Achei Sudoeste

07 Abr 2013 - 15:08h

Na manhã deste domingo (07), três detentos iniciaram um motim na delegacia de Brumado. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, a ação foi uma espécie de protesto porque a polícia interceptou no início da noite do último sábado (06) um adolescente de 11 anos que tentou passar dez dolões de maconha prensada para os presos, arremessando-os da rua para dentro da custódia. Duas guarnições da polícia militar auxiliaram o delegado e os policiais civis que faziam plantão a controlar a crise. Logo que a polícia militar deixou a delegacia, o pai de um dos presos foi visto utilizando um celular, o qual, segundo os investigadores, era usado para manter contanto com os custodiados e passar informações de como estava a situação do lado de fora da cadeia. 

O delegado plantonista deu voz de prisão, mas o suspeito fugiu. Cinco tiros de advertência foram deflagrados, mas o homem não se intimidou e continuou a fuga. A motocicleta do foragido foi apreendia. Os três detentos que lideraram o motim foram encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto para receberem atendimento médico, e a delegacia ficou de portas fechadas até parte da tarde por conta do ocorrido.

07 Abr 2013 - 13:46h

Hiago Teixeira, morador da Rua Joaquim Ramiro da Silva, no Bairro São Joaquim, em Brumado, denunciou ao Brumado Notícias o descaso com que, segundo ele, a prefeitura e os proprietários tratam os inúmeros terrenos que existem na rua. Hiago descreveu que os terrenos estão abandonados e que ratos, baratas, carrapatos e mosquitos são apenas alguns dos problemas enfrentados pela vizinhança diariamente.  “Já entramos em contado com os proprietários e com a prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. Nos últimos meses, a situação só ficou cada vez pior”, disse. O morador pede que as autoridades tomem as medidas cabíveis em prol de uma cidade limpa e mais organizada.
 

O leitor Hiago Teixeira enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

07 Abr 2013 - 13:13h

Os vereadores da cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano, estão buscando a implantação de um escritório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) no município. Atualmente, Ituaçu conta com um Posto de Atendimento Avançado, vinculado ao escritório da cidade de Tanhaçu, o que para os parlamentares é pouco, levando-se em consideração a importância da agricultura para a economia local. A Câmara Municipal cobrou ainda da EDBA informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela instituição para minimizar os efeitos da seca prolongada. Segundo disseram os vereadores ao Jornal Tribuna do Sertão, outros municípios da região recebem investimentos até do Banco do Nordeste, enquanto Ituaçu não consegue recursos porque o escritório da EBDA não funciona em razão da falta de funcionários. De acordo com os vereadores, Ituaçu precisa voltar a assumir o seu protagonismo em todas as áreas, deixando de ficar ‘espremida’ entre Tanhaçu e Barra da Estiva. “O município precisa do seu próprio escritório da EBDA, mas precisa também de uma Secretaria de Agricultura atuante”, relataram.  O presidente da Câmara de Ituaçu, em nome de todo o legislativo, encaminhará uma solicitação ao deputado estadual Marquinho Viana (PV), representante do município junto ao governo do estado, para que o mesmo viabilize a implantação de um escritório da EBDA na cidade.

07 Abr 2013 - 11:19h

Se você está precisando de um imóvel para alugar, seja uma casa ou um apartamento, ou um ponto comercial para a implantação do seu negócio, acesse agora mesmo o site www.brumadoaluga.hd1.com.br. Nele você encontra diversas opções quanto à localização, tamanho e preços. Com certeza, será fácil encontrar o imóvel ideal, que irá atender as suas necessidades. Lembrando: não se trata de uma imobiliária, mas apenas de um site de divulgação, que promete facilitar a sua procura e a sua vida. Além disso, os preços dos aluguéis são excelentes, pois, como não é uma imobiliária, os valores são negociados diretamente com os proprietários. Brumado Aluga: o imóvel certo você encontra aqui.

06 Abr 2013 - 20:41h

Em contato telefônico com o Brumado Notícias, clientes do Banco do Brasil de Brumado demonstraram estar indignados com a agência bancária do município. De acordo com os clientes, em dois finais de semana seguidos, os caixas eletrônicos da agência estão indisponíveis para operações de saque, ou seja, nenhum terminal possui dinheiro. “Isso é uma falta de respeito tremenda com os correntistas. Se precisarmos de um dinheiro para qualquer urgência, vamos ficar na mão”, disse o correntista Autamir Araújo.

06 Abr 2013 - 19:53h

Neste mês de abril, nos dias 20 e 21, acontece em Brumado o Encontro da Divina Misericórdia. O evento religioso contará com um culto à Divina Misericórdia, show com a Irmã Kelly Patrícia e pregação do Irmão Luís (Instituto Hesed) e de Jorge Alberto, fundador da Carp. O encontro será realizado no auditório do Colégio Nice Públio. Para participar, basta doar um 1 kg de alimento. Já para participar da noite cultural, a entrada custa R$ 15. A igreja convida a toda comunidade para participar deste grande Encontro da Divina Misericórdia.

06 Abr 2013 - 19:43h

O Conselho Regional de Farmácia promoveu na última terça-feira (02), no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, palestra com a finalidade de oferecer aos farmacêuticos, proprietários de farmácias e drogarias conhecimentos necessários para a obtenção de documentação no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a representante do Conselho Regional de Farmácia, Moazelia Moreira Monteiro, para que um estabelecimento destinado a comercialização de medicamentos possa funcionar ele necessita de três documentos fundamentais: Alvará Sanitário, Certificado de Regularidade Técnica e Autorização Funcionamento de Empresa (AFE), sendo este adquirido através do site da Anvisa. Durante a palestra, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecem dúvidas não somente sobre a autorização, mas também sobre o cadastramento eletrônico no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). No sistema, a partir do dia 16 de abril, deverão ser cadastradas todas as comercializações relativas a antibióticos. “A data para controle das comercializações com antibióticos já foi adiada por três vezes e acreditamos que agora não aconteça mais a prorrogação deste prazo”, salientou Moazélia. Representantes de estabelecimentos farmacêuticos, drogarias e profissionais da área de aproximadamente vinte e um municípios marcaram presença no evento.

06 Abr 2013 - 13:25h

Neste domingo (07), a equipe de ciclistas composta por Fábio da Silva Gonçalves, Fernando Santana Gomes e Adalberto Gonçalves de Oliveira, que competem na categoria MTB, irão participar do 1º Desafio da Caatinga, que acontece em Vitória da Conquista. A prefeitura de Brumado, por meio Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, contribuiu com a doação de passagens para os atletas. “Estaremos sempre dispostos a colaborar com nossos atletas para que possam participar dos eventos fora de nosso município”, afirmou a secretária Acácia Gondim.

06 Abr 2013 - 11:17h

Na última terça-feira (02), durante seu programa de rádio, o radialista Carlos Silva, âncora do Jornal da Alternativa, conduziu uma entrevista com o Major Berlink em que o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prestava esclarecimentos sobre as cobranças dos vereadores com relação ao aparato de segurança do município, principalmente no que se refere ao estado precário de algumas viaturas. Na ocasião, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, fez uma intervenção por telefone a fim de participar do debate. No entanto, quando o debate se tornou mais acalorado, o radialista desligou o canal do parlamentar afirmando que o mesmo estava errado em suas observações e que preferia dar créditos ao Major. A situação causou mal estar entre a Câmara de Vereadores, que reprovou a atitude do radialista, e a diretoria da emissora, que faz as transmissões das sessões legislativas. 

Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o diretor da emissora, Emanoel Araújo Lima, teve uma reunião com o radialista obrigando o mesmo a se retratar com o vereador Santinho e pedir desculpas no ar. A retratação aconteceu no programa da última sexta-feira (05), durante o qual o radialista citou a frase “peço as nossas desculpas” por seis vezes.  O radialista disse ter procurado o parlamentar em seu gabinete, mas não o encontrou. “Estive na Câmara para conversar com o meu amigo Santinho, posso falar assim, o vereador Santinho, mas não encontrei. De antemão Santinho quero pedi desculpas a você. Quando a gente erra, a gente admite. Nossa política é essa, quando erramos aqui nos direcionamos as pessoas. Não tivemos intenção de dizer que o vereador estava mentindo, pois conhecemos a sua idoneidade”, disse o radialista.

06 Abr 2013 - 11:04h

O Clube Social de Brumado (CSB) realizou na noite da última sexta-feira (05), à beira da piscina, mais uma edição Happy Hour do Social. A cantora Nilzete Dias foi a atração do evento. (Veja Fotos).

06 Abr 2013 - 08:23h

Mesmo sem estar sendo utilizada para abastecer o município de Brumado, a Barragem do Rio do Antônio está quase secando. Ao longo do manancial já podem ser vistos vários tocos de árvores que antes eram encobertos pela água. No mês de agosto de 2012, em registro feito pela reportagem do Brumado Notícias, a água do rio cobria toda a vegetação. Em contrapartida, nesta sexta-feira (05), o volume de água do Rio do Antônio diminuiu bastante. A principal causa é o intenso calor e a falta de chuva na região. Em 1998, a Barragem do Rio do Antônio abastecia a sede do município e ficou totalmente seca, o que gerou inúmeros problemas para os moradores. Neste atual período de seca prolongada, a cidade só não está sem água por causa da Barragem de Cristalândia. O apelo das autoridades municipais é para que o governo do estado construa o quanto antes a segunda etapa da barragem, tendo em vista que agora, além de Brumado, Cristalândia fornecerá água também para o município de Malhada de Pedras.

06 Abr 2013 - 08:15h

A Câmara de Vereadores de Brumado decretou e o Poder Executivo sancionou a Lei Nº 1.273/2001, que dispõe sobre Sanções Administrativas a Estabelecimento Bancário Infrator do Direito do Consumidor e dá outras providências. Segundo a legislação, o Poder Executivo Municipal fica obrigado a aplicar penalidades administrativas quando ocorrerem abusos ou infrações cometidas pelos estabelecimentos de prestação de serviços bancários ao consumidor, no que se refere ao tempo de espera para atendimento ao usuário, considerado abusivo quando superior a 15 minutos. Este deverá ser comprovado através da senha de atendimento, onde estão impressos os horários de retirada da senha e do atendimento. Em véspera ou após feriado prolongado, o tempo abusivo será contado como sendo superior a 30 minutos. As sanções podem ir de uma simples advertência a multa e suspensão e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento bancário. Os procedimentos administrativos serão adotados quando da denúncia à Comissão de Defesa do Consumidor por munícipe consumidor ou por entidade da sociedade civil, a qual deverá ser legalmente constituída e devidamente acompanhada por provas práticas. O vereador Weliton Lopes (PR) disse que estará atento ao cumprimento da Lei.

06 Abr 2013 - 07:11h

Obras e ações de grande importância para melhoria da qualidade de vida da população destacam o trabalho que a atual administração vem executando em Caculé, sob o comando do prefeito Beto Maradona (DEM). O município recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário uma Motoniveladora (Patrol) e uma Retroescavadeira. A aquisição dos equipamentos garante melhorias para as estradas vicinais, que já estão sendo recuperadas, além de melhorias no escoamento da produção agrícola e segurança para os agricultores familiares. Na semana passada, a obra de construção do Complexo Esportivo, que será construído em frente ao Clube de Campo, foi iniciada. Composto por um Ginásio de Esportes e uma piscina semiolímpica, o Complexo é um importante centro para incentivar a prática de esportes na cidade. O Centro de Atenção Psicossocial e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social também ganharão nova sede. Outra conquista que começa a ganhar forma é a construção da nova sede da Cooperativa de Crédito de Economia Solidária (ECOSOL) da Serra Geral. No mês passado, foi assinada Ordem de Serviço garantindo o início das obras de construção da nova sede. De acordo com a Diretora Administrativa da ECOSOL, Ivanete Souza Silva, o espaço proporciona melhor comodidade aos trabalhadores e associados. Caculé ainda inicia serviço de melhoramento do trânsito que prevê redutores de velocidade nas principais ruas e avenidas do centro, dois semáforos em dois importantes bairros, pinturas de faixas para pedestres, regularização dos estacionamentos para motos e veículos, e manutenção e troca de lâmpadas na sede e zona rural.

05 Abr 2013 - 17:06h

 O início do trecho da BR-030, entre Brumado e Tanhaçu, perdeu sua placa de identificação. A placa, que identificava a rodovia federal já na saída da BA-262, foi arrancada e encontra-se escorada em uma árvore à margem da pista. Além da placa de identificação, algumas placas de sinalização também estão danificadas no mesmo local.

05 Abr 2013 - 16:04h

Em sua visita a Salvador, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) participou de audiências na companhia do deputado estadual João Bonfim (PDT), no intuito de resolver questões importantes para o município, entre elas, o esgotamento sanitário e a ampliação da Barragem de Cristalândia. O gestor também esteve no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Nilo (PDT), que se mostrou receptivo às solicitações apresentadas, além de bastante preocupado com a falta de uma rede de esgotamento sanitário municipal. Para ele, a ausência da rede pode ocasionar problemas de saúde e prejuízos na captação de recursos de outras esferas de governo. Aguiberto agradeceu ao presidente pela receptividade com que o recebeu e pela demonstração de carinho com os brumadenses.

05 Abr 2013 - 14:55h

Moradores e comerciantes da Rua Agenor Caetano, no Bairro Novo Brumado, em Brumado, estão aborrecidos por conta da falta de atenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da prefeitura com o local, onde desde o último domingo (31) um caminhão provocou o afundamento de parte da galeria de esgoto. “Fomos reclamar da situação, mas fizeram da gente peteca. A prefeitura joga pra Embasa, que devolve para prefeitura”, disse André Meira, morador da localidade. Os moradores alegaram que com o buraco formado é constante a presença de ratos e insetos na região. Além disso, existe o risco de acidentes e o mau cheiro que exala do esgoto é muito forte. “Isso tem gerado um mal estar terrível para nós, pois náuseas e dores de cabeça têm afetado muitos por aqui, forçando algumas famílias a fazerem uso constante de medicamentos que antes não tomavam”, desabafou o morador.

05 Abr 2013 - 14:49h

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) recebeu esta semana material para sinalização horizontal das vias públicas. Foram entregues tintas para as faixas de pedestre, calotas redutoras de velocidade, segregadores para canalização do trânsito, micro esfera de vidros reluzentes e mistura para tintas. O material já começou a ser utilizado na demarcação das sinalizações. Durante a semana, o Departamento realizou a troca de fixação de 60 novas placas verticais.

05 Abr 2013 - 13:58h

A prefeita de Piripá, no sudoeste baiano, Sueli Bispo Gonçalves (PP), e seu vice, Dácio Fortunato Bilac (PP), tiverem seus mandatos cassados pelo juiz Léo André Cerveira, da 60ª Zona Eleitoral de Condeúba.  Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, Sueli e Dácio foram acusados de abuso de poder político e econômico durantes as eleições municipais de 2012. De acordo com a denúncia, eles teriam fretado cerca de oito ônibus com o intuito de fornecer transporte gratuito a eleitores da zona rural de Piripá, às segundas-feiras (dia de realização da feira livre no município), com objetivo de angariar votos. No documento, consta que o oferecimento do serviço teve início em julho de 2012 e que deveria funcionar até o dia das eleições, em outubro de 2012. Notificada para apresentação de defesa, a parte investigada alegou que o transporte de pessoas da zona rural com destino à feira livre não teria qualquer conotação eleitoral. Portanto, refutaram a tese sustentada, aduzindo que, em verdade, a Administração Municipal é que estaria usando ônibus escolares para o transporte de munícipes, com claro desvio de finalidade. Em sua decisão, o juiz relatou que “por tudo o quanto exposto e o que no mais dos autos se depreende, com fundamento no inciso XIV, art. 22, da Lei Complementar 64/90 e art. 269, I, do CPC, julgo procedente a presente demanda, para determinar a cassação dos diplomas dos investigados, Sueli Bispo Gonçalves e Dácio Fortunato Bilac, e consequente declaração de sua inelegibilidade pelo prazo de oito anos”, sentenciou. 

05 Abr 2013 - 11:26h

No último dia 23 de março, o ex-vereador Léo Vasconcelos (PMDB) formou-se no Curso Superior de Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), através de uma parceria que se iniciou em 2007 entre a entidade de ensino, o Senado Federal e as Câmaras Municipais Brasileiras. A solenidade de diplomação aconteceu no Hotel Mercure, em Salvador. Na ocasião, estiveram presentes, além de seus filhos e sua esposa, a vereadora brumadense Liu Vasconcelos (PCdoB) e amigos.  Vasconcelos falou sobre sua alegria em estar se formando. “Estou muito satisfeito por mais esta conquista, pois espero dar um passo ainda maior, que é concluir o curso se Direito que iniciei em Ribeirão Preto (São Paulo) no ano de 1997, já que agora posso fazer uma segunda graduação de ensino na FIB em Salvador”, disse.

05 Abr 2013 - 11:01h

Mil crianças assistidas pelo Programa Fome Zero em Brumado não estão recebendo mais o leite que era entregue nas escolas do município. O Brumado Notícias visitou a usina de beneficiamento da Cooperativa dos Produtores do Leite nesta sexta-feira (05) e o presidente Antônio Meira Leite explicou que em virtude da seca que se intensificou desde o ano passado a produção vem sendo reduzida, o que obrigou a cooperativa a cortar o fornecimento de 5 mil litros de leite por semana para o Fome Zero. A usina chegava a pasteurizar em média 4500 litros de leite por dia, mas com a seca prolongada a produção vem caindo gradativamente. Nesta sexta-feira (05), a produção foi de apenas 2800 litros. “Vai ser difícil voltar a entregar porque os produtores estão sem recursos para comprar a ração, e sem comer a vaca não produz. Os pastos só estão produzindo o suficiente para a sobrevivência do gado”, explicou Antônio Meira. Para o presidente, se não houver um melhoramento por parte do setor financeiro ou do próprio município a situação tende a piorar, com risco de corte da entrega do leite na cidade e até fechamento da cooperativa. A unidade emprega direta e indiretamente cerca de 500 pessoas. Antônio disse que já tentou comprar o leite em cidades vizinhas, mas a situação nos demais municípios também é a mesma. Além disso, por questão de transporte fica inviável a entrega do leite em tempo hábil. Segundo o presidente, em algumas comunidades rurais muitos animais já começaram a morrer de sede, vez que a água só é suficiente para consumo humano. Ao final da entrevista, o presidente da cooperativa mostrou o caminhão refrigerado que fazia a entrega do leite do Fome Zero nas escolas municipais, que há dias não sai da garagem. Na próxima quarta-feira (10), os produtores rurais se reunirão com o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), a fim de buscar alternativas para remediar os efeitos da seca no município.