Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
STF julga legal regra que estipula data de corte para ingresso no ensino infantil e no fundamental Foto: Carlos Moura/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (1º), por seis votos a cinco, manter a validade de normas que estipulam idade de 4 anos e 6 anos, respectivamente, completados até 31 de março, para ingresso no ensino infantil e no fundamental. De acordo com o G1, o julgamento começou em maio. Naquele mês, quatro ministros consideraram válidas as normas do Conselho Nacional da Educação (CNE). Outros quatro votaram pela derrubada da barreira de março, por considerarem que a criança pode ser matriculada em qualquer período durante o ano que completar 4 ou 6 anos. Na retomada do julgamento, nesta quarta-feira, o resultado voltou a ficar empatado. O ministro Marco Aurélio entendeu que o corte etário deveria ser mantido, e Celso de Mello votou contra essa exigência.

Presidente do TSE afirma em decisão que vê 'inelegibilidade chapada' em Lula Foto: Rosinei Coutinho/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou em decisão desta quarta-feira (1º) que há uma “inelegibilidade chapada” (evidente, notória) na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT fará no próximo sábado (4) convenção para confirmação do nome de Lula como candidato a presidente. Depois, o partido terá até 15 de agosto para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. Só após esse período é que partidos, coligações e o Ministério Público podem questionar a candidatura. O TSE tem um rito para julgamento dos registros de candidatura até 17 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno da eleição, em 7 de outubro. Ao rejeitar ação apresentada pelo cidadão Manoel Pereira Machado Neto, que pedia a "imediata declaração de inelegibilidade" de Lula antes mesmo do registro da candidatura. Fux rejeitou a ação por considerar que esse cidadão não tinha legitimidade para o pedido. Mas ressaltou que o entendimento dele, Fux, a respeito do tema é “público e notório”. “A controvérsia jurídica travada nos autos encontra óbice quanto à análise da questão de fundo em face de vício processual insanável. Isso porque a demanda apresenta um pedido impugnativo ajuizado por um cidadão, despido de legitimidade ativa amparada na lei”, afirmou Fux na decisão.

Polícia militar deflagra Operação Bom Jesus em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Sob o comando do major Adriano Souza Dias a polícia militar deflagra a “Operação Bom Jesus” neste final de semana em todo o município de Brumado. A informação foi confirmada pelo comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste na noite desta quarta-feira (01). Com um efetivo de 50 homens, inclusive com guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), a polícia realizará abordagens em todo o município e na zona rural. De acordo com Souza Dias, os distritos de Cristalândia, Itaquaraí, Ubiraçaba, Vila Presidente e adjacências também estão incluídos na operação. “Nossas ações de combate à criminalidade continuarão em Brumado e nos municípios que são atendidos pela 34ª CIPM”, destacou o major.

Eleições 2018: MDB oficializa candidatura de João Santana ao governo da Bahia Foto: Divulgação/MDB

Sem definir o segundo candidato ao Senado, o ex-ministro João Santana foi oficializado, na nesta quarta-feira (1º), candidato ao governo da Bahia pelo Movimento Democrático Brasilero (MDB). O ato aconteceu na sede do partido, no Costa Azul, em Salvador. Além de Santana, Professora Jeane e Jorge Viana foram confirmados como postulantes a vice-governadora e ao Senado, respectivamente. O ex-prefeito Roberto Carlos de Souza, conhecido como Robertão, será o suplente de Viana. Sobre o segundo candidato à Câmara Alta do Congresso Nacional, o ex-ministro afirmou que ainda conversa com dois partidos para definir o nome. A Justiça Eleitoral definiu até o 15 de agosto para o registro das candidaturas. O pré-candidato ao governo disse que, se eleito, vai focar na economia baiana. “A economia do estado é muito complexa, mas eu falo a língua do povo e vai ser entendível. É através da economia que vamos voltar a desenvolver o estado para conseguir gerar emprego”, afirmou.

Estudo comprova a relação entre sono ruim e depressão Foto: iStock/Veja

Pesquisadores ingleses e chineses descobriram uma ligação neural entre depressão e problemas de sono, segundo estudo publicado no JAMA Psychiatry. De acordo com especialistas, cerca de 75% dos pacientes deprimidos relatam dificuldade para dormir ou insônia. A equipe envolvida na pesquisa revela que as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo e emoções negativas podem prejudicar o sono dos pacientes, uma vez que os pensamentos pessimistas são um fator relevante para a aparição de distúrbios do sono. Além disso, a privação de sono, causada pela vida moderna, faz aumentar os riscos de desenvolver depressão, evidenciando a extensa ligação entre os problemas. Diante da descoberta, os cientistas acreditam ser possível melhorar a qualidade de sono dos pacientes com depressão e criar possibilidades de tratamento, que visem a tratar ambos os transtornos.

Guanambi: PM apreende drogas, arma artesanal e material furtado na zona rural

Na última terça-feira (31), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar em Guanambi, a 141 km de Brumado, sob o comando do tenente coronel Arthur Mascarenhas, se deslocou até a Fazenda Lagoa da Garça para verificação da veracidade de um furto ocorrido no Sítio Maracanã. No local, foram feitas diligências nas proximidades e encontrado o material em uma fazenda próxima do local do furto, conhecida como “Passagem do Moreira”. Foram apreendidos 84,2 gramas de substância analóga à cocaína, 8 tabletes de substância analóga à maconha, totalizando 321,2 gramas, uma chumbeira, 15 cartuchos calibre 28, sendo um 1 intacto e 14 deflagrados, 4 facas tipo peixeira, 5 frascos contendo pólvora, 1 embalagem contendo chumbo, 3 pacotes de embalagens plásticas utilizadas para armazenamento de drogas, 2 aparelhos celulares, 1 balança de precisão de cor prata, 2 machados e 1 pé de cabra, 5 embalagens de espoletas, 1 calibrador de cartucho, 1 mesa de som, 1 fonte, 1 módulo, 1 aparelho de cd, 1 boca de som, 1 televisão, 1 carregador de celular, 2 controles e 1 par de  botas. Na residência havia um elemento, que fugiu com a chegada da polícia. No entanto, deixou cair no chão a sua Carteira Nacional de Habilitação. Posteriormente, foram consultados os bancos de dados e verificado que em desfavor de Rafael Pereira Flores consta mandado de prisão em aberto. Sendo assim, o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi para a devida formalização.

Brasil terá aumento de mortes por onda de calor, afirma estudo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um novo estudo internacional revela que o número de mortes causadas por ondas de calor aumentará sem parar nas próximas décadas, caso não sejam tomadas providências de adaptação às mudanças climáticas. Entre os 20 países avaliados na pesquisa, o Brasil está em terceiro nas projeções de aumento das mortes ligadas ao calor. Colômbia e Filipinas estão na frente. O maior aumento será nas regiões tropicais – em especial nas nações de baixa renda -, mas também haverá expressiva elevação de mortes na Austrália, na Europa e nos Estados Unidos. Neste momento, vários países do Hemisfério Norte têm sofrido com fortes ondas de calor. Liderado pela Universidade Monash (Austrália), o estudo foi publicado nesta terça-feira, 31, na revista científica PLOS Medicine. A pesquisa, dizem os cientistas, é a primeira a prever o número de mortes associadas às ondas de calor. Eles esperam que o resultado ajude os tomadores de decisão a planejar estratégias de adaptação e mitigação para mudanças climáticas. Os cientistas desenvolveram um modelo para estimar o número de mortes relacionadas às ondas de calor em 412 cidades de 20 países, de 2031 a 2080. Foi possível projetar o aumento da mortalidade associada às ondas de calor no futuro em diferentes cenários, caracterizados por níveis de emissão de gases de efeito estufa, grau de preparação e estratégias de adaptação e densidade populacional das regiões estudadas.

Brumado: Ajax fica com o título do campeonato sub-16 de futebol do São Félix

A escolinha de futebol Ajax ficou com o título do II Campeonato de Futebol Sub-16 do Bairro São Félix 2018. A partida decisiva foi disputada no domingo (29), no Campo de Várzea, em frente à Escola Municipal Idalina Azevedo, tendo como adversário a Escola Atletas do Bairro, que abriu o marcador, mas acabou cedendo o empate ainda na primeira etapa. O jogo se arrastou com o mesmo placar por todo o segundo tempo e a decisão foi para as penalidades. O Ajax mostrou-se mais eficiente nas cobranças e construiu o resultado final de 4x2, que assegurou o título da temporada. As equipes receberam troféus e medalhas, além de premiações individuais aos atletas que se destacaram no torneio. Ao final, o público presente também participou de um bingo valendo uma bicicleta. O valor arrecadado com a venda das cartelas foi revestido para a promoção do esporte de base local.

Ufba abre curso de pós-graduação na UAB em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foram abertas na segunda-feira (30) as inscrições para o Curso de Especialização Lato Sensu em Alfabetização em Letramento, ministrado pela Universidade Federal da Bahia - Ufba. Para o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) , em Brumado, foram disponibilizadas 45 vagas. O link para a inscrição, os critérios de seleção e demais informações estão disponíveis aqui.

BA-148: Veículo de Brumado cai em ribanceira na Serra das Almas em Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um veículo modelo Hilux caiu em uma ribanceira à margem da rodovia BA-148, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na manhã desta quarta-feira (01). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu na temerosa “Curva do S”, na estrada Desembargador Antônio Carlos Souto, em um dos trechos mais perigosos para quem trafega na rodovia na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista teria perdido o controle da direção e acabou capotando o veículo no local. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Livramento de Nossa Senhora. O estado de saúde não foi divulgado.

Ibicoara: Mulher é presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo

No final da tarde desta da última terça-feira (31), em rondas no Distrito de Cascavel, na cidade de Ibicoara, a 170 km de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar abordou um veículo cujos ocupantes estavam em atitude suspeita. Segundo informações da polícia, no interior do carro, foi encontrada uma espingarda, do tipo cartucheira. Uma das ocupantes do veículo confessou o porte da arma e foi conduzida à Delegacia de Barra da Estiva, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante, além de apresentado o material apreendido.

Espetáculo teatral do Grupo Olaria estará em Rio de Contas no próximo final de semana Foto: Divulgação

No próximo sábado (03) e domingo (04), o Grupo Olaria apresentará o seu novo espetáculo de teatro, o “Festa na Fé”, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, na Praça Coronel Carlos Souto, a Praça do Capim, e na Praça da Matriz, respectivamente. O projeto, financiado pelo do Estado da Bahia, prevê montagem e circulação do novo espetáculo nas cidades de Planalto, Poções, Jequié e Rio de Contas, com duas apresentações em cada. O repertório é um universo de histórias fantásticas, produzidas a partir do estudo antropofágico e brincante de elementos das matrizes ibéricas, indígenas e africanas, presentes na cultura popular brasileira. O grupo festeja a cultura popular com manifestações do Maracatu, Côco, Capoeira, Ciranda, Toré, Terno de Reis e o Jongo.

Paramirim: Exames de DNA são os mais procurados na Unidade Móvel da Defensoria Pública

As ações cidadãs promovidas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) continuam em destaque nas visitas da Unidade Móvel de Atendimento da Instituição às cidades do interior do estado. Nas últimas quinta (26) e sexta-feira (27), em Paramirim, a 129 km de Brumado, o destaque foi a Ação Cidadã Sou Pai Responsável: dos 76 atendimentos registrados, muitos foram exames de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade. Segundo o coordenador da Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, há 11 anos, a Defensoria promove esta ação e o objetivo é incentivar os homens a reconhecerem a paternidade dos filhos, registrá-los e assumirem a responsabilidade de pai.

Na sessão da última terça-feira (31), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente a denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Itapetinga, José Carlos Cerqueira Moura (PT), por suposta irregularidade na aquisição de merenda escolar e ausência de cadeiras nas unidades da rede municipal de ensino, no exercício de 2014. O relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho, multou o gestor em R$ 1.200,00. A inspeção realizada por técnicos do TCM não constatou nenhuma irregularidade na contratação da empresa CLJ Produtos Alimentícios para o fornecimento de gêneros alimentícios à prefeitura de Itapetinga. Os valores médios pagos pelos itens analisados foram considerados compatíveis com seu preço mercadológico e com os valores praticados por outras prefeituras baianos no mesmo ano, sendo assim considerada regular a aquisição de merenda escolar no exercício de 2014. Sobre a ausência de cadeiras nas unidades escolares, foi relatado à equipe técnica que o Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão esteve com cadeiras insuficientes e inadequadas para os alunos no período compreendido entre o mês de agosto de 2013 a abril de 2014, o que comprova a falta de planejamento na aquisição do material. A situação foi resolvida com a compra significativa de assentos ainda em 2014, sendo 1.200 unidades compradas em fevereiro e o restante em outubro, no importe de R$ 82.500,00. No momento da vistoria a situação já estava resolvida. O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, opinou pela aplicação de multa ao ex-prefeito apenas em razão da ausência de cadeiras nas unidades escolares. Cabe recurso da decisão.

Eleições 2018: Rede homologa candidatura do brumadense Genivaldo Azevedo a deputado federal

O servidor público da Justiça da Bahia, professor Genivaldo Azevedo, teve a sua candidatura a deputado federal homologada pela Rede Sustentabilidade durante a convenção estadual do partido, que ocorreu no último sábado (28), em Salvador. Agora, Genivaldo irá disputar uma vaga no Congresso Nacional. Azevedo estava à frente da Auditoria Pública Cidadã da Bahia (Aucib), mas se afastou do cargo devido à legislação eleitoral. Na convenção, ele esteve acompanhado do atual presidente da entidade, Paulo Esdras. Genivaldo já disputou a cadeira do executivo brumadense nas eleições municipais de 2016.

Padrasto mata bebê de oito meses com golpes de facão na cabeça e no pescoço Foto: Reprodução/Pebão

Nesta segunda-feira (30), Francielson Gomes Pereira matou o enteado, um bebê de oito meses identificado como Mateus Santos da Silva Matos, com golpes de facão. O caso aconteceu no município de Governador Edson Lobão, no interior do Maranhão. O padrasto deu vários golpes na cabeça e no pescoço da criança, que chegou a ser socorrida por familiares até o hospital, mas não resistiu. Segundo informações de vizinhos, a mulher saiu de casa após uma briga e a criança ficou com o padrasto. 

Padrasto mata bebê de oito meses com golpes de facão na cabeça e no pescoço Foto: Reprodução/Pebão

De acordo com o Pebão, ao voltar para casa, a mulher teria perguntado pelo menino e o marido respondeu que matou o bebê porque ele estava chorando muito. Ela acionou a polícia, que prendeu o suspeito. O mesmo permaneceu sentado em uma cadeira na frente da casa. O corpo foi removido por peritos da Polícia Técnica. Diversos curiosos se aglomeraram no local na tentativa de ver o corpo da criança.

Denúncia aponta que 86 alunos são transportados em ônibus escolar em Anagé Foto: Ricardo Nolasco

Em Anagé, a 86 km de Brumado, o transporte escolar de alunos da rede municipal está vivendo um período crítico. Denúncias apontam diversas irregularidades no transporte de alunos da zona rural para a sede. De acordo com o Blog do Ricardo Nolasco, uma das denúncias mostra imagens de um ônibus que faz o transporte de alunos da comunidade de Arapuá Capão Verde e de outras localidades. Mais de 86 alunos estariam sendo transportados no veículo. Devido à superlotação, muitos adolescentes são conduzidos a pé ou bem próximos à porta do veículo. O risco de uma tragédia é iminente e os pais dos alunos pedem que a situação seja resolvida o quanto antes. Até o momento, a Secretaria Municipal de Educação de Anagé não se manifestou sobre as denúncias.

Suspeito de participar de facção geral do estado ligado ao PCC é preso em Caetité

Dois indivíduos foram presos em flagrante no final da tarde desta terça-feira (31), em Caetité, a 100 km de Brumado. A Cipe/Sudoeste, antiga Caesg, havia recebido informações de que os indivíduos iriam transportar armas e drogas da cidade de Caculé até Caetité. A guarnição, com o apoio de policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), montou uma barreira a fim de capturar a dupla, porém, ao perceberem o bloqueio, os suspeitos retornaram, chamando a atenção pela atitude suspeita. Os policiais fizeram um acompanhamento do veículo, que estava em alta velocidade, por alguns quilômetros. Ao efetuar a abordagem, a polícia encontrou no carro um revólver calibre 38 municiado, com seis munições intactas, além de certa quantidade de substâncias análogas à maconha e cocaína. Os indivíduos, o veículo e todo material encontrado foi apresentado na delegacia de Caetité. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, um dos elementos é suspeito de fazer parte da Geral do Estado, uma facção composta por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) responsáveis por transmitir as ordens das lideranças nos presídios.

Brumadense Alexandra Cardoso fica com a prata no Mundial Master de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A atleta brumadense Alexandra Cardoso, faixa preta de Jiu-jitsu, participou pela quarta vez do Campeonato Master Internacional no Rio de Janeiro. No último final de semana, a representante da Academia Aranha Fight Team Assad BJJ se viu obrigada a fazer ajustes no próprio peso para disputar uma categoria abaixo da sua e, mesmo com todo o esforço, acabou sendo imobilizada na disputa final. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ela ficou com a medalha de prata na competição. Além de patrocinadores da iniciativa privada, Alexandra contou ainda com o apoio da Secretaria de Esportes do Município, que pagou os custos com hospedagem.

Comer bem, para viver bem: Vem ser saudável com a Praticook Brumado

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

Cipe Sudoeste apreende mais de R$ 6 mil com foragido da justiça em Barra da Estiva

Em patrulhamento tático e ostensivo na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, uma guarnição da Cipe-Sudoeste, prendeu dois indivíduos na Praça Melquíades Caires, em frente ao Banco do Brasil. No local, os indivíduos foram abordados em um veículo branco, com placa MQH 0827. Durante a inspeção, os policiais encontraram com a dupla a quantia de R$ 6.097,00 em espécie. No interior do veículo, também foram localizados equipamentos utilizados na manutenção de máquinas usadas no minério de pedras, algumas pedras extraídas da mineração, entre outros pertences. O condutor e o carona não souberam informar a origem do dinheiro encontrado e, após verificação em sistema de consulta de restrições policiais, foi constatado que havia em desfavor de um deles um mandado de prisão em aberto. Os indivíduos, o dinheiro, o veículo e todo o material foram apresentados à autoridade na delegacia de Brumado para as providências cabíveis.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Onça é vista circulando em bairros na cidade de Guanambi

Uma onça suçuarana foi flagrada na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, na última segunda-feira (30). Moradores dos bairros Liberdade e Floresta, relataram em redes sociais sobre a presença do animal nas localidades. Os populares denunciaram o caso a Secretaria de Agricultura do Município que já está realizando buscas na tentativa de capturar o animal. Até o momento, não há pistas sobre o paradeiro do animal. A Secretaria de Meio Ambiente alertou a comunidade para que todos fiquem em alerta. “É necessário que todos fiquem em alerta, e se caso avistem o animal ligue para a Policia Militar e não faça nada com o animal para não colocar a sua vida em risco e a dele”, diz o secretário Hélio Pereira. De acordo com o secretário, já foram encontradas suçuaranas nas regiões de Sebastião Laranjeiras e Morrinhos, e que não é comum ocorrência desse tipo de animal em Guanambi. “Nas proximidades dos bairros existem uma mata e há uma possibilidade que o animal venha de lá. No entanto, nesta região não é comum encontrar este tipo de animal”.

Eleições 2018: MDB vai homologar candidatura do brumadense Carcará do Sertão a deputado estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vai homologar nesta quarta-feira (01) a candidatura do brumadense Manoel Rodrigues Filho, o Carcará do Sertão, a deputado estadual. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Carcará do Sertão vai disputar uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com o incentivo de diversos empresários da capital do minério. Manoel já está em Salvador para participar da convenção do partido.

Eleições 2018: MDB vai homologar candidatura do brumadense Carcará do Sertão a deputado estadual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 2016, quando participou de seu primeiro pleito eleitoralao cargo de vereador, ele realizou campanha com panfletagem em cima de uma carroça no centro comercial. Na ocasião, o então candidato se apresentava de paletó, chapéu e um grande lenço amarrado ao pescoço. Para as eleições 2018, Carcará promete ser ainda mais autêntico para fazer uma das campanhas mais inusitadas do Brasil. Pré-candidatos já estão temerosos na capital do minério. A nossa reportagem tentou contato com o presidente do MDB na Bahia, deputado federal Lúcio Vieira Lima, mas as ligações não foram atendidas e, até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno.

Arquivo