Achei Sudoeste

24 Jul 2015 - 14:00h

Depois de se desentender com vizinhos no Povoado de Telha, na zona rural do município de Érico Cardoso, Josino Manoel de Pina, de 72 anos, foi morto a tiros. Segundo familiares da vítima, a briga começou quando o idoso construiu uma encanação de água que passava por uma estrada e abastecia a sua propriedade. A estrada foi desativada e outras pessoas construíram sobre a mesma um chiqueiro. Os porcos quebraram os canos e o abastecimento de água na propriedade ficou prejudicado. Chateado, o idoso e mais três filhos quebraram o chiqueiro. Utilizando uma espingarda, os proprietários do mesmo revidaram, procurando a vítima e a executando com tiros no braço e abdômen. Ele chegou a ser encaminhado a uma unidade de saúde, mas não resistiu. Os criminosos fugiram e a polícia está investigando o caso.

24 Jul 2015 - 12:00h

Durante audiência que debateu os anseios para instalação de uma unidade do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) em Brumado, na manhã desta quinta-feira (23), o vereador Édio Pereira (PCdoB) denunciou que o secretário de relações institucionais, Josias Gomes, que está à frente dos processos de instalação do órgão nas 27 regiões de apoio, estaria usando de seu prestígio para instalar a unidade regional na cidade de Caetité, seu reduto eleitoral. “Se depender dele o Setaf será instalado em Caetité, que é sua base política e onde ele recebeu maior votação quando eleito deputado”, disse o vereador brumadense, convocando em seguida os deputados votados em Brumado a somarem forças com o município para que a cidade seja agraciada com o novo órgão do estado.

24 Jul 2015 - 11:30h

O auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac) localizado na Rua Dr. Mário Meira, em Brumado, foi o local escolhido para mais um encontro promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para a realização de uma audiência. Na oportunidade, foi debatida a instalação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) na cidade. O SETAF tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. Ao todo, 27 SETAFs serão implantados, um em cada Território de Identidade, compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é de que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs. O evento ocorrido em Brumado na manhã desta quinta-feira (23) contou com a presença dos prefeitos Aguiberto Lima Dias (SD) e de Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, de Malhada de Pedras, além de representantes de outros municípios pactuados da região. 

Após a formação da mesa de debates, o prefeito brumadense fez um pronunciamento em forma de desabafo, dizendo que a região não poderia perder mais para o município de Caetité, o qual tem sido favorecido pelo governo petista depois da reforma administrativa que extinguiu vários órgãos estaduais e direcionou os núcleos à cidade vizinha. “Nada contra o prefeito José Barreira e nada contra a cidade de Caetité, mas nós somos polo de uma microrregião e para nós está inviável termos que nos deslocar para Caetité em busca das ações desses núcleos implantados lá pelo governo. Temos de unir forçar para que uma unidade do SETAF seja estabelecida em Brumado, o que irá favorecer toda sua região”, destacou o gestor ao site Brumado Notícias, cobrando ainda a instalação de uma unidade da policlínica avançada para atender as demandas dos serviços de média e alta complexidade na cidade. O prefeito de Malhada de Pedras deu apoio ao amigo. “Pode contar comigo nessa luta Aguiberto, pois nossa referência aqui na região é Brumado e não Caetité. Vamos nos engajar nessa luta”, afirmou ele.

24 Jul 2015 - 11:00h

Os novos financiamentos pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) estão mais caros. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou o reajuste das taxas de juros dos novos contratos de 3,4% para 6,5% ao ano. O aumento vale apenas para os 61,5 mil contratos previstos para o segundo semestre deste ano. Quem já é beneficiado pelo programa e precisa renovar os financiamentos continuará pagando as taxas atuais, porque os contratos em vigor não podem ser alterados por apenas uma das partes. Segundo o Ministério da Fazenda, o aumento da taxa é necessário para garantir a viabilidade do programa, ao reduzir os gastos com subsídios. A pasta ressaltou que os juros continuam atrativos e abaixo dos financiamentos de mercado.

24 Jul 2015 - 10:30h

A pedido da OAB da Bahia, por iniciativa do conselheiro federal Maurício Vasconcelos, o Conselho Federal da OAB apresentou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um Procedimento de Controle Administrativo, com pedido de liminar de suspensão da cobrança de custas, não previstas em lei, para a prática de atos relativos às ações penais públicas no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), inclusive em requerimentos de liberdade. O procedimento pretende que o CNJ declare a nulidade do item 3 do Pronunciamento Técnico Circular  nº 003-C/2012, da Controladoria do Judiciário (CTJUD) do TJ-BA,  que instituiu a cobrança de custas, não previstas em lei, para a prática de determinados atos relacionado aos processo penal. Dentre eles, relaxamento de prisão, revogação de prisão preventiva, pedidos de liberdade provisória, de fiança, de restituição de coisa apreendida, entre outros, para os quais é exigido o pagamento de forma antecipada. “Tratando-se de um ato que deve ser praticado imediatamente pela autoridade judiciária, uma vez constatada a ilegalidade da prisão, não é admissível a exigência do pagamento de custas para o pedido de relaxamento, cujo único objetivo é levar ao conhecimento desta autoridade a ocorrência de uma prisão ilegal”, afirma Maurício Vasconcelos. Segundo a Tabela de Custas do TJBA do ano de 2015, o valor a ser cobrado para cada ato elencado é de R$ 127,02. O jurisdicionado que pretender isenção do pagamento das custas deverá postular por assistência judiciária perante o Juízo competente, fato que restringe o não pagamento aos necessitados.

24 Jul 2015 - 10:00h

Em assembleia realizada ontem (23), professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram manter a greve, mesmo com avanço nas negociações com o governo. A greve nas instituições estaduais baianas já chega a 70 dias. Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), as discussões com o governo estão encaminhadas, mas ainda existem pontos a serem fechados. Segundo Daniela Santos, diretora da Aduneb, a Secretaria de Educação apresentou em reunião, no último dia 18, uma proposta de minuta de acordo. A proposta garante a revogação da Lei 7176/97 que, segundo os professores, interfere na autonomia da gestão universitária, direitos trabalhistas como promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho, além de devolução de cotas do orçamento retiradas das universidades no primeiro trimestre, e compromisso de que, até o final de 2015, não haverá cortes e contingenciamento no orçamento. Os professores querem ainda que o governo faça os acréscimos propostos, entre os quais que a minuta seja encaminhada à Assembleia Legislativa da Bahia em caráter de urgência. Uma nova reunião entre professores e Secretaria da Educação foi marcada para hoje (24), às 15h30. A próxima assembleia dos docentes está marcada para o dia 30 de julho.

24 Jul 2015 - 09:30h

Muitos condutores de Brumado aplicam a boa educação e obediência às leis de trânsito no que se refere a dar preferência ao pedestre na travessia das vias. No entanto, a maioria prefere ignorar as leis e o bom senso nesses casos. O site Brumado Notícias registrou muitos condutores mal educados que por pouco não atropelavam os pedestres na faixa em frente à Praça da Matriz. “Isso é irritante, mas pelo menos alguns já demonstram a boa educação e param”, comentou a baiana de acarajé Val Amorim. “Dias desses um carro parou para me dar a preferência e um motoqueiro fez a ultrapassagem quase me atropelando. Infelizmente a boa educação não é qualidade de todos”, disse a aposentada Laudelina Nunes. Alguns moradores acreditam que se houvesse uma campanha mais intensa, com distribuição de panfletos e parcerias entre o setor público, seria possível conscientizar melhor os condutores.

24 Jul 2015 - 09:00h

No próximo final de semana, atletas de Muay Thai da cidade de Caculé vão participar do evento Pan-americano de Artes Marciais Open. O campeonato acontecerá no Centro Esportivo Miécimo da Silva, no Rio de Janeiro, e contará com mais de 20 modalidades de competição. Quatro atletas da Equipe Sparta Thai Boxing, treinados pelo professor Leo Sparta, representarão Caculé no evento.  Segundo Leo Sparta, os atletas contaram com o apoio do Governo de Caculé, do Juiz de Direito da Comarca de Caculé, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, e de empresas locais para participarem do campeonato. “Esse é um evento muito importante; um feito inédito para Caculé e região que ganha bastante visibilidade no esporte”, disse ele.

24 Jul 2015 - 08:30h

Desde a última sexta-feira (17) que os servidores da saúde da Bahia deflagraram greve em todo o estado. Nesse período estão sendo realizadas várias manifestações em diversos municípios. Em Brumado, a categoria fez novo protesto com camisetas e cartazes na manhã da última quinta-feira (23), durante encontro com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SD), no auditório de Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). Os grevistas cobraram atenção do estado e da secretaria municipal de saúde quanto às reivindicações da categoria. Os servidores querem que o governador Rui Costa (PT) exonere o secretário estadual de saúde, Fábio Vilasboas. Eles apontam que “o secretário não tem poder de articulação e nem flexibilidade nas mediações com o sindicato da categoria, sendo irredutível em seu posicionamento”. Como porta voz dos manifestantes, o sanitarista da extinta Dires 19, Marcelo Rocha, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que no município os grevistas também cobram o fortalecimento da regionalização da saúde com a instalação de um núcleo de apoio à saúde do estado.

24 Jul 2015 - 08:00h

Na última quinta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na BR-030, em trecho do município de Guanambi, 22,3 mil comprimidos de anfetamina - esta é a maior apreensão deste tipo de droga em todo o ano, na Bahia. De acordo com informações da PRF, a droga foi encontrada na parte interna de um veículo durante uma abordagem. Questionado pelos policiais, o motorista informou que adquiriu o produto em Feira de Santana e que entregaria para funcionários de um posto de combustíveis no município de Espinosa, no estado de Minas Gerais. O motorista, que tem 50 anos, foi encaminhado com a droga para a delegacia de polícia local.

24 Jul 2015 - 07:30h

Após a notícia de que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 2 mil o prefeito da cidade de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PT), o Gil Rocha, pela prática de nepotismo ao nomear a esposa, Marta Santos Lima Rocha, para o cargo de tesoureiro, no exercício de 2014, o gestor encaminhou nota ao site Brumado Notícias comentando a decisão. “A nomeação foi uma decisão para socorrer o município em um momento de emergência, não se tratando de um favorecimento”, disse Gil Rocha. Segundo o prefeito, a nomeação de Marta Lima, que é funcionária concursada do município e já exercia cargo administrativo na prefeitura de Guajeru desde 2006, se deu em virtude do afastamento do então tesoureiro, Pablo Carpejane, que em junho de 2014 pediu para ser desligado do cargo, alegando motivos pessoais. Tendo em vista o momento de crise e de cortes de gastos que o município atravessava, “tivemos a necessidade de nomear alguém que já fizesse parte do governo, que tivesse inteirado das ações que vinham sendo realizadas por nós e, principalmente, que fosse alguém do quadro efetivo e que não viesse a onerar a folha no momento em que víamos fazendo demissões e cortando despesas com pessoal. Além disso, precisávamos de alguém com conhecimento e habilidades para ocupar o cargo”, ressaltou. Ele ainda alega que a funcionária já sabia que sua permanência no cargo seria por um curto período. Em maio deste ano, já com as contas em ordem, a funcionária foi exonerada.

23 Jul 2015 - 18:30h

Em Malhada de Pedras, na próxima semana, de terça (28) a sexta-feira (06 de agosto), acontece a tradicional festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. Na programação, além do novenário, estão previstas missas matutinas, quermesse, shows religiosos, sorteio de prêmios, entre outras atividades. Para o padre Reinaldo de Oliveira, pároco da cidade, a expectativa pelo novenário é grande por se tratar de um momento de renovação e sustentação da fé cristã. Segundo ele, a Santa Missa será celebrada todos os dias às 6h, na Igreja Matriz, com exceção do domingo, dia 02 de agosto, que será às 19h30. Nos demais dias, a Novena acontece às 19h30. No dia da abertura do novenário, uma alvorada festiva, com a participação da Fanfarra do município, vai anunciar a chegada dos festejos. À noite, antes do primeiro dia da novena, o passeio de veículos pelas ruas da cidade, seguido de bênção dos carros e motos, também será uma forma de convidar os católicos para a festa. A missa solene, no dia 6 de agosto, está marcada para as 16h.

23 Jul 2015 - 18:00h

O desemprego em junho alcançou 6,9%, ficando praticamente estável em relação à taxa de 6,7% de maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo assim, junho registra a maior taxa de desemprego para o mês desde 2010, quando o índice chegou a 7%, como mostra a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada hoje (23). De acordo com a Agência Brasil, em junho deste ano, havia 1,7 milhão de pessoas desocupadas, resultado estável em relação a maio. No entanto, a pesquisa mostra aumento de 44,9% (mais 522 mil pessoas) no percentual de pessoas desocupadas em relação a junho de 2014. Já a população ocupada em junho era 22,8 milhões, também estável em comparação a maio, indicando porém recuo de 1,3% (ou menos 298 mil pessoas) na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo o IBGE, em junho, a população não economicamente ativa manteve-se em 19,3 milhões de pessoas, o que indica estabilidade em comparação a maio. População não economicamente ativa é um conceito elaborado para designar a população que não está inserida no mercado de trabalho ou que não está procurando exercer algum tipo de atividade remunerada. Já o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,5 milhões) ficou estável no mês, mas recuou 2% (menos 240 mil pessoas) em relação a junho de 2014. A pesquisa do IBGE indica que o rendimento médio real habitual do trabalhador subiu 0,8% de maio para junho, ficando em R$ 2.149,10. Mas recuou 2,9% em relação a junho do ano passado. Já a massa de rendimento médio real habitual ficou estável de maio para junho: alcançou R$ 49,5 bilhões. A massa de rendimento caiu, no entanto, 4,3% em relação a junho de 2014.

23 Jul 2015 - 17:30h

O vereador comunista brumadense, Édio Pereira, não está nada satisfeito com a postura tomada pela administração do governador Rui Costa (PT) no que se refere à atenção à saúde e a educação no estado. “Mesmo sendo aliado do governo de Rui Costa não posso pactuar com algumas ações que foram tomadas que atingem em cheio os servidores públicos”, destacou o líder do PCdoB ao falar sobre os dois meses de atraso nos salários dos servidores terceirizados da educação. Pereira apontou que o quadro é uma herança deixada pelo ex-governador Jaques Wagner (PT). O parlamentar também criticou o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilasboas, que, segundo ele, tem se mostrado irredutível aos apelos dos servidores da saúde que estão em greve. Édio disse ainda que a altivez do secretário tem promovido um massacre no funcionalismo público. “O grande diferencial em qualquer órgão está na motivação e valorização dos seus servidores. Não existe governo sem servidores e trabalhadores motivados e comprometidos com esse governo. Mas é adotada uma política de massacre à classe trabalhadora e isso leva à gestão a contramão”, disparou o vereador, afirmando por fim que o governo está promovendo a usurpação dos direitos trabalhistas, rotulando mais uma vez o secretário de saúde como principal responsável. “Não pode haver uma posição radicalizada e inflexível de não sentar para conversar e negociar, principalmente no governo dos trabalhadores onde há um secretário que não conversa. Por isso temos essa posição crítica. O governo está usurpando o direto trabalhista dos servidores”, pontuou Édio.

23 Jul 2015 - 17:00h

Mais um canal de comunicação foi lançado pela Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. A partir de agora o WhatsApp da Cidadania (71- 9729-6802) vai estar ligado 24 horas para receber críticas, denúncias ou elogios da população através da bancada oposicionista. Segundo a oposição, a participação popular fortalecerá ainda mais a atuação dos parlamentares oposicionistas, no seu dever de acompanhar, denunciar e fiscalizar os atos do Executivo. Qualquer um pode adicionar o número e interagir com a bancada de deputados. A identidade dos denunciantes será preservada.

23 Jul 2015 - 16:30h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito da cidade de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SD), garantiu que irá concorrer à reeleição nas disputas eleitorais de 2016. O prefeito não titubeou ao expressar que pretende dar continuidade ao mandato. “Sou o candidato natural”, disse ele, reconhecendo em seguida que por conta da crise nas administrações públicas do país seu governo sofreu alguns revezes que custaram um desconforto popular em sua gestão. O gestor ainda ressaltou que só deixará a prefeitura se for pela vontade do povo. “Continuo candidato apesar da crise que passamos com as restrições financeiras, mas o nosso trabalho é incessante. Só se Deus não permitir ou se o povo de Brumado não quiser mais Aguiberto como prefeito”, destacou o gestor brumadense.

23 Jul 2015 - 16:00h

Além dos tradicionais aparelhos de ar-condicionado, a Suprema Refrigerações também vende outros produtos funcionais para o dia a dia, a exemplo de escadas multifuncionais. Na loja, você encontra Escada Multifuncional 4x3 com 12 Degraus em Alumínio com Plataforma por apenas R$ 462,00 à vista. O equipamento também pode ser adquirido por R$ 513 a prazo, em três no cheque ou no cartão. Acesse o site www.supremaice.com.br e conheça toda linha de produtos da loja, que fica situada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786.

23 Jul 2015 - 15:30h

Em dezembro de 2014, a eleição da mesa diretora apresentou momentos de conflito com relação ao entendimento do regimento Interno da Câmara de Vereadores de Brumado. Na época, a chapa composta pelos vereadores Castilho Viana (PSB), José Carlos dos Reis (PDT) e José Ribeiro Neves (PT) não aceitava a reeleição alegando que contrariava o disposto nas leis municipais. Não satisfeitos com o resultado do pleito que reconduziu a chapa a sua reeleição, os vereadores entraram com agravo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) solicitando indeferimento da eleição. O Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá negou provimento ao agravo declarando que em momento algum houve desatendimento ou fraude aos textos legislativos. O Ministério Público também constatou que a documentação apresentada pelos agravantes estava desatualizada, tornando insubsistente a alegação. O presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo (PSL), ficou satisfeito com a decisão, visto que dá como encerrada uma disputa que já teve seu final no mês de dezembro de 2014. “A mesa diretora vem trabalhando com o propósito de estar cada vez mais integrada com a população, buscando a realização de ações que visem sempre o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade, ofertando uma vida de melhor qualidade a todos os brumadenses”, pontuou ele.

23 Jul 2015 - 15:00h

A premiação oficial da 17ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas foi divulgada pela organização do evento. Nesta edição, os ganhadores vão receber R$ 11 mil em dinheiro; troféu para os atletas que chegarem do primeiro ao quinto lugar em todas as categorias; e medalhas de participação para todos os inscritos. A competição é válida pelo ranking nacional de ciclismo, além de ser fiscalizada pela Federação Baiana de Ciclismo. Neste ano, não haverá inscrições no dia do evento, por isso inscreva-se já pelo site oficial www.corridaecologica.com.br. Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas: mais que uma disputa, uma grande emoção!

23 Jul 2015 - 14:30h

Um crime bárbaro chocou a comunidade de Vitória da Conquista no último fim de semana. Na cidade, uma adolescente de 16 anos, grávida de três meses, foi queimada com óleo quente pelo padrasto. O crime aconteceu dentro de casa. O Conselho Tutelar tomou conhecimento do caso após a jovem dar entrada em um hospital com queimaduras nas pernas e na barriga. O órgão denunciou o crime à polícia, que intimou o homem, cujo nome não foi divulgado. Ele deve comparecer na delegacia para ser ouvido hoje (23). Segundo a mãe da jovem, ela estava na cozinha fritando carne quando foi surpreendida pelo padrasto. Ao G1, a delegada Decimária Cardoso disse que a menor foi liberada da unidade de saúde na terça-feira (21), dois dias após a agressão. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o crime. A adolescente também deve prestar depoimento nesta quinta-feira. A mãe da jovem prestou queixa e foi levada até a unidade policial para fazer a ocorrência por membros do Conselho Tutelar.