Achei Sudoeste

13 Ago 2014 - 15:00h

Com a morte de Eduardo Campos nesta quarta-feira (13) em um acidente de avião, o PSB poderá escolher em até 10 dias um novo nome para concorrer à Presidência da República pelo partido. De acordo com a legislação eleitoral, é “facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o término final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado”. Ainda conforme a lei, o registro do novo candidato precisa ocorrer até 10 dias depois do fato que deu origem à substituição. De acordo com dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouvidos pelo G1, a Executiva do PSB deverá se reunir para escolher o substituto e apresentar o novo registro à Corte. “O partido convoca uma convenção e pode substituir o candidato em 10 dias contados de hoje”, disse o ministro do TSE João Otávio de Noronha, que também lamentou a morte de Campos. “É uma tragédia”, afirmou.

13 Ago 2014 - 14:30h

Segundo dados da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), o número de empresas de pequeno, médio e grande porte instaladas no interior aumentou 150% entre os anos de 2007 e 2010. Cerca de 30 municípios despontam como os mais promissores, dentre os quais Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis. Em dez anos, o PIB de Vitória da Conquista cresceu mais de 340%. Em 2013, o PIB foi de mais de R$ 4 bilhões na cidade, que é considerada a sexta maior economia do estado. A população do município é a terceira maior da Bahia. O comércio local é um setor forte, com grande número de empresas que se instalaram na cidade nos últimos anos. O comércio abrange todo o centro-sul da Bahia, além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população aproximada de 2 milhões de pessoas. Na indústria, diversas empresas se destacam. Grandes obras de infraestrutura, como o novo aeroporto e a Barragem do Rio Pardo, também estão sendo concretizadas. As informações são da Jornalista Aline Luz/Blog do Rodrigo Ferraz.

13 Ago 2014 - 13:20h

Candidato à vice-governador do estado na chapa encabeçada por Lídice da Mata, Eduardo Vasconcelos declarou por telefone ao site Brumado Notícias que está chocado com a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB). Vasconcelos recepcionaria Campos em Brumado para uma caminhada de campanha no próximo dia 28 de agosto. Ele estava empolgado com a campanha que vinha sendo realizada com o diretório do partido no estado. “Estou muito chocado; uma tragédia que me tirou o chão e que marca duramente a história de um período eleitoral em nosso país. O Brasil perde uma de suas maiores representações políticas, que poderia dar um novo sentido à administração da Federação”, disse. Vasconcelos cancelou toda a agenda do partido que seria realizada no município, nos próximos dias, entre as quais uma caminhada que estava marcada para a noite de hoje. O ex-prefeito já marcou passagem para a capital baiana, de onde seguirá para o estado de Pernambuco, terra de Eduardo Campos.

13 Ago 2014 - 13:10h

O candidato à presidência, Eduardo Campos (PSB), está entre os mortos de um acidente aéreo que aconteceu na cidade de Santos. O comitê de campanha do candidato confirmou a morte. O presidenciável estava à bordo de um jato particular. A mulher e o filho do candidato não estavam a bordo do avião. Ele era casado com Renata Campos, com quem teve cinco filhos. Campos tinha 49 anos e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005.

13 Ago 2014 - 12:50h

O candidato à presidência da república, Eduardo Campos (PSB), teria sofrido um acidente aéreo segundo informações preliminares. O ex-governador de Pernambuco estaria à bordo de um jato privado, que caiu em uma área residencial do Bairro do Boqueirão, na cidade de Santos, em São Paulo. Diversas agências de notícias estão comunicando o falecimento do candidato, porém o fato ainda não foi confirmado oficialmente.

13 Ago 2014 - 12:35h

Investigadores da polícia civil de Brumado tiveram acesso a uma gravação de voz em que uma mulher estaria incitando populares a cometer práticas violentas no município. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, na mensagem a mulher faz um desabafo cobrando justiça pela morte dos quatro rapazes acusados de diversos assaltos. Os jovens foram mortos durante operação da polícia militar na noite da última segunda-feira (11), em um motel localizado à margem do anel rodoviário, na BR-030. De acordo com os investigadores, a mulher fala sobre o incêndio a um ônibus escolar e incita o grupo a incendiar a delegacia local. A suspeita foi detida e encaminhada para prestar os devidos esclarecimentos. O celular com as mensagens será periciado. Se confirmadas as suspeitas, a mulher poderá ser indiciada por incitação à baderna e destruição de bens públicos.

13 Ago 2014 - 12:00h

O candidato à presidência da república, Eduardo Campos (PSB), esteve no Jornal Nacional na noite de terça-feira (12). Durante a entrevista, Campos declarou que “o atual governo [PT] entregará o país pior do que recebeu”. Sobre o assunto, ele fez uma comparação entre o cenário atual do país com os resultados da seleção no futebol. “O Brasil parou, nós estamos perdendo não é só no campo de futebol, na economia, nós estamos perdendo de 7 a 1. A inflação está já em 7 (%) e o crescimento está abaixo de 1 (%)”, destacou. Caso eleito, o ex-governador de Pernambuco garantiu o aumento das escolas em tempo integral, passe livre para estudantes e a redução da inflação atual para 4% até 2016. Para o socialista, para retomar o crescimento do país é preciso responsabilidade fiscal e melhoria da qualidade de vida da população. Segundo Campos, a presidente Dilma Rousseff estaria guardando apenas para o final do seu mandato diversos aumentos, a exemplo da energia elétrica.

13 Ago 2014 - 11:30h

Agora, o Kabana Natural tem serviço de delivery online. Isso mesmo! Em parceria com o Apetite Online, o Kabana lança o serviço, que pode ser utilizado através de celulares, tablets e computadores. Para fazer o pedido é só acessar o endereço apetiteonline.com.br. No site, você pode conferir o cardápio, fazer o pedido na hora que desejar e acompanhar o andamento do mesmo desde o preparo até a entrega em sua casa. Muito mais comodidade e satisfação. O Kabana está sempre inovando na busca por melhor atender os seus clientes. Acesse agora mesmo o apetiteonline.com.br e faça o seu pedido. O Kabana Natural 01 fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite, ao lado do Subway; já o Kabana Natural 02 situa-se na Rua Coronel Tibério Meira, próximo à Madeireira Real, no centro da cidade. No Kabana o natural é mais saudável.

13 Ago 2014 - 11:00h

A Escola Ayrton Viana, localizada no Bairro Baraúnas, amanheceu de portas fechadas nesta quarta-feira (13). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, as aulas teriam sido suspensas por tempo indeterminado após bandidos terem colocado fogo em um ônibus do programa Caminho da Escola, que atende à prefeitura de Brumado. O coletivo estava estacionado próximo à unidade de ensino, aguardando alunos da comunidade de Cristalândia. A polícia acredita que o incêndio tenha sido uma represália por conta dos quatro bandidos mortos em confronto policial em um motel da cidade. Após a ocorrência, a escola estaria sofrendo ameaças de um novo incêndio. A população do bairro está bastante assustada.

13 Ago 2014 - 10:30h

De acordo com decreto do governador Jaques Wagner (PT), os concursos públicos promovidos pela Administração Pública direta e indireta do Estado da Bahia deverão reservar 30% das vagas oferecidas à população negra. O documento regulamenta a cota mínima em concursos públicos e processos seletivos simplificados. Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição podem concorrer às vagas reservadas nos certames realizados a partir da data de publicação. A reserva vale para concursos e seleções que ofereçam três ou mais vagas conforme o edital, que deve informar expressamente o número de vagas existentes e o total correspondente à reserva destinada à população negra. O direito às vagas reservadas é facultativo. No caso de negros com deficiência, é possível concorrer concomitantemente para ambas as reservas garantidas por lei. Em casos de declarações comprovadamente falsas, o candidato pode ser eliminado do concurso ou ter a admissão anulada.

13 Ago 2014 - 10:00h

Por conta da passagem do Dia dos Pais, a Escola Eny Mafra proporcionou uma homenagem aos pais dos alunos. A iniciativa teve como objetivo a inclusão e a participação dos pais na vida escolar dos jovens. Durante o evento, houve distribuição de brindes, palestra e almoço. O palestrante, Pastor Ângelo Mário Carvalho Araújo, falou sobre “O que os filhos esperam de seus pais”. Segundo a direção da unidade de ensino, a palestra gerou grandes expectativas entre os homenageados, que se manifestaram, opinando, sugerindo ações e prometendo participar mais ativamente do desenvolvimento escolar dos seus filhos. A diretora Simone Correia, o corpo docente e os funcionários da Escola Eny Mafra foram bastante elogiados pela iniciativa.

13 Ago 2014 - 09:30h

Em pesquisa do Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), o candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM), está em primeiro lugar, na pesquisa estimulada, em que aparecem os nomes dos candidatos, com 40% das intenções de voto. Rui Costa vem em segundo, com 16%, e Lídice da Mata em terceiro, com 13%. Marcos Mendes (PSOL) tem 2% Rogério da Luz e Renata Mallet, tem 1% cada. Não souberam somam 18% e brancos e nulos, 11%. Na espontânea, o número dos que não sabem em quem votar é estratosférico: 79,60%. Mas Souto lidera com 6,95%, contra 2,25% de Rui e 1,29% de Jaques Wagner, 0,90% de Lula, 0,70% de Dilma e 0,60% de Lídice. A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre os dias 5 e 11 de agosto, em 84 municípios baianos e foi protocolizada sob o nº BA-00008/2014.

13 Ago 2014 - 09:00h

Depois do incêndio de um ônibus escolar supostamente como forma de represália em razão da morte de quatro rapazes em confronto com a polícia, o efetivo policial em Brumado foi reforçado por tempo indeterminado. O comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Sílvio Berlink, disse que o caso está sendo investigado e que ainda não há confirmação de que o incêndio esteja ligado à ação policial que resultou na morte dos indivíduos em um motel da cidade. De acordo com o G1, durante o cumprimento de um mandado de busca, a polícia teria sido recebida a tiros no local. Ao revidar, os quatro homens foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. O incêndio ao coletivo ocorreu logo depois da ação. Ninguém ficou ferido durante o mesmo.

13 Ago 2014 - 08:30h

A lei que permite que guardas municipais tenham porte de arma de fogo foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (11) e sancionada pela presidente na última sexta-feira (08). O texto diz que o direito pode ser suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente”. Além da segurança patrimonial, as guardas terão poder de polícia. Elas poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de defesa civil. A Lei 13.022/2014 decorre de projeto apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado.

13 Ago 2014 - 07:30h

Os vereadores de Brumado aprovaram na noite da última segunda-feira (11) o projeto de lei nº 021/2014, de autoria do vereador Alessandro Lôbo (PSL), que declara de utilidade pública o instituto Filhos e Filhas da Misericórdia. O grupo, que é uma ramificação da Igreja Católica, presta relevantes serviços e assistência social, principalmente nas comunidades periféricas da cidade, tentando oferecer aos assistidos o resgate da cidadania. “Só temos que agradecer ao parlamento local por ter reconhecido os nossos esforços dentro da nossa proposta de atuação em ajudar os menos favorecidos, pois a dignidade do ser humano é reforçada quando ele é assistido no meio onde vive”, disse o grupo ao site Brumado Notícias.  

12 Ago 2014 - 18:15h

Investigadores da polícia civil de Brumado foram recebidos a tiros por ladrões de motos à margem do Rio do Antônio, no Bairro Apertado do Morro, na tarde desta terça-feira (12). Os policiais informaram ao site Brumado Notícias que seguiam denúncias anônimas sobre um possível desmanche de motos, quando, ao se aproximarem do local, os marginais começaram a atirar. 

A guarnição revidou, mas os bandidos conseguiram escapar por dentro da mata. Ainda segundo os investigadores, a área aberta pelos criminosos servia como ponto de encontro, onde possivelmente eles planejavam suas atividades. No local, foram encontradas roupas, varal, fogueira e três motos, as quais a polícia acredita serem produto de roubo. Duas delas estavam sendo desmanchadas. Os veículos foram encaminhados à delegacia para serem periciados.  

12 Ago 2014 - 16:30h

A Lei nº 13.021, que obriga a presença de um farmacêutico em drogarias, foi publicada na última segunda-feira (11), no Diário Oficial da União. De acordo com a norma, as farmácias deixarão de ser apenas estabelecimentos comerciais e passarão à condição de prestadoras de serviços de assistência à saúde. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, medir pressão, glicemia, aplicar soro e vacinas estão entre os exemplos de serviços que a norma permite que sejam prestados nas farmácias. Outra função que caberá ao profissional é notificar os profissionais de saúde, órgãos sanitários e o laboratório industrial sobre efeitos colaterais, reações adversas, intoxicações e dependência de medicamentos. A nova lei, que entra em vigor em 45 dias, prevê ainda que as drogarias devem ter instalações adequadas sob o aspecto sanitário.

12 Ago 2014 - 16:00h

O ex-deputado estadual, João Bonfim, recém-empossado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi homenageado na noite da última segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores de Brumado. A homenagem se deve aos relevantes serviços prestados à comunidade e ao estado durante os vinte anos em que atuou no parlamento estadual. Familiares, amigos, e autoridades políticas estiveram presentes no Legislativo. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Bonfim falou sobre as homenagens recebidas. “Meu sentimento é de gratidão pelo reconhecimento que o povo de Brumado, através da Câmara de Vereadores, manifestou pelo período em que atuei em prol dos interesses de minha terra natal. Fico realmente muito agradecido ao povo de Brumado, pois ao longo desses vinte anos trabalhei e coloquei meu cargo à disposição para construir uma cidade cada vez melhor”, disse. Ao final da solenidade foi servido um coquetel de confraternização aos presentes.