Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Aucib cobra capacitação para motorista de transportes escolares em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo levantamento da Auditoria Publica Cidadã da Bahia (Aucib) nenhum motorista, seja da empresa terceirizada, ou do próprio município, possui o curso específico para condução dos ônibus e vans escolares, o que é exigido pela legislação federal de trânsito e consta no termo de conduta assinado entre o Ministério Público e o município de Brumado. O presidente da Aucib, Genivaldo Azevedo, que vem acompanhado as vistorias realizadas nos transportes escolares, exaltou os vistoriados da superintendência municipal de trânsito e transportes (SMTT), por estarem realizando as inspeções cumprindo as exigências determinadas pela legislação nacional para esta modalidade de transporte público. Além da falta de capacitação dos condutores, o auditor público e os vistoriadores anotaram outras pendências envolvendo extintores, pneus, acentos, cintos de segurança, e sinaleiras a serem corrigidas pelos proprietários ou condutores dos veículos. Neste quesito foi um termo de ocorrência com prazo de 10 dias para que sejam realizadas as adequações e regularizações dos veículos e dos condutores. “Vamos exigir cópias desses termos e acompanhar se realmente cumpriram. Caso não venham a sanar as pendências vamos acionar o Ministério Público Estadual, no intuito de se resolver essas questões que envolvem acima de tudo a segurança no transporte dos alunos e professores”, disse Azevedo.

INSS vai conceder aposentadoria por tempo de contribuição sem atendimento presencial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais comparecer a um posto de atendimento para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Desde setembro a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo aposentadorias por tempo de contribuição e salário-maternidade. De acordo com o G1, atualmente, o reconhecimento destes benefícios não é automático – o segurado precisa agendar o pedido pela Central de Teleatendimento 135 ou pela internet, e se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento. Pelo novo modelo de agendamento, o segurado que possui todas as condições necessárias para ter direito ao benefício poderá entrar em contato com o INSS, pela internet ou telefone, para dar entrada no pedido. Pelas regras atuais, são exigidos 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos de contribuição (mulher) para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição. Uma vez constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício será então concedido automaticamente, sem a necessidade de o segurado ir à agência.

Corpo docente participa de jornada pedagógica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diretores e professores da rede de ensino do município de Brumado participaram da abertura da semana pedagógica realizada na última quinta-feira (01) no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Os educadores receberam parte do material que será utilizado no ano letivo. Com a mesa formada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a secretária de educação, Edneia Ataíde, o juiz, Rodrigo Britto e o professor Amilton Werneck, a jornada foi iniciada oficialmente após o pronunciamento do gestor municipal. Vasconcelos deu boas vindas, desejando sucesso e solicitando apoio dos educadores no empenho para evolução do ensino básico no município tendo como meta galgar mais resultados na avaliação nacional de educação. Na sequência, a secretaria reforçou as boas vindas ao corpo docente e apresentou parte da nova equipe de coordenação da secretaria de educação. Dentre os convidados deste ano, o juiz Rodrigo Britto, que está à frente do Centro Judiciário de Solução de Consensual de Conflitos (Cejusc), também apresentou a equipe operacional apresentando a proposta de parceria com projetos a serem implantados nas escolas no intuito de auxiliar diretores, professores, país e alunos a solucionarem os casos conflitantes que surgem nas unidades de ensino durante o período letivo.

Corpo docente participa de jornada pedagógica em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O renomado professor Amilton Werneck, fechou o primeiro dia da jornada com um discurso temático destacando a importância de ensinar para se aprende melhor, direcionando ao município a responsabilidade de valorizar o empenho e qualificação dos professores, conforme reforçou em entrevista ao site Achei Sudoeste. “Se cuidarmos bem da educação básica nos municípios teremos alunos com maior capacidade para assimilar o conteúdo do ensino médio, mas para isso se faz necessário mais investimentos em educação e valorização da classe educadora. Dessa forma, cabe a quem está na ponta do sistema, ou seja, o município, tratar o melhor possível o professor não somente com material escolar, agendas e mochilas, mas sobre tudo passar para eles metodologia de ensino para que eles sejam melhores professores e dessa forma os alunos possam aprender mais”, argumento o palestrante.

Renovação Carismática Católica promove o 1° Vem Louvar em Brumado

A Renovação Carismática Católica de Brumado convida a população brumadense para o 1° Vem Louvar. O evento acontecerá no dia 10 de fevereiro, com início às 18h, no Centro de Evangelização Jesus, eu confio em Vós (na saída para Vitória da Conquista). As atrações serão: Padre Edson e Banda, Ministério Filhos da Paz, Ministério Filhos do Céu e Encenação Teatral. No local também terá praça de alimentação e a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Frota ‘a caminho da escola’ passa por vistoria do transporte escolar em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (01º) a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado, retomou a vistoria dos transportes que fazem parte da frota do escolar local, dando maior atenção aos veículos do programa ‘A caminho da escola’, sendo 11 ônibus de responsabilidade direta do município. Assim como os ônibus terceirizados, os vistoriados observaram algumas irregularidades envolvendo sinalização, cintos de segurança, validade de extintores e outros, que de prontidão já estão sendo sanados tanto pelo município como pela empresa responsável pelo transporte escolar na cidade.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Prefeito de Brumado diz que espera mais do governador Rui Costa para declarar apoio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Indagado pelo site Achei Sudoeste sobre o possível apoio ao governador Rui Costa (PT), que tentará sua reeleição nas eleições de outubro, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), foi direto ao citar que usará as mesmas regras adotadas com os deputados federais, declarando que espera ainda mais do governador em ações para seu município para declarar apoio a sua reeleição. “Quem traz benefícios para Brumado tem o nosso apoio, quem nos dá o discurso tem o nosso apoio. Tenho certeza que o nosso governador ainda nos dará esse discurso”, pontuou, o prefeito brumadense que aguarda o retorno do governador ainda neste primeiro trimestre para anunciar o início das obras da policlínica regional, do sistema de tratamento de esgoto, da ampliação da Barragem de Cristalândia, além da inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom).

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

À luz de velas: Brumadense processa Coelba por receber convidados em aniversário no escuro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um consumidor processou a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), em Brumado, por falta de energia durante a comemoração de seu aniversário realizado na última segunda-feira (29). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, nenhum comunicado foi realizado para o interrompimento do fornecimento de energia no dia e horário do fato. 

À luz de velas: Brumadense processa Coelba por receber convidados em aniversário no escuro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o cliente da Coelba, ele recebeu familiares, amigos e convidados à luz de velas, isso quando o vento não apagava. O aniversário que marcou a vida do consumidor pelos transtornos causados agora vai para a esfera judiciária na capital do minério.  Ele pede reparos por danos morais.

Brumado: Campanha de mutirão da catarata inicia nesta sexta-feira (02) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A campanha de mutirão da catarata terá início nesta sexta-feira (02) em Brumado. A prefeitura de Brumado, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo da Bahia, promoverá o mutirão nos dias 02, 03, 04 e 05 de fevereiro de 2018. A ação será realizada no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O mutirão atenderá os pacientes que passaram pela feira de Saúde realizada no mês de dezembro, bem como pessoas já com diagnóstico de catarata, e, também, aqueles com mais de 60 anos que queiram passar por avaliação. Serão realizadas cerca de 800 cirurgias nesses quatro dias, por uma equipe composta por mais de 50 profissionais.

Outdoor da OAB é pinchado na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Portal Livramento

Um outdoor fixado pela 21ª Subseção da OAB-BA, próximo à ponte sobre o Rio Taquari, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, foi alvo da ação de vândalos nesta quinta-feira (01º). De acordo com o Portal Livramento, a divulgação que tem como tema: “Basta! Diga não à violência contra o (a) advogado (a) e o (a) cidadão (ã)!”, foi coberto com a seguinte frase: “Que murro foi esse viado? Você dá muito é...”.  O outdoor foi fixado após o advogado e assessor jurídico do município de Livramento de Nossa Senhora, Adailton Ferreira Porto Sobrinho, ser agredido com um soco no olho direito por um policial militar na sede da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no último dia 21 de janeiro.

Motorista perde controle da direção e veículo cai dentro de lagoa na BA-617, entre Caculé e Ibiassucê Foto: Caetano Augusto

O condutor de um veículo de passeio perdeu o controle da direção na manhã desta quinta-feira (01º) e caiu dentro de uma lagoa na BA-617, trecho que liga os municípios de Ibiassucê e Caculé, na região sudoeste da Bahia. De acordo com o Sertão em Dia, o condutor estava em alta velocidade, quando perdeu o controle do automóvel e saiu da pista em direção a uma lagoa em torno da rodovia. O acidente despertou curiosidades dos transeuntes que passavam pela rodovia, supostamente o modelo do carro é um gol, geração 4 de cor vermelha.

Jovem tem corpo 90% queimado e morre em casa de Pai de Santo na cidade de Guajeru Foto: Reprodução/Facebook

Ainda é desconhecida a real situação que levou à morte o jovem Edmar de Souza Santos, 24 anos, morador da cidade de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste da Bahia. O jovem veio a óbito na na quarta-feira (31) após ter 90% do corpo queimado. De acordo com o Informe Cidade, Edmar estava na casa de um curador na região da Fazenda Larga, município de Guajeru, passando por um “tratamento” em virtude de problemas depressivos. Por volta das 04h desta quarta-feira a equipe do  Samu 192 em Guajeru foi acionada para socorrer o jovem que havia se queimado após o quarto em que estava ter pegado fogo. Edmar foi levado para o Centro de Saúde, mas não resistiu às queimaduras e veio a óbito horas depois. Após a constatação da morte do rapaz, agentes da Polícia Civil de Guajeru e da Polícia Técnica de Brumado estiveram no local para analisar as reais situações em que o fato ocorreu, colher provas e ouvir as testemunhas. O corpo de Edmar foi levado para o IML em Brumado onde foi necropsiado.

Datafolha: Para 43%, Lula não disputará eleição Foto: Instituto Lula

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 53% dos entrevistados consideram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria ser preso, após a condenação em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O petista foi condenado na quarta-feira (24) por unanimidade pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do triplex em Guarujá. No mesmo levantamento, o Datafolha registrou que 43% dos entrevistados acreditam que Lula não irá disputar a eleição em 2018. Para 51% das pessoas ouvidas pelo instituto, o ex-presidente não deveria poder disputar a eleição. Na esfera eleitoral, a situação de Lula só será definida no segundo semestre deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisar o registro de candidatura do ex-presidente. A Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por tribunal colegiado (como o TRF-4), prevê a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público caso ainda tenha recursos contra a condenação pendentes de decisão.

Violência em Guanambi: Jovem de 23 anos é assassinada dentro de casa no Bairro Beija Flor Foto: Reprodução/Facebook

Elisangela Pereira dos Santos, 23 anos, morreu na noite da última quarta-feira (31), dentro de casa, na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Ela foi a sexta vítima de homicídio neste ano de 2018 na cidade. De acordo com o Farol da Cidade, o crime aconteceu na Rua 10, no Bairro Beija Flor 2, por volta das 22h. Ela teria sido surpreendida por elementos que invadiram sua residência e efetuaram pelo menos três disparos de arma de fogo que atingiram sua cabeça e pescoço vindo a óbito no momento em que estava sendo socorrida por populares para o Hospital Regional de Guanambi. Elisangela não tem passagens pela polícia, era casada, mãe de dois filhos e prima do menor que foi executado nesta terça-feira (30) no centro da cidade.

Transbus comunica que está em novo endereço em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Transbus, empresa que presta serviço na área de Transporte Escolar no município de Brumado, comunica à toda a população brumadense que está em novo endereço que fica situado na Rua Coronel Paulino Chaves, 450, 3º andar, bem no centro da cidade. A mudança visa dar maior comodidade e modernidade aos trabalhos, com um escritório mais amplo, com sala de monitoramento dotada de uma logística atualizada e muito funcional que foi um grande avanço obtido, dando mais segurança aos serviços desenvolvidos, já que os ônibus são totalmente monitorados. A direção da empresa também comunica que o atendimento ao público se iniciará na próxima segunda-feira, dia 05, a partir das 08h. Maiores informações pelo fone: (77) 3441-6874.

Hemoba realiza processo seletivo com vagas para Brumado, Guanambi e Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) publicou nesta quarta-feira (31), o edital do processo seletivo simplificado para nível médio/técnico e superior, com salários que chegam até R$ 5.409,90. São oferecidas 66 vagas para os cargos de analista de sistemas, assistente social, contador, enfermeiro, farmacêutico, bioquímico, fisioterapeuta, médico clínico, técnico em enfermagem e técnico em patologia clínica. Os selecionados serão contratados por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), e irão atuar em jornada de 30 horas semanais. De acordo com o jornal A Tarde, as inscrições estarão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) a partir desta sexta-feira, 2, até as 23h59 do dia 1º de março. A taxa para nível médio é de R$ 40 e, para superior, de R$ 60. O edital está disponível no mesmo endereço. As provas serão aplicadas no dia 25 de março.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Chuva derruba parte de uma casa na cidade de Livramento de Nossa Senhora Foto: Paulo Silva/L12

Uma forte chuva que atingiu a cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, na última terça-feira (31) provocou estragos na cidade. De acordo com o L12, uma casa localizada na Rua  José Alves Souza Meira foi parcialmente derrubada pelo temporal. Apesar do susto, nenhum morador da residência ficou ferido. A chuva também provocou estragos em outros locais da cidade, houve vários pontos de alagamentos e alguns muros de residências vieram abaixo. Na Rua Rosana Rodrigues um carro foi arrastado pela força da correnteza. Foram pelo menos 1h e 20min de chuva torrencial, acompanhada de raios e trovões.

TRF-4 nega pedido de Lula e mantém Moro no processo do sítio em Atibaia Foto: Reprodução/O Antagonista

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para afastar o juiz federal Sérgio Moro da condução do processo do sítio em Atibaia, no qual Lula é réu juntamente com outras 12 pessoas. O julgamento foi realizado na quarta-feira (31) na sede da corte, em Porto Alegre. A defesa havia ingressado com um pedido de exceção de suspeição, recurso pelo qual a defesa pede que o juiz natural seja afastado do caso. Com a negativa, Moro segue à frente do processo. A decisão foi unânime – os desembargadores Leandro Paulsen e Victor Luiz dos Santos Laus acompanharam o relator, desembargador João Gebran Neto. O processo tramita na 13ª Vara Criminal Federal, em Curitiba. Lula é investigado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal havia se manifestado contrariamente ao pedido de suspeição.

Empresário sequestrado em Brumado é libertado nas proximidades de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O empresário natural da cidade de Aracatu, município localizado a 35 km de Brumado, foi libertado pelos sequestradores na noite da última quarta-feira (31), por volta das 23h30. As informações dão conta de que ele foi solto nas proximidades do município de Vitória da Conquista, após ficar 24h em poder dos sequestradores. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele foi sequestrado na última terça-feira (30), na cidade de Brumado. A família da vítima realizou as negociações com os sequestradores, sem a intervenção da polícia. O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil de Brumado.

Brumado: Academia Aranha Team promoveu graduação de faixas para primeira turma infantil Foto: Divulgação

O ultimo domingo (28) foi de festa para os 16 alunos da categoria infantil da Academia de jiu-jitsu Aranha Figth Team Assad, que passaram por graduação de faixas. A solenidade com exibição da arte marcial foi realizada no salão de eventos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contou com a presença de nomes já consagrados no jiu-jitsu a nível regional e nacional como os professores Guilherme Assad, César Aranha, Márcio Dias, César Profeta e Alexandra Cardoso, que instrui a classe mirim. Do ponto de vista da instrutora Alexandra Cardoso, a graduação infantil valoriza o empenho dos jovens alunos, e os motiva a continuarem na pratica da modalidade exercendo a autodisciplina, o que muito colabora com a formação do caráter da criança em desenvolvimento mental e social. “Nossos esforços têm sido positivos não apenas em passar a execução da arte marcial em si, mas principalmente na inserção valores éticos e morais para boa convivência familiar e social dessas crianças, fico feliz com essa turma e o grau que estão atingindo em suas formações de caráter, além de se tornarem uma nova safra do nosso esporte”, destacou a instrutora ao site Achei Sudoeste.

Globo compra direitos de exibição de Chaves e Chapolin Foto: Divulgação/SBT

Chaves e Chapolin serão exibidos pelo Multishow. Ao G1, a assessoria do canal de TV por assinatura confirmou a compra dos direitos de transmissão. Não há ainda informações sobre exibição, estreia e detalhes do contrato. “Chaves” foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa. No Brasil, é exibido há mais de 33 anos pelo SBT e também já fez parte da programação do Cartoon Network, da TV paga. Ele era um dos personagens e segmentos do programa “Chespirito” que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de “El Chavo del Ocho” (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.

Presidente da Câmara de Igaporã reduz salários de vereadores e não paga 13º e férias Foto: Cidades Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Igaporã, vereador Gerson Pereira Reis (PCdoB), o Nego, publicou um Decreto no Diário Oficial do Poder Legislativo, determinando a redução de 12% em todos os salários e subsídios pagos pela Câmara – vereadores, diretor administrativo, assessor jurídico, cargo de chefia, controlador interno, entre outras funções. De acordo com a Rádio Igaporã, o parlamentar ainda divulgou comunicado explicando que embora o 13º salário e o terço de férias tenham sido aprovados, não há previsão para serem adotados, segundo ele, devido às dificuldades econômicas e para atender às reivindicações da população. A crise financeira que assola o país e o município de Igaporã, obrigou a Casa Legislativa a adotar as medidas.

Arquivo