinheiro até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ela foi presa em flagrante e levada para a delegacia da Polícia Federal em Campo Grande.

Prefeito de Brumado vai a Brasília viabilizar liberação de emendas parlamentares Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), embarcou nesta terça-feira (16) para Brasília, capital federal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o chefe do executivo vai seguir agenda nos próximos dias em visita a gabinetes de deputados federais, bem como de ministros do governo federal, em busca da liberação de recursos e emendas parlamentares para o município. Nesta semana, Vasconcelos não deve participar do seu programa semanal de rádio.

Projeto Adote um Capoeirista promove evento cultural durante o final de semana em Brumado

Neste final de semana, o Projeto Adote um Capoeirista, instituição de ação sociocultural, promove na Avenida Jesuíno Francisco Lisboa, 572, no Bairro Feliciano Pereira Santos, em Brumado, o evento “Vadiando no terreiro lá de casa”. A iniciativa conta com uma ampla programação, que inclui oficinas de capoeira, apresentação de documentário, acústico de reggae e batizado e troca de cordões. A abertura do evento acontece na próxima sexta-feira (19), às 18h30, na sede do projeto, no endereço acima referido. O encerramento será realizado no domingo (21), às 12h30.

Doe brinquedo e ganhe sorrisos: Campanha da GCM faz alegria da criançada brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em seu quarto ano, a Campanha Azul Marinho, promovida pela Guarda Civil Municipal - GCM de Brumado visa arrecadar brinquedos para doar para crianças carentes. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da GCM, Jussimar Santos, destacou que, no próximo dia 20, às 8h, os guardas estarão na Praça Armindo Azevedo, a fim de distribuir os mais de 1 mil brinquedos arrecadados. O comandante estendeu o convite a todas as crianças da cidade para marcarem presença na praça para receberem uma pequena lembrança. “A CGM lembrou e vai sempre se lembrar das crianças”, disse. Na oportunidade, além da distribuição dos brinquedos, haverá brincadeiras e quitutes para a criançada. Santos ainda agradeceu ao comércio, a todo empresariado local e a sociedade em geral que contribuiu com a campanha.

Banco do Brasil, Bradesco e Santander são as instituições que aparecem na liderança do mais recente Ranking de Instituições por Índice de Reclamações, divulgado nesta segunda-feira, 15, pelo Banco Central (BC). No topo do ranking, referente ao terceiro trimestre de 2018, está o Banco do Brasil, com índice de reclamações de 25,22. Nesta lista, são considerados os bancos com mais de 4 milhões de clientes. Pela metodologia do BC, este índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número total de clientes do banco e multiplicado um milhão. No caso do Banco do Brasil, foram 1.590 reclamações consideradas procedentes no segundo trimestre, numa base total de aproximadamente 63 milhões de clientes. Na segunda posição aparece o Bradesco, com índice de 22,55 (2.151 reclamações procedentes e 95,3 milhões clientes) e, na terceira está o Santander, com índice de 22,10, resultado de 933 reclamações procedentes numa base de 42,2 milhões de clientes. Na sequência do índice, ainda considerando os bancos e as financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aparecem Caixa Econômica Federal (índice de 21,64), Itaú (18,18), Banrisul (15,81), Votorantim (12,93), Pernambucanas (7,19), Banco CSF (5,87), Midway (4,67%) e Banco do Nordeste (0,29).

Caetiteense lança livro de autoajuda em São Paulo

O caetiteense Edclebson Costa, de 23 anos, lançou o livro "Rascunhos para a vida”, na cidade de São Paulo, onde mora atualmente e tem um centro de profissionalização de cabeleireiros. O autor trabalhou na escrita do livro durante 11 anos, período no qual teve inspiração para falar sobre Deus, o amor da família e a preocupação com a vida profissional.  Natural da comunidade de Santa Luzia, em Caetité, o escritor destacou que o título é para todas as idades, desde adolescentes e adultos até idosos. Produzido pela editora carioca Autografia, o livro pode ser adquirido pelas lojas virtuais da Saraiva, Submarino e Americanas.

No campo, mulheres ganham 50% menos que homens Foto: Reprodução

Quase oito em cada dez mulheres brasileiras (78%) que trabalham no campo dizem haver discriminação de gênero no agronegócio. Com esse resultado, a percepção de discriminação no Brasil é maior do que a média mundial (66%) encontrada por estudo realizado em 17 países a pedido da Corteva Agriscience, divisão agrícola da DowDuPont. Os dados do trabalho foram divulgados hoje, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres Rurais, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a importância feminina na agricultura e identificar as barreiras que impedem o crescimento delas no agronegócio. Apenas a metade das entrevistadas se considera tão bem-sucedida quanto os homens e só 42% dizem ter as mesmas oportunidades que os colegas do sexo masculino. Só 38% afirmam poder tomar decisões sobre como a renda é usada na agricultura e no cultivo. De acordo com o estudo, 50% das brasileiras no campo dizem ganhar menos que os homens. O resultado também é maior que os 40% da média global. Das entrevistadas, 44% dizem acreditar que o país levará de uma a três décadas para alcançar equidade entre os gêneros.

Manga tommy é valorizada e cotação cresce 54% em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo o Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura (Cepea/Hortifruti), o recuo significativo no volume da variedade em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, e a oferta controlada no Vale do São Francisco impulsionaram a valorização da manga tommy. Na última semana, após quase dois meses de quedas consecutivas nos preços, a fruta voltou a ter boa cotação em Livramento. Na cidade, a manga está sendo venda, em média, por R$ 0,86/kg, o que representa um acréscimo  de 54% em relação aos meses anteriores. Apesar do incremento, o centro de pesquisas informou que é pouco provável que os preços voltem a ser positivos como foram em agosto. Ainda que as exportações para os EUA ajudem a escoar a oferta, para o fim do mês, já é esperado que as mangas paulistas estejam no mercado, podendo pressionar as cotações.

Avó e neto morrem após batida e incêndio em estrada no interior da Bahia Foto: Danuse Cunha/Itamaraju Notícias

Uma mulher e o neto dela de 10 anos morreram após uma colisão frontal entre dois carros de passeio, entre os municípios de Itamaraju e Prado, no sul da Bahia. O acidente ocorreu, no domingo (14), na BR-489, e deixou outras três pessoas feridas. Os veículos pegaram fogo após a batida. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos passavam pelo Km-42 da rodovia quando ocorreu o acidente, por volta das 17h20. As duas pessoas que morreram estavam no mesmo carro. As vítimas foram identificadas como Maria da Conceição Isidoro da Silva, de idade não divulgada, e Riquelme da Silva, de 10 anos. Os corpos da avó e do neto foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Itamaraju. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento. As três pessoas que ficaram feridas, de 22, 36 e 41 anos, estavam no outro veículo. Elas foram socorridas e encaminhadas para uma unidade de saúde de Prado. Não há informações atualizadas sobre o quadro clínico dos sobreviventes.

Arquivo