Achei Sudoeste

12 Mar 2014 - 16:20h

O brasileiro está entre os empregados mais estressados do mundo. A informação foi confirmada através de uma pesquisa realizada junto a 1.775 diretores de recursos humanos. No levantamento, 42% dos brasileiros afirmaram que enfrentam esgotamento e ansiedade no trabalho. A média mundial de estressados no trabalho é de 11%. Alguns dos motivos são as longas jornadas de trabalho, a pressão por resultados imediatos e o desequilíbrio entre as vidas profissional e familiar. A pesquisa sugere ao setor de recursos humanos das empresas brasileiras o incentivo ao descanso de férias, e a realização de confraternização fora do ambiente de trabalho. As informações são da Agência Brasil.

12 Mar 2014 - 15:50h

Através de verba orçamentária, a prefeitura de Brumado está construindo os muros que limitam a área do Parque de Exposições Santa Inês. A obra ainda conta com a construção da bilheteira e da guarita de entrada do local. Luiz Martins, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab) esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que a primeira etapa do empreendimento terá cerca de 180 metros de muro protegendo a frente e uma lateral do Parque de Exposições. Ainda segundo Martins, a prefeitura visa aproveitar a parte externa do local para futura área de eventos no município. O cooperativista disse que, durante esta semana, a Coopmab iniciou uma pesquisa com os pecuaristas expositores a fim de avaliar a possibilidade de realização da ExpoBrumado 2014. O evento não foi promovido no ano passado por causa da seca que assola a região. Luiz apontou que já encaminhou o ofício para realização do evento a todos os órgãos competentes para realização do evento, o qual tem data marcada para os dias 02, 03 e 04 de maio. No entanto, a sua realização dependerá da resposta dos expositores. “A exposição depende unicamente dos expositores. Se na pesquisa eles apontarem o interesse e possibilidade de realização do evento, nós buscaremos parcerias para as atrações e confirmação da nossa exposição”, afirmou o presidente da cooperativa.

12 Mar 2014 - 15:20h

No final da manhã desta quarta-feira (12), um veículo acabou caindo em uma vala que foi aberta pela prefeitura para canalização de um esgoto na Avenida Jesuíno Francisco Lisboa, no Bairro Feliciano Pereira Santos, em Brumado. Segundo os moradores da localidade, a vala foi aberta a mais de cinco meses e as obras foram paralisadas porque havia uma rocha no trecho onde as máquinas estavam escavando. Para prosseguimento da obra, a rocha precisava ser detonada. Os moradores já tinham denunciado a situação, e o setor de infraestrutura da prefeitura havia informado que estava contratando um especialista em detonação para que as residências não fossem atingidas com as explosões. No entanto, desde então, o serviço não foi efetuado.

Aborrecido, o motorista cujo veículo caiu na vala, Dailton Amorim do Santos, contou ao site Brumado Notícias que tentava desviar de um buraco quando caiu na vala. “Tentei desviar de um buraco menor e caí com o carro inteiro num buraco maior. Se houver danos no meu carro, vou exigir que a prefeitura pague, isso aqui é uma vergonha para a nossa cidade”, criticou o condutor. Os moradores da localidade ainda reclamam que a vala tem servido para acumular lixo e lama, o que tem atraído animais peçonhentos para as residências.

12 Mar 2014 - 14:20h

O novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, vai tomar posse do cargo na próxima sexta-feira (14) em cerimônia que será realizada no Clube do Sindicato dos Mineradores, às 18h30. Fredinho foi eleito presidente do partido no último dia 12 de novembro com 135 votos de um total de 152 votos válidos. Diversas lideranças políticas da cidade, do estado e da região já confirmaram presença no ato. Em entrevista, por telefone, ao site Brumado Notícias, Luiz Frederico disse que o evento será aberto ao público, e que será um ato importante para reunir a militância do partido, tendo em vista à proximidade do pleito eleitoral em 2014. “Precisamos nos reunir cada vez mais, pois estamos num novo momento político e nos próximos meses já estaremos em campanha eleitoral. Nesta pré-campanha é importante a determinação dos nossos companheiros petistas para fortalecer o nome de Rui Costa ao governo baiano”, disse. Fredinho ainda ressaltou que o partido fará um trabalho diferenciado na cidade para crescer o número de filiados, mas com qualidade e quer trazer a juventude para participar da política e aproximar dos movimentos sociais. Ele vai presidir o PT brumadense pelos próximos quatro anos.

12 Mar 2014 - 12:40h

No dia 19 de abril, acontece na cidade de Livramento de Nossa Senhora o Ensaio do Forró Maracubom. Neste ano, o evento será abrilhantado com a participação de um dos maiores forrozeiros do Brasil, Adelmário Coelho. A banda Estakazero também se apresentará na festa, que será realizada no Parque de Vaquejada Tio Dedé. O show é uma realização de Janete Meira.

12 Mar 2014 - 11:50h

Com 24 votos, o Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) escolheu na manhã desta quarta-feira (12) como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Lourival Trindade. Ele concorreu a vaga junto com a desembargadora Ivete Caldas, que obteve 6 votos, e Heloísa Graddi, com 6 votos. Lourival foi cumprimentado pelos demais candidatos após a votação.

12 Mar 2014 - 11:23h

O site Brumado Notícias apurou que o delegado Elvander Miranda, coordenador do GAT de Vitória da Conquista, sofreu um acidente automobilístico na Serra do Marçal, na BA 263. As informações preliminares dão conta de que o delegado e um investigador estavam em uma viatura no momento do acidente. Ambos sofreram algumas escoriações, mas aparentemente não apresentam lesões mais graves. Elvander Miranda foi delegado coordenador na sede da 20ª Coorpin, em Brumado, sendo bastante conhecido por sua atuação no município. 

12 Mar 2014 - 11:15h

A Bella Vista, Embalagens e Festas oferece a sua clientela uma ampla variedade de produtos para deixar a semana da Páscoa ainda mais divertida e saborosa. Tem fôrmas de diversos tamanhos para ovos, coelhos e barras de chocolate, bombons, e embalagens diversas. Derreta com cuidado, decore com carinho, embale com bom gosto e presenteie com amor, com os produtos da Bella Vista. A Bella Vista, Embalagens e Festa fica localizada na Avenida Centenário, em Brumado, ao lado da Igreja Universal. Os telefones são (77) 3453-1830 / 3453-1835. Bella Vista, onde sua Páscoa tem mais sabor!

12 Mar 2014 - 10:15h

O secretário municipal de Infraestrutura da cidade de Brumado, André Cardoso, encontra-se na capital federal nesta quarta-feira (12). Ao lado do deputado federal Erivelton Santana (PSC), ele participará de uma audiência no período da tarde, no Ministério do Turismo, a fim de apresentar o projeto para construção da via marginal à linha férrea, na Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que corta o município. A via foi projetada com 6 km de extensão, passando por parte do centro, Bairro Mercado e finalizando no Bairro Esconso. Em meados do mês de fevereiro, o deputado esteve no município visitando a área ser beneficiada com a emenda parlamentar. Toda a obra está orçada em R$ 6 milhões. Na ocasião da visita, o deputado declarou que já estava assegurado R$ 2 milhões para a primeira etapa do empreendimento.

12 Mar 2014 - 09:45h

Nesta terça-feira (11), o Juiz da Vara Criminal de Brumado - Genivaldo Alves Guimarães, presidiu mais uma Sessão de Julgamento pelo tribunal do júri. Na ocasião, foi julgado o réu Renato Maximiniano Serafim da Silva, acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe e por recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima Manoel Messias da Silva Ribeiro. O crime ocorreu no dia 21 de agosto de 2012, e, à época, a vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo. Ontem, após os procedimentos de estilo, o Conselho de Sentença, composto por sete jurados, procedeu ao julgamento, respondendo aos quesitos formulados pelo magistrado, e o acusado Renato foi condenado pela prática do referido delito. Ao final da Sessão o Juiz leu a sentença condenatória, por meio da qual foi fiada a pena em dez anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado. 

A companheira do condenado, aparentemente, teve queda de pressão arterial e foi socorrida pelo Samu 192, sendo encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto. A pedido do Ministério Público, foram formulados, ainda, quesitos a respeito de provável falso testemunho. Os jurados avaliaram que três testemunhas, arroladas pela defesa, mentiram em Plenário, para favorecerem o réu, e por isso o Juiz, com base no que prevê a legislação penal, e diante da resposta afirmativa dos jurados, determinou que as três testemunhas fossem conduzidas pela polícia e entregues à Autoridade Policial, juntamente com cópias dos depoimentos e outras peças dos autos da ação penal, a fim de que seja instaurado o respectivo procedimento investigatório. A autoridade policial, em sendo o caso, poderá arbitrar fiança, ou eventual pedido de liberdade provisória será analisado pela Justiça.

12 Mar 2014 - 09:15h

Os funcionários da empresa Delta, que presta serviços terceirizados de apoio às escolas da rede pública de ensino, decidiram paralisar as atividades na última segunda-feira (10), em Guanambi, no sudoeste baiano. O motivo da paralisação é o atraso dos salários dos funcionários. No ano passado, um movimento semelhante atrasou todo calendário do ano letivo, que só foi concluído em janeiro último. Segundo o radialista Bonny Silva, da cidade de Guanambi, em ano de eleição e realização de Copa do Mundo, a educação no país passa por um período de crise.

12 Mar 2014 - 08:45h

A Câmara dos Deputados acatou as reivindicações da bancada feminina e incluiu novamente o regime de prisão fechado para o devedor de pensão alimentícia no novo Código de Processo Civil (CPC). O texto, aprovado no final do ano passado, previa o regime semiaberto para quem não pagasse pensão. Na última segunda-feira (11), em sessão extra, a emenda da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que reinclui no texto o regime fechado, foi aprovada. A emenda mantém, no novo código, a prisão em regime fechado para o devedor de pensão até o máximo de três meses. O texto também prevê que o devedor terá de ficar separado de outros presos. Além disso, a proposta determina que a dívida poderá ser protestada em cartório.

12 Mar 2014 - 08:15h

Nesta terça-feira (11), o governador Jaques Wagner (PT) solicitou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, a liberação de R$ 65 milhões para ampliar a oferta do atendimento hospitalar na Bahia. A verba será distribuída entre unidades hospitalares de cinco cidades do estado e, mais uma vez, o município de Brumado ficou de fora da previsão. Foram solicitados R$ 26,9 milhões para equipar o prédio do novo do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), além de quatro emergências dos hospitais gerais de Vitória da Conquista, o Prado Valadares, em Jequié, o Luís Viana Filho, em Ilhéus, o Hospital Regional de Guanambi, além de seis maternidades de Salvador. Wagner também pediu a liberação de R$ 5,6 milhões em emendas parlamentares para a área da saúde e R$ 30 milhões para equipar unidades de oncologia, em Juazeiro e Caetité, e completar equipamentos de alta complexidade do Hospital Geral do Estado. Em Brumado, embora uma UTI e uma UTI Neonatal estejam sendo construídas no Hospital Professor Magalhães Neto, se o governo não ajudar o município, este não terá condições de custear todas as despesas. O governo da Bahia promete ampliar a barragem de Cristalândia, construir a Estação de Esgotamento Sanitário, sede própria da Uneb, o Presídio de Segurança Máxima, porém, a cidade não é prioridade quando se trata dos planos de ações do governador. Enquanto isso, municípios vizinhos, como Vitória da Conquista, Caetité e Guanambi, recebem com frequência diversas obras importantes. É notável que falta uma grande liderança política que realmente defenda os interesses da cidade.

12 Mar 2014 - 07:30h

A madrugada desta quarta-feira (12) foi de terror na cidade de Macaúbas. Por telefone, o Major Irlando Oliveira, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), informou ao site Brumado Notícias que um bando fortemente armado provocou um apagão na cidade e logo em seguida cercou sua residência efetuando vários disparos. A quadrilha também cercou a sede da 4ª CIPM, onde havia uma guarnição. No local, os policiais tiveram de se jogar no chão por causa da sequência de disparos efetuados com fuzis e armas de grosso calibre. 

O grupo ainda metralhou viaturas da polícia e várias residências no município, invadiu a agência do Banco do Brasil, explodiu o cofre e levou todo o dinheiro. “A sensação foi de impotência, pois a única coisa que eu pude fazer foi colocar o colete, e ficar preso em casa. Os bandidos não me deram chance de sair para tomar alguma medida, pois a sequência de disparos era contínua”, relatou o comandante, que completa 30 anos como militar nesta quarta-feira (12). O Major declarou que está colhendo informações sobre a possível rota de fuga dos bandidos e que já solicitou reforço do comando geral e apoio aéreo para realizar diligências na região. “A cidade está toda destruída e tomada de pavor, mas nós vamos dar uma resposta à altura”, afirmou o comandante. Mesmo com a violência da ação, ninguém ficou ferido.


Fotos: Irlando Oliveira/Brumado Notícias

11 Mar 2014 - 20:30h

Quem está construindo, pretende construir ou está reformando a sua casa, não pode perder as ofertas da Madeireira Real, especialmente preparadas para este mês de março. São diversos produtos com preços imbatíveis. Destaque para o porcelanato técnico polido e retificado, tipo A 60 x 60 cm por apenas R$ 48,90; e para a tinta mineral HPlus Hidracor 15 litros por apenas R$ 68,90. E as ofertas não param por aí. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Cel. Tibério Meira, 307, Centro e confira pessoalmente. Para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre a promoção, ligue (77) 3441-3041. 

11 Mar 2014 - 20:00h

Os usuários da operadora de telefonia móvel Vivo na cidade de Brumado e região estão sem sinal desde as 14h30 de hoje (11). Em nota enviada ao site Brumado Notícias, a operadora informou que às dificuldades na utilização nos serviços de voz e banda larga se devem ao rompimento de um cabo de fibra óptica ocasionado por terceiros. A Vivo destacou que a companhia já mobilizou equipes técnicas para normalizar a situação no menor prazo possível. A previsão é de que os serviços sejam restabelecidos ainda nesta noite.

11 Mar 2014 - 19:30h

O presidente da Casa Legislativa de Brumado, vereador Alessandro Lôbo (PSL), propôs à Secretaria de Educação uma indicação que versa sobre a climatização das salas de aula do município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a secretária de Educação, Acácia Gondim, falou sobre a possibilidade de acatar a indicação. Segundo ela, a sugestão é ótima, principalmente pensando no conforto e melhor aprendizado das crianças. A secretária garantiu que fará um planejamento para que aos poucos essa necessidade seja atendida. Recentemente, o secretário de Administração e Finanças, João Ribeiro, apresentou um relatório afirmando que estaria sobrando uma verba de R$ 500 mil que seria destinada para a educação municipal. A secretária preferiu não dar detalhes sobre o assunto, mas disse que ainda assim esse dinheiro não seria suficiente para atender todas as demandas do setor. Segundo ela, daria apenas para começar alguns projetos. Para se ter uma ideia, Gondim destacou que mais de 120 salas de aulas teriam de ser climatizadas.

11 Mar 2014 - 18:54h

Na manhã desta terça-feira (11), a empresa Camargo Correia realizou uma cerimônia de premiação na sede da InterCement com o objetivo de reconhecer e incentivar os apoiadores de projetos sociais no município. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Jordânia Furbino, analista de projetos do Instituto Camargo Correia, explicou que hoje (11) a empresa fez o reconhecimento dos grupos de apoio Ideal Voluntário, que são funcionários da empresa que desenvolvem atividades sociais no município. O objetivo, segundo Jordânia, é premiar e reconhecer publicamente o trabalho desses funcionários. 

Na oportunidade, o site Brumado Notícias também foi premiado em reconhecimento pela divulgação das ações realizadas ao longo das campanhas no município. Além da premiação, que já é uma prática comum, o Instituto está lançando neste ano, na cidade de Brumado, a Semana do Bebê. O evento se constitui na organização de uma semana dos serviços do município voltados para a primeira infância. “A proposta é discutir as políticas de atenção às gestantes, mulheres, crianças e famílias”, disse Jordânia.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

11 Mar 2014 - 17:50h

As obras de reconstrução do Estádio dos Prazeres, que passará a se chamar Gilberto Cardoso, estão com sete meses de atraso. O prazo inicial para conclusão das obras era no mês de julho de 2013. Por causa de atrasos na liberação do repasse de verba, a empresa responsável pela reforma vem diminuindo o ritmo das atividades, inclusive com redução no quadro de operários. O site Brumado Notícias esteve no local nesta terça-feira (11) e constatou que já foram iniciadas as obras da segunda etapa das arquibancadas, que terá capacidade para 8 mil pessoas.

Também já está sendo instalado no campo o sistema de drenagem de água para evitar alagamentos nos dias de chuva. Os vestiários subterrâneos começaram a receber os revestimentos nas paredes e nos pisos. Após várias visitas de medidores da Caixa Econômica Federal, que garantiram a liberação dos recursos para o andamento progressivo da obra, Jair Leite, encarregado da empresa responsável pela obra, preferiu não confirmar a data para conclusão da reforma e disse que, por causa dos atrasos no repasse das verbas, é impossível falar em datas.