Achei Sudoeste

04 Fev 2015 - 11:30h

Depois de horas de discussões e obstrução de partidos como o PT, o plenário da Câmara aprovou, há pouco, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que trata da reforma política e eleitoral.  A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho e prevê, entre outras coisas, o voto facultativo, o fim da reeleição para cargos executivos e a coincidência das datas das eleições, além de um sistema misto de financiamento das campanhas. Como isso não ocorreu, o novo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu avocar a decisão para o plenário visando a acelerar o processo de discussão e votação da reforma política. Muitos questionamentos foram feitos em relação à decisão de Eduardo Cunha, mas ele argumentou que isso é regimental e que a medida tem o objetivo de acelerar a discussão e votação da reforma. Com a aprovação da admissibilidade, o presidente da Câmara vai criar uma comissão especial que analisará o mérito da PEC. A comissão poderá apensar à PEC do grupo de trabalho todas as outras que tramitam na Casa e que tratam da reforma política e eleitoral. As informações são da Agência Brasil.

04 Fev 2015 - 11:00h

Entre os dias 03 e 08 de fevereiro, a 8ª edição do Campus Party Brasil, considerado o maior encontro de tecnologia da América do Sul e o maior evento de internet do mundo, está sendo realizada em São Paulo. Os brumadenses Weverton Teixeira e Kelsson Glaysson estão participando da iniciativa, que promete um universo de inovação, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. No Campus Party Brasil haverá diversas palestras, oficinas, wokshops, exposições e atividades. Além disso, nesta edição, será celebrado o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne. Aliando empreendedorismo digital e a Campus Party, o encontro também vai oferecer o programa Startup 360, através dos qual a organização proporcionará conteúdos distintos para todos os participantes que queiram começar um negócio ou que já tem empresas estabelecidas. O evento também conta com a Open Campus, cujas atrações são gratuitas para o público.

04 Fev 2015 - 10:30h

Um requerimento para criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a continuar as investigações sobre as denúncias envolvendo a Petrobras foi protocolado pelos partidos de oposição na Secretaria-Geral da Câmara. No total, 186 deputados assinaram o documento - mais de 50 das assinaturas são de partidos da base governista na Câmara. Para criação da CPI, são necessárias as assinaturas de 171 deputados. No requerimento, os deputados pedem a criação da CPI com a finalidade de “investigar a prática de atos ilícitos e irregulares no âmbito da Petrobras, entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil, à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito especifico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos”. Segundo o documento, a CPI será composta de 25 deputados titulares e igual número de suplentes e terá prazo de 120 dias para fazer as investigações envolvendo as denúncias contra a Petrobras.

04 Fev 2015 - 10:00h

Uma comissão composta pelo governo federal, as centrais sindicais e o Congresso Nacional vai discutir as medidas provisórias (MP) 664 e 665, que alteram a concessão de direitos trabalhistas e previdenciários como pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego. O acordo foi divulgado ontem (3) por representantes das centrais e por Miguel Rossetto, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Representantes das centrais sindicais manifestaram que aceitariam o processo de negociação do conteúdo das medidas porque encontraram resistência por parte do governo federal para revogá-las. A proposta das centrais é que haja taxação das grandes fortunas e das remessas de lucros para o exterior. As MPs estão sendo questionadas no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Força Sindical e Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, a fim de que o Tribunal possa discutir a constitucionalidade das medidas. As entidades alegam que o princípio da urgência, requisito para edição de MPs, não existiu. Há ainda a alegação de que as MPs interferem nas conquistas já alcançadas pelo cidadão, tornando os requisitos para concessão mais rigorosos ou diminuindo a abrangência de beneficiários, de acordo com a ação.

04 Fev 2015 - 09:30h

A Caixa Econômica Federal está oferecendo vagas de estágio em todo país. Podem participar do processo seletivo estudantes do 1º ou 2º ano matriculados em instituições de ensinos médio e técnico. Na Bahia, 132 municípios serão contemplados, incluindo Salvador. O estudante precisa estar frequentando a escola, que pode ser pública ou particular, e ter idade mínima de 16 anos no ato da assinatura do contrato. O regime de trabalho é de cinco horas por dia e os estagiários vão receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 500, mais auxílio-transporte na quantia de R$ 130. A seleção será composta por análise curricular e documental, além de entrevista pessoal. Os interessados devem se inscrever no portal www.ciee.org.br até o dia 6 de fevereiro, às 16h (horário local). Até o dia 13 de fevereiro, os candidatos devem entregar os seguintes documentos no Ciee: protocolo da inscrição, declaração de escolaridade com no máximo 30 dias, histórico das notas ou boletim escolar do último ano letivo e cópias do RG e CPF.

04 Fev 2015 - 09:00h

Por volta das 22h da última terça-feira (03), um homem atirou diversas vezes contra a ex-mulher. O crime aconteceu na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima foi atingida no pescoço e nas costas em sua própria residência. Ela foi encaminhada às pressas ao hospital municipal, onde teve de ser submetida a cirurgia. De acordo com a polícia, o crime pode ter motivação passional, já que o homem não aceitava a separação e a mulher estava com um novo namorado. O acusado está foragido e a polícia segue a sua procura. A vítima é auxiliar de serviços gerais em uma agencia bancária da cidade.

04 Fev 2015 - 08:30h

A Suprema Sistemas Frigoríficos está sempre pensando em soluções econômicas e inteligentes para você. Por isso, a Suprema fabrica câmaras frigoríficas com a melhor qualidade para melhor lhe servir. São dois modelos: com porta de correr ou porta giratória. Além disso, as câmaras têm encaixe exclusivo - tipo macho-fêmea e sobreposição de chapas que garantem perfeito vedamento, isolamento térmico e maior rigidez contra impactos. O freezer ocupa menor espaço físico, possui maior capacidade de estocagem, maior economia de energia, maior qualidade dos produtos estocados, menor mão de obra e maior praticidade. Peça agora mesmo um orçamento através do e-mail [email protected] e adquira a sua câmara frigorífica. A montagem também é garantida pela Suprema. A loja fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786. Acesse www.supremaice.com.br e conheça um pouco mais sobre a Suprema Sistemas Frigoríficos, há 15 anos fazendo sempre o melhor em câmaras frigoríficas no mercado.

04 Fev 2015 - 08:00h

Embora não tenha mais intenção de concorrer a qualquer cargo público eletivo, o contabilista Marlito Lacerda, ex-secretário de finanças do município de Brumado, se mantém atualizado sobre os assuntos da política local. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o contabilista fez uma breve análise da atual administração do prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), apontando que o mesmo “recebeu uma herança maldita do seu antecessor”. Lacerda disse que “em seu final de mandato o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos utilizou a máquina pública para inaugurar obras inacabadas na calada da noite”. Para o ex-secretário municipal, o atual prefeito pecou em não expor essas obras ao conhecimento popular e está pagando um alto preço por isso. Apesar de considerar a administração de Aguiberto mais humana, Marlito destacou que o mesmo precisa melhorar em alguns setores. “Ele ainda não conseguiu dar uma guinada em seu governo porque ainda mantém o secretariado do antigo gestor. Até certo ponto ele ainda está preso à forma de governar do seu antecessor e ele tem pouco tempo para mostrar sua real plataforma de governo”, completou o ex-secretário. Marlito acredita que o prefeito deve reavaliar a sua administração se estiver pensando em se reeleger nas próximas eleições. “Ele está regular, precisa dar uma guinada em seu governo renovando o secretariado. Se as eleições fossem mês que vem ele teria dificuldade de reeleição. Ele precisa melhorar seu governo para reconquistar a confiança da população”, concluiu o contabilista.

03 Fev 2015 - 18:30h

Na última segunda-feira (02), um homem invadiu um supermercado localizado na cidade de Aracatu, no sudoeste baiano. Armado com duas facas de cozinha, ele ameaçou os funcionários do estabelecimento, causando pânico entre os mesmos. A polícia foi acionada e conseguiu prender o homem, como o homem ficou conhecido. Ele foi levado para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde se registrou a ocorrência. Segundo informações da polícia, o acusado já havia praticado o mesmo delito outras vezes, sempre à noite, quando a delegacia local não funciona. O homem e as armas apreendidas foram novamente reconduzidos para a cidade de Aracatu após registro da ocorrência.

03 Fev 2015 - 18:00h

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (02), a deputada Ivana Bastos (PSD) tomou posse na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em discurso, Bastos garantiu que vai trabalhar em prol da melhoria das condições de vida dos baianos. Na oportunidade, a deputada também agradeceu a todos que contribuíram para a construção da sua trajetória política. “Estamos aqui porque 60.899 pessoas confiaram no nosso trabalho. Mas o nosso compromisso vai muito além disso e está pautado no trabalho de melhoria de vida de todos os baianos”, reiterou ela. A parlamentar disse ainda que continuará trabalhando pelo desenvolvimento da região de Guanambi e para a conclusão da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e a concretização da energia eólica na região, demandas que fazem parte do seu mandato.

03 Fev 2015 - 17:30h

Um homem foi condenado a sete anos de prisão por ter beijado à força uma foliã no carnaval de Salvador. De acordo com a Defensoria Pública, o fato aconteceu em fevereiro de 2008 e o suposto beijo foi classificado como estupro, crime considerado hediondo e previsto no artigo 213 do Código Penal. A Defensoria Pública da Bahia informou que entrou com um recurso de apelação para impedir a condenação. O denunciado, que não teve o nome divulgado, já havia permanecido preso em regime fechado por um ano e um mês, antes de conseguir o direito de responder ao processo em liberdade. De acordo com o defensor público responsável pelo caso, José Brito Miranda de Souza, há uma completa desproporcionalidade entre a pena e o castigo imposto pelo juízo, ferindo o princípio da razoabilidade. Isso porque a condenação aplicada equipara-se a crimes como o homicídio, por exemplo. Ainda de acordo com José Brito, durante a fase de colheita de provas, nenhuma das partes envolvidas no caso foi ouvida pelo juiz que prolatou a sentença, contrariando outro princípio jurídico, o da ampla defesa. O defensor questiona ainda a comprovação de que o beijo forçado tenha realmente acontecido, em virtude da inexistência de provas na fase de instrução processual. “A conduta de beijar a força, mesmo sendo comum no carnaval da Bahia, é absolutamente reprovável. Ocorre que, neste caso, não ficou provado com induvidosidade a ocorrência do beijo e, mesmo que tivesse ficado provado, o que efetivamente não ocorreu, a pena aplicada foi drasticamente alta”, defendeu a apelação. Para o defensor público, a conduta do acusado não deve ser tratada como estupro, e sim, constrangimento ilegal, ou importunação ofensiva ao pudor, se houvesse prova induvidosa do beijo. Se assim o entender, o juiz poderá reduzir a condenação à pena cabida nestes casos, o que impediria o retorno à prisão do homem por já ter cumprido um ano e um mês de reclusão. A apelação da Defensoria Pública deverá ser julgada agora pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia.

03 Fev 2015 - 17:00h

Com a extinção do Departamento de Infraestrutura do Estado da Bahia (Derba), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), voltou a sua atenção para o local, que abrigou durante décadas a sede da 10ª Residência de Conservação SETC Derba no município, localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor declarou que visitou várias secretarias do estado na capital, dentre as quais a secretaria de infraestrutura, onde solicitou que o estado repasse ao município a área que ficará sem uso pelo governo. Aguiberto pretende construir no local uma nova avenida ligando o centro comercial à BA-262. A proposta, segundo ele, é desafogar o centro comercial, que atualmente conta apenas com uma avenida que interliga o centro com as três rodovias de acesso ao município. O prefeito adiantou que também pretende utilizar parte do espaço para ampliação do Mercado Municipal, o que aumentaria a oferta na feira livre da cidade. Por enquanto, o gestor aguarda uma resposta, mas sua equipe já estaria elaborando um projeto com o intuito de buscar recursos para as referidas obras.

03 Fev 2015 - 16:30h

Reconhecendo o trabalho de cidadãos brumadenses que colaboraram de alguma forma para a construção da história do município, o legislativo brumadense vai inaugurar na próxima segunda-feira (09) três espaços: o anexo da Casa Legislativa, a Biblioteca Pública e o Infocentro. Na oportunidade serão homenageados respectivamente Nilton Lima de Vasconcelos, Elda Rocha Lima e Moisés da Silva Meira.  Nilton Vasconcelos foi uma das referências morais da família Vasconcelos, auditor fiscal fazendária, vereador e agropecuarista. Elda Lima dedicou sua vida à Educação, sendo professora dedicada e muito admirada por todos seus alunos. Já Moisés Meira perdeu sua vida antes de completar vinte anos e assim como seus pais era Testemunha de Jeová, dedicando-se à evangelização. O evento terá início às 19h. Toda população está convidada a participar do evento.

03 Fev 2015 - 16:00h

De acordo com determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o cinto de segurança de três pontos e o apoio de cabeça individual passará a ser obrigatório em todos os assentos de automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários a partir de 2018. O uso desses dispositivos era obrigatório apenas nos assentos laterais. A obrigatoriedade passa a vale a partir de 2018 para os novos veículos lançados no mercado e a partir de 2020 para todos os veículos em produção. Caso o veículo tenha algum banco virado para trás, o cinto de segurança de três pontos não é obrigatório. Segundo o Ministério das Cidades, o objetivo é garantir uma fixação mais rápida e segura da cadeirinha, reduzindo o risco de má instalação e melhorando a eficiência por estar presa diretamente na carroceria do veículo.

03 Fev 2015 - 15:30h

De acordo com Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), do o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial caiu 2,8% em dezembro comparado com novembro de 2014, na série com ajuste sazonal - a queda foi maior do que a mediana projetada pelo AE Projeções, que era de -2,10%, mas dentro do intervalo previsto (de -0,50% a -3,20%). Com a queda, a produção industrial encerrou o ano de 2014 com recuo de 3,2%, pior resultado desde 2009. Em relação a dezembro de 2013, a produção caiu 2,7%. A produção de bens de capital caiu 23,0% no período. Na comparação com dezembro de 2013, o indicador mostra queda de 11,9%. No acumulado de 2014, houve queda de 9,6% na produção de bens de capital. Já com relação aos bens de consumo, a pesquisa registrou queda de 2,0% na passagem de novembro para dezembro.

03 Fev 2015 - 15:00h

Segundo balanço final divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1.523.878 inscritos - o número é recorde e representa um aumento de 21% em relação aos inscritos (1.259.2854) no primeiro semestre de 2014. Os cursos com maior número de inscrições foram administração (303.845), direito (252.391), pedagogia (161.938) e engenharia civil (140.305). O resultado da primeira chamada foi divulgado na última segunda-feira (02) e pode ser consultado no site do ProUni. Até o próximo dia 9, o candidato selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição e fazer a matrícula. No dia 19, será divulgado o resultado da segunda chamada. Os que não forem selecionados poderão participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.

03 Fev 2015 - 14:30h

O shopping Áppio, localizado no centro de Brumado, pertencente ao empresário Newton Cardoso, foi arrombado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma faxineira chegou a ver um indivíduo forçando a porta de entrada do almoxarifado. Ela pediu ajuda do vigia do local, mas quando retornou com o mesmo, o elemento já havia fugido com 60 refletores do depósito. A polícia obteve acesso às imagens do circuito de segurança e tenta identificar os autores do crime a fim de prendê-los e recuperar os itens subtraídos.

03 Fev 2015 - 14:00h

O contabilista Marlito Lacerda, secretário municipal de finanças de Brumado durante a gestão do ex-prefeito Edmundo Pereira Santos, entre os anos de 2000 e 2004, entrou em contato com a redação do site Brumado Notícias contestando as informações referentes à fonte luminosa da Praça Armindo Azevedo. A matéria sobre o assunto foi publicada no dia 29 de janeiro deste ano. Enfático, Marlito disse que “a obra não foi eleitoreira, mas teve por objetivo principal o embelezamento do centro comercial, além de propor uma nova área de lazer para melhorar a qualidade de vida e autoestima da população”. 

O ex-secretário culpou o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) pelo não funcionamento da praça. “Por fazer uma administração coronelista, Vasconcelos foi omisso com o patrimônio público abandonando a praça e permitindo que vândalos roubassem os equipamentos da fonte luminosa, impossibilitando o seu funcionamento. Ele não gosta de área verde e nem dos atrativos e é por isso que em seu período como gestor ele não fez praças, mas sim calçadões de cimento deixando a cidade cinza e sem beleza”, disparou Marlito. Embora não se lembre do custo da fonte, ele garantiu que a mesma foi testada e entregue em perfeito estado de funcionamento a administração seguinte.

03 Fev 2015 - 12:00h

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) tomou posse na última segunda-feira (02) e já iniciou o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Ribeiro afirmou que será um fervoroso defensor do sudoeste baiano. “A nossa região precisa ser mais valorizada e prestigiada pelo governo estadual e vamos pautar as nossas ações para desenvolver a nossa Bahia”, garantiu. Luciano estava acompanhado de familiares ao tomar posse no legislativo baiano. 

Segundo ele, os demais municípios de sua base eleitoral também terão uma atenção especial para garantir os direitos dos baianos. “Inicio, hoje (02), a atividade parlamentar como deputado estadual. Agradeço a todos aqueles que confiaram em nossos propósitos, ao tempo em que reafirmo todos os ideais”, disse. Luciano Ribeiro foi eleito líder do bloco parlamentar DEM/PV, que é composto por oito deputados. “Faço o compromisso de fazer uma oposição responsável, séria e propositiva”, finalizou.