Achei Sudoeste

27 Nov 2013 - 10:30h

O fechamento da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) em Brumado vem sendo debatido na Câmara de Vereadores desde o início do ano. Apesar das discussões sobre o tema, nenhuma solução foi encontrada até o momento. A defensora geral Vitória Beltrão Bandeira tem se mostrado irredutível quanto à reabertura do órgão no município. Na última segunda-feira (25), a Casa Legislativa aprovou uma moção de repúdio, contra a defensora geral. Por telefone, o site Brumado Notícias conversou com a defensora licenciada Angélica Coelho, que atuou por 20 anos na unidade brumadense. Coelho disse que não aprova a moção de repúdio, mas concorda que medidas devem ser tomadas para a reabertura da Defensoria na cidade. “Não acho a moção uma medida saudável e prefiro não opinar sobre a mesma por uma questão pessoal. Considero que o fechamento da defensoria em Brumado foi um ato equivocado. Não se encerra um serviço de anos sendo ele útil para a população carente e garantia de acesso dos necessitados à justiça”, argumentou a defensora. Segundo Angélica, embora a decisão de fechar a unidade brumadense tenha sido da diretora geral, o governo do estado também tem culpa pelo fechamento. “O maior responsável pela falta de defensores é o governo do estado, porque há defensores aprovados no último concurso, e ele precisa nomear e chamar esse pessoal. Mesmo a Defensoria sendo uma instituição autônoma, ela ainda depende dos recursos do governo do estado”, completou. 

Reforçando a importância da unidade municipal, a defensora informou que enquanto em Salvador ela atendia 8 pessoas por dia na defensoria regional, em Brumado eram realizados 35 atendimentos em apenas meio período; o equivalente a 770 atendimentos por mês. Coelho lamentou o fechamento da unidade e se disse arrependida por ter encaminhado o pedido de sua aposentadoria. “Não se fecha um órgão público de 20 anos com argumento de falta de defensores, porque havia defensores para serem encaminhados para Brumado, mas foram priorizadas a capital e outras regionais do interior. Se eu soubesse antes que ela iria ganhar as eleições e que era projeto dela fechar a unidade de Brumado, mesmo com prejuízos pessoais, eu teria adiado meu projeto de aposentadoria. Investi muito do meu tempo de vida aqui nessa comarca para ver tudo simplesmente encerrado”, finalizou a defensora.

27 Nov 2013 - 10:10h

Na última segunda-feira (25), aconteceu no município de Lagoa Real, no sudoeste baiano, o I Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cujo tema foi “Socializando Gentes, Saberes e Fazeres na Alfabetização”. O evento teve por objetivos analisar a relevância do PNAIC para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem; refletir sobre os resultados obtidos pelo programa na cidade; apresentar experiências realizadas nas salas de aula do 1º ao 3º ano e Educação do Campo do Ensino Fundamental pelos professores alfabetizadores; perceber as contribuições do PNAIC na aprendizagem dos alunos sob a ótica da família, dos professores e dos alunos, além de identificar os benefícios do programa proporcionados à formação continuada dos professores alfabetizadores. A programação do evento incluiu palestra com a professora Eva Correia, especialista em Educação Especial; momentos culturais realizados por alunos e professores da rede municipal de ensino, por meio de peça teatral, declamação de poemas e encenações; relatos de experiência dos professores alfabetizadores; exposição de materiais produzidos em sala de aula e exibição de vídeos que contemplam os trabalhos que foram realizados durante a trajetória de formação do PNAIC e a prática docente. O evento também contou com a participação de alunos surdos dos municípios de Caetité e Lagoa Real. Os resultados do seminário foram considerados bastante positivos.


Fotos: Rogério Rocha

27 Nov 2013 - 09:55h

O município de Caetité, no sudoeste baiano, teve a implantação do sistema de esgotamento sanitário aprovada. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinaram o Termo de Compromisso, que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (25). O sistema conta com um investimento de R$ 13.971.238,76 e tem previsão de conclusão em até 12 meses após encerrado o processo licitatório. Um secretário do governador Jaques Wagner (PT), que é pré-candidato ao governo do estado em 2014, monitorou o passo a passo e até comemorou a celebração do Termo de Compromisso que irá beneficiar 12 mil pessoas. Em contrapartida, a solicitação feita para a execução do esgotamento sanitário do município de Brumado segue sem uma resposta. Mais uma vez, uma grande obra pode ficar apenas na promessa do governador da Bahia, que apenas vem realizando pequenas obras ou paliativos no município. O que também chama a atenção é a atuação inconsistente dos políticos que representam a cidade e que até agora não conseguiram nada de concreto com relação à viabilização da implantação do esgotamento sanitário municipal.

27 Nov 2013 - 08:00h

26 Nov 2013 - 18:55h

No próximo sábado (30), a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia - Força Invicta irá promover em Vitória da Conquista o I Encontro com Oficiais da Região Sudoeste da Bahia. O evento visa dar continuidade aos debates e discussões acerca das propostas que estão sendo construídas para a modernização e reestruturação da Polícia Militar da Bahia. No encontro serão debatidos temas como a Lei de Organização Básica (LOB) e o Novo Estatuto da Polícia Militar da Bahia. Além dos oficiais de Vitória da Conquista, estarão presentes no encontro os oficiais das unidades de Brumado, Jequié, Cândido Sales, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora e Poções. Os debates acontecem das 09 às 12h, no auditório do Faixa Hotel, localizado na Av. Juracy Magalhães, 130, no Bairro de Bela Vista.

26 Nov 2013 - 17:30h

Aborrecido por conta dos problemas enfrentados pelos moradores do Bairro São Félix e adjacências, o vereador José Carlos Alves Meira (PT), o Catoze, não poupou críticas ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) durante a sessão legislativa realizada na última segunda-feira (25). O parlamentar fez queixas quanto à falta de ações nas áreas de lazer, ação social, saúde e infraestrutura. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador reafirmou as críticas feitas ao comportamento do gestor com relação ao bairro. “Depois da ponte o prefeito não conhece Brumado. Parece que ele só foi votado da ponte pra cá, ou então os votos do lado de cá são melhores do que os que vieram do lado de lá. Ninguém nunca mais viu o prefeito depois das eleições no bairro e, com isso, ficamos semana após semana cobrando aqui na Câmara e nada de resolver os problemas nos bairros que mais estão carentes de atenção pública”, reiterou José Carlos.

26 Nov 2013 - 17:00h

Um veículo Montana foi abandonado na noite da última segunda-feira (25), na comunidade Tanque de Pedra, zona rural de Brumado, e os moradores da localidade acionaram a polícia. Investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) contaram ao site Brumado Notícias que o veículo havia sido identificado durante a Operação BR-030, mas encontrava-se escondido desde então. Os investigadores disseram que o carro foi guinchado por outro veículo e abandonado na comunidade. O objetivo da ação dos marginais, segundo a polícia, foi se livrar do flagrante. Os policiais realizaram buscas na região, porém não encontraram pistas dos suspeitos. O carro abandonado foi encaminhado à delegacia e será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica. Vários carros com as mesmas características foram apreendidos durante a Operação BR-030 na região do município de Malhada de Pedras.

26 Nov 2013 - 16:30h

Um internauta flagrou um acidente automobilístico nesta terça-feira (26), na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, em Brumado. Em nota, ele contou que os agentes de trânsito que atenderam a ocorrência acionaram o Samu 192, mas a ambulância não compareceu para prestar socorro à vítima. A mulher precisou ser carregada no colo por um agente, que a colocou dentro da viatura do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) e encaminhou ao Hospital Professor Magalhães Neto. O internauta ficou indignado com a omissão de socorro por parte do Samu. Para saber mais sobre o ocorrido, a reportagem do site Brumado Notícias entrou em contato com a coordenação do setor, que explicou os motivos do não comparecimento dos socorristas.

Segundo Eduardo Almeida, coordenador do Samu 192, as duas ambulâncias disponíveis estavam ocupadas atendendo outros chamados. “As duas ambulâncias estavam em outra ocorrência e o médico regulador que atendeu o chamado perguntou ao agente sobre a gravidade da situação. Quando o agente informou que a vitima apresentava apenas uma luxação no tornozelo, o médico orientou por telefone como o agente poderia proceder e encaminhar a motociclista ao hospital na viatura do departamento, vez que a ambulância poderia demorar a chegar e o quadro da mulher se agravar”, esclareceu o coordenador. Almeida ainda acrescentou que esse foi um caso isolado. “Nós não nos furtamos a prestar socorro à população e o nosso trabalho tem sido voltado para o profissionalismo de preservar as vítimas em qualquer situação. Esse foi um caso isolado em que as circunstâncias não nos permitiram chegar a tempo ao local do acidente, mas o Samu está inteiramente à disposição para prestar os primeiros socorros à população”, destacou o coordenador.

26 Nov 2013 - 16:05h

Além de vender os sanduíches mais deliciosos e saudáveis de Brumado, o Subway terá som ao vivo em uma noite de lazer e descontração. Na próxima quinta-feira (28), o cantor Bruno Caíres fará um show voz e violão no local, ocasião em que cantará grandes sucessos. Você vai poder se deliciar com sanduíches a partir de R$ 6,45 ao som de uma boa música. Além de comer saudável você se diverte! Na próxima quinta (28), compareça ao local. O Subway fica localizado na Praça Coronel Zeca Leite, 06. Para maiores informações, ligue (77) 3453-1473.

26 Nov 2013 - 15:30h

26 Nov 2013 - 15:00h

Em campanha pelos 16 Dias de Ativismo no Combate a Violência Contra a Mulher, integrantes do CREAS Chico Xavier, em Brumado, compareceram à Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (25). Na tribuna livre, a advogada Aline Meira explicou que a campanha mundial aderida pelo Brasil em 1992 tem por objetivo motivar as vítimas e a população a denunciarem os casos de agressão contra a mulher. Até o mês de novembro, a delegacia do município registrou 265 casos dessa natureza, mas esse número pode ser bem maior. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a advogada afirmou que, embora os números chamem a atenção, o CREAS e as autoridades de segurança do município se preocupam com os casos não relatados e a omissão das vítimas. “Os números são significativos, mas não refletem a realidade atual do município, tendo em vista que muitas vítimas não denunciam seus agressores por conta de uma série de fatores, como medo, receio da separação e desestruturação da família, constrangimento, dependência financeira, emocional e social”, alertou Aline. 

Meira apontou ainda que o silêncio das vítimas é maior que as denúncias registradas. “O que poderia parecer alarmante nada mais é que o retrato fiel da violência contra a mulher em Brumado. O alarme maior está na omissão, no silêncio das vítimas que são as maiores interessadas em denunciar, mas que por fim infelizmente acabam se calando”, completou a advogada. Na última semana, a nossa reportagem registrou um caso de violência contra a mulher. A vítima foi brutalmente agredida pelo companheiro ficando com vários hematomas pelo corpo. Esta compareceu à delegacia para fazer a denúncia e exame de corpo delito. A advogada ressaltou que, mesmo após fazer a denúncia, muitas mulheres acabam voltando atrás, retirando a queixa e se reconciliando com os agressores. Dentro da programação da campanha está agendada uma palestra com o Major Berlink, que será realizada no auditório do CEEP, no dia 29 de novembro, e uma caminhada no dia 06 de dezembro.

26 Nov 2013 - 14:40h

A Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) foi considerada procedente pela juíza Adriana Silveira Bastos e, por isso, o ex-prefeito de Palmas de Monte Alto, Eutínio Nunes Pereira (DEM), e o ex-secretário de obras, Alcides Pereira Lima, foram condenados por atos de improbidade administrativa. A decisão, que já foi publicada no Diário Oficial da Justiça suspende os direitos políticos dos réus por seis anos. Além disso, ambos terão que restituir aos cofres públicos o valor integral pelos danos causados. Os políticos também estão proibidos de firmarem contratos com o poder público ou receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de cinco anos. Segundo a ação, entre os anos de 2001 a 2004, ocorreram falhas nos contratos de prestação de serviço de limpeza pública durante a gestão de Eutínio. “Face ao exposto e por tudo mais que dos autos consta, julgo procedentes os pedidos formulados na exordial para, com fulcro nos princípios da proporcionalidade, da adequação punitiva e em face da extensão dos danos causados”, sentenciou a proibindo os réus de se desfazerem de quaisquer patrimônios que estejam em seus nomes. Ainda cabe recurso contra a decisão.

26 Nov 2013 - 12:10h

O lavrador Geracino Antônio de Souza, 80 anos, compareceu na manhã da última segunda-feira (26) à delegacia de Brumado para fazer o reconhecimento dos dois jovens detidos pela polícia acusados de terem roubado sua casa e estuprado e assassinado sua esposa, Dorcilia Maria de Jesus, 79 anos. O crime aconteceu na noite do último domingo (24), na Fazenda Riachão, em Aracatu. O idoso tentou recordar a fisionomia dos acusados, mas disse à polícia que na noite do crime ele não conseguiu ver direito o rosto dos criminosos por causa da escuridão. Os jovens apresentados na delegacia continuam detidos à disposição da justiça, pois estavam de posse de duas motocicletas roubadas e foram reconhecidos pelos proprietários dos veículos. O dono de uma pizzaria também reconheceu um dos detidos, que teria assaltado seu estabelecimento na noite do último domingo (25). A polícia continua as investigações a fim de elucidar o crime bárbaro que chocou o sudoeste baiano.

26 Nov 2013 - 11:58h

Ao lado da ex-prefeita da cidade de Barra da Estiva, Ana Lúcia Aguiar, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) prestigiou na última sexta-feira (22) as comemorações do Dia da Consciência Negra na comunidade quilombola do Camulengo. No local, a data foi marcada por uma série de eventos, como palestras, danças, jogo de futebol e capoeira. Além do secretariado municipal, estiveram presentes na ocasião representantes da comunidade, e um representante da comunidade quilombola Moitinha. Viana participou de um almoço típico e pode usufruir de comidas como godó de banana, cortado de aipim e galinha caipira, entre outras iguarias oferecidas. O deputado reafirmou o seu compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da comunidade. No mesmo dia, o parlamentar também esteve no município de Andaraí para participar da inauguração de obras de infraestrutura e da Festa do Vaqueiro, no distrito de Ubiraitá, evento que faz parte do calendário de festas tradicionais do local. Acompanhado do vereador Rangel, do município de Mucugê, com o qual firmou compromisso de trabalho, encontrou-se também com o vice-prefeito do município de Andaraí.

26 Nov 2013 - 11:57h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) chamou a atenção da prefeitura municipal para a limpeza da cidade para os festejos de final de ano. Segundo a parlamentar, a cidade precisa ‘entrar no clima natalino’, pois essa é uma época em que os brumadenses que residem em outros municípios retornam a sua terra natal. “Essa é uma data muito importante, pois a cidade de Brumado recebe inúmeros filhos e visitantes. O município precisa receber uma limpeza nas praças e vias públicas”, ressaltou. A comunista, apesar de ser oposição, parabenizou os serviços que vem sendo realizados pela empresa Lig Lixo e espera continuidade para manter uma cidade sempre limpa e arejada. “A limpeza é super importante para a autoestima dos populares, que ainda respiram um ar mais limpo e puro. O serviço realizado no período pós-chuva, a capina, a poda de árvores, a manutenção das praças e jardins precisam ser constantes”, finalizou a vereadora.

26 Nov 2013 - 11:45h

O violonista Chiquinho Amorim e o cantor Noslyn Laurence estão na final do concurso “É por isso que eu canto”, realizado em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Ambos foram selecionados entre 50 concorrentes inscritos e chegaram ao top 10 da competição. A grande final acontecerá em duas etapas. Na próxima quarta-feira (27), cada músico terá de apresentar uma canção nacional e, na quinta-feira (28), todos se apresentarão com uma canção regional. O evento acontece na Praça 9 de novembro, às 18h. Além de músico e instrumentista, Chiquinho Amorim é um dos produtores culturais do Festival de Música Popular de Brumado (Femp-b).

26 Nov 2013 - 11:00h

Na última sexta-feira (22), uma cerimônia para entrega do Título de Cidadão ao vice-governador e secretário de Infraestrutura do estado, Otto Alencar, foi realizada no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. Concedido pela Câmara Municipal, o título foi entregue em evento que reuniu diversas autoridades, entre as quais o prefeito do município, Eures Ribeiro (PV), a deputada Ivana Bastos (PSD), os deputados estaduais Mário Negromonte Júnior (PP) e Kelly Magalhães (PCdoB), o deputado federal Arthur Maia (SDD), e diversos líderes políticos da região. Durante a solenidade, a trajetória política do vice-governador foi relembrada, principalmente as ações que beneficiaram o município, a exemplo do asfaltamento do centro da cidade; liberação do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães; liberação de recursos para a iluminação da entrada da cidade e o trabalho voltado para a reabertura do aeroporto. Para a deputada Ivana Bastos, a homenagem é justa. “Sabemos do trabalho que o vice-governador fez e vem fazendo na nossa região. Em Bom Jesus da Lapa, em especial, são muitas as intervenções. Nada mais justo que o município retribua todo esse trabalho, que já é reconhecido largamente pela população”, declarou. Alencar fez questão de agradecer a honraria, reforçando o seu compromisso com o município. “Agradeço essa homenagem feita pelos vereadores e quero aqui registrar que farei valer esta confiança, trabalhando de maneira incansável. Ainda há muito a fazer e vamos trabalhar para isso”, disse.

26 Nov 2013 - 10:45h

Em Brumado, o CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente realizou na última segunda-feira (25) uma caminhada em prol da consciência ecológica. Os alunos, professores e funcionários do CEEP percorreram todo centro comercial até a Igreja Matriz. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a diretora da unidade no município, Márcia Gondim, disse que a caminhada é apenas o início de um projeto muito mais amplo em prol do meio ambiente: a 1º Feira de Meio Ambiente, Segurança no Trabalho e Gestão. “Estamos fazendo essa caminhada para levar para ruas essa sensibilização para que as pessoas da nossa comunidade possam prestigiar o evento e desfrutar dos conhecimentos que iremos oferecer através de workshops, palestras e oficinas”, afirmou a diretora. A Feira acontece nos dias 05, 06 e 07 de dezembro com o tema Meio Ambiente e Empreendedorismo.

26 Nov 2013 - 09:15h

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado realizada na noite da última segunda-feira (26), uma moção de repúdio contra a diretora geral da Defensoria Pública Estadual (DPE), Vitória Beltrão Bandeira, foi aprovada. A moção foi apresentada pelo vereador José Carlos dos Reis (PDT), líder do prefeito na Câmara. Desde o final de 2012, o município está sem a defensoria estadual e vários pleitos foram apresentados visando à reabertura a unidade. No entanto, o pedido sempre foi negado.

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Weliton Lopes (SDD) disse que Vitória Beltrão tem praticado uma violência contra o município com as negativas. “Desde fevereiro que a Defensoria Pública Estadual está agredindo o cidadão brumadense por não estar garantindo os seus direitos e é dever do estado fazer com que todo cidadão tenha acesso à justiça, mas aqui em Brumado a Defensoria está privando esse acesso. Também pensei em apresentar essa moção de repúdio, mas penso que uma moção tem que ser apresentada em última instância. Como a luta é antiga, aprovei a moção, pois já chegamos nesse último recurso. Ainda vamos buscar o poder judiciário para que o cidadão tenha o seu direito como é garantido na constituição”, afirmou o vereador. Representando a bancada de oposição, que se absteve de votar, o vereador José Ribeiro Neves (PT) explicou porque a bancada preferiu não votar. “Pensamos que temos de utilizar todos os recursos necessários para buscar resolver o problema e, no nosso modo de ver, ainda não se esgotaram todas as possibilidades. Estamos chateados sim por conta da falta da defensoria, mas pensamos que uma moção de repúdio não é a via de resolver o problema. Nossa proposta é que seja feito um documento assinado por todos os vereadores e referendado por todos os deputados que tiveram votos aqui na cidade. Depois, batemos na porta da defensoria e buscamos uma solução para o problema”, ponderou o petista.

Já José Carlos Reis esclareceu os motivos que o levou a apresentar a moção. “Nossa preocupação é pelos menos assistidos e a Defensoria Pública do Estado não está demonstrado respeito pela nossa cidade, pois sem nenhuma justificativa plausível foram retirados todos os equipamentos da defensoria daqui e levados para outra cidade. Além disso, os defensores municipais foram transferidos. Vários pleitos foram feitos e houve interferência da OAB, do Judiciário e até do prefeito, que prometeu equipar uma casa para manter a defensoria no município. A diretora prometeu uma solução até o mês de julho, mas já estamos findando novembro. Outros municípios receberam defensores e Brumado só aceitando passivamente. Essa moção é para chamar a atenção para notarem que Brumado existe e que o seu povo está sofrendo sem essa assistência judiciária. Nosso objetivo não é ferir ninguém”, esclareceu o parlamentar. Mesmo com a bancada de oposição se abstendo de votar, a moção foi aprovada pelo voto dos seis parlamentares de situação.

26 Nov 2013 - 08:30h

Mais uma tentativa de homicídio foi registrada na noite da última segunda-feira (25), em Brumado. Desta vez, o crime aconteceu no Loteamento Malhada Branca (Urbis IV), onde um homem de aproximadamente 30 anos foi alvejado por dois disparos de arma de fogo - os tiros atingiram as costas e uma das pernas. Em depoimento à polícia, a companheira da vítima declarou que três menores participaram da ação, mas não soube dizer mais detalhes acerca do ocorrido. O marido também não soube dizer o que havia ocorrido. A polícia suspeita que a ação possa ter sido uma briga de facções rivais por domínio de área do tráfico. A vítima, que já possui passagens pela delegacia, foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto.