Achei Sudoeste

07 Out 2014 - 14:50h

Por volta do meio dia desta terça-feira (07), os motoristas da empresa Novo Horizonte voltaram a cruzar os braços em toda a Bahia protestando contra a empresa. Álvaro Souza, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Vitória da Conquista (SINTR-VC), explicou ao site Brumado Notícias que os motoristas aceitaram a proposta da gerência para continuar a fazer a linha até o estado de São Paulo, mas eles querem 48 horas de folga. 

Segundo o sindicalista, a reivindicação havia sido acordada entre as partes, mas a empresa até então não honrou o que foi firmado. Diante do impasse, a nova paralisação foi deflagrada por tempo indeterminado. O assunto mais uma vez virou caso de polícia, pois duas guarnições da 34ª CIPM se deslocaram para a garagem da empresa, onde os cerca de 1200 passageiros que ficaram retidos chegaram a ameaçar atear fogo nos ônibus. No meio da confusão, grávidas, crianças e idosos tiveram que descer dos veículos e ficaram debaixo de sol quente aguardando o desenrolar das negociações. 

Cansados de esperar, cerca de 40 passageiros de comunidades rurais da cidade de Tanhaçu fretaram um ônibus escolar para prosseguir a viagem. Enquanto isso, outros passageiros tiveram o dinheiro das passagens devolvido no guichê de embarque. O sindicato informou que a empresa ainda não se pronunciou para uma nova mesa de negociações.

07 Out 2014 - 13:30h

Candidato a deputado estadual, Zé Ribeiro Neves (PT) não conseguiu se eleger. No geral, ele obteve 5606 votos (0.08%). Em Brumado, foram registrados 4.931 votos. Em nota enviada ao site Brumado Notícias, Ribeiro agradeceu a todos que acreditaram em seu trabalho e que votaram em Rui Costa, eleito governador da Bahia, Otto Alencar, eleito senador, e Waldenor Pereira (PT), eleito deputado federal. “Podem ter certeza de que a nossa conquista foi vitoriosa e ainda será maior com a vitória de Dilma Rousseff no segundo turno. Saímos fortalecidos e unidos em nosso ideal de fazer a Bahia avançar cada vez mais. Temos a certeza de que os brumadenses e os baianos souberam reconhecer quem verdadeiramente são seus representantes. Obrigado mais uma vez pela confiança e pelo carinho recebido durante nessa caminhada”, destacou ele.

07 Out 2014 - 13:00h

Um dia após o resultado das eleições para a presidência, Marina Silva (PSB) começou a negociar as condições para declarar apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB), que segue na disputa com Dilma Rousseff (PT). Marina estaria analisando a melhor forma de se colocar ao lado do tucano sem parecer incoerente com a postura de “nova política” que defendeu durante a campanha. Ela pedirá que alguns pontos de seu programa sejam incorporados ao programa de Aécio, a exemplo da reforma política, fim da reeleição, educação em tempo integral e sustentabilidade. Pessoas próximas a Marina alegam que o compromisso do partido é com o movimento de mudança. O anúncio oficial deve ser feito na próxima quinta-feira (09). As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.

07 Out 2014 - 12:00h

A presidente Dilma Rousseff (PT) obteve maior quantidade de votos em 417 cidades baianas. Em apenas uma delas, no município de Buerarema, sul do estado, o candidato Aécio Neves (PSDB) superou a petista. O tucano obteve 67% dos votos, contra 26% da presidente e 6% de Marina Silva (PSB). Os números podem ser resultado de um forte sentimento antipetista originado por um conflito indígena por terra na região. De acordo com a Folha, os moradores de Buerarema acreditam que Dilma permite cerca de 150 invasões promovidas por tupinambás desde 2012. Os índios querem demarcação de 47 mil hectares entre Ilhéus, Una e Buerarema. Produtores agrícolas se dizem prejudicados com a situação.

07 Out 2014 - 11:40h

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população mundial sofre de depressão, doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda. O professor do departamento de psiquiatria da Universidade de Santo Amaro, Kalil Duailibi, explica que depressão é diferente de uma tristeza passageira, resultado da perda de um ente querido por exemplo. A doença é caracterizada pela falta de vontade, perda de interesse e queda de desempenho no trabalho. O quadro depressivo impacta a vida, segundo ele. O especialista alerta que, assim que perceberem os primeiros sintomas, as pessoas devem procurar um médico para melhor avaliação do problema. A depressão pode ser leve, moderada ou grave. As causas da doença podem ser genéticas, mas também existem outras causas que podem desenvolver a doença, como abusos sofridos ou perdas dos pais na primeira infância. As informações são da Agência Brasil.

07 Out 2014 - 11:20h

O vereador Márcio Moreira (PSB), que apoiou a candidatura de Vitor Bonfim (PDT), em Brumado, está confiante na atuação do jovem deputado eleito para que a cidade possa conquistar importantes obras do governo do estado. Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, Moreira disse que não se surpreendeu com a eleição de Bonfim, pois o pedetista detém grande potencial político, herdado do seu pai, o ex-deputado João Bonfim. “Vitor, ao lado do prefeito Aguiberto, irá buscar novas obras e grandes investimentos para Brumado”, assegurou. Márcio ressaltou que continuará cobrando a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a implantação do esgotamento sanitário de Brumado. Na capital do minério, Vitor conquistou 4.417 votos. 

07 Out 2014 - 11:00h

Motoristas das caçambas que prestam serviços para a empresa Andrade Gutierrez nas obras do Lote IV, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em Brumado, pararam as atividades desde a última segunda-feira (06). As caçambas realizam o transporte das britas que saem do britador localizado na comunidade de Ubiraçaba para serem espalhadas no trecho por onde passará a linha férrea. O site Brumado Notícias apurou que os trabalhos foram interrompidos porque os motoristas estão insatisfeitos com as condições de trabalho impostas pela empresa. Os caçambeiros estão aguardando uma resposta da gerência da empresa atendendo as suas reivindicações para que possam retornar as atividades. Até lá, o britador continua produzindo, mas o material não está sendo conduzido a campo, o que pode afeta o início das instalações dos trilhos da ferrovia.

07 Out 2014 - 10:40h

Começou na segunda-feira (06) a limpeza do terreno onde será construído o presídio de Brumado. Na manhã desta terça-feira (07), o site Brumado Notícias compareceu ao local, que fica à margem da BR-030, sentido Brumado a Tanhaçu, ao lado da Subestação II da Coelba, e registrou a primeira máquina realizando os trabalhos de roçagem onde serão erguidas as paredes do prédio de detenção. O mesmo terá capacidade para mais de 590 custodiados. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) declarou em entrevista que, tão logo seja concluída a etapa de roçagem, o município receberá as ferragens que estão sendo preparadas em Vitória da Conquista. Em seguida, os 300 operários já cadastrados começarão a trabalhar no canteiro de obras. Como se trata de uma obra pré-moldada, a expectativa da secretaria estadual de ressocialização prisional é de que em 120 dias todo o trabalho seja concluído.

07 Out 2014 - 10:20h

Em assembleia realizada ontem (06), os bancários de Brumado e da região decidiram pela continuação da greve. A categoria participou expressivamente da assembleia, o que reflete a insatisfação diante do que foi oferecido e da forma com que as negociações foram conduzidas pelo Comando Nacional dos Bancários. O acordo não atende as principais reivindicações dos trabalhadores. Uma nova assembleia está marcada para a hoje (07), às 18h. Durante o encontro, será analisado o quadro da mobilização nacional e avaliada a continuidade das paralisações na região.

07 Out 2014 - 10:00h

Apenas 198 deputados federais, de um total de 513, não foram reeleitos ou exerceram mandato anterior. Outros 25 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento, voltarão à Casa em 2015. De acordo com os números, houve uma renovação de 43,5% dos quadros da Câmara, percentual um pouco menor do que o verificado em 2010, quando o índice foi de 46,4%. Historicamente, a média de substituição do quadro de deputados federais fica sempre em torno de 40% a 50%. Os que assumem o mandato pela primeira vez correspondem a 38,6% da composição da Casa.  Já o número de reeleitos, que inclui suplentes que exerceram o mandato entre 2011 e 2014, corresponde a 56,5% (290) do quadro de deputados da Câmara. No que diz respeito aos partidos, o PT foi o que mais reelegeu deputados (48), seguido pelo PMDB (38).

07 Out 2014 - 09:30h

Desde 1998, a Refri-car atua no mercado brumadense no ramo de ar-condicionado automotivo. Uma equipe de profissionais altamente qualificados trabalha na empresa instalando kits, desenvolvendo projetos, confeccionando peças em sistemas especiais, alterando aparelhos com defeitos de fabricação, recuperando compressores, retíficas, peças e componentes, higienização completa do aparelho, recargas de gás refrigerantes ecológico com cadastro e certificado autorizado pelo Ibama, soldas especiais em todas as ligas, e detecção de vazamentos. Além disso, a Refri-car possui um amplo estoque de peças e uma oficina equipada para receber qualquer tipo de veículo. Visando melhor atender o cliente, a empresa também trabalha com uma oficina móvel equipada para atendimentos em trechos de obras e empresas de mineração. A Refri-car promete garantia completa no serviço realizado. Conheça a empresa, que fica localizada na Avenida Centenário, 1310, ou ligue (77) 3441-7378, (77) 9997-8491, e (77) 8849-7274.

07 Out 2014 - 09:00h

As inscrições para o Vestibular 2015 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que começaram no dia 8 de setembro, tem novo prazo para encerramento. Os candidatos podem se inscrever até o próximo dia 19. O pagamento da taxa de R$ 70 será recebido até 20 de outubro. Em Brumado, são ofertados 10 cursos de graduação. Nos dias 14 e 15 de dezembro as provas serão aplicadas. A lista de aprovados é esperada para 30 de janeiro de 2015.

07 Out 2014 - 08:30h

Eleito deputado estadual pelo PDT, Vitor Bonfim, que contou com o apoio do prefeito de Brumado e adquiriu no município 4.417 votos, compareceu na tarde desta segunda-feira (06) no gabinete do gestor para agradecer ao prefeito e ao vereador Márcio Moreira (PSB). Na ocasião, Bonfim falou com a imprensa local sobre sua campanha e a colaboração dos brumadenses. Como primeiro projeto, Bonfim declarou que logo ao assumir o posto irá lutar pela instalação do campus de uma faculdade regional nos municípios de Brumado, Caetité e Guanambi. Já o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) declarou que cobrará ações de todos os candidatos eleitos no município, mas cobrará ainda mais de Vitor Bonfim por tê-lo apresentado como representante legítimo da cidade. O prefeito também agradeceu a população por ter apoiado os candidatos que ele representou, apontando que sua campanha estará completa com a vitória de Dilma Rousseff, que busca se reeleger à presidência da república. Durante à noite, Bonfim promoveu uma carreata com queima de fogos pelas ruas de Brumado.

07 Out 2014 - 08:00h

Uma briga generalizada na noite do último domingo (05), na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, quase termina em tragédia. Um fotógrafo que presta serviço ao site Brumado Notícias entrou em luta corporal com um lutador de MMA. Segundo apurou a nossa reportagem, assim que os dois foram separados, outra pessoa atingiu o fotógrafo com um golpe de capacete na cabeça. O mesmo caiu desmaiado e várias pessoas o atingiram com socos e pontapés. Diversos jovens entraram na confusão e transformaram a praça em um campo de batalha. A confusão só parou com a chegada da polícia militar. 

O jovem recebeu os primeiros socorros do Samu 192 ainda no local, sendo conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto. Na manhã desta segunda-feira (06), a vítima compareceu à delegacia para prestar queixa de tentativa de homicídio e fez exames de corpo de delito. Com imagens que foram espalhadas nos aplicativos de celulares, a polícia vai tentar identificar as pessoas que agrediram o jovem. “Esse tipo de agressão foi sim uma tentativa de homicídio”, comentou um investigador ao fazer uma primeira análise das imagens.

06 Out 2014 - 20:00h

Em nota, o deputado estadual Marquinho Viana (PV), reeleito para a Assembleia Legislativa, agradeceu aos eleitores pela confiança depositada em seu trabalho. Ele também garantiu à população baiana a continuidade do trabalho que vem realizando na AL-BA na defesa da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. “Garanto mais trabalho para dar prioridade às ações de abastecimento de água, redes de esgoto, pavimentação asfáltica, perfuração de poços, ampliação do atendimento da saúde e da educação, construção de barragens, energia e pavimentação de ruas. Garanto muito trabalho, esta é a melhor forma de manifestar a minha gratidão a todo o povo da Bahia por esta grande vitória”, completou.

06 Out 2014 - 19:30h

O prazo para os eleitores que não compareceram e não explicaram a ausência à Justiça Eleitoral nas eleições de domingo (5) apresentarem justificativa será encerrado no dia 4 de dezembro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é de 60 dias em cada turno. Também é possível optar pelo pagamento de uma multa no valor de R$ 3,51. Basta se dirigir a um cartório eleitoral com o título de eleitor. De acordo com o TSE, mesmo sem votar ou justificar no primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Sem comprovar o cumprimento das obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer diversos direitos, como inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa.

06 Out 2014 - 19:00h

O articulador da campanha de Fábio Souto (DEM), em Brumado, o empresário Fabrício Abrantes falou em telefonema ao site Brumado Notícias sobre a satisfação do apoio de seu grupo político para o seu candidato. Com 823 sufrágios na capital do minério, Souto, que jamais teve votação na cidade, encontrou no amigo Fabrício e seu grupo uma boa votação. “Agradeço o empenho de cada amigo e de cada liderança na caminhada de Fábio Souto rumo à Assembleia Legislativa. Apesar de decidirmos um apoio ‘em cima da hora’, conseguimos uma boa votação para o novo representante de Brumado na AL-BA”, garantiu. Fábio Souto foi eleito deputado estadual com 92.170 votos.

06 Out 2014 - 18:30h

A aluna Geovana Gomes Melo, do 6º ano do Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia e Professor Sá Teles, foi selecionada para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Geovana teve o poema “Barrinha minha terra natal” classificado nas duas primeiras fases do concurso, a escolar e a municipal. Ela se inspirou nas belezas de seu bairro, a Barrinha, para compor os versos. O texto cita as paisagens como as plantações da região e a barragem da Magnesita Refratários S.A. O concurso, realizado pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, está em sua quarta edição e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Em 2014, aproximadamente 5,1 milhões de alunos provenientes de 46.902 escolas de 5.014 municípios brasileiros participam da competição. Os vinte melhores participantes do país participam de festa de premiação no dia 1º de dezembro. 

06 Out 2014 - 18:00h

Mesmo não tendo sido eleito, o empresário e diretor de rádio Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, fez questão de agradecer aos brumadenses pelos mais de 8,9 mil votos conquistados nas urnas no último domingo (05). No geral, o candidato obteve 10.783 votos. Em seus agradecimentos, o empresário alfinetou os adversários. “Sou muito grato aos meus conterrâneos pelos votos de confiança que depositaram em mim, pois diante do embate tive uma expressiva votação. Fui mais bem votado do que os demais oponentes diretos na cidade, um que contava com a máquina administrativa, o prefeito e o outro apadrinhado pelo casal Pereira. Além disso, ainda tiveram os de fora que com a força do dinheiro levaram muitos votos dos nossos cidadãos. Lamento por isso, mas diante das circunstâncias digo que fiz barba, cabelo e bigode”, destacou Manelão ao site Brumado Notícias. Em seguida, ele cobrou a falta de apoio do PSB. “Meu partido foi fraco e desunido. Como é que tem um candidato da sigla, filho da terra, disputando as eleições e o partido permite que dois vereadores apoiem candidatos de fora que nem são da mesma legenda? Só não fui um candidato solitário porque contei com o apoio de Dr. Eduardo Vasconcelos. Cobro não só do partido como também dos vereadores para que pensem mais nos interesses do município do que nos interesses pessoais. Com o maior colegiado eleitoral da região, Brumado não fez nenhum deputado enquanto que cidades menores conseguiram um representante na casa legislativa”, concluiu Manelão.  

06 Out 2014 - 12:30h

Eleito governador da Bahia para os próximos quatro anos, Rui Costa (PT) afirmou durante discurso de vitória, na noite deste domingo (5), que quer transformar a Bahia em um estado moderno e atrativo para grandes investimentos. "Eu quero, no final de quatro anos, ter uma capital mais moderna, um estado da Bahia mais moderno, com condições de atrair empregos não na guerra fiscal, mas na infraestrutura, na logística, ou seja, tornar esse estado um estado competente do ponto de vista da sua infraestrutura e da capacidade de produzir a custos baixos", afirmou. A vitória em primeiro turno, segundo Rui Costa, atesta uma identificação do povo baiano com o projeto do PT no estado. “Eu fico feliz com o vínculo que conseguimos criar com esse projeto político com as pessoas mais simples. Podem ter certeza, eu darei o melhor de mim, como dei em toda a minha vida”, afirmou. Para ele, a proposta de um novo governo conseguiu “despertar na população um afeto, um carinho, uma credibilidade fortíssima, principalmente, nas áreas mais simples da população”, destacou. Para Rui Costa, em relação ao governo Jaques Wagner (PT), "os desafios mudam, mas eu diria que a grande tarefa é oferecer uma saúde melhor para a população e oferecer um estado com mais oportunidade para o povo", concluiu. As informações são do G1.