Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Prefeitura de Brumado programa leilão de móveis e automóveis Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado está preparando um leilão de móveis e automóveis, que deve acontecer ainda neste mês de setembro. Segundo o Secretário Municipal de Administração, João Nolasco, os lotes com a mobília já estão separados, restando apenas a definição da comissão para avaliação do material, além da escolha dos carros que serão leiloados. Entre os móveis, estão mobília escolar e hospitalar. O último leilão do gênero aconteceu em 2014.

A polícia Civil prendeu na terça-feira (11) um homem de 57 anos acusado de estuprar a neta de 11 anos em Maiquinique, no interior da Bahia. Conforme a informações da polícia, ele já foi acusado de abusar de outras duas garotas de 10 anos em 2013. Ainda de acordo com a polícia, a equipe da delegacia do município teve que se vestir como trabalhadores rurais para evitar que o suspeito, identificado como Dionilio Pereira Silva, fugisse. A vítima disse, em depoimento, que o suspeito ameaçava ela para que não denunciasse o crime. A neta era abusada por Dionilio desde os 5 anos. A garota passará por um tratamento psicológico.

Rotary mobiliza criação de Centro de Referência do Autismo e grupo de apoio em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Rotary Clube de Brumado está à frente de uma importante iniciativa: a criação de um Centro de Referência do Autismo e de um grupo de apoio para mães de crianças com a síndrome. Ao site Achei Sudoeste, a psicóloga Laís Oliveira Maria informou que tanto o órgão quanto o grupo atenderão a toda região. Enquanto o centro não é efetivamente implantado na cidade, o Rotary tem mobilizado mães de crianças autistas de toda região a fim de criar o grupo de apoio para auxiliar as famílias. “Existe um número muito maior do que se imagina de crianças que têm o espectro autista e que precisam de ajuda. É um tratamento longo, caro e que nem todos têm acesso. A ideia do Rotary de criar o Centro de Referência do Autismo é para facilitar a vida dessas pessoas”, destacou. Segundo a psicóloga, o Centro de Referência será implantando após a vinda de uma unidade móvel do Hospital Martagão Gesteira, responsável pela realização do diagnóstico da síndrome, ao município de Brumado. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Rotary já fez a solicitação para que a unidade compareça à cidade o mais breve possível.

Guanambi: Durante Operação Força Tática, PM prende indivíduo com drogas Foto: Divulgação/PM

Na terça-feira (11), durante a Operação Força Tática, uma guarnição da Polícia Militar notou um indivíduo em atitude suspeita com um volume nas mãos, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Ao perceber a presença da viatura, o indivíduo fugiu, sendo alcançado em seguida. Com ele, foram encontradas duas pedras de substância análoga ao crack e a quantia de R$ 80 em espécie. À polícia, ele confessou ter mais drogas em sua residência. Em continuidade à diligência, o indivíduo, que já tem passagens pela polícia por tráfico de entorpecentes, levou a guarnição até a sua casa, onde foram encontradas seis porções prensadas de substância análoga à maconha, diversos sacos plásticos, um rolo de papel filme, uma faca do tipo peixeira e um aparelho celular. O elemento e o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde o mesmo foi autuado mais uma vez por tráfico de drogas.

Psicóloga do Cras Irmã Dulce fala sobre a campanha Setembro Amarelo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo segundo ano, o Cras Irmã Dulce está realizando em Brumado a campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio. A psicóloga Giovania Lelis destacou que o foco da campanha é a valorização da vida. "Foram realizadas palestras em duas datas diferentes, com o grupo do Paif - Proteção e Atendimento Integral à Família. Também realizamos um trabalho com o grupo de idosos e, pra finalizar, a gente ainda tem a campanha pra ser realizada com um grupo de adolescentes”, informou. Segundo a psicóloga, o objetivo é mobilizar a sociedade em prol da saúde mental, visto que o suicídio se trata de um grau de adoecimento psíquico intenso. Lelis ainda reforçou que a família pode se antecipar e perceber os primeiros sinais de um possível suicida, como as mudanças comportamentais e falas da ação suicida. Estas, conforme explicou, muitas vezes são vistas apenas como tentativas de chamar a atenção e ameaças vazias. “Na verdade, as falas suicidas são pedidos de socorro”, alertou a psicóloga, destacando que elas precisam ser levadas em consideração a fim de evitar o suicídio em si. Por fim, Lelis afirmou que a família ainda é o maior aliado na prevenção ao suicídio.

ONG Jardim das Borboletas promove campanha para criação de biblioteca pública em Caculé

A ONG Jardim das Borboletas, com sede em Caculé, a 100 km de Brumado, criada para auxiliar pessoas portadoras de Epidermólise Bolhosa (EB), tem usado as redes sociais para uma campanha que tem como objetivo arrecadar livros para criação de uma biblioteca pública. Quem quiser colaborar com a campanha poderá fazer a doação na sede da ONG, localizada na Rua José Alves Fróes (ao lado do Cras) ou entrar em contato pelo telefone (77) 98815-2565. As doações também podem ser feitas através da Caixa Postal nº75 - Cep. 46.300-000 Caculé/Bahia. Ainda há pontos de coleta nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.

Caculé assume cadeira no Comitê da Bacia do Rio das Contas após vaga ser abandonada por Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (11), o prefeito da cidade de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, foi empossado no Comitê da Bacia do Rio das Contas, após a vaga ter sido abandonado pelo município de Brumado. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o gestor destacou que foi convidado pelo comitê, que engloba toda a Bacia do Rio das Contas, considerada uma das maiores da Bahia. “Vamos fazer um trabalho buscando alertar as comunidades com relação à preservação dessas bacias, do leito do rio, das matas ciliares. Estamos na luta tentando fazer o melhor possível para que a gente represente não só Caculé, mas a nossa região sudoeste. Porque Caculé, agora, com essa participação vai estar representando a toda região, inclusive ao município de Brumado”, ressaltou. Paralelo ao trabalho de conscientização ambiental, Maradona disse que o Comitê das Contas também desenvolverá ações voltadas aos agricultores familiares e a todos os moradores dos municípios que vivem no entorno da Bacia do Rio das Contas, o equivalente a 2 milhões de pessoas. “São muitas famílias e a gente precisa preservar para que as futuras gerações possam usufruir de um ambiente saudável”, reiterou.

Brumado: Três universidades estão selecionadas para ofertarem curso de Medicina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Três universidades estão selecionadas para ofertarem o curso de Medicina na cidade de Brumado. Nesta quarta-feira (12), o Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), divulgou o resultado preliminar da seleção de Instituições de Ensino Superior para oferta dos cursos em 28 municípios brasileiros, inclusive Brumado, no âmbito do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o resultado final será divulgado no dia 06 de novembro do corrente ano. Até o momento, a Universidade de Guanambi (Unifg) é a melhor classificada, com nota de 25.27 em uma escala que vai até 30. Seguida pela Universidade de Salvador (Unifacs), com 24,87, e a Faculdade Pitágoras, com 19.6. O município poderá ofertar 50 vagas anuais e deverá reservar um percentual entre 5 e 10% para programa de bolsas.

Superintendente de Telecomunicações da SSP-BA exalta atuação do Cicom Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Superintendente de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Tenente Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, destacou que a unidade do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) em Brumado representa um grande avanço para a região. “Brumado, neste momento, se destaca como líder regional. A gente traz para aqui uma central de 190 de toda região. São 23 municípios que estão integrados à unidade. A gente vai dar maior celeridade e melhor atendimento à população nas urgências e emergências policiais”, frisou. O superintendente ainda ressaltou que foram investidos cerca de R$ 1.500.000 no centro integrado brumadense, entre equipamentos, rádios portáteis, repetidores, a fim de tornar a comunicação mais rápida, com tudo que há de mais moderno em termo de comunicação. Atualmente, são 22 centros integrados interiorizados e o de Brumado é o 21º a ser inaugurado.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Seguindo padrão nacional, SMTT Brumado apresenta novos uniformes em preto e amarelo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o desfile cívico militar da independência no dia 07 de setembro, os agentes de trânsito do município de Brumado estão trabalhando com os novos uniformes nas cores em amarelo e preto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, João Nolasco, superintendente interino da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), explicou que foi necessário atualizar o uniforme e as cores do setor no intuito de seguir o padrão nacional da categoria de serviços. Cada agente recebeu um kit contendo os novos uniformes, bem como assessórios a serem utilizados no dia a dia, durante a prestação de serviços à comunidade. A frota da SMTT também seguirá o novo padrão de cores.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Conseg busca implantação de batalhão de formação de oficiais de polícia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho de Segurança do Município de Brumado (Conseg) está trabalhando em prol da implantação de um batalhão para formação de oficiais da polícia militar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Jadson Gruba, presidente do Conseg/Brumado, afirmou que o órgão vem debatendo a temática de buscar junto à Secretaria de Segurança de Pública (SSP) do estado, bem como perante o Comando Geral da Polícia Militar, a conquista do batalhão, o que, conforme avaliou, trará vários ganhos, como a valorização do serviço militar na região e o aquecimento da economia local. Além do projeto envolvendo o batalhão, Jadson ressaltou que o Conseg ainda trabalha no projeto complementar de instalação de 20 câmeras de monitoramento nos pontos mais críticos apontados pela 34ª CIPM. No momento, dez câmeras de videomonitoramento conquistadas pelo Conseg enviam imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), ajudando as polícias a elucidar crimes com o menor tempo de resposta. O conselheiro de segurança adiantou que o Conseg está levantando recursos com a iniciativa privada no intuito de serem aplicados nas melhorias das estruturas do complexo da 20ª Coorpin.

Dom Basílio: Dois homens armados assaltam correspondente bancário

Por volta de 18h de segunda-feira (10), dois homens armados e encapuzados assaltaram uma loja de Produtos Agropecuários e Correspondente Bancário na cidade de Dom Basílio, a 54 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os bandidos roubaram todo dinheiro da loja. Após o assalto, eles fugiram em uma motocicleta. Ninguém se feriu. Câmeras de segurança registraram ação dos assaltantes. A Polícia Militar foi acionada por populares e equipes da 46ª CIPM realizaram buscas nas redondezas, mas a dupla ainda não foi localizada.

Livramento de Nossa Senhora decreta emergência por conta da estiagem prolongada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, decretou situação de emergência por conta da estiagem prolongada nos distritos de Iguatemi, Itanajé e São Timóteo. A decisão se baseou em parecer elaborado pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil. O Decreto nº 222/2018 foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira (10). Nos três distritos, estima-se que pelo menos 15 mil pessoas estejam sendo atingidas pelos efeitos da estiagem. A medida viabiliza a obtenção de recursos na área federal, a fim de minimizar as perdas do setor agrícola, que é o mais prejudicado. Além disso, o município deverá providenciar o abastecimento através de carros pipa e pedir auxílio ao Exército.

Júnior Brumado faz seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira Foto: Fernando Torres/CBF

A Seleção Brasileira Sub-20 se despediu do México com vitória sobre os donos da casa. Com gols de Luan Cândido e Júnior Brumado, um em cada tempo, os garotos do Brasil derrotaram El Tri por 2 a 0 no Centro de Alto Rendimento, na Cidade do México. O amistoso encerrou a participação da Seleção Sub-20 nessa data Fifa. Os comandados de Carlos Amadeu fizeram três partidas em solo mexicano. A Seleção começou o jogo com uma equipe bem diferente das usadas nos primeiros dois jogos, contra México e Japão. O Brasil começou a partida com: Vinicius; Vitinho, Walce (Vitão), Bruno Fuchs (Guth), Luan Cândido (Carlos), Luan (Gabriel Menino), Mauro Júnior (Alan), Luan Pereira (Paulinho), Augusto (Victor Bobsin), Fernando (Marquinhos Cipriano) e Júnior Brumado (Matheus Cunha). O primeiro gol saiu aos dez minutos de jogo. Em jogada ensaiada entre Augusto e Fernando, o lateral Luan Cândido completou um cruzamento para abrir o placar. Aos nove do segundo tempo, Vitinho fez uma ótima jogada pela direita, cruzou para Júnior Brumado. O atacante do Bahia ajeitou e finalizou para ampliar o marcador.

Riacho de Santana: STF derruba liminar e ex-prefeito pode retornar à prisão

Aa 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux Rosa Weber e Luís Roberto Barroso, decidiu, por maioria de votos, derrubar a liminar anteriormente concedida pelo ministro Marco Aurélio de Mello, que havia determinado a soltura do ex-prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT), e mais dois envolvidos. O ministro Marco Aurélio foi o único a votar pela manutenção da soltura, os demais acompanharam o voto do ministro Luís Roberto Barroso. O STF deverá encaminhar comunicação à 2ª Vara Criminal Especializada em Salvador, onde tramita o processo e, provavelmente, será expedido novo mandado de prisão. A defesa do ex-prefeito ainda pode interpor recurso ordinário para que o caso seja analisado pelo plenário do STF. Segundo a Polícia Federal, Tito Eugênio constituiu empresas fraudulentas, em nome de laranjas, e colocou na administração parentes ou pessoas de sua confiança, como o ex-chefe de gabinete. O valor movimentado de forma irregular foi de mais de R$ 100 milhões – parte do dinheiro teria sido usado para pagar dívida de campanha

A colheita de algodão entra na fase final no oeste da Bahia e traz alegria para os agricultores: será uma das maiores safras já registradas no estado. A fazenda de César Busato, em São Desidério, no oeste do estado, é uma das últimas a colher o algodão na região. No total, foram colhidos 90% dos 2.500 hectares. Para o agricultor, o ano teve bom clima e alta produtividade.  A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do país, atrás de Mato Grosso. Neste ano, a área plantada cresceu em 30%. A produtividade aumentou 3%, chegando a 320 arrobas por hectare. O estado está colhendo a sua segunda melhor safra de algodão de todos os tempos - serão 1,2 milhão de toneladas, sendo 520 mil só de pluma. A colheita no estado deve ir até o próximo dia 20; até agora, 80% foi finalizada. Segundo a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), o preço agrada. A arroba é comercializada a R$ 110, R$ 20 a mais que na última safra. De acordo com Lidervan Morais, diretor da Abapa, deve haver um incremento de 20% na área plantada já no próximo ano. Além disso, está em alta a procura pelo algodão brasileiro no mercado internacional.

IBGE: Dom Basílio é o primeiro município em arborização na microrregião Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, Dom Basílio alcançou o primeiro lugar em arborização de vias urbanas na microrregião. Dos 417 municípios baianos, é o 7º colocado e o 890º do país, considerando um universo de 5.570 municípios. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem implantando um importante trabalho no que diz respeito ao plantio de árvores. Somente na Avenida Marilton Matias foram plantados 180 Ipês brancos e rosas, resultado do trabalho do projeto Cidade Verde. Além de cultivar, plantar e distribuir as mudas de árvores nativas e ornamentais indicadas para o meio urbano, a secretária de Meio Ambiente, Edite Caires, acredita que a educação ambiental é um caminho que proporciona formação, principalmente às crianças e adolescente.

Preso Beto Richa, ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Foto: Reprodução/RPC

O ex-governador do Paraná Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB, foi preso na manhã desta terça-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Curitiba, no Paraná. Beto Richa é alvo de duas operações: uma realizada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), pela qual foi preso, e outra da Polícia Federal (PF), em uma nova fase da Lava Jato. Segundo o G1, na 53ª etapa da Lava Jato, a casa de Beto Richa foi alvo de mandado de busca e apreensão. A defesa de Beto Richa informou, por meio de nota que, até agora não sabe qual a razão das ordens judiciais e que ainda não teve acesso à investigação. A investigação do Gaeco é sobre o programa do governo estadual Patrulha do Campo, que faz a manutenção das estradas rurais. A operação foi batizada de “Rádio Patrulha”. De acordo com o MP-PR, apura-se o pagamento de propina a agentes públicos, direcionamento de licitações de empresas, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça.

Incêndio atinge a Serra da Tromba na Chapada Diamantina Foto: Reprodução/TV Bahia

Há três dias, um incêndio de grandes proporções atinge a Serra da Tromba, localizada entre os municípios baianos de Abaíra e Piatã, na região da Chapada Diamantina. Brigadistas voluntários foram encaminhados para o local e tentam conter as chamas. De acordo com o G1, os primeiros focos começaram a aparecer na região da nascente do Rio de Contas, que corta 14 municípios baianos.

Programa Melhor em Casa funciona em Brumado desde o mês de janeiro Foto: Divulgação

O Programa Melhor em Casa começou a funcionar no município de Brumado em janeiro de 2018. Através dele, o paciente com necessidade de internamento domiciliar recebe os seus atendimentos sem precisar sair de casa. A equipe é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e técnicas de enfermagem. Muitos pacientes já foram beneficiados com o programa desde a sua implantação. Atualmente, são 36 pacientes cadastrados no programa, como o Edson Lobo, que recebe visitas e atendimentos periodicamente sem precisar se deslocar até o hospital. Para a admissão, o paciente pode ser encaminhado para o programa por meio das Equipes de Saúde da Família ou pelo Hospital Municipal Professor Magalhães Neto.

Guanambi: Lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado é sancionada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aprovada pela Câmara de Vereadores, a Lei nº 1027/2018, que proíbe a apreensão de veículos com Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, foi sancionada pela prefeitura municipal de Guanambi, a 141 km de Brumado. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município. Por meio da lei, fica proibido que a polícia ou agentes de trânsito exerçam o poder de polícia com a finalidade de arrecadar tributos ou utilizar-se de meios confiscatórios, como a apreensão de veículos. Os veículos sem o IPVA em dia não poderão ser apreendidos nos limites do município, porém, em outras cidades, o condutor inadimplente não tem a mesma garantia.

Projeto de lei cria o Programa Manhã na Praça em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Projeto de Lei nº 019/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu (PR), cria o programa Manhã na Praça, que consiste na criação de espaços públicos destinados à integração da família com a sociedade, promoção do lazer e da prática de esportes. O programa será efetivado através do fechamento, aos domingos e feriados, de vias públicas em pontos específicos da cidade, com o fim de conferir acesso amplo à população para a prática de atividades esportivas, de lazer, de cultura, entretenimento e comércio. O Manhã na Praça se instalará nas vias da Praça Coronel Zeca Leite, por toda sua extensão. O horário de funcionamento será das 6h às 11h. “Destarte, a pretensão requerida, caso aprovada, será inquestionavelmente a promoção de um saudável “programa de família” para a população local, que poderá desfrutar desse espaço público com a práticas de atividades esportivas, tais como caminhadas, passeios de bicicleta, patins, skate, etc, além da possibilidade de realização de eventos culturais e gastronômicos de iniciativa pública ou privada”, destacou a vereadora Ilka Abreu, em sua justificativa.

Arquivo