Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Rio do Pires e Caturama recebem a equipe da Caravana do Lazer esta semana Foto: Divulgação

Os municípios de Rio do Pires e Caturama recebem a equipe da Caravana do Lazer para realização das atividades de formação dos agentes multiplicadores de lazer. Em Rio do Pires, a capacitação dos agentes começou na segunda feira (03), na Câmara de Vereadores. O Dia de Lazer acontece no sábado (08), na Praça Ângelo Marques Filho. O projeto é promovido pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) com o objetivo de capacitar agentes multiplicadores de lazer em cada município visitado para promover a realização de diversas atividades recreativas e esportivas. Já no município de Caturama, a formação dos agentes acontece nos dias 05 e 06 de setembro, no Centro de Treinamento de Líderes, na Rua Angenor Brandão. Na sexta (07), será realizado o Dia do Lazer, com realização de oficinas e brincadeiras voltadas para crianças e jovens. A próxima parada da caravana será no Centro Sul- Baiano, em Caetité, nos dias 11 e 12 de setembro, com a capacitação e, no dia 16, com o Dia de Lazer. No município de Caculé, acontece nos dias 13 e 14 a formação dos agentes e o Dia do lazer no dia 15.

Praticook Brumado: Alimentação saudável para você comer bem e viver bem

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Brumado: Secretaria de Saúde deve anunciar em breve novos diretores do Hospital Municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a exoneração do médico Bruno Andrade, o cargo de diretor do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, está vago. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, disse que ainda não há um novo nome para assumir as funções de diretor clínico e diretor administrativo, as quais eram acumuladas por Andrade. O secretário elogiou bastante o trabalho que vinha sendo desempenhado por Bruno e acredita ser muito difícil encontrar alguém com a qualidade e o perfil do profissional. “No tamanho e na estrutura que o Hospital Municipal está hoje, não dá mais pra gente errar e colocar qualquer pessoa, sem experiência. Temos alguns nomes em mãos e acredito que até sexta-feira (07), no mais tarde na segunda-feira (10), já estaremos anunciando os novos diretores do hospital”, finalizou.

Operação Sem Filtro: Brumadense é conduzido pela PF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Federal deu sequência a “Operação Sem Filtro” que havia sido deflagrada em diversos estados do país em 20 de setembro de 2017. A operação foi desencadeada para combater a comercialização ilegal de cigarros contrabandeados. Nesta quarta-feira (05), cerca de 20 agentes da polícia federal cumpriram mandados de busca e apreensão em Brumado. Os policiais foram em residências de suspeitos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um brumadense, de identidade ainda não revelada, foi conduzido para prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Vitória da Conquista.

Operação Sem Filtro: Brumadense é conduzido pela PF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste
Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Polícia Federal realiza operação e cumpre mandados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (05), a Polícia Federal está cumprindo mandados de busca e apreensão na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, cerca de 20 agentes da PF estão participando da operação na capital do minério. Ainda não foram divulgadas maiores informações sobre a ação e nem se a justiça expediu algum mandado de prisão. Maiores informações serão publicadas a qualquer momento.

Viaturas da Polícia Federal são flagradas na madrugada desta quarta-feira (05) em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Viaturas da Polícia Federal foram flagradas pelo site Achei Sudoeste na madrugada desta quarta-feira (05) estacionadas em uma movimentada via pública, no centro comercial de Brumado. A nossa reportagem não teve até o momento nenhuma informação acerca de qualquer operação na capital do minério ou em municípios da microrregião. Por conta do horário, o nosso departamento de jornalismo não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da Polícia Federal.

Livramento de Nossa Senhora: Safra de manga tem aumento 13% em 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste ano, as condições climáticas favoreceram o cultivo de manga na região de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Entre os meses de janeiro e abril, as chuvas se mantiveram perto da norma climatológica e o cenário tornou-se mais favorável do que o observado nos últimos anos. Além disso, ao contrário da safra de 2017, as induções florais foram bem-sucedidas, permitindo custos de produção mais baixos nesta temporada. Diante das condições favoráveis, a safra 2017/2018 colhida no primeiro semestre teve um aumento de 13%. De acordo com o Bahia Rural, o município de Livramento de Nossa Senhora segue como uma das principais fornecedoras de manga para a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) e a demanda pode permanecer alta se combinada às exportações, que devem aumentar em outras praças, como Petrolina/Juazeiro (PE/BA) e Jaíba/Janaúba (MG).

Jovem é procurado pela polícia por suspeita de estuprar adolescente em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem de 23 anos é acusado de estuprar uma adolescente de 16 anos, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. O crime aconteceu em agosto. O suspeito, que já tem passagens pela polícia por roubos, está foragido. De acordo com informações da Polícia Civil, a adolescente estava chegando da escola, por volta das 19h30, no início do mês, quando foi abordada pelo estuprador. Segundo a polícia, o suspeito esperou a garota passar por um trecho mal iluminado e se aproximou dela, de moto. Em seguida, ele arrastou a adolescente para um matagal, local onde a estuprou. Momentos antes do abuso, câmeras de vigilância filmaram o criminoso chegando de moto a um posto de gasolina. No local, ele completa o tanque e sai. O caso é investigado pelo Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Vitória da Conquista. De acordo com a delegada Rosilene Moreira Correia, o homem foi identificado a partir da placa da motocicleta. Segundo ela, o homem recebeu uma intimação para se apresentar à polícia, mas desapareceu e não atende as ligações. A delegada disse, ainda, que o suspeito foi preso no ano passado após arrombar um imóvel no município de Caetanos, na região sudoeste da Bahia. Ele chegou a trabalhar em condomínios em Vitória da Conquista, mas teria sido demitido após a administração do local receber queixas de roubos de moradores. Ainda segundo a polícia, só em agosto, foram abertos sete mandados de prisão contra estupradores em Vitória da Conquista.

Caesg detém dois indivíduos e drogas na cidade de Aracatu Foto: Divulgação/Caesg

No início da manhã desta terça-feira (04), uma guarnição da Caesg apreendeu um indivíduo com 08 petecas de substância análoga à maconha. Ele foi preso durante rondas na Rua Pedro Ulisses Canguçu, no Bairro Santa Luzia, na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. O indivíduo tentou fugir ao perceber a presença da viatura, mas foi alcançado pelos policiais. O mesmo foi conduzido e apresentado na delegacia de Aracatu, onde informou que é usuário e que comprava as drogas na mão de um indivíduo conhecido como Junão. Em continuidade à diligência, a guarnição se deslocou até o endereço do elemento apontado na primeira ocorrência, na Rua E, no Bairro Caraíbas. No local, Junão, identificado como Elias Gomes da Silva Júnior, foi localizado e, após a sua autorização, os policiais procederam com buscas no interior da residência, onde foi encontrado um tablete de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 234 g e a quantia de R$ 867,00 em diversas cédulas. O mesmo e todo ilícito encontrado foram conduzidos e apresentados na delegacia, onde a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Bandidos sequestram motorista e roubam caminhão em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na último domingo (02), um motorista de um caminhão boiadeiro foi sequestrado por cinco homens armados quando trafegava pela BA-152, no trecho do distrito de Itanagé, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O bando estava em pelo menos dois veículos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os bandidos obrigaram o motorista, identificado como Orlei Araújo da Silva, de 32 anos, natural de Tanhaçu, a embarcar em um dos veículos. Ele só foi liberado na região do município de Bom Jesus da Lapa. Parte do grupo seguiu com o caminhão, que estava carregado com dois bois gordos. O veículo travou na cidade de Paramirim, pois era rastreado por GPS. Os bandidos fugiram e,  minutos depois, o veículo foi localizado por uma guarnição da polícia militar de Paramirim. O caminhão estava indo para Brumado no momento da abordagem.

Brumado: Secretários de saúde da região debatem pactuação de retomada do programa glaucoma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Secretários de saúde dos 21 municípios da microrregião de Brumado e Boquira se encontraram na manhã desta terça-feira (04), na sede provisória do Núcleo Regional de Saúde em Brumado, para debaterem o projeto de pactuação para retomada do Programa Glaucoma. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, Carol Silva Rebouças, relembrou que o projeto implantado na microrregião de Brumado desde 2011 acabou sendo suspenso diante do corte de 30% no recurso, impossibilitando o atendimento da grande demanda da região. Agora, no entanto, após sensibilização do Ministério da Saúde, parte do recurso retirado já foi inserido novamente no programa, o que vem ajudando na retomada do mesmo. O programa contará com contrapartidas das prefeituras da região assistida, principalmente no que se refere à logística, daí a necessidade de se debater a pactuação para o retorno dos atendimentos. “Acreditamos que ainda neste mês de setembro já retornaremos com os atendimentos mediante o programa”, assegurou a coordenadora regional de saúde. Já o secretário de saúde do município de Brumado, Cláudio Feres, detalhou que o projeto glaucoma da microrregião de Brumado e Boquira foi o primeiro a ser implantado no interior do estado e, atualmente, acompanha o tratamento de cerca de 4.800 pacientes com todo o suporte de exames, cirurgias, entrega de colírios e transporte para deslocamento dos pacientes. “O retorno do programa é um grande alívio para muitas famílias de baixo poder aquisitivo, que não têm condições de bancar com o tratamento devido ao alto custo do mesmo. Estamos contentes com a retomada desse programa para nossa região”, pontuou o secretário.

Indivíduo é preso por porte ilegal de arma de fogo na zona rural de Caetité Foto: Divulgação/PM

Um indivíduo identificado como Juliano de Jesus foi preso por porte ilegal de arma de fogo na Fazenda Tábua, na zona rural da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, na última segunda-feira (03). Segundo denúncia de vizinhos, ele estava atirando em qualquer cachorro que passasse em frente a sua casa. Na localidade, a Polícia Militar apreendeu a arma e deteve o indivíduo. Após buscas, mais uma espingarda e munições foram encontradas sob sua posse.

BA-148: Acidente é registrado entre Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito foi registrado na BA-148, entre os municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. No local, segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um veículo de passeio bateu na traseira de uma caminhonete. Com o impacto, o condutor do carro, identificado como Aparecido Almeida do Nascimento, morador da comunidade do Barracão, em Dom Basílio, sofreu um corte na cabeça. Apesar da gravidade do ocorrido, ele passa bem. Aparecido disse que não teria percebido que a caminhonete trafegava pela pista de rolamento. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e notificou os envolvidos no acidente.

PRF apreende arsenal com 20 fuzis em São Paulo Foto: Divulgação/PRF

Vinte fuzis de fabricação estrangeira que seriam entregues no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma blitz na Rodovia Washington Luiz (BR-040), altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O arsenal foi encontrados pelos agentes no início da manhã desta terça-feira (04). Além dos fuzis, foram apreendidos 1,4 mil balas de calibre 5,56mm e um kit para adaptar uma pistola para realizar disparos automáticos. O material era transportado por um homem de 41 anos. De acordo com o jornal Extra, ele confessou que havia saído de São Paulo e entregaria o armamento numa favela do Complexo da Maré. O suspeito não quis dar mais detalhes sobre a encomenda. A abordagem ao carro onde estava o arsenal ocorreu por volta das 6h30. Durante a fiscalização, os policiais perceberam que o motorista estava bastante nervoso, o que aumentou a desconfiança sobre ele. Ao revistarem o automóvel, os policiais localizaram um fundo falso onde estava o armamento. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Especializada em Armas, Munição e Explosivos (Desarme).

Reitoria da Uneb salienta importância do curso de Pedagogia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (31), a liminar deferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caetité que determinou a suspensão do curso de Pedagogia no Campus XX, em Brumado, teve seus efeitos suspensos por ordem do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). A decisão é resultado do agravo de instrumento protocolado pela Procuradoria Jurídica da Uneb, com amparo no reconhecimento de que os trâmites de autorização de oferta do curso obedeceram às normativas previstas no regimento interno. Em nota, a reitoria da universidade salientou a importância do curso para todo o Estado. “A oferta do curso de Pedagogia é de alta relevância social em todo o Estado da Bahia. No Campus de Brumado, é resultante de pesquisas realizadas e representa uma conquista para todo o território, especialmente para a formação de profissionais de Educação”, destacou.

Jovem desaparecida é encontrada morta dentro de riacho na zona rural de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O corpo da jovem Marilene, 20 anos, que estava desaparecida há dois dias, foi encontrado na manhã desta terça feira (04), boiando às margens do Riachão zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local realizando o levantamento cadavérico e posteriormente encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), de Guanambi. Familiares estiveram no IML e já reconheceram o corpo sendo da jovem que estava desaparecida. Marilene desapareceu no último domingo (02), quando saiu de casa por volta do meio dia e não retornou, até ser encontrada sem vida na manhã desta terça-feira (04). De acordo com o Radar Guanambi, o corpo da jovem não apresentava sinais de violência. A jovem apresentava sinais de depressão. Marilene residia no Bairro Alto Caiçara em Guanambi.

Guanambi: Câmara Municipal aprova projeto para destinação de entulho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 023, que dispõe sobre a coleta, transporte e destinação final dos resíduos da construção civil e entulhos de qualquer natureza recolhidos no município de Guanambi, a 141 km de Brumado. O projeto visa criar uma política de descarte de lixo e entulho, evitando o acúmulo em locais inapropriados. Os veículos que forem flagrados descartando qualquer tipo de material em local não apropriado serão multados, visto que o ato constitui crime ambiental.

PRF prende motorista com carro roubado na BR-116 em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Na segunda-feira (03), ao abordar uma caminhonete GM/S10, policiais rodoviários federais encontraram adulterações nos elementos de identificação do veículo e constataram que se trata de um carro roubado em junho do ano passado, no município de São Mateus, no estado do Espírito Santo. O condutor de 56 anos informou aos agentes que comprou o veículo de um terceiro indivíduo. Residente em Simões Filho (BA), o homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista, onde responderá por receptação.

Raul Jungmann manda PF investigar boato sobre greve de caminhoneiros Foto: Josué Andrade

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, mandou a Polícia Federal investigar mensagens que circulam pelo WhatsApp com informação falsa sobre uma nova paralisação de caminhoneiros. A greve ocorreria em 9 de setembro, após o feriado da Independência. “Desmentida pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), entre outras representantes da categoria, as mensagens se enquadram na categoria de fake news e seus autores e veiculadores podem responder por crime contra a economia popular e por publicidade enganosa”, diz o Ministério da Segurança Pública. Lideranças dos caminhoneiros afirmam desconhecer a União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC), que ameaça realizar nova paralisação após o feriado de 7 de setembro. Representantes da categoria ouvidos pela reportagem afirmam que não existe chance de a greve deflagrada em maio, que durou onze dias, voltar a se repetir neste mês. Na ocasião, para encerrar a greve, o governo aceitou praticamente todas as reivindicações dos caminhoneiros, como criação de uma tabela de frete com preços mínimos, congelamento e redução do preço do diesel em 46 centavos de real por litro. “Tudo o que foi prometido foi cumprido. Se está funcionando, é outro assunto, mas o acordo foi cumprido”, afirma Nélio Botelho, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado do Rio de Janeiro. Segundo Francisco Wilde Bittencourt Ferreira, presidente do Sindicato dos Transportes de Carga do Sul Fluminense, há um gatilho que elevará o preço do frete quando o preço do diesel subir muito. “Vai ser automático, se aumentar o diesel, aumenta o frete”.

Homem morre após cair de motocicleta na BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Daniel Meira da Silva morreu na noite da última segunda-feira (03) após cair da motocicleta que pilotava na BA-148, no trecho de Brumado ao município de Livramento de Nossa Senhora. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima trafegava pela pista, quando perdeu o controle da direção da motocicleta e caiu. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto. Devido à gravidade dos ferimentos, Daniel não resistiu e veio a óbito na unidade hospitalar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou a perícia no local do acidente. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi necropsiado e, em seguida, liberado.

I Copa de Marcha Coopmab de Brumado atendeu expectativa dos organizadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No sábado, 1º de setembro, foi realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, no Km 1 da BA-148, a I Copa de Marcha Coopmab de Brumado, com cavalos, éguas e mulas da raça mangalarga machador. Com uma bela estrutura montada na entrada do parque, o evento atendeu as expectativas dos idealizadores, que conseguiram reunir cerca de 100 animais de 10 municípios. O veterinário Léo Caldas e o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Ivan Caires, descreveram ao site Achei Sudoeste que o primeiro evento agradou ao público e serviu de parâmetro para colocar Brumado no circuito de marcha mangalarga da região. Segundo eles, são cogitadas novas edições, elevando o evento para o calendário agroesportivo e cultural regional.

Com 1,3 abaixo da meta, ensino médio na Bahia fica em último lugar em avaliação do MEC Foto: Reprodução/TV Bahia

O ensino médio da Bahia ficou em último lugar, no país, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano passado, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação - indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. De acordo com os dados, a Bahia ficou com 3,0 pontos no ensino médio - 1,3 abaixo da meta para o ano, que era de 4,3. Além disso, a nota foi um décimo menor que a do último levantamento, feito em 2015, quando o estado ficou com 3,1 pontos. Os motivos apontados pelo estudo do MEC para a baixa na classificação foram abandono, atraso e notas baixas em avaliações, durante 2017. Segundo o G1, em contrapartida, no ensino fundamental inicial, que é do 1º ao 5º ano, a Bahia teve uma melhora em 2017. O estado saiu dos 4,7 pontos, registrados para 2015, para 5,1. Já no ensino fundamental final, que é do 6º ao 9º ano, o índice foi o mesmo de 2015: 3,7 pontos.

Tanhaçu: Tio amarrava sobrinhos durante abusos sexuais e ameaçava atear fogo caso contassem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a expedição de mandado de prisão preventiva, a polícia civil no município de Tanhaçu, a 74 km de Brumado, prendeu um morador da Fazenda Várzea da Porta, que é acusado de abusar sexualmente de duas crianças, um menino e uma menina. O crime foi denunciado à polícia pela mãe das vítimas. Ela disse que o acusado, que é tio das crianças, atraía os sobrinhos para locais onde não havia ninguém por perto para cometer os abusos. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele ainda ameaçava colocar fogo no corpo das crianças, caso elas revelassem o que estava acontecendo. Em um dos abusos, as vítimas chegaram a ser amarradas. O homem está preso e as crianças serão submetidas a exames médicos e periciais para fins de investigação.

Arquivo