Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Vereador convoca eleitores brumadenses a só votarem em que ofertam benefícios ao município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em alto e bom som o vereador José da Silva Santos (PTC), o Santinho, fez uma convocação direta aos eleitores de Brumado. “Só votem nos candidatos que trouxeram obras e benefícios para o nosso município”, disse o parlamentar durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2018. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar explanou um pouco mais a respeito das suas declarações, apelando para o bom senso e conscientização do eleitorado local perante as urnas. “O voto dos brumadenses é importante nesse momento político. Aqui aparecem vários candidatos e os votos acabam sendo pulverizados, mas na hora ‘H’ acaba que ficamos sem representatividade. Temos que melhorar a qualidade do nosso voto e votar em quem realmente tem o comprometimento de direcionar emendas impositivas para a nossa cidade. Tem candidatos que só aparecem aqui de quatro em quatro anos apenas para buscar o voto”, disse. 

Vereador convoca eleitores brumadenses a só votarem em que ofertam benefícios ao município Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com ele, as mesquinharias dos interesses políticos têm impossibilitado Brumado de ter um filho de sua terra, seja no parlamento estadual ou federal. “Só teremos um representante próprio nosso, local, no dia que deixarmos as diferenças de lado e mostramos unidade em querer eleger alguém genuinamente nosso. Aqui quando um sai candidato, aparecerem vários, aí um tira o voto do outro e acaba nenhum se elegendo e elegemos os de fora. Infelizmente nenhum de nós temos conseguido agregar representatividade regional, o que também dificulta a captação suficiente de votos para ingressas em um dos parlamentos próximos aos outras esferas de governo”.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Guanambi: Polícia Militar intensifica Operação Pente Fino Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar intensificou a Operação Pente Fino, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Desenvolvida pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a ação visa combater a criminalidade no município, que somente neste ano já registrou seis homicídios. De acordo com o 17º BPM, os oficiais realizaram diversas abordagens nas áreas periféricas da cidade, onde mais ocorrem atos criminosos. A polícia fez diversas abordagens em transeuntes, veículos e estabelecimentos comerciais suspeitos. 

Ações trabalhistas caem mais de 50% após reforma Foto: Reprodução

Após estimular, antes de entrar em vigor, uma corrida à Justiça do Trabalho, a reforma trabalhista fez despencar o número de processos ajuizados em varas trabalhistas assim que as mais de 100 alterações promovidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) começaram a valer. De um total mensal que costumava passar com facilidade da casa de 200 mil, as ações recebidas em primeira instância por tribunais trabalhistas de todo o país caíram para 84,2 mil em dezembro, primeiro mês completo da nova legislação. Além de não ser nem metade do volume processual registrado nos meses de dezembro de 2015 e de 2016, o número do último mês do ano passado é o menor num levantamento feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) com exclusividade para o Estadão/Broadcast com dados mensais dos últimos três anos. Em novembro passado, por outro lado, o ingresso de ações trabalhistas em varas do Trabalho alcançou o pico da série trienal: 289,4 mil. As dúvidas sobre como a nova lei seria aplicada pelos juízes e o maior rigor trazido pela reforma no acesso ao Judiciário – em especial, o dispositivo que impõe a quem perde o processo a responsabilidade de pagar custos processuais da parte vencedora – causaram, primeiro, antecipação e depois, com as novas regras em vigor, paralisia das ações trabalhistas. Por um lado, a possibilidade de o trabalhador ter de bancar as chamadas despesas de sucumbência – honorários periciais e advocatícios da parte vencedora – em caso de derrota na Justiça ajuda a inibir demandas nas quais as chances de vitória são remotas. Por outro, a insegurança sobre como a reforma será interpretada por magistrados, bem como a respeito de como o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar a constitucionalidade de artigos da nova lei, leva advogados a esperar por maior clareza antes de protocolar novas petições.

Pai e filha foram mortos a tiros no distrito de Pindorama, em Porto Seguro, sul da Bahia,  no sábado (3). Conforme a Polícia Militar, homens encapuzados chegaram na casa onde as vítimas moravam perguntando por um parente deles, que seria de uma facção rival, e, como não acharam se vingaram nos dois. Segundo a PM, Gilberto Costa Pinto, de 49 anos, e Mariana Moreira Costa, de 21, morreram no local do crime. A polícia informou que pai e filha não tinham passagem pela polícia. De acordo com o G1, o caso será investigado pela Polícia Civil.

Cinco suspeitos de tráfico são presos com drogas e 23 celulares em Macaúbas Foto: Divulgação/PC

Cinco homens suspeitos de tráfico de drogas foram presos durante uma operação contra o crime, em uma localidade conhecida como Pela Porco, na cidade de Macaúbas, a 199 km de Brumado, na quinta-feira (1º). A informação foi divulgada pela Polícia Civil na sexta-feira (2). De acordo com a polícia, com os suspeitos foram apreendidas porções de maconha, crack e cocaína, uma balança de precisão, 20 celulares, 3 tabletes, cadernetas com anotações do tráfico na cidade e embalagens para guardar drogas. Conforme a polícia, depois que foram capturados, Alex Ferreira dos Santos, Rafael Silva Ferreira, Carlos Fernando Nascimento Lima, Matheus Santos de Araújo e Wallas da Silva Pinto foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em seguida, segundo a polícia, os homens foram encaminhados para audiência de custódia. Não há detalhes sobre o resultado da audiência. Segundo o G1, o material encontrado com os suspeitos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para ser periciado.

Youtuber e humorista é preso ao ferir irmão com golpes de faca em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Youtube

O youtuber e humorista Driuzão, cujo nome é Adriano José Santos, foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (2), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, após ferir o irmão no braço e no tórax com golpes de faca, durante uma briga. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Segundo a Polícia Militar (PM), Driuzão alegou que o irmão, identificado como André dos Santos, é usuário de drogas e agride frequentemente ele e a mãe deles. O caso ocorreu na Rua Paulino Santos, entre o bairro Guarani e o Centro. O youtuber contou em depoimento que, na briga desta sexta, André o atacou com uma tábua de passar roupas. Ele então pegou uma faca de cozinha e desferiu os golpes que feriram o irmão. A vítima foi levada para o Hospital de Base. Driuzão foi encaminhado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde passará a noite. De acordo com o delegado Gustavo Tortorelli, Driuzão responderá inquérito por tentativa de homicídio. De acordo com o G1, ele será encaminhado para o presídio da cidade no sábado (3).

Homem é preso com 300 kg de drogas depois de roubar pistola de PM em ônibus na capital baiana Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso com cerca de 300 kg de drogas - entre maconha, crack e cocaína -, no bairro de Calabetão, em Salvador, na sexta-feira (2), após roubar uma pistola calibre ponto 40 de um sargento da Polícia Militar, durante um assalto a ônibus. A informação foi divulgada ao G1 pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e pela Polícia Militar, na manhã deste sábado (3). O carregador da arma e algumas munições também foram achadas com o suspeito. Não há detalhes sobre o assalto ao ônibus. De acordo com a SSP, o homem, que ainda não foi identificado, foi surpreendido por policiais militares da Operação Gêmeos, que reforçam o patrulhamento na região de Mata Escura e Jardim Santo Inácio desde o início desta semana. Os bairros são próximos do Calabetão. Conforme a SSP, após denúncias sobre o roubo ao coletivo, os policiais perseguiram o suspeito, que tentou se esconder na casa onde foram encontradas as drogas. Durante a perseguição, o homem chegou a fugir, mas foi interceptado posteriormente pelos policiais, que realizavam rondas na região para encontrá-lo. Segundo a SSP, a droga apreendida, a pistola do PM assaltado e o suspeito preso foram encaminhados para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, no bairro da Pituba. O homem está à disposição da Justiça.

Reforma faz secretaria de Educação mudar aulas no CMEAS em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de educação de Brumado informa aos pais e alunos do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) que devido a reforma na unidade educacional ainda estar em andamento, as aulas serão transferidas, provisoriamente, para a antiga Escola Santa Rita de Cássia (Sindicato) na Rua do Colégio Estadual e começarão na terça-feira dia (06). De acordo com a pasta, o tempo previsto é de aproximadamente 30 dias. A secretaria ainda informou que está fazendo o possível para oferecer o melhor aos nossos alunos,e por isso pede a compreensão dos pais, alunos e professores. Às aulas nas demais escolas no município terão início nesta segunda-feira (05).

Mais de 300 cirurgias foram realizadas no primeiro dia do mutirão de catarata em Brumado Foto: Divulgação

A secretaria municipal de saúde de Brumado (Sesau) divulgou relatório do primeiro dia de atendimentos no mutirão de catarata. De acordo com a pasta, mais de trezentas cirurgias foram realizadas na última sexta-feira (02) no Hospital Professor Magalhães Neto. As pessoas com mais de 60 anos que quiserem passar pelo médico para verem se têm catarata, ou aqueles que já receberam esta informação e já sabem que têm catarata, podem ir à unidade hospitalar, onde está sendo realizado o mutirão, até dia 05 de fevereiro, segunda-feira. É importante lembrar que durante os dias de atendimento deste mutirão, enquanto tiverem pessoas para serem atendidas, o trabalho dos profissionais não termina, esta é mais uma iniciativa da secretaria de saúde de Brumado para oferecer às pessoas serviços de qualidade.

STF se prepara para julgar os primeiros processos da Lava-Jato Foto: Divulgação/STF

Três anos depois de receber os primeiros inquéritos da Operação Lava-Jato, o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para bater o martelo sobre os primeiros processos. O relator do caso, ministro Edson Fachin, quer marcar ainda para este semestre o julgamento da senadora paranaense Gleisi Hoffmann, a presidente do PT, e do deputado Nelson Meurer (PP-PR). O veredicto será dado pelos cinco ministros da Segunda Turma da Corte. Na sexta-feira, Fachin enviou o processo para o colega Celso de Mello, que é o ministro revisor da Lava-Jato. Ele tem a responsabilidade de analisar o caso mais detidamente que os outros integrantes da Segunda Turma e votar logo depois do relator. Assim que o decano do STF elaborar o voto, Fachin poderá agendar o julgamento. De acordo com o jornal O Globo, os dois ministros já alinharam que o caso ficará por pouco tempo no gabinete do revisor. 

Secretaria de Saúde de Brumado inicia inscrições para Processo Seletivo 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) iniciou nesta sexta-feira (02) as inscrições para o Processo Seletivo 2018. De acordo com o edital, as vagas são para: auxiliar de saúde bucal, cirurgião dentista, médico generalista  ( PSF), médico generalista (Samu), técnico enfermagem (hospital), técnico em enfermagem (PSF), técnico em enfermagem (Arrecife), técnico em enfermagem (Melhor em Casa). As inscrições seguem até o dia 09 de fevereiro, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Prefeitura Municipal de Brumado, na Praça Coronel Zeca Leite. (Confira o edital).

Mutirão de cirurgias de catarata atrai centenas de pacientes ao hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foi dedo inicio nesta sexta-feira (02) e vai até a próxima segunda-feira (05) a campanha de mutirão de cirurgias de catarata. A oferta de atendimento atraiu centenas de pacientes de diversas cidades da região. Os pacientes passaram por uma pré-avaliação durante a feira de saúde realizada no mês de dezembro do ano passado, e outros que foram diagnosticados com a catarata, além da prioridade aos idosos. A meta é realizar 800 cirurgias durante os dias de mutirão, para tanto as secretarias, estadual e municipal de saúde, disponibilizaram mais de 50 profissionais, para atenderem a demanda.

Prefeitura de Brumado promove com famílias beneficiárias do Programa Avante Sertanejo Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), promoveu um encontro com as primeiras 54 novas famílias beneficiárias do Programa Avante Sertanejo (PAS). Na ocasião, a secretária Maria Nicéia e a coordenadora do referido Programa, Magaly Rodrigues, reforçaram para os beneficiários os novos critérios estabelecidos na Lei que reformula o PAS, bem como, esclareceram as dúvidas suscitadas. Válido frisar que, todos os beneficiários presentes já participaram de atividades propostas pelo programa, nos CRAS de suas abrangências, ou seja, CRAS Irmã Dulce – São Félix; CRAS Esther Trindade Serra – Baraúnas e CRAS Yolanda Pires – Vila Presidente Vargas.  O Avante Sertanejo, visa atender famílias de baixa renda que se encontram em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, por meio de promoção de atividades socioeducativas, através de palestras, oficinas e cursos de qualificação profissional.

Câmara Municipal de Brumado inicia ano legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ano legislativo na Câmara de Vereadores de Brumado foi iniciado com a sessão ordinária realizada na noite da última quinta-feira (01), em meio a reforma no teto do plenário e do parlamento. Era esperada a presença do prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), para que o mesmo transcorresse sobre os projetos de governo para o ano em curso, porém o presidente da casa da cidadania, Leonardo Vasconcelos (PDT), justificou que devido as obras em andamento acordou com o gestor para que o mesmo comparecesse após a conclusão, quando se pretende também realizar uma sessão solene para entrega de títulos cedidos pela câmara. Sem projetos no material do expediente, as únicas indicações em apreciação foram às moções de pesar as famílias de personalidades que faleceram no período do recesso, dentre os quais o empresário Gildásio Moreno Soares, na ocasião foi prestado um minuto de silêncio em memoria aos que já se foram. 

Câmara Municipal de Brumado inicia ano legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Houve uma manifestação de indignação por parte de alguns vereadores que se sentiram excluídos por não terem recebido o convite para a abertura da jornada pedagógica. O próprio presidente declarou não ter sido convidado a solenidade que marca o início do ano letivo municipal. Os parlamentares também limitaram suas falas nos tempos de considerações e de lideranças apenas para prestar as boas vindas aos trabalhos que se iniciam. Ao final o presidente da casa legislativa concedeu entrevista ao site Achei Sudoeste, onde falou sobre as perspectivas do parlamento brumadense para o ano de 2018. “Mesmo sendo um ano eleitoral não acredito que venha atrapalhar ou interferir em nossas atividades parlamentares, nossa expectativa é de um ano produtivo com muito trabalho em harmonia com a administração municipal visando os interesses da nossa comunidade. Vamos trabalhar lado a lado com o prefeito no intuito de sermos agraciados com a faculdade de medicina, bem como com as demais obras estruturantes para nossa cidade. É um ano promissor”, pontuou Vasconcelos.

Na 1ª sessão do ano, STF mantém proibição de cigarro com sabor Foto: Getty Images/iStock

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve na quinta-feira (1º) a validade da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu a fabricação e a venda de cigarros com sabor artificial. A norma voltou a vigorar a partir do registro de um empate de 5 a 5 na votação. Como não houve mínimo de seis votos para anular a resolução, conforme desejava a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a liminar proferida em 2013 pela ministra Rosa Weber, que suspendeu a proibição, perdeu a eficácia, e a resolução voltou a valer. O impasse ocorreu em função do impedimento do ministro Luís Roberto Barroso, que fez um parecer sobre a questão antes de ser nomeado para a Corte. Durante o julgamento foi discutido a competência da Anvisa para restringir a comercialização de produtos, sem passar pela aprovação de uma lei no Congresso Nacional. De acordo com a Veja, em seu voto, a ministra relatora mudou seu entendimento sobre a questão e entendeu que a Anvisa atuou dentro da lei ao limitar a venda dos cigarros com aditivo. Segundo a ministra, os efeitos nocivos do cigarro para a saúde, principalmente entre jovens, justificam o controle estatal da venda pelas agências reguladoras.

Câmara de Brumado publica troca-troca de assessores nos gabinetes de vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Diário Oficial da Câmara de Brumado da última quinta-feira (01º) foi de exonerações e nomeações nas assessorias dos vereadores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, cada parlamentar tem direito a três oficiais de gabinete e um assessor parlamentar. Dentre as novidades está a nomeação do advogado João Rafael Amorim para a assessoria da vereadora Ilka Abreu (PR). Segundo a parlamentar, a mudança em seu gabinete visa melhorar as ações legislativas e um melhor atendimento aos munícipes.

Eleitor que não fez biometria poderá regularizar título a partir de março Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os eleitores que não conseguiram fazer o recadastramento biométrico poderão regularizar a situação eleitoral a partir de março deste ano, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A data exata para início do atendimento aos eleitores ainda não foi definida. O prazo para fazer a biometria foi concluído na quarta-feira (31), em 51 municípios baianos. Entretanto, quem não fez o recadastramento deve aguardar a publicação dos procedimentos para regularização do título. Os nomes de quem teve o título de eleitor cancelado serão divulgados no diário oficial da Justiça Eleitoral. Para quem apenas deixou de fazer o cadastro biométrico, não será cobrada nenhuma taxa no momento da regularização. Entretanto, se além da falta do recadastramento, o eleitor tiver algum débito com a Justiça Eleitoral, como falta de voto ou justificativa, ele terá de pagar uma multa de R$ 3,50. De acordo com o TRE-BA, cerca de 3,6 milhões de eleitores foram biometrizados nas cidades da Bahia onde o registro é obrigatório, que corresponde a 77%.

Operações serão intensificadas no recolhimento de animais nas vias e rodovias de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As operações para recolhimento de animais soltos nas vias públicas e nas rodovias de acesso ao município de Brumado serão intensificadas. O assunto foi amplamente debatido em uma reunião realizada na sala administrativa da secretaria municipal de infraestrutura (Seinfra), com a presença do secretário André Cardoso, contanto com a representação do superintendente municipal de trânsito e transportes, Jansen Ricardo, do Tenente Mota, da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária Estadual, do Aspirante Ferraz, da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar e Sebastião Silveira, da 18ª Ciretran. Em entrevista site ao Achei Sudoeste, o superintendente de trânsito, destacou que houve um aumento considerável de acidentes tanto dentro das vias públicas como nas rodovias de acesso ao município, que vem deixando sequelas incorrigíveis nas vitimas, quando essas não têm as vidas ceifadas. Por outro lado há ainda os danos materiais, como a perca total ou avarias dos veículos, bem como o grande custo com a saúde pública com os cuidados direcionados as vitimas. “É uma questão de segurança e saúde pública, e temos que combater essa indústria da morte”, afirmou o superintendente. Ainda de acordo com ele, ficou decido pela construção de local par se resguardar os animais que forem recolhidos nas operações que forem realizadas pelas instituições, com medidas punitivas aos proprietários que deixarem seus animais soltos nas vias. “Estamos presando pela prevenção da integridade física e da vida dos usuários das nossas vias e rodovias. E se avaliarmos bem, materialmente falando, a prevenção sairá mais barata do que os gastos com a saúde pública ou com a recuperação dos bens danificados conta desses acidentes envolvendo animais”, ressaltou. 

Governo de Caculé adquire caminhão baú para transportar merenda escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo de Caculé por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura conta agora com um caminhão baú para transportar os alimentos (Merenda Escolar) até as escolas do município de Caculé.  Com a chegada do caminhão baú, torna-se mais prático e ágil a entrega dos alimentos nas escolas, priorizando sempre a qualidade dos alimentos e o condicionamento no transporte. A Secretária de Educação e Cultura, Adailde Telles e o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona comemoram a aquisição do novo veículo, pois qualificará ainda mais a distribuição da merenda escolar aos alunos do município e garantirá a segurança no transporte e qualidade dos alimentos.

Catraca na portaria será uma das novidades no campeonato brumadense de futebol 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Estão em andamento as obras de reparos no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o Gilbertão, visando a realização do Campeonato Brumadense de Futebol 2018, que este ano terá inicio no dia 18 de fevereiro. Dentre as novidades para a competição, a prefeitura está construindo uma guarita onde será instalada uma catraca na entrada do estádio, com o objetivo de passar mais transparência aos clubes e torcedores a cerca do público pagante e arrecadação em cada jogo. A equipe de obras já realizou a pintura dos vestiários, está dando atenção aos refletores, pintura das arquibancadas e demais dependências do estádio. Dez equipes estarão disputando o brumadense de futebol este ano, e o campão será conhecido no dia 10 junho, na disputa da grande final.

PF cumpre busca e apreensão na casa de presidente do BNDES Foto: Jorge William/Agência O Globo

O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, foi alvo da Operação Pausare da Polícia Federal, realizada na quinta-feira (01º), que apura fraudes no Postalis, o fundo de pensão dos carteiros. Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do economista na capital federal. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal o Globo, ele teria se oferecido espontaneamente a prestar depoimento na sede da PF. A investigação nada tem a ver com o banco de fomento. Os investigadores estavam atrás de documentos, arquivos ou anotações que detalhassem a ação de uma antiga empresa do executivo em aplicações financeiras que supostamente deram prejuízo ao sistema de aposentadorias dos funcionários dos Correios. Relatórios de órgãos de controle, usados pela PF na investigação, apontam a atuação da SR Rating, empresa de classificação de riscos, nesses investimentos. O atual presidente do BNDES foi um dos fundadores dessa companhia.

Aucib cobra capacitação para motorista de transportes escolares em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo levantamento da Auditoria Publica Cidadã da Bahia (Aucib) nenhum motorista, seja da empresa terceirizada, ou do próprio município, possui o curso específico para condução dos ônibus e vans escolares, o que é exigido pela legislação federal de trânsito e consta no termo de conduta assinado entre o Ministério Público e o município de Brumado. O presidente da Aucib, Genivaldo Azevedo, que vem acompanhado as vistorias realizadas nos transportes escolares, exaltou os vistoriados da superintendência municipal de trânsito e transportes (SMTT), por estarem realizando as inspeções cumprindo as exigências determinadas pela legislação nacional para esta modalidade de transporte público. Além da falta de capacitação dos condutores, o auditor público e os vistoriadores anotaram outras pendências envolvendo extintores, pneus, acentos, cintos de segurança, e sinaleiras a serem corrigidas pelos proprietários ou condutores dos veículos. Neste quesito foi um termo de ocorrência com prazo de 10 dias para que sejam realizadas as adequações e regularizações dos veículos e dos condutores. “Vamos exigir cópias desses termos e acompanhar se realmente cumpriram. Caso não venham a sanar as pendências vamos acionar o Ministério Público Estadual, no intuito de se resolver essas questões que envolvem acima de tudo a segurança no transporte dos alunos e professores”, disse Azevedo.

INSS vai conceder aposentadoria por tempo de contribuição sem atendimento presencial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Desde setembro a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade. De acordo com o G1, atualmente, o reconhecimento destes benefícios não é automático – o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento. Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias para ter direito ao benefício poderá entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido. Pelas regras atuais, são exigidos 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos de contribuição (mulher) para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição. Uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício será então concedido automaticamente, sem a necessidade de o segurado ir à agência.

Arquivo