Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Motorista de carreta morre após veículo tombar e pegar fogo no sudoeste baiano Foto: Jequié Repórter

O motorista de uma carreta morreu após o veículo que ele dirigia tombar e pegar fogo no fim da noite de quinta-feira (13), na rodovia BR-116, entre as cidades de Manoel Vitorino e Boa Nova, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 23h30. De acordo com o G1, a carreta transportava uma carga de farinha. Por causa do incêndio, os documentos da vítima foram perdidos e o corpo ficou carbonizado, sem condições de identificação. Ainda segundo a PRF, o motorista estava sozinho no caminhão. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, onde será periciado. Ainda segundo a PRF, os restos do veículo permanecem no local, à margens da pista. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente.

Ifba promove III Seminário de Educação Inclusiva em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ifba promoveu o III Seminário de Educação Inclusiva em Brumado na quarta-feira (12). O evento contou com a participação das secretarias de educação dos municípios de Brumado, Dom Basílio e Caculé, além de representantes de entidades voltadas a atender portadores de necessidades especiais. Na oportunidade, alunos do módulo 1 em mineração e edificações apresentaram uma peça musical toda em Linguagem Brasileira de Sinais - Libras. Ao Achei Sudoeste, a Secretária Municipal de Educação de Caculé, Adailde Teles, destacou que a proposta do evento é nobre e um momento propício que serve como referência para o projeto de extensão do campus na cidade.

A 5ª edição do Índice de Confiança Robert Half apontou que 86% dos profissionais desempregados entrevistados para a pesquisa estão dispostos a aceitar uma proposta salarial inferior à do último emprego para voltar ao mercado de trabalho. O comportamento retratado na pesquisa reflete a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho. Em julho, havia 12,9 milhões de desempregados no país, segundo o IBGE. A pesquisa mostrou ainda que 64% dos desempregados entrevistados estão confiantes de que o mercado estará melhor nos próximos seis meses: 7% estão muito confiantes, 23% apresentam alta confiança e 34% revelaram um nível médio de confiança. Baixa e muito baixa foram, respectivamente, 23% e 12%. De acordo com o G1, dentro desse grupo estão os desempregados qualificados (com 25 anos de idade ou mais e formação superior completa).  A pesquisa apontou ainda queda de otimismo dos profissionais (incluindo empregados e desempregados) quanto ao mercado de trabalho atual (de 30,9 pontos em abril para 28,8 pontos em julho) e futuro (de 50,2 pontos para 47,1 pontos). No total, foram entrevistados 1.161 profissionais qualificados, com 25 anos de idade ou mais e formação superior completa, sendo 387 empregados, 387 desempregados e 387 recrutadores - profissionais com poder de decisão sobre o preenchimento de uma vaga dentro das empresas - de diferentes regiões do país, entre os meses de julho e agosto de 2018.

Brumado: Polícia Militar apreende drogas dentro de residência no Brisas III Foto: Divulgação/PM

Na quinta-feira (13), em rondas pelo Bairro São Jorge, no Conjunto Brisas III, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) suspeitou da conduta de quatro elementos, que fugiram por um matagal ao perceberem a aproximação da viatura. A polícia então realizou uma busca minuciosa no interior de uma residência, onde foram localizados sacos plásticos contendo aproximadamente 261 gramas de substância análoga ao crack, cerca de 1 kg de substância análoga à cocaína, 50 gramas de maconha e duas balanças de precisão. Todo o material apreendido foi levado e apresentado ao preposto da Polícia Civil, na sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, onde o fato foi registrado.

Bandido morre em confronto com a Caesg na zona rural de Jacaraci Foto: Divulgação/Caesg

Na última quinta-feira (13), a Caesg efetuou radiopatrulhamento ostensivo na cidade de Jacaraci, a 172 km de Brumado, onde, segundo denúncia de populares, um indivíduo responsável por diversos assaltos e homicídios na região estaria escondido na zona rural, em uma localidade conhecida como Jacaré. No lugar, a guarnição realizou o cerco na residência onde o mesmo se encontrava e, no intuito de empreender fuga, o indivíduo efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, ao cessarem os disparos, constataram que o mesmo havia sido alvejado, sendo encaminhado ao hospital local, onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista. Na residência, a polícia apreendeu 01 revólver calibre 32, com numeração parcialmente suprimida, 03 munições calibre 32 intactas, 02 munições calibre 32 deflagradas e 01 aparelho celular.

Infiltração: Conheça essa técnica que repõe o líquido que lubrifica o joelho

O uso do ácido hialurônico já é muito conhecido no meio da dermatologia, com infiltração do mesmo na pele para fins estéticos. O que muitos não sabem, é que o mesmo produto em condições e concentrações diferentes, podem ajudar a cartilagem dos joelhos a se recuperarem de um processo inflamatório, como o que acontece nos casos de artrose ou condromalácia. Dentre os componentes mais comuns das infiltrações estão os anestésicos, corticóides e o próprio ácido hialurônico.

A articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior (líquido sinovial) que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, trazendo os nutrientes necessários. A viscossuplementação ou a infiltração de ácido hialurônico tem a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico que foi alterada pelo processo inflamatório.  Todas as pessoas ao longo da vida desenvolvem artrose, mas esse processo de degeneração da cartilagem pode produzir sintomas da própria alteração interna do joelho, como a mudança do líquido que circula dentro que pode ficar menos viscoso e com menor quantidade de ácido hialurônico pela própria doença (artrose) ou inflamações internas de outras causas (como a condromalácia).  Costuma-se dizer que o tratamento da artrose ou síndrome femoropatelar envolve muitas vertentes. Primeiramente evita-se os tratamentos mais invasivos, como por exemplo a perda de peso, o uso de medicação apropriada, o fortalecimento muscular sem muito impacto, etc. Quando as formas de tratamentos menos invasivas não surtem efeito parte-se para as infiltrações. O ácido hialurônico se apresenta na forma de várias apresentações e sua principal vantagem é que normalmente não traz efeitos colaterais e melhora rapidamente as dores e inchaço do joelho. A viscossuplementação ou infiltração com o ácido hialurônico pode ser realizada em consultório, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para realização deste procedimento. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755.

CONTINUE LENDO
Conselho de Segurança projeta monitoramento com 50 câmeras de vídeo em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Conselho de Segurança do Município de Caculé (Conseg) foi recentemente criado na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a presidente do órgão, Daiana Hoffmann, destacou que está sendo orçada a aquisição de 50 câmeras para o monitoramento do município. A ideia, segundo ela, é fazer o rateamento desses custos com o comércio e as instituições financeiras, visto que se trata de um conselho de segurança comunitário. “O Conseg tem se reunido e buscado algumas alternativas para o que se pode fazer de efetivo em prol da segurança pública da cidade”, declarou. Hoffmann destacou que os estudos apontam que a cidade monitorada pode apresentar redução de até 80% nos índices de criminalidade, uma vez que as câmeras inibem assaltos, roubos, entre outros delitos. A presidente do Conseg local reforçou a importância do órgão para o município, tendo em vista que Caculé possui um potencial econômico e comercial muito grande. A proposta, segundo informou, é que o sistema seja monitorado pela própria Polícia Militar.

Contas de luz vão continuar mais caras até o fim do ano Foto: iStockphoto/Getty Images

A bandeira vermelha 2 da conta de luz continuará acionada até o fim do ano, mesmo com o início do período chuvoso em novembro. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 13, pelo diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata. De acordo com a Veja, o sistema de bandeiras – verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2 – é usado para indicar o patamar tarifário da conta de luz. Exceto pela verde, na qual não há cobrança extra, a tarifa fica mais cara na vigência das demais. A medida é uma forma de compensar o acionamento das usinas termoelétricas, cuja operação é mais cara, em momentos em que os reservatórios estão em níveis baixos. Na bandeira amarela, o consumidor paga 1 real adicional a cada 100 kilowatts-hora. No patamar 1 da bandeira vermelha, são 3 reais para a mesma quantidade de energia consumida. A tarifa vermelha 2 acrescenta 5 reais a cada 100 kilowatts-hora consumidos. Barata, no entanto, afastou o risco do desabastecimento de energia elétrica, mesmo com a chegada do verão. Segundo ele, o acionamento das usinas termelétricas serão suficientes para atender à demanda, poupando os reservatórios das hidrelétricas.

Brumado: Após cinco meses, prefeitura retoma obras paradas na Padre Cícero Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há cerca de cinco meses, os moradores da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, estavam convivendo com o incômodo transtorno das obras de urbanização e pavimentação da via, que foram iniciadas em novembro do ano passado. A obre inclue a construção de um canal pluvial que divide a via em duas mãos. Os moradores relataram ao site Achei Sudoeste que, tão logo o trecho do canal foi concluído, a mão de obra foi deslocada para os demais trechos ao longo percurso, que vai até o centro da cidade. Nesse período, os moradores tiveram de conviver com parte do esgoto do bairro sendo despejado a céu aberto no canal de drenagem pluvial, já que as máquinas que realizaram as escavações na via acabaram atingindo as manilhas de escoamento dos dejetados residenciais. Além disso, restou no local um monte de terra de parte dos materiais da obra obstruindo a passagem de veículos na rua. A retomada das obras aconteceu na última semana, o que aliviou os moradores, que, mesmo acompanhando toda a movimentação, continuam desconfiados e preferem esperar a conclusão para então comemorar o desfecho da obra. “Sabemos que toda obra gera um certo incômodo, mas nossa preocupação era ver as obras paradas e sem perspectivas de retorno. Ficamos muito desanimados, ainda mais porque a prefeitura não nos dava informações sobre o assunto, como agora estamos vendo o retorno das atividades, vamos aguardar a conclusão para então agradecermos e comemorarmos”, disse a dona de casa Magnólia Nunes.

Com polêmicas à vista, Dias Toffoli assume a presidência do STF Foto: Carlos Moura/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) mudou de comando na última quinta-feira (13), após dois anos sob a gestão da ministra Cármen Lúcia. Em solenidade, o atual vice-presidente, ministro José Antônio Dias Toffoli, tomou posse como o novo presidente da Corte até setembro de 2020. Entre controvérsias que o novo presidente do STF terá de enfrentar durante a sua gestão, se destacam a questão salarial dos ministros e uma possível rediscussão sobre a prisão após condenação em segunda instância. Junto com Toffoli, assume uma nova posição o ministro Luiz Fux, que será o novo vice-presidente. A escolha para a Presidência do Supremo se dá por meio de uma eleição simbólica, que respeita a ordem de antiguidade dos magistrados da Corte. Antes, também por essa ordem, os ministros passam pela presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que Dias Toffoli dirigiu durante as eleições de 2014. Toffoli fez carreira na advocacia. Foi defensor de campanhas eleitorais do PT e advogado-geral da União durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o nomeou para a vaga no Supremo em 2009. O ministro tem 50 anos.

Brumado: Polícia realiza reconstituição de ação policial que culminou em quatro mortes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) reconstituiu uma ação policial que resultou na morte de quatro criminosos na cidade de Brumado, há dois anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da Cipe-Sudoeste, Major Édson Mascarenhas, destacou que, embora as mortes tenham sido fruto de uma resistência, a reconstituição faz parte do processo de investigação e ratificação da ocorrência. “O setor de investigação entendeu que precisava de uma reconstituição pra saber como se deu o evento dentro dessa resistência a fim de ratificar a forma como foi conduzida a ação em si”, reiterou Mascarenhas, ressaltando que a sociedade precisa desse respaldo. O Major afirmou ainda que a polícia vê a reconstituição com naturalidade, visto que entende que foi uma ação legítima. A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a Cipe-Sudoeste Caesg, as quais participaram da ocorrência, também estiveram presentes na reconstituição. “A gente fez essa reconstituição e ficou claro que foi uma ação legítima dos policiais e agora é só colocar dentro do parecer técnico da perícia”, finalizou.

Financiamento de veículos chega a meio milhão de unidades pela 1ª vez desde 2014 Foto: Fábio Tito/G1

O financiamento de veículos novos e usados somou 505.068 unidades em agosto passado, segundo dados da B3. A empresa opera a base integrada de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos oferecidos como garantia em operações de crédito. Foi a primeira vez, desde dezembro de 2014, que o volume passou de meio milhão de veículos. De acordo com o G1, desse total de financiados, 194.936 foram de zero quilômetro e 310.132 de usados. As vendas a crédito em agosto foram 7,7% maiores do que as do mesmo período de 2017. Na mesma comparação, o número de veículos novos financiados aumentou 15,4% e o de usados, 3,4%. De janeiro a agosto, 3,5 milhões de veículos novos e usados foram financiados, 8,4% mais do que no mesmo período de 2017.

Escalação irregular faz seleção brumadense perder seis pontos no Intermunicipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (12), uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) puniu a seleção brumadense com a perda de seis pontos no Intermunicipal de 2018 devido à escalação irregular do atleta João Vinícius Santos Dias, o Magrão. Além dos pontos, a seleção ainda terá de pagar uma multa de R$ 500. Agora, o time, que tinha 12 pontos, caiu para a segunda colocação do grupo 11. Magrão atuou no Campeonato Baiano em março deste ano e, de acordo com o regulamento do Intermunicipal, não poderia jogar por nenhuma equipe na competição, em 2018, já que “inscrições de atletas oriundos de "Reversão de Categoria" de profissionais, somente serão permitidas para aqueles que atuaram até 31/12/2017”. Mesmo com a punição, o selecionado brumadense segue classificado para a segunda fase do Intermunicipal 2018. Ainda cabe recurso.

Caculé: Secretária de Educação diz que projeto de extensão do Ifba está no planejamento 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretária Municipal de Educação de Caculé, Adailde Teles, visitou, juntamente com a sua equipe de coordenação, o Ifba, em Brumado, a fim de conhecer o modelo de gestão implantado no campus a fim de aplicá-lo na extensão avançada que será criada na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária disse que o projeto de extensão já está na pauta do planejamento para o ano letivo de 2019. “Vim aqui hoje conhecer o funcionamento e toda estrutura do Ifba. Estou encantada e já na perspectiva que Caculé vai avançar também, assim como Brumado avançou com o campus”, ressaltou. A secretária destacou, em seguida, que será feito um trabalho inicial para implantação de um campus à altura do Ifba na cidade. Por fim, Teles informou ainda que uma visita da equipe de Brumado já foi agendada ao município de Caculé com o objetivo de conhecer o espaço onde funcionará o campus.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Mercado municipal: Onde de tudo se acha um pouco em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Mercado Municipal, que agrega a Feira Livre, é tradicionalmente o local onde de tudo se acha em Brumado. Na companhia do administrador Manoel Gonçalves, o popular Manoel Patinhas, o site Achei Sudoeste percorreu as quitandas e registrou algumas curiosidades e pérolas do dia a dia no local que recepciona feirantes locais e de toda a região. Do hortifrúti ao açougue, dos cereais aos utilitários para o lar, dos restaurantes caseiros a ervas homeopáticas e produtos artesanais, nossa equipe pode comprovar que de tudo se encontra um pouco na feira livre de Brumado.

Mercado municipal: Onde de tudo se acha um pouco em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Aqui é tradição, famílias se encontram para por as conversas em dias, violeiros trazem seus acordes musicais, contadores de historias narram as experiências aqui vividas e daí vai. Não há lugar como a feira de Brumado, que tem todas as suas peculiaridades que tornam o local apaixonante aos consumidores e visitantes em geral”, disse o administrador. Cheio de irreverência, o feirante Luciano mantém uma barraca homeopática há décadas, que mais parece um pequeno acerco histórico do local, com fotos e objetos que contam um pouco do cotidiano da feira brumadense.

Mercado municipal: Onde de tudo se acha um pouco em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o nome de milagrosa, a quitanda homeopática garante ervas para curar os mais variados tipos de problemas de saúde. O café da manhã na feira é acompanhado de requeijão, queijo, bolos, avoador e demais iguarias caseiras que fazem parte da culinária do sertão, bem como uma diversidade de frutas, verduras, legumes e grãos. “Mas o principal ingrediente que temos aqui é a alegria. Não se encontra um povo tão cheio de problemas e dificuldades, mas sempre com um belo sorriso no rosto, como na feira de Brumado, e é isso que tanto atrai o povo para o nosso mercado”, frisou administrador.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Brumado contará com núcleo especializado de educação inclusiva para autistas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em primeira mão ao site Achei Sudoeste, a secretária municipal de educação, Edneia Ataíde, informou que, em breve, Brumado contará com um núcleo especializado de educação inclusiva para autistas. A secretária afirmou que a administração está realizando a reforma e adequação de um prédio, no intuito de ofertar um espaço para maior atenção voltada ao público-alvo de autista que vem aumentando no município. Na manhã desta quinta-feira (13), a secretária esteve presente no III Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Ifba/Brumado, onde pode acompanhar de perto o que vem sendo desenvolvido no que diz respeito à temática. Ataíde ressaltou que, no momento, o município ainda não consegue atender a toda a demanda e às solicitações do próprio Ministério Público Estadual, uma vez que houve um crescimento considerável de alunos com diagnóstico de autismo, o que, segundo ela, pegou o corpo de edução do município de surpresa e despreparado. Porém, a secretária frisou que, atualmente, o município já conta com psicopedagogas e cerca de 100 monitores nas escolas dando atenção individualizada às crianças. Mesmo restando poucos meses para o final do ano letivo, a secretária declarou que a intenção é inaugurar e por em funcionamento o núcleo inclusivo ainda este ano, o que pode acontecer após a conclusão de da adaptação e reforma do prédio, bem com a contratação ou terceirização da prestação de serviços, para o núcleo especializado de inclusão.

O pagamento do abono salarial do PIS começa nesta quinta-feira (13) para os trabalhadores nascidos em setembro. O valor varia de 80 a 954 reais, dependendo do período trabalhado em 2017 — ano-base do calendário de pagamento. Os recursos do Pasep serão liberados para servidores com número final de inscrição 2. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é liberado pelo Banco do Brasil. Nesta etapa, uma novidade: oito bancos privados poderão liberar aos cotas do PIS/Pasep diretamente aos seus correntistas. Segundo a Caixa, os bancos podem começar a repassar os créditos do PIS nesta quinta-feira para clientes do Santander, Bancop, Siscred e Banestes. Correntistas do Bradesco, Itaú, BRB e Mercantil recebem o dinheiro até a próxima semana. O Banco do Brasil disse que o crédito começou a ser liberado aos bancos na terça-feira (11). Os clientes do Bradesco foram os primeiros a receber, seguidos pelos correntistas do Santander. Nesta quinta-feira, o dinheiro será repassado para clientes do Bancoop e Itaú. Amanhã, será a vez dos clientes do Mercantil, Banestes, BRB e Sicredi.

Brumado: Trabalhadores de provedor de internet são assaltados após veículo acabar gasolina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Funcionários de uma empresa de internet de Barra do Choça foram assaltados na BR-030, próximo de uma empresa de cimento, em Brumado. O crime ocorreu no início da tarde da última terça-feira (11). Os funcionários trabalhavam na região interligando cabos de fibra ótica, sendo assaltados na rodovia após o veículo ficar sem gasolina. Quatro funcionários que estavam no carro tiveram celulares, dinheiro, documentos e até roupas roubados por um homem armado. Até o momento, nenhum criminoso foi preso.

Petrobras sobe preço da gasolina, que atinge novo recorde: R$ 2,25 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 13, o aumento de 1% no preço médio do litro da gasolina nas refinarias, que passa para 2,2514 reais. O reajuste representa nova máxima histórica desde que a estatal passou a divulgar o preço médio diariamente em seu site, em 19 de fevereiro. De acordo com a Veja, já o valor do litro do diesel permanece em 2,2964 reais, conforme tabela disponível no site da empresa. Na quarta-feira, a estatal também havia anunciado um reajuste no preço da gasolina, batendo a máxima histórica anterior – chegou a 2,2294 reais. Além dos reajustes diários da gasolina, a companhia tem a opção de utilizar um mecanismo de proteção financeira (hedge) para controlar o preço da combustível. Com isso, os reajustes poderão ser realizados a cada quinze dias.

Tanhaçu: Idoso suspeito de aliciar neta é preso pela polícia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (11), um homem de 67 anos foi preso pela Polícia Civil de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, acusado de aliciar a neta, que é menor de idade. Sebastião Joaquim de Silva foi detido na praça do mercado, no distrito de Sussuarana, pelo delegado Edson Souza, titular da delegacia da cidade. A prisão preventiva foi expedida pelo juiz Francisco Moleda de Godói. O suspeito foi encaminhado à sede da 20ª Coordenadoria de Polícia Civil, em Brumado. Nos últimos quinze dias, esse é o terceiro acusado de estupro preso na cidade. Em um dos casos registrados, um morador da Fazenda Várzea da Porta foi detido acusado de abusar sexualmente de dois sobrinhos.

Agropecuária baiana gera mais de R$ 15,4 bi com grãos e frutas Foto: Reprodução/Correio

Os municípios baianos estão entre as maiores economias agrícolas do país, na lista dos que mais produzem alimentos e mais geram riquezas, é o que confirma a Pesquisa Agrícola dos Municípios, a PAM, divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o jornal Correio, os dados apresentam os resultados consolidados de 2017 e incluem os valores da produção, o rendimento médio no campo e a quantidade produzida. Na área de grãos, os destaques vão para os municípios do Oeste da Bahia.  De acordo com o IBGE, os produtores rurais de São Desidério arrecadaram no ano passado R$ 2,4 bilhões com a produção agrícola. A marca é 49,7% superior a 2016, e fez o município subir do 11º lugar para o 3º lugar, voltando ao pódio do ranking nacional da agricultura. O município baiano, que havia perdido a liderança devido a seca, agora está atrás apenas de Sorriso e Sapezal, no Mato Grosso. São Desidério é o 2º maior produtor de soja do Brasil e o 3º maior produtor de algodão. As duas commodities são responsáveis, respectivamente, por 61% e 29% dos recursos gerados pelos agricultores do município. Na mesma região, Formosa do Rio Preto, subiu do 17º para o 8º lugar no ranking nacional.  Barreiras avançou dezoito posições, saíndo do 42º para o 24º lugar. Já Luiz Eduardo Magalhães saltou 33 posições, indo do 61º para o 28º lugar. O estímulo para a produção de grãos foi impulsionado principalmente pelas chuvas abundantes e dentro do período esperado para o plantio, que ajudou no aumento da produtividade. Em 2017, os produtores de soja da região arrecadaram um valor 72,7% maior do que em 2016.

Arquivo