Achei Sudoeste

19 Nov 2013 - 18:50h

Sem nenhuma arma, um homem conseguiu assaltar uma farmácia na manhã desta terça-feira (19), no centro comercial, em Brumado. Segundo disse a polícia ao site Brumado Notícias, proprietários e funcionários da farmácia se intimidaram com os gritos do assaltante, que estava muito alterado. “A população está tão assustada com os assaltos que os bandidos agora roubam no grito”, ironizou um funcionário na delegacia. Em uma ação rápida, a polícia localizou o elemento suspeito com todos os itens que foram roubados da farmácia - remédios, preservativos, escovas de dente, estojo com cortador de unha e dinheiro. O acusado foi encaminhado à delegacia, onde foi registrado o flagrante de roubo.

19 Nov 2013 - 18:25h

Uma grave denúncia de abuso sexual praticado contra duas irmãs, uma 12 anos e a outra de 1 ano e sete meses, está sendo investigado. O caso teria acontecido em Brumado e o acusado é um policial militar aposentado. O homem teria abusado das duas meninas, que são suas enteadas. Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil foi até a casa do acusado cumprindo mandado de busca e apreensão, mas o policial não foi encontrado. A residência estava vazia. No local, a polícia buscava encontrar o computador, que poderia conter imagens dos abusos. O site Brumado Notícias apurou que foram feitos exames nas crianças que apontaram o abuso. Agora, resta comprovar se o material recolhido pertence ao acusado. Até a última semana o caso estava sendo investigado sob sigilo.

19 Nov 2013 - 16:45h

Na próxima quinta-feira (21), será realizada uma audiência pública na cidade de Abaíra com o objetivo de debater o projeto de construção de uma barragem sobre o Rio das Contas no município de Piatã. O assunto tem desagradado a todos os municípios por onde o Rio passa, pois, segundo argumentam vereadores e lideranças políticas, a barragem só beneficiaria a uma empresa particular. Esta alteraria o curso do rio e prejudicaria o meio ambiente e o abastecimento de vários municípios, entre os quais a cidade de Brumado, que sofreria com o abastamento na Barragem de Cristalândia. O assunto foi muito debatido pelo parlamento brumadense, que é totalmente contrário à construção da barragem. O vereador Castilho Viana (PSB) participará da audiência juntamente com o grupo ambientalista Modera. Segundo Viana, a construção da barragem irá afetar negativamente o meio ambiente, a economia e, principalmente, o abastecimento em vários municípios.

“No passado, já sofremos com a construção da Barragem do Truvisco, que impedia a chegada da água à Barragem do Rio do Antônio. Agora, vivemos as sombras desse novo pesadelo. O governo já construiu uma adutora em Malhada de Pedras e anunciou a construção de outra adutora para atender ao distrito de Sussuarana e ao município de Tanhaçu, mas não falou nada sobre a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e ainda pode aprovar a construção dessa barragem em Piatã. Se isso acontecer vamos voltar a estaca zero no que diz respeito ao abastecimento de água em nossa cidade. Não podemos permitir que isso aconteça; temos que unir forçar com os demais municípios e nos mobilizarmos e protestarmos contras essas ações do governo que afetarão o meio ambiente, a economia e o abastecimento em toda a região do Rio das Contas”, argumentou o vereador. O presidente Alessandro Lôbo (PSL) declarou que o Legislativo local irá encaminhar ofício para todas as Câmaras por onde passa o Rio das Contas no intuito de mobilizar as cidades contra a construção da barragem na nascente do rio, no município de Piatã.

19 Nov 2013 - 15:58h

Nesta terça-feira (19), um corpo foi encontrado dentro de uma piscina, no Baraúna Tênis Clube, em Caetité, no sudoeste baiano. O local está desativado e o corpo foi localizado enrolado em papelão, já em estado de putrefação, por funcionários da limpeza pública municipal, que sentiram um forte odor vindo da área da piscina. De acordo com a polícia técnica, o corpo é de um homem de aproximadamente 40 anos, de cor negra, morto acerca de uma semana. O corpo foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica para a cidade de Guanambi a fim de serem averiguadas as causas da morte. As polícias militar e civil também estiveram no local registrando a ocorrência, mas até o momento não se sabe a identidade do homem, pois o mesmo foi encontrado sem documentos.

19 Nov 2013 - 15:15h

Em telefonema ao site Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (19), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), demonstrou entusiasmo com relação à caminhada do ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2014. “Entendo que mais do que nunca a gente precisa promover uma renovação política na Bahia. Essa renovação passa pela projeção de alguns nomes que despontam para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Mas, especificamente para a Assembleia, considero hoje o meu amigo Luciano um dos mais qualificados nesta disputa pré-eleitoral”, disse o gestor. O democrata destacou a importância do ex-prefeito para o desenvolvimento de Caculé. “Luciano foi prefeito de Caculé por duas vezes, durante as quais fez um grande trabalho à frente do executivo municipal, transformando a sua cidade e saindo do governo com um índice de aprovação elevadíssimo como forma de reconhecimento da população pela sua competência e dedicação. É uma pessoa que faz política por vocação e que tem um futuro extraordinário”, reiterou o prefeito. 

Para Neto, Ribeiro está sempre atento a situação dos municípios da região, conhecendo e mantendo parcerias importantes com as lideranças políticas. “Olhando hoje os nomes do sudoeste baiano, o de Luciano é o que apresenta as condições mais promissoras para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa”, garantiu. O chefe do executivo da capital ressaltou por fim que, ao lado de Luciano, irá construir muito pela Bahia. “Tenho uma relação de amizade com Luciano e ele vai contar com todo o meu apoio. Hoje sou prefeito de Salvador e ano que vem não vou disputar a eleição, então, vou ser o cabo eleitoral de Luciano, pois sei de sua qualificação e o quanto a Assembleia Legislativa e a Bahia vão ganhar com sua representação”, finalizou.

19 Nov 2013 - 14:30h

O Partido dos Trabalhadores (PT) poderá pedir ao Senado para entrar com uma representação contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, por crime de responsabilidade. O partido acusa o chefe do poder judiciário brasileiro de ter ferido a Constituição ao determinar que parte dos réus do mensalão cumprisse as penas em regime fechado, mesmo tendo sido condenados ao regime semiaberto, como é o caso do ex-ministro José Dirceu, e do ex-presidente do PT, José Genoino. Além disso, o PT responsabiliza o presidente do STF pelos réus não estarem cumprindo as penas em seus domicílios e pelo fato de Genoíno não estar recebendo tratamento médico adequado no Complexo Penitenciário da Papuda, onde está preso desde a última sexta-feira (15). Caso o processo seja aberto, ele pode resultar no impeachment de Barbosa. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.

19 Nov 2013 - 11:40h

Veículos apreendidos e sem identificação de procedência e propriedade por conta de adulteração de sua numeração original poderão ser utilizados pelas polícias civil e militar na realização de trabalhos investigativos e operações para repressão de ilícitos. Os veículos só passarão a ser usados para essa finalidade caso o Projeto de Lei n° 20.545\2013, de autoria do deputado estadual João Bonfim (PDT), que tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, seja aprovado. Bonfim defende os resultados positivos que tal medida trará em curto prazo com a intensificação das atividades policiais e a diminuição do problema da superlotação dos pátios de delegacias e órgãos de trânsito. O deputado ainda chama a atenção para o fato de que muitos veículos apreendidos estão em bom estado de conservação e poderiam estar sendo utilizados em prol do bem comum, mas acabam se deteriorando pela ação do tempo em função da demora de uma decisão judicial. De acordo com o projeto de lei, o veículo deverá ser utilizado exclusivamente no serviço policial e seu uso dependerá de autorização prévia do secretário de Segurança Pública do Estado. Identificado o proprietário, o automóvel será recolhido e devolvido, nas mesmas condições de conservação.

19 Nov 2013 - 11:25h

Em alusão ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), que neste ano traz o tema Juventude e Missão, uma Audiência Pública será realizada no auditório do Semac, nesta terça-feira (19), às 19h, em Brumado. A Audiência visa analisar e discutir com diversos gestores, lideranças, representantes e autoridades locais o tema “Contra o Extermínio da Juventude”. Toda a população brumadense esta convidada a participar desse importante debate.

19 Nov 2013 - 11:10h

De acordo com pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (18), a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria a disputa presidencial ainda no primeiro turno com 43% das intenções de voto se as eleições de 2014 fossem hoje. O levantamento considerou que os adversários da presidente seriam o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) - atualmente o cenário mais provável da disputa. Segundo o Ibope, Aécio teria 14% das intenções de voto e Campos apenas 7%. Votos brancos ou nulos somam 21% e não sabem ou não responderam totalizam 15%. Em pesquisa anterior divulgada no dia 24 de outubro, Dilma tinha 41%, Aécio, 14%, e Campos, 10%. Nessa hipótese em que também foram inclusos os candidatos Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB), Dilma ainda venceria no primeiro turno. O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 7 a 11 de novembro em 142 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

19 Nov 2013 - 11:00h

Entre os dias 20 e 24 de novembro, o Departamento de Ciência Humanas (DCH) da Uneb, em Caetité, no sudoeste baiano, promove o II Seminário Leituras de África: Leituras Afro-indígenas, que acontecerá no auditório da instituição. Para participar das oficinas e palestras, os interessados devem se inscrever até o primeiro dia de atividades e pagar uma taxa que varia entre R$ 10 e R$ 25. O objetivo do evento é contribuir com a formação docente (inicial e continuada), e dar visibilidade a temática indígena no meio acadêmico. Na programação do seminário haverá mesas de debates que darão visibilidade as pesquisas e as políticas públicas sobre a temática, um espaço para comunicação de jovens pesquisadores e professores da rede básica de estudos, sessão de cinema africano para que o público em geral tenha acesso às obras do escritor e cineasta senegalês Ousmane Sembène, oficinas formativas direcionadas aos professores e estudantes da graduação, e exposições de materiais didáticos produzidos nos cursos de licenciatura.

19 Nov 2013 - 10:50h

Por 6 votos contra 5, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou o veto do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) com relação ao novo Projeto de Lei nº 023/2013, de autoria do vereador Agno Meira (PCdoB), que previa a criação do Conselho Municipal da Juventude. O gestor justificou o veto afirmando que o município já possui um Conselho da mesma natureza, criado em 2005, durante a administração do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O projeto havia sido debatido e retirado de pauta na última semana com o intuito de ser reformulado. Mesmo com a ausência do vereador comunista, o projeto foi votado pelos vereadores da Casa, que aprovaram o veto do prefeito. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Meira lamentou a decisão. “Sei que existe o Conselho, mas ninguém nunca viu o mesmo em ação em nossa cidade. Existe no papel e o projeto que apresentei iria tirar o Conselho da gaveta do gabinete do prefeito e dar poder de atuação aos nossos jovens. Lamentável que o gestor e os vereadores que o acompanham não tenham entendido a nossa proposta”, argumentou Agno. O parlamentar ainda poderá reapresentar o projeto ao parlamento municipal a fim de serem debatidas possíveis mudanças no Conselho já existente.

19 Nov 2013 - 10:25h

Na madrugada da última segunda-feira (18), Daidjan Cardoso de Almeida, 27 anos, fugiu da cadeia de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, onde estava preso por ter assaltado um supermercado com uma arma de brinquedo. De acordo com o radialista Vilson Nunes do Giro de Notícias, o assaltante havia sido capturado por populares após as pessoas perceberem que a arma era falsa. Daidjan fugiu da cadeia através de um buraco que o mesmo cavou na parede de adobão. A fuga durou pouco tempo, pois a polícia recapturou o fugitivo por volta das 08h30 de segunda-feira (17). Neste momento, Daidjan encontra-se na delegacia de Guanambi. Ele deve responder perante à justiça pelo crime de roubo.

19 Nov 2013 - 09:59h

Na próxima sexta-feira (22) acontece no auditório da Unopar, em Brumado, às 19h, o Movimento Vou Ser Universitário com a finalidade de informar a comunidade brumadense sobre a Universidade e os cursos disponíveis. Todas as dúvidas serão tiradas na oportunidade. Além do bate-papo, haverá uma palestra com o tema Empregabilidade de Universitários com o administrador Wellington Gomes, tutor da Unopar, que visa sensibilizar o cidadão quanto à exigência de profissionais capacitados, enfatizando os avanços em ensino à distância. Um dia antes, 21 de novembro, uma caminhada será realizada às 09h no intuito de chamar a atenção da comunidade sobre a importância do ensino superior para a formação social e profissional das pessoas.

19 Nov 2013 - 09:22h

Em Poções, no distrito Vila de Morrinhos, um caso misterioso tem repercutido bastante na cidade. De acordo com o site Portal Porções, o túmulo de um jovem assassinado recentemente na localidade estaria vazando sangue. Vários moradores já visitaram o cemitério local e acreditam que o caso seria um milagre. Pessoas mais velhas até estariam indo ao túmulo do jovem para fazer orações e rezar pela sua alma. Até o momento, o mistério ainda não foi desvendado e o caso segue causando polêmica na cidade.

19 Nov 2013 - 08:40h

Em Brumado, um morador da Lagoa Funda fechou o comércio de sua propriedade, que fica às margens da BA-148, em protesto contra a falta de energia elétrica no local. Indignado por já ter solicitado a instalação da energia, mas sem ter o serviço executado, o trabalhador fechou as portas do estabelecimento e pendurou uma faixa com os dizeres “Coelba: sem energia elétrica é impossível trabalhar!”. O protesto tem repercutido bastante na comunidade, onde a falta de energia é uma reclamação recorrente de todos os demais moradores.

18 Nov 2013 - 22:40h

Aconteceu no último domingo (17) as eleições para a escolha da nova chapa diretora da Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy, um dos mais populosos de Brumado. Com 960 votos válidos, Jobson Cruz foi reeleito presidente da Associação que disputou o pleito em chapa única. Cruz teve o apoio da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB).  Com a decisão, Jobson terá mais dois anos à frente da entidade. “Agradeço a todos da comunidade por reforçar esse voto de confiança. Esperamos atender à altura os anseios da nossa comunidade lutando por melhores condições de vida no bairro”, disse Cruz ao site Brumado Notícias.

18 Nov 2013 - 21:50h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) apresentou, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, soluções para o problema dos resíduos sólidos e falou sobre o projeto apresentado na semana passada pela empresa Viv Energia e Ambiente. Esta desenvolve, dentro de sua atividade industrial e comercial, a reciclagem e reutilização dos resíduos. De acordo com a Viv Energia e Meio Ambiente, o projeto seria assumido e gerido por ela e fundos de investimento, mas a prefeitura forneceria o terreno, garantiria o preço por tonelada de lixo entregue e compraria a energia abaixo do preço da concessionária. “Outras empresas já nos procuraram após a apresentação, querendo apresentar também. Uma empresa chamada Natal Energia solicitou um espaço na comissão para demonstrar como é que eles produzem energia do lixo. Uma outra empresa da Rússia, com a qual eu tive contato durante viagem em Brasília, também quer um espaço. Eles têm empresa de construção civil e a energia é gerada deste processo do lixo, que é a maior dificuldade nossa aqui no Brasil. É que temos de vencer os obstáculos para implantar os aterros sanitários e a coleta seletiva, pois, de acordo com a Constituição, nós estamos no prazo terminal e cada município, através de consórcio, tem que se unir e ver qual o destino do lixo”, declarou o parlamentar.

18 Nov 2013 - 21:25h

Mais uma tentativa de fuga da cadeia de Brumado foi frustrada no final da tarde desta segunda-feira (18). Policiais civis e carcereiros perceberam que os detentos faziam muito barulho nas celas e resolveram averiguar. Durante a inspeção, os agentes encontraram um buraco que estava sendo cavado ao lado da tubulação do esgoto, o qual daria na parte externa da cadeia. Também foram encontrados buracos menores na laje do teto, ao lado do que já havia sido descoberto na última semana. Revoltados, os detentos voltaram a fazer ameaças aos agentes e carcereiros e ainda arremessaram um copo nas costas de um dos agentes da polícia. Os presos foram removidos de cela para que reparos pudessem ser feitos na área danificada.

18 Nov 2013 - 19:00h

Uma casa localizada na Praça José do Patrocínio, nos fundos da Igreja Matriz, em Brumado foi arrombada na noite do último sábado (16). O proprietário estava na festa de formatura da neta quando foi avisado por vizinhos, que viram a janela aberta. Ao retornar para casa, o proprietário percebeu que o invasor subtraiu várias joias, perfume, um aparelho notebook, um aparelho celular e roupas. A polícia tenta identificar o infrator através das imagens do circuito interno de segurança do local.

18 Nov 2013 - 18:05h

A Operação Proclamação da República foi promovida pela 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRV) entre os dias 14 e 17 de novembro. No total, 540 pessoas e 465 veículos foram abordados nas rodovias fiscalizadas. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), 6 veículos foram apreendidos e 80 foram notificados. Além disso, 84 autos de infrações e 3 acidentes com 2 vítimas fatais foram registrados nesse período. Na operação, ainda foram mobilizados 52 policiais militares e 7 viaturas no intuito de garantir a segurança dos usuários das rodovias do estado.