Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Cirurgia de ‘aumento de bumbum’ é perigosa, diz entidade Foto: iStockphoto/Getty Images

Cirurgiões plásticos em todo o Reino Unido foram advertidos esta semana pela Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos Estéticos (BAAPS, na sigla em inglês) a não mais realizarem o Brazilian Butt Lift (BBL), procedimento estético que aumenta o bumbum. A recomendação descreve o método como arriscado e com a maior taxa de mortalidade: estimada em 1 em 3.000 operações. Segundo a BBC, duas mulheres britânicas já morreram este ano em decorrência de complicações. A cirurgia foi popularizada por celebridades, entre as quais está a socialite americana Kim Kardashian.  Especialistas explicam que o procedimento envolve retirar gordura de outras partes do corpo e injetá-la nas nádegas para garantir um formato melhor. Mas a tática apresenta o risco de injetar o conteúdo em artérias e veias, podendo viajar pelo sistema circulatório e chegar ao coração ou cérebro, causando embolia gordurosa — caracterizada pela interrupção do fornecimento de sangue causada por gordura no vaso sanguíneo — ou mesmo morte.

Maconha é pior para o cérebro do que o álcool, afirma estudo Foto: Veja

De acordo com um estudo publicado na quarta-feira no periódico científico American Journal of Psychiatry, o consumo de maconha é mais prejudicial para o cérebro de adolescentes do que a ingestão de bebida alcoólica. Segundo a pesquisa, adolescentes que usam maconha regularmente podem sofrer danos duradouros na capacidade de pensamento. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, acompanharam 3.800 adolescentes (acima dos 13 anos) de mais de trinta escolas canadenses ao longo de quatro anos. Para obter uma descrição mais honesta do consumo de maconha e álcool, os estudantes receberam a garantia de que pais e professores não teriam acesso às informações – a menos que houvesse risco de segurança iminente.  Os participantes foram submetidos a testes cognitivos que mediam memória (de longo e curto prazo, incluindo recordação), raciocínio perceptivo e controle inibitório. Eles também responderam questionários anuais sobre a frequência do consumo de álcool e cannabis (maconha). Entre os entrevistados, 75% afirmaram beber álcool, mesmo que ocasionalmente, enquanto 28% admitiram fazer algum uso de maconha. Embora o uso de maconha tenha sido menor que o de álcool, os pesquisadores concluíram que a cannabis causa mais danos à cognição do que o álcool.

Beber mais que três vezes na semana faz mal à saúde Foto: iStock/Getty Images

Beber mais do que três vezes por semana aumenta em 20% o risco de morte prematura, indica estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research.  A equipe focou na baixa ingestão de álcool por já ter sido associada a benefícios, especialmente para a saúde cardíaca, o que foi confirmado pelos pesquisadores. No entanto, eles descobriram também que a bebida alcoólica pode aumentar o risco de câncer. Artigo científico anterior já tinha mostrado esse risco para sete tipos de câncer (boca, garganta, esôfago, fígado, mama e cólon) para qualquer nível de consumo. Segundo a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, na sigla em inglês), responsável pelo artigo, 5,5% dos novos casos de câncer no mundo estão relacionados ao hábito de beber.“Embora esta associação tenha sido estabelecida há muito tempo, a maioria dos oncologistas, dos leigos e dos pacientes com câncer não estão cientes do risco. Essa foi uma oportunidade para aumentarmos a conscientização”, comentou Noelle LoConte, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, à Time Health. Em entrevista ao CBS This Morning, Tara Narula, cardiologista do Zucker School of Medicine, nos Estados Unidos, comentou que o risco de morte prematura encontrado no estudo pode ser impulsionado pelo maior risco de câncer. “Foi um grande estudo no qual analisou-se os tipos de ingestão — leve a moderada — em vez de apenas pessoas que bebem versus que não bebem. O resultado traz mais evidências que sugerem como precisamos prestar atenção ao risco de câncer”, alertou a especialista, que não esteve envolvida na pesquisa.

Michel Temer: 'É preciso pacificar o país' após as eleições Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da República, Michel Temer, divulgou um vídeo nesta sexta-feira (5) em que celebrou os 30 anos da Constituição Federal de 1988 e também comentou as eleições gerais deste domingo (7). Para Temer, passada a disputa eleitoral, é necessário “pacificar o país”. “Terminada a disputa, é hora de pacificar o Brasil. Somos 208 milhões de pessoas. Somos firmes, reivindicadores, conscientes dos direitos e deveres. Mas somos acolhedores, tolerantes e defensores da pátria. Ao votar, saiba que você está dando uma procuração para que conduzam a sua casa maior, que é o seu país”, afirmou. De acordo com o G1, no vídeo de pouco mais de quatro minutos, Temer também disse que o eleitor deve votar “de acordo com a sua consciência” e em paz com pessoas que façam escolhas diferentes. O emedebista participou da elaboração da Carta Magna como deputado federal constituinte. Na gravação divulgada nesta sexta, Temer também diz que “não existe caminho” fora das regras constitucionais e que a Constituição determina que só há um “senhor” na República: o povo. “Há exatos 30 anos, em 5 de outubro de 1988, o deputado Ulysses Guimarães promulgou a nova Constituição da República Federativa do Brasil. Sem rodeios, o texto determina que só há um senhor em nossa República: o povo”, afirmou. “Nas palavras desse livro, estão escritos os caminhos seguros para o nosso futuro. Não existe caminho fora da Constituição”, acrescentou o presidente.

Eleições 2018: Tecnologia agilizará e ajudará eleitores a acompanhar apuração dos votos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A tecnologia será uma das grandes aliadas da justiça eleitoral para agilizar e divulgar a apuração dos votos nestas eleições, permitindo mais comodidade aos eleitores, que poderão acompanhar o resultado em tempo real. Na região da comarca da 90ª Zona Eleitoral, que agrega os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, este ano, a justiça eleitoral utilizará quatro pontos de transmissão remota nos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, no Distrito de Cristalândia, em Brumado, e na comunidade de Piabanha, em Aracatu. Estes permitirão que os votos computados nas urnas nestas localidades cheguem em tempo real ao sistema de apuração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), agilizando, dessa forma, a contagem geral dos votos na região. De acordo com o chefe de cartório do Fórum Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, a expectativa é de que o TRE amplie tais pontos remotos já para as eleições municipais de 2020. Além disso, através de leitura eletrônica com dispositivo QR, os eleitores também poderão ter acesso aos dados coletados nos boletins de sessões. Outra ferramenta eletrônica disponibilizada pela justiça para facilitar ao eleitor o acompanhamento das apurações é um aplicativo de celular e o próprio site do TRE, com constantes atualizações em todo o país.

Nova sede do Centro de Referência de Assistência Social é inaugurada em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (04), foi inaugurado o novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Caculé a 100 km de Brumado. A nova sede é mais uma conquista do da prefeitura municipal para melhor atender todos os usuários e famílias referenciadas. O local conta ainda com o Centro de Convivência para o desenvolvimento social, familiar e comunitário das crianças, adolescentes, adultos e idosos que participam da orientação social e das oficinas socioeducativas.

Nova sede do Centro de Referência de Assistência Social é inaugurada em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

sendo desenvolvido com as famílias e usuários, praticando a inclusão e garantindo os direitos à cidadania e assistência”, destacou a coordenadora do Cras, Maria Marlene Novais Brito. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito Beto Maradona, a primeira-dama Maria das Graças Alves Neves, o Secretário Municipal de Assistência Social, Ricardo Alves da Silva e Silva, profissionais que atuam nos órgãos da referida secretaria, secretários, vereadores, servidores públicos, pais, usuários e populares.

Tubulação rompe, água invade casas e cratera se forma em Vitória da Conquista Foto: Welliton Santos Barbosa

Uma tubulação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) rompeu na noite de quinta-feira (4), no bairro Bruno Bacelar, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O caso ocorreu na Rua da Batalha, esquina com a Rua Lapa. Por conta do rompimento da tubulação, as ruas do bairro ficaram alagadas e, ao menos, quatro residências foram invadidas pela água. Além disso, no local onde a tubulação rompeu, um enorme buraco se formou no asfalto. Conforme moradores, o vazamento ocorreu por volta das 21h e seguiu até 2h desta quinta-feira (5). 

Tubulação rompe, água invade casas e cratera se forma em Vitória da Conquista Foto: Welliton Santos Barbosa

O abastecimento de água precisou ser suspenso no bairro, na parte alta da zona oeste da cidade e nas localidades rurais do entorno de Bate-Pé, que são atendidas pelo sistema de fornecimento de água interligado a tubulação que quebrou. Por meio de nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que está dando todo o suporte e apoio necessário aos moradores das residências atingidas pelas águas. As equipes da concessionária também já estão trabalham para restabelecer o funcionamento do equipamento danificado e retomar o abastecimento de água nas áreas afetadas. A Embasa recomenda que os moradores destas áreas mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

MPF recomenda que 31 municípios do sudoeste baiano regularizem transporte escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi emitiu recomendações aos 31 municípios da sua área de abrangência, no centro-sul baiano, para que regularizem as licitações, contratações e execuções do serviço de transporte escolar. Cada prefeito tem 20 dias, a contar da data de recebimento, para se manifestar sobre o acatamento ou não da recomendação. No documento, aponta-se a má aplicação de verbas do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) ou do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relacionada à contratação e execução do serviço. Dentre as irregularidades: contratação de prestador de serviço sem capacidade operacional, sobrepreço e superfaturamento de rotas e utilização de veículos e motoristas em desconformidade com a legislação de trânsito. Os prefeitos têm até 31 de janeiro do próximo ano para adotar uma série de medidas a fim de regularizar a contratação, a fiscalização e o uso apropriado dos veículos de transporte escolar, anulando os contratos que não possam ser ajustados ao que foi proposto. O MPF recomendou, ainda, que cada prefeitura publique, mensalmente, nos portais de transparência, tabela resumida com indicação de todos os veículos e cópia dos respectivos processos de pagamento dos serviços de transporte escolar. Além disso, deverão publicar e manter atualizadas as rotas de transporte escolar. Estima-se que, caso as medidas recomendadas sejam adotadas, a economia anual para cada Município será entre 200 mil e 1 milhão de reais.

Senado propõe dar lucro do FGTS a trabalhadores Foto: Reinaldo Canato/Veja

Estudo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal aponta que há espaço no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para redução do recolhimento das contribuições pelas empresas e aumento da distribuição do lucro do Fundo para os trabalhadores. Além de formar poupança remunerada para o trabalhador, o Fundo também oferece crédito favorecido para habitação popular, saneamento e infraestrutura urbana. Numa ampla radiografia das contas do FGTS, a IFI avalia no estudo, que será divulgado hoje, que a tendência para os próximos anos é de resultados positivos e elevação do patrimônio líquido, o que abre oportunidade para “algum tipo” de ajuste nas regras do Fundo. Pela legislação atual, metade do lucro do FGTS é revertida anualmente para o saldo das contas vinculadas dos trabalhadores. Este é o segundo ano de vigência da medida, que elevou em mais 1,6% a rentabilidade, fixada em TR (Taxa de Referência) mais 3% ao ano. A principal crítica dos cotistas é a baixa remuneração do Fundo. Uma das opções sugeridas é subir para 100% a distribuição do lucro. Outra alternativa seria a redução do custo das empresas, vinculada a uma contribuição extra de 10% sobre o saldo da conta do trabalhador demitido sem justa causa. O Fundo tem 496 bilhões de reais em ativos e 392,5 bilhões de reais de passivos, que são as obrigações com os trabalhadores. Se as atividades do FGTS fossem encerradas de imediato e os ativos utilizados para quitar suas obrigações, ainda assim sobrariam 104,4 bilhões de reais de patrimônio.

Mulher morre afogada em represa na zona rural de Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (04), uma mulher morreu afogada ao entrar em uma represa na Fazenda Vânia, zona rural da cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima foi identificada como Maria Aloisia Nascimento dos Santos, 35 anos. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (PDT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do afogamento ainda estão sendo investigadas.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou esta quinta-feira (4) quatro denúncias referentes a investigações da Operação Cui Bono, que apura irregularidades em operações da Caixa Econômica Federal em troca de pagamento de propina. Entre os denunciados estão o ex-ministro Geddel Vieira Lima, os ex-deputados e presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o operador Lúcio Funaro e o ex-diretor da Caixa Fábio Cleto. De acordo com o G1, eles são acusados dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Os procuradores pedem multa e reparação de danos que ultrapassam R$ 3 bilhões.

Brumado: Justiça Eleitoral proíbe venda de bebida alcoólica durante as eleições 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O juiz eleitoral de Brumado, Rodrigo Souza Britto, baixou uma portaria que proíbe a comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas a partir da meia noite de sábado (06) até às 8h da noite de domingo (07). A portaria é válida para os três municípios que compõem a 90ª Zona Eleitoral: Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Cópias da portaria serão fixadas nos locais, que poderão funcionar normalmente, porém não será permitida a comercialização das bebidas. O descumprimento incorrerá em crime de desobediência à lei eleitoral e acarretará detenção, com pagamento de multa.

Dia das Crianças: Consumidor vai comprar presente mesmo com nome sujo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A maioria dos consumidores deve comprar presentes neste Dia das Crianças, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Um terço dos que pretendem gastar está com o pagamento das contas em atraso. Desse total, 69% estão com o nome sujo. De acordo com a pesquisa, 22% admitiram que assumem despesas acima das suas possibilidades financeiras. Entre os que compraram presentes ano passado, 23% ficaram com o nome sujo justamente devido às compras do Dia das Crianças – 16% ainda estão nesta situação. Entre os motivos alegados para comprar, 37% responderam que sentem a pressão das crianças para conseguir os presentes desejados. De acordo com o levantamento, 24% planejam gastar menos com o presente do Dia das Crianças do que no ano passado. As principais explicações para o freio no consumo são o orçamento apertado (34%), o desejo de economizar (24%), o desemprego (18%) e outras prioridades (9%). Só 8% dizem que pagarão contas atrasadas. Para 2018, a expectativa é de que o varejo movimente cerca de 9,4 bilhões de reais. No total, cada consumidor deve desembolsar, em média, 187 reais com presentes. Embora os consumidores estejam cautelosos, a pesquisa mostra que cerca de um terço (30%) pretende comprar dois presentes e 25% apenas um.

PM disponibilizará aparato de segurança para o domingo de eleição em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Adriano Souza Dias, destacou que será mantido o policiamento ordinário na cidade, sendo cobertos todos os 21 colégios onde haverá votação. O policiamento se dará, segundo ele, a pé em postos fixos e através de radiopatrulhamento. “Todo o efetivo da 34ª CIPM, os 149 policiais, serão empregados nas eleições”, reforçou. O Major ainda informou que a cobertura da polícia também se estenderá aos municípios de Malhada de Pedras e Aracatu, que fazem parte da 90ª Zona Eleitoral. Segundo informou, 12 policiais foram cedidos pelo 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi para reforçar o policiamento em Brumado. Após a votação, a 34ª CIPM ainda fará a segurança durante a apuração dos votos, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e nos pontos de apuração em Malhada e Aracatu, de 17h até à 00h. “Os crimes mais comuns que verificamos durante as eleições são as bocas de urna, o que não será permitido, bem como o uso de bebida alcoólica”, finalizou.

MPF cobra R$ 75,4 milhões de Lula em processo de instituto Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) reiterou em alegações finais na quinta-feira (4) o pedido pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal sobre supostas propinas da empreiteira Odebrecht, que incluiriam um terreno de 12 milhões de reais que abrigaria o Instituto Lula e uma cobertura vizinha à residência do petista, de 504 mil reais, em São Bernardo do Campo. A Operação Lava Jato pede que o petista seja condenado por nove atos de corrupção passiva e por sete atos de lavagem de dinheiro. Lula está preso desde abril em Curitiba. O petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso tríplex do Guarujá. A Procuradoria da República, no Paraná, pede ainda a condenação do ex-ministro Antonio Palocci, seu braço direito Branislav Kontic, os empresários Marcelo Odebrecht e Paulo Melo, da Odebrecht, Demerval de Souza Gusmão Filho, o engenheiro Glaucos da Costamarques e o advogado Roberto Teixeira. No documento de 408 páginas, o Ministério Público Federal cobra de Lula 75,4 milhões de reais em favor da Petrobras. O montante corresponde, segundo o órgão, ao valor total da porcentagem da propina paga pelo Grupo Odebrecht em razão das contratações dos Consórcios Conpar, Refinaria Abreu e Lima, Terraplanagem Comperj, Odebei Plangás, Odebrei Flare, Odetech e Rio Paraguaçu. As alegações finais dedicam 86 páginas para “a atuação de Lula no exercício da Presidência da República”. Em um dos trechos, os procuradores afirmam que Lula “foi o principal responsável pelo esquema de macrocorrupção estabelecido na Administração Pública Federal, destacadamente a distribuição das Diretorias da Petrobras, com vistas à arrecadação de propinas, em benefício do enriquecimento de agentes públicos, da perpetuação criminosa no poder e da compra de apoio político de agremiações a fim de garantir a fidelidade destas ao governo federal”.

Brumado: Cartório eleitoral destaca o que é permitido e proibido no dia das eleições Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe de cartório do Fórum da Justiça Eleitoral de Brumado, Igor Araújo, fez uma ampla explanação acerca do que se pode e do que é proibido no dia da eleição, no próximo domingo (07). As informações de utilidade pública ajudam eleitores e candidatos a relembrarem seus direitos e deveres no dia da votação. A campanha no rádio e TV foram encerradas nesta quinta-feira (04), porém a campanha de rua vai até o sábado (06). Toda campanha de boca de urna é vetada no dia da votação, gerando processo criminal, seja a candidatos ou eleitores que estejam sonoramente promovendo candidatos e partidos. No entanto, a justiça eleitoral permite a manifestação silenciosa, com uso de camisetas do candidato ou partido, adesivos e bonés. No entanto, não será permitida a aglomeração uniformizada, pois isso caracteriza campanha expressiva de indução ao voto. Também é permitido plotagens em veículos, desde que sem som. Mas continua vetada a distribuição de santinhos ou despejar os mesmos nas ruas, o que gera processo por poluição ambiental. Se, por ventura, a justiça eleitoral entender que houve um conhecimento prévio do candidato sobre a distribuição ou despejo de santinhos nas imediações de acesso aos locais de votação, o mesmo poderá ser responsabilizado e penalizado. A medida atende ao novo patamar e perfil ético do eleitor, que pede uma eleição limpa.

População de Tanhaçu protesta contra a qualidade da água ofertada pela Embasa na cidade Foto: Danilo Pereira/Achei Sudoeste

A Comissão Tanhaçu Pede Socorro esteve, juntamente com a população, em frente à sede da Embasa em protesto contra a precariedade do serviço prestado pela empresa na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, populares disseram que estão comprando água por conta da situação, considerada uma total falta de respeito e um descaso com o povo. Há mais de 10 anos, a cidade convive com o problema da falta d'água. Aos gritos de “queremos água”, a população mostrou toda a sua indignação, haja vista que, conforme informaram, as contas sempre chegam com altos custos, mas o serviço não corresponde ao valor cobrado.

População de Tanhaçu protesta contra a qualidade da água ofertada pela Embasa na cidade

Além da falta do líquido, eles relataram que a água que chega às torneiras das residências não é tratada e, em época de seca, a qualidade é ainda pior. “Pagamos por um serviço que não temos. A Embasa não oferece água tratada para população. Já tem um mês que estou comprando água”, destacou uma moradora. A população cobra que medidas urgentes sejam tomadas a fim de contornar a problemática e espera uma resposta do gerente regional diante dos inúmeros protestos. “Não aguentamos mais esse descaso. Chega! Se pagamos, temos o direito de ter água de qualidade”, reivindicaram.

Detento é achado morto dentro de cela do em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um detento foi encontrado morto com uma corda enrolada no pescoço, na quinta-feira (4), em uma cela do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (Seap), as circunstâncias da morte do detento são apuradas. Conforme a Seap, os outros presos que estão na mesma cela informaram para os funcionários do Conjunto Penal que não perceberam nenhuma movimentação no local até vê-lo morto.

Brumado: Condutores serão responsáveis pelas infrações cometidas com carros da prefeitura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a denúncia realizada por agentes de trânsito de que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estaria cancelando, irregularmente, infrações cometidas por servidores públicos em carros oficiais, o superintendente João Nolasco se pronunciou sobre o assunto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que os condutores dos veículos oficiais são responsabilizados em caso de infração. Nolasco explicou que, quando o carro é compartilhado por várias pessoas, há uma tabela que identifica o dia, horário e o condutor responsável pela infração cometida. Diante disso, o superintendente garantiu que as informações estão sendo levantadas e, posteriormente, será aberto um Processo Administrativo para apurar a denúncia. Em agosto, segundo informou, foi publicada uma portaria que designou um servidor público que, no prazo máximo de 15 dias, transfere a multa da prefeitura para o condutor, deixando claro que a infração é de quem estava ao volante e não do departamento. “Não é porque o carro é do Município que o condutor pode fazer o que quiser. Ele tem que respeitar todas as normas, assim como qualquer cidadão. A responsabilidade é do condutor”, disse. Nolasco ainda reforçou que o agente de trânsito tem autonomia para exercer a sua função, sem intervenções.

Datafolha: Bolsonaro, 35%; Haddad, 22%; Ciro, 11%; Alckmin, 8% Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, subiu na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4), a apenas três dias da eleição. Ele foi o único que cresceu acima da margem de erro no levantamento, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Fernando Haddad (PT) continua na segunda colocação, com 22%. Considerado apenas os votos válidos - ou seja, descartando votos brancos, nulos ou de eleitores que não responderam -, Bolsonaro tem 39% das intenções de voto. Para vencer no primeiro turno, ele precisaria ainda alcançar a maioria dos votos válidos. Nesse cenário, Haddad aparece com 25% e é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 13%, e Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 9%. O Datafolha entrevistou 10.930 eleitores entre esta quarta (3) e quinta-feira (4). A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro BR- 02581/2018.

Guanambi: Comandante do 17º Batalhão desmente boatos de que novo cadeirudo estaria agindo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante coletiva à imprensa, o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, a 141 km de Brumado, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, desmentiu os boatos sobre a existência de um novo cadeirudo, que estaria fazendo vítimas na cidade e região. Segundo informou, um indivíduo tem agido de forma isolada - foram registrados três casos de estupro recentemente. Além disso, Mascarenhas ressaltou que o modo de atuação do estuprador é diferente do lendário cadeirudo, que fez várias vítimas na cidade e na região há alguns anos, sendo morto em confronto com a polícia em Riacho de Santana. O Tenente destacou que a população não precisa entrar em pânico, visto que a polícia está trabalhando para prender o suspeito o mais rápido possível.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Urnas eletrônicas já estão abastecidas para o dia de votação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na quarta-feira (03), foi realizada a cerimônia pública de preparação das urnas eletrônicas para votação do próximo domingo (07). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, que corresponde à 90ª Zona Eleitoral, esclareceu que foram abastecidas 221 urnas eletrônicas com o sistema biométrico que atenderá aos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, além de mais 20 urnas reserva, caso seja necessário realizar a substituição de algum equipamento que precise de manutenção no dia da votação. Araújo resumiu que a cerimônia nada mais é que o processo de inserir as mídias com os dados dos candidatos e dos eleitores no aparelhos de votação. Durante a cerimônia, também foi realizada uma auditoria, uma votação aberta na presença de representantes dos candidatos e dos partidos, quando se confirma os dados dos pretensos candidatos-  após a votação simulada, a urna é novamente zerada e se faz um relatório da auditoria comprovando a legitimidade dos aparelhos para o processo eleitoral.

Ibiassucê: Estudante representa a Bahia no Projeto Jovem Senador 2018

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Layane Michelle Silva Souza, 17 anos, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo, em Ibiassucê, a 79 km de Brumado, foi escolhida para participar do Projeto Jovem Senador 2018, de 19 a 24 de novembro, em Brasília. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores participando de cursos com o objetivo de profundar seus conhecimentos sobre o trabalho legislativo. A seleção foi realizada através do 11º Concurso de Redação do Senado Federal. “Desde o primeiro ano eu venho participando da seleção e finalmente consegui ser escolhida para representar a Bahia. Estou com uma grande expectativa, pois vou aprender muito sobre o trabalho do legislativo. Acredito que o jovem, como o cidadão do futuro, tem que estar consciente dos seus direitos e deveres. Agradeço muito a professora de Língua Portuguesa, Ana Maria Cardoso, pelo incentivo e orientação na produção da redação”, contou Layane. Neste ano, o Programa Senado Jovem Brasileiro realiza o 11º Concurso de Redação do Senado Federal e o 8º Projeto Jovem Senador. Anualmente, proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Em 2018, foram mobilizados mais de 345 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país.

Arquivo