Achei Sudoeste

17 Nov 2013 - 09:00h

Luiz Felipe Scolari havia anunciado na véspera que o amistoso contra Honduras seria um teste para uma série de jogadores. E eles cumpriram o dever. Diante de 71.124 torcedores, maior público de uma partida de futebol na história da Flórida, a seleção recheada de reservas goleou Honduras, por 5 a 0, ontem à noite, em Miami. Os gols foram marcados por Bernard, Dante, Maicon, Willian e Hulk. Foi a segunda maior goleada da segunda fase da era Scolari no time nacional. Em setembro, a equipe venceu os australianos, por 6 a 0, em Brasília. Neymar e Paulinho foram os destaques. O jogador do Barcelona, que se desentendeu várias vezes com os seus marcadores, foi substituído na metade do segundo tempo. Com o resultado, a seleção sob o comando de Luiz Felipe Scolari soma 12 vitórias, quatro empates e duas derrotas em 2013. Na terça, o time fará o último amistoso do ano. Será contra o Chile, em Toronto, no Canadá. As informações são da Folha de S. Paulo.

17 Nov 2013 - 08:00h

O mês de novembro acabou de entrar na sua segunda metade e o Palmeiras já pode entrar de férias. A obrigação na Série B está cumprida. No último sábado (16), a equipe alviverde venceu o Boa por 3 a 0, no Estádio do Pacaembu, e conquistou com duas rodadas de antecedência o título da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O criticado Felipe Menezes, Leandro e Juninho fizeram os gols do jogo. Campeão pela segunda vez, o Palmeiras agora é um uma das sete equipes bicampeãs da segunda divisão, se igualando a Coritiba, Criciúma, Paysandu, Goiás, Paraná e Inter de Limeira. O time alviverde já havia garantido o acesso há quatro rodadas, quando empatou em 0 a 0 com o São Caetano, também no Pacaembu. Naquela ocasião, a torcida organizada vaiou a equipe ao fim do jogo e os jogadores sequer fizeram festa. Foram direto para o vestiário. Ontem, porém, foi diferente, com direito a olé no segundo tempo e comemoração dos atletas no centro do campo. Menos de 20 mil torcedores acompanharam o jogo. Campeão, o Palmeiras foi a 76 pontos, contra 66 da Chapecoense. No sábado que vem, pega o Ceará em Campo Grande, porque vendeu o mando de campo. Fecha a competição contra a Chapecoense, no fim de semana seguinte. Já o Boa, com 50 pontos, só cumpre tabela e tenta atrapalhar as caminhadas de Sport e Avaí nas últimas duas rodadas. As informações são do Estadão.

16 Nov 2013 - 18:30h

A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Prefeitura Municipal já começaram a decorar a cidade de Brumado. Os primeiros itens decorativos foram instalados na noite da última sexta-feira (15), no circuito entre a Rua Marcolino Moura e a Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães. Além da iluminação natalina que enfeitará todo o centro comercial e a Praça Coronel Zeca Leite, está prevista também a instalação de três árvores de Natal, de sete metros cada uma, todas em material reciclado.

16 Nov 2013 - 17:25h

Após noves jogos invictos pelo 30º Campeonato Brumadense de Futsal, a equipe da Ibar perdeu pela primeira vez na competição na noite da última sexta-feira (15). Pela segunda partida da grande final, o time do Juventude não se intimidou com o favoritismo do adversário e terminou o primeiro tempo com a vantagem de 3 x 1 no placar. No entanto, em dois lances rápido, aos dez minutos do segundo tempo, a Ibar empatou a partida. O jogo ficou ainda mais dramático com a expulsão de um jogador da Ibar e com um a mais em quadra o Juventude aproveitou para desempatar. Em seguida, um novo empate aconteceu, mas logo o time amarelo abriu mais dois gols de vantagem no marcador. A Ibar pressionou e conseguiu balançar a rede pela quinta vez. O jogo, porém, terminou com o placar de 6 x 5. Com esse resultado, as duas equipes ainda farão o terceiro e decisivo jogo para ver quem ficará com o título da competição. O campeonato fará uma pausa na próxima sexta-feira (22), tendo em vista que a Ibar irá participar dos jogos do SESI.

16 Nov 2013 - 15:20h

Por volta das 17h30 da última quinta-feira (14), um supermercado foi assaltado na Rua Castro Alves, no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano. O assaltante, identificado como Daidjan Cardoso de Almeida, 27 anos, invadiu o local e roubou a quantia de R$ 605, fugindo a pé em seguida. Indignados com a ousadia do criminoso, populares perseguiram e prenderam o assaltante. Segundo o radialista Vilson Nunes do Programa Giro de Notícias, Daidjan entrou no supermercado simulando estar armado, mas correu quando as vítimas perceberam que a arma era falsa. Um soldado da PM, que não estava de serviço, também participou da ação que capturou o indivíduo. O policial saía de uma padaria quando viu o que estava acontecendo. 

Em seu depoimento, o acusado confessou o crime, mas alegou que estava precisando de dinheiro para retornar a cidade de Guanambi. “Tentei várias caronas para voltar a minha cidade e não consegui. Como já estava escurecendo, pratiquei o roubo utilizando a arma falsa que eu mesmo confeccionei. Vim a Palmas de Monte Alto receber o dinheiro de um trabalho que fiz, mas como não recebi a grana resolvi assaltar. Não apontei a arma pra ninguém, apenas anunciei o assalto”, disse ele. O elemento deve responder pelo crime de roubo. Por enquanto, ele permanecerá custodiado na carceragem de Palmas de Monte Alto à disposição da justiça. 

16 Nov 2013 - 14:30h

Em uma operação conjunta realizada entre a Caesg e a Polícia Federal na cidade de Anagé, no sudoeste baiano, grande quantidade de droga foi apreendida. Os policiais encontraram com uma menor de 17 anos 35 quilos de maconha prensada, que estava escondida em sua bagagem. O material foi apreendido enquanto a polícia realizava uma abordagem em um ônibus da Viação Gontijo, que vinha de Janaúba (Minas Gerais) com destino a Vitória da Conquista. A abordagem foi realizada na rodovia BA-262, quando o ônibus passava pela cidade de Anagé. Segundo a adolescente, ela receberia R$ 1.000,00 pelo transporte, e toda a maconha seria entregue no Bairro Brasil, a fim de ser comercializada em Vitória da Conquista. A adolescente e a droga foram apresentadas no Distrito Integrado de Segurança Pública para as medidas penais cabíveis. Em 21 dias, essa é a segunda vez que a adolescente é apreendida pela polícia com grande quantidade de droga. No último dia 24, foram encontrados com a mesma jovem outros 149 tijolos de maconha prensada e 30 pinos de cocaína.

CONTINUE LENDO

16 Nov 2013 - 13:00h

Dez condenados no processo do mensalão se entregaram até às 22h50 da última sexta-feira (15), horário de Brasília, e ainda neste final de semana devem ser transferidos para Brasília. Os mandados de prisão foram expedidos nesta sexta, pouco mais de um ano após o início do julgamento. De acordo com a Polícia Federal, já se entregaram: José Genoino, José Dirceu (SP); Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz e Kátia Rabello (MG); e Jacinto Lamas (DF). Delúbio Soares deve se apresentar neste sábado (16), em Brasília, segundo informou o advogado. Antes de se entregar, o ex-ministro Dirceu divulgou uma carta onde voltou a negar os crimes, mesma linha adotada pelo deputado federal licenciado Genoíno. O Partido dos Trabalhadores (PT) também emitiu nota, em que novamente afirmou se tratar de prisões “injustas”.

16 Nov 2013 - 11:50h

No próximo dia 1º de dezembro o cantor Saulo Fernandes vai agitar Brumado. Na data acontecerá o tão esperado Brumado Indoor. Além dele, a festa terá ainda o som de Pablo, Torres da Lapa e DJ Rafa Gouveia. O Brumado Indoor será no Planet Show II, e o espaço vai contar com uma mega estrutura, incluindo camarote open bar com boate, iluminação de última geração e ainda boate ao ar livre.

16 Nov 2013 - 11:00h

Na última quarta feira (13), foi realizada em Salvador a II Conferência Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar da Bahia Com Escolas Sustentáveis. Desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o projeto visa despertar na população mais jovem o cuidado e a necessidade de preservação do meio ambiente. Todas as escolas do estado foram mobilizadas sob a supervisão das Diretorias Regionais de Educação (DIREC’s). As escolas municipais de Brumado participaram do evento, sendo representadas por três estudantes escolhidos pelos próprios colegas. São eles: a aluna Emiliane Barreto Gama, da Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia; Danielle Lima de Souza Lobo, da Escola Municipal Miriam Azevedo Gondim Meira, do Povoado da Lagoa Funda, e o aluno Ronaldo Rodrigues Moço, da Escola Municipal Manoel Fernandes, localizada no Distrito de Ubiraçaba. Os estudantes participaram dos debates sobre o tema juntamente com outros inúmeros estudantes do estado. A comitiva de Brumado foi assessorada pela representante da 19ª Direc, professora Wilma Lúcia Pereira Santana.

16 Nov 2013 - 10:30h

O Atlas Eólico da Bahia foi apresentado na última quarta-feira (13) durante o 5º Fórum Nacional Eólico (FNE) - Carta dos Ventos. O mapa traz um cenário do potencial eólico da Bahia, elaborado a partir de simulações feitas em computador e dados relativos aos ventos medidos ao longo dos últimos anos em diversas localidades do estado. A publicação é fruto da parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI/CIMATEC). A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) acompanhou o evento, que também contou com as presenças do governador Jaques Wagner (PT), do vice-governador Otto Alencar, e secretários estaduais. O presidente da Renova Energia, Mathias Becker, também marcou presença no evento. Neste ano, a Bahia lidera a contratação de projetos no setor em todo país. No ano passado, a Renova Energia inaugurou o maior complexo eólico da América Latina, com 14 parques, instalados no sudoeste do estado, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã. “A energia eólica é uma realidade consolidada no país. Acredito que esse ano é um ano positivo para o setor. Temos na nossa região parques inteiros montados. Precisamos buscar soluções para realizar as transmissões e beneficiar a população com mais esse investimento”, destacou a deputada.

16 Nov 2013 - 10:00h

A interdição da cadeia pública do município de Barra do Choça, no sudoeste baiano, foi pedida pela promotora de justiça Soraya Meira Chaves no dia 29 de outubro último. Segundo a promotora, o fechamento do local é necessário até que seja procedida a construção de um estabelecimento adequado ou a cadeia seja transferida para outro imóvel que ofereça segurança e salubridade aos presos e funcionários. O objetivo da ação, de acordo com Chaves, é compelir o Estado a respeitar os direitos dos presos e melhorar as condições do local. “Nas paredes, além de infiltrações e rachaduras, vislumbramos ‘remendos’, feitos para encobrir buracos realizados quando das fugas. Não há qualquer proteção no teto. Não oferece segurança, nem condições para banho de sol. Há celas em espaço próximo ao pátio, submetendo os recolhidos às intempéries”, destacou a promotora no pedido de interdição. De acordo com o Blog do Jorge Amorim, o pedido foi deferido pela Juíza de Direito da Comarca de Barra do Choça, Lázara de Oliveira Figueira , que mandou interditar o prédio onde funciona a Delegacia de Polícia e Carceragem do município. Os 24 presos devem ser remanejados para presídios de outras cidades da Bahia.

16 Nov 2013 - 09:15h

Em uma fazenda do povoado de Mairi, no município de Alagoinhas, uma porca nasceu com feições de elefante. O fato, que ocorreu pela segunda vez na região, chamou a atenção dos moradores da localidade. De acordo com o dono da Fazenda Broba, Ivan Ferreira, 34 anos, a porca deu à luz a sete filhotes na madrugada da última quarta-feira (13). Segundo o agricultor, o filhote já nasceu morto, mas os outros seis passam bem. De acordo com o Jornal Correio, além de criar porcos, o fazendeiro trabalha principalmente no cultivo de milho e feijão, negócio que herdou do pai. 

16 Nov 2013 - 08:45h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) foi relator do Projeto do Governo do Estado que propõe modificações na Coordenação da Defesa Civil (Cordec), que passa a se chamar Superintendência da Defesa Civil (Sudec). Segundo Viana, a entidade terá a finalidade de implementar o Plano Estadual de Proteção e  Defesa Civil, bem como coordenar, executar e supervisionar as atividades de prevenção, preparação, resposta e recuperação a situações de emergência e de calamidade pública. O projeto responde às preocupações do deputado com relação aos problemas decorrentes da seca que atinge a população interiorana. Com ele, os moradores da zona rural terão uma assistência mais rápida e adequada por parte do Estado, o que foi bastante comemorado pelo parlamentar.

15 Nov 2013 - 17:20h

Um casal de motociclistas que faz parte do Clube de Motos Panteras Negras saiu de Vitória da Conquista com destino a Guanambi no início da tarde desta sexta-feira (15). A viagem seguia tranquilamente quando, nas proximidades da linha férrea, na BR-030, após a Vila Presidente Vargas, ambos foram atropelados por um carro. Elenita Almeida, 40 anos, esposa do piloto Nilton Almeida, o Niltinho, morreu na hora. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Niltinho contou que viu o momento em que um carro branco tentava fazer a ultrapassagem, mas acabou colidindo com a motocicleta. “Quando percebi, a minha esposa já estava caída na pista. Em seguida, levantei e corri para ver como ela estava, mas, tentando falar comigo, ela deu o último suspiro”, descreveu o motociclista.

O motorista do carro, um Gol branco, não parou para prestar socorro. O casal de evangélicos, da igreja Assembleia de Deus, parou em Brumado para almoçar e iria passar o final de semana com amigos em Guanambi. O Samu 192 se deslocou até o local e socorreu o piloto, que sofreu algumas escoriações, inclusive na cabeça. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) teve que desviar o fluxo da pista de rolamento para uma estrada vicinal à margem da rodovia a fim de desobstruir o trecho. Uma equipe da Polícia Técnica fez a perícia e o levantamento cadavérico no local e, em seguida, o corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Elenita deixa marido e dois filhos, de 19 e 20 anos.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

15 Nov 2013 - 17:00h

A Casa Legislativa de Brumado já está dando as boas vindas ao Natal. Uma árvore natalina foi montada na recepção do prédio, que ainda contará com iluminação e decoração especial. O presidente Alessandro Lôbo (PSL) adiantou ao site Brumado Notícias que a proposta é transmitir a mensagem e o espírito natalinos aos munícipes. A expectativa é de que na próxima semana a iluminação já esteja instalada na praça e em algumas dependências da Câmara.

15 Nov 2013 - 16:05h

Moradores do Bairro São Jorge, em Brumado, enviaram inúmeras reclamações ao site Brumado Notícias quanto às altas taxas de esgoto pagas na localidade. “Penso que o nosso esgoto é mais sujo ou mais precioso que o do restante da cidade, porque pagamos caro por uma taxa para estação de tratamento que não funciona direito. Ainda por cima, do outro lado do rio, assistimos todo o esgoto da cidade sendo despejado em nossa cara e ninguém é cobrado por isso. Sujamos o rio tanto quanto o restante da cidade, mas só nós pagamos a conta”, disse um morador da localidade. Atualmente, os moradores do bairro pagam uma taxa de 45%, que incide sobre o valor total da conta de água. Segundo a Embasa, a quantia é cobrada para manutenção da estação de tratamento do esgoto. Os moradores também estão insatisfeitos com o estado da ponte que liga a localidade ao Bairro Dr. Juracy. A ponte estaria sem as barras de segurança e bastante esburacada. “Temos medo principalmente por nossas crianças que todos os dias atravessam essa ponte para irem para escola e retornam para casa dividindo espaço com carros e motos. Estes muitas vezes tentam desviar dos buracos e vão pra cima dos pedestres. Até quando nosso bairro vai ficar no esquecimento e a gente sendo tratado com tanto descaso?”, questionaram os moradores.

15 Nov 2013 - 15:30h

Atenção! A Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, está selecionando currículos para contratação de consultores de vendas. Se você tem interesse em trabalhar na loja, deixe seu histórico profissional na Loja Vivo em horário comercial e aguarde contato. A loja fica na Praça Armindo Azevedo, 122, no Centro de Brumado. Mais informações pelo telefone (77) 3441-0993 ou 9995-1574.

15 Nov 2013 - 14:45h

Um casal residente na Fazenda Passagem Melado, no povoado da Cachoeira, em Brumado já estava dormindo quando, na madrugada, dois homens encapuzados arrombaram a porta da cozinha e deflagraram um tiro que acertou a mesa e alguns objetos. Antes mesmo de se levantarem da cama, o casal já estava na mira do revólver dos elementos, que vasculharam toda a casa em busca de dinheiro. Como não encontraram, os marginais levaram dois celulares, a chave do carro e um facão. Na manhã da última quinta-feira (14), a polícia fez uma perícia na residência a fim de encontrar pistas da dupla de assaltantes.

15 Nov 2013 - 14:00h

Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em outubro, as taxas de juros cobradas dos consumidores atingiram o maior nível em um ano. Os juros médios das operações de crédito tiveram alta de 0,03 ponto percentual, passando de 5,53%, em setembro, para 5,56% ao mês, em outubro. A taxa anual média subiu de 90,77% ao ano para 91,42%. Das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas uma não subiu - os juros cobrados no crédito rotativo do cartão de crédito ficaram estáveis em 9,37% ao mês. Ainda assim, essa é uma das maiores taxas cobradas no mercado de crédito no Brasil, equivale a 192,94% ao ano. Todas as demais - a taxa média de juros cobrada no comércio, os juros do cheque especial, as linhas de Crédito Direto ao Consumidor, o empréstimo pessoal oferecido pelos bancos, e nas financeiras - subiram. A expectativa é de que haja mais aumentos nos próximos meses. O coordenador da pesquisa de juros da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, diz que o aumento pode ser atribuído à última elevação da Selic promovida pelo Banco Central. A taxa básica da economia brasileira passou, no dia 9 de outubro, de 9% para 9,5% ao ano. As informações são do Uol.

15 Nov 2013 - 13:00h

A faixa da campanha contra a dengue continua na Praça da Câmara de Vereadores de Brumado após audiência que foi realizada na última quarta-feira (13). No entanto, a faixa contrasta com um possível foco do mosquito transmissor que foi encontrado pela reportagem do site Brumado Notícias na última quinta-feira (14), no chafariz do local. Fábio Azevedo, coordenador municipal de endemias, garantiu que um agente sempre passa pelo local e faz a averiguação da água, colocando os produtos de controle do vetor. Mesmo assim, ao que parece, os mesmos continuam se proliferando. Azevedo aconselhou o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo (PSL), e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) a manterem o referido chafariz e a fonte luminosa da Praça da Prefeitura sempre ligados. “Com a água em circulação as larvas não terão força para subir e respirar e assim acabarão morrendo afogadas. As fontes teriam que ser mantidas ligadas”, explicou o coordenador de endemias, que recolheu as larvas para análise.