Achei Sudoeste

22 Ago 2013 - 16:30h

Uma ambulância que presta serviço para a Prefeitura Municipal de Brumado envolveu-se em um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira (22), ao lado da Igreja Matriz, em Brumado. A colisão aconteceu com um carro da cidade de Tanhaçu, dentro do qual havia três ocupantes do Distrito de Sussuarana. Os jovens viajavam de volta para o município de origem. A batida impediu a passagem de outros veículos pela Rua Marcolino Moura e o Departamento de Trânsito foi acionado para liberar o trecho e fazer o levantamento da ocorrência. Ninguém se feriu no acidente.

22 Ago 2013 - 15:52h

Um motorista perdeu o controle da direção do seu veículo na entrada da rótula do anel viário da BR-030, próximo a Magnesita, em Brumado e acabou colidindo com uma placa de sinalização no local. A placa sinalizava a travessia da linha férrea. O carro ficou totalmente destruído e o motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Como estava sem o cinto de segurança, o condutor se chocou com o volante e teve um forte trauma na região do tórax. A entrada da rótula da BR-030 é conhecida pela quantidade alta de acidentes registrados no local.

22 Ago 2013 - 15:08h

Dois rapazes de identidades ainda não reveladas pela polícia foram detidos em flagrante no início da tarde desta quinta-feira (22) ao tentarem arremessar uma sacola com vários itens para os presos. A sacola foi batizada pela polícia como ‘kit cadeião’. Para o azar da dupla, um policial civil estava na porta da escola que fica ao lado da delegacia e, no momento da ação, o mesmo sacou a arma e deu voz de prisão para os dois rapazes, que já estavam prontos para arremessar os objetos. Além de drogas e celulares, o kit também continha duas tesouras, uma navalha e um pente, que deveria ser utilizado no corte de cabelo dos detentos. “Esse kit veio mais completo, pois até estojo de cabeleireiro apareceu. Além de ousados, os presos estão ficando mais vaidosos”, ironizou o policial que efetuou a prisão da dupla.

22 Ago 2013 - 14:57h

Após entrarem com uma ação na justiça, os professores de Iuiú ganharam o direito de que seja acrescentado em seus salários 7,97% do índice de reajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2013. O município é administrado pelo petista Carlos Vagner Frota Lopes, o Dr. Vaguinho. A decisão foi concedida em caráter liminar pelo juiz José Eduardo das Neves Brito, que levou em consideração a Lei Municipal 232/2009, que instituiu o Plano de Carreira do Magistério do Município de Iuiú. Em seu artigo 52, a Lei prevê que o vencimento nunca deverá ser inferior ao Piso Salarial Nacional da categoria (Lei 11.738/2008) e deve ser reajustado anualmente. Na sentença, o magistrado determinou que seja implementado “na próxima folha de pagamento, após a intimação da decisão, o reajuste de 7,97% sobre os vencimentos dos Autores, em conformidade com a Lei Federal 11.738/2009 e a Lei Municipal 232/2009 em seu art. 52”. Caso a decisão não seja acatada, o prefeito poderá ser multado em um salário mínimo por dia. A multa ainda pode ser revertida para os cofres públicos municipais, correspondendo a cinco salários mínimos, diariamente, se não for cumprido o ordenado. O Sindicato da categoria ainda informou que já havia tentado por diversas vezes um acordo com a prefeitura, mas sem êxito.

22 Ago 2013 - 14:11h

Na manhã desta quinta-feira (22), o site Brumado Notícias registrou o momento em que o administrador do Mercado Municipal em Brumado, Manoel Gonçalves, anunciava aos feirantes que atuam no fundo da Cesta Povo que a prefeitura começará as obras de construção de uma praça de estacionamento no local. Com isso, os comerciantes cadastrados serão removidos para outro lugar. O administrador conversou com mais de 50 comerciantes cadastrados para remoção anunciando o início das obras, que, segundo a Secretaria de Infraestrutura, irão começar na próxima segunda-feira (26). “O aviso está sendo dado com antecedência para ninguém dizer que foi pego de surpresa, pois todos já estão cientes de que a obra será executada. Os feirantes estão sendo realocados para a área de hortifruti e para os antigos pontos onde funcionavam os açougues dentro do mercado”, explicou Gonçalves. Mesmo com o aviso antecipado, alguns feirantes ainda mostram resistência e dizem que serão prejudicados com a remoção. Por outro lado, os feirantes que não tiveram seus nomes cadastrados para a devida remoção alegam que irão buscar seus direitos de comercialização.

22 Ago 2013 - 13:27h

A Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (SUPREV) está promovendo a 35ª edição do Balcão Previdenciário nas cidades de Brumado e Vitória da Conquista. O evento oferece atendimento individualizado a todos os servidores estaduais, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre qualquer assunto da vida funcional do servidor que tenha relação com o tempo de serviço. Entre os serviços oferecidos estão o esclarecimento sobre descontos previdenciários ao FUNPREV e BAPREV; informação sobre aposentadorias, pensões e auxílios-reclusão; simulador de aposentadoria (via internet); tramitação de processos; recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição; abono de permanência – cabimento e orientação sobre aposentadoria compulsória. Segundo a SUPREV, o conhecimento dos seus direitos previdenciários leva ao servidor a oportunidade de usufruir todos os benefícios previdenciários e evita dificuldades futuras no momento da aposentadoria pelo desconhecimento de providências que deveriam ter sido observadas desde o início do cumprimento do tempo de serviço. Em Brumado, o Balcão Previdenciário acontece na 19ª Direc, na Rua Marechal Deodoro, 225, na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto. O atendimento ao público se inicia às 08h30 e se encerra às 11h30.

22 Ago 2013 - 11:33h

O prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires (PV), o Dinho, protocolou na última quinta-feira (15) através dos seus procuradores um incidente de Exceção de Suspeição contra o juiz Egildo Lima Lopes, da 164ª Zona Eleitoral. A ação tem por objetivo por em pauta a imparcialidade do juiz em questão. Segundo a assessoria do prefeito, o juiz não estaria sendo imparcial nas ações judiciais relacionadas ao partido. De acordo com o Código de Processo Civil, após o recebimento da Exceção de Suspeição, o juiz tem de apresentar a sua defesa ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), órgão competente para julgar se a acusação é procedente ou não. Até o julgamento do TRE, todos os atos do processo ficariam suspensos. No entanto, segundo os advogados do gestor, o juiz Egildo Lopes teria descumprido a lei ao realizar duas audiências na última terça-feira (20), inclusive sem a presença do prefeito, seus procuradores e testemunhas. Diante do ocorrido, a Assessoria Jurídica do prefeito impetrou um Mandado de Segurança a fim de anular todos os atos realizados em desacordo com a Lei e solicitar o prosseguimento da Exceção de Suspeição. A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago deferiu o Mandado de Segurança em caráter liminar e o juiz está impedido de praticar qualquer ato nos processos eleitorais até a decisão final do TRE.

22 Ago 2013 - 11:01h

Desde a metade da manhã da última quarta-feira (21), as aulas estão interrompidas no CAIC e nas escolas dos Bairros Malhada Branca e São Félix, em Brumado, por conta da invasão criminosa ao Centro de Assistência Integral à Criança e do incêndio de um veículo de uma concessionária de motos. Os boatos de uma nova invasão se espalharam e, mesmo com o policiamento ostensivo, os pais dos alunos preferiram não mandar os filhos paras as escolas nesta quinta-feira (22). Funcionários de uma unidade de saúde anexa ao CAIC compareceram ao serviço, mas receberam ordem da Secretaria de Saúde para retornarem para suas casas. “Como não haveria aula, eu não iria arriscar a integridade dos funcionários da saúde, que ficariam sozinhos na unidade. Por isso, mandei interromperem as atividades até que a normalidade seja restabelecida no local”, explicou o secretário de Saúde, Cláudio Feres. O site Brumado Notícias também conversou com o Tenente Francisco, oficial do dia na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), e o mesmo esclareceu que, apesar do medo da população, as guarnições da polícia militar já estão nas unidades escolares para garantir a segurança dos professores e alunos. Em nota, a Secretaria de Educação informou a nossa reportagem que não recebeu nenhum telefonema ou qualquer ameaça de novos ataques.

22 Ago 2013 - 10:12h

A Valec Engenharia emitiu a ordem de serviço para a execução das obras do túnel da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) localizado no município de Jequié, no sudoeste baiano. A deputada Ivana Bastos (PSD) recebeu com entusiasmo a notícia, pois, com a emissão da ordem, a empresa Galvão Engenharia deverá iniciar a elaboração dos projetos executivos e execução da obra, cujo investimento gira em torno de R$ 50 milhões. No total, a obra possui 780 metros de extensão e o túnel será instalado no Bairro Mandacarú. Para Bastos, a confirmação da obra é mais um passo importante para o andamento célere das obras da ferrovia. “Temos recebido boas notícias referente às liberações das obras em diversos lotes da Fiol, a exemplo das licenças para os lotes 5, 5A, 6 e 7. Isso nos dá a tranquilidade de que o cronograma se cumprirá de acordo com o previsto”, declarou. A parlamentar ainda destacou a atuação do ministro César Borges. Segundo ela, desde que o ministro assumiu a pasta dos Transportes, inúmeras intervenções importantes têm sido realizadas no sentido de liberar o andamento das obras de infraestrutura no estado. Atualmente, a obra da Fiol conta com cerca de 7 mil funcionários trabalhando no trecho entre Ilhéus e Caetité, que já tem 20% de execução do cronograma físico planejado. Segundo o Ministério dos Transportes, a expectativa é de que esse trecho seja concluído até o final de 2014. Já a previsão de conclusão completa da obra é para o final de 2015.

22 Ago 2013 - 10:07h

Diante de um trânsito cada vez mais caótico por conta do crescimento urbano desordenado em Brumado, a Loja Maçônica Manoel Carvalho realizou na última terça-feira (20), na Câmara de Vereadores, uma audiência para debater o assunto e encontrar alternativas viáveis para sua solução. A audiência teve como tema o “Caos no trânsito em Brumado. O que fazer?”. O evento contou com a presença de vários representantes de órgãos ligados ao trânsito local, como o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a 2ª CIPRE, o DERBA, o DNIT, o DETRAN, a Secretaria Municipal de Planejamento e até a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a audiência, três jovens foram contemplados com o direito de adquirir suas habilitações. Palestrante, o Capitão Raimundo Carlos apresentou vídeos e gráficos apontando o caos no trânsito nacional, assim como medidas que estão sendo colocadas em prática para resolver o problema em diversas cidades do país. 

O venerável mestre Wladimir Pereira Neves declarou ao site Brumado Notícias que o evento foi bastante positivo e os presentes ficaram satisfeitos com a palestra. Para ele, um dos pontos altos da audiência foi o comprometimento da secretária de Planejamento, Fabrícia Pinchemel, quanto ao atendimento das indicações apresentadas pela Loja Maçônica. A entidade solicitou estacionamentos exclusivos para motocicletas, semáforo no entroncamento das escolas na Avenida Dr. Guilherme Dias, mais faixas de pedestres no município e sinalização nas duas rótulas do anel viário, na BR-030 e na BA-262. “Teremos verdadeiro senso de satisfação quando os nossos apelos forem atendidos. O comprometimento da secretária nos motivou, mas agora aguardamos a execução dos mesmos”, finalizou Wladimir.

22 Ago 2013 - 09:55h

Entre os dias 20 de agosto de 2013 e 13 de outubro de 2013, as inscrições para o Processo Seletivo 2014 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estarão abertas. As inscrições podem ser feitas através do site www.selecao2014.ifba.edu.br. Em Brumado, serão ofertadas 220 vagas para os cursos técnicos, as quais são distribuídas entre os cursos de Informática para WEB (70 vagas), Edificações (70 vagas) e Mineração (80 vagas). O valor da inscrição é de R$ 30 para os cursos técnicos. O boleto bancário deve ser pago até o primeiro dia útil após o encerramento das inscrições, no caso até o dia 14 de outubro. Os candidatos que cursaram todo o ensino fundamental e/ou médio em escola pública podem solicitar isenção parcial da taxa de inscrição no período de 20 de agosto a 30 de setembro, reduzindo assim o valor pago em 90%. A prova será aplicada no dia 15 de dezembro de 2013, das 08h às 12h30. Os locais de prova devem ser divulgados no site acima entre os dias 3 de novembro e 15 de dezembro. Segundo o Ifba, no processo seletivo do Instituto, 50% das vagas são destinadas aos candidatos que estudaram na rede pública. Dessas vagas, a metade está reservada para aqueles que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Dentro dessa porcentagem, a divisão por etnias será feita na proporção de 77% para pretos, pardos e indígenas e 23% para as outras (conforme porcentual indicado no último censo do IBGE).

22 Ago 2013 - 08:23h

Hoje (22) é o último dia para quem quer ganhar da Vivo um ingresso para ir ao Festival de Inverno Bahia (FIB), em Vitória da Conquista. Habilite um dos planos Vivo Pós na loja autorizada e curta de graça o FIB! O que é bom pode ficar ainda melhor: no plano controle ilimitado completo você pode adquirir um aparelho celular por apenas R$ 19,00. Não perca tempo, pois a promoção vai acabar! A loja autorizada da Vivo em Brumado fica na Praça Armindo Azevedo, 122, Centro, telefone (77) 3441-0993. Estamos esperando por você!

21 Ago 2013 - 18:35h

Durante os dias 21 a 28 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brumado vai promover a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, o evento tem como tema ‘Desafiando os limites, diminuindo as diferenças’, que remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência. A escolha do tema reflete ainda nos apaeanos, os quais encontram nesses limites a motivação para superá-los e fazer com que as diferenças sociais e o preconceito diminuam. Neste primeiro dia da Semana, quarta-feira (21), o início será às 13h30. Nos dias 22, 23, 26, 27 e 28, o evento começará nesse mesmo horário. Já no final de semana, dias 24 e 25, a programação começa às 8 horas da manhã, e no domingo terá a Feijoada Solidária, com música ao vivo. A Apae de Brumado está localizada na Rua Auta Leite Oliveira, 328, Bairro Santa Tereza. Outras informações pelo telefone (77) 3441-4168.

21 Ago 2013 - 17:01h

Após o atentado próximo ao Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic) na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Brumado optou por suspender as atividades tanto no local quanto na Escola Idalina e no Posto de Saúde da Família (PSF), que atende aos Bairros Malhada Branca e São Félix. O pânico foi provocado pela invasão de 16 homens armados com pistolas e paus à unidade do Caic, os quais incendiaram na sequência um carro de uma concessionária de motos. A decisão de suspender as atividades foi tomada porque surgiram ameaças de invasão nos lugares citados. Diante dessa situação, a Administração Municipal solicitou apoio da Polícia Militar para que as atividades escolares e no PSF voltem ao normal amanhã, quinta-feira (22). De acordo com a Assessoria de Comunicação do município, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) está em Salvador e já havia marcado seu retorno a Brumado, mas com esses acontecimentos adiou a volta. 

Dias aproveitou a estadia na capital para realizar uma audiência com a Secretaria de Segurança do Estado, a fim de solicitar mais reforço para a segurança no município. O site Brumado Notícias entrou em contato com o Major PM Sílvio Berlink para saber sobre a suspenção das atividades. De acordo com o major, a polícia já estava de prontidão para garantir a segurança nas unidades escolares e no posto de saúde, entretanto os próprios pais dos alunos não permitiram que eles fossem para as escolas à tarde. “Embora a população esteja apavorada, a Polícia Militar está atuando juntamente com a Polícia Civil no intuito de inibir qualquer ação que busque ferir a segurança pública. Além do efetivo local, estamos com reforço das cidades de Guanambi e Barreiras e não vamos permitir que as ameaças do crime tomem conta da cidade”, garantiu Berlink.

21 Ago 2013 - 16:31h

Foram julgados na última terça-feira (20) os quatro homens acusados de ter assassinado Isaías Wilker dos Santos. Os réus Adriano da Silva Amorim, Alessandro Borges Oliveira, Alessandro de Jesus Silva e Claudinei da Silva enfrentaram um júri popular – formado por sete jurados – no Fórum Duarte Moniz, em Brumado. O juiz do caso foi Genivaldo Alves Guimarães, que iniciou a sessão de julgamento às 8h10. Após a apresentação dos autos do processo, o juiz permitiu que o promotor de Justiça, Rogério Bara Marinho, fizesse a acusação dos réus. Um dos destaques do promotor foi as divergências nos interrogatórios dos réus. No período da tarde, a defesa de Alessandro Borges Oliveira e Alessandro de Jesus Silva sustentou que os dois não provocaram as lesões que causaram a morte da vítima – a qual morreu com pedradas na cabeça, alegando que ambos não tinham intenção de matar. Mesmo sendo o autor das pedradas, Alessandro Borges negou a autoria do assassinato. Já a defesa de Adriano da Silva Amorim negou a participação dele no crime, afirmando que o mesmo só presenciou os fatos. Os defensores de Claudinei da Silva também negaram sua participação no homicídio. Foram pedidas absolvições dos acusados pela defesa. Depois das rodadas de réplicas entre acusação e defesa, o juiz convocou os jurados para responderem os quesitos sobre o julgamento. Ao final, Genivaldo Alves Guimarães leu a sentença dos réus. Alessandro de Jesus da Silva e Adriano da Silva Amorim foram condenados por homicídio simples, com pena de oito anos de reclusão em regime inicial semiaberto. Claudinei da Silva foi condenado a reclusão por seis anos em regime semiaberto, também por homicídio simples. Já Alessandro Borges de Oliveira foi condenado por homicídio qualificado, sua pena será de treze anos de reclusão em regime fechado. Adriano, que estava preso, foi solto e os demais condenados também poderão recorrer da sentença em liberdade, o que deve acontecer segundo as manifestações deles no julgamento.

21 Ago 2013 - 15:13h

Utilizando a tribuna livre na sessão do último dia 19 da Câmara Municipal de Brumado, o ativista Cláudio Ribas falou sobre a falta de atenção do município em relação ao controle adequado dos animais abandonados pelo município. “A situação desses animais soltos e abandonados pelas ruas de Brumado é um caso sério, que precisa ser tratado com a toda a responsabilidade. O assunto engloba também a saúde pública da população”, comentou Ribas. Para ele, a Prefeitura não tem se estruturado e tem passado a responsabilidade para as ONGs – Organizações Não Governamentais – que lutam pela defesa animal. “Quando as pessoas ligam para Prefeitura Municipal e comunicam esses fatos, eles mandam procurar as ONGs. Isso é um absurdo, é querer transferir responsabilidade”, indignou-se o ativista. Ao final do seu discurso, Cláudio Ribas aproveitou para convidar a população brumadense a participar da marcha da defesa animal, que será realizada no próximo domingo, 25, pela manhã. A concentração será na Praça da Igreja São Cristóvão e percorrerá várias ruas da cidade até chegar à Praça Coronel Zeca Leite, ponto final.

21 Ago 2013 - 14:03h

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o Derba (Departamento de Infraestrutura da Bahia) realizaram uma patrulha na BA-148 – trecho entre Brumado e Dom Basílio – nesta quarta-feira, 21, para recolher animais soltos na rodovia. Utilizando um caminhão gaiola, a PRE e o Derba conseguiram pegar três cavalos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o subcomandante da 2ª CIRRV-Brumado, Capitão Rogério, falou que essa operação de captura dos animais começou no dia 19 e vai continuar até o próximo dia 25, domingo. “A nossa meta é recolher de 60 a 70 animais”, contou. A equipe vai fazer um cerco aos animais em todas as saídas da cidade e nos pontos mais críticos em que existem bichos soltos. De acordo com o capitão, os cavalos encontrados nesta quarta e os que vierem a ser capturados irão para um curral no pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Vitória da Conquista, e os proprietários só poderão retirar os bichos mediante pagamento de multa. Se em sete dias ninguém reclamar os animais, os mesmos serão colocados em leilão.

21 Ago 2013 - 11:20h

Barra da Estiva se tornou desde o dia 16 de agosto um dos primeiros municípios brasileiros a ter a Lei da Ficha Limpa Municipal. Aprovada por unanimidade dos vereadores durante Sessão do Poder Legislativo, a lei proíbe a nomeação para qualquer cargo nos Poderes Executivo e Legislativo municipal de quem for condenado, em decisão transitada em julgada ou por órgão colegiado, por crimes dolosos, crimes eleitorais, tráfico de drogas, entre outros. Está previsto ainda na lei que também não poderão ser nomeados, nem de forma indireta ou autárquica, aqueles que, no exercício de cargos públicos, tiverem suas contas rejeitadas por ato doloso de improbidade administrativa em decisão sem recursos dos órgãos competentes. De acordo com o Jornal Tribuna do Sertão, a Ficha Limpa de Barra da Estiva surgiu do projeto do vereador Fabrício Viana (PV), líder da bancada situacionista, e já foi encaminhada para a sanção do prefeito Adriano Carlos Dias Pires (PV), o Dinho. Ao votar favoravelmente por seu projeto, Viana disse acreditar que todos os ocupantes de cargos públicos ou os que desejarem ocupar devem ter a ficha limpa. “Esta é uma vitória de todos em Barra da Estiva”, completou o vereador.

21 Ago 2013 - 11:00h

Atenção, a Suzuki irá lançar uma moto de apenas R$ 4 mil. Isso mesmo, R$ 4 mil. Agora será ainda mais fácil para você adquirir uma moto de qualidade e com um preço camarada. Além de eficácia e economia, a moto Suzuki GS 120 é compacta e fácil de pilotar. A nova moto Suzuki vem com marcador de machas, transmissão de 4 marchas, suspensão traseira com pré carga da mola com 5 níveis de regulagem, pilotagem muito confortável, tão poderosa quanto uma 125, bagageiro de serie, cinco cores, e com estilo street. Uma moto popular com a marca Suzuki e Garantia de durabilidade. Em Brumado, a Moto Estrada Suzuki fica localizada na Avenida Centenário. Para maiores informações, ligue (77) 3441-3030. Suzuki: motos feitas para durar.

21 Ago 2013 - 10:32h

O dia 20 de agosto é o dia do maçom no Brasil, e para comemorar a data, representantes da Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana foram visitar as instalações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na sede da Associação, em Brumado, os maçons conheceram o trabalho social realizado pela instituição. Ao final da visita, os representantes da Loja Maçônica fizeram a doação de alimentos e desejaram sucesso para a diretoria da Apae.