Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ibope aponta reeleição do governador Rui Costa no 1º turno Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador e candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa, lidera a corrida pelo governo do estado com 60% das intenções de voto, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18) pela TV Bahia. Caso o levantamento se confirme nas urnas, ele venceria o pleito ainda no primeiro turno. O segundo colocado no levantamento é o candidato do DEM, Zé Ronaldo, com 7%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O Ibope entrevistou 1.008 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro e protocolou o levantamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o registro 01723/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro 03445/2018. Em comparação com a primeira pesquisa para o governo da Bahia divulgada pelo Ibope, Rui Costa cresceu 10% e foi o único candidato que apresentou variação acima da margem de erro. Já Zé Ronaldo caiu 1% em relação à pesquisa feita entre os dias 19 e 21 de agosto. Confira o resultado do levantamento divulgado nesta terça: Rui Costa (PT): 60%; José Ronaldo (DEM): 7%; João Henrique (PRTB): 2%; Marcos Mendes (PSOL): 1%; Célia Sacramento (Rede): 1%; João Santana (MDB): 1%; Orlando Andrade (PCO): 1%; Brancos/Nulos: 17%; Não sabe: 10%.

Ibope: Bolsonaro soma 28% e Haddad tem 19%

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua liderando a disputa pela Presidência da República conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18). Em comparação ao último levantamento do instituto, Fernando Haddad cresceu 11% e agora ocupa a segunda posição. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem nível de confiança de 95%. O Ibope entrevistou 2.506 eleitores em 177 municípios brasileiros entre os dias 16 e 18 de setembro e protocolou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral sob o registro BR-09678/2018. Confira abaixo a pesquisa: Jair Bolsonaro (PSL): 28%; Fernando Haddad (PT): 19%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Geraldo Alckmin (PSDB): 7%; Marina Silva (Rede): 6%; Álvaro Dias (Podemos): 2%; João Amoêdo (Novo): 2%; Meirelles (MDB): 2%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%.

Brumado, Caetité, Guanambi e Livramento vão receber prêmio por desempenho policial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Segurança Pública divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (18) a lista com as 239 unidades das polícias Militar, Civil e Técnica que receberão o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Os servidores contemplados conquistaram redução de 6% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, no primeiro semestre de 2018, comparando com o mesmo período do ano passado. Entre os que alcançaram o índice estão efetivos de unidades territoriais e especializadas de Salvador, Região Metropolitana e interior do estado. As cidades de Brumado, Caetité e Guanambi vão receber a premiação. No total, são 22,5 mil policiais e cerca de R$ 22 milhões em premiação. O pagamento será realizado, no mês de outubro, em folha adicional. Nos seis primeiros meses, o estado fechou com queda de 6,8%, nas mortes violentas.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Caminhão com carga ambiental irregular é apreendido na BR-122 em Guanambi Foto: Divulgação

Um caminhão, de placa JTG-0309, licenciado em Prata (MG), que transportava uma carga ambiental irregular, foi apreendido na noite desta segunda-feira (17), quando trafegava pela BR-122, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a apreensão foi realizada por uma equipe do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o apoio da Companhia Independente de Policiamento e Proteção Ambiental (CIPA). De acordo com a Polícia Civil, apesar do Documento de Origem Florestal (DOF) permitir apenas o transporte de madeira espécie Sabiá, no veículo estavam sendo transportados 12 m³ de Aroeira. A polícia constatou ainda que o motorista do caminhão, identificado como Deuslírio Alves, apresentou CNH “C”, incompatível para o transporte. O veículo e a carga apreendidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi.

Mesmo com empate, Brumado se classifica para a 2ª fase do Intermunicipal 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No domingo (16), 15 equipes se classificaram para a segunda fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2018. Na sexta rodada, a seleção de Brumado empatou com Paratinga, mas, mesmo assim, garantiu a sua classificação, ficando em segundo lugar do grupo, com 07 pontos. O selecionado brumadense perdeu pontos devido à escalação do atleta João Vinícius Santos, o Magrão, na partida do dia 19 de agosto contra Luís Eduardo Magalhães. No julgamento, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) decidiu tirar seis pontos da seleção de Brumado, que ainda terá de pagar multa de R$ 500 pela irregularidade. Na próxima fase, Brumado enfrenta a seleção de Itororó. Agora, as 48 seleções que garantiram vaga serão divididas em 24 grupos de duas e se enfrentarão no sistema “mata-mata”, em jogos de ida e volta.

Dengue durante gravidez aumenta risco de danos neurológicos para bebê Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A contaminação pelo vírus da dengue durante a gestação aumenta em 50% o risco de o bebê nascer com distúrbios neurológicos. A informação faz parte de uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da London School of Hygiene and Tropical Medicine. “É um alerta para as mulheres e para os médicos. Mostramos que a ligação com distúrbios neurológicos congênitos, que são gravíssimos, existe. Mas não sabemos ainda as dimensões do problema. Por enquanto, alcançamos só a ponta do iceberg”, afirmou ao jornal O Globo a principal autora do estudo, a epidemiologista Enny Paixão.  Foram analisados 16.103.312 nascidos vivos, de 2006 a 2012m ou seja, antes da chegada do vírus Zika ao Brasil. Os cientistas relataram 13.634 casos de anomalias neurológicas congênitas, o que corresponde a 0,08% dos casos. Houve ainda quatro casos de anomalias no cérebro. Não foram relatados casos de microcefalia relacionados à dengue.

Seca castiga severamente a cidade de Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A seca está castigando severamente a cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado, no sertão baiano. Não há mais água nos reservatórios do município, que tem sido abastecido por carros pipa e vive do pouco de água que chega às torneiras a cada 15 dias, da Barragem do Truvisco, em Caculé. A reportagem do site Achei Sudoeste esteve no município, no último final de semana, e pode constatar as dificuldades vividas pela comunidade. Para resumir o drama, a lagoa localizada na sede, que até a metade do primeiro semestre ainda tinha um espelho d’água de onde os caminhões pipa recolhiam para abastecer os munícipes, encontra-se completamente seca, já com o solo assoreado e totalmente rachado.

Seca castiga severamente a cidade de Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nossa reportagem flagrou pássaros migratórios ao redor do manancial em busca de água para beber. O gado que passava ao lado da lagoa já apresenta aparência debilitada. Por telefone, nossa reportagem ouviu o vereador Irmo Gomes dos Santos (PP), o Loza, e o mesmo descreveu que o momento é muito crítico para os moradores, que presenciam a cada dia as plantas morrerem diante da falta d´água e os animais definhando no meio rural. O parlamentar narrou ainda que não há mais plantação nas lavouras e os ruralistas, que estão há mais de 40 dias sem uma gota d’água nas cacimbas ou reservatórios, começam a migrar para a sede do município, seja em busca de um copo d’água para beber ou para lavar um peça de roupa. Como a cada 15 dias chega água nas torneiras, os moradores se viram obrigados a comprar mais caixas para armazenar água durante o intervalo de tempo.

Seca castiga severamente a cidade de Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador direcionou severas críticas ao executivo municipal e à Embasa por não estarem direcionando ações no intuito de minimizar os efeitos da seca na cidade ou, ao menos, preparar as aguadas para as esperadas chuvas de verão. “As aguadas estão assoreadas e não há nenhuma mobilização em realizar a limpeza, seja por parte da Embasa ou por parte do governo municipal. Ou seja, se chover, o município não vai conseguir armazenar água em seus reservatórios naturais", destacou. O vereador ponderou que há uma falta de respeito da Embasa com os direitos dos consumidores do município, pois a estatal não tem se mobilizado em providenciar meios de atender a demanda local. Nossa reportagem tentou contato com o prefeito Gil Rocha para tratar do assunto, mas o mesmo não foi encontrado.

Ministério da Saúde reduz exigências para compra de remédios para o SUS Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde revogou a exigência do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para compra de medicamentos usados no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, é necessário apresentar apenas o registro do produto junto à Anvisa. A regra havia sido editada há dez anos, com o objetivo de dar mais segurança aos medicamentos. De acordo com a pasta, a nova medida não altera a segurança no processo. Como justificativa, foi apresentada a informação de que o certificado já é exigido durante o processo de registro na Anvisa. Por outro lado, o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos  (Sindusfarma), Nelson Mussolini, afirmou que a mudança afrouxa as exigências. "O certificado de boas práticas é renovado a cada dois anos. O registro, a cada cinco", explicou. Dessa forma, seria permitida a participação em licitações de indústrias que estivessem temporariamente em desacordo com regras de fabricação.

Guajeru: População cobra conclusão de creche orçada em mais de R$ 1.6 milhão parada há anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A obra de uma pré-escola, do governo federal, orçada em R$ 1.634.715,64 através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está parada há mais de três anos, em Guajeru. Os trabalhos foram iniciados no dia 02 de junho de 2014, com previsão de conclusão para o dia 29 de dezembro do mesmo ano. A obra toda em pré-moldado foi descontinuada sem uma informação plausível à comunidade, conforme relatado pelo vereador Irmo Gomes dos Santos (PP), o Loza, em entrevista ao site Achei Sudoeste. O parlamentar declarou que o município foi contemplado com a obra na ocasião, orçada em pouco mais de R$ 1.2 milhão, porém, com a mudança no governo municipal, a nova gestão apresentou um novo projeto com a ampliação da obra, que elevou o orçamento para o valor acima de R$ 1.6 milhões. De acordo com Loza, duas empreiteiras passaram pelo município no intuito de executar a pré-escola, mas as duas terceirizadas simplesmente recolheram os equipamentos e abandonaram o canteiro de obras, já com as paredes erguidas e no ponto de telhar, deixando para trás todo o material.

Guajeru: População cobra conclusão de creche orçada em mais de R$ 1.6 milhão parada há anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador declarou que a câmara municipal já fez inúmeras cobranças ao executivo a respeito da paralisação, porém a administração municipal não tem sido transparente acerca do assunto. O parlamentar narrou ainda que há um impasse entre a prefeitura e o governo federal, pois de um lado a prefeitura declara que ainda falta receber o restante do repasse para a conclusão do empreendimento, porém o governo federal testifica que o valor já foi repassado a todos os municípios que receberam o projeto e que os equipamentos voltados para a educação infantil encontram-se na responsabilidade dos gestores municipais. A nossa reportagem  tentou contato com o prefeito Gil Rocha (PDT) para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Brumado: Prefeitura estima que passagem de linha férrea será liberada até o final do ano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há anos na espera, moradores do Bairro São Félix e adjacências aguardam a liberação da passagem de nível sobre a linha férrea operada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), próximo à unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e ao Campus XX da Uneb, no município de Brumado. Na região, foi construída uma nova ponte sobre o Rio do Antônio e, desde então, a administração trava uma briga com a FCA no intuito de liberar o trecho. Após derrubar todos os trâmites burocráticos voltados para a questão de segurança exigidos pela empresa operadora, a prefeitura construiu as passarelas de pedestres, primeiras no modelo em todo o interior do país, e fez o nivelamento de terreno com a aplicação de camada asfáltica na via de acesso. Porém, de acordo com o secretário de planejamento do município, André Cardoso, ainda resta a instalação do conjunto semafórico de alerta para que o trecho seja liberado por completo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário disse que o município já recebeu uma planta da empresa que irá instalar os equipamentos para que sejam realizadas as instalações elétricas no local, o que está previsto para acontecer na próxima semana. O secretário afirmou que a estimativa da prefeitura é de que até o final do ano o trecho esteja totalmente sinalizado e o acesso para passagem de veículos liberado.

Brumado: Mulher é atingida por bala perdida durante execução a entregador de pizza Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 55 anos foi atingida na perna por uma bala perdida na noite da última segunda-feira (17), na Rua Antônio Jorge Cerqueira, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a mulher estava na porta de casa no momento em que dois homens encapuzados, a bordo de uma motocicleta, executaram um entregador de pizza. Em meio aos disparos de arma de fogo, um projétil acabou atingindo a perna da dona de casa, que foi atendida pro Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. Mesmo com a gravidade da lesão, a mulher não corre risco de morte. A noite foi violenta em Brumado, com dois homicídios e uma vítima não fatal de bala perdida.

O nível de atividade da economia brasileira registrou expansão em julho, mês que marca o início do terceiro trimestre, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (17). O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um tipo de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve expansão de 0,57% em julho, comparado com o mês anterior. O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes). Quando comparado a julho de 2017, o IBC-Br cresceu 2,56% (neste caso, sem ajuste sazonal). Os números do BC mostram que esse foi o segundo mês seguido de crescimento do nível de atividade, que já havia avançado 3,42% em junho – após o tombo de 3,35% em maio, por conta da greve dos caminhoneiros. Os números do BC mostram ainda que, nos sete primeiros meses deste ano, o indicador do nível de atividade registrou uma expansão de 1,19%, sem o ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses até julho, a prévia do PIB (indicador dessazonalizado) registrou crescimento de 1,46%.

Caetité: Homem tem braço amputado e morre após acidente na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (17), um homem identificado como Adailton Brito Silva morreu após ficar gravemente em um acidente registrado na BR-030, em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima caiu de moto na famosa curva do Peri Peri, entre Caetité e Brumado. O acidente aconteceu no domingo (16) e também envolveu um caminhão tanque. Ele foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, sendo, posteriormente, transferido ao Hospital Regional de Guanambi. Adailton teve um dos braços amputados e estava em estado gravíssimo. Ele era morador do Bairro Alto do Observatório, em Caetité. O motorista do caminhão fugiu e não prestou socorro.

Fibras podem retardar o envelhecimento cerebral, conclui estudo Foto: iStock

As fibras são conhecidas por contribuírem para a manutenção de uma dieta saudável, além de ajudarem na redução de peso. Agora, um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology indica que adicionar alimentos ricos em fibras – como brócolis, nozes, aveia, feijão e pão integral – à dieta pode retardar o envelhecimento cerebral. Os declínios cognitivo e de memória, comuns na velhice,é causado por uma inflamação da micróglia, um tipo de célula do sistema imunológico que é abundante no cérebro e que tende a se tornar hiperativa e cronicamente inflamada no processo de envelhecimento. As fibras ajudam a retardar o envelhecimento cerebral ativando a produção de um ácido graxo de cadeia curta, chamado butirato,  que possui propriedades anti-inflamatórias. Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores da Universidade de Ilinois acompanhou, ao longo de quatro semanas, a dieta de camundongos idosos e jovens, verificando a quantidade de fibras ingeridas e o nível de substâncias anti-inflamatórias presentes no intestino. Os resultados mostraram que uma dieta rica em fibras aumenta a quantidade de butirato e outros ácidos graxos de cadeia curta na corrente sanguínea, tanto dos animais idosos quanto dos mais novos. Estudos anteriores mostraram que o butirato, que é produzido no cólon quando bactérias fermentam as fibras no intestino, pode melhorar a memória e reduzir inflamações cerebrais e também intestinais. No entanto, até o momento, a ciência não havia descoberto como o consumo de fibras poderia ser convertido em benefícios cognitivos.  Por outro lado, um consumo baixo do nutriente aumentou a inflamação intestinal nos ratos idosos. O mesmo não foi observado nos animais mais jovens, sugerindo que o envelhecimento aumenta a vulnerabilidade à inflamação. O que torna necessária a adição de fibras na alimentação para estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias.

Brumado: Obras de pavimentação serão realizadas na Lagoa Funda Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado realizará obras de pavimentação na comunidade da Lagoa Funda, proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores da região. Além da segurança, a pavimentação da localidade trará mais conforto aos moradores, pois acabará com a poeira que acabava invadindo as residências ou até mesmo a lama que era criada sempre que chovia. As obras serão promovidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Doença confundida com Alzheimer pode ser curada com cirurgia Foto: Reprodução

A hidrocefalia de pressão normal (HPN), doença que provoca acúmulo de líquido no cérebro, apresenta sintomas comuns  a doenças da velhice, como Alzheimer e Parkinson. Por causa disso, o diagnostico preciso pode ser dificultado. Esse foi o caso de Albano Giannini, de 78 anos, e Paulo Pires de Oliveira Camargo, de 79 anos. Os dois começaram a ter dificuldades de locomoção e, no caso de Camargo, também houve outros sintomas semelhantes aos do Alzheimer. A HPN –  também chamada de hidrocefalia do idoso – atinge pacientes acima de 65 anos. No Brasil, estima-se que 120.000 pessoas sofram com a doença. No entanto, ela ainda é pouco conhecida entre a população e até de alguns médicos, o que retarda o tratamento cirúrgico que pode reverter a doença.

Brumado: Prefeitura realizará licitação para instalação de sistema de videomonitoramento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comissão da Prefeitura Municipal de Brumado realizará, no próximo dia 27, às 15h, em sua sede, uma licitação, na modalidade pregão presencial, para atender despesa com aquisição de camerasspeed dome para monitoramento da Rua da Abolição e das Praças Armindo Azevedo, Coronel Zeca Leite, Hélio Cotrim Leite, Dr. Pompilio Leite e Donatilia Meira Lobo. O sistema de videomonitoramento auxiliará na questão da segurança pública, proporcionando maior tranquilidade aos moradores e à população em geral.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Criança com leucemia morre em unidade de saúde de Caetité ao voltar de romaria Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma criança de 10 anos, que não teve a identidade revelada, morreu na Fundação Senhora Santana de Caetité, a 100 km de Brumado, depois de passar mal voltando de uma romaria na cidade de Bom Jesus da Lapa. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a criança tinha leucemia e passou mal durante a viagem, na BR-430, no trecho que liga Caetité a Igaporã. A criança foi levada às pressas para a unidade de saúde, juntamente com a mãe, mas não resistiu. O sepultamento ocorrerá em Brejões, de onde é natural.

Segurança morre e outro fica ferido em ataque a carro-forte na cidade de Boa Nova

Um segurança morreu e outro ficou ferido durante o ataque a um carro-forte da empresa Prosegur, na noite desta segunda-feira (17), na cidade de Boa Nova, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu em um trecho da BR-116. Conforme a PM, o veículo foi interceptado por criminosos no momento em que passava na rodovia. Os homens fugiram após a ação e são procurados pela polícia. Ainda não se sabe se o grupo conseguiu levar o dinheiro que estava no carro-forte. Segundo a PM, o segurança ferido foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Poções, a cerca de 40 km de Boa Nova. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. O corpo da outra vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, também no sudoeste do estado. O caso será investigado pela Polícia Civil. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a empresa Prosegur até a publicação desta reportagem.

Caminhada Passos que Salvam será realizada em Brumado no dia 25 de novembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 25 de novembro, com saída do Comando da Polícia Militar, às 16h, a Caminhada Passos que Salvam será realizada em Brumado a fim de arrecadar fundos para a manutenção do Hospital do Amor, em Barretos. A concentração final será na Praça Coronel Zeca Leite, onde uma estrutura de barracas estará montada para venda de guloseimas para manutenção da Caase, Casa de Apoio aos pacientes de Brumado e região. Haverá ainda um show do cantor Fann Estourado no local. Em entrevista ao siteAchei Sudoeste, Iara Lobo e Patrícia Correia, membros da comissão organizadora da campanha, falaram sobre os preparativos para o evento. Lobo destacou que a comunidade, mais uma vez, abraçou a causa e os kits para participação na caminhada, ao todo 3 mil, estão sendo bastante procurados. “A importância da caminhada é para chamar a atenção para a prevenção do câncer infanto-juvenil”, ressaltou. Ela afirmou que, o quanto antes a doença for descoberta, as chances de cura são maiores e o tratamento menos demorado. O objetivo maior, segundo ela, é informar os pais para realização do diagnóstico precoce. Patrícia Correia reforçou a simbologia da campanha, muito mais importante que o número de vendas, dado o trabalho realizado no Hospital do Amor, onde, segundo ela, uma estrutura grandiosa oferece o melhor tratamento aos pacientes com câncer, muitos da cidade e região. “A gente conta com o pessoal para fazermos pelo terceiro ano a maior caminhada do Hospital do Amor. Por dois anos seguidos, Brumado foi a maior caminhada do Hospital do Amor e contamos com o povo de Brumado”, afirmou.

Brumado: Homens encapuzados matam mãe na ausência do filho em casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois homens encapuzados invadiram uma residência, próximo à Rua Virgílio Ataíde, no Bairro Mercado, em Brumado, e mataram uma moradora. Ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Testemunhas disseram à polícia que os assassinos de capuz branco bateram a porta e a mulher, identificada apenas como Terezinha, abriu e já foi alvejada por vários disparos de arma de fogo. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia apura se há alguma ligação com a morte do entregador de pizza que ocorreu mais cedo, na mesma noite desta segunda-feira (17), uma vez que os autores dos dois casos foram vistos com capuz branco cobrindo os rostos e estavam a bordo de uma motocicleta. Informações não confirmadas pela polícia dão conta de que o alvo seria o filho da vítima, porém, na ausência do mesmo, os bandidos tiraram a vida da mãe.

Arquivo