Achei Sudoeste

31 Jul 2015 - 07:30h

Em sessão de julgamento realizada na manhã de hoje (30), os membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluíram os julgamentos das prestações de contas de campanha eleitoral dos 936 candidatos não eleitos que disputaram as Eleições 2014 na Bahia. Os julgamentos pela Corte ocorreram depois de as contas terem sido analisadas pela Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias do Regional e receberem parecer do Ministério Público, através da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Dois ex-candidatos ao cargo de deputado estadual nas eleições 2014, o vereador José Ribeiro Neves (PT) e o radialista Emanoel Araújo Lima (PSB), o Manelão, tiveram suas contas de campanha desaprovadas pela Corte do TRE. As contas do petista foram analisadas pelo desembargador Mário Alberto Simões Hirs, que optou pela reprovação, sendo acompanhado pelos demais membros do tribunal. Já as do socialista foram relatadas pelo juiz Gustavo Mazzei Pereira, também rejeitadas pela corte baiana. De acordo com o TRE-BA, os postulantes que tiveram as contas desaprovadas estão sujeitos à investigação a ser realizada pela PRE, que analisará se houve algum crime eleitoral praticado durante as respectivas campanhas.

30 Jul 2015 - 18:30h

Durante esta semana técnicos da Defensoria Pública Estadual (DPE) estiveram em Brumado avaliando os locais cedidos pela prefeitura para a instalação de uma unidade da DPE no município. O primeiro local avaliado, logo descartado, foram duas salas no prédio da Universidade Aberta do Brasil, pois os técnicos consideraram inviável a movimentação dos alunos com os jurisdicionados. Já a segunda alternativa, melhor aceita, são duas salas no prédio do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), localizado na Rua Dr. Mário Meira, próximo à agência dos correios. No local já estão agregados outros departamentos, como a assistência judiciária do município, a guarda municipal, e o conselho dos direitos humanos. Os técnicos apontaram que as salas cedidas precisarão passar por reformas, as quais devem ser iniciadas na próxima semana, tendo em vista que a reinauguração da repartição está prevista para a segunda quinzena do próximo mês.

30 Jul 2015 - 18:00h

Anderson Oliveira Souza, de 22 anos, mais conhecido como Tam, foi preso na última segunda-feira (27), na cidade de Caculé, após tentar abusar sexualmente de uma criança de 13 anos. O acusado já vinha perseguindo a menor há alguns dias. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele agarrou a menina e só não consumou o ato sexual porque a vítima gritou e o elemento acabou correndo. Mesmo assim, policiais militares ainda prenderam o indivíduo em flagrante. Ele foi apresentado à autoridade policial e está à disposição da justiça.

30 Jul 2015 - 17:30h

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesab) veiculou uma webpalestra sobre estratégias de combate e prevenção contra a dengue, zica vírus e chikungunya. O evento aconteceu na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal tendo em vista o aumento significativo do número de notificações das doenças no estado e a possibilidade de uma tríplice epidemia. A webpalestra, ministrada pelo experiente enfermeiro sanitarista Élder Coutinho, teve como público alvo os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e enfermeiros das unidades de saúde. Segundo a pasta, o objetivo é trazer novas informações sobre as doenças, que serão úteis na formatação de estratégias mais eficazes de prevenção. Em Brumado, a Sesau, por meio do secretário Cláudio Feres, fez questão de convocar os agentes e enfermeiros para acompanhar a palestra. “Foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e de nos capacitarmos para que o combate seja mais eficaz. Esse tipo de ação é muito importante, já que o nosso conhecimento ainda é limitado sobre a Zica e a Chikungunya, que são doenças novas e que apresentam sintomas que ainda não foram totalmente esclarecidos”, disse o secretário. Os agentes e enfermeiros avaliaram de forma muito positiva a iniciativa.

30 Jul 2015 - 17:00h

A cidade de Cruz das Almas está celebrando esta semana 118 anos de sua emancipação política. Durante os festejos, nos dias 28 e 29, houve desfiles cívicos com representantes de guardas municipais de várias cidades do estado, que foram convidados pela GM e pela prefeitura local. O município de Brumado esteve no evento representado pelos guardas municipais Jerry Adriano, Jucimar Leite, Lázaro Carvalho e Emerson. “Foi um prazer poder levar o nome da nossa cidade nesta data especial e comemorativa da cidade de Cruz das Almas. Aproveito para, em nome da nossa Guarda Municipal de Brumado, parabenizar todos os GMs do município por mais esse aniversário”, declarou Jerry Adriano.

30 Jul 2015 - 16:30h

Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizado o sepultamento da professora brumadense Darlene Alexandra de Souza Chaves, que faleceu na última quarta-feira (29) após sofrer um aneurisma cerebral. Darlene era muito querida no município e foi lembrada pela secretaria municipal de educação, que emitiu uma nota de pesar pelo ocorrido. Mesmo diante do sofrimento, o marido Alan de Souza Chaves e a mãe Célia Souza atenderam ao último pedido da professora e decidiram doar os órgãos dela. No total, onze órgãos foram doados. O site Brumado Notícias foi informado pela mãe da professora que a primeira pessoa a ser beneficiada com as doações foi uma gestante da capital que aguardava um transplante de rim. Segundo ela, em todo estado, apenas a paciente era compatível com a professora brumadense. “Ainda estamos muito abalados com o ocorrido, mas ao mesmo tempo contentes por estar atendendo a um apelo nobre da Darlene. Através deste gesto ela está dando uma nova oportunidade de vida a outras pessoas. De certa forma a vida dela se multiplicou em 11 e isso nos conforta nesse momento de dor”, disse o marido.

30 Jul 2015 - 16:00h

O jovem Antônio Carlos Santos Silva, de 22 anos, morreu no final da tarde da última quarta-feira (29) após receber uma descarga elétrica na comunidade do Espinheiro, zona rural do município de Brumado. Segundo o pai, José Carlos Silva, que estava na companhia da vítima, ele e o filho pescavam nos fundos de casa, quando o jovem se descuidou e caiu em cima de uma cerca elétrica. Desesperado, o pai pouco pode fazer ao ver o filho se debatendo devido ao choque. Depois do ocorrido, ele conseguiu prestar os primeiros socorros e colocou o filho no carro para ser encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. No percurso, José encontrou uma ambulância do Samu 192, que prestou atendimento à vítima, mas Antônio Carlos não resistiu e morreu a caminho do hospital. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o corpo do jovem passou pelo Instituto Médico Legal e foi liberado para a família. O sepultamento está marcado para às 17h no cemitério da Vila Presidente Vargas.

30 Jul 2015 - 15:30h

Após ter furtado um supermercado na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, um menor foi apreendido por policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O adolescente já tem diversas passagens pela polícia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele é especialista em arrombamentos, sendo considerado o maior arrombador de comércios da cidade. No último furto, o menor utilizou um utensílio para cortar vidros e conseguiu levar mais de 40 pares de chinelos do estabelecimento, um prejuízo avaliado em quase R$ 1.200 para os proprietários do local. Parte dos produtos furtados foi recuperada pela polícia. O menor foi conduzido e apresentado na delegacia, onde foi ouvido pela autoridade policial. A justiça decretou a internação provisória do menor. Em depoimento, o adolescente admitiu que é viciado em drogas.

30 Jul 2015 - 15:00h

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela que a gestão do governador Rui Costa (PT) é aprovada por 57,1% do eleitorado baiano - o estudo entrevistou 1.284 pessoas de 68 municípios do estado, espalhados por sete regiões, e é o primeiro deste que o petista assumiu o cargo há sete meses. A pesquisa aponta ainda que 36,7% avaliam a gestão negativamente, enquanto 6,4% não responderam, e que há uma impressão de descolamento entre Rui Costa e a presidente Dilma Rousseff (PT). Entre os baianos, a presidente foi bem avaliada por apenas 13,2%, enquanto o índice de reprovação foi de 84,4%. O instituto também questionou aos entrevistados se achavam a atuação de Rui Costa acima, abaixo ou dentro do que esperavam de seu governo. A maioria (55%) considerou sua performance dentro do imaginado, quando o resto se dividiu entre pior (19,7%) e melhor (18,6%). Os resultados mostram ainda que o governo estadual é melhor avaliado entre o eleitorado masculino e entre as idades de 45 e 59 anos. O levantamento mostra ainda que, de forma espontânea, a maioria dos baianos vê a saúde como o maior problema do estado. Ao todo, 35,1% dos ouvidos citou a área, seguida por segurança pública (22,6%), desemprego (14,3%) e corrupção (9,3%). A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de julho.

30 Jul 2015 - 14:30h

Em Guanambi, no último dia 18, o show da dupla Simone e Simaria começou mais de cinco horas depois do previsto e por conta disso os organizadores da festa foram multados em R$ 120 mil. A decisão do prefeito Charles Fernandes (PP) foi aplaudida pela população. Para o gestor, o atraso foi uma falta de respeito com o público presente. Tentando coibir esse tipo de prática, uma lei municipal foi criada a fim de punir os atrasos em shows. “De agora para frente, eu vou agir no rigor da lei. Se colocaram o show para tal horário, divulgaram, eu tenho um fiscal lá para dizer se a festa começou no horário. Se não começou, serão multados no rigor da lei”, disse o gestor. Foram multados o empresário Elieser Morais, de Guanambi, e a empresa 29Mix, de Vitória da Conquista. Embora o destino do recurso não seja definido em lei, o prefeito adiantou que pretende direcioná-lo para a área de assistência social.

30 Jul 2015 - 12:00h

Inúmeros andarilhos vêm fazendo das praças públicas de Brumado local para moradia nos últimos dias. A situação preocupa os populares e comerciantes, principalmente na região da feira livre, na praça de estacionamento do Mercado Municipal. Segundo foi relatado ao site Brumado Notícias, os moradores de rua que ficam na localidade estão apresentando atitudes violentas e práticas libidinosas em via pública, até mesmo na luz do dia sem serem repreendidos. Em agosto de 2014, um morador de rua foi morto a pedradas após discussão em um bar na mesma região. Os populares reclamam que alguns andarilhos são agressivos na hora de pedir esmola. “Tomei um tremendo susto ao tentar estacionar está manhã na praça, pois antes mesmo de parar o carro já tinha dois deles praticamente se jogando no veículo e com tom ameaçador pareciam mais que estavam cobrando a esmola do que pedindo. Parecia até exigência de pedágio pelo estacionamento. Por medo dei algumas moedas”, relatou uma aposentada, que preferiu não se identificar. Muito embora a secretaria de desenvolvimento social tenha feito esforços para encaminhar os pedintes às cidades de origem, os mesmos aparecem novamente no município.

30 Jul 2015 - 11:30h

A população mundial vai aumentar de 7,3 bilhões de em 2015 para 11,2 bilhões, em 2100, mas no Brasil diminuirá de 207 milhões atualmente para 200 milhões em 2100, de acordo com o relatório Perspectivas da População Mundial, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o relatório, o encolhimento da população brasileira não ocorrerá de imediato: em 2050, o Brasil deverá ter 238 milhões de habitantes, mas a redução, a partir de 2050, será motivada por taxas de natalidade mais baixas. A idade média do brasileiro, atualmente, é 31 anos e será de 50 anos em 2100. A expectativa de vida, que hoje está em 75 anos, alcançará 88 anos em 2100, conforme o relatório da ONU. O Brasil está entre os dez maiores países em população, entre os quais México, Nigéria, Paquistão, Estados Unidos e Rússia. Segundo a ONU, o aumento da população mundial pode ser atribuído a uma pequena lista de países com altos índices de fertilidade, especialmente na África. Até 2050, nove países vão concentrar metade do crescimento populacional: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos, Indonésia e Uganda. China e Índia continuam sendo as únicas nações com mais de 1 bilhão de habitantes cada, mas a população indiana deve ultrapassar a chinesa em 2022, de acordo com o relatório. O estudo revela que a maior taxa de crescimento populacional nas próximas três décadas estará concentrada na África. Pela projeção da ONU, a população de 28 nações desse continente irá dobrar. Até 2100, Angola, Burundi e República Democrática do Congo estarão entre os dez países da África com maior aumento populacional.

30 Jul 2015 - 11:00h

Como tem sido constante as aparições públicas envolvendo o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD) e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Édio Pereira (PCdoB), surgiram muitas especulações de que a dupla estaria se afinando para formar uma parceria visando às disputas eleitorais do próximo ano. Por telefone ao site Brumado Notícias, o vereador foi enfático ao dizer que “mantém uma relação institucional com o prefeito por conta de muitas ações conquistadas para o município através do seu mandato, que mesmo sendo oposição tem contado com a serenidade e sabedoria do prefeito em visar o bem comum para o município”. O parlamentar garantiu ainda que a mesma relação é mantida com os demais vereadores da bancada de oposição. Édio ressaltou que é prematuro falar em alianças partidárias e que não houve nenhuma conversa entre seu partido e o prefeito nesse sentido, mas também não descartou a possibilidade de uma aliança entre os lados. “Em nenhum momento sentamos com o prefeito para tratar de assuntos referentes às próximas disputas eleitorais. No entanto, também não descartamos essa possibilidade, pois a política é campo aberto para entendimentos e alianças, mas afirmo que não estamos nos articulando”, reiterou o comunista.

30 Jul 2015 - 10:30h

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do mercado é composto por medicamentos falsificados. Há especialistas que apontam percentuais ainda mais altos: por ser uma comercialização informal, não há como estabelecer um número com precisão. Já o varejo farmacêutico formal comercializa mais de 134 bilhões de doses por ano. Sobre o assunto a Agência Brasil entrevistou Pâmela Alejandra, farmacêutica do Centro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia. Ela explica que um medicamento falsificado é aquele que não provem do fabricante original, ou que sofreu alguma alteração ilegal antes do seu fornecimento ao paciente, como por exemplo, conter doses muito baixas do ingrediente ativo e data de validade alterada. A farmacêutica alerta para a compra de medicamentos pela internet e ou camelôs e recomenda que a aquisição seja feita sempre em farmácias. Os medicamentos mais apreendidos no Brasil são para tratamento de disfunção erétil, anabolizantes, emagrecedores e pilulas de combate ao câncer, afirma Pâmela Alejandra. Ela cita especificamente: Viagra, Cialis, Durateston, Hemogenin, Deca durabolim e Citotec.  De acordo com a farmacêutica, cerca de metade dos medicamentos falsificados são provenientes de fábricas paraguaias. Enquanto os preços baixos tornam o mercado informal atraente, a população fica exposta a riscos que podem ser fatais, reforça Pâmela Alejandra.

30 Jul 2015 - 10:00h

A coordenadora de reforma agrária, Isabela Oliveira, e a socióloga Juliana Macedo, representantes da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), prestaram esclarecimentos na manhã desta quarta-feira (29) aos pequenos fundiários da região de Brumado quanto ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As convidadas do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável explicaram ao site Brumado Notícias que o programa tem por objetivo possibilitar aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra a compra e estruturação de um imóvel rural por meio de financiamento. Na oportunidade, foi dito aos pequenos produtores que o PNCF é coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. De acordo com os esclarecimentos, o recurso também é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural. A garantia do acesso à terra promove a consolidação da agricultura familiar, estimulando a geração de emprego e renda no campo e contribuindo para a diminuição da pobreza rural no município. Podem participar do programa agricultores rurais, trabalhadores rurais sem terra, proprietários de terra inferiores ao módulo rural e pequenos produtores rurais, com, no mínimo, 5 anos de experiência rural nos últimos 15 anos.

30 Jul 2015 - 09:30h

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Burocracia, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, 77% dos entrevistados consideram o Brasil um país muito burocrático ou burocrático e 62% dizem que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. De acordo com a Agência Brasil, o levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 142 municípios. Os brasileiros acreditam que o excesso de burocracia aumenta os gastos públicos, estimula a corrupção e a informalidade e é um dos principais entraves ao crescimento econômico.

30 Jul 2015 - 09:00h

Desde o início da semana grandes filas têm se formado nos correspondentes bancários em Brumado. Os populares estão enfrentando o sol e as imensas filas a fim de quitarem o IPTU, que tem data de vencimento com desconto de 10% até hoje (30). Além do desconforto, quem enfrentou a fila reclamou da falta de segurança, já que não havia policiamento por perto e muito se comentou quanto aos assaltos que vêm ocorrendo na cidade nos últimos dias. “Estamos expostos no intuito de exercer nosso dever de cidadão, mas estamos com medo por essa falta de segurança. Nem ao menos um guarda municipal temos por perto para no mínimo intimidar qualquer tentativa de ação de algum mal intencionado”, comentou ao site Brumado Notícias o aposentado Antônio Pereira da Silva. Mesmo com os contratempos e a espera para última hora para quitação do boleto, os brumadenses mostram que não gostam da inadimplência. “É nossa obrigação quitar o IPTU e não nos furtamos disso, até porque é com o IPTU em dia que temos o direto de cobrar da nossa administração os investimentos na infraestrutura da nossa cidade. Essa fila mostra ao senhor prefeito que os populares estão fazendo a sua parte, mas não podemos dizer o mesmo da administração, que tem deixado a desejar nos investimentos de melhorias para nossa cidade”, desabafou a atendente de caixa Célia Nunes. 

30 Jul 2015 - 08:00h

Um cachorro da raça Basset, conhecida como salsicha, desapareceu nas proximidades do Bairro Santa Tereza há dois dias. A dona do animal, Marilena Lessa Trindade, pede a quem encontrou ou encontrar que entre em contato através dos números (77) 3441-3137, 9958-4967, e 9902-8411. O cachorro atende pelo nome de Bob.