Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Caetité: Homem acusado de estuprar as filhas menores e a ex-esposa é absolvido Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Caetité, a 100 km de Brumado, o homem acusado de ter estuprado as duas filhas menores e a ex-esposa foi colocado em liberdade pela justiça. O fato teria acontecido na comunidade de Tamburil de Maniaçu. Zenilton Domingos Duarte estava preso preventivamente desde o dia 23 de outubro do ano passado depois de o Conselho Tutelar acionar o Ministério Público ao tomar conhecimento do caso. O juiz da Vara Criminal de Caetité resolveu soltar o acusado por insuficiência de provas. Um dos advogados de defesa declarou que a sentença demonstra a necessidade de respeitar o princípio da presunção de inocência, do contraditório e da ampla defesa.

Clínica Mais Vida reforça quadro de especialista com parceria do endocrinologista Lauro Viana

Sempre pensando em oferecer uma gama cada vez mais ampla de profissionais, que possam atender as necessidades da população brumadense e da região a Clínica Mais Vida efetiva a parceria com o endocrinologista Lauro José Ribeiro Viana. Graduado em medicina pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Residência Médica na área de Endocrinologia e Metabologia no Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (CEDEBA) ele destaca que é uma grande satisfação iniciar esta parceria com a Clínica, que tem como um de seus objetivos principais a oferta de atendimento com excelência de qualidade a comunidade. 

Lauro salienta que na busca constante pela sensação de bem-estar e realização pessoal característica da boa saúde, é fundamental se garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Neste sentido, deve-se: aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras; reduzir o consumo de alimentos gordurosos, retirando antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe; preferir os alimentos cozidos ou assados e evitar temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos; reduzir o consumo de sal e tirar o saleiro da mesa; manter o peso dentro de limites saudáveis, reduzindo o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar, comendo devagar e não se alimentando assistindo TV; reduzir o consumo de álcool e refrigerantes (A melhor bebida é a água!).  Deve-se realizar ao menos 30 minutos de atividade física todos os dias, como caminhar pelo seu bairro e subir as escadas. Infelizmente, mesmo buscando seguir todas estas recomendações para uma vida saudável, algumas pessoas podem apresentar alterações no equilíbrio e harmonia do organismo. Nesse caso o endocrinologista pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado para cada situação. Lauro estará atendo na Clínica Mais Vida no dia 25 de outubro. Agende sua consulta. Prevenir é o melhor remédio. Clínica Mais Vida, consultas e exames, tudo em um só lugar para sua maior comodidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

CONTINUE LENDO
Polícia cumpre mandado e prende estelionatário no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A polícia civil de Brumado, cumpriu na última quinta-feira (11), um mandado de prisão em desfavor de Daniel Caíres Martins, 49 anos, expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da Vara Criminal. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, Daniel foi capturado em sua residência para o cumprimento da pena de um ano e dez meses de reclusão, em regime semiaberto, pela prática de crime de estelionato. Ele será encaminhado para uma unidade prisional, onde cumprirá a pena.

Brumado: Juiz cobra mais atenção familiar na prevenção do envolvimento de crianças e jovens com as drogas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, destacou que é crescente o número de crianças e adolescentes envolvidos com o tráfico e o consumo de drogas. Segundo ele, há algumas décadas, a situação vem tomando proporções lamentáveis e as famílias têm perdido o controle sobre os seus filhos. Para o magistrado, a sociedade vem passando por transformações que favorecem o acesso de crianças e adolescentes às drogas. “Ao contrário do que muitos pensam, isso não é um problema do usuário. Temos que entender que as drogas representam um risco a toda a coletividade. Entre os malefícios causados pela disseminação de drogas, posso exemplificar: diversas modalidades de violência, inclusive guerras entre facções, acidentes de trânsito, mau desempenho escolar e, o maior deles, o consumo de recursos públicos com o tratamento de dependentes”, declarou. O juiz ainda reforçou que há um interesse social em combater o tráfico e o consumo de drogas. Para reverter o quadro, Guimarães salientou que, inicialmente, as famílias devem estar mais atentas à criação dos seus filhos, impondo limites e regras, além de um maior controle do estado. “O tráfico de drogas é um crime contra a saúde pública”, finalizou.

Brumado: Homem é conduzido à delegacia após tentar aliciar menor de onze anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 34 anos de identidade não revelada pela polícia foi conduzido à delegacia de Brumado, na tarde desta quinta-feira (11), suspeito de tentar aliciar uma menor de 11 anos de idade, no Bairro Baraúnas. Segundo informou a polícia militar ao site Achei Sudoeste, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) se dirigiu ao local, após ser acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Ainda de acordo com a polícia, o acusado estava acuado em uma residência, onde foi capturado pelos policiais militares. Ele, a suposta vítima e sua genitora, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado. A polícia militar salientou que o homem já foi condenado pela prática de crime sexual e está em liberdade condicional. O delegado de plantão não lavrou o ato de flagrante contra o acusado.

Cândido Sales: Suspeito de ser dono de mais de 2 toneladas de maconha morre em tiroteio Foto: Divulgação

Um homem de 40 anos, suspeito de ser o dono de mais de duas toneladas de maconha, que foram apreendidas em um caminhão e de um carro de luxo, em Cândido Sales, na região sudoeste da Bahia, morreu, nesta quinta-feira (11), após se envolver em um confronto com policiais militares, na noite de quarta-feira (10). A informação é da PM. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito, identificado como Marcos Lima Costa, se envolveu de uma troca de tiros com a polícia por volta das 21h, quando foi atingido. Segundo o G1, ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Cândido Sales, mas, na manhã desta quinta, não resistiu aos ferimentos. De acordo com a PM, uma pistola e munições foram apreendidas com o suspeito. A PM informou que Marcos Costa foi o suspeito que conseguiu fugir do galpão, usado para armazenar entorpecentes. No local, a polícia encontrou 440 kg de maconha e um veículo de luxo com mais 60 kg da mesma droga, além de prender a mulher de Marcos, na noite de terça-feira (9).

Intermunicipal 2018: Brumado enfrenta Uruçuca no próximo domingo no Estádio Gilberto Cardoso Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo domingo (14), o Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o Gilbertão, em Brumado, será palco da primeira partida do confronto entre Brumado e Uruçuca, válida pela terceira fase do Intermunicipal 2018. A equipe brumadense chegou a até a terceira fase do campeonato depois de eliminar Itororó por 3x0 no primeiro jogo e por 1x0 no segundo jogo. Em nota, a comissão organizadora do evento convocou a população para prestigiar a seleção. “A comissão organizadora convoca toda a torcida brumadense para se fazer presente e fortalecer a nossa equipe e, com isso, conseguir um resultado positivo dentro de casa, para poder administrar o jogo no campo adversário. A campanha da seleção tem sido impecável, principalmente dentro de casa, onde a torcida mostra o seu diferencial elevando a motivação de todos”, diz a nota.

Na campanha petista no 2º turno, Haddad não é mais Lula Foto: Divulgação

Onde antes você lia: “Haddad é Lula e Lula é Haddad”; agora leia: “Presidente Haddad, vice Manuela”. Onde antes havia vermelho, agora há azul, amarelo e verde. Lula sumiu. De acordo com a Revista Veja, a mudança no visual das peças de campanha de Fernando Haddad (PT) poderá não lhe garantir mais votos, mas é possível que diminua a resistência ao seu nome. O candidato do PT quer se transformar no candidato de uma frente democrática onde caberá quem queira entrar. A mudança chega tarde quando são mínimas as condições de ele se dar bem.

Moto roubada é recuperada pela polícia de Barra da Estiva Foto: Divulgação/PM

Por volta de 13h da última quarta-feira (10), a guarnição da Polícia Militarde Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, recuperou uma motocicleta que havia sido roubada no Povoado das Capoeiras, no último dia 07. Segundo informações da polícia, a moto, de placa JMJ 1142, foi levada e apresentada ao preposto da Polícia Civil, na sede da delegacia local.

Coordenador e ex-servidor da Ciretran são presos por vender carros apreendidos em Juazeiro Foto: João Barbosa/TV São Franciso

O coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito de Juazeiro (Ciretran Juazeiro), Ítalo José dos Santos Souza, e um ex-funcionário do órgão, Jair dos Santos Santana, foram presos na manhã desta quinta-feira (11), na cidade do norte da Bahia, suspeitos de envolvimento em um esquema de fraude de documentos e vendas de veículos que estavam apreendidos no órgão. Na sede da Ciretran, que é o órgão de trânsito nas cidades do interior, a polícia apreendeu documentos, computadores, HDs e celulares. Conforme apontam as investigações, que começaram em 2017, 19 veículos que estavam apreendidos no pátio do Ciretran de Juazeiro desapareceram no ano passado. Em seguida, a polícia descobriu que três veículos, duas motos e um carro, que haviam sumido, estavam rodando pela cidade com documentos que tinham sido fraudados dentro do Ciretran. De acordo com a polícia, no esquema, os suspeitos fraudavam documentos, tiravam as multas e vendiam os carros e motos. O coordenador do Ciretran e o ex-funcionário foram levados para delegacia de polícia. Eles serão ouvidos e vão ser levados para penitenciária de Juazeiro, onde ficam à disposição da Justiça. Eles poderão responder por crimes de fraude, falsificação de documentos públicos, peculato, corrupção passiva, furto qualificado e associação criminosa. O G1 entrou em contato com o Detran que deve se posicionar sobre o caso ainda nesta quinta-feira.

Brumado: Polícia detém indivíduo com drogas durante patrulhamento no Bairro Irmã Dulce Foto: Divulgação/PM

Emprego Tático Operacional deteve um indivíduo com 27 trouxinhas de substância análoga à maconha, 28 pinos de substância análoga à cocaína e 06 pedras de substância análoga ao crack. O suspeito foi abordado durante patrulhamento no Bairro Irmã Dulce, em Brumado. O indivíduo e os produtos foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil, onde o fato foi registrado.

Redes sociais podem servir para prever a falência de um negócio Foto: Reprodução/Pixelkult

Com base em dados relacionados a redes sociais e ao transporte público, pesquisadores liderados pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiram prever se um novo negócio iria falir em até seis meses. Com uma precisão de 80%, o modelo elaborado pelos cientistas leva em conta principalmente a localização do estabelecimento e a quantidade de pessoas que o visitam para determinar o seu sucesso. A pesquisa considerou mais de 74 milhões de check-ins feitos na mídia social Foursquare em dez cidades, entre elas Londres, Singapura, Nova York e Paris, e cruzou as informações obtidas com dados de 181 milhões de corridas de táxi em Nova York e Singapura. Os critérios utilizados foram três: os padrões de visitas que cada região recebia em cada hora do dia, o número de pessoas de outras áreas que visitavam cada região e o bairro em que se localizavam. O resultado final foi de que, mesmo sem possuir informações relativas, por exemplo, ao nível de satisfação do cliente de cada loja ou sobre a qualidade dos produtos vendidos, a pesquisa foi bem-sucedida em apontar o futuro próximo dos negócios estudados. O acerto sobre se haveria ou não falência se deu em 4 a cada 5 vezes. Uma importante tendência observada pelo estudo foi a de que estabelecimentos presentes em diversos bairros diferentes tendem a sobreviver por mais tempo. Outro interessante fato registrado é o de que negócios que são populares durante todo o dia, em vez de só em certos momentos, têm menores probabilidades de falir.

Cândido Sales: Comandante da Caesg fala sobre operação que apreendeu mais de duas toneladas de drogas Foto: Divulgação/Caesg

Na noite da ultima terça-feira (09), mais de dois toneladas de drogas foram apreendidas pela Cipe Sudoeste Caesg na cidade de Cândido Sales, na região sudoeste da Bahia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da Caesg, Edson Mascarenhas, salientou que a apreensão resultou da denúncia de que o entorpecente estaria em um caminhão vindo do sul, o qual passaria pela região sudoeste com destino a cidade de Salvador, aonde o material seria distribuído. Segundo o comandante, a intervenção no veículo foi feita na entrada de Cândido Sales, com o apoio da Polícia Federal, ocasião em que se encontrou a droga escondida dentro de bobinas de papel. Além disso, Mascarenhas informou que as guarnições foram conduzidas pelo motorista ao local onde seria descarregado o caminhão, um depósito, onde foi encontrada mais outra quantidade de droga. “No total, juntando tudo, deu duas toneladas e 366 kg de maconha, que a gente conseguiu retirar de circulação salvando vidas”, disse. O comandante destacou que não é a primeira grande apreensão de droga que a Cipe Sudoeste Caesg realiza na região, visto que, há poucos dias, mais de 1 tonelada de maconha foi apreendida em Livramento de Nossa Senhora. “É uma pancada grande na criminalidade porque foi a maior apreensão do ano na região”, reforçou.

Café da manhã antes do exercício acelera o metabolismo Foto: Reprodução/Pixabay

Alguns pessoas consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia e, para quem mantém uma rotina de exercícios, isso pode ser realmente verdade. Pesquisadores descobriram que o desjejum matinal antes de se exercitar pode “preparar” o corpo para a queima de calorias durante a atividade física, além de acelerar o metabolismo, o que melhora a digestão de alimentos ao longo do dia. O estudo, publicado recentemente no periódico American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism, descobriu que os carboidratos queimados durante o exercício não eram apenas o da primeira refeição como também os armazenados nos músculos (glicogênio muscular). Essa é a primeira pesquisa a examinar de que forma fazer a primeira refeição antes da atividade física matinal influencia nas respostas metabólicas pós-exercício.

Brumado: 'Possibilidade de aliança com Eduardo Vasconcelos é zero', garante Carcará do Sertão Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Manoel Rodrigues Filho (MDB), o Carcará do Sertão, candidato a deputado estadual mais votado no pleito eleitoral, na cidade de Brumado, em 2018, rechaçou uma possível aliança com o grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), nas eleições municipais de 2020. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o medebista classificou que a “possibilidade é quase zero”. De acordo com Carcará, o povo que lhe apoia na cidade é ligado ao grupo de oposição, portanto, contrário ao atual gestor do município. “O povo de Brumado gosta de mim e eu amo Brumado. Eu também gosto demais do povo e de minha terra e por isso vou defender os interesses dos mais necessitados”, disse. Ele ainda assegurou que o seu futuro político será conhecido no próximo ano, quando iniciará as negociações para o pleito municipal de 2020.

Falha no WhatsApp permite invasão de hackers a contas Foto: Reprodução

O serviço de troca de mensagens WhatsApp, que pertence ao Facebook, afirmou na quarta-feira, 10, que resolveu o mais recente problema em sua plataforma, que permitiu que hackers comandassem aplicativos de usuários quando eles atendiam chamadas de vídeo. O anúncio ocorreu depois de notícias dos sites de tecnologia ZDnet e The Register de que a vulnerabilidade, que afetou os aplicativos do WhatsApp em smartphones Apple e Android, foi descoberta no fim de agosto e corrigida pelo Facebook no início de outubro. O WhatsApp é utilizado por mais de 1,2 bilhão de pessoas no mundo e é uma ferramenta fundamental para as comunicações e comércio de muitos países. O aplicativo foi comprado pelo Facebook em 2014 por 19 bilhões de dólares.

Cantor sertanejo, Chris Pimenta lança seu primeiro clip para todo o Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã dessa quinta feira (11), véspera de feriado e véspera do aniversario de 17 anos de carreira do cantor, Chris Pimenta lança a sua nova música, intitulada de “amando mais ou menos”, que vem acompanhada de um lindo clip, gravado na cidade de Brumado. As gravações foram feitas em vários pontos da cidade e contou com a participação da miss Caetité, a garota Entrevip, Queren Macedo. 

Cantor sertanejo, Chris Pimenta lança seu primeiro clip para todo o Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A música conta a história de um casal que vive aparentemente feliz, mas o rapaz vive em um dilema sem achar que sua namorada o ama assim como ele a ama. Na dúvida sempre diz, “e se me perguntar se eu tô amando, tô amando mais ou menos, eu amo mais e ela cada dia menos e pra curar é só bebendo”. Assista o clipe do sertanejo que promete ser sucesso nacional.

Prefeito de Igaporã é multado em R$ 25 mil pelo TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão de quarta-feira (10), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Igaporã, José Suly Fagundes Netto (PR), por irregularidades em processos de inexigibilidade para realização de eventos festivos no município. Os contratos, firmados com seis empresas, apresentam o valor total de R$ 319.994,00. O conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, multou o gestor em R$ 25 mil. Além da multa, foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que se apure eventual prática de ato ilícito ou de improbidade administrativa. O termo de ocorrência que levou à punição do gestor foi lavrado pela Sétima Inspetoria Regional do TCM, e apresenta como agravante um decreto, de janeiro de 2017, em que o prefeito declara “situação de emergência” por 180 dias no município, por conta da seca. Por esta razão, o gasto excessivo com atrações musicais para os festejos juninos feriu, no entender os conselheiros, o princípio constitucional da razoabilidade, moralidade, legalidade e economicidade na administração dos recursos públicos. Ainda cabe recurso da decisão.

Desconhecimento de gravidez de demitida não livra patrão de indenização Foto: Istock/Getty Images

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (10) que o empregador é obrigado a pagar indenização a funcionária grávida demitida mesmo quando não sabia da gravidez. A situação é desencadeada pela estabilidade garantida à empregada desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, prevista na Constituição Federal. O recurso julgado tem repercussão geral, ou seja, a decisão terá de ser seguida por juízes de todo o país. A necessidade de indenização também é mantida quando a própria funcionária, quando demitida, não sabia da gravidez. O caso serve para demissões imotivadas, quando não há justificativa apresentada pelo patrão. Os ministros mantiveram entendimento do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Uma súmula da Corte trabalhista prevê que “o desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade”. Votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e o presidente Dias Toffoli. O único a votar de forma diferente foi o ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso. Para o magistrado, como o empregador não tinha a confirmação da gravidez, a situação não era de demissão imotivada vedada pela Constituição Federal a mulheres grávidas.

Vítima relata drama ao ser arremessada por carro contra vidraçaria de loja no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã da última terça-feira (10), uma mulher identificada como Beatriz Almeida foi atropelada e arremessada contra a vidraçaria de uma loja de aluguel de roupas no centro de Brumado. No local, a motorista de um carro modelo picape perdeu o controle e atingiu a mulher, que estava na porta da loja. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que foi tudo muito rápido e que viu a morte de perto. “O impacto veio todo em mim. Vi a morte nos olhos. Agora, graças a Deus, estou bem, em casa. Vivi novamente”, relatou. Apesar da gravidade do acidente, não houve nenhuma fratura. A vítima contou que levou 65 pontos nas pernas e braços devido aos cortes provocados pelo impacto na vidraçaria da loja. Conforme informou, a condutora do veículo prestou socorro e ainda esteve na unidade de saúde, juntamente com o marido, para saber como ela estava. “Só agradecer a Deus por esse livramento”, finalizou.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Prefeito defende voto distrital e diz que eleitor brumadense precisa melhorar qualidade do voto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), apresentou o seu ponto de vista sobre o resultado das eleições no município, levando em consideração a derrota do seu candidato, Márcio Moreira da Silva (PSB). Sem rodeios, o gestor declarou que o eleitor brumadense precisa se politizar mais para melhorar a qualidade do voto, uma vez que, em uma esfera de mais de 41 mil pessoas que foram às urnas, não se conseguiu eleger nenhum filho legítimo de Brumado. Vasconcelos também criticou a fragmentação dos votos, tecendo elogios aos eleitores de Guanambi, que deixaram de lado as diferenças políticas e direcionaram mais de 20 mil votos a Ivana Bastos, mantendo a deputada como representante do município na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), fazendo ponte direta entre a cidade e o governo estadual. O prefeito declarou ainda que defende o voto distrital, em que os eleitores só podem votar nos candidatos de sua região. Nesse sentido, ele fez citação do voto mal direcionado em Brumado, onde mais de 500 candidatos diferentes para deputado estadual e federal receberam votos na cidade.

Prefeito defende voto distrital e diz que eleitor brumadense precisa melhorar qualidade do voto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Muitos nunca pisaram os pés em Brumado, boa parte, além de não serem eleitos, ainda tiraram os votos dos filhos da terra. E os que foram alguns nunca se lembraram que receberam votos aqui. O que eu considero voto desperdiçado para os interesses do município”, avaliou o prefeito, disparando em seguida que seus adversários políticos conseguiram abortar a chance de Brumado ter seu representante direto na casa legislativa baiana, uma vez que tentaram municipalizar as eleições e, dessa forma, pensaram mais nos interesses politiqueiros locais do que nos interesses da sociedade brumadense. “Tenho pena dos que me derrotam, pois não entenderam nossa proposta de dar a Brumado uma legítima representação no parlamento estadual”. Indagado se o município ficaria sem um elo entre as demais esferas de governo, o prefeito declarou que buscará um nome para representar Brumado, tanto perante o governo estadual, como na esfera federal. Segundo o gestor, caso não encontre um nome na esfera estadual, ele próprio se fará representado perante o governador em busca dos investimentos para o município. “Sei conversar e quem conversa abre portas”, asseverou. Questionado se o resultado afetará as intenções de grupo para as eleições municipais de 2020, o prefeito ponderou que são eleições diferenciadas, com contexto de disputa diferentes e, assim, o resultado de uma eleição tem pouca influência na outra, já que as disputas internas são mais acirradas.

Datafolha aponta vitória de Bolsonaro no 2º turno com 58% dos votos válidos Foto: Reprodução/Exame

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, lidera a primeira pesquisa de intenção de votos do Datafolha após o primeiro turno. No levantamento divulgado na noite desta quarta-feira (10), ele aparece com 58% dos votos válidos, contra 42% do seu concorrente, Fernando Haddad (PT). O Datafolha ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios nesta quarta. A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00214/2018.

Brumado: Ministério Público Federal inicia apuração de denúncias sobre projeto Caminho da Escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (10), uma equipe do Ministério Público Federal (MPF) iniciou a apuração das denúncias de irregularidades quanto projeto Caminho da Escola na cidade de Brumado. O projeto do governo municipal está construindo e pavimentando ruas e estradas com uma verba no montante de R$ 40 milhões, proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que foi aprovado pela base governista na Câmara de Vereadores Municipal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a denúncia foi apresentada pela Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), que, mediante mapeamento e relatório, descreveu que vários acessos a prédios escolares que o projeto diz atender já estão devidamente pavimentados, o que tornaria inviável a aplicação de recursos em tais logradouros. A nossa reportagem conseguiu contato com o procurador jurídico do município, advogado Acioli Viana, e o mesmo declarou que, como passou o dia em viagem, primeiro vai se inteirar da investigação feita pelo MPF para depois então fazer uma defesa com propriedade sobre os fatos.

Arquivo