Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

Vitória da Conquista: Argentino é preso com droga escondida em pares de tênis Foto: Blitz Conquista

Na madrugada desta segunda-feira (9), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu 18 quilos de cocaína pura escondida em pares de tênis. O material estava em formato de palmilhas. Segundo informações da polícia, a droga era transportada por um argentino, de 60 anos, passageiro de um ônibus que circulava no km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com o Blitz Conquista, o suspeito disse que o entorpecente seria entregue em Salvador. A ocorrência foi apresentada na delegacia da Polícia Civil de Vitória da Conquista.

Jussiape: Vereador diz que a população está bebendo bosta após análise da água constatar contaminação Foto: Reprodução

O enfrentamento polêmico entre o município de Jussiape e a Embasa está longe de chegar ao fim. Pelo menos é o que pode ser constatado após o resultado da análise feita pelo Estado divergir da Embasa. Na sessão da última sexta-feira (7), o vereador José Roberto (MDB) abordou o discurso do colega de oposição, o vereador Edilando Brandão (MDB), nas redes sociais. “Estamos bebendo bosta mesmo, gente”, afirmou José Roberto, depois de uma análise realizada pelo laboratório da Base Regional da Saúde de Brumado constatar que há contaminação na água consumida pela população de Jussiape. De acordo com o Jussi Up Press, uma amostra retirada diretamente do Rio das Contas revelou, através de um laudo enviado à Secretaria de Saúde de Jussiape, contaminação. A análise constatou, de acordo com a secretária de saúde Simone Aguiar, coliformes totais. Já em relação à coloração da água, o resultado atingido foi de 70%, quando o considerado aceitável é de até 15%. José Roberto aproveitou a ocasião para solicitar uma reunião, no mesmo dia, no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores de Jussiape, Jadiel Carvalho, com a presença de todos os vereadores e também do assessor jurídico da Casa, Leonardo Chaves, para discutir uma solução viável.

Em seu primeiro ano como profissional, Júnior Brumado ajuda o Bahia a conquistar título estadual Foto: Reprodução/Instagram

O Bahia conquistou o campeonato baiano de 2018 batendo o Vitória no Barradão com o gol solitário de Elton, seu 47º título estadual. No elenco, o esquadrão de aço contou coma a jovem promessa apontada entre as revelações da competição, o Júnior Brumado, que, embora não tenha entrado em campo, esteve no banco à disposição do técnico Guto Ferreira. O atleta brumadense ainda pode ganhar um prêmio individual com o gol mais bonito do campeonato, marcado contra o Juazeirense na vitória por 3x0, que repercutiu nacionalmente embalada pela dancinha de comemoração do papai coruja, José Francisco. Júnior Brumado ainda pode ajudar o Bahia a conquistar o bicampeonato do Nordeste e, no próximo final de semana, terá a sua estreia no Campeonato Brasileiro de Futebol, o que tem gerado muito orgulho entre os seus conterrâneos do interior.

Bahia é estado do país com maior déficit de leitos de UTI neonatal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia é o estado do país com o maior déficit de leitos de UTI neonatal, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Esses tipos de leitos são específicos para crianças prematuras, que nascem antes de completar 37 semanas e que apresentam quadros clínicos graves. De acordo com o levantamento, a Bahia conta atualmente com apenas 332 leitos de UTI neonatal, que recebem crianças de até 45 dias. O ideal para atender toda a demanda do estado, no entanto, seria mais que o dobro da quantidade disponível. A pesquisa aponta que em todo Brasil há um déficit de 3.305 leitos. O Ministério da Saúde disse que o número de leitos de UTI neonatal que atendem pelo SUS teve um aumento de, aproximadamente, 10% entre os anos de 2015 e 2018, totalizando 4.697 leitos disponíveis na rede pública em todo o país. Segundo o G1, o órgão destacou, ainda, que, desde 2011, incentiva a abertura de novos serviços por meio da Rede Cegonha, que garante recursos adicionais para os gestores. Ainda de acordo com o Ministério, foram investidos mais de R$ 230 milhões na estratégia até então.

Brumado participa do Fórum Extraordinário da Undime Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (5), aconteceu a abertura do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Salvador. Na oportunidade, mais de 380 municípios estiveram representados, entre os quais a cidade de Brumado, representada pela Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, e pela Coordenadora Pedagógica Andréia Míriam. Os temas abordados foram: desafios dos gestores públicos nos tempos de incertezas; aprendizagens contextualizadas no território; relação entre o currículo, a Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Políticos Pedagógicos; BNCC e novas arquiteturas curriculares; implementação da BNCC, sistema de gestão que qualifica a educação; Programa Nacional Educação Conectada; alfabetização na idade certa; Mais Alfabetização; Mais Educação; PNAIC; PAR; Bolsa Família e Censo Escolar na Bahia; Programa de Gestão Municipal (PGE).

Jornal argentino diz que combate à corrupção no Brasil é exemplo Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

O jornal argentino La Nación publicou um editorial com tom favorável à condenação do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teceu elogios ao juiz Sergio Moro. De acordo com a Veja, o texto começa contextualizando a situação em que Lula se encontra e salienta que, apesar da condenação por corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-metalúrgico ainda é uma figura bastante popular no país e que lidera as intenções de voto. A publicação também chama atenção para a ausência de candidatos por parte da esquerda, caso Lula não possa concorrer às eleições. O periódico finaliza elogiando a atuação de Sergio Moro. “Com o que aconteceu, parece ter sido demonstrado que o respeitado juiz Moro, responsável pela sentença ordenada em primeira instância contra o ex-presidente, não está sozinho. O que para alguns foi nada mais que um esforço individual de um magistrado que recebeu cursos de treinamento nos Estados Unidos, terminou em um esforço judicial de proporções muito maiores para banir a corrupção pública no Brasil. E esse fato deve servir de exemplo não só para o Brasil, mas para toda a região”.

Intermunicipal 2018: Técnico convoca atletas da seleção brumadense de Futebol Foto: Divulgação

Em reunião realizada na prefeitura municipal, com as presenças dos membros da Comissão do Campeonato Brumadense de Futebol e dos representantes das equipes que participam do evento esportivo, foi anunciado que a convocação dos atletas que participarão da seleção brumadense de futebol. Também foi divulgado o calendário da preparação e treinos. A primeira partida amistosa da seleção acontece no dia 1º de maio - adversário será anunciado nos próximos dias. A comissão informou que está fazendo gestões junto à Federação Baiana de Futebol para garantir a participação da seleção no Campeonato Intermunicipal 2018. Na oportunidade, os dirigentes das equipes se comprometeram a continuar dando todo apoio às iniciativas da comissão.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Baú do Tempo com Jeová Santana refaz a grande final do brumadense de futebol de 1964 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-jogador da Portuguesa, Jeová Santana, o popular Testemunha, relatou ao site Achei Sudoeste sobre a grande final de 1964, que deu ao Magnesita o título de campeão brumadense daquele ano. Segundo ele, há 54 anos, no então Estádio dos Prazeres, acontecia a grande final do Campeonato de Futebol de Brumado, quando se enfrentaram as equipes Magnesita e Portuguesa. Esta última sob o comando do técnico Zé Lôbo, que tinha à disposição atletas como Gilberto Cardoso, Franklin da Mata Dias, Milton Chefe e Nete. Gilberto se destacava pela potência do seu chute e por ter jogado em grandes clubes de futebol. Franklin atravessava a sua melhor forma como zagueiro central, além de cabeça de área e lateral direito, funções que se misturavam devido ao seu bom condicionamento físico. Milton Chefe, considerado o moleque da bola pelos seus dribles desconcertantes, consagrou-se ídolo da seleção de Vitória da Conquista. E Nete, que despontava como a grande revelação do campeonato. O que o técnico não esperava, segundo Jeová Santana, era que a partida disputada contra o Magnesita reservava um cenário diferente. Na última hora, Gilbertão, que era considerado meio time, alegou ter recebido uma proposta irrecusável da empresa Magnesita e, por isso, não poderia participar do jogo. Diante do ocorrido, entrou em cena os diretores da Portuguesa, Geonísio Viana e Oflávio Torres, além do técnico Lôbo, a fim de convencerem o próprio Gilberto e a sua mãe Adélia Cardoso a aceitarem a sua participação na final, já que faltavam poucos dias para o jogo. A resposta era de que ele não poderia desperdiçar aquela oportunidade. Devido a esse estranho episódio, Lôbo teve de improvisar uma escalação que não estava nos seus planos. Conforme relatou Jeová, também de forma inesperada, um dos melhores árbitros amador da Bahia, Péricles Santana, agendado com alguns meses de antecedência para apitar a final, desistiu em cima da hora. Durante a partida, o atacante Nete, em uma jogada dentro da pequena área do Magnesita, recebeu um pontapé que o levantou a um metro de altura. Ele caiu por cima do braço, causando uma fratura. Segundo Jeová, o pênalti claro não foi marcado. Nete saiu de campo, teve o braço enfaixado, mas retornou para partida, embora sem condição plena. “Como jogador da Portuguesa que participou dessa final e que vivenciou esses momentos, não tenho nenhuma dúvida de que, sem essas aberrações, o resultado teria sido outro e favorável à Portuguesa e não o placar de 2x2 como ocorreu, sagrando-se campeão, a meu ver, imerecidamente, o Magnesita, já que jogava pelo empate”, destacou.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Bahia supera o Vitória e garante o campeonato estadual 2018 Foto: Eduardo Oliveira/TV Bahia

O Bahia conquistou o seu 47° título de campeão baiano neste domingo (8). O Tricolor, que precisava de um empate para levantar o caneco, voltou a vencer o Vitória, desta vez por 1 a 0, no estádio do Barradão, pela segunda partida da final do Campeonato Baiano. O gol do triunfo foi marcado pelo volante Elton no segundo tempo de jogo. O placar do confronto agregado terminou 3 a 1 a favor do Esquadrão de Aço. A dupla Ba-Vi volta ao campo na próxima quarta-feira (11). A partir das 19h30, o Vitória visita o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo primeiro jogo da quarta fase da Copa do Brasil. Um pouco mais tarde, às 21h45, será a vez do Bahia encarar o boliviano Blooming, na estreia na Copa Sul-Americana. O duelo será na altitude da cidade de Santa Cruz de la Sierra no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, válido pela primeira partida da primeira fase do torneio.

Brumadense morre após pular de carreta que dirigia na BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Sudoeste Bahia

Um caminhoneiro morreu em um acidente na noite de sábado (07), no trecho conhecido como Serra dos Brindes, na BR-030, em Guanambi, a 141 km de Brumado. O acidente ocorreu por volta das 23h30. De acordo com o site Sudoeste Bahia, a vítima – identificada pelo prenome de Raimundo, natural do município de Brumado – morreu após pular do veículo que dirigia. Conforme a Polícia Militar, a suspeita é de que o motorista resolveu pular da carreta assim que percebeu que a mesma havia perdido o freio. 

Brumadense morre após pular de carreta que dirigia na BR-030 em Guanambi Foto: WhatsApp/Sudoeste Bahia

A carreta parou após bater em um paredão na lateral da rodovia. Parte da carga transportada pelo veículo caiu na pista. Após os trabalhos de perícia da Polícia Civil, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. No início da manhã deste domingo (08), a equipe da seguradora realizou a retirada da carga, assim como o destombamento e retirada do caminhão. As causas do acidente serão investigadas pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Lula deixa sindicato e se entrega à Polícia Federal Foto: Reprodução/GloboNews

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou à Polícia Federal na noite deste sábado (7). Ele deixou a pé a sede do Sindicato dos Metalúgicos do ABC, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e atravessou a rua cercado por jornalistas e militantes antes de entrar no terreno de outro imóvel, onde estava estacionado um carro da Polícia Federal. O veículo levou Lula até a superintendência da PF na capital paulista. Em seguida, ele será transportado até o aeroporto de Congonhas, onde deve ser levado de avião até a sede da Polícia Federal em Curitiba. Houve uma primeira tentativa de permitir que Lula se entregasse por volta de 17h. O ex-presidente chegou a entrar em um carro para deixar o sindicato, mas militantes que o apoiam dificultaram a passagem e impediram a saída do veículo.

Lula diz que vai atender à ordem de prisão do juiz Sérgio Moro Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou neste sábado (7) em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo, negou os crimes pelos quais foi condenado, disse que vai se entregar e provar sua inocência. Foi a primeira vez que ele falou desde sua ordem de prisão, expedida na quinta-feira (5). “Não estou escondido. Vou lá na barba deles, pra eles saberem que eu não tenho medo e vou provar a minha inocência”, afirmou. De acordo com o G1, para o ex-presidente, a Justiça julgou seu caso pressionado pela opinião pública. O ex-presidente pediu que que o juiz Sérgio Moro mostrasse alguma prova, e diz dormir com a consciência tranquila. “Eu não tenho medo deles, eu até já falei que gostaria de fazer um debate com Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim, gostaria que ele me mostrasse alguma prova. Qual o crime que cometi neste país? E eu as vezes, eu tenho a impressão porque sou um construtor de sonhos, eu há muito tempo atrás eu sonhei que era possível governar esse pais envolvendo milhões de pessoas pobres, vagas nas universidades, empregos”, disse.

Cachorro provoca acidente e morre atropelado na BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais um acidente envolvendo animal solto na pista acabou com a morte de um cachorro na BA-148, próximo ao Parque de Exposição Gilson Brito, em Brumado, na madrugada deste sábado (07). O site Achei Sudoeste apurou que o condutor do veículo realizou uma frenagem brusca, tentou uma manobra de risco, porém não conseguiu se desviar e acabou atingindo o animal que veio a óbito. O veículo sem controle acabou capotando e foi projetado para fora da pista ficando destruído em barranco. O condutor sofreu algumas escoriações e também precisou ser socorrido ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Brumado: Cinco pessoas ficam feridas após capotamento de carro na BA-148 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grave acidente foi registrado na manhã deste sábado (7), na BA-148, próximo à comunidade Lagoa do Arroz, em Brumado. De acordo com informações colhidas pelo Achei Sudoeste no local, havia cinco pessoas, três mulheres e dois homens, a bordo do veículo que regressava de uma festa no município de Dom Basílio. A suspeita é de que o condutor tenha cochilado ao volante, uma vez que era a segunda viagem que realizava transportando a segunda remessa de colegas de volta da festa para Brumado. O pai do condutor, que estava próximo ao local, assistiu todo acidente no momento em que conversava com a esposa pelo celular.

Brumado: Cinco pessoas ficam feridas após capotamento de carro na BA-148 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Assisti tudo e corri pra socorrer meu filho. Foi um tremendo choque”, disse o homem, ainda aflito com o ocorrido. Outro homem que realizava a roçagem à beira da pista também testemunhou o acidente. “O carro foi para contramão e bateu no barranco fora da pista, depois voou uns cinco metros de altura e já caiu capotando. Ainda vi a hora que duas pessoas foram arremessadas para fora do carro. Nunca tinha visto nada igual”, descreveu. Duas unidades do Samu 192 prestaram os primeiros socorros às vítimas, conduzindo-as ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, uma delas apresentando sangramento na cabeça. O veículo sofreu perda total e precisou ser guinchado.

Inspeção acha 26 celulares com detentos no presídio de Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Uma inspeção realizada no Presídio Nilton Gonçalves, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, achou 26 celulares que estavam em poder dos detentos custodiados em três módulos da unidade prisional. A vistoria foi realizada na sexta-feira (6), por homens da equipe especializada CIPE Sudoeste junto a agentes penitenciários. De acordo com o G1, foram realizadas buscas nos módulos I e II, e no módulo feminino do estabelecimento prisional. egundo a Polícia Militar, os materiais apreendidos e os presos que estavam de posse deles foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

STF: Ministro Edson Fachin nega novo pedido de prisão contra Lula Foto: Nelson Jr./STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste sábado (7) um novo pedido apresentado pela defesa para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a decisão, fica mantida a ordem de prisão decretada na última quinta (5) pelo juiz Sergio Moro, a ser cumprida pela Polícia Federal. De acordo com o G1, o ex-presidente, que se recusou a se entregar nesta sexta, permanecia na manhã deste sábado (7) na sede do Sindicato do Metalúrgicos, em São Bernardo (SP). A Polícia Federal tentava negociar a apresentação de Lula, a fim de evitar conflito com apoiadores de Lula que cercavam o prédio.

Lula será preso depois da missa de Marisa, diz petista Foto: Reprodução/Tribuna Ribeirão

O senador Humberto Costa (PT-PE) confirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será preso neste sábado (07) após a missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, marcada para as 9h30, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. De acordo com a Revista Veja, ela, que faleceu em fevereiro de 2017, faz aniversário hoje. “Ele não vai se entregar, não. Vai ser preso”, diz o senador. Segundo ele, o acordo foi firmado com a Polícia Federal.

Autorizada construção de policlínica regional em Vitória da Conquista Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Governo do Estado concretizou mais um passo para viabilizar o acesso mais rápido da população aos serviços de saúde no sudoeste do estado. Em visita a Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, nesta sexta-feira (6), o governador Rui Costa (PT) autorizou o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde da região de Vitória da Conquista. O equipamento contará com investimento de R$ 22,6 milhões e oferecerá atendimento para 18 especialidades. A policlínica contará com salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, e uma sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico. Até o momento, 28 municípios fazem parte do consórcio de saúde que irá utilizar os serviços da policlínica. A unidade atenderá a demanda de 648 mil baianos.

Curso de Medicina em Brumado: MEC lança edital para chamamento público

O Ministério da Educação (MEC) publicou, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, edital do chamamento público de instituições de ensino superior para a seleção das propostas para autorização de funcionamento do curso de Medicina nos 28 municípios selecionados. O nome de Brumado foi confirmado e cresce a expectativa para que o curso seja implantado na cidade ainda neste ano. Vale ressaltar que o MEC se compromete a realizar o acompanhamento e o monitoramento da implantação do curso de graduação em Medicina, visando verificar o cumprimento da proposta de que trata o Termo de Compromisso. Também fica assegurada a expedição dos atos regulatórios para autorização do curso.

Ministro do STJ nega novo pedido para evitar a prisão de Lula Foto: Divulgação

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator da Lava Jato na Corte, negou nesta sexta-feira (6), o pedido de medida liminar no habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou a assessoria do tribunal. No habeas corpus preventivo do petista, os advogados pediam que fosse concedida liminar para suspender execução provisória da pena até que o julgamento de mérito deste habeas corpus seja realizado. A defesa de Lula argumentava ser “impossível” aguardar o julgamento de mérito visto que o ex-presidente deve se encaminhar à Polícia Federal em Curitiba até às 17h desta sexta-feira. A defesa pedia que, caso o requerimento não seja atendido, a prisão seja suspensa até que Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) faça o exame de admissibilidade dos recursos extraordinários, no caso de “não ser atribuído a tais apelos eficácia suspensiva”. Os advogados pediam ainda para que, se não aceitar a nenhum dos primeiros pedidos, Fischer concedesse medida liminar para garantir a Lula o direito de aguardar em liberdade até eventual oposição e julgamento de embargos de declaração contra a decisão que negou, em 26 de março, os primeiros embargos no tribunal. Segundo o documento, a oposição dos novos embargos ocorrerá no dia 10 de abril. A defesa de Lula entrou, nesta sexta-feira, com o pedido no STJ. O petista, condenado a 12 anos e um mês de prisão no processo do caso triplex do Guarujá, tem até as 17 horas de hoje para se apresentar “voluntariamente” à PF em Curitiba.

Vitória da Conquista e Guanambi vão receber novos voos da Azul Linhas Aéreas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A criação de novas rotas e o reforço do turismo na Bahia, com a criação de novas linhas aéreas, foram discutidos na quinta-feira (5), em uma reunião entre o governador Rui Costa (PT) e o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, na Governadoria, em Salvador. Os voos para Vitória da Conquista e para Guanambi devem ser inaugurados ainda no segundo semestre deste ano. O crescimento do turismo na Bahia é o ponto de partida para a concretização dos objetivos. Segundo o secretário estadual do Turismo , José Alves, o Estado apresentou à Azul o crescimento do turismo. “A Bahia foi o estado nordestino que teve mais embarque e desembarque de estrangeiros. Recife, que ficou em segundo lugar, tem a metade do número de passageiros embarcados”. José Alves disse ainda que a meta é ampliar a malha dentro do estado. “O nosso planejamento é fazer a interiorização, já que quem mais visita a Bahia são os próprios baianos”, disse.

Arquivo